pequeno guia do caribe Curaçao

Pequeno guia do Caribe para escolher sua ilha

Como escolher a sua praia no Caribe diante de tantas opções de mar azul e areia branca? Cada ilha do Caribe tem o seu jeito de ser. Neste pequeno guia do Caribe você vai descobrir com qual das ilhas você combina melhor.

Quando é bom ir ao Caribe?

A Páscoa marca o fim da alta temporada no Caribe. As diárias dos hotéis da região caem sensivelmente e permanecem camaradas até o início de dezembro.

A melhor hora para aproveitar a baixa temporada no Caribe vai de abril a junho, quando o tempo é mais seco e não há risco de furacão.

Brasileiros têm um empurrãozinho extra: a época coincide com a estação de chuvas no Nordeste. Aqui vai um pequeno guia do caribe para começar a decidir em que ilha estender sua toalha.

Atenção: vacine-se contra febre amarela

Ao longo de 2017, quase todos os destinos do Caribe passaram a exigir certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros. Veja como fazer o seu (ou conseguir o certificado de isenção) neste post.

Aruba

É a sua praia: se você quer sol garantido, mar azul-bebê e infra voltada para o público americano (sem precisar de visto).

Pegadinha: o centro de Oranjestad, a capital, vive em função dos navios de cruzeiro que passam o dia; é melhor hospedar-se em Palm Beach.

Acesso: via Bogotá pela Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Aruba.

Curaçao

É a sua praia: se você quer rechear a sua temporada caribenha com história e cultura locais. Willemstad é uma das cidades mais fotogênicas do Caribe.

Pegadinha: as praias dos hotéis são artificiais. Hospede-se no centro (o Renaissance Curaçao é novinho e fica perto do agito) e alugue um carro para ir às belíssimas praias selvagens.

Acesso: via Belo Horizonte com a a Azul, Bogotá pela Avianca, ou via Cidade do Panamá com a Copa.

Saiba mais: Guia de Curaçao.

Cancún

É a sua praia: se você quer fazer passeios e mais passeios. A região tem praias lindas, ruínas maias e ecoparques temáticos.

Pegadinha: só viaje se tive visto americano, canadense, japonês (múltiplas entradas) ou australiano em dia. Dá para tirar também o visto mexicano, mas está difícil agendar e dá tanto trabalho quanto o americano

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Lima pela Avianca ou via Cidade do México pela Aeroméxico.

Saiba mais: Guia de Cancún.

Punta Cana

É a sua praia: se o seu barato é um bom resort all-inclusive, seja bem-vindo ao paraíso.

Pegadinha: muitos resorts têm áreas vips, com piscinas e restaurantes menos cheios; informe-se e, se puder, cacife o upgrade.

Acesso: direto pela Gol (saindo de São Paulo) ou pela Latam (saindo de Brasília), via Cidade do Panamá pela Copa ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: aqui.

Cuba

É a sua praia: se você quer ter um gostinho de Cuba antes que acabe (mas para isso precisa ficar uns três dias em Havana, onde não há praia).

Pegadinha: Varadero tem praias lindas mas, se couber no seu bolso, programe a parte de praia do pacote em Cayo Largo (a praia da foto), que é uma espécie de genérico das ilhas Maldivas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa, via Bogotá pela Avianca ou via Lima pela Latam.

Saiba mais: Página de Cuba.

Cartagena

É a sua praia: se você quer visitar uma das cidades coloniais mais bonitas das Américas, ter o gostinho de uma cultura vibrante e ainda voltar bronzeado.

Pegadinha: a praia da cidade não é bacana.

Acesso: via São Paulo pela Avianca, via Bogotá pela Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

San Andrés

É a sua praia: se você mergulha. A rotina da ilha é pegar um barco todos os dias para mergulhar ou fazer snorkel nos arredores.

Pegadinha: a viagem fica mais rica quando combinada com Cartagena.

Acesso: via em Bogotá por Avianca ou Latam, via Cidade do Panamá pela Copa.

Saiba mais: aqui.

St. Maarten

É a sua praia: se você quer zanzar de praia em praia como se estivesse em Florianópolis (e ziguezagueando entre Holanda e França sem burocracia).

Pegadinha: o trânsito é tão ruim quanto o de Floripa no verão.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami pela American.

Saiba mais: Guia de St. Maarten.

Barbados

É a sua praia: se você quer ver um Caribe com sotaque inglês, onde muito poucos brasileiros já foram.

Pegadinha: para pegar praia bacana, fique na costa oeste; na costa leste o mar tem ondas.

Acesso: via Cidade do Panamá pela Copa ou via Miami por cias. americanas.

Saiba mais: Guia de Barbados.

St.Barth

É a sua praia: se você curte St.-Tropez, ou se está querendo dar mole para os paparazzi.

Pegadinha: para pegar a badalação, é preciso vir na alta temporada mesmo (entre o Natal e a Páscoa, mas sobretudo na virada do ano)

Acesso: teco-teco desde St. Maarten, com pouso vertiginoso rente à praia.

Saiba mais: Página de St.-Barth.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Praias do Caribe

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    780 comentários

    Riq,
    Já segui tuas dicas para Boipeba e Los Roques. Também vi nos diversos posts que têm pessoas que gostam muito de mergulhar.
    Então, duas sugestões minhas, que ainda não vi comentários por aqui:
    – Bonaire: o mergulho mais fácil, de maior visibilidade e muito melhor que Noronha e Los Roques (na minha opinião);
    – Roatan (e também as vizinha Utila e Guanaja): muita visibilidade, vida marinha e o mergulho mais barato do mundo.

    Abração e obrigado pelo muito que já aproveitei das tuas dicas, embora em já tenha dado de presente uns 3 livros teus a alguns amigos …

    Pergunta meio difícil, mas quem sabe vcs me ajudam: estarei na República Dominicana e quero ir de Punta Cana para Samaná. Alguém sabe qual o melhor meio de transporte para fazer esse trech(carro, avião ou ferry-boat)? Já olhei o mapa e vários sites (até o link que o Ricardo mandou sobre o relato da Carmen), mas ainda não consegui nada esclarecedor.
    Abraço a todos

      Olá, João Paulo! Existem passeios organizados saindo de Punta Cana para ver baleias em Samaná, e também tours para Samaná. São puxadíssimos e requerem um mínimo de passageiros. Se você não for de carro próprio nem fretar um táxi, vai ter que ir até Santo Domingo e lá pegar outro ônibus!

    Oi !! Passei tarde e noite lendo todas as dicas possíveis no site. Antes de acessá-lo estava perdida entre pontos opostos e cheia de dúvidas – Tahiti, Ilhas Fiji ou Caribe. Achei o que queria!! Hotéis, temperatura, passeios, tudinho, tudinho muito bem explicado – claro e objetivo.
    Aliás, dicas do Riq Freire nunca falharam. Já segui várias e todas com sucesso !! Informações totalmente acessíveis e incríveis. Parabéns !!

    Estou programando uma viagem comemorando 10 anos de casado para o mês de julho. Queria uma dica de local no Caribe. Não gosto de ficar parado em um resort o dia todo, gosto de passeios, caminhadas, explorar, conhecer a historia do local. obrigado.

      Olá, João! Leia as dicas deste post, você vai encontrar a ilha que tem a sua cara! 😉

    Ola

    Esqueci de dizer….. Queremos um cruzeiro de 05 á 07 dias.

    Obrigada

      Marcia,

      Va ate o site https://www.cruisecritic.com e escolha no menu a opcao “Find a Cruise”. No quadradinho “Destination” escolha Cruise Region: Caribbean – ALL e Departure City: Miami e clique Go. Voce vai ver todos os navios saindo de Miami indo pro Caribe, por quanto tempo, onde param, epoca do ano, etc.

      Boa sorte,
      Luciana

    Ola

    Estou programando minha lua de mel. E gostaria partindo de Miami conhecer o Caribe. Alguem poderia dar sugestões.

    Obrigada. Bjs.

    EXISTE ALGUM CRUZEIRO SAINDO DE ARUBA, COM DURAÇÃO PEQUENA.

      Olá, Paula! Há vários cruzeiros que passam por Aruba, mas nenhum é curtinho como os de Miami, não.

      Diquinha: por favor não escreva em maiúsculas. Na internet isso é tido como gritar. Em muitos sites sua pergunta teria sido deletada só por isso!

    Eu e meu esposo estamos querendo conhecer algumas ilhas do Caribe como Aruba Curaçao Punta Cana e Saint Martten … são tão lindas que queríamos conhecê-las de uma só vez acha que é possível fazer isso em quantos dias rss?
    Só que detalhe nem começamos a tirar os documentos e nossas férias serão em outubro 2011!!!

      Olá, Ariana! O Caribe não vai sair do lugar! Em breve o Comandante vai fazer um post sobre as rotas factíveis no Caribe. Se você quer fazer tantas ilhas assim de uma vez só, é melhor pegar um cruzeiro!

    Ricardo, parabéns pelo guia e obrigado pelas informações. Não sei se você pode me ajudar: estarei em Punta Cana em abril e de lá quero ir a Curaçao. Alguma companhia aérea internacional faz esse trecho Punta Cana-Curaçao?
    Grato pela atenção,
    João Paulo

      Alô, João Paulo! Lamentamos informar, mas esse trecho não faz sentido! Seria como um vôo direto Fortaleza-Porto Seguro, ou Ilhéus-Fernando de Noronha. Você teria que ir a Santo Domingo, de lá voar a St. Maarten, e então tomar outro vôo para Curaçao. O mais fácil seria voar Punta Cana-Miami-Curaçao.

      A questão é que não tenho visto americano, e não queria ter que tirá-lo somente para fazer escala em Miami. De qualquer forma, valeu pela informação, de repente lá em Punta Cana fico sabendo de algo.
      Abraço

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito