Estações de trem de Viena: ligeiramente fora de mão

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Wien Meidling

Este post está desatualizado. Para informações mais atualizadas, clique aqui:

Uma diferença sensível entre Viena e as grandes cidades da vizinha Alemanha é que suas estações de trem não muito centrais.  Para piorar, as linhas principais são divididas entre duas estações (sem ligação direta entre si ou com o aeroporto).

A situação deve mudar um pouco a partir de 2013, com a inauguração da Wien Hauptbanhof, a esperada estação central, que está sendo construída na área da antiga Südbanhof, desativada, e que deve concentrar todas as partidas e chegadas.

Por enquanto, saiba que vindo da/indo para a Europa Ocidental ou Budapeste você deve usar a Westbahnhof, uma estação que fica ao final da avenida Mariahilfer, um corredor comercial. Há hotéis nas redondezas (como o gigantesco Ibis Mariahilf, o Mercure Wien Westbanhof e o InterCity). A estação é servida por duas linhas de metrô; a U3 leva ao coração da cidade (a igreja de Santo Estêvão) em 5 estações.

Wien Meidling

A outra estação principal está improvisada em Wien Meidling, para onde foram desviados alguns trens que operavam na Südbanhof. Você deve usar Miedling se for para a República Tcheca, para a Polônia ou para a Itália (dependendo da rota; há trens que partem da Westbahnhof). É uma estação moderna mas acanhada, que originalmente serve à rede S-Bahn (trem metropolitano). Não há lugares sentados na área coberta para esperar seu trem nem aquela estrutura de comércio que você imagina encontrar numa grande estação. Meidling é servida pela linha S-15 da S-Bahn (vindo do Centro, venha pelo metrô U1 e faça baldeação em Südtiroler Platz; lá procure a plataforma 2) e pelo  metrô U6 (desça em Philadelphiabrücke, que é a estação contígua).

E uma última pegadinha [ATUALIZADA]: os trens para Bratislava estão partindo da estação temporária Ostbahnhof. A estação de metrô mais próxima é Südtiroler Platz, na linha U1 estão partindo novamente da Südbahnhof. (Os para Praga continuam saindo de Wien Miedling.)

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


107 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mara
MaraPermalink

Olá
gostaria de tirar uma dúvida. Eu chegarei na estação de Meidling, e partirei da Westbanhof. Estou pesquisando hotel próximo ao centro. A minha dúvida é como chegar de Meidling a Westbanhof com malas ?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mara! De metrô ou táxi.

Renata
RenataPermalink

oi gentennn, vou estar em Budapeste e vou pra Viena de trem qual empresa e onde devo comprar as passagens, vi um site da Rail europe ida e volta sai R$ 232,00 o preço esta bom, ou eu compro as passagens na estação em Budapeste.
Help.
Bejinhos

Renata
RenataPermalink

Oi A Bóia vc já me tirou a dúvida de onde comprar as passagens para Viena em outra post, Agora o que quero saber se compensa eu compra na Estação Keleiti ou pela Rail Europe (o mais barato).
Desculpe pelo repeteco.
Bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! A Rail Europe cobra sobretaxas. É mais barato comprar na estação.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Eugênia
EugêniaPermalink

Olá, amigos de A Boia!
Irei de Viena para Praga (em agosto). Provavelmente, o meu trem sairá de Meidling. Antes, deverei hospedar-me em Viena, por uns quatro dias, em algum hotel entre três e quatro estrelas (penso em algum da rede Mercure ou semelhante). Que hotel você me indica com acesso um pouco mais fácil àquela estação? E o aeroporto de Viena, é longe?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eugênia! Recomendamos ficar próximo a uma estação quando você chega e sai por ela, e quando a estação está no centro das coisas. Não é o caso de Meidling.

Escolha um hotel bem localizado em Viena, use o transporte público ou táxi para ir à estação.

O aeroporto é ligado por um trem rápido à estação Mitte, que é bastante central e interligada ao sistema de metrô.

Leia sobre hotéis em Viena:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/hoteis-viena/

Meire Emiko Abe Vicente

Olá!
Vou chegar de Salzburgo para Viena, provavelmente a estação de trem é a Meidling. Só tem metro para ir para o centro de Viena? Teria onibus pois fica mais fácil para transportar as malas. Qual o melhor lugar para se hospedar no centro, perto de metros e que facilite para que eu vá depois para Praga. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Meire!

Os trens de Salzburg chegam em Westbahnhof.

Escolha o seu hotel e então entre no site para ver as opções de transporte; se o mais perto é o metrô ou o ônibus. Se não estiver claro, mande um email que eles respondem.

Meire Emiko Abe Vicente

Olá !
Vou vir de Prague para Viena na estação Meidling, qual metro devo pegar para ir para estação HBF , o metro fica dentro da estação de trem? Quanto tempo demora este percurso ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Meire! A Hauptbahnhof de Viena está em construção. Se você precisa ir à Westbahnhof, pegue o metrô linha U6 (estação Philadelphiabrücke, ao lado da ferroviária) e desça quatro paradas adiante, em Westbahnhof.

claudio
claudioPermalink

Bom dia vc chegar de bratislava em sudbanhof ok?como chego a wien meidling para ir a praga? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! Alguns trens vão a Pratestern, outros a Südbahnhof/Südtiroler Platz.

De ambas você chega a Meidling pela S-Bahn (trem suburbano).

Veja o mapa:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:S-Bahn_Wien.png

Mariana
MarianaPermalink

Comprei ticket de trem pelo site da OBB hoje pra viajar de Viena para Budapeste em 15/10 e a estação de saída de Viena é Meidling (por onde também vou chegar vindo de Praga), e não Westbahnhof como está no texto... Será que tem algo errado??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Seu ticket está certo, evidentemente. Pode haver horários em que os trens partam de uma outra estação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Informações mais atualizadas neste post:

Viena: transporte de/para aeroporto e estações de trem