Estações de trem de Viena: ligeiramente fora de mão

Wien Meidling

Este post está desatualizado. Para informações mais atualizadas, clique aqui:

Uma diferença sensível entre Viena e as grandes cidades da vizinha Alemanha é que suas estações de trem não muito centrais.  Para piorar, as linhas principais são divididas entre duas estações (sem ligação direta entre si ou com o aeroporto).

A situação deve mudar um pouco a partir de 2013, com a inauguração da Wien Hauptbanhof, a esperada estação central, que está sendo construída na área da antiga Südbanhof, desativada, e que deve concentrar todas as partidas e chegadas.

Por enquanto, saiba que vindo da/indo para a Europa Ocidental ou Budapeste você deve usar a Westbahnhof, uma estação que fica ao final da avenida Mariahilfer, um corredor comercial. Há hotéis nas redondezas (como o gigantesco Ibis Mariahilf, o Mercure Wien Westbanhof e o InterCity). A estação é servida por duas linhas de metrô; a U3 leva ao coração da cidade (a igreja de Santo Estêvão) em 5 estações.

Wien Meidling

A outra estação principal está improvisada em Wien Meidling, para onde foram desviados alguns trens que operavam na Südbanhof. Você deve usar Miedling se for para a República Tcheca, para a Polônia ou para a Itália (dependendo da rota; há trens que partem da Westbahnhof). É uma estação moderna mas acanhada, que originalmente serve à rede S-Bahn (trem metropolitano). Não há lugares sentados na área coberta para esperar seu trem nem aquela estrutura de comércio que você imagina encontrar numa grande estação. Meidling é servida pela linha S-15 da S-Bahn (vindo do Centro, venha pelo metrô U1 e faça baldeação em Südtiroler Platz; lá procure a plataforma 2) e pelo  metrô U6 (desça em Philadelphiabrücke, que é a estação contígua).

E uma última pegadinha [ATUALIZADA]: os trens para Bratislava estão partindo da estação temporária Ostbahnhof. A estação de metrô mais próxima é Südtiroler Platz, na linha U1 estão partindo novamente da Südbahnhof. (Os para Praga continuam saindo de Wien Miedling.)

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


107 comentários

Comprei ticket de trem pelo site da OBB hoje pra viajar de Viena para Budapeste em 15/10 e a estação de saída de Viena é Meidling (por onde também vou chegar vindo de Praga), e não Westbahnhof como está no texto… Será que tem algo errado??

    Olá, Mariana! Seu ticket está certo, evidentemente. Pode haver horários em que os trens partam de uma outra estação.

Olá !
Vou vir de Prague para Viena na estação Meidling, qual metro devo pegar para ir para estação HBF , o metro fica dentro da estação de trem? Quanto tempo demora este percurso ?

    Olá, Meire! A Hauptbahnhof de Viena está em construção. Se você precisa ir à Westbahnhof, pegue o metrô linha U6 (estação Philadelphiabrücke, ao lado da ferroviária) e desça quatro paradas adiante, em Westbahnhof.

Olá!
Vou chegar de Salzburgo para Viena, provavelmente a estação de trem é a Meidling. Só tem metro para ir para o centro de Viena? Teria onibus pois fica mais fácil para transportar as malas. Qual o melhor lugar para se hospedar no centro, perto de metros e que facilite para que eu vá depois para Praga. Obrigada.

    Olá, Meire!

    Os trens de Salzburg chegam em Westbahnhof.

    Escolha o seu hotel e então entre no site para ver as opções de transporte; se o mais perto é o metrô ou o ônibus. Se não estiver claro, mande um email que eles respondem.

Olá, amigos de A Boia!
Irei de Viena para Praga (em agosto). Provavelmente, o meu trem sairá de Meidling. Antes, deverei hospedar-me em Viena, por uns quatro dias, em algum hotel entre três e quatro estrelas (penso em algum da rede Mercure ou semelhante). Que hotel você me indica com acesso um pouco mais fácil àquela estação? E o aeroporto de Viena, é longe?

    Olá, Eugênia! Recomendamos ficar próximo a uma estação quando você chega e sai por ela, e quando a estação está no centro das coisas. Não é o caso de Meidling.

    Escolha um hotel bem localizado em Viena, use o transporte público ou táxi para ir à estação.

    O aeroporto é ligado por um trem rápido à estação Mitte, que é bastante central e interligada ao sistema de metrô.

    Leia sobre hotéis em Viena:
    https://www.viajenaviagem.com/2012/04/hoteis-viena/

oi gentennn, vou estar em Budapeste e vou pra Viena de trem qual empresa e onde devo comprar as passagens, vi um site da Rail europe ida e volta sai R$ 232,00 o preço esta bom, ou eu compro as passagens na estação em Budapeste.
Help.
Bejinhos

Olá
gostaria de tirar uma dúvida. Eu chegarei na estação de Meidling, e partirei da Westbanhof. Estou pesquisando hotel próximo ao centro. A minha dúvida é como chegar de Meidling a Westbanhof com malas ?
Muito obrigada!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito