[caption id="attachment_4538" align="aligncenter" width="450" caption="Um dos vários McDonald's do centro histórico de Roma"][/caption]
A Alessandra me pediu para comentar essa notícia que bombou anteontem por aí, sobre uma pesquisa da Expedia que apontou os franceses como os piores turistas do mundo.
É mais uma daquelas manchetes que todo mundo passa adiante sem se dar ao trabalho de analisar o conteúdo.
Fora de contexto, assim do nada, o que faria alguém ser o "pior turista"?
Na minha cabeça, o pior turista é o mais mal-educado, o que fala alto, o que desrespeita os direitos dos outros, o que estraga os lugares para onde vai.
Só que essa pesquisa não foi feita comigo nem com você nem com turista nenhum. Ela foi feita com funcionários de hotéis. E os funcionários de hotéis classificaram os franceses como os piores turistas do mundo basicamente por dois motivos: porque são os que dão menos gorjeta e não falam inglês.
Dã.
O mais engraçado é que os americanos ganham nota alta no quesito "tentar falar a língua local". Sei
Como eu não trabalho em hotel e por isso não espero gorjeta de francês, no que me concerne posso dizer que acho os franceses turistas excelentes. São discretos (ou seja, guardam a arrogância para si, ao contrário de muitos anglos...), costumam viajar aos lugares certos e, o que é melhor, não desvirtuam os lugares que visitam.
E bom 14 Juillet pra você também.
66 comentários