Anteontem vi uma notinha no Panrotas falando que a PeruRail (nome oficial: Ferrocarril Transandino) prometia a reabertura da ferrovia a Machu Picchu para o dia 29 de março.
O site da PeruRail ainda não informa nada e permanece fechado para reservas, mas consegui achar essa notícia em vários lugares, como o Peru21.pe e o Día a Dia argentino.
No blog da agência de viagens Inti Travel encontrei como ficaria o esquema inicialmente: o passageiro seria levado de ônibus de Ollantaytambo (de onde estava partindo a maioria das composições antes da chuvarada) a Piscaucucho, uma viagem de 45 minutos. Só a partir de Piscaucucho a viagem seguiria de trem, num percurso de 1h15min até Aguas Calientes, o vilarejo mais próximo da cidade sagrada dos incas.
Minha opinião: eu não acreditaria piamente nessa data exata. O que eu depreendo dessas notícias é que uma solução de reabertura de Machu Picchu está próxima. Se você está pensando em ir para lá em abril, eu recomendaria pesquisar constantemente no Google e no Google News as palavras-chave Machu Picchu, Perurail, Ferrocarril Transandino e Piscaucucho pra ver o que vem.
Enquanto estiver esse embaço, programe mais dias do que você acha que vai precisar, porque uma logística nova sempre é complicado de implantar.
Para ter acesso aos relatos do Peru de todos os superblogueiros da comunidade, clique aqui.
61 comentários