Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Curaçao: praia de Cas Abou

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro. A melhor hora para aproveitar a baixa temporada caribenha vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão. Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Atenção: vacine-se contra febre amarela

  • Ao longo de 2017, quase todos os destinos do Caribe passaram a exigir certificado internacional contra febre amarela de viajantes brasileiros. Veja como fazer o seu (ou conseguir o certificado de isenção) neste post.

Aruba: divi-divi na praia de ArashiARUBA

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao: praia de Grote Knip/Kenepa GrandiCURAÇAO

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún, ao longo da Zona HoteleraCANCÚN

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: querendo o esquema all-inclusive, é melhor escolher um resort ao longo da Riviera Maia. Quem não faz questão de hotelão vai gostar mais de Playa del Carmen, a Búzios do pedaço, 70 km ao sul. E quem quer uma experiência mais selvagem deve considerar Tulum, 150 km ao sul.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

PUNTA CANA

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cayo Largo, CubaCUBA

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

CARTAGENA

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana. É preciso pegar barcos para as ilhas do Rosário -- essas sim, com mar caribenho.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

SAN ANDRÉS

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten: Mullet BayST. MAARTEN

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

BARBADOS

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

Madrizquí, Los RoquesLOS ROQUES

É a sua praia: se você sonha com uma pousadinha estilo Nordeste no Caribe (com direito a traslados de barco a uma ilhota diferente por dia).

Pegadinha: a vida noturna é inexistente; é um lugar para tomar sol, mergulhar e fazer kitesurf. A situação na Venezuela não está fácil, e a passagem por Caracas pode ser problemática.

Acesso: via Bogotá ou Lima pela Avianca até Caracas; teco-teco a Gran Roque (peça para sua pousada reservar).

Saiba mais: Guia de Los Roques.

St.-Barth: Shell BeachST.-BARTH

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

778 comentários

Arthur | Agora Vai

A dica é muito boa; de fato, de agora até julho, é só chuva no NE, enquanto que no Caribe rola o maior sol. Para quem tem férias nessa época, é a pedida.

Ricardo Freire

Só complementando: em julho já tem sol garantido no Maranhão-Piauí-Ceará, onde o verão chega um pouquinho mais cedo.

Arthur | Agora Vai

Tem razão, esqueci dessa parte. E em junho já dá para ir aos Lençóis Maranhenses tranquilo.

Ricardo Brasil

Peguei a dica de Cayo Largo aqui no ano passado e não me arrependi. 2 dias em Havana, 6 em Cayo e 3 em Varadero, que fui só pra falar que fui mas me surpreendi com Cayo Blanco e mergulhos sensacionais.
Esse ano ainda não escolhi pra onde ir e esse pequeno guia com certeza vai abrir meus olhos.
Obrigado.
Abarços

Vagner
VagnerPermalinkResponder

E qual delas tem a água menos fria, Ricardo?

Ricardo Freire

Inverno do hemisfério norte (alta temporada, dezembro-páscoa) = água mais para o frio (menos frio do que Sta Catarina ou Rio no verão)

Verão no hemisfério norte (meio do ano) = água mais morna

Se você quer água bastante morna, vá para o Nordeste entre setembro e março.

renato
renatoPermalinkResponder

voltei essa semana da riviera maia. lá é realmente sensacional....vale a pena a visita tb a playa del carmen, para quem curte umas comprinhas.

fui pela aeroméxico e o serviço é bom, com pessoal de bordo bem simpático.

uma dica: se vc está de férias, reserve pelo menos mais dois dias na cidade do méxico: um para fazer o "turisbus" pela cidade, com saída no auditório nacional e outro para uma visita para as pirâmides de teotihuacan, a +/- 50 km da capital.

abs!!!

diogo
diogoPermalinkResponder

acho que to mais pra st. barth e los roques. se bem que até que encaro sem problemas barbados tbm ...

Tamara
TamaraPermalinkResponder

Oi, Riq!
Até qdo vai essa baixa temporada caribenha? Pretendo ir a Aruba e Curaçao na minha lua de mel no finalzinho de setembro, mas tenho medo de pegar chuva (já sei q de furacões estarei a salvo nesses destinos).
Obrigada

Ricardo Freire

Primeira linha do texto: "As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro."

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Acho que vou MORAR nesse post, Riq. Meu sonho de aposentadoria é vender cerveja em isopor numa dessas praias, qualquer uma serve grin

Arthur | Agora Vai

Meilin, pense grande: comece vendendo cerveja como a Regina Duarte vendendo sanduíche na praia em "Vale Tudo (1988)" e depois monte uma cadeia empresarial abarcando todas as ilhas...

Meilin
MeilinPermalinkResponder

PÔ, Arthur, aí eu não vou estar me aposentando, e sim continuando a trabalhar sad

Dayanna
DayannaPermalinkResponder

Riq, Barbados tem perigo de furacão em setembro como em Cancún??
obrigado.

Dayanna

Ricardo Freire

Sim. De fim de julho a meados de novembro praticamente todo o Caribe (e a Flórida) apresenta risco de furacões. A exceção é o ponto mais ao sul -- Aruba, Curaçao, Bonaire, Los Roques, Cartagena. Já li (estou escrevendo de cabeça, não posso checar agora) que Barbados já foi considerado fora da rota de furacões, porque está mais aqui embaixo também, mas daí apareceu um furacão pra recontar a história.

A possibilidade de encontrar um furacão existe, mas é bastante remota. Ano passado, por exemplo, não rolou nenhunzinho no Caribe -- e se rolasse, teria afetado uma ilha, ou um grupo pequeno de ilhas, e transtornado a viagem dos pobres azarados que tivessem escolhido justo aquela semaninha em todos esses meses. Não é que nem "temporada de chuvas" em que a gente sempre sabe que vai se molhar grin A única coisa que eu digo é que, se rolar furacão na época de furacão, não dá pra reclamar... (quer dizer: alguns hotéis oferecem compensação de hospedagem por furacões, mas acho que isso é só pro mercado americano).

Rafael Carvalho

Já descobri a minha, vou pra Cancún em junhooo!!! Mas seguirei sua dica sobre Play Del Carmen. Abs e parabéns!

Renata G.
Renata G.PermalinkResponder

Riq,
Vc recomenda alguns dos cruzeiros que saem de Miami?
Eu estou querendo ir para lá no final de agosto e pensei em gastar 3 diazinhos entre as Bahamas e Cozumel num cruzeiro da Carnival.
Vale a pena?

Ricardo Freire

Pra quem curte cruzeiro vale.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Riq, Arrasou nesse post...
Mas devo confessar que ainda não descobri qual é minha praia, pois quero várias smile

adriano corrêa

Eu e minha esposa estamos planejando fazer St. Maarteen e St. Barth no período de 21/05 a 05/06, quando estaremos em férias. De início pensamos fazer escala em Curacao, que já conhecemos, para aproeitar milhas Smiles, e de lá seguiríamos provavelmente pela Dae. Ocorre que está praticamente impossível obter vaga nas datas desejadas. Mas agora voce nos dá a ótima notícia de que a Gol lançará voos direto pra St. Maarten. Tem maiores informações? Sabe a data inaugural do voo? Acha possível viajar com milhas Smiles logo no início? Sabe quantas milhas seriam necessárias por trecho?
Obrigado,
ADRIANO CORRÊA

Ricardo Freire

Parece que é o início de maio. Parece que agentes de viagem já estão vendendo o trecho. Para usar milhas vai ser necessário esperar o vôo entrar no site. Dê uma checadinha lá. Ainda não há informação sobre a quantidade de milhas (pela lógica, devem ser 30.000, as mesmas de Aruba e Curaçao).

adriano corrêa

Caro Freire,

Mais uma vez, obrigado pela informações.

Parabéns pelo excelente site. Sou assíduo leitor.

ADRIANO CORRÊA

Ana Claudia Crispim

Nossa, faz tempo que não entro aqui. Mas me deu mais vontade de viajar do que já estava antes. Mas pelo jeito vou adiar...
Meu pacotão de milhas é Star Alliance, que teoricamente começa a trabalhar com a TAM desde Abril. Só teoricamente.
Meu sonho de uma semaninha em Los Roques quase de graça acabou de ir pro espaço. Eles ainda não estão reservando por " incompatibilidade de sistemas" sad

Caio
CaioPermalinkResponder

Ricardo, Los Roques ou Punta Cana?
Agosto é uma boa época?

Obrigado!

Ricardo Freire

Agosto é o início da época dos furacões. A possiblidade de pegar um furacão é remota, mas existe. Los Roques está fora da rota dos furacões.

Los Roques = pousadinhas estilo Nordeste
Punta Cana = grandes resorts all-inclusive

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Para minhas férias estou pensando em um combinado: aréa Tulum e despois ilha Holbox ou Riviera Maya-Tulum e despois ilha de Roatán. Estou duvida... ou algum outro lugar mais preto a Europa...não sei...
Algém conhece a ilha Holbox ou a ilha Roatán??? pesquiso opiniãos...

Ricardo Freire

Carmen, eu nunca estudei Honduras direito, então não sei nada de Roatán.

Agora: acho que você vai adorar o Yucatán. Holbox fica ao norte de Cancún; é uma ilha para nadar com tubarões-baleia.

Entre Playa del Carmen e Tulum você vai descobrir praias maravilhosas; há também os sítios arqueológicos maias e as cidades coloniais. Não tem erro!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Obrigada, Ricardo.

E Cozumel merece a visita????

Ricardo Freire

Ainda não fui a Cozumel, Carmen, então não posso dar uma opinião muito abalizada. O que sei é que é um lugar excelente para mergulhar (bucear). Ainda não vi ninguém falar mal de lá não grin

jaqueline faria

olá!
Ganhei uma viajem de lua de mel pro Caribe em dezembro 2010 meados do dia 21/22 vou fazer um cruzeiro, vamos passar por Portugal/Espanha/França/Caribe.
Vc pode me dizer se faz frio nesta epoca no ano?
Que tipo de roupa levar?

Ricardo Freire

Em Portugal, na Espanha e na França vai estar bastante frio -- mas nunca dentro do navio.

No Caribe vai estar entre agradável e quente durante o dia e fresquinho à noite.

jaqueline faria

Obrigada!
agora sim sei o que levar.
abraços!!!

Cris Hipolito
Cris HipolitoPermalinkResponder

Estou pensando em fazer um cruzeiro pelo Caribe leste na minha lua de mel, no começo de Setembro de 2011. Será que é muito arriscado ir nessa época por causa dos furacões?

Ricardo Freire

É época de furacões. A possibilidade de encontrar um no seu caminho é bastante remota, mas existe. É tão remota que todas as ilhas permanecem abertas, todos os hotéis funcionam, os cruzeiros continuam operando. Está todo mundo preparado para agir na remota hipótese de um furacão acontecer.

Se você quer chance zero de furacão, vá a Aruba, Curaçao, Bonaire, Los Roques, Margarita, Cartagena, que estão fora da rota dos furacões.

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Riq, Barbados tem média de um furacão a cada 22 anos... Mais arriscado pegar estrada fechada por inundações em SC ou litoral da Rio-Santos...

Ricardo Freire

Na encarnação prévia do blog teve uma leitora que desencavou furacão até em Aruba (na verdade foi uma inundaçãozinha causada por um furacão que passou a 100 km...).

Eu descobri que a Wikipédia tem organizadinhas todas as últimas temporadas de furacão no Atlântico. Vou fazer uma compiladinha buscando os furacões que passaram nos últimos cinco ou dez anos pelos destinos ligados ao Brasil.

Renato Barretto

Primeiramente, parabéns pelo excelente site! Eu e minha noiva estamos com passagens smiles emitidas para Cancun na segunda metade de outubro deste ano, será nossa lua-de-mel! Só que nosso receio de furacões e chuvas chegou a um ponto que estamos pensando em emitir mais duas passagens ida e volta para Fernando de Noronha caso o tempo esteja ruim em Cancun na época! Nosso receio tem fundamento? Cheguei a ler que a temporada de furacões no Caribe esse ano será uma das piores dos últimos anos...O medo não é bem de furacões, mas acho que basta a formação de um bem longe para que um simples tempo nublado ou chuvas torrenciais atrapalhem de verdade a nossa lua-de-mel. Ajude-nos por favor! Detalhe: Em Noronha não encontro hotéis de alto nível por menos de 400 reais! Um absurdo! Em Cancun encontro 4, 5 estrelas por 100, 150 dólares a diária! Isso ainda me encoraja a insistir com Cancun...mas tem que fazer sol todos os 9 dias! Os destinos que estão livres totalmente de furacões no Caribe me parecem meio mais ou menos...as fotos das prais não me agradam muito e a oferta de passeios é muito menor do que em Cancun, me parece simplesmente menos divertido, mais para "senhores", tirando Los Roques, que parece ser lindíssimo porém com hotéis de pouquíssimo luxo para uma lua-de-mel ou os que tem algum luxo são caríssimos...Ajude-nos! Muito obrigado pela atenção!

Ricardo Freire

Setembro e outubro são os meses mais chuvosos em Cancún. Se você é azarado e não quer arriscar, evite.
http://www.cancuncare.com/Cancun_Weather/

Noronha é caro mesmo. O Nordeste inteiro tem bom tempo em outubro.

Renato Barretto

Obrigado pela dica! Me parece que mesmo sendo um dos meses mais chuvosos, aparentemente chove pouco segundo a tabela...uns 2 dias de chuva em 9 até vai, nosso receio é a chuva ou furacão atrapalhar de verdade...
No Brasil acredito que não exista lugar mais especial para uma lua-de-mel do que Noronha, além do que conhecemos Natal e arredores e Porto de Galinhas e arredores há pouco tempo.
Você tem outra sugestão de Caribe? Há bons hotéis em Los Roques, do nível 4 estrelas por exemplo? Sabe a média de preços? Obrigado pela rápida resposta!

Ricardo Freire

Em Los Roques só há pousadas.

No Nordeste, cheque as pousadas de charme da Rota Ecológica alagoana.

https://www.viajenaviagem.com/category/rota-ecologica

Renato Barretto

Obrigado. Adianta alguma coisa eu mudar para outro destino no Caribe ou o "perigo" de dias de chuva é o mesmo? Tem sugestões?

Ricardo Freire

Renato, no comeco dessa conversa voce se declarou azarado e queria uma dica segura. Tecnicametne eu preciso te dizer que nos lugares onde hah possibilidade de furacao -- Aruba e Curacao -- outubro/dezembro eh a epoca a mais chuvosa (ou a menos seca, jah que nao chove tanto por lah).

Mas se voceh encasquetou com algum destino, vah e arrisque, voceh tem grande chance de se dar muito bem. Soh nao poderah reclamar para Sao Pedro caso o pior cenario acontecer.

Em contrapartida, essa epoca no Nordeste eh otima. Em Fernando de Noronha outubro eh o finzinho da melhor epoca para ir ah ilha.

Margarete
MargaretePermalinkResponder

Olá
vou me casar em 23 de outubro e eu e meu noivo pensamos em fazer um cruzeiro pelo caribe na nossa lua de mel.
Qual a sua oponião sobre chuvas e furacões?

Ricardo Freire

A possibilidade é bastante remota, mas se você perguntar, tenho que dizer que existe. Mas todos os anos milhares de pessoas viajam nessa época sem problemas.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá Riq !

Sorry minha desatualização, mas visto é necessário para alguma das islas? Muchas gracias y un bejo,
Patricia

Ricardo Freire

Desta lista, só o México (que agora está aceitando visto americano).

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Riq,

Vc tem alguma previsão de ir fazer "viagem de campo" a Bahamas, Barbados ou Jamaica?

Ricardo Freire

Barbados sim, porque agora vai ter vôo do Brasil.

Bahamas seria importante também, mas não está na pauta.

Com a Jamaica tenho problemas tipo os que o pessoal tem com os golfinhos do SeaWorld. Boicoto, mesmo que seja inútil smile

Sergio
SergioPermalinkResponder

Riq,

Consegui emitir passagens para Barbados pela Gol! Foi um achado... já que sao 15.000 pontos agora em Julho. Como nao achei muita informação no seu site.... você tem alguma dica de hotel (all inclusive) para um casal? Vi que é melhor ficar na regiao sudoeste da ilha.... sabe se precisa de visto?

abs
Sergio

Ricardo Freire

Sergio, ainda sou analfabeto no assunto, mas estou indo para lá semana que vem. Como estou indo ainda na baixa temporada, não estava me estressando com isso -- e devo primeiro tentar reservar os hotéis que são oferecidos pelos pacotes, para que os testes sejam mais úteis.

Se você não puder esperar um pouquinho, sugiro começar pelo TripAdvisor.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Em Cancun, o que seria esta Riviera Maia? Engloba aquela imensa rede hoteleira da Boulevard Kukulcan?
Na sua opinião e levando em consideração os atrativos de todas estas localidades do caribe, qual local seria o melhor custo/benefício para uma lua de mel? Pensei em Punta Cana, mas me parece que, além dos resorts e praia, não há muito mais o que fazer!
Desde já agradeço!

Ricardo Freire

Não. Riviera Maia é toda a costa ao sul de Cancún. Tem resorts all-inclusive em terrenos fechados, com construções mais baixas do que em Cancún. Por ali também fica Playa del Carmen, uma praia pequena e animada, e Tulum, que é mais zen.

O melhor custo x benefício é Punta Cana. Mas se você quer passear Cancún é melhor.

Clique nos textos em azul, eles levam você às seções de cada uma dessas praias para você decidir.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Obrigadão, Ricardo!
Seu blog/site já está na minha lista de favoritos!!!

36 :: SONHAR COM O MAR AZUL… «

[...] (e tem gente explicando isso a exaustão na internet como a Guta, garota prodígio do Vambora ou o Ricardo Freire do famoso Viaje na Viagem). Enfim, descobri! O meu Caribe é o Caribe que posso pagar a-go-ra! É Los Roques, na Venezuela. [...]

Carol
CarolPermalinkResponder

Olá Ricardo, adoro seu site!

Me diga, se fosse sua lua de mel, para onde iria, caso quisesse um beleza natural (lindas praias), resort all inclusive (sem precisar acordar mega cedo para conseguir espreguiçadeiras ou ter dificuldades em reservar o almoço/jantar) e claro, calor e sol!

Ricardo Freire

Resort all-inclusive: Punta Cana, Riviera Maia (fora de Cancún) ou Varadero/Cayo Largo (Cuba).

Nos outros lugares com pacotes vendidos do Brasil o all-inclusive não vale tanto a pena porque há tentações fora do resort.

Quanto mais barato for o resort, mais problema você vai ter com reserva de espreguiçadeiras.

renato
renatoPermalinkResponder

Pelo visto em punta cana tem ótima programação para ocupar o dia todo. E a noite? Qual a programação das noites em punta cana?

Ricardo Freire

Os resorts têm shows, alguns têm discotecas. Há uma disco perto do aeroporto, mas é longe. Se a noite é sua prioridade, prefira Cancún/Playa del Carmen.

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/como-escolher-seu-resort-em-punta-cana/

renato
renatoPermalinkResponder

Oi ricardo. Vou aproveitar um pouco mais da sua consultoria em turismo e lhe perguntar o que vem a ser playa del carmen?
valeu.

Ricardo Freire

A Búzios da Riviera Maia, 70 km ao sul de Cancún.

https://www.viajenaviagem.com/category/playa-del-carmen

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Ola Ricardo.
Estava procurando sobre os destinos q pretendo ir e seu post foi um "achado"!rs
Estou na duvida sobre qual cidade do caribe conhecer.
Consigo emitir bilhetes por milhas para Aruba, Barbados e Punta Cana em Novembro. Para Caracas tambem, onde chegaria a San Roque. Qual cidade vc acha melhor (menos risco de dias chuvosos, furacoes, etc), para pessoas jovens, para diversao a noite e passeios durante o dia ( ecológicos, turisticos, etc )?
Muito obrigada!!

Ricardo Freire

Barbados.

https://www.viajenaviagem.com/category/barbados

Vem mais posts nos próximos dias.

Daniel Trigo
Daniel TrigoPermalinkResponder

Mariana, só uma curiosidade, vai emitir bilhetes com milhas por qual cia aérea?

Mariana
MarianaPermalinkResponder

AHH,

esqueci de perguntar...tem facilidade de acesso de Aruba para Curaçao. Vale a pena conhecer a cidade?

Um abraço

Ricardo Freire

Muitos vôos, apenas uma hora. Mas não vale a pena passar o dia. Se quiser, divida a estada entre as duas.

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ricardo,
Estou procurando um destino tranquilo para a lua de mel...
Como será no inicio de outubro, o que vc sugere dentre esses lugares fora da rota de furacões?

E documentação, só precisamos do passaporte?

Obrigada e parabéns pelas dicas! Isso aqui é 10!

Juliana

Ricardo Freire

Fora da rota de furacões: Aruba e Curaçao. Barbados está praticamente fora.

Só é preciso passaporte.

O Nordeste inteiro é ótimo nesta época.

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Muita obrigada Ricardo. Vou começar a programar minha viagem.
Abraços!!

Luciane
LucianePermalinkResponder

Ricardo, Boa Noite!
Adorei o site!!! Esta me ajudando muito.

Estou programando viagem para Lua de Mel em novembro qual o melhor destino: Cancun ou Punta Cana?

No caso de praias mais bonitas, alguma badalaçao a noite?
Punta Cana perde muito para Cancun?

O que você acha??

Estamos pretendendo ficar num hotel All inclusive.

Abraços,
Luciane

Ricardo Freire

Punta Cana não tem vida noturna, só a boate do seu hotel e uma disco que fica a meia hora de ônibus.

Em Cancún o seu all-inclusive vai ser menos aproveitado, porque há muitos passeios a ser feitos, não interessante ficar o tempo todo no hotel, como em Punta Cana.

Leia todos os posts dos dois lugares, você certamente vai se decidir por um.

https://www.viajenaviagem.com/category/punta-cana

https://www.viajenaviagem.com/category/cancun

https://www.viajenaviagem.com/category/riviera-maia

Marcelo Silva
Marcelo SilvaPermalinkResponder

Luciane,

Não conheço Punta Cana, mas fui de lua-de-mel para Cancun no final do ano passado e achei muuuito bom. Une belas praias, muitos passeios para o dia e muita agitação para a noite. Não deixe de passar um dia em Playa del Carmen, nem de ir uma noite ao Coco Bongo, uma balada de tirar o fôlego.

Abs,
Marcelo

Daniel Trigo
Daniel TrigoPermalinkResponder

Vou começar a bolar minha viagem de maio do ano que vem, a idéia é pegar uns 5 ou 6 dias num resort all inclusive em alguma ilha do caribe e depois uns 3 ou 4 dias em nova iorque.

Alguma sugestão de bate pronto?
É viável esse tipo de combinação de vôo que estou imaginando?
Pra complicar um pouco mais: usar milhas da TAM será que rola?

Agradeço de antemão a quem comentar/responder.

Ricardo Freire

Milhas TAM, só se conseguir ida a Miami e volta de Nova York. Ou tentando emitir pela US Air ou Continental, que serve alguns lugares do Caribe. A United praticamente não faz Caribe.

Lembre-se que são viagens longas, que a maioria das conexões ao Caribe é por Miami, e que três dias em Nova York não dão pra nada.

Estude as rotas das associadas da TAM. Eu acho uma viagem bem complicadinha de resolver.

Daniel Trigo
Daniel TrigoPermalinkResponder

Por isso que esse blog é um sucesso. O Ricardo é um cara sensacional de atencioso...

Ricardo, obrigado pela dica. Realmente talvez seja o caso de repensar os destinos ou mesmo fazer duas viagens separadas.

Valeu.

Letícia de Bragança Teixeira Pinto

Olá Boa noite,
gostei muito do seu site, parabéns!
Vou casar 20 de novembro e gostaria de passar Lua de mel no Caribe.
Gostaria de saber qual lugar vc mais indica para passar Lua de Mel no Caribe, já que tem tantas opções.
Agradeço deade já.
Letícia.

Ricardo Freire

Não posso escolher por você, Leticia. Clique em todos os "leia mais" e veja qual ilha te entusiasma mais.

Rita França
Rita FrançaPermalinkResponder

Caro Ricardo,
Coincidência! Durante meu último vôo Rio/Vitória pela Gol li a reportagem sobre você, mas esqueci de anotar o site e deixei a revista a bordo. Hoje navegando em busca de sugestões de viagem me deparei com sua página. Adorei, mas são tantas opções que acabei sem saber o que decidir. Pretendemos, eu, meu marido e dois filhos adolescentes passar o Reveillon no Caribe. Temos disponível de 27/12 a 8/1. Qual a sua sugestão? Quero descansar, mas meus filhos querem emoção...
Um abraço,
Rita França

Ricardo Freire

Clique em todos os "saiba mais" desta página. Chame seus filhos para ver junto com você. Nas próximas semanas devo publicar mais posts sobre Barbados, Aruba, Curaçao e St. Barthélemy.

Rita França
Rita FrançaPermalinkResponder

Obrigada por sua pronta resposta. Já estou navegando por toda a página com meu marido.
Rita França

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Olá, Ricardo!
Gostaria de ir para o Caribe em dezembro (por volta do dia 20).
Estou em dúvida entre Punta Cana e Aruba.
Tenho um filho de 2 anos e gostaria uma praia "piscina" em frente a um bom hotel.
Uma semana é o suficiente para esses destinos, não é? E como é clima lá nessa época do ano?
Obrigada!
Um abraço,
Ana Carolina.

Ricardo Freire

A praia é piscininha nos dois lugares. Em Punta Cana sobretudo na praia Bávaro (mas tem que ser a praia Bávaro de verdade).

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/como-escolher-seu-resort-em-punta-cana/

https://www.viajenaviagem.com/category/punta-cana

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

É o fim da temporada de chuvas tanto em Aruba quanto em Punta Cana.

Ezequiel Goulart

Ricardo.
Estou querendo viajar pelas ilhas do Caribe, mas meu projeto é ir até um determinado ponto e comprar passagem em navio de carreira que faça transporte de passageiros entre as ilhas, sem ter que comprar pacote em cruzeiro. Esta alternativa é possível, o que você aconselha?
Obrigado e um Abraço.
Ezequiel

Ricardo Freire

Só há serviço regular de passageiros entre ilhas muito próximas. As ilhas hoje são conectadas por aviões.

Vanessa Vulcano

Oi Ricardo!

Deste jeito você ficará famoso! Como o ícone das dicas francas de turismo ..rss..parabéns!

Dúvida rápida ..

Em Aruba todo hotel que se preze tem um casino (mesmo que seja um rascunho de casino, mas tem! rs..). Curaçao é assim tbém?

E restaurantes bonitos e gostosos? Curaçao tbm tem?

Ultima pergunta, juro. Lá em Curaçao tem aqueles varios passeiozinhos pra fazer? Tipo por do sol do catamarã..jet ski .. lado "selvagem da ilha"..

São somente estas as dúvidas que assombram nossa decisão ... se repetimos a dose em Aruba ou desbravamos novos horizontes em Curaçao.

Tksssss se puder responder super agradeço!

Ricardo Freire

Muitos hotéis de Curaçao têm cassino. Entre nos sites.

Curaçao tem passeios também. E restaurantes.

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Keila
KeilaPermalinkResponder

Ricardo, parabéns pelo site. Esta tudo de bom.
Existe alguma maneira de chegar a los roques se ser de teco-teco. Tenho pânico desses aviões. Da para ir de navio? Ou alguma avião maiorzinho?
Acho que nem de jatinho eu tenho coragem de voar rsss. Só em aviões um pouco maiores rss.
Obrigada
Keila

Ricardo Freire

Algumas cias. usam aviões maiores. Peça ajuda da pousada para escolher a cia.

Keila
KeilaPermalinkResponder

Obrigada

rogerio ferreira

Ricardo, boa noite.

terei 15 dias de lua de mel, casamos dia 02/10/10 e estamos pensando no Caribe. Gostaria de uma indicação de qual roteiro devemos fazer.
Gostamos muito de praias paradisíacas, mergulho, mas também quero ir a um cassino.
Quais ilhas vc recomenda?
Desde já agradeço.
Abraços.

Ricardo Freire

Dos lugares com vôos diretos do Brasil, há cassinos em Aruba, Curaçao, Punta Cana e St Maarten (lado holandês). Pode-se mergulhar em todos esses destinos. Leia mais sobre eles. Há links para outros posts em cada um dos tópicos.

rogerio ferreira

Ricardo, boa noite,

Agradeço a rapidez na resposta, mas gostaria de sua opnião, pois pude perceber que você conhece muito bem a regiao e tem bom gosto.

Desde já agradeço.

Sds.

Ricardo Freire

Rogério, não conheço você e sua pergunta é ampla. Indiquei os lugares que têm as características que você especificou. Não posso decidir por você.

Denis E.
Denis E.PermalinkResponder

Olá Ricardo, pretendo ir ao Caribe entre os dias 27 dez e 3 de janeiro!
Eu ja conheço Cancun, e gostaria de saber, qual o local mais agitado (vida noturna, passeios etc) apos cancun ?

Agradeco a atencao !!
abs

Ricardo Freire

Na boa? Nenhum se compara. Só Playa del Carmen, ali perto.

Para vida noturna, com outro padrão de orçamento, e estilo, tem St. Barth.

Aruba, Curaçao, St Maarten e Barbados não são desanimados, mas não são páreo para Cancún.

No quesito passeios, o melhor é Barbados. Vai ter post esta semana.

Punta Cana é para ficar no resort.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá,
Vou casar em novembro e pretendemos viajar no dia 16/11/10 para Punta Cana - praia bávaro. Muito risco de Furacao nesta época? Vc acha muito arriscado o destino para Lua-de-mel? Otimo site!!!

Elaine
ElainePermalinkResponder

Ricardo parabéns pelo site!

Penso em ir de lua-de-mel para St Martin/ St Maarten em Outubro (09 a 16/ 10), o que me diz sobre os furacões?
Muiiiiiiito obrigada!

Abçs

Elaine

Ana :: 1000 COISAS PARA FAZER ANTES DE MORRER

Ricardo, estava vendo os comentários que fiz e nunca acompanhei e vi este deste teu post. Cara, eu fui pra Los Roques com milhas, by TAM via Star Alliance. Valeu, foi legal, adorei, deu tudo certo. Mas sabe quanto de milhas foi? 40.000, 40.000 milhas pq, segundo eles, Venezuela não é América do Sul (whaaaat?) mas sim "América Intermediária", ã, ã...
Gastei todas as minhas milhas (fomos os dois de milhas!) e migrei pra um belo programa de pontos TAM, assim eu aproveito as promoções e tal...pela Star Alliance isso complica.
Ah sim, amei Los Roques. Eu ficaria uma semaninha fácil lá, uma vez por ano, fora das férias. Achei bem baratim...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar