Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Curaçao: praia de Cas Abou

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro. A melhor hora para aproveitar a baixa temporada caribenha vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão. Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Atenção: vacine-se contra febre amarela

  • Ao longo de 2017, quase todos os destinos do Caribe passaram a exigir certificado internacional contra febre amarela de viajantes brasileiros. Veja como fazer o seu (ou conseguir o certificado de isenção) neste post.

Aruba: divi-divi na praia de ArashiARUBA

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao: praia de Grote Knip/Kenepa GrandiCURAÇAO

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún, ao longo da Zona HoteleraCANCÚN

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: querendo o esquema all-inclusive, é melhor escolher um resort ao longo da Riviera Maia. Quem não faz questão de hotelão vai gostar mais de Playa del Carmen, a Búzios do pedaço, 70 km ao sul. E quem quer uma experiência mais selvagem deve considerar Tulum, 150 km ao sul.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

PUNTA CANA

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cayo Largo, CubaCUBA

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

CARTAGENA

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana. É preciso pegar barcos para as ilhas do Rosário -- essas sim, com mar caribenho.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

SAN ANDRÉS

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten: Mullet BayST. MAARTEN

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

BARBADOS

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

Madrizquí, Los RoquesLOS ROQUES

É a sua praia: se você sonha com uma pousadinha estilo Nordeste no Caribe (com direito a traslados de barco a uma ilhota diferente por dia).

Pegadinha: a vida noturna é inexistente; é um lugar para tomar sol, mergulhar e fazer kitesurf. A situação na Venezuela não está fácil, e a passagem por Caracas pode ser problemática.

Acesso: via Bogotá ou Lima pela Avianca até Caracas; teco-teco a Gran Roque (peça para sua pousada reservar).

Saiba mais: Guia de Los Roques.

St.-Barth: Shell BeachST.-BARTH

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

778 comentários

Karina
KarinaPermalinkResponder

Adoro suas dicas e reportagens vi uma sobre taxi em caracas e AMEI .
Parabenssss! Fui para Aruba e e exatamente o q vc falou! Apesar de rer os fast foods americanos e Maravilhoso! Da mta vontade de voltar!!!

Fernando Barreto

Prezado Ricardo, estou considerando viajar para St. Martin mas tenho dúvidas se realmente é uma viagem que minha família irá gostar (tenho filha de 4 anos). Minha última viagem foi para Aruba e foi perfeita, inclusive após ler suas dicas.
Ficamos no Marriot Stelaris, muito confortável, com excelentes restaurantes, em frente a praia e próxmio de comércio. Foi fantástico - praias, cidade, gastronomia, simpatia das pessoas, etc.

Pergunto -
As praias de St. Martin são realmente bonitas?
É um programa para família como o de Aruba?
Tem programas interessantes fora praia?
Existem atividades esportivas como o windsurf?
Poderia recomendar um hotel 3 ou 4 estrelas?

Muito obrigado,
Fernando.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas. Não procure Aruba em St Maarten, são lugares completamente diferentes!

Leia sobre St Maarten aqui:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/st-maarten-st-martin-ricardo-freire

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/nao-procure-um-lugar-no-outro/

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

Ricardo ,como você é o nosso guru de viagens(Depois que fomos a Punta Cana e ficamos no Barcelo Bavaro Palace Deluxe é ficamos deslumbrados:não vimos em Punta Cana inteira um hotel que reunisse tantas qualidades!!!),gostaria que nos desse uma mão:St Maarten(com direito à Anguilla ou St Barths) ou Curaçao???Tenho milhagem pela Copa e pela Gol e gostaríamos eu e meu marido mais um casal de irmos em maio!Por favor só confiamos em vc queriámos praias lindas e descansar e hotéis legais!Obrigada por tudo e um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victoria! Aqui quem fala é a Bóia.

St Maarten, St-Barth e Curaçao têm um ponto em comum: você precisa de carro para aproveitar.

Fora isso, cada uma tem seu perfil. Clique nos links deste post e veja a que tem mais a ver com você.

José Antonio
José AntonioPermalinkResponder

Prezado Ricardo. Achei seu site por acaso a cerca de 15 dias e desde então tem sido minha principal fonte de leitura na internet. Motivo: estou proramando uma viagem para o Caribe com minha esposa, mais precisamente para Cuba. O problema é que ao ler seu site me deparei com muitas outras opções de destino. Gostaria então que me auxilia-se tirando algumas dúvidas. 1º - As praias de Cuba são tão belas quanto as demasis praias do Caribe? O turismo em Cuba é mais barato, ou é apenas impressão minha? A qualidade dos hoteis de rede (Melia, Barceló, Iberostar, etc.) é a mesma de outras cidades? Resumindo: na sua opnião, vale a pena ir para Cuba, ou devo escolher outro destino? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Antonio! Aqui quem responde é A Bóia.

Quando foi a Cuba o Ricardo Freire esteve em Havana e Cayo Largo. Não foi a Varadero, que é a praia dos resorts. Por todas as fotos e relatos, Varadero é uma praia tão bonita quanto as mais bonitas mostradas aqui no site.

Em termos de preço, o destino com melhor custo x benefício no Caribe é Punta Cana.

Seria um pecado ir a Cuba sem incluir Havana no roteiro. A dica do Ricardo Freire por lá é ir a Cayo Largo ("um genérico de Maldivas") em vez de Varadero.

andrea
andreaPermalinkResponder

Boa noite Bóia !

Estou na fase do planejamento, assim me ajude:

Tenho 10 dias, com meus pais (maiores de 70 anos, mais fortes), gostamos de passear de dia e a noite descansamos, gostamos de viajar fora de temporadas, assim:

Cancun ou Punta Cana ?
Abril ou Maio ?

Já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Por aqui não podemos decidir os destinos pelos leitores, mas se vocês buscam fazer passeios, Cancún é mais interessante. Punta Cana é para quem quer curtir sombra e água fresca em um resortão com uma ótima praia em frente.

Fevereiro, março e abril são os meses mais secos lá.
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

O Ricardo Freire adora Playa del Carmen. Considere essa opção também wink
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/enquanto-isso-em-playa-del-carmen/

Ticiana
TicianaPermalinkResponder

Ola Ricardo gostaria de viajar para Cancun no inicio de dezembro, é uma época muito ruim? Sabe se chove muito? gostaria de passar 2 dias na cidade do panama pois dizem que é bom para compras, poderia me dar algumas dicas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ticiana! Aqui quem responde é A Bóia! Dezembro é o primeiro mês após o fim da temporada de furacões. Chove menos do que neste período, mas ainda não é o mês mais seco. De toda forma, se você pegar alguma chuva, não vai ser a ponto de estragar a sua viagem.

Mais informações sobre o clima em Cancún:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/
http://www.worldweather.org/179/c01209.htm

Se você quer parar no Panamá só por causa das compras, que tal, em vez disso, pegar um vôo via Miami?

Le
LePermalinkResponder

Gostaria de saber se Punta Cana inclui o quesito compras roupas e eletônicos? Qual seria o destino que combinaria praia e compras?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lê! Punta Cana não é um destino de compras. Você vai encontrar algumas coisas no free shop, mas nada de eletrônicos. Para comprar eletrônicos, vá ao Caribe via Miami ou via o Panamá grin

betania
betaniaPermalinkResponder

gostaria de uma comparação entre o hard rock e o paradisius para ficarmos em lua de mel por 7 dias em punta cana.. podem me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Betania! O Comandante não ficou no Paradisus Punta Cana, mas alguns leitores deixaram suas impressões por aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-de-punta-cana-os-depoimentos-dos-leitores/

Se estiver se referindo ao Paradisus Palma Real, leia este post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/destrinchando-punta-cana-como-e-um-resort-top-de-linha/

Veja a resenha do Ricardo Freire para o Hard Rock Hotel:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/hard-rock-hotel-punta-cana-quartos-de-pop-star-astral-de-navio/

Lígia
LígiaPermalinkResponder

Olá! Estou programando a minha lua de mel para Varadero, Cuba. Mas li nos comentários sobre Cayo Largo e me interessei também. Para uma lua de mel, qual dos lugares vc indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lígia! Entre Cayo Largo e Varadero o Comandante sempre indica Cayo Largo -- Varadero é mais estilo Punta Cana, com resorts e tudo o mais. A não ser que seja esse tipo de experiência que você esteja buscando smile

Leia mais nos comentários deste post: https://www.viajenaviagem.com/2007/09/videos-do-sabado-cayo-largo-cuba/

Cristiane SV
Cristiane SVPermalinkResponder

Olá, realmente Adoooro este Blog(?) e as dicas...
Estou planejando uma semana de férias em família - casal e duas crianças - 5 e 8 anos no Caribe...Período: semana de 16/01/2012 ou 30/01/2012... Gostaríamos de tudo de bom que o Caribe tem: Sol e Mar (quente de preferência!!! - o mar é quente esta época do ano lá - ou em qual parte do caribe o mar é quente nesta época)

Estamos na dúvida: Punta Cana, San Marteen ou Aruba - queremos mesmo é descansar, e curtir uma praia, um bom hotel e algumas - lojinhas/cidade/passeio...

Voces que são especialistas o que me indicam???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Cristiane! Cada uma das ilhas tem um jeito diferente. Clique nos links indicados nessa página para aprender um pouquinho mais sobre cada uma. smile

Dri
DriPermalinkResponder

Beleza Bóia, antes de tudo muito obrigado pela iniciativa, não consegui informações com algumas operadoras e acho que vc é a pessoa...ou melhor, a coisa certa pra me informar..rs. Quero um programa em janeiro no caribe, qualquer lugar, porém, aí vai m eu perfil, sou carioca na faixa dos 30, solteiro, conheci Punta Cana e achei a estrutura MARAVILHOSA!!! Sistema all inclusive nos resorts são perfeitos, lugar lindo e preço convidativo! Mas me diga se consigo conciliar tal estrutura (all inclusive) com algo mais baladeiro, para solteiros, com vida noturna mais rica, é possível? Entendo que deve ter alguns resosrts que sejam voltados para esse público, pode me indicar qual?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dri! Na época do spring break americano (março/abril), hordas de estudantes americanos invadem os all-inclusive de Cancún.

Mas não, em circunstâncias normais resort e balada não combinam. A balada pra ser boa tem que ser fora do hotel. Playa del Carmen tem dois resorts urbanos, o The Royal (mais caro) e o Gran Porto Real (mais em conta), que podem quebrar o galho durante o dia.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Ricardo, Obrigado pela dedicação e cuidados e detalhes com os quais faz o seu site; agora me ajude, minha primeira viagem foi para Punta Cana e confesso que agora tenho dificuldade em escolher outro destino pq nada me parece melhor, fui para alguns destinos no Brasil e infelismente não gostei, o que sugere ??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Aqui quem responde é A Bóia! O Brasil é enorme, não acredito que não tenha nada aqui que você consiga gostar! A dica é nunca procurar um lugar no outro -- Punta Cana é Punta Cana e você não vai ver similares por aqui. Assim como o Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses e as cataratas em Foz do Iguaçu são únicos também.
Visite a seção Brasil A-Z e descubra um monte de lugares para conhecer: https://www.viajenaviagem.com/brasil/brasil-a-z/

Guilherme C.
Guilherme C.PermalinkResponder

Olá, estamos pensando em uma viagem para o Caribe ( Eu, minha irmã e pai), mas não conseguimos decidir o destino, gostariamos de algum lugar com belas praias, bons hotéis e um pouco de agito à noite( restaurantes, comércio etc..) tem alguma dica?
Obrigadoo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Guilherme! Comece pesquisando por esse post. Clique nos links para conhecer as ilhas mais a fundo e ver qual combina com vocês! wink

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Pelo que você procura eu indico Aruba.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá! Estou pesquisando destinos no Caribe e não vi nada sobre a Jamaica. Porque? Tem algum problema por lá? Não é recomendado? É difícil de chegar? Ou nenhum destes motivos?

Victoria
VictoriaPermalinkResponder

Renata estive na Jamaica na minha Lua de Mel e achei maravilhosa(procure hotéis da rede Sandals ,ficamos em Montego Bay!!!Mas a Jamaica é mais estilo Punta Cana então se vc quer descansar e ver praia bonita ´`e lá mesmo!!!Ou vc vai Via Miami ou acho q a Copa Airlines vai começar a fazer!!!Valeu muito a pena!Abraços

Mayra
MayraPermalinkResponder

Olá! Estou programando minhas féras paa alguma dessas ilhas em outubro, não decidi ainda, mas gostaria de saber se nessa época corre risco de furacões. Adorei o site,dicas maravilhosas! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Mayra! A temporada de furacões vai até novembro, mas algumas ilhas ficam fora da rota. Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Helaine
HelainePermalinkResponder

Olá! Adorei os comentários, li todos os comentários e as dicas de a-z do caribe. Confesso que não sei mais onde visitar!
Moro em Pernambuco, onde temos Porto de Galinhas e Fernando de Noronha por perto. Quero encontrar praias calmas e mais belas, qual local do Caribe vcs recomendam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helaine! Com exceção da zona hoteleira de Cancún e das praias de Macao e Uvero Alto em Punta Cana, todos os destinos citados neste post e cobertos aqui no Viaje na Viagem têm praias calmas.

Leia sobre cada um dos destinos e veja qual lhe desperta mais a atenção e a curiosidade.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Oiiiiiiiiiiiii

Estou querendo em janeiro ir para o Caribe para Ilha de Margarita. O que vc me diz desse lugar???? Tem muito para se ver e comprar por lá???? Gosto de praias com aguas translucidas e calmas.
Dicas de hoteis proximo as melhores praias e melhor forma de cambiar.
Um abraço e aguardo um retorno

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Não recomendamos a ilha Margarita. As praias não são melhores do que as que você encontra no Brasil; não espere encontrar aquele mar transparente caribenho. A estrutura também deixa a desejar.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá, estou pensando em ir pro caribe ano que vem com minha família. Meu filho fará 1 aninho em maio e quero ir depois disso para que ele aproveite mais. Minha dúvida: qual a melhor ilha para crianças dessa idade? Estou pensando em Aruba ou Curacao, queria águas bem calmas. Abraço!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Tatiana! Tanto em Aruba quanto em Curaçao você encontra o mar calminho que está procurando smile Siga as dicas do Comandante para escolher o melhor trecho de praia!
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire/

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá Ricardo ou Bóia,
eu e meu marido estaremos de férias de 5 jan a 5 fev. Depois de ler outros muitos posts aqui pensamos em ir p/ Maldivas, mas vimos diárias de 1800 USD.. Até vimos algumas opções mais baratas, mas parecem "roubadas". Aí resolvemos investigar Caribe e chegamos neste post. Passamos a lua de mel em Aruba há 6 anos (junho) e adoramos. As dúvidas são as seguintes: 1) considerando que á janeiro, Maldivas vale mesmo tanta diferença de preço para o Caribe? 2) Alguma sugestão em Maldivas com preço mais razoável, mas sem ser "roubada"? 3) Se abandonarmos Maldivas e escolhermos Caribe, aonde ir, considerando um orçamento mais alto que para Aruba? (Temos 35 anos, mas não fazemos questão de badalar, o negócio é pra namorar, mesmo.. Por isso pensamos em St. Barths, mas parece pelos comentários daqui que não é o que procuramos..) Detalhe: estamos bastante acostumados a viajar e no caso de Maldivas, vamos ficar uns dias em Dubai..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Aqui quem responde é A Bóia.

É preciso ver o que você está comparando. No Caribe também dá pra achar diárias de 1.500 dólares -- pesquise Parrot Cay, Amanyara, Petit St. Vincent... Uma coisa é ir para uma ilha de náufrago que tem um hotel de luxo; outra coisa é ir para um balneário tradicional como Aruba ou Cancún.

Janeiro é alta temporada nos dois lugares. Nas Maldivas o Ricardo Freire indica o Cocoa Island. http://www.cocoaisland.como.bz/

No Caribe, se é para investir uma grana, a indicação do Ricardo Freire é St.-Barth.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Bóia, muito obrigada pela resposta rápida. Costumo organizar minhas férias com pelo menos 6 meses de antecedência, mas dessa vez o chefe liberou em cima da hora e estou surtando.. Vamos aos números (juro que li todos os posts e indicações, inclusive da Fernanda Costta):
- Maldivas: Cocoa Island: 1450; Holiday Inn Kandooma: 314
- St. Barth: Guanahani: 1050; Le Sereno: 690
Imagino que Holiday Inn não é comparável a Cocoa, mas a esta altura tem muita coisa (tanto hotéis quanto quartos mais acessíveis nos hotéis melhores) já lotada..
Agradeço qualquer pitaco!

Livia
LiviaPermalinkResponder

Ah, sim! Esqueci de dizer que queria mais dicas de hotéis, se possível! Obrigada de novo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Desculpe, o Ricardo Freire está no maior sufoco viajando e blogando e realmente não pode parar para sair pesquisando hotéis neste momento.

Ele manda dizer que o hotel de St. Barth que couber no seu bolso estará bom. "Não há nada em St. Barth que não seja bacana" é a definição dele.

Consulte o TripAdvisor para ver resenhas recentes sobre qualquer hotel, nas Maldivas ou em St. Barth, que acelere seu coração.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá, estou querendo sair de férias em março/abril....e estou em duvida entre Los Roques e St Martin, sei que são destinos com proposta distintas, mas enfim qual seria o melhor custo-beneficio?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Gabriela! É difícil dizer! Se suas férias vão ser escolhidas com base no que couber no bolso, o melhor a fazer é orçar as duas propostas!

JOSIANA
JOSIANAPermalinkResponder

Olá! Estou pensando em viajar para o Caribe no mês de fevereiro de 2012. A época é boa? Chove muito? Tem furacão? Vou com meu marido e meus filhos de 16 e 11 anos. Gostaria de conhecer as ruinas em Cancun e tbém aproveir as praias e nadar com golfinhos. Seria passeio de uma semana. Ouvi dizer que tem muitos adolescentes americanos. O que voces sugerem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josiana! A temporada de furacões vai de agosto a novembro, quando o clima é mais chuvoso. Fevereiro é dos meses mais secos. Os adolescentes aparecem aos montes entre março e maio, época do spring break.
Resumindo: fevereiro é uma época boa para ir!

Outras informações sobre Cancún, onde se hospedar, passeios e tudo o mais você encontra na página-guia da ilha: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

André T.
André T.PermalinkResponder

Aproveitando o post, as datas do spring break 2012 (por universidade) podem ser vistas aqui:

http://www.studentcity.com/blog/when-is-my-spring-break/

Perguntinha: será que mesmo St. Martin está na rota das hordas de estudantes ensandecidos?

E uma dica: a Copa airlines está com ótima promoção para o caribe. Encontrei POA-St. Marteen-POA por 1.500 reais, com taxas.

Ricardo Freire

St Maarten não tem all-inclusive, precisa alugar carro, a cerveja vem em garrafas pequenas e é cara... não combina com spring break.

DEISE
DEISEPermalinkResponder

Oi Andre, tu es de POA?
Ja conheces algo no Caribe?
To precisando de sugestoes....

Liliane Rodrigues

Olá Ricardo ou A Bóia...

Eu e meu noivo estaremos saindo em lua de mel a partir do dia 08-04-12, gostariamos de ir para algum lugar do Caribe, e os principais requisitos que desejamos é uma paisagem paradisíaca, tranquilidade para namorar, conforto e mto bom preço, se juntando todos esses requisitos ainda couber um sistem all inclusive, para nós seria perfeito, ah! outra coisa importante.. nada de teco-tecos rsss. Obrigada e aguardo a resposta de vocês

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liliane! A resposta está neste post e neste outro aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

Daí é com você: clicar em tudo e ver o que combina mais com você.

Gabi e Japa
Gabi e JapaPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia!
Primeiro parabéns pelo trabalho, as dicas de vocês são demais!

Queremos programar nossa lua de mel entre março e junho do ano que vem pro Caribe... a idéia inicial era um cruzeiro, mas achamos que o tempo que eles ficam nas praias pode ser pouco para aproveitar e conhecê-las de um jeito legal. Lemos muito na internet, compramos revistas... pensamos bem e estamos quase decidindo pela Jamaica.

Mas nessas lidas percebemos que dá pra se conhecer muitos lugares, pois as ilhas são próximas.

Queremos viajar de 15 a 20 dias, gostamos de natureza, praia, mar, cachoeira, mato, animais e queremos aproveitar isso. Nada de compras, conhecer museus, igreja, etc... rs
Quais dicas vocês têm pra nós?

Obrigado! Abraços caiçaras pra vocês

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabi e Japa! Não temos muita informação sobre a Jamaica. Não é um lugar que nos ocorreria sair por aí com conta própria. Preparem-se para perrengues...

Considerem a ilha de Tobago, em Trinidad y Tobago. O Caribe do Panamá (Bocas del Toro, San Blas) também tem esse jeito que vocês estão procurando.

Gabi e Japa
Gabi e JapaPermalinkResponder

Ah! Desculpem o comentário duplo... esquecemos de falar que também somos amantes de esportes, radicais ou não, e fazemos questão de conforto, mas não de luxo. Comida boa, chuveiro quente e cama boa pra dormir, do jeito mais modesto possível, pra nós basta smile
Valeu!!

Gabi e Japa
Gabi e JapaPermalinkResponder

Ok Bóia!
Vimos que a Jamaica é linda... mas realmente não temos informação de pessoas que já foram pra lá. Vamos verificar as dicas que vc deu. Muito obrigada smile

Vivian
VivianPermalinkResponder

Olá Ricardo ou A Bóia! Estou pensando em fazer Cancun e Miami na lua-de-mel que será em Novembro! Nos primeiros dias tudo que eu vou querer depois de todas as providências e responsabilidades da festa do casório será descansar muito..rs..rs..rs. Então acredito que o ideal para a gente seja um resort all inclusive mesmo. Mas, a partir do terceiro dia, vou querer fazer passeios mesmo, conhecer Cozumel, Xcaret e Tulum por exemplo, portanto não valeria mais à pena o sistema all inclusive, né? Portanto em qual hotel/cidade vcs nos sugeririam para ficar neste dois períodos? Ou seria melhor trocar de Hotel/cidade já que esses dois períodos possuem interesses bem diferentes? Grata!!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Não aconselho all-inclusive em nenhum dia. Em Cancún você pega o carro e em 5 minutos está nos shoppings e restaurantes, nada cansativo. Em Playa del Carmen você anda um pouco e está na Quinta Avenida, repleta de ótimos restaurantes.
Você pode dividir a estadia, mas isso é cansativo e faz perder tempo. Em Cancún os hotéis são muito melhores. É questão de gosto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivian! Aqui quem responde é A Bóia. Cancún só é um bom destino all inclusive para quem quer passar o dia inteiro no hotel comendo e bebendo. O Ricardo Freire não recomenda.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/all-inclusive-ou-nao-eis-a-questao/

Saiba mais sobre Cancún e região:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Punta Cana é um excelente destino all inclusive:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Olá Ricardo.
Estou indo para Cancun dia 14 de fevereiro.
Seria viável reservar apenas dois dias em un resort e outros dias rodar de carro e se hospedar diretamente nos hoteis?
Será que naõ terei problemas de arrumar lugar?
Vale a pena fazer isto ou é melhor ficar todos os dias em um mesmo resort?
Obrigado
Ricardo

maria luisa matta

boa tarde! estou querendo ficar um mes em punta cana, gostaria de saber se seria melhor ficar em uma casa e o que vcs indicariam. ou seria melhor um hotel .... me ajudem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luisa! Passar um mês em Punta Cana é muita coisa. Não há atrações fora dos resorts que justifiquem uma estada tão longa. Considere conhecer também Bayahibe e Santo Domingo:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/punta-cana-bayahibe-e-santo-domingo-na-mesma-viagem/
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/punta-cana-bayahibe-santo-domingo-testado-por-leitores/

A península de Samaná também é show de bola, tem pousadas de charme.

Se a idéia for passar 30 dias de descanso em lugares de praia, poderemos sugerir outros roteiros, até mesmo no Brasil smile

Souza Neto
Souza NetoPermalinkResponder

Ricardo q apelido vcs arranjaram para o seu assessor.Já pensou alguém o avistar e gritar na praia ; Olha o Bóia lá.(Estás de bom humor?rarara Ah, não estás? Hummmm)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Souza Neto! Eu já nasci A Bóia, não é apelido não mrgreen

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá Ricardo. Tudo bem?
Gostaria de saber qual, entre os demais destinos no Caribe, têm o mar mais parecido com o de Bayahibe, na República Dominicana. Me encantei com o local e gostaria de repetir a experiência.
Abraço,
Ana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Aqui quem responde é A Bóia.

Todos os lugares que o Ricardo Freire indica têm mar lindo -- basta evitar a época das chuvas.

Leia este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/caribe-10-praias-nota-10/

Ana
AnaPermalinkResponder

Complementando: repetir a experiência no sentido de apreciar um mar super azul, porém conhecendo um lugar novo no Caribe.

Sil
SilPermalinkResponder

Olá!! Nossa, se estava em dúvida sobre qual destino caribenho ir, agora piorou... me identifiquei com quase todos... então, se puder me ajudar, gostaria de um lugar onde tenha praias calmas com mar translúcido, roteiros de caminhadas ou aguma atividade em meio a natureza e também seja bom para ir sozinha/solteira, um lugar mais "social" onde possa interagir com outros solteiros.. Pretendo ir em fev ou mar/12. Obrigada e parabéns pela iniciativa e disponibilidade!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sil! Natureza é no Brasil mesmo! O lugar mais parecido com o que você quer, no Caribe, é Playa del Carmen.

Larissa Y. Viceconti

Oi Ricardo, oi Bóia... achei esse site hoje e não me conformo como eu não o conhecia antes!!! Eu adoro viajar e adoro programar minhas viagens sozinha (com ajuda da net). Esse site vai me ser muito útil hehehehe smile
Meus pais querem ir para Punta Cana e nos convidaram para ir junto (eu, marido e filhinha de 4,5 meses). A princípio iríamos em junho (meu pai quer fugir do frio), mas só agora li que é período de chuvas. Li também vários comentários sobre diversos resorts, mas queria algumas dicas para levar minha bebê, vai ser sua primeira viagem mais longa e eu estou ansiosa por isso!!! Vcs podem me ajudar a selecionais algumas opções de resorts que tenham alguma infra para criança (tipo cozinha para preparar papinhas e coisas assim??)
Desde já agradeço pela ajuda e aproveito para parabenizá-los pelo site e dicas!! smile)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa! O Club Med é bem equipado para receber bebês. Não é comum haver cozinha nos apartamentos, já que todos os hotéis funcionam no sistema all-inclusive.

FLÁVIA
FLÁVIAPermalinkResponder

Olá, A Bóia! Minha lua de mel será entre 04 e 15 de junho. Esse período chove muito no Caribe?? Fiquei apreensiva agora, já que estamos entre Punta Cana, Varadero ou Cancun, justamente para fugir das chuvas do Nordeste brasileiro!!!!!!! Aguardo sua resposta. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! Junho é mais recomendável no Caribe sul: Aruba, Curaçao, Los Roques, Barbados. Nesses lugares estará sequinho.

Em Punta Cana ou Cuba, o quando mais tarde em junho, menos chuva você deve pegar.

Na Riviera Maia não é um mês ruim, mas não é dos melhores (a época mais seca vai de fevereiro a maio).

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá, boa tarde!
Gostaria de ir com meu noivo para Punta Cana entre o mes de maio a junho... nesse periodo teremos mtas chuvas?
Caso tenha, qual lugar do Caribe me indica?

Agradeço desde já.

Paula

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Entre maio e dezembro é possível pegar pancadas de chuva, como temos aqui no verão. Leia na seção "Quando ir", da página-guia de Punta Cana.
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/

Em Aruba e Curaçao o clima é mais seco:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire/

Wesley
WesleyPermalinkResponder

Olá, muito boa tarde.
O blog como sempre é excelente em suas matérias e postagens, auxilia e muito os viajantes de plantão!

Bóia, tenho uma dúvida, quero ir para o caribe no final de abril, início de maio deste ano, já fui em isla margarita e gostei bastante, só que dessa vez queria diversificar um pouco, penso em um lugar com uma boa praia, um resort all inclusive, e também que me dê opções para comprar uns bons importados - afinal ninguém é de ferro, e estou em uma dúvida imensa com vários lugares!! O que vc me indica??
Muito agradecido!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wesley! Você pode ir para Punta Cana com uma parada no Panamá para compras:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/2-dias-no-panama-as-dicas-do-anderson-que-mora-la/

Wesley
WesleyPermalinkResponder

Opa, muito obrigado! Mas qual hotel vc me indica? Não penso em muito luxo, mas queria um bom resort all inclusive!

Muito obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wesley! Visite a página-guia de Punta Cana e veja o que o Ricardo Freire recomenda!
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/

Camila
CamilaPermalinkResponder

Boa noite Bóia
Ano passado nossa família (8 pessoas) passou o carnaval entre Aruba e Curaçao mas este ano queríamos voltar ao mar do Caribe e conhecer outros lugares. Este ano estaremos em 12 pessoas, que querem curtir as lindas praias e a noite comer em bons restaurantes além é claro das comprinhas, passeios em shoppings ou nas ruas (centro comercial antigo de Aruba). Quais os lugares que concentram o que encontramos e adoramos em Curaçao e Aruba.
Obrigada

Ânderson
ÂndersonPermalinkResponder

Bom dia!!!

Que lugar vc recomendaria para Lua de Mel em janeiro??? Tenho olhado muitas coisas e fico cada vez mais em dúvidas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ânderson! Janeiro é bom em todo o Caribe. Infelizmente não podemos decidir em questão de gosto.

Daniella
DaniellaPermalinkResponder

Boa Tarde!
Estou pensando em passar minha lua de mel em punta cana do dia 17 ao dia 24 de dezembro. Descobri esse site e pesquiso nele todos os dias!
Acabei de ligar em uma agência de viagem e a atendente me assustou um pouco dizendo que o mês de dezembro é chuvoso e que ainda corro o risco de me deparar com um furacão!
É verdade? Msm na segunda quinzena de dezembro pode haver furacões? E chove muito? Chove o dia todo atrapalhando nossa viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniella! Não há furacões em dezembro. A época de furacões termina em novembro.

Dezembro é um mês menos chuvoso do que setembro e outubro, mas você corre o risco de pegar alguma frente fria.

Daniella
DaniellaPermalinkResponder

E como é a frente fria de lá? Costuma chover sem parar como aqui, ou algo bem passageiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniella! Se vier uma frente fria, o mar fica agitado e o tempo nubla por um ou mais dias.

Renato Gunello Di Marco

olá, gostaria de conhecer, em junho próximo os seguintes lugares:
St Lucia / Bahamas / Playa del carmem, e se possível outros. Trata-se de viagem de lua de mel (bodas de ouro). Gostaria da sua ajuda para montar o melhor roteiro. Por ondre entrar, Panamá ou USA? Disponho de vinte dias para esta viagem.
Abç,
Renato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Você precisa primeiro se decidir por uma região. Não há transporte intra-Caribe entre ilhas de regiões diferentes; o que existem são rotas entre as ilhas e os lugares emissores de turistas (basicamente Miami, e agora também Panamá, que virou um "hub"), ou então entre as ilhas e a ilha mais importante do pedaço (por exemplo, Sta. Lúcia-Barbados, ou Anguilla-St Maarten). Um roteiro que juntasse Sta. Lúcia (uma "satélite" de Barbados), com Bahamas (zona de Miami) e Playa del Carmen (Cancún, sem ligação direta com o Caribe a não ser Havana) daria muito trabalho.

Via Panamá você chega a Punta Cana, Bahamas, St Maarten e Aruba.

Via Miami você chega a qualquer destino caribenho.

A época da viagem também influi em que ilhas você deve escolher para visitar.

fernanda ramos

adorei as dicas,estou querendo passar minha lua de mel no caribe,de uns 5 dias, porem não quero gastar muito,vc poderia me indicar um lugar com praias de tirar o folego,com hoteis bons e em conta;com passeios,e com locais bem paradisiacos para mergulho??
desde ja agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Não se vai ao Caribe por menos de uma semana, é longe demais para ficar menos do que isso.

O lugar mais em conta é Punta Cana, mas não é o melhor para mergulho nem tem passeios. Playa del Carmen talvez seja o mais próximo do que você imagina, mas para economizar você tem que ficar num hotel mais simples.

Cintia Bonato
Cintia BonatoPermalinkResponder

Olá Ricardo, ano passado fui para Punta Cana com meu marido e filho de 3 anos e foi fantástico pq uniu oque queríamos. Um hotel maravilhoso com praia maravilhosa. Nós aproveitamos e nosso filho também. Este ano quero ir para outro lugar do Caribe e gostaria da sua dica, pois sua experiência nos ajudou muito a escolher Punta Cana e ficamos no Barceló Bávaro Palace Deluxe.
Agora quanto mais leio mais confusa fico porque tem muitas ilhas e lugares diferentes, mas como temos uma criança já exluí alguns lugares como Cancúm que tem vida noturna e muitos passeios e precisamos de um lugar bonito, tranquilo com um ótimo hotel, pois adoramos ficar bem hospedados.
Um lugar que estou bem interessada é Aruba, mas muito indecisa porque um amigo me disse que eu não ficaria tão bem instalada quanto ao Barceló!! Estou vendo também Cozumel ou outra praia do México mais calma.
Sei que não podemos comparar aonde já fomos mas você teria alguma dica de praia boa com um ótimo hotel para irmos com nosso filho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cintia! Aqui quem responde é A Bóia. Um lugar onde você encontrará as mesmas cadeias hoteleiras de Punta Cana e com o mesmo esquema all inclusive em lindas praias é a Riviera Maia, logo abaixo de Cancún. De quebra, você ainda poderá fazer ótimos passeios.

Aruba tem bons hotéis, mas não são tão auto-suficientes.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Lilian
LilianPermalinkResponder

Olá, gostaria de dicas sobre a ilha de Guadalupe.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian!

Um bom ponto de partida sempre é o New York Times:
http://travel.nytimes.com/travel/guides/caribbean-and-bermuda/guadeloupe/overview.html

Internauta
InternautaPermalinkResponder

Olá, Ricardo, Bom dia! Gostaria de saber se para fins de se jogar em um cassino, e curtir boas paisagens, curiosidades e fazer ótimas compras, qual seria o melhor roteiro, considerando que seja em abril, Panamá e Cancun, ou Panama e Costa Rica? Grato!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Internauta! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire.

A sua dúvida parece estar entre Costa Rica e Cancún, certo? Pois escolha Costa Rica se você gosta de mata e ecoturismo, e Cancún se quer praia e sítios arqueológicos.

Compras você resolve no Panamá. O país também tem belas paisagens e boas praias na região de Bocas del Toro.

https://www.viajenaviagem.com/category/panama

francisco Jr.
francisco Jr.PermalinkResponder

olá, Ricardo. Inadvertidamente, comprei e já paguei um cruzeiro para o leste do caribe no final de setembro. Só depois soube que estarei literalmente no olho do furacão. O navio é o OASIS OF THE SEAS, da royal caribbean. Há algum perigo real? Soube que os navios têm notícia do furacão com 3 dias de antecedência e mudam a rota. Nesse caso, para onde vão normalmente? O mar caribenho fica seriamente comprometida nessa época? Estatisticamente, quais as chances de aparecer um furacão em setembro no leste do caribe(st marteen, nassau e st barth)? Desculpe pelo excesso de perguntas, mas é que organizei a viagem para um grupo grande de amigos e agora estou bastante apreensivo.abraço, Francisco

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Francisco! Aqui quem responde é A Bóia.

Nada é interrompido durante a temporada de furacões no Caribe; a ocorrência é pontual e só causa incidentes na rota específica de cada furacão, que é acompanhada e projetada dia a dia pelos serviços meteorológicos.

Trata-se, porém, da época mais úmida e chuvosa também.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Olá ! Sei que pode ser uma pergunta muito vasta, mais quais os melhores destinos para Lua de Mel, pensando na região do Caribe... se puder recomendar hotéis também agradeço muito, parabéns pelo blog, abs, Henrique (viagem em set-12)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Em setembro, para não ter risco de furacão, pense em Aruba ou Curaçao:

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Luis Linhares
Luis LinharesPermalinkResponder

Oi!!! Tenho 31 anos e gostaria de saber qual praia tem gente mais bonita de se ver, hahaha. Abraços e parabéns pelo excelente site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Se vai ter gente bonita eu não posso garantir, mas você está procurando por badalação, sua praia é Cancún!

Lilian
LilianPermalinkResponder

Obrigada! Se alguém já foi a Guadalupe e quiser me dar umas dicas, ficaria muito agradecida!
Gde abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Subimos a sua pergunta o Perguntódromo, vamos ver se aparece alguém.

O New York Times sempre é um bom ponto de partida:
http://travel.nytimes.com/travel/guides/caribbean-and-bermuda/guadeloupe/overview.html

Lilian
LilianPermalinkResponder

Ótimo, obrigada!

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá,

Estou pensando em ir pra Cancun, as praias de lá são bonitas? Entre Cancun e Punta Cana? Que Hoteis vcs indicam que fiquem próximos as praias belas?
Quanto sai em média os passeios? Festas?
Abril é qual estação? Chove muito?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Esse guia é um ponto de partida para descobrir qual praia combina mais com você. Para saber mais sobre cada ilha, clique no menu superior em Américas, e selecione Caribe A-Z. Ali estão as páginas-guia que levam a todas as informações de que você precisa. smile
Página-guia de Cancún: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/
Página-guia de Punta Cana: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/

Para entender Cancún e Riviera Maia: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Marly
MarlyPermalinkResponder

Olá. Dois casais com 2 filhos cada, idade entre 18 e 24 anos, pretendemos viajar de 26/12 até 05/01, queremos ir ao Panamá , mas nos parece muito tempo para ficar lá, pensamos em ir para o Caribe, mas não sabemos onde escolher, precisa ser bom de praia e de noitada, bom e pratico, poderia nos orientar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alò, Marly! Se você pensa em praia e noitada, considere Cancún: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar