Em Viena os museus e palácios abrem na 2ª feira!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Na Prataria do Hofburg

Todo mundo que já fez uma viagem picadinha enfrentou esse problema. Toda segunda-feira é um drama: o dia oficial de fechamento dos museus. Você acaba sobrecarregando de lerês o dia anterior e/ou o seguinte, e perde durante 24 horas uma referência prática para organizar seu roteiro.

Isso não acontece em Viena (ou, a propósito, em Londres). Aqui praticamente todos os museus e palácios não têm dia de fechamento -- e portanto abrem normalmente às segundas. Pelo que apurei até agora, só não abre a Escola Espanhola de Equitação. A Ópera de Viena tem um horário de visitas guiadas variável; em dias de espetáculo não há visitas (mas ontem, segunda, havia).

Sisi/Sissi Ticket

Aproveitamos a segunda-feira turisticamente útil de Viena para ir aos dois palácios mais importantes da cidade: o Hofburg, em plena Innere Stadt (o coração de Viena), e o Schönbrunn, a seis estações de metrô pela linha verde (U4). Compramos um ingresso combinado, que atende pelo nome de Sissi Ticket, a €22,50 por cabeça. O ingresso também dá direito à Coleção do Mobiliário Imperial, que veremos hoje (e que, por acaso, fecha às segundas).

Começamos pelo Hofburg, que fica a cinco minutinhos da igreja de Santo Estêvão, que é o marco zero turístico do centro de Viena. Você pega a Graber (calçadão do comércio chique), quando ela acaba vira à esquerda na Kohlmarkt (calçadão do comércio mais chique ainda) e de repente, pumba: dá nos fundos do palaciozão.

Entrada dos fundos do Hofburg

Sim, esses são os fundos. A frente é esta aqui:

Hofburg

Do lado de fora, o que achei mais bonito foi o Pátio Suíço, com a estátua do imperador Francisco I.

O imperador Francisco I

Entra-se no palácio pela Coleção de Prataria Imperial. Aproveite para tirar fotos; no andar de cima é proibido usar a câmera.

Subindo para o Museu Sissi

Depois de subir a escada você entra no Museu Sissi. Eu disse para você pegar o audioguia na entrada? Pois digo agora. Ouvir a gravação é importantíssimo para aproveitar a visita (não há versão em português, mas tem em espanhol). Enquanto a exposição parece reforçar o culto à Imperatriz Sissi, o áudio destrói o mito, revelando  uma Sissi deprimida e impopular tanto na corte quanto entre seus súditos. A visita segue pelos aposentos da imperatriz e por áreas sociais do palácio, talvez o mais elegante que eu já tenha visitado.

Schönbrunn

O Palácio de Schönbrunn fica a menos de meia hora do Hofburg. Volte à Stephanplatz (a praça da igreja) e tome a linha U1 do metrô (direção Reumannplatz). Desça na estação seguinte, Karlsplatz e troque para a linha U4 (direção Hütteldorf). A estação Schönbrunn é a sexta.

Schönbrunn

Enquanto Hofburg era a residência habitual de inverno dos Habsburgo, Schönbrunn funcionava como o palácio de verão. Na época, ficava fora da cidade; seus jardins são imensos e majestosos (mas infelizmente não se revelam no inverno).

Também não é permitido fotografar no interior. O percurso é extenso e o palácio, bem mais overdecorado do que o da cidade. Senti falta do drama apresentado no Museu Sissi. Sem neve a visita certamente fica mais interessante, por causa dos jardins.

Schönbrunn

Não pudemos ver o verde dos jardins, mas em compensação aproveitamos o mercado de Natal em frente (de nível bem superior ao maior da cidade, realizado em frente à Rathaus/prefeitura).

Outros lerês que você pode fazer numa segunda-feira em Viena: museu de arte Kunsthalle, Leopold Museum (fecha 3a.),  museu de arte moderna Mumok, museu de arquitetura ArchiteturZentrum Wien (todos esses no Museum Quartier); Palácio Belvedere; palácio/museu Albertina; museu de arte contemporânea Kunsthalle.

Schönbrunn

Leia mais:

64 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Os jardins de Schönbrunn no verão era lindão , mas com neve é mágico !

Pat Véras
Pat VérasPermalinkResponder

Riq, não sei se estou falando o óbvio, mas a visita guiada à prefeitura é muito interessante. Quando fui só tinha em alemão, não entendi nadinha, mas achei tudo muito lindo.
E não deixe de ir à ópera smile A temporada se esgota logo quando lançam, mas é possível comprar ingressos para o mesmo dia. A fila se forma atrás da ópera no final da tarde. Os lugares são pra ficar em pé, mas são bem de frente para o palco. Cansa, mas vale à pena.
Quem sou eu pra te dar dicas, mas enfim, a gente tenta contribuir hehehe... Quanta neve, hein? Aproveite bastante!!!

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Olá, Riq!

Que alegria em ver o nosso Dicas & Roteiros citado no VnV! =)
Só uma observação: o blog é um projeto a quatro mãos, meu e da @carolmayr. wink
Também acho que, com a neve, os jardins do Schönbrunn perdem boa parte do brilho, mas a cidade, nesta época, oferece outras compensações...
Espero que você esteja aproveitando sua estada aqui!
Beijão

Alex Melo
Alex MeloPermalinkResponder

Os jardins de Schonbrunn são lindos, lindos! Mas com neve em Viena é outra coisa...

Bem estes dias estou escrevendo sobre Viena lá no blog, então é mais gostoso ainda ler de novo. O vontade de voltar.

Lena
LenaPermalinkResponder

Que viagemjona que vocês estão fazendo! smile

Eu passei tão rapidinho por Viena que precisaria voltar logo... O único dia inteiro que passei na cidade, fiquei boa parte do tempo na fila para comprar ingresso para a Ópera.

Claudia Beatriz - Aprendiz de Viajante

Lesa que sou, nunca tinha me tocado para essa coisa da segunda-feira. Aqui nos EUA tem disso não. E estou tentando me lembrar de alguma segunda-feira nas minhas viagens a Europa... devia estar fazendo outra coisa. De qq maneira, parece que vocês estão se divertindo muito na friaca aí da Europa. E essa lua ontem hein? Sem comentários!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq, eu não entrei no Hofburg de tanta lavagem cerebral sobre a Sissi, da próxima entrarei graças a esse post. Mas no Schonbrunn não te deu uma emoçãozinha qdo ele citou Brasil ao citar a princesa que se casou com o príncipe brasileiro? wink Ou foi efeito da minha semana sem falar português reagindo a minha mais nova amiga malasiana? RSRS Recomendo tomarem um brunch do cafe do Schonbrunn, delicioso!

Ricardo Freire

No Schönbrunn eu não peguei audioguia! eekops:

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Graças a você vou pegar o audioguia no Hofburg smile

Manu Tessinari

Pode tá frio, mas que céu azul lindo!!!

Só imagino que deva estar morto! Nunca vi uma segunda-feira render tanto... rs

João
JoãoPermalinkResponder

Ricardo, este espaço aqui já me foi muito útil e não tenho dúvidas de que continuará a sê-lo.

Posso retribuir deixando algumas sugestões de Viena?

- Tiergarten - mais antigo Zoo da Europa (1752). Uma parada antes do Castelo Schönbrunn, no metrô. Imperdível, mesmo no inverno, e inclusive aos adultos. Sensação de proximidade dos animais e de que eles vivem em habitat natural, sem jaulas. Lindíssimos os pandas, dos quais ficamos separados apenas por um vidro (eles não nos vêem).

- museu das carruagens, próximo ao zoo (dá para combinar a visita aos 2): ricas carruagens, prova da opulência de Viena.

- Prunksaal - biblioteca barroca, formidável, sensação de estar num filme.

- Kaisergruft (Neuer Market) - subterrânea cripta imperial com tumbas preciosas da dinastia dos Habsburgo.

- Apresentações na STAATSOOPER - óperas e ballet (comprar com antecedência; há máquinas self service no foyer do prédio da Ópera)

- museu ALBERTINA, dentro do ring - dentro outras coisas possui uma sala maravilhosa de estátuas gregas.

- Votivkirche (fica na praça Rooseveltplatz) - bela catedral gótica, cheia de vitrais.

- Belvedere - residência de Verão do Príncipe Eugênio (imperdíveias as fontes e estátuas nos jardins).

- Josephinum (dentro do Museu de História da Medicina, na Währingerstrasse, 25) - coleção de cera de anatomia plástica, do toscano Paolo Mascagni.

- passeio de carruagens, encontradas por toda a área central, principalmente próximo ao HOFBURG

- se deliciar na loja DEMEL, de chocolates, próximo à Igreja de Santo Estevão (Stephansdom - fica na praça Stephansplatz); nos cafés de um modo em geral; comer würstel de rua mesmo, com mostarda e catchup.

Espero ter colaborado. Abraços.

João
JoãoPermalinkResponder

desculpe, lembrei-me de:

[...] - ápice da cidade: música clássica (Haus der Musik - Seilerstätt, 30; Musikverein, onde acontece o famoso concerto de Ano Novo - ; Konzerthaus - Gonzagagasse, 9)

- Wiener Kriminalmuseum (Grosse Sperlgasse, 24): história do crime em detalhes, assustadoramente interessante, a começar pela recepcionista, que deveria fazer parte da coleção.

andrea
andreaPermalinkResponder

Alguem tem dica de hotel em Viena? Qual a melhor regiao para ficar, considerando estar perto de transporte e custo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Dê uma olhadinha nos comentários do post "Viena pra Dani"; lá existem algumas dicas: https://www.viajenaviagem.com/2007/09/viena-pra-dani/

Nas próximas semanas o Comandante deve publicar um relato sobre hotéis em Viena. Fique de olho!

Mirian
MirianPermalinkResponder

To de olho tambem! wink

Rossana
RossanaPermalinkResponder

Estou indo a Viena em abril, por uns cinco dias. Adorei as dicas do João, todas ja devidamente incorporadas a meu roteiro. Vou me hospedar no Hotel Bristol (excelente localização e com preços que valem muito o custoxbenefício, no hotéis.com
Alguém teria uma dica de um bom Heuriger - aquelas tavernas bem tradicionais onde é servido o "vinho novo" produzido em Viena?
Outra dúvida: qual a média de temperatura na cidade, em abril?
Abraços a todos!

Rossana
RossanaPermalinkResponder

2a tentativa de postar:
Estou indo a Viena em abril por uns cinco dias e adorei as dicas do João, todas já devidamente incorporadas ao meu roteiro.
Vou me hospedar no hotel Bristol, que tem uma excelente localização e um preço interessante no hotéis.com (ótima relação custoxbenefício).
Alguém tem uma dica de um bom Heuriger, aquelas tavernas bem tradicionais onde servem o "vinho novo" produzido em Viena?
Outra dúvida: qual a temperatura média na cidade, em abril?

Abraços a todos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rossana!

A Fabíola, que o Comandante conheceu em Viena, tem um excelente blog sobre a cidade. Neste post ela conta como chegar aos heuringen:

http://www.dicasroteirosviagens.com/2010/07/viena-parte-ii.html

Para saber temperatura e chuvas em qualquer do mundo em qualquer época, use este tutorial:

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Rossana
RossanaPermalinkResponder

Obrigadíssima, querida Bóia! Alás, parabéns pelo seu primeiro mês de trabalho, um sucesso total!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Merci! grin

Neide
NeidePermalinkResponder

Mes passado eu estive em Viena, me infiltrei numa excursão de japoneses,foram oito dias, na verdade cinco dias inteiros e quatro países. Acho que foi a coisa mais insana que fiz na minha vida.rsrs. Era um grupo de 22pessoas e no primeiro dia do passeio lá na Ponte Carlos, eu estava no pelotão intermediário tirando fotos feito uma alucinada e de repente eu não vi mais nenhum japa por perto. Bateu um certo desespero!!!! Voltei um pouco e nada, então resolvi seguir adiante e ate vi alguns japoneses, mas acho que não eram do meu grupo, porque ate então eu ainda não tinha gravado a fisionomia da turma. Acabou a ponte e nada do pessoal. Não tinha ponto de encontro porque era para seguir a guia e depois do almoço seguiríamos viagem para Cesky Krunlov, então não adiantava pegar um taxi e voltar para o hotel. Atravessei a rua e segui em direção ao famoso relógio e nenhum vestígio do pessoal(a responsável pelo grupo usou o tempo todo um casaco pink), então resolvi voltar para a ponte. No meio do caminho, já próximo a ponte resolvi colocar o fone de ouvido(a guia local falava e a gente ouvia no aparelhinho, só que o danado chiava e ligava e desligava)e não era que tinham sentido a minha ausência e a mulher estava me chamando e dando a localização do grupo. Meudeusdoceu que mico, pedi mil desculpas e depois dessa nos dias seguintes fiquei sempre de olho na mulher de pink e vice-versa. Excursão e(alguém sabe como usar acento no Ipad??)super cômodo, mas tem muitos inconvenientes. Se eu tivesse consultado a turma do VnV com certeza teria otimizado meu périplo pelo Leste Europeu. Teria trocado o jantar na Donau Turm por um espetáculo no Opera House e teria dispensado o concerto no Palácio Schonbrunn. Com exceção dos episódios em que as ovelhas se desgarram do grupo, e tudo muito tranquilo para a guia, ela fala, fala, fala e ninguém pergunta ou questiona nada.Os japoneses são muito passivos, muito educados e disciplinados. Acho que o lema deles e: cada macaco no seu galho. Na próxima viagem solo ou excursão vou consultar os trips que agora ficou melhor com a bóia de plantão 24horas.
Abraços

Wanessa
WanessaPermalinkResponder

Vou deixar aqui um link para um ótimo relato de viagem sobre Viena e Budapeste que encontrei no fórum do Fodor's. Tem ótimas dicas principalmente para quem planeja ir à ópera e a concertos de música clássica nessas cidades.
http://www.fodors.com/community/europe/yks-trip-report-11-days-of-art-nouveau-in-vienna-budapest-spring-2009.cfm

João.
João.PermalinkResponder

Oi, Wanessa e D. Bóia.
Li em algum lugar (salvo engano!) que, quando se compra o Sissi Card, é necessário fazer a visita aos palácios Hofburg e Schonbrunn no mesmo dia.
Confere esta informação?
Grato, abs.
João.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Não confere não. O Sisi Ticket é válido por um ano e dá direito a visitar uma vez cada uma das atrações incluídas.

Veja:
http://www.schoenbrunn.at/en/plan-your-visit/tickets-tours/sisi-ticket.html

João.
João.PermalinkResponder

Obrigado pela rápida resposta, D. Bóia.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá!Por favor,eu gostaria de um conselho seu...estou indo para Viena agora em Junho/2012 e estava querendo já comprar os meus tickets dos museus on line.A minha dúvida é:Qual tour vc me aconselharia a comprar para visitar o Castelo de Schobrunn?Vi no site do castelo que existem uma infinidade de tipos de tours...Não são em todos os tours que poderíamos visitar os aposentos da Sisi????Me ajude,pois eu gostaria de ver os aposentos dela e sua coleção de pertences pessoais!
Um abraço
Adriana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Compre o Sissi Pass em qualquer um dos museus. Não é preciso nenhum tour especial para ver os aposentos de Sissi. Compre um guia em português sobre Viena e você não precisará de tours guiados, pode fazer por conta própria.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta tão rápida!
Um abraço
Adriana

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá,então deixa eu abusar mais um pouquinho e perguntar uma coisa:
É fácil ir do aeroporto de Viena para o centro da cidade de trem ou metrô?Em qual estação preciso descer?Existe uma estação central?
Um abraço
Adriana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Há um trem que vai até a estação Wien Mitte. Lá você continua de metrô ou pega um táxi para o seu hotel.

http://www.cityairporttrain.com/

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Obrigada!smile

cnocchi
cnocchiPermalinkResponder

Para quem vai a Viena até o final deste ano recomendo muito a exposição no Belveder que comemora o aniversário de 150 anos de nascimento de Gustav Klimt. O museu possui o maior acervo de Klimt no mundo e nesta exposição dá ênfase ao período dourado do pintor austríaco cujo maior representante é a obra "O Beijo". Entrada a € 11 que se compra no Alto Belvedere, Prinz Eugen-Strabe 27. Diariamente das 10hs às 18hs, nas
quartas, das 10hs às 21hs.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Cnocchi, muito obrigada por compartilhar essa dica conosco!

Lucas
LucasPermalinkResponder

Olá, estou querendo conhecer a Áutria, porém viajarei sozinho e meu nível de inglês é intermediário. Falo espanhol e francês, com domínio dessas. Será que encontrarei muita dificuldade para desbravar essa cidade? Melhor mudar o roteiro?

Katia
KatiaPermalinkResponder

Estou indo a Viena no próximo mês de maio, gostaria de assistir a um concerto de valsas,pode me indicar qual o melhor e mais bonito? Me falaram do Kursalon e do Palácio Hofburg.
Gostaria de indicações.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Katia! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

Enquanto isso, dê uma olhadinha no calendário de concertos de valsa (é possível comprar ingressos no próprio site):
http://www.classictic.com/en/special/strauss-concert-vienna/368/

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Oi Katia, quando eu fui a Viena nós fomos ver uma opera no Orangerie Schönbrunn, que é um castelo, o jantar estava incluso e foi maravilhos, inesquecível, tanto eu quando a minha amiga adoramos, e é super fácil de ir usando o metrô

Elizabeth Figueredo

Oi,boa tarde. Irei para Berlim,Praga,Viena e Budapeste em agosto,posso fazer esses deslocamentos entre as cidades usando onibus?obrigad.Beth.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizabeth! Dá para fazer de ônibus (veja em http://www.eurolines.com ), mas é mais prático e confortável de trem.

Leia: https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Oi

será que se eu comprar o Sissi pass, consigo visitar os dois castelos em um dia, chegando na estação de ônibus de Viena as 9hs da manhã e saindo 20:30 da noite? tem um lugar pra almoçar que recomendam no meio desse trajeto?
Que castelo devo ir primeiro e como chego lá?

Muito Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Sim, é possível. Os sites dos castelos, linkados no texto, trazem informação de como chegar. A ordem é irrelevante.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Muito Obrigada.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Sabe dizer se tem algum bilhete que compramos e andamos o dia inteiro pelo transporte público em Viena? e quanto custa o transporte individual?

Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Há passes de 24 horas (€ 6,70), 48 horas (€ 11,70) de 72 horas (€ 14,50).

http://www.vor.at/tickets-preise/tickets-fuer-wien/

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Obrigada mais uma vez.

HUGO
HUGOPermalinkResponder

Estou viajando para o leste europeu, indo a Viena cidade da música, pergunto qual o melhor concerto de valsa d3vo assistir? Onde e compro o ingresso? Estou viajando com uma turma de quase 30 pessoas de Fortaleza Ceará Brasil

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hugo! Este site vende ingressos para todos os concertos de Viena:

http://www.viennaticketoffice.com/walzer_en.php

Mariah Martins

Olá companheiros!

Alguém sabe a respeito dos locais que estarão fechados no dia 31 de dezembro de 2013. Passarei o ano novo em Viena e não encontrei informações sobre fechamento dos principais pontos turísticos por seus websites.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariah! Se a página dos horários não trouxer dias de fechamento, é porque a atração abre todos os dias. Mas você pode confirmar enviando um email.

José Corsini
José CorsiniPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Muito bom esse artigo. Já me ajudou muito na programação!

Seguinte: chegarei dia 21, por volta das 10h00, e irei pra Praga no dia 22, por volta das 17h00. Estarei sozinho. Acha que, com disposição, consigo visitar Hofsburg e Schronbrunn no primeiro dia (isto é, Hof até 13h e depois Schron no dia 21) e dar uma volta pela ópera, Belvedere, etc no dia 22? Estarei bem perto dali.

Obrigado e um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José! Não é possível mudar essa permanência curta, certo? Então boa sorte; se der, deu, se não der, não há o que fazer.

Tania Maria
Tania MariaPermalinkResponder

Ola, Ricardo,

Ao adquirir o ingresso combinado - Sissi Ticket - eu tenho que visitar os dois palacios + o museu no mesmo dia ?

obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Quem responde é A Bóia. O Sisi Ticket é válido por um ano depois da compra para uma visita em cada um dos palácios incluídos.

Carol Akemi
Carol AkemiPermalinkResponder

Olá,
Se eu comprar o Sissi ticket, eu também agendo horário para ir ao palácio de Schonbrunn do mesmo jeito? Ou tenho que chegar lá e ver o horário disponível?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Não agenda não, apenas entra pela entrada dos que têm hora marcada, no primeiro horário depois de chegar.

Carol Akemi
Carol AkemiPermalinkResponder

Muito obrigada!!!
Como sempre posts MEGA úteis e com informações preciosas.

lucia
luciaPermalinkResponder

Gostaria de fazer aula de valsa em Viena...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! A Viator tem aulas de valsa em Viena em seu catálogo de passeios.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá,

Sei que é difícil, mas se tiver que escolher entre o Hosburg e o Belvedere qual vocês indicariam?
Além disso, o Riq fez o Grand Tour ou o Imperial Tour no Schonbrunn?

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Perguntei ao Ricardo Freire, mas ele não se lembra.

Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Obrigada Bóia !!!

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, Carolina,

Não sei se já não é tarde, mas em relação à escolha entre o Hofburg e o Belvedere, a minha opinião é a seguinte:

1) Se você for também no Schonbrunn, talvez a ida ao Hofburg acabe ficando um tanto repetitiva, especialmente por causa da exaltação à figura da imperatriz Elizabeth, vulga "Sissi", que tem no Hofburg.

2) É no Belvedere que está exposto o quadro do Gustav Klimt, o Beijo .... (o que por si só já é um atrativo).

3) Agora, se você for "fã de carteirinha" da vida da "Sissi", vá ao Hofburg, que tem exposições inteiramente dedicadas a ela.

Eu fui nos três e o Hofburg foi o último que eu visitei. É bonito, a coleção de prataria é incrível, mas teve um momento que o "culto" à Sissi quase me deu um engasgo, como uma overdose ...rs.

Abs,

Cris

Ana
AnaPermalinkResponder

Carolina, estive em viena por 2 oportunidades, na primeira nao entrei em Belvedere, la vc tem um lindo jardim, e dentro um museu onde vc encontrará o famoso quadro O BEIJO de gustavo Klint, se nao gosta de museus, vale a visita pelo quadro. Holfburg voce tera acesso aos apartamentos reais, loucas da familia real, uma ala destinada a Sissi contando a sua historia ate a morte . Tambem gostei,nao fiz o tour que inclui a apresentacao dos cavalos.
Schonbrunn e um palacio tipo Versailhes, nao sei se conheces, fiz o grand tour com audio guia incluso no ingresso, nao tem em portugues, mas espanhol sim, vc tera acesso tb ao belo jardim.
Concluindo sao 3 visitas bem diferentes e vale a pena, se nao tiver muito tempo e for rapida vc podera ver holfburg e belvedere em um memso dia.
Schobrun e mais distante mas o metro te deixa bem perto, nele vc leva mais tempo. Para Belvedere vc pode chegar de tram ou metro, este mais longe, nao recomendo, peguei o tram em frente da opera e cheguei rapidinho la.
Holfburg fica de frente para o quarteirao dos museus em viena, tb metro perto ou tram tanto faz, depende de onde vc ira se hospedar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar