Machu Picchu: prometem reabrir a ferrovia dia 29 de março

Machu Picchu, Peru

Anteontem vi uma notinha no Panrotas falando que a PeruRail (nome oficial: Ferrocarril Transandino) prometia a reabertura da ferrovia a Machu Picchu para o dia 29 de março.

O site da PeruRail ainda não informa nada e permanece fechado para reservas, mas consegui achar essa notícia em vários lugares, como o Peru21.pe e o Día a Dia argentino.

No blog da agência de viagens Inti Travel encontrei como ficaria o esquema inicialmente: o passageiro seria levado de ônibus de Ollantaytambo (de onde estava partindo a maioria das composições antes da chuvarada) a Piscaucucho, uma viagem de 45 minutos. Só a partir de Piscaucucho a viagem seguiria de trem, num percurso de 1h15min até Aguas Calientes, o vilarejo mais próximo da cidade sagrada dos incas.

Minha opinião: eu não acreditaria piamente nessa data exata. O que eu depreendo dessas notícias é que uma solução de reabertura de Machu Picchu está próxima. Se você está pensando em ir para lá em abril, eu recomendaria pesquisar constantemente no Google e no Google News as palavras-chave Machu Picchu, Perurail, Ferrocarril Transandino e Piscaucucho pra ver o que vem.

Enquanto estiver esse embaço, programe mais dias do que você acha que vai precisar, porque uma logística nova sempre é complicado de implantar.

Para ter acesso aos relatos do Peru de todos os superblogueiros da comunidade, clique aqui.

61 comentários

Riq, D. Bóia e demais trips,
Uma amiga está planejando uma viagem independente para Machu Picchu e acabo de descobri que a forma de compra de ingresso para o parque mudou!
O site oficial de turismo diz https://peru.travel/en/culture/archaeology/machu-picchu-1140-2-576-4.1.16.7
“The adult ticket to the citadel of Machu Picchu is only on sale online. The system of e-ticket purchase is:
1.Login to the web page: http://www.machupicchu.gob.pe ó http://www.drc-cusco.gob.pe and make a reservation..
2.Pay for the reservation in the offices of the Banco de la Nación (The National Bank) or in the offices of the DRC Cusco (in the city of Cusco and Aguas Calientes), within six hours of booking.
3.Reenter the web page and enter payment data in order to complete the registration process.
Buying tickets for students and children takes place directly in the offices of the DRC or authorized travel agencies. The student must carry a valid ISIC card.”
Alguém esteve lá recentemente? Essa compra foi tranqüila?
Abs

    Riq, D, Bóia, e demais trips,
    Olhei o site https://www.machupicchu.gob.pe/ com calma e dá para pagar o ingresso com cartão internacional (ainda não confirmei se seria preciso se um daqueles cartões tipo “verified by”).
    Acho que está tudo ok. Qualquer dúvida eu volto! 😉
    Obrigada!

    Ih! Eles dizem que tem que ser um cartão Visa do tipo “Verified by Visa”. Vou escrever para lá e ver se tem não tem outra forma de compra online! 🙁

Olá pessoal, boa noite!!! Gostaria de saberse alguém sabe quanto tempo é necessário para visitar a cidadela de Machu Picchu. Explico o pq da pergunta: estou querendo ir a MP em agosto, mas algo do tipo bate e volta a partir de Cuzco. Pegaria o Vistadome que chega às 09:52, pacote com almoço incluso no Sanctuary Lodge (almoço de 11 ás 15) e retornaria para Cuzco no trem de 15:20. Será que esse tempo é suficiente para ver tudo direito com calma? Ou é melhor pernoitar em Águas Calientes? Alguém já fez esse roteiro?
Obrigada desde já.
Milena

Estou indo agora em julho com a minha familia ( marido e 2 filhas de 16 e 19 anos) a MP e gostaria de fazer a trilha inca de 2 dias. Vi uma opção que sai no Km 104 e depois dorme em Aguas Calientes e de manhã pega o onibus para MP. Eu estava pensando em alguma trlha que saia no Km 104, dorme em barracas e bem cedinho ver o naser do sol em Mp. Alguem já fez isto? É muito puxado? è melhor dormir em Aguas Calientes? Enfim, aguardo as opiniões e dicas de operadoras.
Um abarço
Regina

Vanessa,

Peru tem ótimas baladas. Nesse quesito, não faltarão oportunidades em Cuzco, Arequipa e Lima. Sobre praias, Mancora, bem ao norte, é hit entre os turistas que estão atrás de surf, festas e cia. Mas o país é muito mais do que isso, é uma verdadeira imersão cultural! Além de Machu Picchu e o Valle Sagrado, recomendo a cidade de barro de Chan Chan e as huacas (pirâmides) de la luna e del sol em Trujillo, além da tumba del Señor de Sipán, em Chiclayo, que são passeios imperdíveis!

Sobre grana, leve Visa Travel Money, que você carrega em dólares no Brasil e funciona como um cartão de débito, com câmbio fixo e taxas menores que o cartão de crédito comum. Além disso, você pode sacar em toda a rede Visa Plus. Prático e seguro. Se quiser levar grana em espécie, recomendo Dólar, em geral bem mais aceito que o Real.

Sobre custos, o Peru é mais barato que o Brasil e Chile e mais caro que a Bolívia, pra fazer uma comparação aqui pela América do Sul. Com cerca de 20 soles você come um menu bacana/ básico nas principais cidades (se quiser economizar, dá pra comer com dignidade até por 5 soles ao dia. Vá ao El Encuentro, em Cusco, e depois me conta). Aliás, a culinária peruana é um caso de amor a parte. Guarde uma grana e vá a restaurantes estrelados como o La Chicha, em Arequipa, e o Astrid & Gastón e a cevicheria La Mar, em Lima !!

Espero ter ajudado. Boa viagem!!

Ana,

O Peru é um país surpreendente e vale muito a pena! Cultura, natureza, gastronomia de primeira e muito mais você pode esperar dessa viagem.

Passei um mês mochilando sozinha do sul ao norte do Peru em setembro de 2010, com direito a trilha inca e tudo mais. Foi bem tranquilo, com bons hostels na maior parte das cidades, ônibus de primeira qualidade (destaque para a cia Cruz del Sur) e passeios bem organizados. Como não é um país caro, invista sem medo em serviços de qualidade. Além de pesquisar aqui no VnV, procure dicas em guias (recomendo Lonely Planet) e pergunte a outros viajantes e aos locais sobre os melhores programas por lá.

No mais, siga as dicas básicas que você já deve tomar aqui mesmo no Brasil: não deixe pertences de valor a mostra (mais atenção nas viagens de ônibus, em especial as noturnas) e não dê bandeira a desconhecidos de que você está só. Nessas horas vale dizer que logo vai se encontrar com um grupo de amigos ou namorado. Até um anel dourado pra bancar a aliança pode ser bem útil.

Boa viagem!!!

Estou indo fazer uma viagem com um amigo para o Peru no sábado. Como vamos fazer mochilão, vcs podem me indicar alguns bons?
também por favor é a primeira viagem que faço para fora sou jornalista e apresentadora de tv e vamos gravar muitas coisas, e colocarei no meu site acima.
Baladas e praias são existentes no pais? tudo é caro?
levo dólar ou real?

ahhhh também sou mulher né, quero carregar pouca coisa, ai Deusss…o que levo???

por favor tem algo super obrigatório para saber quando se vai pra lá??????

um bjo

obrigada por tudooo e o site é the best…já estou recomendando a todos.
aliás sou colunista social de um jornal e esta experiencia estará lá…inclusive todos que me ajudam…

alguém tem amigo por lá? ai que medo..como sou medrosa…ahahahaha

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito