Iberostar Bahia, o resort que deslanchou a onda all-inclusive

Iberostar Bahia

A rede espanhola Iberostar é uma das gigantes do mundo dos resorts all-inclusive. Foi a partir da inauguração do Iberostar Bahia, em 2006, que o esquema all-inclusive começou a deslanchar no Brasil. Até então era um sistema exótico, visto pelo consumidor brasileiro como uma marca registrada do Breezes, na vizinha Sauípe. Com o grande sucesso do Iberostar (impulsionado por preços bem atraentes praticados no início), a concorrência foi reagindo, e o sistema se alastrou primeiro pelo norte da Bahia, depois a Alagoas, até conquistar grande parte dos resorts que não se localizam dentro de cidades ou vilarejos.

O hotel recebe muitos estrangeiros; todas as atividades são conduzidas em português, espanhol e inglês.

No fim de 2008 o complexo ganhou um segundo resort, mais luxuoso, o Iberostar Praia do Forte (leia sobre ele aqui). Os hóspedes do Iberostar Bahia não têm acesso ao Iberostar Praia do Forte (mas os do Iberostar Praia do Forte podem freqüentar o Iberostar Bahia).

A localização

Iberostar Bahia

3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (a estrada está inteiramente duplicada até 5 km antes da entrada do complexo).

A praia

Iberostar Bahia

Iberostar Bahia

De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.

As instalações

Iberostar Bahia

No prédio principal, térreo, de pé direito altíssimo, estão a recepção e os restaurantes. Os mais de 600 apartamentos se distribuem em três blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.

O spa fica no caminho do Iberostar Praia do Forte. As quadras de esporte e o campo de golfe ficam na parte de trás do terreno — mas a academia é perto do mar.

O bloco mais próximo da recepção e dos restaurantes é o Edifício 2. Mesmo ficando nele, prepare-se para caminhar bastante — você vai precisar, para queimar as calorias incluídas…

Os apartamentos

Iberostar Bahia

Espaçosos, decorados em cores vibrantes. O frigobar vem abastecido, e está incluído. Têm sacada, mas não têm rede. Os apartamentos do bloco 1 e a ala esquerda (norte) do bloco 2 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Se você não quer subir escadas, avise ao fazer reserva: os blocos não têm elevador.

Piscinas

Iberostar Bahia: piscina com música

Há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.

Iberostar Bahia: piscina com música

Entre os blocos 2 e 3 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. É aqui que você vai entrar em contato pela primeira vez com o jingle do Iberostar, usado em todas as atividades. O refrão “animação é muito bom!” pega feito chiclete de ouvido.

Iberostar Bahia: piscina quieta

Entre os blocos 1 e 2 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. Por ali você só ouve eventualmente alguma algazarra de crianças, quando elas estiverem fazendo em atividade no kid’s club. (Querendo sossego total, basta pegar um lugar na piscina quadrada de pólo aquático, junto à praia — na foto abaixo –, onde não há barulho nenhum.)

Iberostar Bahia: piscina quietíssima

Kid’s club

Iberostar Bahia: kid's club

O clubinho fica junto à piscina tranqüila e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.

Copa do bebê

Tem papinhas.

Refeições

Iberostar Bahia: chef da estação baiana no jantar

Refeições

Os buffets são do tipo pantagruélico, com uma profusão de estações. (A mesa de doces é quilométrica; há também um buffet de sorvete com três sabores e coberturas). Na minha estada peguei camarões graúdos.

Iberostar Bahia: estação baiana no buffet de café da manhã

No café da manhã, destaque para a estação de iogurtes, variadíssima.

Iberostar Bahia: buffet do almoço

O almoço é servido no restaurante da praia. Perto da piscina tem baiana do acarajé.

As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).

Para jantar, além do restaurante principal, há dois restaurantes à la carte — um de teppan-yaki, o Sakura, e outro de comida mediterrânea, o Mare Nostrum. Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).

Bebidas

Iberostar Bahia: chopp

Na época de nossa visita, as cervejas eram Sol e Kaiser, e os refrigerantes, Coca-Cola. Se este for um item essencial à sua decisão, recomendo comunicar-se diretamente com o hotel para se informar sobre o acordo vigente. O whisky, Red Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.

Entretenimento noturno

Iberostar Bahia: shows

Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.

O spa

Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.

Golfe

O green fee é cobrado à parte. É possível também fazer aulas de golfe.

Um cantinho

Iberostar Bahia - sala de ginástica

A academia de ginástica com vista para o coqueiral e o mar.

Passeios

Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila . O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.

Iberostar Bahia

O hotel Iberostar Bahia, na Praia do Forte…

  • É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Praia do Forte na Rentcars em até 10 vezes

171 comentários

Olá gostaria de dizer que quem viajar ter conforto e um pouco de luxo, devem ir ao Iberostar Praia do Forte. Esse sim é limpo os 7 dias q fiquei lá fui muito bem recepcionada e servida o amigo sitou sujeira mais acho q isso deve acontecer somente no Iberostar Bahia por ser mais barato e muito mais movimentado cheguei a visitá-lo achei sujinho mesmo. Quem for no Iberostar Praia do Forte jamais esquece é maravilhoso tive aulas de golf, o spa é simplesmente maravilhoso. Recomendo!

Alguem sabe me informar como está a limpeza da piscina principal, único ítem que não me agradou no resort.

    Eliane
    Fui final de abril deste ano e a área das piscinas estavam sempre muito limpas, acredito que ficavam sujas quando era permite comer na região do bar molhado, agora não é mais permitido, não encontrei sujeira alguma por lá, o lugar é o melhor resort que já fui.

Estive no Iberostar Bahia em Maio 2010 e recomendo como um passeio em que vc terá 100% de satisfação garantida. Tudo lá é muito, muito bom! Vc faz amizades novas, curte um clima super agradável da Bahia, come muito, dança e se diverte com a equipe de animação que é show!! Ahhh que saudade do Iberostar!! Quero voltar muitas vezes!!

ALGUEM UTILIZOU ALGUM TRANSFER PARA O IBEROSTAR E SE SIM O QUE ACHARAM

Olá Ricardo!!!
Não sabia onde escrever sobre esse tema, por isso resolvi colocar aqui mesmo…onde estava fazendo uma pesquisa pré-viagem.
Sinto mta falta do antigo site com as melhores praias do nordeste…lá a gente econtrava todas as informções em um só lugar (vai por mim/ onde ficar/ onde esticar/ o que comer/ o que nao fazer…)
Nesse novo endereço podemos achar as mesmas coisas??
Muito obrigada pelo site e por seu meu guru das viagens. Nunca cometi um deslize seguindo as suas dicas!!
Beijos

Elisa

O Iberostar é maravilhoso. O ponto negativo é a falta de limpeza da mega-piscina. Os rejuntes das pastilhas estão carregados de limo ou lodo e a água parece estar gordurosa, sem aquele cheiro de cloro de piscina limpa.

A comida é de boa qualidade, mas não chega perto ao do Grand Palladium em termos de variedade, como lagosta no jantar. Dentre os temáticos, o mediterraneo é o melhor.

Os shows são bem bacanas,mas a boate é um erro. O ambiente é todo claro,devido a vidraça que dá pro corredor. O bar do lobby é bacana, mas o calor é insuportável pois o bar está numa área sem circulação de ar, tornando uma parada maior ali super desconfortável.

Concordo em gênero, número e grau com a Rita! Estive lá por 11 dias em dezembro e tive várias reclamações:
1 – Um dos dias em que fui jantar no Restaurante Mediterrâneo encontrei uma mosca na sobremesa, alertei a funcionária, que, imediatamente, retirou aquela mousse, mas quando voltei tinha outra mosca em outra sobremesa. Uma vergonha, em se tratando do restaurante ser fechado e não fui só eu quem viu….No dia em que fui jantar no Restaurante de Carnes havia insetos, também, nas sobremesas, apesar do Restaurante, ali, ser aberto e vulnerável aos insetos uma proteção às sobremesas deveria ser colocada. Uma hóspede alertou o funcionário que, dessa vez, nada fez, pelo menos que eu tenha visto.
2 – As piscinas da região do Bar Molhado estavam tão sujas que soltavam ao se tocar a água formavam-se aquelas bolhas de gordura.
3 – Os carrinhos dos mensageiros deveriam andar com menos velocidade, teve um dia que minha filha (4 anos) quase foi atropelada por um, pois soltou-se da mão da mãe, a sorte é que o carrinho passou uns 50cm ao lado dela e acho que o funcionário nem notou.
4 – Os banheiros da piscina que ficam ao lado do bar (onde, normalmente, fica a Nancy(excelente funcionária, sempre atenciosa e de sorriso aberto) estavam sempre sujos, teve um dia que minha esposa teve que reclamar com um funcionário para limpar o banheiro feminino pois haviam fezes no chão do banheiro ha mais de 1 hora.
5 – Eu deixei para almoçar, um dia, no “Meu Rei” perto de 15h e constatei que vários pratos não são repostos, até molho de macarrão (coisa tão simples), o funcionário me disse que havia acabado e não ia repor.
6 – No café da manha eu cheguei a solicitar durante meia hora pães de queijo e não apareceram. Minha esposa foi tomar café mais tarde e faltou até suco de laranja
7 – Copos e pratos sujos eram rotina, uma vez peguei um copo para tomar chopp com restos de comida…
8 – No dia que cheguei, um casal amigo encontrou uma barata, tranquilamente passeando entre os pratos no Meu Rei. O maitre, imediatamente, disse ser um fato isolado, mostrou-lhes a cozinha do hotel (constataram ser limpa) e o Hotel até deu-lhes upgrade de apartamente para um em frente ao mar e direito de utilizar os restaurantes sem limite de reserva. Julguei, pela atitude correta do hotel, realmente ter sido um fato inusitado e isolado, mas o dia a dia nos mostrou que o fato não era tão isolado assim.

Gostaria de salientar, pelo lado positivo, os excelentes funcionários do Miniclube e a camareira que limpava diariamente meu apartamento (Izabel).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito