Estações de trem de Viena: ligeiramente fora de mão

Wien Meidling

Este post está desatualizado. Para informações mais atualizadas, clique aqui:

Uma diferença sensível entre Viena e as grandes cidades da vizinha Alemanha é que suas estações de trem não muito centrais.  Para piorar, as linhas principais são divididas entre duas estações (sem ligação direta entre si ou com o aeroporto).

A situação deve mudar um pouco a partir de 2013, com a inauguração da Wien Hauptbanhof, a esperada estação central, que está sendo construída na área da antiga Südbanhof, desativada, e que deve concentrar todas as partidas e chegadas.

Por enquanto, saiba que vindo da/indo para a Europa Ocidental ou Budapeste você deve usar a Westbahnhof, uma estação que fica ao final da avenida Mariahilfer, um corredor comercial. Há hotéis nas redondezas (como o gigantesco Ibis Mariahilf, o Mercure Wien Westbanhof e o InterCity). A estação é servida por duas linhas de metrô; a U3 leva ao coração da cidade (a igreja de Santo Estêvão) em 5 estações.

Wien Meidling

A outra estação principal está improvisada em Wien Meidling, para onde foram desviados alguns trens que operavam na Südbanhof. Você deve usar Miedling se for para a República Tcheca, para a Polônia ou para a Itália (dependendo da rota; há trens que partem da Westbahnhof). É uma estação moderna mas acanhada, que originalmente serve à rede S-Bahn (trem metropolitano). Não há lugares sentados na área coberta para esperar seu trem nem aquela estrutura de comércio que você imagina encontrar numa grande estação. Meidling é servida pela linha S-15 da S-Bahn (vindo do Centro, venha pelo metrô U1 e faça baldeação em Südtiroler Platz; lá procure a plataforma 2) e pelo  metrô U6 (desça em Philadelphiabrücke, que é a estação contígua).

E uma última pegadinha [ATUALIZADA]: os trens para Bratislava estão partindo da estação temporária Ostbahnhof. A estação de metrô mais próxima é Südtiroler Platz, na linha U1 estão partindo novamente da Südbahnhof. (Os para Praga continuam saindo de Wien Miedling.)

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


107 comentários

Gente, como não tem topico especifico sobre innsbruck, gostaria de saber se algum ja ficou no Hilton Innsbruck? É bem localizado?

    Oi Andrea,
    Quando fui com minha esposa em outubro de 2010 a Innsbruck ficamos no Austria Trend Hotel – é excelente, novíssimo, o quarto que ficamos era bem amplo e a vista maravilhosa. Fica de frente ao rio e a uma estação do funicular que leva às montanhas, e para chegar ao centro histórico a pé é muito fácil. O único ponto negativo é o valor do café da manhã, alto e não incluido na diária. Aproveitando, tem um restaurante excelente – o melhor de todos q fui – Lichtblick. Peça as almôndegas com purê… Espero ter ajudado. Paulo

    Andrea,
    É super bem localizado sim, perto da parte turística e à uma pequena caminhada de onde se toma os teleféricos para subir as montanhas.

    Eu quando fui para lá fiquei no Gasthof Weisses Kreuz. Adorei, e recomendo caso você queira uma hospedagem com uma ambientação bem típica. É um hotel antiquíssimo, e chegou a hospedar Mozart e seu pai. Ele não traz aquele conforto típico de um hotel de rede, mas é bom no geral, confortável, absolutamente central, bom café da manhã.

Olá,

Estarei em Viena de 15 a 18/03, depois seguirei para Praga e Berlin de trem.
Optei pelo Ibis Mariahilf por ser próximo a estação pensando em ganhar tempo nos deslocamentos, mas acabo de descobrir que os trens para berlin partem de Wien Meidling… Gostarai de saber se ainda assim este Ibis é boa opção, é perto das principais atrações… Outra questão: Do aeroporto para o hotel, dá para ir de metro/trem ? Ou taxi seria a melhor opção?
Obrigada pela atenção!
Abs

    Tmb estou na mesma situação. Fiz a reserva no Íbis Mariahilf. Qual seria a melhor forma de chegar no hotel vindo do aeroporto? De (trem)? E para ir para a estacao de Meidling ? De(metro)? Abraços.

    Olá, Ramon! Há um ônibus do aeroporto para a estação Westbanhof. Sai a cada 30 minutos e leva 45 minutos até a estação.

    Chega-se a Wien Meidling de metrô.

    Obrigado pelas dicas! Estou em Viena agora e elas me foram muito úteis. Grato.

Post muito util tava perdidinha com o metro em Viena e ja tinha definido pelo Ibis MariaHilf.
Em junho irei a Europa, e Viena ta no programa por 4 noites. Chegarei de avião vindo de Veneza (2 noites la, é a segunda vez) depois de ficar 7 noites em Rhodes, depois de ficar 4 em Pisa (tenho parentes la)…Graças a Deus a Ryann Air existe! Assim como a German Wings, Easy Jet, Air Berlin…
Ah, de la seguirei para Pisa de avião, mais 4 noites e depois Madrid. Estou em duvida se faço um stopover em Madrid, ou sigo para o Brasil…To be or not to be…

    Ja to querendo ir pra Praga, Cologne…:) Eita que esse negócio de ficar olhando pra onde voa essas low costs me deixa doida pelo Maraturismo! kkkkkkkkk Mas eu sempre chego!!!

Ana Luiza, nesta site aqui https://www.travelmath.com/closest-airport/Uherske+Hradiste,+Czech+Republic

descobri isso:

O aeroporto mais próximo de Uherske Hradiste, República Checa Brno-Tu?any Airport (BRQ / LKTB). Este aeroporto está em Brno, República Checa e tem cerca de 56 km do centro de Uherske Hradiste, República Checa. Se você está procurando ou doméstico vôos internacionais para a BRQ, verifique as companhias aéreas que voam para BRQ .

Neste link abaixo descobri como vc pega o trem de Viena até Brno na Rep. Tcheca

https://www.oebb.at/en/Travelling_abroad/SparSchiene/Czech_Republic/Timetable_Vienna-Brno-Prague/index.jsp

Neste link abaixo está a pesquisa de ônibus entre as 2 cidades

https://jizdnirady.idnes.cz/vlakyautobusy/spojeni/

Creio que vc já poderá matar a saudade da sua irmã.

Beijos,

Georgia

Muito obrigada pela informação Georgia! Vou me aventurar sozinha até UH, para ver minha irmã que mora lá e não nos vemos a mais de 4 anos… Como vou fazer surpresa não estou recorrendo a ela! Valeu mesmo!

Ana Luiza, achei isso no tripadvisor

vienna to uherske hradiste ”
21 January 2009, 2:53
Could someone please let me know if it is possible to catch a train/bus from Vienna to uherske hradiste.

Report inappropriate content
Save this Post

sir_Humphrey
Prague…
posts: 219
1. Re: vienna to uherske hradiste
21 January 2009, 10:55
There are plenty of daily connections with change in Breclav, as well several direct trains, from Wien to Stare Mesto u Uherskeho Hradiste (which is the full name of the station on the main railway next to the city). Travel time is about 2 hours.

Depending on where exactly are you travelling, you can change there for a local train for 1 station (6-7 minutes) to the city centre (station “Uherske Hradiste”), or catch a local bus or taxi to your particular destination.

O Link está aqui: https://www.tripadvisor.co.uk/ShowTopic-g274714-i1153-k2486948-Vienna_to_uherske_hradiste-Brno_Moravia.html

Pessoal, alguém sabe me informar como faço para ir de Viena até Uherske Hradiste (Republica Tcheca)? Vou viajar sozinha e estou meio perdida… Acredito que ao sair do aeroporto devo pegar um trem… Mto obrigada!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito