Em Viena os museus e palácios abrem na 2ª feira!

Na Prataria do Hofburg

Todo mundo que já fez uma viagem picadinha enfrentou esse problema. Toda segunda-feira é um drama: o dia oficial de fechamento dos museus. Você acaba sobrecarregando de lerês o dia anterior e/ou o seguinte, e perde durante 24 horas uma referência prática para organizar seu roteiro.

Isso não acontece em Viena (ou, a propósito, em Londres). Aqui praticamente todos os museus e palácios não têm dia de fechamento — e portanto abrem normalmente às segundas. Pelo que apurei até agora, só não abre a Escola Espanhola de Equitação. A Ópera de Viena tem um horário de visitas guiadas variável; em dias de espetáculo não há visitas (mas ontem, segunda, havia).

Sisi/Sissi Ticket

Aproveitamos a segunda-feira turisticamente útil de Viena para ir aos dois palácios mais importantes da cidade: o Hofburg, em plena Innere Stadt (o coração de Viena), e o Schönbrunn, a seis estações de metrô pela linha verde (U4). Compramos um ingresso combinado, que atende pelo nome de Sissi Ticket, a €22,50 por cabeça. O ingresso também dá direito à Coleção do Mobiliário Imperial, que veremos hoje (e que, por acaso, fecha às segundas).

Começamos pelo Hofburg, que fica a cinco minutinhos da igreja de Santo Estêvão, que é o marco zero turístico do centro de Viena. Você pega a Graber (calçadão do comércio chique), quando ela acaba vira à esquerda na Kohlmarkt (calçadão do comércio mais chique ainda) e de repente, pumba: dá nos fundos do palaciozão.

Entrada dos fundos do Hofburg

Sim, esses são os fundos. A frente é esta aqui:

Hofburg

Do lado de fora, o que achei mais bonito foi o Pátio Suíço, com a estátua do imperador Francisco I.

O imperador Francisco I

Entra-se no palácio pela Coleção de Prataria Imperial. Aproveite para tirar fotos; no andar de cima é proibido usar a câmera.

Subindo para o Museu Sissi

Depois de subir a escada você entra no Museu Sissi. Eu disse para você pegar o audioguia na entrada? Pois digo agora. Ouvir a gravação é importantíssimo para aproveitar a visita (não há versão em português, mas tem em espanhol). Enquanto a exposição parece reforçar o culto à Imperatriz Sissi, o áudio destrói o mito, revelando  uma Sissi deprimida e impopular tanto na corte quanto entre seus súditos. A visita segue pelos aposentos da imperatriz e por áreas sociais do palácio, talvez o mais elegante que eu já tenha visitado.

Schönbrunn

O Palácio de Schönbrunn fica a menos de meia hora do Hofburg. Volte à Stephanplatz (a praça da igreja) e tome a linha U1 do metrô (direção Reumannplatz). Desça na estação seguinte, Karlsplatz e troque para a linha U4 (direção Hütteldorf). A estação Schönbrunn é a sexta.

Schönbrunn

Enquanto Hofburg era a residência habitual de inverno dos Habsburgo, Schönbrunn funcionava como o palácio de verão. Na época, ficava fora da cidade; seus jardins são imensos e majestosos (mas infelizmente não se revelam no inverno).

Também não é permitido fotografar no interior. O percurso é extenso e o palácio, bem mais overdecorado do que o da cidade. Senti falta do drama apresentado no Museu Sissi. Sem neve a visita certamente fica mais interessante, por causa dos jardins.

Schönbrunn

Não pudemos ver o verde dos jardins, mas em compensação aproveitamos o mercado de Natal em frente (de nível bem superior ao maior da cidade, realizado em frente à Rathaus/prefeitura).

Outros lerês que você pode fazer numa segunda-feira em Viena: museu de arte Kunsthalle, Leopold Museum (fecha 3a.),  museu de arte moderna Mumok, museu de arquitetura ArchiteturZentrum Wien (todos esses no Museum Quartier); Palácio Belvedere; palácio/museu Albertina; museu de arte contemporânea Kunsthalle.

Schönbrunn

Leia mais:

70 comentários

desculpe, lembrei-me de:

[…] – ápice da cidade: música clássica (Haus der Musik – Seilerstätt, 30; Musikverein, onde acontece o famoso concerto de Ano Novo – ; Konzerthaus – Gonzagagasse, 9)

– Wiener Kriminalmuseum (Grosse Sperlgasse, 24): história do crime em detalhes, assustadoramente interessante, a começar pela recepcionista, que deveria fazer parte da coleção.

Ricardo, este espaço aqui já me foi muito útil e não tenho dúvidas de que continuará a sê-lo.

Posso retribuir deixando algumas sugestões de Viena?

– Tiergarten – mais antigo Zoo da Europa (1752). Uma parada antes do Castelo Schönbrunn, no metrô. Imperdível, mesmo no inverno, e inclusive aos adultos. Sensação de proximidade dos animais e de que eles vivem em habitat natural, sem jaulas. Lindíssimos os pandas, dos quais ficamos separados apenas por um vidro (eles não nos vêem).

– museu das carruagens, próximo ao zoo (dá para combinar a visita aos 2): ricas carruagens, prova da opulência de Viena.

– Prunksaal – biblioteca barroca, formidável, sensação de estar num filme.

– Kaisergruft (Neuer Market) – subterrânea cripta imperial com tumbas preciosas da dinastia dos Habsburgo.

– Apresentações na STAATSOOPER – óperas e ballet (comprar com antecedência; há máquinas self service no foyer do prédio da Ópera)

– museu ALBERTINA, dentro do ring – dentro outras coisas possui uma sala maravilhosa de estátuas gregas.

– Votivkirche (fica na praça Rooseveltplatz) – bela catedral gótica, cheia de vitrais.

– Belvedere – residência de Verão do Príncipe Eugênio (imperdíveias as fontes e estátuas nos jardins).

– Josephinum (dentro do Museu de História da Medicina, na Währingerstrasse, 25) – coleção de cera de anatomia plástica, do toscano Paolo Mascagni.

– passeio de carruagens, encontradas por toda a área central, principalmente próximo ao HOFBURG

– se deliciar na loja DEMEL, de chocolates, próximo à Igreja de Santo Estevão (Stephansdom – fica na praça Stephansplatz); nos cafés de um modo em geral; comer würstel de rua mesmo, com mostarda e catchup.

Espero ter colaborado. Abraços.

Pode tá frio, mas que céu azul lindo!!!

Só imagino que deva estar morto! Nunca vi uma segunda-feira render tanto… rs

Riq, eu não entrei no Hofburg de tanta lavagem cerebral sobre a Sissi, da próxima entrarei graças a esse post. Mas no Schonbrunn não te deu uma emoçãozinha qdo ele citou Brasil ao citar a princesa que se casou com o príncipe brasileiro? 😉 Ou foi efeito da minha semana sem falar português reagindo a minha mais nova amiga malasiana? RSRS Recomendo tomarem um brunch do cafe do Schonbrunn, delicioso!

Lesa que sou, nunca tinha me tocado para essa coisa da segunda-feira. Aqui nos EUA tem disso não. E estou tentando me lembrar de alguma segunda-feira nas minhas viagens a Europa… devia estar fazendo outra coisa. De qq maneira, parece que vocês estão se divertindo muito na friaca aí da Europa. E essa lua ontem hein? Sem comentários!

Que viagemjona que vocês estão fazendo! 🙂

Eu passei tão rapidinho por Viena que precisaria voltar logo… O único dia inteiro que passei na cidade, fiquei boa parte do tempo na fila para comprar ingresso para a Ópera.

Os jardins de Schonbrunn são lindos, lindos! Mas com neve em Viena é outra coisa…

Bem estes dias estou escrevendo sobre Viena lá no blog, então é mais gostoso ainda ler de novo. O vontade de voltar.

Olá, Riq!

Que alegria em ver o nosso Dicas & Roteiros citado no VnV! =)
Só uma observação: o blog é um projeto a quatro mãos, meu e da @carolmayr. 😉
Também acho que, com a neve, os jardins do Schönbrunn perdem boa parte do brilho, mas a cidade, nesta época, oferece outras compensações…
Espero que você esteja aproveitando sua estada aqui!
Beijão

Riq, não sei se estou falando o óbvio, mas a visita guiada à prefeitura é muito interessante. Quando fui só tinha em alemão, não entendi nadinha, mas achei tudo muito lindo.
E não deixe de ir à ópera 🙂 A temporada se esgota logo quando lançam, mas é possível comprar ingressos para o mesmo dia. A fila se forma atrás da ópera no final da tarde. Os lugares são pra ficar em pé, mas são bem de frente para o palco. Cansa, mas vale à pena.
Quem sou eu pra te dar dicas, mas enfim, a gente tenta contribuir hehehe… Quanta neve, hein? Aproveite bastante!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito