Resort em Salvador, pé na areia: Gran Hotel Stella Maris

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Inaugurado em 2008, o Gran Hotel Stella Maris é a primeira incursão do grupo hoteleiro baiano Sol Express no nicho de resorts. Durante um ano e meio funcionou como all-inclusive; em meados de 2010, abandonou o sistema. Não é um resort de grande porte, mas oferece todos os itens essenciais do gênero -- e ainda está bastante novo. Recentemente ganhou um upgrade: com a retirada das barracas da orla de Salvador, o mar agora fica à vista de quem está na piscina.

A localização

À beira da praia de Stella Maris, no norte de Salvador. O aeroporto fica pertíssimo -- menos de 10 minutos porta a porta. A região é residencial, com casas de praia e condomínios. O Pelourinho está a 30 km. Se estiver de carro e quiser curtir a noite de Salvador (no Rio Vermelho, no Jardim Brasil ou na Bahia Marina) conte em levar pelo menos 45 minutos (com trânsito bom).

A praia

Gran Hotel Stella Maris

Stella Maris é uma das mais concorridas praias do norte de Salvador (indicadas pelas placas no plural, como "praias do Flamengo"). A partir de Itapuã não há mais avenida beira-mar -- só uma ruazinha de terra que aparece em alguns pontos, e que é usada como estacionamento.

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Na maré alta o mar é perigoso, por causa das pedras. Mas na maré baixa as mesmas pedras criam trechos ótimos para banho, inclusive com piscinas naturais.

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Caminhando para a esquerda, em 15 ou 20 minutos você chega à praia de Aleluia, onde ficam as barracas mais badaladas de Salvador, como a Barraca do Lôro e a Pipa. Caminhando 10 minutos para a direita, encontrará a mais charmosinha dessas barracas, a Bora Bora.

As instalações

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Um prédio de cinco andares, de linhas retas, posicionado em torno da piscina.

Aproveitando o declive do terreno, a entrada é pelo primeiro andar, onde estão lobby, bar da noite e ponto de internet. No térreo, junto à piscina, ficam os restaurantes. À esquerda do prédio (0lhando para o mar) estão o kid's club e a sala de ginástica. À direita, as quadras de esporte. Os deslocamentos internos não são longos.

Os apartamentos

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

São 330 -- espaçosos, com equipamentos modernos, incluindo TV com tela de LCD. Todos têm varanda, com rede, e vista para o mar (frontal ou lateral).

Piscinas

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

A piscina principal segue a onda das piscinas em formato orgânico, com diferentes nichos e profundidades. Não tem bar molhado. Há  muitos acessórios para brincar ou tomar sol boiando. No canto esquerdo há também uma piscininha exclusiva para crianças.

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Kid's club

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Fica nos fundos do terreno, à esquerda do prédio de apartamentos. Tem um pequeno playground externo e uma sala de brincadeiras. Muitas atividades são realizadas na piscina principal.

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Copa do bebê

Está localizada no Kid's Club.

Refeições

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

O restaurante principal funciona como buffet no almoço e no jantar.

Para jantar há também dois restaurantes à la carte, um japonês e um italiano, que funcionam em noites alternadas.

Pela areia passam ambulantes com os petiscos típicos da praia, como queijo coalho, espetinho de camarão. Nas redondezas também há baianas de acarajé.

À noite não existem restaurantes para ir a pé; você vai precisar de carro. O pólo gastronômico mais próximo fica em Itapuã, a menos de 10 minutos.

Bebidas

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Quando visitamos, em 2011, a cerveja era Sol, e os refrigerantes, Coca-Cola. Se este for um item essencial à sua escolha, recomendo contactar diretamente o hotel e informar-se sobre o acordo vigente.

Mesmo sem as barracas físicas, há vendedores de bebidas com isopores na praia em frente.

Entretenimento noturno

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Sempre há alguma atividade (videokê, bingo, aulas de dança). Sextas e sábados a boate funciona.

A sala de ginástica

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Fica recuada no terreno, mas tem vista para o coqueiral e o mar.

Os passeios

É uma ótima base para quem está de carro e quer visitar tanto a área central de Salvador quanto as praias do litoral norte. A Praia do Forte está a 55 km; Itacimirim, a 50 km; Imbassaí, a 65 km; Arembepe, a 35 km. O Pelourinho está a 30 km na outra direção.

Para quem não está de carro, uma van, paga, faz o trajeto até o centro de Salvador, parando em seis pontos (Mercado Modelo/Pelourinho, Centro de Convenções, shoppings, restaurantes). Faz sete viagens por dia. A última volta é a à meia-noite.

Outra possibilidade é usar o city-tour do Salvador Bus, cuja linha Stella Maris passa pelo hotel (leia mais aqui).

Um cantinho

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

A sua varanda com vista para o mar.

O hotel Gran Hotel Stella Maris, em Salvador...

  • É para você: que quer curtir praia em Salvador, com conforto e infra. (Fica melhor quando você está de carro.)
  • Talvez não seja pra você: que quer aproveitar Salvador à noite.

Gran Hotel Stella Maris, Salvador

Leia mais:

13 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Em 2007, eu acho que foi esse ano, eu estava procurando alojamento em Salvador da Bahia. Meu agente de viagem me ofereceu o Hotel Stella Maris ou no hotel Bahia Plaza Resort. Despois troquei do meu destino de férias, mas eu me quedo a duvida da questão se eles eram bons hotéis. Obrigada pela informação. Eu considerei para o futuro.

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

Com o frio que está fazendo aqui em DC e estas fotos todas de praias, sol, piscinas... preciso urgente pensar em virar um "snowbird" e migrar pras regiões mais quentes do planeta nesta época do ano. smile
Agora a pergunta: vi que este hotel tem WiFi no hotel todo, mas é impressão minha ou a maioria dos resorts não oferecem Wifi nos quartos? É tendência porque o pessoal vai mais para aproveitar piscina e praia?

Gerusa
GerusaPermalinkResponder

Estive no Stella Maris em fev/2009, e depois de ter passado os primeiros 5 dias no Iberostar Bahia a decepcao foi inevitavel...Logo no lobby, o cheiro de fritura que vem do restaurante nao te recebe bem...As acomodacoes sao boas, se nao pecassem pela falta de higiene( leia-se vidros sujos, pisos escorregadios e banheiros mal cheirosos ), isso pq o hotel eh novissimo...Nos finais de semana, enche de gente que paga pra passar o dia todo no hotel usufruindo das instalacoes e comendo e bebendo no sistema all inclusive, nem preciso dizer que isso nao da nada certo...Muita gente, algazarra e bebuns pra todo lado...Definitivamente nao da, nem a maravilhosa moqueca servida no restaurante me faria voltar...

Ricardo Freire

O hotel não funciona mais sob o sistema all-inclusive desde meados deste ano.

simone
simonePermalinkResponder

Estive lá em dezembro de 2009, ainda no sistema all-inclusive, não tive muita sorte, o elevador só funcionava à tarde, o Kids Club não tinha ninguém para ficar com as crianças e parecia estar abandonado. A noite a área da piscina ficava muita escura, e não houve nenhuma atividade noturna nos 03 dias que fiquei.
O quarto foi bom, limpo. E a comida foi boa.
Achei que ele deixa muito a desejar para um Resort.

andrea
andreaPermalinkResponder

Acabei de chegar!Fui no feriado da semana santa.Contrariando minhas expectativas...adorei o hotel.Equipe de lazer e entreterimento muito boa,quartos amplos ,bem equipados e limpos,comida gostosa.Só elogios!Não tive contratempos lá,conheço alguns resorts-breezes-sauipe,Summerville,beachclass muro alto,Salinas de Maragogi,Iberostar Bahia e ele atendeu as expectativas.O kids club estava funcionando bem,a copa do bebê es sempre limpa e com o necessário para preparar a refeição da criança.Meus filhos adoraram!E por ser pequeno não é cansativo ir da piscina aos quartos e aos restaurantes.A única coisa que não gostei foi da praia em frente ao hotel,perigosa para o banho.Do resto foi tudo ótimo,não sei se foi sorte!

andrea
andreaPermalinkResponder

A área da piscina realmente fica escura de noite,mas é proposital,por ser área de desova de tartaruga marinha.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Estarei indo lá no final de março deste ano e espero encontrar um hotel limpo e organizado , sei que não se compara com o Iberostar ou Vila galé, mas acredito que o custo beneficio vale a pena.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Pessoal fui ao resort no final de fevereiro e começo de marco e quem estiver pensando ir vai porque o hotel esta muito bem estruturado e organizado, posso falar que me surpreendi com a limpeza e organização do lugar.a área da piscina e sempre limpa e organizado e também posso falar da piscina que e uma delicia com a sua água aquecida e sempre límpida. Já fui no iberostar e no vila gale mares e posso falar que vale o custo beneficio .

Diego e Camila

Boa noite amigos...
Estamos com viagem marcada para 28/09 e ficaremos hospedados no Gran Hotel Stella Maris Resort vamos partir daqui de SP e as dicas do site foram ótimas parabéns pelas postagens e comentários realmente ajudaram bastante...

Prometo um novo post comentando a experiencia assim que voltarmos
Até la...

Lenita
LenitaPermalinkResponder

Pessoas, acabei de chegar do resort, (é super família, haviam muitas crianças) gostei muito, encontrei tudo limpo e bem cuidado, a comida é boa e os funcionários atenciosos, acho apenas que no quesito "entretenimento noturno" é que podem investir mais, pois como é um pouco distante de Salvador, quem fica por lá espera algo para se divertir.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Estive em agosto neste hotel e aqui está a minha review: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/gran-hotel-stella-maris-salvador-bahia.html.

Paulo
PauloPermalinkResponder

Praia muito perigosa por causa dos assaltos.
Fui assaltado quando caminhava pela praia em pleno dia.
Voce vai ficar ilhado no hotel.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar