pequeno guia do caribe Curaçao

Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

Como escolher a sua praia no Caribe diante de tantas opções de mar azul e areia branca? Cada ilha do Caribe tem o seu jeito de ser. Neste pequeno guia do Caribe você vai descobrir com qual das ilhas você combina melhor.

Quando é bom ir ao Caribe?

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro.

A melhor hora para aproveitar a baixa temporada no Caribe vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão.

Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia do caribe para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Atenção: vacine-se contra febre amarela

Ao longo de 2017, quase todos os destinos do Caribe passaram a exigir certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros. Veja como fazer o seu (ou conseguir o certificado de isenção) neste post.

Aruba

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Belo Horizonte com a a Azul, Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: só viaje se tive visto americano, canadense, japonês (múltiplas entradas) ou australiano em dia. Dá para tirar também o visto mexicano, mas está difícil agendar e dá tanto trabalho quanto o americano

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

Punta Cana

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cuba

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

Cartagena

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana.

Acesso: via São Paulo pela Avianca, via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

San Andrés

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

Barbados

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

St.Barth

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Praias do Caribe

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    778 comentários

    Riq,
    Vc recomenda alguns dos cruzeiros que saem de Miami?
    Eu estou querendo ir para lá no final de agosto e pensei em gastar 3 diazinhos entre as Bahamas e Cozumel num cruzeiro da Carnival.
    Vale a pena?

    Já descobri a minha, vou pra Cancún em junhooo!!! Mas seguirei sua dica sobre Play Del Carmen. Abs e parabéns!

    Riq, Barbados tem perigo de furacão em setembro como em Cancún??
    obrigado.

    Dayanna

      Sim. De fim de julho a meados de novembro praticamente todo o Caribe (e a Flórida) apresenta risco de furacões. A exceção é o ponto mais ao sul — Aruba, Curaçao, Bonaire, Los Roques, Cartagena. Já li (estou escrevendo de cabeça, não posso checar agora) que Barbados já foi considerado fora da rota de furacões, porque está mais aqui embaixo também, mas daí apareceu um furacão pra recontar a história.

      A possibilidade de encontrar um furacão existe, mas é bastante remota. Ano passado, por exemplo, não rolou nenhunzinho no Caribe — e se rolasse, teria afetado uma ilha, ou um grupo pequeno de ilhas, e transtornado a viagem dos pobres azarados que tivessem escolhido justo aquela semaninha em todos esses meses. Não é que nem “temporada de chuvas” em que a gente sempre sabe que vai se molhar 😀 A única coisa que eu digo é que, se rolar furacão na época de furacão, não dá pra reclamar… (quer dizer: alguns hotéis oferecem compensação de hospedagem por furacões, mas acho que isso é só pro mercado americano).

    Acho que vou MORAR nesse post, Riq. Meu sonho de aposentadoria é vender cerveja em isopor numa dessas praias, qualquer uma serve 😀

      Meilin, pense grande: comece vendendo cerveja como a Regina Duarte vendendo sanduíche na praia em “Vale Tudo (1988)” e depois monte uma cadeia empresarial abarcando todas as ilhas…

      PÔ, Arthur, aí eu não vou estar me aposentando, e sim continuando a trabalhar 🙁

    Oi, Riq!
    Até qdo vai essa baixa temporada caribenha? Pretendo ir a Aruba e Curaçao na minha lua de mel no finalzinho de setembro, mas tenho medo de pegar chuva (já sei q de furacões estarei a salvo nesses destinos).
    Obrigada

      Primeira linha do texto: “As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro.”

    acho que to mais pra st. barth e los roques. se bem que até que encaro sem problemas barbados tbm …

    voltei essa semana da riviera maia. lá é realmente sensacional….vale a pena a visita tb a playa del carmen, para quem curte umas comprinhas.

    fui pela aeroméxico e o serviço é bom, com pessoal de bordo bem simpático.

    uma dica: se vc está de férias, reserve pelo menos mais dois dias na cidade do méxico: um para fazer o “turisbus” pela cidade, com saída no auditório nacional e outro para uma visita para as pirâmides de teotihuacan, a +/- 50 km da capital.

    abs!!!

    E qual delas tem a água menos fria, Ricardo?

      Inverno do hemisfério norte (alta temporada, dezembro-páscoa) = água mais para o frio (menos frio do que Sta Catarina ou Rio no verão)

      Verão no hemisfério norte (meio do ano) = água mais morna

      Se você quer água bastante morna, vá para o Nordeste entre setembro e março.

    Peguei a dica de Cayo Largo aqui no ano passado e não me arrependi. 2 dias em Havana, 6 em Cayo e 3 em Varadero, que fui só pra falar que fui mas me surpreendi com Cayo Blanco e mergulhos sensacionais.
    Esse ano ainda não escolhi pra onde ir e esse pequeno guia com certeza vai abrir meus olhos.
    Obrigado.
    Abarços

    A dica é muito boa; de fato, de agora até julho, é só chuva no NE, enquanto que no Caribe rola o maior sol. Para quem tem férias nessa época, é a pedida.

      Só complementando: em julho já tem sol garantido no Maranhão-Piauí-Ceará, onde o verão chega um pouquinho mais cedo.

      Tem razão, esqueci dessa parte. E em junho já dá para ir aos Lençóis Maranhenses tranquilo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito