Europa no inverno: impressões (e dicas) de um recém-chegado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praga

Fazia tempo que eu não passava a virada do ano no frio. Depois de dois anos seguidos com viagens ao hemisfério norte no inverno (2000/2001 Réveillon em Paris, 2001 carnaval entre Londres e Nova York, 2001/2002 Natal e Réveillon entre Andaluzia e Portugal), nunca mais tínhamos nos aventurado voluntariamente por temperaturas abaixo dos 10ºC. Você conhece o meu lema: nem sempre que eu tô feliz eu tô de Havaianas, mas sempre que eu tô de Havaianas eu tô feliz.

Em 2007, quando subi um post-enquete sobre Europa no inverno, tive que puxar pela memória para fazer minhas recomendações (que mais eram desrecomendações: "não vale a pena torrar uma grana que nos faz falta para brigar com as condições atmosféricas"). E, claro, pedi a opinião dos trips. Muitos contra-argumentaram dizendo que amam viajar no frio. Outros ainda vieram dizer que não têm outra alternativa; só podem tirar férias grandes em janeiro.

Pois bem. Acabo de chegar de 11 dias de inverno europeu (10 deles debaixo de neve). De maneira geral, mantenho a minha opinião de dez anos atrás. Adorei ter tido a sorte de viver um Natal Branco -- e desejo isso a todo mundo; foi mágico. Mas não gostaria de repetir isso todos os anos, não.

Se mantive minha opinião, por outro lado trouxe mais insights e dicas testadas para que você que não pode viajar em outra época (e mesmo você que adora frio) possa aproveitar ainda mais esta época no Hemisfério Norte.

Praga

As vantagens

Sim, até eu que não curto viajar no frio consigo enumerar algumas vantagens (até porque são evidentes).

- Menos turistas disputando espaço com você. O frio espanta as massas (e, no caso da Ponte Carlos em Praga, até mesmo os vendedores de bugigangas!). Isso é menos válido na semana entre Natal e Réveillon, que é semana de férias em todo lugar. Mas em dezembro antes disso, e depois em janeiro e fevereiro... pista livre.

- Hotéis menos caros. Com exceção da virada do ano, as diárias de hotel costumam ser sensivelmente mais baratas no inverno (a não ser, claro, em estações de esqui).

- Comer e beber com gosto e sem culpa. O inverno vem sempre forrado de coisas gostosas -- e sazonais -- para comer e beber. Mais do que em qualquer época do ano, comer é programa.

As desvantagens

- Aquelas que você já está desprovido de cabelos de saber. Dias curtíssimos (dezembro é pior, março menos). Os dias nublados parecem ainda mais cinzas e tristonhos do que no resto do ano. A Europa das mesas na calçada desaparece da vista. Longas caminhadas deixam de ser um prazer para virar um suplício. Nevascas podem trazer o caos aéreo (e às vezes até ferroviário) sem aviso prévio. Dirigir exige mais paciência e destreza (e, em algumas regiões, correias).

O que fazer

- Mantenha os pés secos e as extremidades aquecidas. Calçados impermeáveis são o item mais importante do seu vestuário. Meninas, arrumem um jeito de se sentir elegantes vestindo botas de trekking -- pés molhados e gelados são uma tortura (e uma porta aberta para a gripe). Luvas e gorro também são essenciais. E seu casaco precisa ser impermeável. Não exagere na estratégia cebola, ou você vai ter que se livrar de várias camadas sempre que entrar nos ambientes fechados, que são aquecidos. (Roupa de baixo colada no corpo, suéter de lã e um bom casaco devem ser suficientes, desde que você use luvas e gorro.)

- Privilegie cidades grandes. Pense que a sua viagem vai ficar mais confortável quanto maior for o número de atividades em ambiente fechado que você possa fazer. Lembre-se que, com exceção das estâncias de esqui (e de cidadezinhas com feiras natalinas), as cidades pequenas estarão hibernando (sobretudo à noite).

- Vai viajar em dezembro? Inclua lugares em que o Natal seja especial. A Europa Central comemora o Natal com mercados natalinos gostosíssimos. É o tipo de experiência sazonal que redime todas as dificuldades de viajar nesta época.

- Considere cidades que ficam abarrotadas no verão. No inverno elas oferecerão uma densidade demográfica bem mais palatável. Os melhores exemplos: Veneza e Praga. (De novo: na semana entre Natal e Réveillon a diferença será menos gritante.)

- Invista um pouco mais em hospedagem. Você vai ficar mais no quarto. Ou pelo menos vai querer um pouco mais de aconchego sempre que voltar. Para estadas a partir de cinco dias, alugar apartamento é ideal.

- Saia do hotel sabendo onde vai comer. O inverno rigoroso não é uma época apropriada para escolher restaurante ao acaso, na base da intuição. Faça o seu dever de casa e estude onde vai fazer as refeições e como se chega: ninguém merece rodar ao léu no frio e com fome.

- Vá devagar. O inverno deixa você naturalmente mais lento. Vá com tempo sobrando e usufrua da preguiça que o frio traz. Sua viagem fica muito mais gostosa quando você não abusa do organismo e segue o ritmo da estação.

Praga

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

626 comentários

Marcia Soares
Marcia SoaresPermalinkResponder

Ola Riq,

Estou indoa para a Eurora no dia 25/12, com um grupo de 4 csais. Saíremos de Roma e faremos a Toscana ( Florença, Siena, San Gimignano) ficando baseados em Flaorença. Depois iremos para Lucca, Pisa, cinque Terre, Portofino, Nice e Monte Carlo ( ficando 1 noite em La Spezzia, 2 e Portofino, 3 em NIce)de Nice pegaremos um vôo para Paris onde ficaremos 3 dias. Queria saber como é o tempo/temperatura nessa época do ano na Itália e qual cidade seria melhor para passarmos o fim de ano?Tinhamos pensado em Portofino, o quê vc acha?
Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Aqui quem responde é A Bóia. Quanto maior a cidade, melhor. Nesta época do ano os lugarejos pequenos estarão mortos, sobretudo à noite. Estará muito, muito frio.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Ola pessoal estou planejando uma viagem para Europa indo e voltando por Madri do dia 30/12 até 20/01/2013 passando por Madri (só o ano novo) depois Barcelona, Paris, Zurich, Bruxelas, Amsterdã, Lisboa e votar para Madri. Tenho algumas duvidas:
Em cada Pais eu tenho que passar pela imigracao para carimbar o passaporte na entrada e na saída?
No caso dos trechos que farei de trem tem imigracao nas estações ferroviárias?
Pretendo ficar no Ibis em todas as cidades, alguém já ficou e tem informações?
Minha namorada tem 23 anos e só faz cursinho e não trabalha, vou ter alguma dificuldade na entrada em Madri mesmo cumprindo as exigências padrões de passaporte, passagem de volta, todas as reservas de hotel e passagens de trem e aviao de cada trecho, seguro viagem, cartao de vacina, 4.000 euros em espécie além dos cartões de créditos internacionais?

Antes de mais nada obrigado

Roberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Temos um post recente sobre imigração na Europa em que você vai tirar todas as suas dúvidas: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Josiane
JosianePermalinkResponder

Olá, estou montando um roteiro de 22 dias em Dezembro pela Espanha e Portugal, mas gostaria de incluir uns 4 dias em algum outro lugar. A dúvida é: quais países ou cidades da Europa chovem menos em Dezembro?

Obrigada

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Olá Bóia acessei o link e tirei as duvidas, só não encontrei nada sobre a hospedagem no Ibis, se alguém tiver algo por favor postar.
Quanto a imigracao minha namorada pode passar junto comigo mesmo legalmente nao ser minha familia?
Mais umanpergunta Ricardo Freire e A Bóia sao a mesma pessoa.

Parabéns pelo site muito rico em informações!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Vocês podem tentar passar juntos, mas pode ser que o fiscal peça para um dos dois esperar.

O Ricardo Freire é aquele rapaz careca, de óculos e cavanhaque. Eu sou, bem, de plástico amarelo. Não somos nem parecidos!

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá, estou planejando uma viagem para a Espanha e Italia no começo de março.É muito frio??Chove muito?
Obrigada,
Livia

alexandre
alexandrePermalinkResponder

Gostaria de parabenizar o Blog... e gostaria também de dar minha contribuiçao para quem vai a Roma...

Estive a Roma semana passada e através de um amigo, conheci Alexandre, um brasileiro que mora na Italia a 4 anos(ou seja ja esta creque nos macetes de Roma rsrs)
ele alem dos trabalhos nas academias, ele tambem faz guia turistico pa brasileiros la.

e consegue organizar de acordo com os dias disponiveis os melhore roteiros em Roma.

onde ir, onde comer, como chegar, quanto tempo, tudooooooooo...foi super bacana,

sozinho ou em grupo o preço nao è caro!!que è o mais importante heheh

vai ai o numero dele (39)346 8062893

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Ola Alexandre. Bacana sua dica, estarei em Roma por 3 ou 4 dias em Janeiro e estou bastante anciosa por ser minha primeira vez na Europa e em um inverno tão rigoroso. Apesar que você esteve por lá no verão, se tiver alguma dica ficaria grata. Abraços

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Olá bóia!

Li muitos relatos aqui e em outros sites o pessoal comentando sobre o preços das passagens que pagaram e normalmente giram em torno de R$ 1500 a 1800 reais por pessoa para Europa. Como pretendo ir no fim de dezembro deste ano já pesquisei durante vários dias em vários sites tanto de companhias aéreas como nos de busca e o mais barato que achei foi de R$ 2100 por pessoa ida e volta por madri. Como li que no inverno a procura de voos para Europa por brasileiros não e grande será que estou procurando com muita antecedencia e devo esperar chegar mais perto tipo com 3 mese antes ou corro risco de estarem ainda mais caras do que agora?
De antemão agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! As passagens ficam caras no fim de dezembro nesta rota. Quanto mais perto, mais caras ficam. Já os hotéis ficam mais baratos três meses antes da data.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Olá Bóia

Obrigado pelo retorno, vou então providenciar a compra das passagens de imediato. Aguardarei mais um pouco para as reservas dos hoteis.

Ricardo Beduschi

Ola,estou indo pra Italia fim de dezembro e vou ficar 4 dias em Aosta(passarei o natal aqui),norte da Italia.Alguem poderia me dar dicas e sugestoes sobre a cidade e regiao?
Valeu pessoal e parabens pelo site,achei fantastico!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Não temos conteúdo organizado sobre Aosta. Vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo, se o pessoal tiver dicas vai aparecer aqui.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Lembrei que no blog da Luisa, o Arquivo de Viagens, há um post sobre Courmayeur:
http://www.arquivodeviagens.com/courmayeur/

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Ricardo,

A regiã é muito bonita. No inverno, há dois passeios que vc pode fazer e são altamente recomendáveis. Ir a Cervinia, visitando o vale todo com tempo, e sem pressa. Vale a pena mesmo que vc não goste de esquiar. O outro é subir no Mont Blanc, na verdade, atravessá-lo desde a Cormayeur até Chamonix e depois retornar de ônibus pelo túnel - é sensacional, envolvendo uma combinação de 6 teléféricos/gôndolas/aerial tramway, vc chega a até 3.700m de altitude, as vistas são ótimas, mas só vá com dia de céu aberto.

Genus do Brasil

Aosta é a capital e a única província da Região è uma cidade rica de historia. Bem visíveis são os testemunhos da antiga Augusta Pretoria (nome latino de Aosta), como por exemplo o grande Arco de Augusto (25 AC) e restos do teatro romano. A época medieval foi para Aosta tudo menos que um período das cinzas: importante articulação do tráfico comercial com a França e com a Suíça fazendo-a prosperar durante este período. A Catedral e a Colegial de Santo Orso são duas igrejas de grande beleza. Outros monumentos: o Castelo de Fenis e nas proximidades de Saint Vincent o Castelo de Issogna com afrescos e bela arquitetura. Grandiosos são os cenários naturais Monte Branco, Monte Cervino e o espetacular Monte Rosa assim chamado devido a coloração que assume em determinados momentos de suas grandes geleiras, o Grande Paraíso com o seu Parque Nacional habitado por lindas exemplares selvagens. Importantes cidades pero de Aosta, são Cervinia e Courmayer visitatas por milhares de turistas.
www.genusdobrasil.com (pelas suas viagens para Italia, escolha Italiano!)

olindo
olindoPermalinkResponder

Ricardo bom dia. Aosta se não estou enganado, fica na fronteira com a Martigny,Suiça, Alpes Suíços. Acredito que o frio deve ser muito muito grande. Vou tentar me informar melhor e, escrevo depois.

Neiva
NeivaPermalinkResponder

Olá, vou para Franca, em Cholet, no dia 10 de janeiro e volto dia 25 de janeiro. Pensei em algumas cidades da Franca, Italia e talvez ir até Londres. Quais cidades vc recomenda conhecer nessa epoca do ano tao gelada? Será que dá pra aproveitar? Me de uma luz! Abcs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neiva! O Ricardo Freire recomenda cidades grandes ou estações de esqui no inverno.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Felipe
FelipePermalinkResponder

Se vc optar pela França, eu consideraria três regiões (visitei todas nessa época e não me arrependo): Normandia (Honfleur, Bayeux, St Malo e Le Mont St Michel), Alsácia (Strasbourg e Colmar) e a região de Avignon.
A última tem clima melhor, com temperatura mais amena e dias mais ensolarados. Na Normandia corre-se o risco de chuva e na Alsácia de neve. Mas eu toparia qualquer uma. São regiões muito bonitas.
Os preços dos hotéis caem drasticamente nesse período, eu diria que menos da metade da alta temporada.
Se vc for a Londres, que é sempre uma dentro, não vá avião, pegue um Eurostar. E compre com antecedência ela internet, as tarifas são bem melhores.
Boa viagem!

Denise Piccioli Neves

Ola Ricardo

Planejo em ir com minha filha de 6 anos para a Alemanha no fim de janeiro visitar amigos e esquiar. Alem da Alemanha, estou um pouco preocupada com as baixa temperaturas. Quais outras grandes cidades vc sugere irmos ja que vamos viajar somente nos duas , teremos 15 dias e nao quero fazer uma viagem tao corrida

obrigada

Denise

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Você não comentou para qual cidade vai na Alemanha!

Mariana M
Mariana MPermalinkResponder

Olá, Ricardo.
Em dezembro, considerando 9 dias, o que é melhor conhecer?
Roma e Veneza ou Barcelona e Madri?
Obrigada!
Mariana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Veja dicas para roteiros de 9 dias na Europa aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Oi, Bóia,
Já tinha lido o post que vc indicou.
Na verdade a minha pergunta se refere ao que vale mais a pena conhecer no inverno: Itália ou Espanha, considerando os 8 dias que vou ficar, o clima, a possibilidade de chuva, os dias mais curtos, etc.
Obrigada,
Mariana

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Mariana,
Licença para me meter?
Difícil responder a sua pergunta, pois depende muito do que cada um gosta. Com relação ao clima, desconfio que não haja uma diferença significativa entre os países mencionados. Consulte a http://www.bbc.co.uk/weather/.
Nunca estive na Itália, mas acho que seria mais agradável caminhar por Veneza na primavera ou no outono. Particularmente, escolheria ficar em Madri conhecer bem a capital e visitaria cidades próximas (Toledo, Aranjuez, etc...). Barcelona fica um pouco triste no inverno. Se você quiser escolher outra base na Espanha eu sugeriria Sevilha ou Granada.

danielle maues

Ola pessoal,eu e meu esposo decidimos passar natal e virada do ano e o na europa,bom vamos dia 19/12 e cm ele já morou em madrid resolvemos passar 2dias lá p/ recordar, o nosso retorno está marcado para 12/01,gostaríamos de fazer Paris(já conhecemos,é só pra recordar), região da frança: sul(nice cannes e dar uma
pulada em mônaco),região da Alsacia (colmar e strasbourg) ,também queremos fazer parte da Itália:toscana,norte (piemonte , acho q lombardia ,vale d'aosta e se der ir até veneza)

ressaltando que as regiões da frança e itália queremos fazer de carro
.se der tempo dar uma passada em londres
Vcs acham que qtos dias são necessários p/fazer essas regiões da França e da Itália de carro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Não faça uma maratona de carro, sobretudo no inverno. Escolha uma das regiões para se dedicar. Voe entre Madri, Paris e a região de inverno que resolver explorar.

A Côte d'Azur no inverno não tem graça.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/

Michele
MichelePermalinkResponder

Oi Ricardo,
Tenho algumas dicas. Estive em Aosta na Pascoa de 2012.
Gostei bastante, é onde a Itália se parece com a França. Porem tenho que dizer que a cidade, embora seja uma capital, é bem pequena.
Não sei quanto tempo ficarás por lá então pode ser que isso não seja um problema.
De qualquer forma passeios para fazer pela região não faltam, Aosta está muito perto de Turim e também de Milão.
Além disso tem uma estação de esqui praticamente sua. A estação de Pila fica a 18 minutos basta apenas pegar a cabinovia.
Também tem Courmayer, uma estação de esqui famosa pela gastronomia. De Courmayer até Chamonix (França) são apenas 12 km através do tunel que cruza o MontBlanc.
Paragoniando o Riq: "eu nem sempre q estou feliz estou com esquis mas sempre que estou com esquis estou feliz".
Adorei esquiar em Pila, é uma estação pequena e moderna, com pistas azuis boas para quem está començando.
Se você não esquia sem dúvida é uma excelente oportunidade para aproveitar a neve.
Recomendo Chamonix mais pela cidade do que pelo esqui porque os pontos para esquiar ali ficam um pouco distantes do centrinho então nesse caso você precisaria de mais de uma dia.
Além disso a Itália é mais em conta para o passe, aluguel de equipamentos e aulas de esqui.
Bom era isso, se quiseres saber de algo mais é só avisar.
Ainda estou devendo os posts de Turim, Aosta e Pila, já o de Milão você pode ver aqui: http://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/05/18/o-planejando-no-vnv/
Abraços!

Juliane
JulianePermalinkResponder

Olá!
Estou procurando um roteiro no exterior para passar o Reveillon com minha família. Minha filha estará com 1 ano e 10 meses na época.
Que roteiro me indicaria onde seria viável o proveitoso com uma criança?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliane! Pensando no bebê, fuja do frio.

Leia:
Http://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

Juliane
JulianePermalinkResponder

Olá Bóia!
Obrigada pela dica, mas eu estava pensando exatamente o oposto... rs
Somos de São Paulo, então já não nos importamos tanto com o frio, já estamos acostumados... Além de que ela viaja desde os dois meses de idade. Ela já conheceu (sempre no inverno) Gramado, Petrópolis, Campos do Jordão, inclusive acabamos de chegar de Bariloche. Acredito que só sente frio quem não está preparado!
Já ouvi falar que Nova York é um destino interessante para quem está com crianças mas gostaria de saber mais detalhes, por isso vim procurar dicas aqui.
Mas de qualquer forma, mais uma vez, obrigada!

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Oi, pessoal! Estamos planejando uma viagem de carro entre o Sul da Alemanha, Áustria e norte da Itália. Na primeira quinzena de novembro faz tanto frio assim? Já seria necessário alugar um carro com pneus com correntes? Seria outono ainda! Alguém que já esteve nessa região em novembro pode me ajudar? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! O frio pode chegar a qualquer momento. Se houver obrigatoriedade de portar correntes a locadora estará ciente. Você só vai precisar usar no caso de nevar, o que nesta época só deve acontecer eventualmente em regiões altas.

Cris
CrisPermalinkResponder

Oi, pessoal (e Bóia),

Não estou conseguindo achar o post sobre o casaco "piummino", alguém pode me indicar o link?

Mesmo já tendo lido esse post, estou com uma dúvida cruel: vou estar na Europa entre 02/02/2013 e 04/03/2013. Ok, nao sou masoquista, mas realmente é o único período do ano em que posso tirar 30 dias de férias, e "teoricamente", eu prefiro o frio do que o calor.

Estarei em Londres, Munique, Viena, Praga, Berlim e Paris. Já estive em Paris e Roma em fevereiro de outros anos, e com exceção de Versailles, não cheguei a sentir um frio horrendo.

Mas desta vez, acho que o frio vai bater mais forte, com o roteiro passando pela Alemanha, Ástria e República Tcheca.

Então, a questão é saber se realmente apenas esses casacos de pena de ganso sobre uma blusa de manga comprida, de tecido de microfribra grossa (da marca Scala) vai esquentar. Tipo, eu tenho um casaco de pena de ganso que comprei em uma Zara em Roma, mas eu uso o bendito casaco aqui em Porto Alegre só com essas blusas de microfibra grossa, mas teve vezes que eu passei frio aqui no RS mesmo, hehehe

Eu não teria de colocar além dessa blusa de microfibra um outro pullover de malha ou algo assim, embaixo do piummino?

Ah, quando estive em Paris em fevereiro desse ano, eu passei na loja da Uniqlo (perto da Opera Garnier), mas como já era fim de liquidação de inverno, só tinha uns piummininhos muito fininhos, e de cores tenebrosas, e acabei não comprando porque eu achei que aquela coisa fininha não protegeria nada na ventania, além das cores, arghhh... Minha dúvida é saber se esses piumminos bem fininhos e leves da Uniqlo esquentam ou não, porque talvez dessa vez eu resova comprar.

Abs,

Cris

mari
mariPermalinkResponder

Olá!! Vou sair de férias no fim do ano e vou encontrar com uma amiga que está morando em Berlim, mas pretendemos dar um rolê no velho continente .. que parte estará menos fria e/ou mais agradável ao turismo nessa época? Obrigada!

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Mari,

Eu nao sei te dizer as temperaturas exatas, mas geralmente o inverno é mais ameno no sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália).

Jaqueline
JaquelinePermalinkResponder

Olá! Pretendemos ir a Portugal em dezembro ou janeiro .A chuva atrapalha muito neste período?E como é passar o reveillon em Lisboa?Aguardo contato.Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jaqueline! Os dias são curtos e a chuva pode atrapalhar, sim. Vá com tempo sobrando, talvez você não queira sair em algum momento ou outro.

Leia sobre Réveillon:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

Izabel
IzabelPermalinkResponder

Jaqueline,
Eu e meu noivo viajamos pela Espanha e Portugal durante 23 dias entre dezembro e janeiro do ano passado.
Felizmente o clima deu uma ajudinha e não choveu em nenhum dos 23 dias, ao contrário, tivemos lindos dias de céu azul durante toda a viagem.
Nós passamos o Natal em Sintra e o reveillon em Granada. No Natal aderimos à ceia do hotel que foi maravilhosa e com um bom custo benefício. No reveillon seguimos a preciosa e anualmente utilizada dica do Ricardo de comprar coisinhas gostosas e fazer o jantar no próprio quarto.
Qualquer dica que precisar de Portugal é só falar!

Liliane Lima
Liliane LimaPermalinkResponder

OLá, estarei em Lisboa no reveillon deste ano, voce comprou o Lisboa Card, sentiu muito frio... Comprou o passeio de sightseeing, vou com marido e filho de 14 anos, valeu pela ajuda.

Sarah Leite
Sarah LeitePermalinkResponder

OI Ricardo, vou viajar de lua de mel no dia 7 de novembro chegando em Milão e voltar no dia 27 de novembro por Londres, queria muito conhecer Veneza, Roma, Paris, Amsterdã e Londres, qual meio de transporte vcs sugerem? No caso, quero saber uma forma de curtir mais a viagem... obrigada! o blog de vcs é fantástico!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sarah! Comece o planejamento por este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Juliana Oliveira

Olá Bóia, Ricardo e todos que fazem este site funcionar! Primeiramente parabéns!! Sempre que viajo a um país diferente, consulto vcs, pq as dicas daqui são ótimas e super honestas! Dessa vez, Se Deus quiser, farei minha primeira viagem à Europa no final deste ano e vou só eu e minha mãe. Para a Europa eu só posso ir nessa época pq é quando tenho mais tempo... Evitava por causa do inverno... Estou planejando começar por Lisboa, onde pretendo ficar do dia 20/12 a 25/12, depois irei para Madri ou Barcelona e, na Espanha, ficarei dos dias 25/12 a 30/12, depois Paris do dia 30/12 a 05/01/13 e terminando por Roma dos dias 05/01 até 10/01/13. Nesses locais que citei, será que dá pra fazer uma boa viagem nas datas mencionadas? Como por ex., visitar os principais pontos turísticos de Portugal (Lisboa), Espanha (Madri e/ou Barcelona), Paris e Roma? Comer bem...enfim, será que dá para, de fato, curtir a Europa? O que tem de legal lá nessas épocas? Poderiam me instruir com dicas, sugestões de restaurantes bons e baratos, hospedagens boas, bem situadas e baratas e quaisquer outras dicas boas para essa época do ano lá, bem como alertas para esse período e lugares? Sei que me estendi, mas será vital para que eu possa me programar e confio bastante em vcs!!! Obrigada, Juliana Oliveira

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá,

Estamos (eu e minha esposa) com bilhetes emitidos para Europa, com Ida em 11/01/2012 e volta em 22/01...Entrando e Saindo por Frankfurt. Nossa único destino confirmado até agora é Paris (já conhecemos bem) por isso queria aproveitar umas 5 noites em outras cidades. Com preferencia pelas cidades Alemãs e Italianas.

Gostaria de Saber se Berlim e Munique são boas cidades para visitar em Janeiro, bem como Roma, Florença e Milão.

Aceito sugestões.

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Não recomendamos fazer muitos deslocamentos no inverno. É melhor passar mais tempo em uma mesma cidade. Veja as dicas do texto acima e as opiniões dos leitores, que começam na página 1:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado/comment-page-1/#comments

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Olá Ricardo/Bóia!
Então, estou com viagem marcada, eu e minha esposa, para Munique, Praga (Ano Novo), Budapeste, Viena, Salzburgo, Innsbruck, Zurique, Genebra e Basiléia, saindo do Brasil em 28/12 e retornando em 17/01/2013. Sei que iremos pegar um frio de rachar, a não ser que este clima maluco nos surpreenda com o contrário, contudo estou com uma grande dúvida: devemos viajar de carro ou de trem? E caso você tenha alguma indicação ou dicas elas serão mais do que bem vindas. Parabéns pelo site e muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! O Ricardo Freire recomenda trem. Para ele, viagens de carro são para curtir pequenas regiões, e sem neve.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Arthur,
Para otimizar seu tempo, sugiro que conheca Innsbruck e Salzburg como bate-volta saindo de Munique.

Para Praga, Viena e Budapeste vá de trem, depois entre Viena e Zurique vá de aviao, e novamente trem para Genebra e Basel.

Carla Braga
Carla BragaPermalinkResponder

Olá Ricardo. Gostaria de uma ajuda. Pretendo viajar para Europa no final de outubro / início de novembro porém detesto frio. Estive vendo na internet que o sul da Espanha e da Itália fazem menos frio porèm é muito chuvoso. É verdade? Vc teria alguma dica? Vc sabe se a regiõe da Calábria, Molise, sul da Itália, são interessantes de se visitar? Obrigada pela atenção.

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Carla, essas regiões italianas são muito interessantes, mas meio de outubro - começo de dezembro é o pico da estação chuvosa, especialmente entre Campania e Calabria.

simone valesca freitas chaves

Olá , Ricardo! Pretendo ir à Paris em dezembro, e lá gostaria de conhecer a Eurodisney. A viagem será entre os dias 10 e 15 e o meu propósito é fazer um bate-volta, somente para ver os personagens, já que é um sonho de longas datas e também por não gostar muito de me aventurar naqueles brinquedos. Como funcionam esses parques nessa época do ano, o que você pode me orientar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Aqui quem responde é A Bóia. O parque funciona em dezembro, mas fique de olho no clima -- se nevar pode prejudicar a visita.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Olá,

Gostaria de opiniões a respeito da alemanha, eu irei no final de outubro e incio de novembro , e verdade que chove muito e não se pode sair de casa???? Vou ficar em Frankfurt e gostaria de opiniões!!!

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Viagem à Europa sempre envolve chuva em maior ou menor quantidade. Mas não há cabimento no que lhe disseram.

Amanda Francisconi

Olá, Ricardo

Faz 11 anos que estive em Portugal por 40 dias durante o verão europeu, e retornarei agora em pleno inverno no fim de dezembro, ficarei por lá 8 dias, e depois estarei mais 12 dias na Espanha. No entanto, desses dias na Espanha queria tirar 03 dias para conhecer Roma ou Paris, qual dessas cidades vc me indicaria? Será que vale a pena ficar só dois dias em cada uma dessas cidades, ou é melhor ficar 03 dias em um só delas?
Grata,
Amanda Francisconi

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Quem responde é A Bóia. Três dias é pouco tempo para qualquer uma das duas. O Ricardo Freire recomenda pelo menos 4 dias para Roma e 6 dias para Paris.

Cilene
CilenePermalinkResponder

Bóia,

É muito frio em Barna, Madrid e Lisboa na primeira quinzena de janeiro??? Não curto mto o frio... tô com medo de decepção...

Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cilene! Madri tem frio europeu. Barcelona e Lisboa têm frio mais moderado.

Cilene
CilenePermalinkResponder

Bóia, olá!

Entendi. Obrigada!

Fernanda Ramon

Ola Ricardo,

Estava querendo ir para a Europa me minha lua de mel que é no início de Fevereiro, gostaria de saber quais seriam as regiões que eu poderia visitar que não esteja tanto frio.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Quem responde é A Bóia. Pense em Portugal e na Andaluzia.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Olá xará, vou fazer minha primeira viagem a europa com minha família em meados de Janeiro (9 dias). Gostaria de conhecer Londres (só pra meu filho assistir a um jogo do Chelsea), Praga, Bruxelas e Amsterdam. Esse roteiro tá legal? Pacote é vantajoso? deslocamentos de trem? Me dê umas dicas. Ainda não comprei nada.
Obs: Adoramos frio e neve...
GRato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia.

Veja o que o seu xará fala sobre 9 dias na Europa:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Eduardo Orlandi

Também adoro frio e neve idem. E pra quem está indo para outro continente a paisagem fica ainda mais diferente. Mas é complicado enfrentar o frio andando nas ruas , coisa que não se tem jeito de evitar fazendo turismo.E os dias curtissimos , o que restringe bastante os passeios. Na verdade eu só iria no inverno se fosse fazer uma viagem muito especifica, em que poderia permanecer bastante em ambientes internos(onde nem se sente que é inverno)e para um local onde já explorei o suficiente as ruas e portanto não precisaria camelar muito no frio.

Vaneza Narciso

Olá,

Por favor, em relação ao tempo em cada cidade, seria um bom planejamento para dezembro passar em:
frankfurt- 3 dias
berlim- 5 dias
praga- 4dias
viena- 4dias
budapeste- 5 dias
paris- 5 dias (seria a 3ª vez)?

Desde já grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vaneza! Compare com as indicações deste post: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Olá, andei lendo todos os posts em relação ao inverno. Mais gostaria so de algumas opniões. Eu estou em um intercambio na irlanda e em fevereiro devo estar retornando para o brasil para continuar meus estudos, ou seja: minhas viagens so sao possiveis nas minhas ferias que sao de 17 de dezembro a 10 de janeiro, fora isso eu teria que perder aulas, o que nao e bom considerando que eu estou me preparando para o Cambridge.
Meus planos sao começar por paris(passando o natal la), subir para berlin, de la ir para Vienna, e terminando com o Reveillon em Roma (se possivel visitando o vaticano tambem). Minha ideia e passar 3/4 dias em cada cidade, saindo da irlanda de avião, e fazendo as outras travessias de trem. "Voce acha que posso ter problema com as linhas ferroviarias nessa epoca ?" Por Que tenho vontade de ter essa experiencia, fora que esta mais barato em relação as passagens de avião. Por que quanto ao frio e a chuva ja estou me adaptando bem a essa situação aqui na Irlanda e roupas quentes nao me faltam. rss

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! Você terá pouco tempo, cobrirá bastante chão e, de trem, perderá bastante tempo entre as cidades.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, pessoal!

Como algumas pessoas já devem saber, de tanto que eu faço perguntinhas aqui, em fevereiro de 2013, eu passarei 30 dias na Europa, entre as seguintes cidades: Londres - Munique - Viena - Praga - Berlim - Paris.

Eu estou preocupada em relação a que tipo de calçado usar na neve. Não vou praticar nenhum esporte de inverno, meus roteiros são basicamente urbanos, à exceção da ida a Neuschwannstein. E minha preocupação nem é exatamente com o frio ou umidade nos pés (eu tenho meus truques para isso). O que me preocupa são calçadas e pisos escorregadios por causa da neve acumulada na rua.

Explico: ontem mesmo eu estava em casa testando uma bota de solado grosso que eu havia comprado, mas a minha casa estava bastante úmida por causa do clima aqui em Porto Alegre: resultado, apesar do solado grosso com ranhuras, a tal bota simpesmente deslizou e "patinou bonito" no piso e eu acabei caindo um super tombo e, de quebra, fraturei o cóccix!! ... A bota será trocada, of course, mas aí eu fico na dúvida de qual comprar.... Ainda bem que eu testei; se não, o tombo com fratura provavelmente seria ao chegar em Munique, hehehe

Eu não tenho encontrado aqui em Porto Alegre botas que pareçam ser realmente apropriadas para caminhar na neve. Se eu deixar para comprar em Londres (minha primeira estadia), será que existe algum outro tipo de bota especial para caminhar na neve que não seja aquela "patinha de elefante" das botas da marca UGG? E em que lugar seria mais apropriado para comprá-la, sem ter de deixar na loja uma fortuna em libras?

(OBS.: a pergunta talvez seja boa para ir ao perguntódromo).

Abs,

Cris

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Em primeiro lugar, eu desejo melhoras.

Agora, aos fatos: se teu passeio será predominantemente urbano, vc encontrará calçadas onde jogam sal ou removem a neve, se houver. Neve não é uma constante em nenhuma dessas cidades, a probabilidade de vc viajar e não experimentar uma nevasca sequer é grande.

Quanto ao calçado: minha solução particular é um calçado com Gore-Tex (impermeável e anti-térmico), e sola rugosa. Não custa caro, sempre tem promoções.

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Cris,

Com relacao à botas de inverno, praticamente nao existe bota bonitinha E apropriada para a neve.

Você vai encontrar botas bonitas OU botas apropriadas para a neve... e após 4 invernos aqui na Alemanha, eu sugiro esquecer a aparência e partir para as "patinhas de elefante".

Você vai agradecer o conselho quando estiver com o pé atolado na neve, mas ainda assim quentinho e seco.

Cris
CrisPermalinkResponder

A.L.

Desculpe minha ignorância, mas gore-tex é um material que tem no solado ou é algo para impermeabilizar calçados e roupas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! É o nome do material.

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Mais a minha duvida seria em relação quanto a neve e ferrovia caso eu decida por elas.
Por que eu ouvi dizer que dependendo da neve os trens podem vir a parar!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! É possivel, mas é raro.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Ajuda: Onde vc tirou essa foto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! A foto foi tirada em Praga.

Suelen
SuelenPermalinkResponder

Estou indo p europa passar natal em Londres e reveillon em paris, o que preciso levar de roupas, que passeios fazer nesta epoca em cada local e a melhor maneira de levar dinheiro, cartao pre pago, onde comprar agasalhos de frio em cada local ou posso levar os meus? Corro risco de nao embarcar devido o tempo?

Raquel G.
Raquel G.PermalinkResponder

Ola! Gostaria de viajar no fim do ano para a Italia (de 26/12 e 06/01) mas ainda estou receosa por conta do frio e mau tempo. Roteiro: 2 dias Milao, 3 dias Veneza e 6 dias na Toscana (base em Firenze e Siena). Descolamento de trem na maioria das cidades e carro a partir de Siena, conforme indicacao aqui do blog.

Minhas principais duvida sobre este roteiro sao:
1- Sera muito deslocamento para um periodo de frio?
2- As estradas na regiao da Toscana nessa epoca sao perigosas (chuva, neve)?
3- O frio chega a impossibilitar os passeios a pe pelas cidadezinhas ou da pra enfrentar?

Uma outra opcao de roteiro que tenho em mente seria Espanha (Madrid e Andaluzia), mas nao sei se as diferencas climaticas sao muito significativas.

Desde ja agradeco muito quaisquer sugestoes, dicas e comentarios!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Não recomendamos cidades pequenas no inverno; nos vilarejos toscanos muita coisa estará fechada, incluindo hotéis. Aplique as dicas do Comandante ao seu roteiro, e veja também os comentários dos leitores wink

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Neve não é frequente na Toscana. Tem ano que neva, tem ano que não.

A sugestão é vc montar base em uma cidade média como Siena, e de lá fazer bate-e-voltas. Assim, vc não fica hospedada em um lugar que "morre" à noite.

Raquel G.
Raquel G.PermalinkResponder

Obrigada boia! A regiao da Andaluzia da no mesmo?

PS: desculpe a falta de acentuacao, problemas do meu teclado americano :/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Cidades como Sevilha, Granada e Cádiz são suficientemente grandes para não morrer durante o inverno.

Robson
RobsonPermalinkResponder

Olá, estarei indo passar 23 dias em Roma a partir de 09 de janeiro, gostaria de saber, qual a melhor época para encontrar passagens mais baratas e como proceder quando estiver lá (roupa,calçado,pontos turisticos, etc), pois essa é minha primeira viagem então desconheço tudo.
abraços e desde já agradeço ao retorno.
Preciso de todas as dicas possíveis.

Robson
RobsonPermalinkResponder

Ah!esqueci de citar que em Roma, estarei na casa de um parente e depois de 15 dias, passarei os outros dias na cidade Marotta di Mondolfo na casa de outro parente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Robson! Passagens de avião têm melhores preços por volta de 3 meses antes da data da viagem. Encontre dicas para o seu roteiro a partir da página-guia de Roma:
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/

Sobre passagens de trem, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Cris
CrisPermalinkResponder

Gente, uma pergunta sobre esses casacos para enfrentar o frio:

Alguém sabe se não existe mesmo maneira de comprar on-line um desses casacos de enchimento de pluma da Uniqlo para entrega no Brasil?

Acontece que eu tive a "brilhante" idéia de bisbilhotar o site da Uniqlo e agora eu "quero porque quero" um desses casacos que eu vi no site (e adorei) para a minha próxima viagem em fevereiro de 2013.

Pelo que eu entendi, a maior parte dos sites regionais da Uniqlo (por países) não fazem vendas on-line, mas o site do Reino Unido vende on-line sim, mas não entrega para fora do UK!! sad

Por outro lado, estarei em Londres a partir do dia 03/02/2013 e então, será que ainda teria um estoque de produtos de inverno razoável nas lojas da Uniqlo de lá? Meu receio é que ao chegar lá, já não tenha mais o bendito casaco disponível nas lojas, pois no final de fevereiro desse ano, na loja de Paris já não tinha quase nada de roupas de inverno e só tinha um único modelo mais fino e simplório de doudane, em cores medonhas e pouca variedade de tamanhos.

Ah, e será que no início de fevereiro ainda tem liquidações de inverno em Londres? Vai que ainda tenha estoque eu consiga um preço até melhor! (O que eu vi está com preço atual de £ 89,00).

Abs,

Cris

Luiz Fernando
Luiz FernandoPermalinkResponder

Olá Boia, sei que está em cima da hora pra comprar uma viagem pra Europa em dezembro. Estou pensando em ir pra Madrid 18/12-22/12 e Paris 23/12-27/12 (Lua de Mel). Gostaria de saber como está o tempo lá nessa época e se eu consigo comprar passagens e reservar hotel nesse período. Olhei na CVC pra eu mim esposa e tá custando surreais $12.800,00. Abro esse pedido para amigos que queiram me ajudar!! Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz Fernando! Já estará bastante frio. Pesquise passagens em sites como Mundi e Submarino Viagens; hotéis em sites como o Booking (use o motor de busca ao lado).

Lilian
LilianPermalinkResponder

Boa noite!!!!

Estamos programando uma viagem entre França (Paris), Portugal e Itália em janeiro de 2013. Pegaremos muita chuva??? A temperatura media e de quanto? Estando em Roma, quais as cidades vizinhas pode-se conhecer indo de trem?
Agredco muito a atencao...
Abraco

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian!

Leia sobre o que fazer em Roma (especialmente a seção "Daqui pra onde?") aqui:
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire

Nas páginas de links e posts de Roma, Lisboa e Paris temos links para quadros de temperatura e chuva mês a mês nas três cidades.

Carla F
Carla FPermalinkResponder

Olá pessoal,
Como já estarei em Londres no final do ano, quero passar o Natal com minha família num lugar com neve na Suiça (apenas uns 4 dias). Alguém sabe se em Zurique, normalmente, neva no Natal? Se não, qual cidade vcs me recomendariam para me hospedar na Suiça (com neve), curtir a cidade e a paisagem (e o frio, rsrs), Não esquiamos. Desculpe se está resposta já estiver no blog(não achei). Adoro este site. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, CArla! Para ter certeza certezíssima de neve, vá a algum lugar alto. Interlaken tem atrações também para não-esquiadores.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Gláucia Andrade

Olá!Boa tarde, gostaria de pedi-los ajuda pois pretendo viajar eu e meu irmão dia 16 de novembro para Europa, ficaremos por duas semanas, porem o lugar escolhido por ele é Paris e Londres, mas gostaria de tipo da uma volta em alguns lugares como Italia,Portugal e Espanha?Como faço?E que tipo de roupa, sapato levo?Me ajudem por favor?!
Obrigada

Gláucia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gláucia! Duas semanas não são muito tempo. Recomendamos pelo menos quatro dias inteiros (sem contar o dia da chegada e o dia da saída) em cada grande capital. Paris e Londres merecem 6 ou 7.
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Leve sapatos confortáveis para caminhar e fechados, por causa do frio. Leve um bom casaco também. Veja as médias de temperatura:
Paris: http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/FRXX0076
Londres: http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/UKXX0085

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi GEMT... to adorando esse site, mas ainda não achei nada sobre Natal em Paris.. Dicas? Vou a Italia-Florença em 16/12, Depois Roma e depois Paris, para passar o Natal. Só achei a dica de um restaurante para a ceia (Alcazar...). Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Falamos de Natal fora de casa aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/11/noite-de-natal-fora-de-casa-o-que-fazer/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar