Calorias

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Minha crônica no Guia do Estadão de hoje.

cinto1
Estou passando por uma fase recorrente da minha vida, que costuma render momentos hilariantes. Não exatamente para mim, mas ao menos para quem me lê. De todas as desgraças que podem acometer um cronista, a dieta é, disparada, a mais divertida.

Minha última dieta, em 2002, foi particularmente bem-sucedida – rendeu um livro inteiro, batizado com o fenômeno da natureza que governa a minha existência (“O Efeito Sanfona”), combinado com um subtítulo de reality show (“Confissões de um dependente químico de comida”). Claro que tudo o que emagreci foi recuperado imediatamente em seguida, mas pelo menos teve um monte de gente que deu risada do episódio. (Assim espero.)

Algo estranho está acontecendo com a minha dieta atual. Vou entrar na oitava semana e não há absolutamente nada de engraçado para contar.

Talvez porque esta seja uma dieta séria. Não daquele tipo de dieta séria que deixa você seriamente privado de todos os alimentos consumidos pelo resto dos humanos – e causa tantos transtornos de humor, que a única maneira de recuperar a sanidade é rindo de si mesmo.

Estou fazendo uma dieta séria do tipo que mistura seriamente todos os nutrientes de que o meu organismo precisa para funcionar. Venho perdendo um quilo por semana sem sacrifício nenhum, e sem remédio. Como arroz, feijão, abacate, castanhas, frutas secas – só para mencionar coisas que as minhas dietas anteriores sonegavam.

Por sinal, passo o dia comendo. Já cansei de perder a hora dos lanchinhos. O segundo lanche da tarde, por exemplo, vira e mexe encavala com o jantar. E já que o cardápio muda toda semana, não dá tempo nem de enjoar.

É a primeira vez que uma dieta me deixa de bom humor. Minto: me deixa com um humor melhor do que estava antes de começar. Isso pode ser muito bom e tal – mas, convenhamos, não tem graça nenhuma.

O que é que eu posso dizer? Que meu rosto voltou a ser oval? Quá quá quá. Que toda noite antes de dormir eu como um triangulinho de Toblerone amargo? Huahuahua.

Não sinto falta nem de amidos nem de gorduras – minha dieta está repleta deles, sempre nas versões mais saudáveis. Sinto falta é dos insights que a brusca diminuição de calorias proporciona.

Será esse o segredo da qualidade do humor judaico – os jejuns?

Preciso arranjar alguma coisa que faça minha vida voltar a ser motivo de risadas. Em último caso, acho que vou precisar me matricular numa academia.

47 comentários

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

No mínimo, nesses anos todos de emagrece, engorda, emagrece, engorda, somando, você perdeu um Arnaldo e meio.

Guta
GutaPermalinkResponder

ahhah! "triangulinho de Toblerone amargo"...humm! smile

Arnaldo - Fatos & Fotos de Viagens

Eita cinto viajado!

Vera Lucia
Vera LuciaPermalinkResponder

Que bom! Está precisando de um cinto novo. Esse já se foi. Parabéns.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Achei um jeitinho de você fazer uma graninha extra: vender o nome, telefone e enderêço da sua nutricionista pra todo mundo que perguntar. Eu mesma vou pedir, logo antes de ir praí, pra poder ter tempo de fazer tudo o que ela quer antes de eu voltar. $$$$$$!

FH
FHPermalinkResponder

Marcie, sabe q eu ja pensei nisto... emagreci 40kg fechando a boca em 2005/2006.

engordei uns 15 de volta... que quero perder até o final do ano.

fechar a boca eh a melhor coisa. me senti super orgulhoso quando me perguntavam o que eu fiz... e eu falava: sem remedio, sem cirurgia, só fechei a boca e me divertia na academia.

Mariana "de Toledo", a.k.a. @merel

Eu li enquanto comia meus biscoitos Piraquê de chocolate que, junto da cerveja e do picolé, dão todo o charme à minha dieta. Compreendo muitíssimo bem tudo o que foi escrito aí.

E lembrei de quando eu fazia uma em que era obrigada a comer uma colher de orégano e uma colher de gergelim todo dia, no almoço e no jantar. E uma pimenta dedo-de-moça à noite. E gengibre puro. Só com muito humor para encarar.

Poucas coisas são mais hilárias do que pão sem glúten.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Riq, compartilha o milagre aí, vai... minha briga com a balança já dura 3 anos!!! Tou quase apelando pra um personal. Mas a academia é, de longe, a coisa que mais me deixa de mau humor na face da terra!

Zé
PermalinkResponder

Desde janeiro eu estou fazendo a dieta do weight watchers. Está dando tão certo que aconteceu o impossível: estou mais lindo do que eu já era. Já perdi 10Kg mrgreen

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Também estou de dieta e tranquilinha...não reclamo e já consegui emagrecer...
Só tenho medo é de programas sociais...e tenho evitado ir a bares e até aniversários...
Tenho uma reuniãozinha semana que vem que listando os pontos se vou ou não...a dieta conta no não...uma pena!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Carlinha , essa de encontros-com-comilanças é fácinho de solucionar : chega sem fome ( come em casa ) e fica enrolando com uma bebidinha light grin

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Também quero parabenizar a decisão e compartilhar a minha difuldade em emagrecer, apesar de estar precisando muito ....Afinal o mundo nos espera para perambular por aí, não é !?!Pode mandar o endereço da sua orientadora , viu?

Ursula
UrsulaPermalinkResponder

Riq,
Eu AMO esse seu livro!! É hilário demais!!
Minha passagem preferida é a da inscrição na academia.
Do estacionamento de bicicletas ergométricas, passando pela avaliação física, e as pessoas que ficam lá o dia inteiro.
Ah! Também sou aquela que "sustenta" a academia!

Beto K
Beto KPermalinkResponder

Riq,
Para tudo! Vc pode comer toblerone na dieta?
Preciso urgente dessa nutricionista pra desfazer o efeito"um-ano-mornado-na-Europa"...
Sorte com a balaça!+
Agora, pergunta: como fazer dieta nas viagens? Eu, simplesmente desisto...

Ricardo Freire

Isso ela não me contou ainda. Semana retrasada em Maraú foi um fracasso: fiquei me controlando, passei fome e fiquei num mau humor do cão sad

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Carregar marmita e cozinhar não dá né ?
Mas , levar junto um kit-poderoso com frutas secas : enfase em nozes , amendoas e principalmente damasco seco
( que supre totalmente a fissura por glicose ) ajuda um montão a não passar fome.
Sou mil porcento chocólatra e , acredite , o damasco funciona de verdade ! Experimenta smile

Camila
CamilaPermalinkResponder

Sylvia, jura que damasco seco diminui a vontade de comer chocolate???? Vou correndo comprar um estoque! Doces são meu maior pecado. Não consigo ficar sem comer e nem comer só um pouquinho... Mas sempre tive um certo preconceito em relação às frutas secas, vai entender.... sad

Clô Werner
Clô WernerPermalinkResponder

eu e a Aninha queremos o contato da sua nutri. Pode nos dar?
Obrigada
abs

Ricardo Freire

Já foi pro seu email!

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Tô aqui comendo o meu lanchinho da tarde (que eu também sempre esqueço) e rindo...
Beto, a minha irmã tem a solução pra equação dieta+viagens. Ela faz dieta ANTES da viagem. Diz ela que só tem coisa boa: você fica desobrigado de pensar nisso durante a viagem, experimenta o que quiser (uma das melhores partes da viagem, na minha opinião), fica linda nas fotos e ainda não tem que fazer a horrorosa dieta do depois das férias. Que ninguém merece, ao mesmo tempo, voltar ao batente, ter síndrome de abstinência da viagem, e ainda por cima fazer dieta...

Ricardo Freire

Gostei! Vou perguntar pra minha nutri se pode smile

Selma
SelmaPermalinkResponder

Oi Ricardo,

Será que você poderia indicar-me sua nutri?
Minha filha tem 16 anos e trava uma luta de titãs com a obesidade desde 6 anos de idade.
Muchas gracias.
Mãe desesperada

Ricardo Freire

Vou te mandar um email.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Eu estou fazendo exatamente isso!
Dieta antes...e aproveitar viagem sem culpa, claro!

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Dani, essa é a minha tática também. Sempre que vou viajar começo a fazer uma dieta 1 mês antes para poder viajar a vontade. Sempre funciona, a não ser que o tempo seja curto. Afinal eu sempre digo que férias tem que ser férias de tudo, inclusive da balança.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Dani , isso funciona mesmo !
Experimentamos duas vezes , perder 2/3 kilos antes de passar uma semana em Buenos , e foi goool grin

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Inveja [boa (não pode falar "inveja branca", né?)], Riq!
Meu corpo é superapegado a qualquer caloria ingerida, tenho muuuita dificuldade pra COMEÇAR a perder peso, seja com dieta, seja com atividade física.

Mas ando mudando meus conceitos em relação à academia. Tinha alergia, como umas pessoas já falaram aqui, mas, depois de enfrentar as alturas do Peru esse ano, eu me convenci de que uma atividade aeróbica é muito necessária na minha vida. Sempre quis perder uns 2 ou 3 quilos (q mulher não quer??), mas é a saúde que está me fazendo criar o hábito de ir à academia!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Wanessa, sabe que a viagem ao Peru também me fez querer ser uma pessoa mais saudável? Eu via aqueles senhores com quase 70 anos subindo os morros mais rápido que eu e ficava me imaginando na idade deles todas entrevada... hehe Já a dieta... Difícil eu começar uma, gosto demais de comer! E muito! Mas foi também durante essa viagem que decidi virar vegetariana. Desde então passei a me preocupar mais com a alimentação e acho que já melhorei bastante!

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Contou o milagre, agora estou esperando o nome do santo grin

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Academia não é comédia. É filme de terror!!!! Arghhh!!!

blog do giva
blog do givaPermalinkResponder

acho que o segredo é estar feliz e seguir tudo com moderação

Luciana Ferreira

Pois é, assunto desagradável esse... Voltei dos meus 10 dias chilenos sem gripe do porco, mas com a forma de um! E prá 10 dias de farra gastronômica, boca fechada por uns 30 sad Sucesso!

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Estou com a Márcia!! O milagre está feito! E aí!? Que fórmula sagrada é essa?

Carol, que sempre lê e que nunca comentou. Mas, está se sentindo em casa e pretende, logo logo, colocar as asinhas de fora! rs

Gabi
GabiPermalinkResponder

Será que aqui em Madrid encontro uma nutricionista que me deixe comer toblerone antes de dormir e ainda consiga que eu emagreça???

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Cronica excelente, como sempre, e comentarios divertidissimos! Confesso que tive o mesmo pensamento do Arnaldo ao abrir a pagina: eita cinto viajado esse, hein??

Georgeane
GeorgeanePermalinkResponder

Riq, este ano tem sido horrível para minha boa(???) forma. Estava quase me decidindo a ir numa nutricionista bam-bam-bam qdo fiquei sabendo que nas dietas da mesma, é proibido comer após às 18:00 hrs. Carrasca!!! Esse tipo de dieta eu não encaro.
Vc me mandaria o endereço, site, etc da sua nutri por e-mail?
Gostei do estilo toblerone. Rssss
Abração

clara lopez
clara lopezPermalinkResponder

Riq, gostaria muito de ter as indicações de sua nutricionista, preciso muito dela, com certeza...smile
Comprei seu livro "100 dicas para viajar melhor" na livraria Travessa.com (baratíssimo, 8,90, como pode?) e estou adorando, tudo que está ali é muito útil, e estou até pensando em passar uns dias na Pousada do Caju, mandei email pra lá mas até agora não respondera, vamos aguardar.
Enfim, seu blog é um alento e uma força para quem não tem tanta coragem assim de viajar, mas gostaria...smile

Ricardo Freire

Enviado!

bernardette amaral

Eu adoro esse livro efeito sanfona, recomendo para todos os meus amigos. Gosto particularmente da despedida com Farinha lactea, pensei que so eu fizesse isso. Emagreci vinte seis quilos com o programa do Vigilantes do peso e mantenho ha 18 anos, acho que a sua nutricionista faz uma dieta parecida, nenhum alimento proibido, mas tudo com moderação. Torço pelo sucesso da sua dieta. A unica coisa que lamento e que isso nao esteja rendendo um outro livro tao engraçado quanto o efeito sanfona

Ricardo Freire

Nossa, a Cássia Zanon http://www.clicrbs.com.br/cassiazanon também é fã dessa passagem da Farinha Láctea.

O engraçado é que a nutri me desmamou de praticamente todo tipo de leite; agora só iogurte, leite de soja e leite sem lactose. (E isso resolveu um problema de refluxo que estava me incomodando há anos...)

Cássia
CássiaPermalinkResponder

A passagem da Farinha Láctea ainda vai te deixar rico, eu já te disse smile

Agora eu também tenho WordPress, lalalalá!

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Aguardo ansiosa a dica da nutricionista, como disse acima estou com muita dificuldade para fechar a boca!!!!!

Georgeane
GeorgeanePermalinkResponder

Ops... esqueci de deixar meu e-mail.
georodrigues@terra.com.br

bernardette amaral

Você deve ter desenvolvido intolerância a lactose, isso ate que é bom pelo menos nao terá overdose de farinha lactea . Eu me identifico com essa passagem e com muitas outras , porque voce descreve exatamente e com muita graça todos os comportamentos tipicos do "gordinho"

José Portela
José PortelaPermalinkResponder

Também queria receber o nome e forma de contato de sua nutri e saber qual é a linha do tratamento, se tem algo relacionado com medicina ortomolecular etc. Não sou de Sampa, mas vai que sobre um tempinho em uma viagem de trabalho...

Sílvia Boisson

Cara, tu é muito figura! Gordinho "triste" por que tá emagrecendo. Muito bom!

Sílvia Boisson

Cara, tu é muito figura! Gordinho "triste" por que tá emagrecendo feliz. Muito bom!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar