Resort em Salvador, pé na areia: Catussaba

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Catussaba Resort, Salvador

Durante mais de uma década, o Catussaba foi o único hotel de Salvador pé-na-areia. De alguma forma, continua sendo, já que não há absolutamente nada entre o resort e a areia (no quase-vizinho Gran Hotel Stella Maris existe uma ruazinha de serviço onde carros passam e eventualmente estacionam). É um resort compacto, com clientela internacional cativa (argentinos e europeus em busca de acomodação à beira-mar com bom custo x benefício) e uma ala business anexa, para convenções.

A localização

À beira da praia de Catussaba, colada em Itapuã (imediatamente ao norte). O aeroporto fica pertíssimo -- menos de 10 minutos porta a porta. A região é residencial, com casas de praia e condomínios. O Pelourinho está a 30 km. Se estiver de carro e quiser curtir a noite de Salvador (no Rio Vermelho, no Jardim Brasil ou na Bahia Marina) conte em levar pelo menos 45 minutos (com trânsito bom).

A praia

Catussaba Resort, Salvador

Tem mar agitado, com ondas boas para surf. Para entrar n'água é aconselhável ir caminhando para a esquerda, na maré baixa, até chegar às piscinas naturais de Stella Maris (dá uns 15/20 minutos).

Catussaba Resort, Salvador

As instalações

Catussaba Resort, Salvador

O prédio principal faz um L, com uma ala perpendicular à praia (do lado direito) e outra paralela ao mar.

Aproveitando o declive do terreno, a entrada é pelo primeiro andar, onde estão lobby, bar da noite e ponto de internet. No térreo, junto à piscina, fica restaurante. À esquerda do prédio (0lhando para o mar) fica a academia. As quadras de esporte ficam na parte de trás do terreno.

Os apartamentos

Catussaba Resort, Salvador

Os 250 apartamentos são básicos. Têm varanda (com rede) e TV convencional. Os apartamentos do Catussaba Business, na rua de trás, são modernos.

Piscina e kid's club

Catussaba Resort, Salvador

O formato é interessante: tem quatro ambientes diferentes, interligados, em torno de uma ilha, onde está o kid's club. Boa parte da piscina é tomada pelas atividades das crianças.

Catussaba Resort, Salvador

Refeições

Catussaba Resort, Salvador

São feitas no restaurante principal, junto à piscina. As diárias incluem o café da manhã, farto e variado. Almoço e jantar são servidos como buffet.

Na piscina dá para pedir acarajé e petiscos convencionais, como batata frita, bolinhos de bacalhau, camarão ao alho e óleo.

Pela areia passam ambulantes com os petiscos típicos da praia, como queijo coalho, espetinho de camarão. À noite não existem restaurantes para ir a pé, mas em cinco minutos de carro você chega a bons restaurantes em Itapuã.

Bebidas

Quando visitamos, em 2010, as cervejas eram Ambev e os refrigerantes, Coca-Cola. Se esse item for essencial na sua escolha, contacte o hotel para informar-se do acordo atual.

Há vendedores de bebidas na praia em frente.

A sala de ginástica

Fica à esquerda do prédio principal.

Os passeios

É uma ótima base para quem está de carro e quer visitar tanto a área central de Salvador quanto as praias do litoral norte. A Praia do Forte está a 55 km; Itacimirim, a 50 km; Imbassaí, a 65 km; Arembepe, a 35 km. O Pelourinho está a 30 km na outra direção.

Para quem não está de carro, uma van (paga) faz o trajeto até o centro de Salvador, parando em seis pontos (Mercado Modelo/Pelourinho, Centro de Convenções, shoppings, restaurantes). Faz sete viagens por dia. A última volta é a à meia-noite.

Uma outra possibilidade é fazer o city-tour do Salvador Bus, cuja linha Stella Maris passa por ali (leia mais aqui).

Um cantinho

Catussaba Resort, Salvador

A área de espreguiçadeiras no gramado.

O hotel Catussaba, em Salvador...

  • É para você: que procura um hotel à beira-mar com bom preço, onde as crianças sejam donas da piscina.
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de quartos modernos, ou quer aproveitar Salvador à noite.

Catussaba Resort, Salvador

Pesquise passagens para Salvador

Leia mais:

45 comentários

Eunice
EunicePermalinkResponder

Riq, existiam duas barracas na praia do Catussaba, sendo que uma era filial do Lôro. As duas eram muito boas e point da "juventude dourada".

Ricardo Freire

Corrigindo já! Obrigado!

LiLi
LiLiPermalinkResponder

Riq, boa noite ! Estou super acompanhando esses seus posts pela região de SSA ... e fiquei esperando um post sobre o Iberostar ... pq nao rolou ? Obrigada!

Elessandro
ElessandroPermalinkResponder

Bom dia Ricardo, também estou acompanhando resort a resort, comprei um pacote para o Arraial D´Ajuda Eco Resort para Janeiro, e estou no aguardo de seus comentários sobre o mesmo. OK - obrigado, e parabéns pelo ótimo trabalho.

Ricardo Freire

Estarei lá depois de amanhã. O post deve subir até o início da semana que vem.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Dúvida...

Vc disse que tem o Catussaba Business na rua de trás do Catussaba Resort... Tendo em vista que o executivo parece ter uma estrutura mais nova, da para ficar no Executivo e aproveitar a estrutura do Resort???

muito obrigado.

Ricardo Freire

Não sei, Danilo. Os dois têm sites completamente separados. Vamos combinar assim: quem perguntar primeiro põe aqui a resposta?

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Rs... respondendo... não pode usar não... são separados mesmo...

Aproveitanto o post.... Descobri um hotelzinho (estou chamando assim pelo pouco número de quarto, em torno de 60 eu acho)... Que parece ser muito legal... vou pesquisar melhor...

Fica na pria de Itapuã (próximo ao farol)... onde era a casa de Vinicius de Moraes... chama Mar Brasil Hotel, você conhece???

Eunice
EunicePermalinkResponder

Eu conheço, Mauricio. O quarto de Vinicius é uma suíte mais cara, usada por noivos em lua de mel. Anexo à casa há um prédio baixo, onde ficam os quartos comuns. É muito usado por engenheiros e executivos que trabalham no Polo. O dono é um engenheiro. Um amigo nosso costuma se hospedar lá e gosta muito. Fica na área do Farol de Itapuã. Para chegar à praia você precisa atravessar a rua.Nessa região, além do Catussaba ( hospedando no Business não é possível usar a estrutura do resort ) o Gran Hotel Stela Maris, o antigo Quatro Rodas - hoje Hotel Deville ), que não fica beira-mar, mas fica a uma curta caminhada do trecho de Itapuã chamdo Pedra do Sal, e que é muito bom). Há também várias pousadas, algumas mais descoladas, outras simples e vários villages ( especie de flats horizontais, em condomínios fechados )

Eunice
EunicePermalinkResponder

Dê uma olhadinha na Pousada Villa da Praia, na Pedra do Sal - a equipe que filmou Quincas Berro D'Água ficou hospedada lá por aproximadamente 3 meses.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Muito obrigado Eunice, lindo o site da pousada Villa da Praia, vou ligar lá amanhã... vou fazer uma prova em Salvador no domingo dia 05, depois sigo para Imbassai e fico até dia 11... mas para o FDS da prova estou procurando isso mesmo, um hotelzinho bonito e gostoso, próximo ao Aeroporto, pq ainda não sei o local da prova....

Eunice
EunicePermalinkResponder

Danilo. Se você vai fazer um concurso no domingo considere o local e horário de sua prova. O engarrafamento na orla e Paralela é grande das 10 às 16 horas, em geral. Se for ficar em Itapuã e adjacências dobre ou triplique seu tempo de trajeto.

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Muito obrigado Eunice, ainda não sairam os locais de prova... que só devem sair cerca de uma semana antes da prova.... quando eles informarem onde será realizado o certame volto a escrever aqui.. assim você pode me dar algumas dicas... mais uma vez, muito obrigado.

Elisa Ono
Elisa OnoPermalinkResponder

Ricardo e outros......melhor ficar no Catussaba ou no Gran Hotel Stela Maris??Estarei com mais duas amigas para descansar...não queremos badalação.....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisa! Por aqui a árdua tarefa de escolher fica a cargo do leitor smile
O Comandante também fez uma resenha sobre o Gran Hotel Stella Maris! Compare os dois e veja qual combina mais com vocês! https://www.viajenaviagem.com/2010/10/resort-em-salvador-pe-na-areia-catussaba/

carol
carolPermalinkResponder

Olá..
Adoro seu site e suas dicas..
sou de Bh mas eu e meu noivo resolvemos nos casar em salvador..
gostaria de saber se vc pode me dar umas dicas de hoteis ou pousadas (que sejam ótimos) pé na areia´para eu fazer uma cerimonia..
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Não há outros pés-na-areia senão os citados no texto wink Leia com atenção o primeiro parágrafo!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Em Itapuã há um hotel que pode ser do tamanho exato para a sua cerimônia, o Villa da Praia:
http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303272-d1744399-Reviews-Villa_da_Praia_Hotel-Salvador_State_of_Bahia.html

carol
carolPermalinkResponder

olá.. muito obrigada..
vou tentar entrar em contato com esse hotel!Ele nao tem site propio neh!? nao achei e-mail dele... Voce conhece?? Tem sua opiniao sobre ele!! Parece ser bem legal e bonitoo... Obrigadaa..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! A indicação deste hotel é da Flavia Penido http://www.ladyrasta.com.br . O site é http://www.villadapraia.com.br . O telefone, (71) 3555-3200.

Victor
VictorPermalinkResponder

Eu fiquei no Villa da praia em abril de 2011, após ler essa indicaçao acima, e gostei muito. O quarto é limpo e novo. A piscina é bem interessante, com várias profundidades diferentes. A comida também é muito boa. Comprei pelo decolar, e paguei 143 reais a diária de fim de semana. A praia na frente é bonita, mas com mar com ondas. Fica a menos de 10 min do aeroporto, dentro de um condomínio.

Betânia Lima
Betânia LimaPermalinkResponder

Carol, achei seu comentário aqui e da vontade de se casar em Salvador. Pela data creio que já se casou. Me conta, foi em Salvador, na praia?? Meu sonho casar na praia e também sou de BH. Obrigada

Aldinha Forte
Aldinha FortePermalinkResponder

Pessoal chego em Salvador dia 22 para curtir a festa de São João porém até agora Não decidi o Hotel. Encontrei esse aqui (Grande Hotel da Barra) a localização é ótima e o preço também.
Alguém conhece ?
O Grande Hotel da Barra, um dos mais tradicionais da Cidade, fica situado em um dos nossos principais cartões postais - A Praia do Porto da Barra.

Aldinha Forte
Aldinha FortePermalinkResponder

Victor no meu caso queria ficar mais proximo ao Centro ali pela Barra.... Ficar muito distante acaba cansando e pesando no bolso

Tica
TicaPermalinkResponder

Conheci este site recentemente, já que ele fornece dicas, vou relatar minha experiência neste Hotel Catussaba,
Me hospedei em novembro de 2010, conheço vários Resorts, e este foi o pior que já fiquei na minha vida, não se impressionem pelas fotos, realmente ele é agradavel em beleza natural, mas em estrutura deixa muito a desejar, não devia estar classificado como 5 estrelas os quartos que ficam voltados para o interior ou para a ala da piscina todos cheiram mofo e são extremamentes abafados troquei 3 vezes e nada de achar uma razoável pois meu marido sofre de rinite alérgia, mesmo ligando o ar condicionado velho o quarto é horrível, a piscina muito bonita, mas sempre a água esta gosmenta, sem condições de utilizar, pois este Hotel recebe pessoas para passar o famoso day use, enquanto você paga um valor alto pela diária, o pessoal de Salvador, paga R$45,00 reias por dia, e usufruem de toda a estrutura, imagina como fica>>>> A comida é razoável, mas tem que se pagar pelo acarajé.
A praia sem condições também de tomar banho de mar, muitas aguas vivas e ondas fortes, e sem faltar os assaltos a turistas, enquantos estamos hospedados que foram 2 dias, encontrei 3 pessoas queimadas pelas aguas vivas e o segurança em frente a praia ficava avisando os turistas sobre os assaltos na região das pedras, não deve levar nem chinelo muito menos máquina fotográfica.
o Hotel precisa Urgente passar por uma reforma e revitalização.
obrigada pela atenção de vocês.

Helenice
HelenicePermalinkResponder

Não estou nada satisfeita com este nada Resort.
Não deveria nem ter estrelas,atendimento péssimo.
Estou decepcionada.
Não indico para vcs

eduardo
eduardoPermalinkResponder

Eu estive hospedado no Catussaba Resort em Maio e adorei.
O quarto é espaçoso, moderno, mesmo com vista para área interna
dava para ver parcialmente o mar
a piscina estava limpa, bem bacana
o restaurante é ótimo, comida de primeira
atendimento também
o mar em frente é bravo
e realmente o segurança do hotel avisa sobre os assaltos que ocorrem na orla por ali
muito barato
na média nota 7
pretendo voltar...

Lais Almeida
Lais AlmeidaPermalinkResponder

Irei para Salvador com mais 3 amigas no período de 14 a 21/04. Ficaremos no Catassuba Resort. Para visitarmos os pontos turísticos é melhor alugar um carro ou irmos de táxi?

Kika
KikaPermalinkResponder

Olá, sabem se a seguranca ainda é uma questao?
Estou planejando ir com meus 3 filhos pequeninhos , mas alguns comentarios sobre a limpeza dos quartos e a segurança na praia me preocuparam.
O pacote é quase o mesmo preço de ir para Maceió, no Village Pratagy. Qual é melhor??
Mto obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kika! Compare as resenhas e os comentários dos leitores: https://www.viajenaviagem.com/2011/03/village-pratagy-um-resort-bbb-perto-de-maceio/

Luana
LuanaPermalinkResponder

Olá ! Gostaria da indicação de vocês para um resort onde eu e meu marido possamos nos divertir , pois adoramos lugar com bastante entretenimento...e que também possamos deixar o nosso filho de 5 anos feliz e com segurança.

Luana
LuanaPermalinkResponder

Outra coisa me esqueci... que seja em salvador ou porto seguro ...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Na região de Salvador, pense no Club Med Itaparica, no Iberostar (Bahia ou Praia do Forte) e no Grand Palladium. Em Porto Seguro tem o LaTorre.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/resorts

cintia
cintiaPermalinkResponder

Gente, sabem se ainda ocorrem assaltos na orla do hotel? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cintia! Não recebemos mais comentários sobre isso.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá...estou indo para o Catussaba no fim do mês, estive pesquisando por passeios...me falaram do Mangue Seco, q por fotos parece lindo, do Morro de São Paulo e Itacaré..será que vale a pena ir ou fica muito longe esses lugares ??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Itacaré está entre 6 e 7 horas de viagem de onde você estará hospedada. Morro de São Paulo, pelo menos metade disso. Mangue Seco estará a 2h30/3h de viagem.

Praia do Forte, Arempebe, Imbassaí, a própria Salvador são passeios bem mais tranqüilos.

pri
priPermalinkResponder

Ola pessoal, vou receber um amigo em Salvador e fiz uma reserva para ele nesse resort, pretendemos jantar juntos, o restaurante do Catussaba é uma boa opção? Voces sabem a média de preço de um jantar para 2 pessoas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pri! Não sabemos o preço. Consulte o resort!

Anderson Soares

Bom dia !

Vou passar o réveillon em salvador, vocês vão fazer algum evento ?
Qual será p preço para 2 adultos e uma criança de 4 anos ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Somos um site independente. Para informações sobre festas e preços, por favor entre em contato diretamente com o resort Catussaba. wink

Jeane Mendonça

Gostaria de saber qual o valor para o réveillon?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeane! Consulte o hotel.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar