Resort em Salvador, pé na areia: Gran Hotel Stella Maris
Inaugurado em 2008, o Gran Hotel Stella Maris é a primeira incursão do grupo hoteleiro baiano Sol Express no nicho de resorts. Durante um ano e meio funcionou como all-inclusive; em meados de 2010, abandonou o sistema. Não é um resort de grande porte, mas oferece todos os itens essenciais do gênero — e ainda está bastante novo. Recentemente ganhou um upgrade: com a retirada das barracas da orla de Salvador, o mar agora fica à vista de quem está na piscina.
A localização
À beira da praia de Stella Maris, no norte de Salvador. O aeroporto fica pertíssimo — menos de 10 minutos porta a porta. A região é residencial, com casas de praia e condomínios. O Pelourinho está a 30 km. Se estiver de carro e quiser curtir a noite de Salvador (no Rio Vermelho, no Jardim Brasil ou na Bahia Marina) conte em levar pelo menos 45 minutos (com trânsito bom).
A praia
Stella Maris é uma das mais concorridas praias do norte de Salvador (indicadas pelas placas no plural, como “praias do Flamengo”). A partir de Itapuã não há mais avenida beira-mar — só uma ruazinha de terra que aparece em alguns pontos, e que é usada como estacionamento.
Na maré alta o mar é perigoso, por causa das pedras. Mas na maré baixa as mesmas pedras criam trechos ótimos para banho, inclusive com piscinas naturais.
Caminhando para a esquerda, em 15 ou 20 minutos você chega à praia de Aleluia, onde ficam as barracas mais badaladas de Salvador, como a Barraca do Lôro e a Pipa. Caminhando 10 minutos para a direita, encontrará a mais charmosinha dessas barracas, a Bora Bora.
As instalações
Um prédio de cinco andares, de linhas retas, posicionado em torno da piscina.
Aproveitando o declive do terreno, a entrada é pelo primeiro andar, onde estão lobby, bar da noite e ponto de internet. No térreo, junto à piscina, ficam os restaurantes. À esquerda do prédio (0lhando para o mar) estão o kid’s club e a sala de ginástica. À direita, as quadras de esporte. Os deslocamentos internos não são longos.
Os apartamentos
São 330 — espaçosos, com equipamentos modernos, incluindo TV com tela de LCD. Todos têm varanda, com rede, e vista para o mar (frontal ou lateral).
Piscinas
A piscina principal segue a onda das piscinas em formato orgânico, com diferentes nichos e profundidades. Não tem bar molhado. Há muitos acessórios para brincar ou tomar sol boiando. No canto esquerdo há também uma piscininha exclusiva para crianças.
Kid’s club
Fica nos fundos do terreno, à esquerda do prédio de apartamentos. Tem um pequeno playground externo e uma sala de brincadeiras. Muitas atividades são realizadas na piscina principal.
Copa do bebê
Está localizada no Kid’s Club.
Refeições
O restaurante principal funciona como buffet no almoço e no jantar.
Para jantar há também dois restaurantes à la carte, um japonês e um italiano, que funcionam em noites alternadas.
Pela areia passam ambulantes com os petiscos típicos da praia, como queijo coalho, espetinho de camarão. Nas redondezas também há baianas de acarajé.
À noite não existem restaurantes para ir a pé; você vai precisar de carro. O pólo gastronômico mais próximo fica em Itapuã, a menos de 10 minutos.
Bebidas
Quando visitamos, em 2011, a cerveja era Sol, e os refrigerantes, Coca-Cola. Se este for um item essencial à sua escolha, recomendo contactar diretamente o hotel e informar-se sobre o acordo vigente.
Mesmo sem as barracas físicas, há vendedores de bebidas com isopores na praia em frente.
Entretenimento noturno
Sempre há alguma atividade (videokê, bingo, aulas de dança). Sextas e sábados a boate funciona.
A sala de ginástica
Fica recuada no terreno, mas tem vista para o coqueiral e o mar.
Os passeios
É uma ótima base para quem está de carro e quer visitar tanto a área central de Salvador quanto as praias do litoral norte. A Praia do Forte está a 55 km; Itacimirim, a 50 km; Imbassaí, a 65 km; Arembepe, a 35 km. O Pelourinho está a 30 km na outra direção.
Para quem não está de carro, uma van, paga, faz o trajeto até o centro de Salvador, parando em seis pontos (Mercado Modelo/Pelourinho, Centro de Convenções, shoppings, restaurantes). Faz sete viagens por dia. A última volta é a à meia-noite.
Outra possibilidade é usar o city-tour do Salvador Bus, cuja linha Stella Maris passa pelo hotel (leia mais aqui).
Um cantinho
A sua varanda com vista para o mar.
O hotel Gran Hotel Stella Maris, em Salvador…
- É para você: que quer curtir praia em Salvador, com conforto e infra. (Fica melhor quando você está de carro.)
- Talvez não seja pra você: que quer aproveitar Salvador à noite.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Guia de Salvador no Viaje na Viagem
Comentários
Vamos para o Stella maris em novembro. Gostaria de saber se no hotel tem agência que oferece passeios?
Vc tem valores e lugares pra fornecer?
Olá, Sula! Você pode ver os passeios disponíveis em Salvador, com preços, no site da nossa parceira Easy Travel Shop.
Boa noite!
Escolhi o Stella Maris para passar o meu aniversário!!!
Vocês oferecem alguma cortesia?
Olá, Viviane! Somos apenas um blog. Entre em contato com o hotel.
Praia muito perigosa por causa dos assaltos.
Fui assaltado quando caminhava pela praia em pleno dia.
Voce vai ficar ilhado no hotel.
Estive em agosto neste hotel e aqui está a minha review: https://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/gran-hotel-stella-maris-salvador-bahia.html.