Europa no inverno: impressões (e dicas) de um recém-chegado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praga

Fazia tempo que eu não passava a virada do ano no frio. Depois de dois anos seguidos com viagens ao hemisfério norte no inverno (2000/2001 Réveillon em Paris, 2001 carnaval entre Londres e Nova York, 2001/2002 Natal e Réveillon entre Andaluzia e Portugal), nunca mais tínhamos nos aventurado voluntariamente por temperaturas abaixo dos 10ºC. Você conhece o meu lema: nem sempre que eu tô feliz eu tô de Havaianas, mas sempre que eu tô de Havaianas eu tô feliz.

Em 2007, quando subi um post-enquete sobre Europa no inverno, tive que puxar pela memória para fazer minhas recomendações (que mais eram desrecomendações: "não vale a pena torrar uma grana que nos faz falta para brigar com as condições atmosféricas"). E, claro, pedi a opinião dos trips. Muitos contra-argumentaram dizendo que amam viajar no frio. Outros ainda vieram dizer que não têm outra alternativa; só podem tirar férias grandes em janeiro.

Pois bem. Acabo de chegar de 11 dias de inverno europeu (10 deles debaixo de neve). De maneira geral, mantenho a minha opinião de dez anos atrás. Adorei ter tido a sorte de viver um Natal Branco -- e desejo isso a todo mundo; foi mágico. Mas não gostaria de repetir isso todos os anos, não.

Se mantive minha opinião, por outro lado trouxe mais insights e dicas testadas para que você que não pode viajar em outra época (e mesmo você que adora frio) possa aproveitar ainda mais esta época no Hemisfério Norte.

Praga

As vantagens

Sim, até eu que não curto viajar no frio consigo enumerar algumas vantagens (até porque são evidentes).

- Menos turistas disputando espaço com você. O frio espanta as massas (e, no caso da Ponte Carlos em Praga, até mesmo os vendedores de bugigangas!). Isso é menos válido na semana entre Natal e Réveillon, que é semana de férias em todo lugar. Mas em dezembro antes disso, e depois em janeiro e fevereiro... pista livre.

- Hotéis menos caros. Com exceção da virada do ano, as diárias de hotel costumam ser sensivelmente mais baratas no inverno (a não ser, claro, em estações de esqui).

- Comer e beber com gosto e sem culpa. O inverno vem sempre forrado de coisas gostosas -- e sazonais -- para comer e beber. Mais do que em qualquer época do ano, comer é programa.

As desvantagens

- Aquelas que você já está desprovido de cabelos de saber. Dias curtíssimos (dezembro é pior, março menos). Os dias nublados parecem ainda mais cinzas e tristonhos do que no resto do ano. A Europa das mesas na calçada desaparece da vista. Longas caminhadas deixam de ser um prazer para virar um suplício. Nevascas podem trazer o caos aéreo (e às vezes até ferroviário) sem aviso prévio. Dirigir exige mais paciência e destreza (e, em algumas regiões, correias).

O que fazer

- Mantenha os pés secos e as extremidades aquecidas. Calçados impermeáveis são o item mais importante do seu vestuário. Meninas, arrumem um jeito de se sentir elegantes vestindo botas de trekking -- pés molhados e gelados são uma tortura (e uma porta aberta para a gripe). Luvas e gorro também são essenciais. E seu casaco precisa ser impermeável. Não exagere na estratégia cebola, ou você vai ter que se livrar de várias camadas sempre que entrar nos ambientes fechados, que são aquecidos. (Roupa de baixo colada no corpo, suéter de lã e um bom casaco devem ser suficientes, desde que você use luvas e gorro.)

- Privilegie cidades grandes. Pense que a sua viagem vai ficar mais confortável quanto maior for o número de atividades em ambiente fechado que você possa fazer. Lembre-se que, com exceção das estâncias de esqui (e de cidadezinhas com feiras natalinas), as cidades pequenas estarão hibernando (sobretudo à noite).

- Vai viajar em dezembro? Inclua lugares em que o Natal seja especial. A Europa Central comemora o Natal com mercados natalinos gostosíssimos. É o tipo de experiência sazonal que redime todas as dificuldades de viajar nesta época.

- Considere cidades que ficam abarrotadas no verão. No inverno elas oferecerão uma densidade demográfica bem mais palatável. Os melhores exemplos: Veneza e Praga. (De novo: na semana entre Natal e Réveillon a diferença será menos gritante.)

- Invista um pouco mais em hospedagem. Você vai ficar mais no quarto. Ou pelo menos vai querer um pouco mais de aconchego sempre que voltar. Para estadas a partir de cinco dias, alugar apartamento é ideal.

- Saia do hotel sabendo onde vai comer. O inverno rigoroso não é uma época apropriada para escolher restaurante ao acaso, na base da intuição. Faça o seu dever de casa e estude onde vai fazer as refeições e como se chega: ninguém merece rodar ao léu no frio e com fome.

- Vá devagar. O inverno deixa você naturalmente mais lento. Vá com tempo sobrando e usufrua da preguiça que o frio traz. Sua viagem fica muito mais gostosa quando você não abusa do organismo e segue o ritmo da estação.

Praga

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

626 comentários

Eunice
EunicePermalinkResponder

Luiz. Cheguei ontem de uma viagem de 12 dias em Lisboa. Nesse período a temperatura variou de 6 a 18 graus. O céu azul, os dias claros; choveu por umas duas horas um dia. Ventava muito na beira do Tejo, fora daí, não; mesmo em ruas muito próximas, como as da Baixa. Muito agradável para caminhar. Fiz 3 viagens de bate-volta: Évora; Fátima e Óbidos; Sintra e Cascais, o tempo sempre ajudando.

Eunice
EunicePermalinkResponder

"à Lisboa"

Luiz
LuizPermalinkResponder

Excelente, Eunice. Este é o tipo de clima que me agrada pois não impede de fazer o que desejo. Não me incomodo, por exemplo, com vento gelado. Gosto de caminhar envolvido pelo vento smile Obrigado pelas informações. Foram muito úteis.

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalinkResponder

Nesta vez eu discordo do mestre..risos

Estava em Paris na mesma época bateu 07 abaixo de zero, neve na estrada, e a DISNEY lotada, a Suiça encantadora, Eslovênia a 08 abaixo de zero FOI UM CHARME QUE ME CAUSOU SURPRESA. O único lugar que me pareceu sombrio foi Zagreb com 13,5 abaixo de zero e quase nenhuma alma viva na rua....mas meu conselho é viva o outono europeu, em especial novembro, mas se for pela primeira vez para lá viaje na primavera....

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalinkResponder

em tempo, voltei a trabalho a Madrid em fevereiro e estava agradabilíssima a cidade: amanhecia com 2, 3 abaixo de zero e ao meio dia , 03 da tarde aos 14 graus estava ótimo, NAVACERRADA estava lotada mesmo com a última nevasca , se é que se pode considerar isto na comunidade de Madrid, bem cheia. As fotos tiradas em ÁVILA coberta por fina camada de neve nas muralhas ficaram lindas...

Lucas
LucasPermalinkResponder

Galera, Roma em março é uma boa pedida pra quem quer passar o dia caminhando pela cidade?
Acho que em março o inverno já tá no final então o frio é menor, certo?
Por questões de tempo e disponibilidade só poderei viajar em março, mas tenho receio do frio me impedir de fazer os famosos passeios a pé.
Agradeço os feedback

Eliane
ElianePermalinkResponder

Olá!!!
Bom primeiro as dicas estao me ajudando muiiiito!!!
Mas, vamos viajar pela primeira vez para a Europa, e nossa disponibildade por questões profissionais seria entre 22 de dezembro e 08 de janeiro e estou muito insegura quanto ao clima... Será que vamos conseguir conhecer os prinsipais pontos? Resistir ao inverno, frio...rsrsrs Pensamos em ir : Paris, Amsterdan, Portugal e Roma.
Se puder nos ajudar...

Eliane
ElianePermalinkResponder

Olá!!!
Muito obrigada pelas dicas...
Adorei o post overplanning, estou até repensando minha ida a Amsterdan...rsrs

Abços
Eliane

maria fernanda nitrini

Olá, adorei o site!! Vou consultar sempre. Bom, eu e meu marido, por falta de opção de datas, estamos planejando uma viagem para Europa no início de novembro. A viagem é curta, 7 noites, e não queremos ficar pingando de lugar em lugar. Só não sabemos que região escolher, ou seja, qual chove menos e faz menos frio nesta época. Alguém tem dicas?
Obrigada,
Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Fernanda! Faz menos frio na Andaluzia e em Portugal.

Daniela Franco

A primeira vez que fui a Europa foram 2 meses no inverno. Depois voltei outras vezes no verao, primavera e outono. Tenho apenas uma certeza: nunca mais volto a Europa no inverno (a nao ser que seja de graça, i.e., a trabalho ou alguem pagando). No inverno, os dias sao super curtos: comecam tarde e acabam cedo. Isso para turista é pessimo. Alem disso, o frio atrapalha demais e fica tudo cinza. Só aconselharia a viagem no inverno para quem nao tem realmente outra opcao.

maria fernanda nitrini

Bom, como a última vez que fui à Europa estive em Portugal, estou tentada em seguir sua dica da Andaluzia. Já pesquisei por aí e vi que no começo de novembro o frio é bem suportável. Me preocupo mais com as chuvas. Vc sabe se são frequentes? Não encontrei também dicas detalhadas das cidades principais. Será que alguém tem um roteiro legal, sem muito pinga-pinga, para 7 dias?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Fernanda!

Na Andaluzia chove 150 mm em novembro. Não é muito.
http://www.climatetemp.info/spain/andalucia.html

Veja sugestões de roteiros neste post (consulte também os comentários):
https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá! Estarei indo viajar para Toscana e sul da Alemanha de 21/12 à 06/01. Vcs podem dar dicas do que ver, fazer, comer, neste período??
As estradinhas da Toscana nesta época são muito ruíns??
Aguardo a ajuda e dicas de vcs?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila!

Comece pela Alemanha para pegar o finzinho das feiras de Natal.

Leia:

https://www.viajenaviagem.com/category/munique

http://www.alemanhaporquenao.com

http://www.giropelatoscana.blogspot.com/

Maria Eugênia

Os Christkindlmarkt da Alemanha são uma graça, quase todas as cidades têm nessa época. Outro lugar lindo que visitei no inverno e no verão e que no inverno me agradou mais foi Königssee, um lago lindíssimo na Bavária. No verão estava super cheio, no inverno não tinha vivalma, exceto as equipes de bobsled que tinham acabado de fazer um campeonato por lá. Não sei se concordo com a dica de privilegiar só as cidades grandes. Eu, pelo menos, estou saturada de metrópoles, inverno, verão, tanto faz. Adoro a sensação de ser um ET turístico, perdida fora de época, numa cidade menorzinha. Na Itália, um lugar que visitei no inverno e recomendo, além de Veneza, citada na matéria, é Pompéia.

Maria Eugênia

Priscila, em tempo, o que se bebe nos mercados natalinos germânicos é o glühwein, vinho quente temperado com especiarias (mas tem cerveja também). E bratwurst (linguiça) de diferentes tipos. Outras comidas típicas são Lebkuchen (pão de mel), amêndoas carameladas e outros tipos de nozes tostadas.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá pessoal. Ainda estou (re)planejando minha viagem. As datas que tenho disponíveis para vaiajar são em final de 16/12 a 04/01 e 20/01 a 18/02. Estou pretendendo passar o período de final de ano em Praga, Budapest e Zagreb e , o outro intervalo, Paris,Suiça e Itália. É minha primeira viagem à Europa e estou preocupado com o frio as roupas. É melhor comprar umas calças lá? O jeans não é recomendável?
Outras dicas são muito bem vindas!
8D

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Vai bem uma roupa térmica por baixo! Siga as demais dicas do texto wink

Mari
MariPermalinkResponder

Passei a última virada de ano no frio europeu. Fiz um intercâmbio de 6 meses na Suíça e recebi minha mãe para viajarmos durante minhas férias, 4 semanas entre dezembro e janeiro. Nosso roteiro foi Suíça e Áustria de trem, incluindo cidades menores, e depois vida de low-cost entre Paris, Londres, Amsterdã e Praga. Pegamos alguns dias de neve, mas não todos, um sol espetacular em Londres, e de resto muito, muito frio. Não posso concordar mais com as dicas do Ricardo (impecável como sempre!). Vou fazer meu greatest hits de prós e contras:
Pontos positivos: Como essa foi minha única viagem pela Europa, não dá pra comparar muito, mas pelo que eu ouço, realmente encaramos menos turistas. Foi bem fácil se sentir local em alguns lugares, especialmente nas cidades menores(exceções: Paris na semana do Reveillón - má idéia - e Praga, ambas com excesso de vendedores de bugiganga por metro quadrado). A época foi perfeita para Suíça - tudo parecendo um conto de fadas - e Áustria - ah, os mercadinhos de Natal. Outra coisa: não se passa frio em interiores. Nunca.
Negativos: Ritmo de urso hibernando. Falta coragem pra levantar de manhã e encarar quilos de roupas e nariz sempre gelado - pra mim a grande graça é bater perna, e isso tinha sérias restrições. Dias curtos, alguns em que simplesmente foi impossível andar na rua, resultando em excesso de trechos feitos de metrô e pouca caminhada. Nada de mesinhas ao ar livre, zero canais floridos em Amsterdã, e Paris não parecia em nada o filme do Woody Allen. Agora morro de vontade de voltar pra conhecer essa outra Europa
Tirei do roteiro alguns lugares mais verão, tipo Provence, Espanha e Grécia, e não me arrependo. Se valeu a pena? Claro! O frio tem umas graças particulares. As paisagens no Glacier Express estavam perfeitas, o Castelo de Chillon cheio de neve é ainda mais bonito, aproveitei cada segundo de frio de um chá tomado ao lado do Castelo de Praga, e não senti culpa nenhuma por "perder" um dia inteiro no Kunsthistorisches Museum em Viena... Quer abrigo melhor que esse?
E descobri que no frio a coisa mais importante de se saber falar é: Zwei Glühweine bitte!

Arcanjo
ArcanjoPermalinkResponder

Alguém sabe dizer se faz muito frio, chuva ou vento na Capadócia em janeiro? E no Chipre? Alguém já esteve por esses lugares essa época do ano? Recomendam no inverno?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arcanjo! Faz bastante frio na Capadócia em janeiro. É difícil fazer mais do que 10 graus. Não chove muito não.

Veja as médias de Ankara, que não fica longe dali:
http://www.weather.com/outlook/travel/vacationplanner/wxclimatology/monthly/graph/TUXX0002

Indo em janeiro para o Chipre você vai perder a praia, que é um dos atrativos locais.

Nathalia
NathaliaPermalinkResponder

Se é para dar um pitaco e até incentivar quem está na dúvida ou temeroso: andar a noite também é bom! Escurece entre 4/5, porém todos os monumentos e construções são iluminados. É simplesmente lindo!

Waldilson
WaldilsonPermalinkResponder

Vou viajar no período de dezembro a janeiro, na verdade estou meio receoso, pelo frio que posso encontrar, mas foi a única disponibilidade de amigos para viajar, portanto tenho essa dúvida e as vezes arrependimento por tal empreendimento, mais enfim; na altura do campeonato não posso andar para trás, portanto, gostaria de umas dicas de como curtir esse frio sem sofrer variações de humor. preciso de dicas eu vou para Itália (Milão, Florença e Roma), França (Paris) e República Tcheca (Praga).

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Waldilson, a melhor receita é não brigar com o tempo, fazer planos condizentes com o clima e aproveitar a viagem.

Roma e Firenze podem ter uns diazinhos de menos frio com temperaturas batendo nos 14-16 graus no meio do dia. Praha é certeza de frio. Milano e Paris, loteria.

Programe com calma e antecedência várias atividades indoor, principalmente no começo ou fim do dia, quando faz mais frio e está escuro. Não caia na prática semi-depressiva de esperar o sol estar "alto" já 11h, com metade do dia pra trás, para sair do hotel.

Invista em um bom conjunto de roupa impermeável e com proteção térmica, que vai de deixar quente e seco.

Waldilson
WaldilsonPermalinkResponder

Andre L. valeu pelas dicas, obrigado, gostaria que alguém me indicasse uma marca de calçado botas para o inverno.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Qualquer calçado que tenha GoreTex (que mantém conforto térmico e impermeabiliza).

Ana Veloso
Ana VelosoPermalinkResponder

Waldilson, a Decathlon vende sapatos impermeáveis da marca da loja que são baratos e muito bons. Em Paris tem várias, no shopping des Halles, por exemplo.

Samara
SamaraPermalinkResponder

Não vi muitos comentários sobre Londres em novembro. Terei uma semaninha(18 à 26) e pensei em aproveitar para conhecer a cidade. Mas seria minha primeira viagem sozinha e primeira vez na Europa. O que seria o ideal, ficar na cidade (qual a melhor localização?), fazer passeios nos arredores? O que vcs sugerem?

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Com apenas 7 dias inteiros, ficar em London já vai te ocupar o suficiente.

Jorge
JorgePermalinkResponder

O ideal é ficar em uma zona central de Londres... Concordo com o André, Londres tem muita coisa para ver e fazer, os 7 dias ficam bem ocupados. Mas se mesmo assim quiser fazer passeio de um dia, sugiro Oxford, que é pertinho e muito fácil e barato de ir de trem.

Mafer
MaferPermalinkResponder

Estou indo com meu namorado pra Europa do 29 dezembro ao 14 de janeiro. Chegaremos a Amsterda e sairemos de Roma. Queremos visitar Amsterda, Paris, Madri, Barcelona, Veneza e Roma, sei que sao muitas cidades para poucos dias... Minha pergunta eh, por serem tao poucos dias, vc acha recomendavel alugarmos um carro?? Muito obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Mafer! Na verdade, o que você precisa antes de mais nada é rever o roteiro... Paris, Barcelona e Roma já tomariam todo o tempo da viagem.

Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Carro não serve para cobrir distâncias tão grandes!

https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-como-quando-quanto-tempo/

Ana Veloso
Ana VelosoPermalinkResponder

Lá vou eu dar meu pitaco! rsrsrs Concordo com a bóia, é muita coisa pra pouco tempo, mas eu deixaria Barcelona de fora também. Paris, Roma e Amsterdã são os mais legais. A Espanha é mais legal no verão, o legal das cidades é a animação do povo e no inverno fica tudo mais caído...

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Mafer, vou dar meu pitaco também: em 15 dias com meu namorado fizemos: Londres (4), Paris (4), Veneza (2), Roma (3) e Milão (2). Achei que foi pouco tempo em Londres e Paris, ficaria 5 dias em cada uma e dá pra ser 1 dia em Veneza, pelo menos 3 em Roma. Acho que Barcelona e Madri, se quiser muito, tem que escolher entre uma das duas. Amsterdam dá pra ver muita coisa em 2 dias.

alice de paula souza

alguém pode dar sugestões do que ver em Paris no mes de novembro? e nos arredores? Temos 15 dias, e é a quarta ida para lá.A novidade vai ser o frio, e ter tempo para descobrir coisas fora do costumeiro;

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! As coisas que existem para ver em Paris e nos arredores em novembro são exatamente as mesmas que existem para ver no resto do ano grin

Dê uma olhadinha na nossa página-guia: https://www.viajenaviagem/europa/paris-ricardo-freire , na nossa página de links https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/paris-links-e-posts .

E não deixe de viajar no Conexão Paris, que é o site mais completo sobre Paris em português! http://www.conexaoparis.com.br

Ana Veloso
Ana VelosoPermalinkResponder

Alice, se vc estiver disposta a enfrentar o frio, acho a Disney legal nessa época com a parada de Natal do Mickey e essas besteiras...

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Alice,
apreciar a decoração de Natal, nas ruas e nas vitrines já é um espetáculo.

Regina Pantet
Regina PantetPermalinkResponder

Gente: Eu ,meu marido e minha filha, vamos passar
o ano novo em pleno deserto americano (Gran Canion ou Monument Valey),alguém tem alguma dica.
Um abraço , adoramos esse blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Regina! Esse é um post sobre Europa! Tire suas dúvidas ou deixe sua pergunta nos posts relativos ao Grand Canyon:
https://www.viajenaviagem.com/category/grand-canyon/

malu
maluPermalinkResponder

Vou viajar com minha familia dia 21.12.11, vamos para Roma,
Genova, Portugal e Espanha, dia 27.12 .11 estaremos no navio
e regressaremos dia 08.01.12.
Gostaria de dicas de roupas , sapatos, pois vou com uma criança de
7 anos, um jovem de 19anos. Por causa do frio , preciso de ajuda.
Grata.
malu

Inanda
InandaPermalinkResponder

Oláaa !!!
Preciso de um help...
Vou viajar em lua de mel no dia 08/01´para Madri e ficaremos lá até dia 11/01 depois partiremos para Paris de 12/01 a 15/01 ao todo teremos 16 dias de viagem , pois bem, gostaria de sugestões de passeios nessa época pois como é frio não sei bem como organizar minha lua de mel, qto as roupas quais indicações..
Desde já
Obrigada

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Inanda, acho que há alguma falha na sua pergunta, porque você fala em 16 dias de viagem, mas entre 08 e 15/01 só há uma semana (e você perderá um certo tempo no deslocamento Madri-Paris)

Helen
HelenPermalinkResponder

Olá.. Vou viajar dia 14 de dezembro e volto dia 06 de janeiro.. vamos passar por Portugal, Espanha, França, Itália e 4 dias na Grécia.. Minha pergunta é.. alguém já foi pra Grécia no inverno? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helen! No inverno só Atenas vale a pena, e olhe lá. Você vai pegar dias frios e provavelmente chuvosos, que não entregarão a Grécia que você tem na cabeça. É melhor deixar para quando você voltar à Europa entre maio e iniciozinho de outubro.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/

Waldilson
WaldilsonPermalinkResponder

Olá... Estou de Malas quase pronta para o inverno Europeu e esse canal tem me ajudado bastante, portanto espero que me ajudem mais uma vez.
Alguém pode me dar uma dica tenho que comprar 2 passagens aéreas de Roma para Paris e de Paris a Praga, qual seria a melhor saída comprar por aqui mesmo pela internet ou comprar por la diretamente no aeroporto qual a maneira mais barata
obrigado
waldilson

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Waldilson! Comprando antecipadamente pela Internet sempre se consegue melhores tarifas!

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Amigos, estou com dúvida entre 3 roteiros, ou combinar 10 dias em duas bases, será entre 15 e 25 de março de 2012, considerando o clima, que será o meu critério de desempate, o que é melhor Lisboa + Roma, Madri + Roma ou Barcelona + Roma?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Carlos! Em nenhuma das cidades estará exatamente "quentinho" nessa época do ano para que a temperatura seja um critério tão definitivo de decisão wink Na verdade, as médias diferem muito pouco. Se você já está se dispondo a ir para Roma, onde estará frio, escolha o outro destino por alguma razão mais apaixonada do que tão somente o termômetro!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Impossível prever. Em fins de março, as temperaturas em todas essas cidades podem ainda estar em ritmo de inverno, em em um calor precoce de primavera. Não estará nevando em nenhum desses lugares, mas também dificilmente estará confortável para andar sem blusa.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Carlos, fui pra Barcelona e Roma no inverno, achei ótimo! São locais um pouco mais quentes e são lugares maravilhosos! Recomendo muiiiito!

Jorge
JorgePermalinkResponder

Lisboa nessa época não é muito frio... se o critério de desempate for só o termômetro, Lisboa ganha então...

Junior
JuniorPermalinkResponder

TO PENSANDO EM IR FAZER UM PASSEIO DE 25 DIAS PELA FRANÇA PASSANDO PELAS SEGUINTES CIDADESrazzARIS(3 DIAS)BLOIS,TOURS,CHINON,SAUMUR(3 DIAS NESTA REGIÃO)BORDEAUX (2 DIAS)SARLAT-LA-CANÉDA CARCASSONNE TOULON CaNNES(1 DIA EM CADA)NICE
MENTON(2 DIAS)GRENOBLE (1 DIA)DIJON (VALE A PENA?? QUANTO TEMP OEM DIJON?)CHAMONIX(2 DIAS - É MUUUUITO CARO???MANDEM DICAS PLEASE)CASTILLON DU GARD, SAINT GEORGES D'ORQUES,BRÉST, ANNECY, LIMEUIL,MONPAZIER,SALERS,BEYNAC-ET-CAZENAC,BRUGGES(BÉLGICA),
GENT (BÉLGICA). TEM ALGUMA OUTRA CIDADE BELGA QUE VALHA MUUUUITO A PENA E QUE EU TENHA DEIXADO DE FORA? LEMBREM QUE MEU OBJETIVO É A FRANÇA MEDIEVAL...VALEU... FICO NO AGUARDO... UM ABRAÇO... PS- ACOMPANHO SEU SITE DIRETO E TIREI MUITAS DICAS DELE.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junior! Nossa primeira recomendação é que você não escreva em maiúsculas na internet. É tido como gritar.

Leia esses posts:

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/

Cristiano Horta

Passamos eu e minha esposa um "belíssimo" dia de Natal, ceiando uma xicara de café com leite, em um quarto de hotel proximo ao aeroporto CDG, após perder a conexão para o Brasil no dia 24/12/2010. Nosso voo de Amsterdan atrasou por conta de problemas com a falta de descongelante para as asas dos aviões. Air France na ocasião nos ofereceu dois travesseiros para que pudessemos relaxar no piso do saguão do aeroporto, onde outras 3 mil pessoas também faziam o mesmo. Neste dia de caos total, o que mais me surpreendeu foi a pontualidade da TAM que nos levaria para o Brasil. O voo estava no horário e 1 hora antes da partida, como previsto, já não era possível encontrar nenhum de seus funcionários a disposição de um pouco mais de meia dúzia de passageiros desesperados como nós. Sensibilidade plena. Em tempo, a Air France reembolso todas as minhas despesas em menos de 1 mes e a TAM levou aproximadamente 10 meses para creditar meus pontos no programa de milhagem da própria companhia, após inumeras reclamações.

Paulo Leite
Paulo LeitePermalinkResponder

Opa, tudo bem? Vou com minha esposa dia 28/12 e retorno dia 13/01. Ficaremos ate dia 04 em Paris, depois Atenas e dia 09 Roma. Sabe se curto a Grécia no inverno? Nossa curiosidade é mais cultural do que praias. Pensamos em fazer um passeio a Delfos/Meteora.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo Leite! A Grécia com frio e talvez chuva é bem diferente da que imaginamos. Mas se você não quer praia, pode curtir o fato de haver menos turistas.

Tânia
TâniaPermalinkResponder

Oi pessoal!

Estive em Lisboa e Madrid por 11 dias, em janeiro de 2011, e foi maravilhoso. Temperatura entre 11 e 15 graus, lindos dias ensolarados deu até para sentir calor (sou do sul). Choveu apenas uns dois dias.
Confesso que fiquei surpresa porque sempre ouvi falar que a Europa é muito fria, mas não senti nada. O clima mediterrâneo e excelente. Madrid é um pouco mais fria, mas não tanto assim.

Maurício Noronha

Também estive em Madrid e Lisboa em Janeiro de 2011. Foi minha primeira viagem na Europa e encarei o frio. Mas não foi doloroso, muito pelo contrário foi inesquecível. Os dias estavam lindos e ensolarados, com temperaturas na faixa de 5 a 10ºC durante o dia e um pouco mais baixas a noite. Mas nada insuportável. Gostei tanto que estou voltando em Janeiro de 2012 para duas semanas em Roma e Paris. Recomendo um bom casaco, luva, gorro e sapato impermeável, e claro uma dose de sorte. No meu caso, fui muito feliz, não choveu nenhum dia. Grande abraço a todos.

Mali
MaliPermalinkResponder

Ola pessoal! Embarco dia 25/12 para Milão com meu marido e ficaremos la ate 02/01. Por termos pouquíssimo tempo eu queria saber se vcs tem sugestões de lugares que não podem faltar no roteiro. Temos apenas 1 dia comprometido que compramos o voo para roma, mas voltamos no mesmo dia. Estamos pensando em ir até a suiça de trem. Vcs acham q vale a pena?? Sabemos tbm que o reveillon lá não é muito comemorado, mas alguem tem alguma indicação de algum lugar que seja legal passar a virada??
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mali! Fiquei com a impressão de que você não sabe muito bem o que fazer com essa viagem mrgreen Não sei se vocês têm algum compromisso a cumprir em Roma, mas passar só um dia lá é um pecado! A intenção é ficar quanto tempo em Milão?

Ana
AnaPermalinkResponder

Oi Mali, vale a pena verificar os sites www.swissinfo.ch e www.myswitzerland.com/pt/inicio.html. Ambos com opcão de português e com muitas dicas sobre a Suica.

Mali
MaliPermalinkResponder

Hahahaha...gostei da resposta Bóia!!! Ficaremos em Milão do dia 26/12 ao dia 01/12 e roma só vamos ter 1 dia mesmo. Quantos aos outros dias estamos na duvida pois meu marido quer alugar um carro e sair conhecendo as cidades, mas estamos meio receosos por causa da neve e pegar estrada com neve não sei se vai ser legal..rsrsrs. Por isso o pessoal indica para irmos tudo de trem, por isso pensei na Suiça.
Obrigada pelas ajudas.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Neve não é uma certeza na Itália (exceto nos Alpes). Pode nevar, como pode não nevar.

Ise
IsePermalinkResponder

Olá pessoal...Estou indo à Itália agora em dezembro(18/12 - 04/01) com meu marido e estamos resolvendo se passaremos o reveillon em Roma, Florença ou Milão... Alguém tem alguma dica? Qual dos três lugares é melhor para passar a virada do ano?? Abraços a todos!!! Adorei o site!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ise! Não espere muito do Réveillon na Europa. Será indiferente o lugar em que você estiver nesta noite.

Esta página traz todo o serviço:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

Ise
IsePermalinkResponder

Muitíssimo obrigada pela resposta....Visitarei a página citada.... O site é MUITO bom!! Estou desde as 6h pesquisando só nele Tem muitas informações interessantes. Parabéns!!!!!!

adriana
adrianaPermalinkResponder

Olá, estou indo para Londres no carnaval e não vi muitos comentários. Sou muuuuito friorenta e miha filha garante que esta época a temperatura já está mais amena. Vcs concordam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Fevereiro ainda é o auge do inverno. Não conte com temperaturas razoáveis, não.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um/

adriana
adrianaPermalinkResponder

Oi Bóia, vou ter que ser boneco michelan mesmo. Obrigada pela dica, vou torcer para vc estar errado. kkkkkkk Bjs,

Waldilson
WaldilsonPermalinkResponder

Olé meu queridos.
Estou aqui para agradecer a todos pelas dicas que vão me ser de muita utilidade, já estou com quase tudo pronto portanto agora faltando 10 dias para viajar só tenho a agradecer, portanto desejo a todos um feliz natal e um ano repleto de felicidades e de muita paz.
obrigado
Waldilson

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Vou viajar para Europa (Londres, Paris, Veneza, Florença e Roma) na segunda quinzena de março, queria saber se vai estar muito frio ou se as temperaturas já são mais amenas, pois algumas pessoas dizem que ainda é muito frio e outras que as temperaturas já são de primavera, então estou meio perdida...

Neide Maria de Freitas Arantes

Olá, gosto mto de consultar este site. Meu marido e eu nunca fomos à Europa. Ele gosta de viagens curtas, sem ficar pulando de lugar em lugar. Gostaria de saber qual o tempo necessário para se programar para uma viagem dessas, de preferência para conhecer Portugal e Espanha e o tempo que mais dispomos é início do ano, que é inverno. Pensei em programar algo para o período de 08 a 20 de fevereiro de 2012, mas não sei se dará tempo, inclusive de preparar a documentação necessária. O que recomendam?
Obrigada,
Neide

Ricardo Freire

Neide, a única coisa complicada de que vocês vão precisar é passaporte, que realmente está demorando bastante para sair. É preciso também seguro-assistência válido para o espaço Schengen, passagem de volta e reservas de hotel.

Comecem o planejamento da viagem a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Leiam também:
https://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/category/porto
https://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/europa/madri-ricardo-freire

Neide
NeidePermalinkResponder

ok, obrigada.
Creio que desta vez será mais interessante ficar no Brasil mesmo. Nesse caso, considerando o período de alta temporada, hotéis e resorts lotados, o que indicaria para quem quer mais sossego, sem perder a chance de conhecer lugares interessantes?

Tchê Inverno
Tchê InvernoPermalinkResponder

Olá, excelentes dicas! Na parte do vestuário, a gente super concorda e acredita que o "efeito cebola" não colabora em nada no combate ao frio. O melhor é usar uma malha térmica como primeira camada - http://migre.me/82lmG, seguida de uma blusa de lã, e depois um casaco ou sobretudo impermeável. Aliás, o material é que faz toda a diferença em produções para o frio. E para as mulheres, nada de desespero. Dá para atualizar os looks usando sobretudos vermelhos, beges, fugindo do tradicional preto, com meias calças mais grossas, do tipo dessa - http://migre.me/82lqL - com botas de cano longo e solado impermeável. Aí sim, a proteção contra o inverno rigoroso da Europa está garantida!

Liliane
LilianePermalinkResponder

Olá estou indo a primeira vez para Europa, meu marido e filho de 14 anos. Nosso periodo é 21/12/12 a 07/01/2013, sei que estará frio, onde será melhor passar o natal e o reveillon, gostaria de dicas sobre aptos para alugar, saem mais baratos... Pensei em Paris, Roma, Berlim. estou com bastante tempo, o que me recomendam.. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liliane!

Não escolha a cidade por causa do réveillon. O réveillon é o de menos. O Natal é mais bacana na Alemanha, mas você já chegará no finzinho.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

Sobre apartamentos para alugar:
https://www.viajenaviagem.com/2009/03/como-alugar-apartamentos-de-temporada-no-exterior-parte-1/

Mel
MelPermalinkResponder

Aí gente eu tava pensa em viajar em janeiro para europa (paris londres italia espanha) vcs acham que é uma fria ?
Aguarado as dicas no e-mail acima.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mel! Infelizmente não divulgamos emails nem enviamos informações por email. Por favor leia os comentários anteriores; muita gente dá sua opinião.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Eu fiz um mochilão pela Europa que durou 65 dias entre os meses de dezembro e fevereiro. Eu acho o inverno sensacional. As feiras de natal durante o mês de dezembro são uma delícia; vinho quente, boa comida de rua. Janeiro, para mim, foi o mês mais frio. Estive na Polônia e peguei temperaturas absurdas com sensação térmica mais absurda ainda, mas mesmo assim não era motivo pra deixar de curtir a viagem e explorar os destinos, chega um determinado momento que o frio não é mais tão incômodo. Pra mim a grande vilã era a chuva que incomodou um pouco em Roma, Paris e principalmente Amsterdam. Em fevereiro o frio já está bem mais ameno. Honestamente, eu não me limitei em momento algum por conta das condições climáticas. Antes de eu viajar ouvi muitos rumores de que não valia a pena ir para europa durante o inverno e eu discordo completamente. É uma experiência única!

Alice
AlicePermalinkResponder

Olá!!! Eu e meu marido estamos em dúvida de que período é menos frio na Itália, dezembro ou janeiro???? pode nos ajudar??? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! É frio igual.

Alice
AlicePermalinkResponder

Obrigada!!!!

Pricila
PricilaPermalinkResponder

Olá!...gostei muito do site..parabéns!
Estou pra me casar e me mudar pra Austria...já sei que é gelado por lá no inverno..ao ponto da neve cobrir os carros.
Como nunca fui à Europa, principalmente não conheço o frio da neve...

onde posso encontrar roupas quentes pra levar no início [detalhe: que não sejam muito caras] [inclusive pra crianças de 2anos e meio]] ???

pois devo ir em novembro ou dezembro e aqui estará super quente..e é bem nessa época que começa a nevar lá e o frio a aumentar.
Depois compro por lá mesmo..mas é mais pras primeiras semanas...

Aguardo a dica..abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Chegue e vá a uma loja de departamentos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar