Em Viena os museus e palácios abrem na 2ª feira!

Na Prataria do Hofburg

Todo mundo que já fez uma viagem picadinha enfrentou esse problema. Toda segunda-feira é um drama: o dia oficial de fechamento dos museus. Você acaba sobrecarregando de lerês o dia anterior e/ou o seguinte, e perde durante 24 horas uma referência prática para organizar seu roteiro.

Isso não acontece em Viena (ou, a propósito, em Londres). Aqui praticamente todos os museus e palácios não têm dia de fechamento — e portanto abrem normalmente às segundas. Pelo que apurei até agora, só não abre a Escola Espanhola de Equitação. A Ópera de Viena tem um horário de visitas guiadas variável; em dias de espetáculo não há visitas (mas ontem, segunda, havia).

Sisi/Sissi Ticket

Aproveitamos a segunda-feira turisticamente útil de Viena para ir aos dois palácios mais importantes da cidade: o Hofburg, em plena Innere Stadt (o coração de Viena), e o Schönbrunn, a seis estações de metrô pela linha verde (U4). Compramos um ingresso combinado, que atende pelo nome de Sissi Ticket, a €22,50 por cabeça. O ingresso também dá direito à Coleção do Mobiliário Imperial, que veremos hoje (e que, por acaso, fecha às segundas).

Começamos pelo Hofburg, que fica a cinco minutinhos da igreja de Santo Estêvão, que é o marco zero turístico do centro de Viena. Você pega a Graber (calçadão do comércio chique), quando ela acaba vira à esquerda na Kohlmarkt (calçadão do comércio mais chique ainda) e de repente, pumba: dá nos fundos do palaciozão.

Entrada dos fundos do Hofburg

Sim, esses são os fundos. A frente é esta aqui:

Hofburg

Do lado de fora, o que achei mais bonito foi o Pátio Suíço, com a estátua do imperador Francisco I.

O imperador Francisco I

Entra-se no palácio pela Coleção de Prataria Imperial. Aproveite para tirar fotos; no andar de cima é proibido usar a câmera.

Subindo para o Museu Sissi

Depois de subir a escada você entra no Museu Sissi. Eu disse para você pegar o audioguia na entrada? Pois digo agora. Ouvir a gravação é importantíssimo para aproveitar a visita (não há versão em português, mas tem em espanhol). Enquanto a exposição parece reforçar o culto à Imperatriz Sissi, o áudio destrói o mito, revelando  uma Sissi deprimida e impopular tanto na corte quanto entre seus súditos. A visita segue pelos aposentos da imperatriz e por áreas sociais do palácio, talvez o mais elegante que eu já tenha visitado.

Schönbrunn

O Palácio de Schönbrunn fica a menos de meia hora do Hofburg. Volte à Stephanplatz (a praça da igreja) e tome a linha U1 do metrô (direção Reumannplatz). Desça na estação seguinte, Karlsplatz e troque para a linha U4 (direção Hütteldorf). A estação Schönbrunn é a sexta.

Schönbrunn

Enquanto Hofburg era a residência habitual de inverno dos Habsburgo, Schönbrunn funcionava como o palácio de verão. Na época, ficava fora da cidade; seus jardins são imensos e majestosos (mas infelizmente não se revelam no inverno).

Também não é permitido fotografar no interior. O percurso é extenso e o palácio, bem mais overdecorado do que o da cidade. Senti falta do drama apresentado no Museu Sissi. Sem neve a visita certamente fica mais interessante, por causa dos jardins.

Schönbrunn

Não pudemos ver o verde dos jardins, mas em compensação aproveitamos o mercado de Natal em frente (de nível bem superior ao maior da cidade, realizado em frente à Rathaus/prefeitura).

Outros lerês que você pode fazer numa segunda-feira em Viena: museu de arte Kunsthalle, Leopold Museum (fecha 3a.),  museu de arte moderna Mumok, museu de arquitetura ArchiteturZentrum Wien (todos esses no Museum Quartier); Palácio Belvedere; palácio/museu Albertina; museu de arte contemporânea Kunsthalle.

Schönbrunn

Leia mais:

66 comentários

Olá bóia! Por causa da pandemia, a empresa aérea a qual sou cliente cancelou da sua rota, voos para Budapeste. Em set/22 irei ficar 15 dias chegando em viena e saindo por praga. Gostaria demais de incluir Buda em meu roteiro, mas estou com dificuldade para estabelecer um fluxo. Algumasugestão?

    Olá, Thais! Você pode voar de Budapeste a Praga, é melhor do que todas as alternativas por terra.

Carolina, estive em viena por 2 oportunidades, na primeira nao entrei em Belvedere, la vc tem um lindo jardim, e dentro um museu onde vc encontrará o famoso quadro O BEIJO de gustavo Klint, se nao gosta de museus, vale a visita pelo quadro. Holfburg voce tera acesso aos apartamentos reais, loucas da familia real, uma ala destinada a Sissi contando a sua historia ate a morte . Tambem gostei,nao fiz o tour que inclui a apresentacao dos cavalos.
Schonbrunn e um palacio tipo Versailhes, nao sei se conheces, fiz o grand tour com audio guia incluso no ingresso, nao tem em portugues, mas espanhol sim, vc tera acesso tb ao belo jardim.
Concluindo sao 3 visitas bem diferentes e vale a pena, se nao tiver muito tempo e for rapida vc podera ver holfburg e belvedere em um memso dia.
Schobrun e mais distante mas o metro te deixa bem perto, nele vc leva mais tempo. Para Belvedere vc pode chegar de tram ou metro, este mais longe, nao recomendo, peguei o tram em frente da opera e cheguei rapidinho la.
Holfburg fica de frente para o quarteirao dos museus em viena, tb metro perto ou tram tanto faz, depende de onde vc ira se hospedar.

Olá,

Sei que é difícil, mas se tiver que escolher entre o Hosburg e o Belvedere qual vocês indicariam?
Além disso, o Riq fez o Grand Tour ou o Imperial Tour no Schonbrunn?

Obrigada!!

    Olá, Carolina! Perguntei ao Ricardo Freire, mas ele não se lembra.

    Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Olá, Carolina,

    Não sei se já não é tarde, mas em relação à escolha entre o Hofburg e o Belvedere, a minha opinião é a seguinte:

    1) Se você for também no Schonbrunn, talvez a ida ao Hofburg acabe ficando um tanto repetitiva, especialmente por causa da exaltação à figura da imperatriz Elizabeth, vulga “Sissi”, que tem no Hofburg.

    2) É no Belvedere que está exposto o quadro do Gustav Klimt, o Beijo …. (o que por si só já é um atrativo).

    3) Agora, se você for “fã de carteirinha” da vida da “Sissi”, vá ao Hofburg, que tem exposições inteiramente dedicadas a ela.

    Eu fui nos três e o Hofburg foi o último que eu visitei. É bonito, a coleção de prataria é incrível, mas teve um momento que o “culto” à Sissi quase me deu um engasgo, como uma overdose …rs.

    Abs,

    Cris

Olá,
Se eu comprar o Sissi ticket, eu também agendo horário para ir ao palácio de Schonbrunn do mesmo jeito? Ou tenho que chegar lá e ver o horário disponível?
Obrigada

    Olá, Carol! Não agenda não, apenas entra pela entrada dos que têm hora marcada, no primeiro horário depois de chegar.

    Muito obrigada!!!
    Como sempre posts MEGA úteis e com informações preciosas.

Ola, Ricardo,

Ao adquirir o ingresso combinado – Sissi Ticket – eu tenho que visitar os dois palacios + o museu no mesmo dia ?

obrigada,

    Olá, Tania! Quem responde é A Bóia. O Sisi Ticket é válido por um ano depois da compra para uma visita em cada um dos palácios incluídos.

Olá, Ricardo! Muito bom esse artigo. Já me ajudou muito na programação!

Seguinte: chegarei dia 21, por volta das 10h00, e irei pra Praga no dia 22, por volta das 17h00. Estarei sozinho. Acha que, com disposição, consigo visitar Hofsburg e Schronbrunn no primeiro dia (isto é, Hof até 13h e depois Schron no dia 21) e dar uma volta pela ópera, Belvedere, etc no dia 22? Estarei bem perto dali.

Obrigado e um abraço!

    Olá, José! Não é possível mudar essa permanência curta, certo? Então boa sorte; se der, deu, se não der, não há o que fazer.

Olá companheiros!

Alguém sabe a respeito dos locais que estarão fechados no dia 31 de dezembro de 2013. Passarei o ano novo em Viena e não encontrei informações sobre fechamento dos principais pontos turísticos por seus websites.

Obrigada!

    Olá, Mariah! Se a página dos horários não trouxer dias de fechamento, é porque a atração abre todos os dias. Mas você pode confirmar enviando um email.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.