Viena: transporte de/para o aeroporto e estações de trem

City Airport Train, Viena

O aeroporto de Viena não é muito longe: está a 20 km do coração da cidade e oferece várias opções de transporte, todas convenientes. As estações de trem principais são duas: a novíssima Hauptbanhof (estação central), usada nas rotas a Bratislava, Budapeste e Praga, e a antiga Westbahnhof, que continua em uso nas rotas a Salzburg, Innsbruck, Munique e Zurique.

Transporte entre o aeroporto e Viena

Táxi

O táxi do aeroporto vai custar entre 30 e 40 euros, dependendo de onde você for e das condições do trânsito. Sempre que couber no seu bolso, use o táxi ao chegar numa cidade que você não conhece; é um investimento que vale a pena. (Uma solução intermediária é pegar trem ou ônibus ao centro e lá pegar o táxi até a porta do seu hotel.)

Trem: duas opções

O trem mais rápido e confortável é o CAT, City Airport Train. Leva 16 minutos sem paradas até a estação Landstrasse/Wien Mitte. A passagem de ida custa 11 euros; ida e volta, 19 euros (com Vienna Card: 10 euros ida, 16 euros ida e volta). O primeiro trem sai do aeroporto às 6h09; o último, às 23h39. Do centro da cidade, o primeiro sai às 5h36 e o último às 23h06, sempre de meia em meia hora.

Dá também para pegar a linha S7 da S-Bahn, o trem de superfície que complementa a rede do metrô. A viagem, com paradas, leva 26 minutos até Landstrasse/Wien Mitte; quem está hospedado no entorno da estação Praterstern pode continuar no trem e descer por lá. A passagem de ida ou de volta custa 4 euros. Quem tem Vienna Card ou um passe VOR (24, 48 ou 72 horas) precisa comprar uma passagem suplementar de 2 euros. Os trens saem do aeroporto entre 5h18 e 0h18, e do Centro entre  4h36 e 23h46.

A estação Landstrasse/Wien Mitte, destino das duas linhas, está na região central mas não é propriamente uma zona hoteleira. De lá você continua de táxi (a corrida vai ser bem baratinha) ou de metrô (linhas U3, conveniente para a zona hoteleira central, e U4).

Ônibus

Há um ônibus que opera 24 horas e liga o aeroporto à Morzinplatz/Schwedenplatz em 20 minutos (em boas condições de trânsito). Custa 8 euros em cada direção. Consulte os horários aqui. Há alguns hotéis na região, mas o mais provável é que você continue de táxi ou de metrô (a estação Schwedenplatz é servida pelas linhas U1, conveniente para região hoteleira central, e U4).

Outra linha liga o aeroporto às estações Meidling e Westbahnhof. O trajeto leva 45 minutos entre o aeroporto e a Westbahnhof (e meia hora entre o aeroporto e Meidling, que é a parada intermediária). Custa 8 euros em cada direção. Há saídas do aeroporto entre 6h e meia-noite, e da Westbahnhof entre 5h e 23h30; veja detalhes de horários aqui. A estação Westbahnhof é uma importante zona hoteleira; se o seu hotel ficar no entorno, este ônibus é mais conveniente do que o trem.

Hauptbanhof: como chegar

A estação é servida pelo metrô U1, que em duas paradas deixa em Karlsplatz. Para a região hoteleira do entorno da antiga Westbanhof, pegue táxi ou o bonde 18, direção Wien Burggasse (o metrô dá uma volta enorme).

Westbahnhof: como chegar

A estação é servida pelo metrô (linhas U3 e U6) e é conectada por um ônibus direto ao aeroporto.

Passes de transporte

Vamos fazer um post mais detalhado sobre o assunto, mas basicamente você tem duas opções: o passe VOR, que dá direito a transporte ilimitado dentro da Viena central, e o Vienna Card, que oferece transporte ilimitado e descontos em atrações.

O VOR custa 7,60 euros por 24 horas corridas, 13,30 euros por 48 horas e 16,50 por 72 horas (ticket “Sightseeing”).

Já o Vienna Card custa 24,90 euros e dá direito a 72 horas de transporte ilimitado e a descontos em atrações.

Ambos podem ser comprados no aeroporto ou na estação de chegada.

Leia mais:

79 comentários

Olá, olhando no google maps ele dá a opção de pegar um ICE no aeroporto que vai direto para a Haupbanhof, é isso mesmo? Eu consigo comprar um ticket no aeroporto para fazer esse trajeto? (meu hotel é ao lado da Haupbanhof). Att

    Olá, Ciça! Tem um trem a cada duas horas — 8h25, 10h25, 12h25, etc.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.