Personal nerd, você ainda vai ter um

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

personalnerd

Minha coluna no Guia do Estadão de hoje. Imagem surrupiada daqui.

Não, não fui que inventei esse personal, não. Joguei no Google e apareceram 1.330 personal nerds, no patropi e mundo afora.

A expressão me veio à cabeça durante uma troca enviezada de mensagens online. Achei que uma amiga, meio atrapalhada com as novidades da internet, poderia muito bem contratar um.

Não cliquei em nenhum dos resultados do Google, então não sei como os 1.330 personal nerds atualmente em ação definem o seu trabalho. Mas quando imaginei essa profissão, não estava pensando em nenhuma das situações problemáticas com fios e quetais que enfrentamos na última década.

Definitivamente, o meu personal nerd não é o personal arrumador de computador. Nem se confunde com o personal instalador de rede wireless. Ou ainda com o personal plugador de DVD player novo com especialização em não tirar a TV a cabo do ar. E muito menos seria um mero personal enjambrador de iPod com músicas de procedência nebulosa.
Nananina. No meu entender, o personal nerd não lida com instalações nem piratarias. O personal nerd é um profissional que se faz necessário hoje em dia simplesmente para nos ensinar a aproveitar o que já temos instalado mas que não sabemos usar.

De que adianta investir num celular de última geração, se ele não vier com um personal nerd junto? Faz séculos que eu acho que não preciso me preocupar com isso, que um dia os celulares serão tão simples e amigáveis que até eu vou saber operar – mas esse dia não chega nunca. Os celulares ficam cada vez mais modernos, e eu cada vez mais obsoleto.

O quê? Você não tem dificuldade nenhuma para usar tudo o que o seu celular oferece? Então você é o seu próprio personal nerd. Anuncie seus serviços, e você vai ver quantos interessados vão aparecer.

A utilidade mais recente do personal nerd é ajudar pessoas da vida real a transitar pelas novas redes sociais que pululam na internet. Como ir da blogosfera à tuitosfera à facebookosfera sem ser atropelado virtualmente nem ficar cyberengarrafado?

Outro dia mesmo eu, que sou novato tanto no Twitter quanto no Facebook, cheguei à conclusão de que ou bem você tuíta, ou bem você feicebuca. Então resolvi me concentrar na tuitagem – mas já apareceu personal nerd enrustido para dizer que tem um jeitinho de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, sem trabalho extra.

Bom. Se qualquer dia desses você me vir blogando em streaming direto do celular e tuitando a novidade, saiba que aí tem personal nerd.

38 comentários

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalinkResponder

Riq, você é genial!!! Inteligente, divertido e sensível.
Adoro ler o que vc escreve. Preciso de um nerd para o tal tuitter...

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Já estava com saudade dos seus textos. Peguei o link lá no twitter. Muito bom. Eu preciso de um personal nerd. Adorei o texto. Um bom dia riqfreire!

Silvia Oliveira - Matraqueando

Glupt! Quanto será que custa a hora deste serviço? De qualquer maneira eu já aprendi a enviar mensagem pelo celular. E ultimamente até me localizo no Google maps. hohoho. Abs!

Constance Escobar

Muito bom!!!

Guilherme Lopes

Riq, seu personal nerd já te comunicou que você está sendo comercializado no Buytter?

; )

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Quero muito um personal nerd! Quem tem um para indicar?

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

E de preferência que me ensine tb a usar o raio do ITunes no PC!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Riq, segue uma dica. Eu conheço um pessoal que usa o TweetDeck (www.tweetdeck.com/beta/ie6/), que integra o Twitter, Facebook e outras ferramentas sociais que não conheço eu uma única interface. Eu nunca usei, pois não tenho facebook e sou iniciante no Twitter, mas dizem que é bom, apesar de ainda estar na versão beta. Inclusive todos os twitters que recebo do Rick Seaney são via essa ferramenta. Como você usa muito, acho que vale um teste.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu também uso o TweetDeck (versão Mac) e acho incrível!

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Muito bom! Meu sogro tem um personal nerd que opera o itunes e os CDs dele, jogando tudo no Ipod. Resultado: o Ipod dele é uma comédia, vocês escuta um jazz e de repente entra uma música de rock, dando um susto nos presentes! Nem tudo é perfeito...
Eu estou esperando a minha personal Sara, de 2 anos, crescer mais um pouquinho para me ensinar coisas...

Ricardo Freire

Hahahaha!

"Eu estou esperando a minha personal Sara, de 2 anos, crescer mais um pouquinho para me ensinar coisas…"

lol
lol
lol

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Lili, mais uma razão pra ter filhos! mrgreen

Beline
BelinePermalinkResponder

Que chegue o dia, as poucas chances que tive de ver o Riq multi-meios (#desacordo) foram experiências bastante esclarecedoras.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Aha!!!! descobri o que me aconteceu ontem - acho que fiquei cyberengarrafada!!! Tinha milhões de coisas abertas, e-mail, twitter, mil páginas de internet, fotos, e aí alguem me chama no MSN, fui clicar para responder, e... fez a noite... ficou tudo escuro. CTRL+ALT+DEL não funcionaram. Desliquei e liguei de novo. Nada. Outra vez. Nada. já estava com o céLebro fervilhando pensando em quem eu ia chamar, quando tentei de novo e meu laptop voltou à vida. Mas com um aviso que ele tinha acabado dese recuperar de um erro gravíssimo - medAA!!

Beto
BetoPermalinkResponder

Eu já estou entrando na fase de precisar de um personal-eu. Infelizmente, perdi a oportunidade de uma "personal-sara". Mas já tenho um personal-fun: o cronista Riq Freire. Lindo, leve, solto. Merece um danoninho. Parabéns

Natalia Vargas

Eu uso o Tweet Deck há algum tempo. Não pq sou uma tuiteira profissional, mas porque acho que ele facilita a vida. Sempre que tuitam algo novo, você é avisado. Nele vc cadastra sua conta do Twitter e/ou do facebook, e os posts vão p/ os dois lugares simultaneamente.

beia carvalho
beia carvalhoPermalinkResponder

Delícia ler você de novo, Ricardo!
é tanta coisa pra se aproveitar, de cada nova coisa, que mesmo sem ser nerd (aliás este é o meu lema) - e estar longe de entender de toda essa tecnologia - criei um workshop pra ajudar pessoas a prospectar nas suas redes sociais. Conte então 1331!

Marcie
MarciePermalinkResponder

eu tenho minha personal nerd - a Julie. Que está horrorizada porque eu estou tuitando e faicebookando (™riqfreire) e ela ainda está orkutando. Vejo um novo respeito nos olhos dela, sacomé?

Zé
PermalinkResponder

Modéstia à parte, eu já fui um personal nerd (e dos bão). O tempo passou, o mundo girou, a Lusitana rodou e o Zezinho dançou. Aposentei e passei o bastão. Hoje eu tenho dois personal nerds em casa (e dos bão). E o melhor de tudo: de graça! Izanéte náice? mrgreen

Marcie
MarciePermalinkResponder

que tal um passeio por niviorqui na semana que vem? Convido para um sorvete, e uma micro VnV ( com licenca, chefe?)

Zé
PermalinkResponder

Nóis é chique, né Marcie? ConVnVenxion em Niviorqui grin

Adoraria!! Mas tô meio que sem grana sad

Mas ó, se eu não for ao Brasil nesse verão, poderíamos nos encontrar em NYC, sim. Ou que tal, Boston? São 4h de carro pra mim, 4h de carro pra você... assim, ninguém briga mrgreen

Marcie
MarciePermalinkResponder

podemos tentar, sim! Eu com certeza não venho pro Brasil (onde estou até domingo), mas ainda não tenho todo o meu schedule montado. Eu gosto muito de Boston! Vamuvê! Bom findi!

Zé
PermalinkResponder

Ouki Douki! mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

ZÉÉÉÉ , aqui a gente diz assim : ... momentaneamente descapitalizado ... ommmmmm... :roll:

Zé
PermalinkResponder

Hehe, Sylvia, tá certo! Digamos assim que, no momento, viagem não me interessa, estou focado em outras coisas como, por exemplo, juntar dinheiro mrgreen Óiiiimmmmm

Beto
BetoPermalinkResponder

Sylvia e Zé: Estamos racionalizando os deslocamentos.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Também preciso de um! Na verdade eu tenho vários semi-personal nerds..cada um me ajuda um pouquinho numa coisa...
O meu irmao seria um bom...mas nao me ajuda em nada...eu olho o que ele está fazendo e depois vou no google tentar sozinha...foi assim com o twitter com o reader...

EduLuz
EduLuzPermalinkResponder

E viva o RiqXongas.
Eu tenho a minha, a Re ( minha filha). E é absolutamente gratis! Gratis? Faculdade, gadjets, viagens, casa em SP...
Acho que não é tão gratis assim !! rsrs

Mariana "de Toledo"

Ai, eu ando numa PREGUIÇA de tecnologia. Já fui super integradinha, tinha site desde o GeoCities, tinha blog desde o Desembucha, e por pouco não peguei BBS (só o mIRC mesmo). Usei bastante o Myspace por conta da minha banda, e Fotolog também. Orkut já me rendeu amizades para a vida toda.

Mas, sei lá, essas novas vedetes... Twitter eu acho bem prático e simples, então beleza. Mas Facebook... e esses aplicativos todos... e torrent para tudo... e Iphone... e Blackberry... e Ipod... aaaaaaaai... tem que saber mexer em tudo? Tem que ter tudo? Que saaaaco...

Só outro dia me inscrevi no Google Reader, por exemplo, e acho que concluí que não tem qualquer utilidade na minha vida. Eu lembro de entrar nos sites que inscrevi, mas não lembro de entrar no Reader.

E mais: esses dias andei lendo mais jornal, e escrevendo mais em papel. Que falta que faz!

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

Pois eu fui brincar com uma moça da minha equipe da faculdade (é, eu insisto e continuo estudando), dizendo que ela era analógica.
Tudo porquê ela não sabia usar o MSN e navegar. Isso deixava ela muito atrapalhada e nervosa.
Enfim, ela não fala comigo tem quase 6 meses...
Nem ligo...

Mariana "de Toledo"

HAHAHAHAHA adorei.

Emília
EmíliaPermalinkResponder

Mô, analógica sou eu! (E nem fico brava se alguém sugerir mrgreen )
Mas...para quem tem um bloguinho, feicebuca e até tuita (copyright Riq), até que não estou mal... wink

Camila
CamilaPermalinkResponder

Acabei de ler uma reportagem na revista Vida Simples que me lembrou esse post:

http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/079/pe_no_chao/conteudo_450254.shtml

Camila
CamilaPermalinkResponder

Hehehe E em outra reportagem acabei de ler uma dica sua que eu já tinha lido no seu livro, Riq:

http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/079/comer/conteudo_450250.shtml

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq, adorei! Eu trabalho com um nerd que outro dia me fez fazer um teste de nerdiness em que meu nivel de resultado foi - vc até tenta mas não consegue, o que explica minha relação com a tecnologia. No momento preciso aprender a botar música no meu I-Pod pq perdi minha personal nerd para essas coisas rsrs

Rogerio Lima
Rogerio LimaPermalinkResponder

Eu já presto este serviço a tanto tempo para amigos e parentes, mas nunca tinha pensado em cobrar... Taí uma boa idéia. Pelo menos deve render mais do que fazer joguinhos para o iPhone.

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Caros Ricardo Freire e demais viajantes,

Meu nome é Arnaldo e, além de profissional de informática, sou viciado em gadgets e gosto bastante de viagens.

A minha esposa é sua leitora assídua na VT e acompanha via RSS o seu blog no Google Reader. Há alguns dias ela comentou comigo que me reconheceu completamente neste post. Eu achei engraçado mas, após praticamente finalizar os preparativos tecnológicos para a nossa próxima viagem (Canadá, de 20/05 a 12/06), comecei a concordar com ela. Por isso, queria compartilhar com você alguns posts que fiz no meu blog de tecnologias móveis:

- http://mobile.agnoldo.com/2009/05/viajante-tecnologico-parte-i.html
- http://mobile.agnoldo.com/2009/05/viajante-tecnologico-parte-ii-ou-adeus.html
- http://mobile.agnoldo.com/2009/05/viajante-tecnologico-parte-iii-tripit.html
- http://mobile.agnoldo.com/2009/05/viajante-tecnologico-parte-iv-controle.html

Nesta série de posts, estou escrevendo para alguns amigos a respeito dos meus preparativos e do "previsto X realizado" do uso de tecnologia na viagem. Em viagens anteriores pelo Chile/Argentina e por oito países da Europa usei bastante um PDA Windows Mobile com GPS bluetooth para localização, controle de despesas, webmail e comunicação via Skype. Agora estou experimentando novos sabores (iPod Touch). Espero em breve começar a desenvolver aplicações móveis para viajantes baseados em Android e iPhone e, quando tiver algo pronto, ficarei muito feliz se tiver a oportunidade de te mostrar...

Um abraço a todos,

Arnaldo

Personal tudo | Peregrino Mutante

[...] Personal nerd, você ainda vai ter um Rate this: Share this:TwitterFacebookLike this:LikeBe the first to like this [...]

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar