Europa no inverno: impressões (e dicas) de um recém-chegado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praga

Fazia tempo que eu não passava a virada do ano no frio. Depois de dois anos seguidos com viagens ao hemisfério norte no inverno (2000/2001 Réveillon em Paris, 2001 carnaval entre Londres e Nova York, 2001/2002 Natal e Réveillon entre Andaluzia e Portugal), nunca mais tínhamos nos aventurado voluntariamente por temperaturas abaixo dos 10ºC. Você conhece o meu lema: nem sempre que eu tô feliz eu tô de Havaianas, mas sempre que eu tô de Havaianas eu tô feliz.

Em 2007, quando subi um post-enquete sobre Europa no inverno, tive que puxar pela memória para fazer minhas recomendações (que mais eram desrecomendações: "não vale a pena torrar uma grana que nos faz falta para brigar com as condições atmosféricas"). E, claro, pedi a opinião dos trips. Muitos contra-argumentaram dizendo que amam viajar no frio. Outros ainda vieram dizer que não têm outra alternativa; só podem tirar férias grandes em janeiro.

Pois bem. Acabo de chegar de 11 dias de inverno europeu (10 deles debaixo de neve). De maneira geral, mantenho a minha opinião de dez anos atrás. Adorei ter tido a sorte de viver um Natal Branco -- e desejo isso a todo mundo; foi mágico. Mas não gostaria de repetir isso todos os anos, não.

Se mantive minha opinião, por outro lado trouxe mais insights e dicas testadas para que você que não pode viajar em outra época (e mesmo você que adora frio) possa aproveitar ainda mais esta época no Hemisfério Norte.

Praga

As vantagens

Sim, até eu que não curto viajar no frio consigo enumerar algumas vantagens (até porque são evidentes).

- Menos turistas disputando espaço com você. O frio espanta as massas (e, no caso da Ponte Carlos em Praga, até mesmo os vendedores de bugigangas!). Isso é menos válido na semana entre Natal e Réveillon, que é semana de férias em todo lugar. Mas em dezembro antes disso, e depois em janeiro e fevereiro... pista livre.

- Hotéis menos caros. Com exceção da virada do ano, as diárias de hotel costumam ser sensivelmente mais baratas no inverno (a não ser, claro, em estações de esqui).

- Comer e beber com gosto e sem culpa. O inverno vem sempre forrado de coisas gostosas -- e sazonais -- para comer e beber. Mais do que em qualquer época do ano, comer é programa.

As desvantagens

- Aquelas que você já está desprovido de cabelos de saber. Dias curtíssimos (dezembro é pior, março menos). Os dias nublados parecem ainda mais cinzas e tristonhos do que no resto do ano. A Europa das mesas na calçada desaparece da vista. Longas caminhadas deixam de ser um prazer para virar um suplício. Nevascas podem trazer o caos aéreo (e às vezes até ferroviário) sem aviso prévio. Dirigir exige mais paciência e destreza (e, em algumas regiões, correias).

O que fazer

- Mantenha os pés secos e as extremidades aquecidas. Calçados impermeáveis são o item mais importante do seu vestuário. Meninas, arrumem um jeito de se sentir elegantes vestindo botas de trekking -- pés molhados e gelados são uma tortura (e uma porta aberta para a gripe). Luvas e gorro também são essenciais. E seu casaco precisa ser impermeável. Não exagere na estratégia cebola, ou você vai ter que se livrar de várias camadas sempre que entrar nos ambientes fechados, que são aquecidos. (Roupa de baixo colada no corpo, suéter de lã e um bom casaco devem ser suficientes, desde que você use luvas e gorro.)

- Privilegie cidades grandes. Pense que a sua viagem vai ficar mais confortável quanto maior for o número de atividades em ambiente fechado que você possa fazer. Lembre-se que, com exceção das estâncias de esqui (e de cidadezinhas com feiras natalinas), as cidades pequenas estarão hibernando (sobretudo à noite).

- Vai viajar em dezembro? Inclua lugares em que o Natal seja especial. A Europa Central comemora o Natal com mercados natalinos gostosíssimos. É o tipo de experiência sazonal que redime todas as dificuldades de viajar nesta época.

- Considere cidades que ficam abarrotadas no verão. No inverno elas oferecerão uma densidade demográfica bem mais palatável. Os melhores exemplos: Veneza e Praga. (De novo: na semana entre Natal e Réveillon a diferença será menos gritante.)

- Invista um pouco mais em hospedagem. Você vai ficar mais no quarto. Ou pelo menos vai querer um pouco mais de aconchego sempre que voltar. Para estadas a partir de cinco dias, alugar apartamento é ideal.

- Saia do hotel sabendo onde vai comer. O inverno rigoroso não é uma época apropriada para escolher restaurante ao acaso, na base da intuição. Faça o seu dever de casa e estude onde vai fazer as refeições e como se chega: ninguém merece rodar ao léu no frio e com fome.

- Vá devagar. O inverno deixa você naturalmente mais lento. Vá com tempo sobrando e usufrua da preguiça que o frio traz. Sua viagem fica muito mais gostosa quando você não abusa do organismo e segue o ritmo da estação.

Praga

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

620 comentários

André Luiz
André LuizPermalinkResponder

Boa tarde, vou passar o final do ano em Andorra, mas não estou achando lugar para passar a noite de reveilon, será que você pode me dar uma ajudinha, vou estar em Andorra la Vella..

abs

andré

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André Luiz! Estamos falando de festas de Ano Novo no mundo inteiro neste post...
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/reveillon-2013-dicas/

... mas não recebemos dicas de leitores sobre Réveillon em Andorra.

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá!
Bom é a primeira vez que vou a Europa, e ainda no inverno, em dezembro, optei pelo inverno porque as minhas viagens de férias smpre foram para prais, mar, sol e calor, desta vez optei fazer algo totalmente diferente e louco, vou visitar o seguintes lugares.
Roma - Veneza
Veneza - Paris
Paris - Amsterdã e
Amsterdã frankfurt
Gostaria de algumas dicas se possível referente a comida, tranporte e locais turísticos.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Leia sobre essas cidades a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z

Maurricio Leite

Olá,

Para ir da Italia (verona/Veneza) para a Alemanha Munique e depois Berlim e outra cidades : Compro o passe alemanha e ponto a ponto da Italia para Munique ou voces teria outra sugestão. Obrigadão

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maurício! Veja o preço em http://www.trenitalia.com e http://www.bahn.de/international para o trecho internacional, com 60 dias de antecedência. Os trechos alemães compre na Bahn. Só compre passe alemão se você for zanzar muito dentro da Alemanha.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Alexandre Caldas

Natal em Paris, o que sugere fazer? Primeira viagem e so tenho 3 dias ... Difícil, né?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Natal é uma festa familiar. Vá ao mercado natalino dos Champs-Elysées, veja a programação de concertos, patine no Trocadéro.

Leticia Zero
Leticia ZeroPermalinkResponder

Adorei o post. Um pouco mais de conforto para a minha alma inquieta e sofrendo por antecipação, por ter escolhido passar natal e ano novo na Romênia... Aproveitando, falta o Viajem ir praqueles lados, hein?

A única coisa com que não me conformo é o casaco impermeável... Não tem jeito, mulher quer um mínimo de estilo, né, e não ficar parecendo alpinista aventureira em plena cidade... Bota de trekking, tudo bem. Mas existem boas opções de sapatos impermeáveis mais sociais para neve. São caros, mas existem. Agora aqueles casacos corta vento não me conformo.. não me conformo como não usaram aquele material ainda para fazer modelos mais estilosos para quem não está indo fazer esporte. São todos horrorosos!!!
Acho que vou encarar um bom sobretudo de lã com uma camada de spray impermeabilizante desses que se compra em loja de estofados... espero que dê certo!!!

Lucélia Pereira

Recomendo a Europa no inverno pois os preços são ótimos... Da para ficar mais nos museus... Apreciar a paisagem tomando um chocolate quente, dependendo do dia q vc chegar ainda pega as feiras de natal! Fui em 2009 e em 2011/2012 em dezembro e janeiro e curti mto!! Claro q quero ir tb no verão, mas até agora foi gratificante!! Bjs

Cristhiane Leite

Boa noite Lucélia e pessoal do site.
O único momento do ano que tenho para tirara férias mais longas é Natal e ano Novo. Este ano estarei viajando do dia 21 a 03 de janeiro. Tinha a intenção de ir a Portugal (Lisboa) ou a Espanha mas estou com medo do frio ou de pegar um tempo chuvoso. Entao estou quase me conformando a ir ao Chile, aqui perto mesmo para não correr o risco. No entanto os gastos serão quase os mesmos.
Qual a opinião e a experiencia de vcs?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christiane! Há quem goste de viajar no frio, há quem não goste. O turismo fica realmente limitado no frio, isso é fato. Caso queira ir para a Europa, siga as recomendações do post.

Deise Estrada
Deise EstradaPermalinkResponder

Cristhiane,

Passamos o Natal e Ano novo em Portugal no ano passado. O clima não é tão frio. Tem muito sol e acaba ficando agradável. A temperatura média foi de 12 graus e de 2 graus a noite, em Fátima(que é uma serrinha). A propósito, tem um Hotel e restaurante na cidade de Batalha (ao lado de Fátima), maravilhoso e com preço ótimo, por ser inverno ( Villa Batalha/booking). Fizemos a viagem como nossos filhos, foi maravilhoso !! Viajamos 20 dias em todo o país. O pessoal é muito acolhedor, a comida farta e deliciosa... tudo de bom !! Voltaria esse ano, mas vamos fazer outro roteiro ( meu marido quer morar em Portugal, de tanto que gostou !!) . Deixe o Chile p/ depois ! abraço Deise

Lucas
LucasPermalinkResponder

Olá Ricardo, adoro o frio. Esse ano tive no sul da França e na Italia no início do mês de março, pegando temperaturas de até 3º. Mas eu queria mais, ou melhor, MENOS! Resolvi, então voltar à Europa na segunda semana de fevereiro. Tudo certo, comprei minhas passagens para a Suiça e para a Austria. Mas agora uma dúvida começa a pairar: será que nessa época as nevascas são um problema para turistas? Será que é possível caminhar pelas ruas e curtir o melhor das cidades. Viajarei sozinho, por opção, mas estou preocupado. Obrigado! Ah.. e vou de #visaplatinum! rsrs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Quem responde é A Bóia. Neve sempre atrapalha um pouquinho.

Lucas
LucasPermalinkResponder

É isso.. Mas vc acredita que nessa época do ano, a neve ainda é uma constante? Fico até o inicio de março!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! É possível que haja neve. Se você não quer nenhuma possibilidade de neve, não vá no inverno. É puro senso comum. Bolas de cristal não funcionam em meteorologia.

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Lucas,

Nas estações de esqui e vilarejos alpinos neve é frequente até pelo menos o meio de fevereiro.

Nos vales e partes mais baixas, é algo que pode, ou não, ocorrer. Não existe nevasca constante.

É mais ou menos como tentar prever chuva no verão brasileiro no Sudeste: sabe-se que vai chover, mas não tem como fazer uma previsão com meses de antecedência para saber se vc terá uma semana de sol (improvável mas possível), uma semana de tempo bom com algumas pancadas de chuva (plausível), uma semana com dias de chuva e outros abertos (plausível) ou uma semana inteira debaixo d'água (improvável mas possível).

Mesmíssima coisa para neve na Europa.

Ed
EdPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Gostaria de uma sugestão de roteiro. Vou dia 16 de dezembro para Milão voltando dia 8 de janeiro. Não conheço a Itália e por isso não sei por onde começar (são tantas opções). Saindo de Milão quais cidades devo visitar (são 22 dias),em qual seria melhor passar o natal, em qual deveria passar o reveillon? Quantos dias em cada? Gosto de visitar museus, espetáculos e conhecer as pessoas e a cidade com calma. Quero ir de trem, pois não gosto de dirigir em estrada sozinha. Talvez dê uma passada em Viena. Mas a prioridade é conhecer a Itália.
Obrigada

Renata Epaminondas

Olá Bóia, vou de novo!

Estou com passagem marcada para Roma no dia 29/12 para passar o Ano Novo e no dia 02/01 seguiria para Israel, porém com esta situação de guerra naquele país, terei que mudar os planos e pretendo passar até dia 17/01 na Itália. Como estou com 02 crianças de 6 e 12 anos, qual é a melhor região para conhecer que seja menos frio nesta época? É aconselhável alugar um carro para esta viagem, ou o trem é mais rápido? Tem alguma idéia de roteiro, nunca foi à Itália e estou com pouco tempo para escolher os lugares e temo pela falta de hotel nas cidades..Me ajude a resolver esta situação por favor!! Abraços, Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Não há lugares "menos frios" na Itália. Estará bastante frio no país inteiro -- a Sicília pode ter temperaturas mais amenas, mas não será o suficiente para não passar frio.

A sugestão para o inverno, como está escrito no texto, é ater-se a cidades médias e grandes. Na Itália o carro só é interessante para visitar o interior. O interior não é a melhor escolha nesta época.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Raimundo Oliveira

Olá Ricardo, gostaria de informações sobre o inverno na serra da Estrela em PT. Ali tem uma estação de ski, a Vodafone. Me informa se compensa passar 1 dia por lá agora pelo natal? Se estará muito frio ou se há outra estação de ski relativamente perto de Oporto nesse período?
Agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raimundo! Quem responde é A Bóia.

Em português, tanto do Brasil quanto de Portugal, a cidade se chama Porto.

Não dá para ir e voltar no mesmo dia. A melhor base para o bate-volta é Viseu. Durma em Viseu ou em alguma cidade da Serra da Estrela, como Manteigas ou Covilhã.

Não há outras estações de esqui em Portugal.

João Luiz
João LuizPermalinkResponder

Olá Bóia,

No dia 18 de dezembro eu e a minha esposa iremos para Europa pela primeira vez, Paris, Hockenhein, Innsbruck, Verona, Natal em Veneza, Florença, Roma, Nice, Ano novo em Barcelona e finalmente Madrid.
Nunca vimos neve, temos esperanças de conseguir ver em Innsbruck nos Alpes. Existe alguma probabilidade de nevar nos outros lugares onde devemos passar, isso é comum ou raro?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Luiz! Na Alemanha e na Áustria pode estar nevado. Mas com certeza vocês verão neve em Innsbruck, que é alto.

Eve
EvePermalinkResponder

Ola!
Estou planejando uma viagem para fevereiro/2013 e estarei indo com meu marido e meu filho de 1 ano e meio....minha vontade era ir na Eurodisney e depois seguir para Bélgica, Holanda e Alemanha. Essa época é mt frio nesses lugares? Outra opção para fugir do frio seria descer para Espanha e Portugal.
Já estive na Europa no mês de março na Itália e França e peguei um frizoinho...e com criança a preocupação aumenta né...
Alguma sugestão???
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eve! O inverno vai até março. A Europa só é quente no verão. Se for em fevereiro, espere encontrar frio em todo lugar. Na Andaluzia, em Portugal e na Sicília o frio é parecido com o sul da Brasil.

Andreia
AndreiaPermalinkResponder

Olá...Eu sou brasileira mais estou morando atualmente em portugal em covilhã e gostaria de uma dica para viajar estou querendo ir para Paris mais queria conhecer outros lugares aproveitar essa viagem e fazer um tour entre a Itália ou Londres o que você me indica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Andreia! Você que está na Europa e pode viajar com pouca bagagem deveria aproveitar as low-costs. Dê uma olhadinha em http://www.skyscanner.net e em http://www.ryanair.com (saídas do Porto) e veja quais são as melhores ofertas para a época de que você dispõe.

guilherme mendes

Olá bóia!Vou para a Itália em outubro (região em torno de Florença e Costa Amalfitana, alem de Roma e Veneza. Sei que não é igual ao verão de julho-agosto, mas outubro chove muito ou é mais para novembro?Qual é a temperatura média nessas regiões em outubro?
Valeu!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Quanto mais cedo em outubro, melhor, sobretudo para a Costa Amalfitana. A água já vai estar bastante fria e a partir de meados do mês muita coisa começa a fechar.

Ano retrasado houve chuvas torrenciais em outubro em Cinque Terre; ano passado houve inundações na Toscana e em Veneza.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/10/costeira-amalfitana-quando-ir/

Caio
CaioPermalinkResponder

Boa tarde, adorei seu blog, gostaria de saber se as grandes cidades da Itália (ROma, Milão, Veneza, Florença) costumam ter neve em fevereiro.
Abraços,
Caio.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caio! É difícil nevar em baixa altitude, não conte com isso.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá...seguindo a regra de todo bom brasileiro disponho apenas dos meses de dezembro e janeiro para viagens mais longas. Sairemos em 20 de dezembro e retornaremos ao brasil no dia 07 de janeiro e nosso roteiro inclui Paris, Londres, Veneza, Florença e Roma. Minha preocupação claramente é o frio e não conseguir fazer alguns passeios essenciais como Versalhes, Eurodisney, Louvre, Torre Eiffel, Jantar no Sena, passeio de barco em Veneza, Torre de Pisa, Vaticano por estarem fechados em nossa estada nestes locais nesta época do ano. Devo me preocupar com isso? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Seu problema maior não é o tempo em termos de clima, é o tempo em termos de duração da viagem. Recomendamos ir devagar, sobretudo no inverno, quando as horas de luz são poucas e os dias têm aproveitamento menor. No seu lugar, recomendaríamos no máximo três cidades.

Comece seu planejamento a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

(E, sim, dias 24, 25, 26, 31 e 1 espere encontrar a maioria dos museus e atrações turísticas de cunho cultural fechados.)

KELLY
KELLYPermalinkResponder

Oi, meu nome é Kelly sou de Curitiba e estou indo para Europa em Dezembro, comprei minhas passagens e fiz minha reserva em 2 hotéis.
É as minhas primeiras férias fora do Brasil.
Chegarei dia 21/12/13 em Milão e ficarei até 30/12/13 pretendo pegar um trem, pq já tenho hotel reservado em Paris do dia 30/12/13 a 06/01/14

Tenho muitas dúvidas, estou surtando.
Não falo Inglês e nem Frances, piorou Italiano. A principio só vai o meu noivo.

Como meus hotéis já estão reservados e pagos. Gostaria de pegar um trem e passar o dia em Londres, Alemanha, Suiça entre outras cidades próximas e voltar e dormir no hotel. Será que é possível?

Onde compro esses Passes ou Passagens?

Como devo proceder?

E no Aeroporto será que é necessário contratar um tradutor?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Sua pergunta já foi respondida aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/comment-page-2/#comment-275914

Por favor, não repita perguntas em tópicos diferentes, pra mantermos as caixas de comentários organizadas wink

Kyria Darsaclis

Então, ja tirei quase todas as dúvidas com perguntas de outros, mas essa ficou, só posso viajar com meu filho de 7 anos em janeiro, estou querendo muito ir a Londre e paris, no total de 15 dias, o que vc acha de levar criança no inverno? dá para andar com ele pelas ruas ou mesmo em alguns parques aberto? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kyria! As observações do comentário acima valem igual smile

Clima na Alemanha: Qual a melhor época para visitar o país? | Sundaycooks - Sundaycooks

[...] Europa no inverno: impressões (e dicas) de um recém-chegado [...]

Taís Lima
Taís LimaPermalinkResponder

Gostaria de deixar meu relato, pois pode ajudar alguém que está em dúvida, embora concorde que a opinião quanto ao frio é bem pessoal. Vivo em uma cidade bastante quente (Rio de Janeiro) e quando viajo acho fundamental ter essa experiência que jamais terei no meu dia-a-dia. Estive na Europa duas vezes, ambas no inverno (fevereiro nas duas ocasiões), nas seguintes cidades: Lisboa, Porto, Madri, Barcelona, Roma, Paris e Londres. O frio em Portugal é bem suportável. Como foi dito acima, para os moradores do sul do Brasil acredito que seja bem tranquilo. Barcelona foi a cidade onde peguei menos frio, caminhando pela rua em dias de sol tirei o casaco algumas vezes. Em Roma e Paris o frio foi maior, sendo necessário estar com todos os apetrechos (casaco, gorro, luva, cachecol) em qualquer momento que se anda na rua (nevou rapidinho um dia em Paris). O frio mais intenso que peguei foi em Londres, com neve durante uns três dias. Em alguns momentos, depois de algum tempo caminhando na rua, o vento gelado ficava difícil de suportar e era preciso entrar num lugar fechado e aquecido para "recarregar as energias". Depois de me aquecer um pouco, dava pra enfrentar a rua de novo. Mas sempre nesse esquema anda, anda, anda, entra num lugar aquecido pra se recuperar, anda mais um pouco, faz outra parada pra esquentar... Gostaria de numa próxima ida à Europa ter a oportunidade de ver as cidades fora do inverno, usufruir dos parques, fazer piqueniques, programas inviáveis no inverno. Mas voltarei lá no frio com toda certeza! A próxima ideia é passar o carnaval em Veneza!

Maria Esther Silva

Olá Bóia

Vou viajar para Europa no dia 20/12 por 30 dias. Irei, dentre outros lugares, para Aústria - cidades Hallstatt, Salzburg -; Alemanha - Fussen, Garmisch-Parten, Rothenburg ob der Tauber, Heidelberg. Gostaria de saber se estas ciddes no inverno constituem um roteiro inconveniente para o inverno europeu. pois li em um dos seus posts que cidades pequenas devem ser evitadas no inverno. Gosto de passeios culturais como também de belas paisagens.

Mais uma vez muito obrigada

Maria Esther

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Esther! O Ricardo Freire recomenda Alemanha, Áustria e qualquer lugar de cultura germânica em dezembro por causa dos mercados natalinos. Depois do Natal, porém, as cidades se recolhem, e você se divertirá mais em cidades maiores ou estações de esqui.

Adriana Gavronski

Gostaria de viajar com a minha família na primeira quinzena de dezembro (é a única data que podemos) minhas filhas tem 14 e 16 anos. Qual cidade você indica: Praga, Veneza, cidades de Portugal, Barcelona?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Nenhuma é particularmente recomendável, por causa da época. Barcelona e Portugal estarão menos frios. Veneza e Praga têm a vantagem de estarem mais vazias do que no resto do ano.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá Bóia!

Irei viajar no final de Dezembro para Europa, e estamos na cabeça de irmos para Roma, Paris e gostaria de uma sugestão sua para irmos para algum lugar que neve. Gostaria de um lugar bem lindo que nevasse nesse período! Você teria alguma dica? Aguardo contato.

Agradeço pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Que tal a Suíça? Pense em Lucerna ou Interlaken.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/suica

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Innsbruck, na Austria, foi uma das cidades mais bonitas que visitei no inverno europeu.

Grindenwald é linda tb, já Interlaken não me chamou tanta atenção, já que na cidade em sí não há muito o que fazer. P/ mim Interlaken é uma ótima cidade-base smile

Janaina SK
Janaina SKPermalinkResponder

Gente!! Eu recomendo viajar no inverno Europeu!!! Viajei durante todo o mês de janeiro/2013, por Paris, Berlim, Roma e Lisboa, peguei chuva, chuvisco, vendo, neve e muito frio. Contudo, não passei frio!!! Minha dica: nunca saia de casa sem roupa térmica!!! Esse é o segredo!! Sai um dia apenas sem roupa termina e quase congelei! Portanto, o segredo é roupa termica e se vestir como cebola!! hahaha... Ponto positivo: o inverno é lindo, vc anda muito mais sem ficar cansada e suada! Amei o inverno e hoje não quero programar ferias para o verão! Estou com a possibilidade de ir para NY no verão e o fato de estar calor está segurando a decisão da viajem!!

regina
reginaPermalinkResponder

Achei esse blog muito legal para as dicas para quem quer viajar para o exterior principalmente para quem vai para Lisboa e Madri, que é meu caso, já li tantos blogs e não cheguei a conclusão qual roupa levar pelo menos 1 peça de luva, camisa, casaco, cachecol, mochila, não sei se compro luvas termo plus ou termos dry, cachecol acho que os de la compridos, calças termicas e blusas termicas não sei onde comprar e qual a melhor para enfrentar o frio de janeiro e os dois principais que é um bom casaco e a bota. Pelo menos eu já tenho que levar o casaco, a bota, as luvas e camisas termicas mas não sei se é thermo plus ou thermo dry qual é a mais conveniente, e a bota qual a marca e modelo para quem vai para Lisboa e Madri e o casaco os impermeáveis seriam melhor mas onde comprar. Peço ajuda porque qual blog diz uma coisa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Cada um diz uma coisa porque esta matéria não é científica grin

Haverá partidários de roupa térmica por baixo, outros que dirão que você vai suar nos ambientes fechados com ela.

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Oi pessoal! Viajei em dezembro para a Europa e deixo abaixo minha contribuição, pois antes de viajar consultei várias vezes dicas de internet, e me dei bem com as dicas desse blog e outros. Roupa de frio: segunda pele, uma camiseta de malha (ou duas se for pessoa muito sensível), um sueter ou fleeck e um casaco. Meia calça grossa, meia quentinha e calça, pode ser um jeans confortável. Sapato: comprei uma bota para neve na Decatlhon,em São Paulo, loja que tem também na Europa (em Portugal era mais barato que aqui...). Leve algumas peças de cada e vá variando com cachecois diferentes. Luvas? Sim, também da Decathlon. Viajei Portugal de Norte a Sul. Norte mais friozinho e no Sul, inclusive Lisboa, me lembrava Campos do Jordão, sol gostoso de dia e frio à noite, tempo seco. Paris estava parecido, mas mais nublado. Em um dia com chuva, fomos para o Louvre. Outros dias de sol, fomos caminhar pela cidade, subimos na Torre Eifel no final da tarde e o frio era tranquilamente suportável (a lateral é aquecida, uma delícia! Fora o calor humano, sempre lotada!!!). Fizemos a travessia pelos Alpes Franceses/Suiços, pelo túnel sob o Mont Blanc, vimos neve como em cartão postal. FOI LINDO!!! Fomos para Veneza, onde pegamos muito frio, pois pela proximidade com o mar, a sensação é bem úmida e tremer foi a solução. Lá encaramos 0 graus. Entrou em sena um gorrinho fora o arsenal que descrevi acima. Fomos descendo a Itália até chegar em Roma. Os dias eram ensolarados e bem suportáveis durante o dia, e à noite mais frios. Em Roma um dia estava chovendo, fomos ao museo do Vaticano. No outro estava ensolarado, passeamos pela cidade à pé e chegamos a carregar os casacos e os sueteres no meio do dia. Fora isso, quando o frio apertava, entravamos em algum comércio e pedíamos uma taça de vinho, que é como se fosse o nosso chop (para os Europeus), e nada melhor que um vinho Portugues, Francês, Italiano, não é? Qualquer vinho da casa é bom, saboroso e aquece, além de barato, sem falar que dá para usar o banheiro do estabelecimento (pois na Europa sempre são pagos). Não tenham medo. Vale à pena, é só estar bem preparado! Sou muito friorenta e pretendo ir novamente no final desse ano com a mesma receita, pois deu muito certo. Boa viagem a todos. Abração Bóia, e obrigada pelo blog.

suzi weigand
suzi weigandPermalinkResponder

Dicas p ferias em dezembro, na Europa, porem Sem neve...alguem ai sabe me dizer algo sobre as Ilhas Canarias, Fuerte Ventura,Menorca??
Aguardo sugestoes e comentarios.

Abracos,
Suzi

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzi! Não temos conteúdo organizado sobre as Ilhas Canárias, mas você encontra muitas dicas ótimas no Turomaquia: http://turomaquia.com/category/espanha/canarias/

suzi weigand
suzi weigandPermalinkResponder

Bom...vcs devem achar estranho, alguem que queira ir p Europa e fugir da neve smile Eh que eu vivia na Europa, morei em Stuttgart e Berlin, conheco bem o frio, neve,enfim..Porem Agora vivemos na Bolivia e temos um voo p Alemanha em dezembro, mas qro fugir do frio, neve...estou pesquisando Agadir Sul de Marrocos, Monastir Tunisia e as Ilhas Canarias, tenho um filho de 2 anos e meio, entao...qro algo q consigamos andar, fazer caminhadas, programacao com crianca.
Aguardo contato,

Abracos,
Suzi

suzi weigand
suzi weigandPermalinkResponder

Ola Boia, obrigada pela rapidez e eficiencia em responder.
Irei pesquisar Agora o site.

Abracos,
Suzi

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzi! Não temos conteúdo nem sobre o Marrocos, nem sobre a Tunísia.

O New York Times sempre é um bom ponto de partida:

http://travel.nytimes.com/travel/guides/africa/morocco/

http://travel.nytimes.com/2012/04/08/travel/tunisia-after-the-revolution.html

Célia Grossi
Célia GrossiPermalinkResponder

Gostaria de saber como e ir em Novembro para Alemanha. Estou pesquisando bastante, mas so encontro referencias a Dez em diante . Em apenas 1 blog vi que chove muito .
Chove a ponte de atrapalhar a viajem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Célia! Para onde você está indo? Em Berlim, por exemplo, chove pouco. Veja as médias:
http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/GMXX0007

Veja como pesquisar temperatura e chuvas:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Fernanda Vaz
Fernanda VazPermalinkResponder

Bom dia.
Maravilhoso site! Muito obrigada por todas as informações compartilhadas.
Estou boquiaberta com tanta informação útil disponível de maneira eficiente, fácil compreensão.
Estou planejando viajar com família em Fevereiro 2014. Marido e filhos ( entre 2 e 5 anos ).
Nosso ponto de partida será Portugal, onde temos apartamento.
Penso em ficar no total 20 a 25 dias viajando, dentre os quais 10 em Portugal ( resolvendo negócios de família), 4 na Espanha, 4 França, 4 Londres.

O que você acha dessa programação levando em conta o frio para as crianças e tramites de viagem com pequenos?

Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!

Fernanda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Viagens no inverno, anda mais com crianças, pedem um ritmo mais tranqüilo. Não sei se por "4 dias na França" e "4 dias na Espanha" você está se referindo a passear pelos países (seria inviável) ou visitar as capitais. Veja quantos dias o Ricardo Freire recomenda passar em cada cidade:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Jose Ricardo
Jose RicardoPermalinkResponder

Boa noite, Bóia

Estou indo em Janeiro fazer um curso de 10 dias em Londres . Minha esposa ira comigo e estenderemos a viagem para conhecer Luxemburgo, Amsterdã, Berlim e Zurich. Voce poderia me dar alguma sugestão de roteiro para ela durante esses 10 dias , visto que ela conhece Londres.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose Ricardo! Na página-guia de Londres há sugestões de bate-voltas e de continuações de viagem a partir da cidade: https://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose Ricardo! Todos os lugares da Europa têm ótimas ligações com Londres.

Leny
LenyPermalinkResponder

Olá Bóia,

Você acha que no início de março está menos frio em Roma ?

Obrigada,

Leny

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leny! O inverno oficialmente vai até 20 de março. Não espere temperaturas amenas até maio.

Juan Carlos Zabotinsky

Oi,aproveite muito todas as dicas aqui,mais gostaria de saber si posible,eu vo façer de carro em dezembro Civitavechia Parma,sera que da para ser sem cadenas no carro a causa da neve( si tem )agradeço a sua opinao ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juan Carlos! Em muitas áreas é preciso ter as correntes no carro entre novembro e abril. Nas estradas estará sinalizado quando o uso for obrigatório.

http://www.theaa.com/motoring_advice/touring_tips/italy-san-marino.pdf

Diogo Madeira
Diogo MadeiraPermalinkResponder

Oi, Eu, minha namorada e meu amigo vamos passar 11 dias em dezembro na Europa - em ordem, Lisboa, Barcelona e Paris. Acho que vamos passar natal em Lisboa e reveillon em Barcelona. Tipo 4 dias em Lisboa e 4 em Barcelona. Assim dá pra conhecer os lugares relevantes? Qual é o melhor lugar para se hospedar? Hotel? Hostel? Apartamento?
Aguardo seu retorno.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diogo! O Ricardo Freire recomenda 4 dias inteiros, sem contar os dias de chegada e de saída, para poder aproveitar cidades grandes como Lisboa, Barcelona e Paris. Se puder estender a sua estadia, melhor.
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Entre hostel, hotel e apartamento, você é quem manda. O importante é estar bem localizado.
Veja as melhores regiões para se hospedar nas páginas-guia de cada cidade:
Barcelona:
https://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire/

Lisboa:
https://www.viajenaviagem.com/europa/lisboa-ricardo-freire/

Paris:
https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire/

luiza
luizaPermalinkResponder

Oi Bóia, qual a sua dica para um natal e reveillon inesquecível na europa? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! A véspera de Natal fora de casa nunca será como em casa.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/noite-feliz-pra-viagem-como-passar-o-natal-fora-de-casa/

As semanas que antecedem o Natal são lindas em toda a Europa germânica, por causa dos mercados natalinos (que costumam terminar um ou dois dias antes do dia 25):

https://www.viajenaviagem.com/2010/12/mercado-de-natal-em-munique-dezemberfest/

O Réveillon fora do Brasil é decepcionante. Na Europa o mais animado é o de Edimburgo.

https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2013 .

Diogo Madeira
Diogo MadeiraPermalinkResponder

Obrigado!!

No comentário anterior eu disse 11 dias, mas na verdade eu me enganei, daí sim 22 dias. Para esse período, penso em levar 4 mil euros, está bom?

Márcio Queroz

Chegarei em Paris pelo TGV janeiro/2014 vindo de Marselha, o que você me sugere para chegar a um hotel no bairro 9? Há metrô direto da estação de trem para o centro de Paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcio! Os trens de/para Marselha saem/chegam na estação Gare de Lyon, que está integrada à rede de metrô.

Simule seu itinerário aqui:
http://www.ratp.fr/itineraires/en/ratp/recherche-avancee

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ricardo,
Estou planejando viajar para Europa nas férias que terei em dezembro.
Sei que o período é frio e gostaria da sua opinião. Vale a pena viajar para a Europa neste período ou é melhor deixar para uma próxima oportunidade, visto que é a primeira vez que irei a Europa?

Estou pensando no seguinte roteiro:

21/12 - Brasil - Lisboa
Ficando em Lisboa até o dia 24 - conhecer Cintra e Fátima
25/12 - Madri
26/12 - Barcelona
29/12 - Paris
Conhecer Versalles e passar o reveillon em Paris
01/01 - Amsterdam
02/01 - Londres
05/01 - Retorno para Brasil

Ricardo, qual sua opinião para este roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Quem responde é A Bóia.

Comece seu planejamento por este post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/

Daiane
DaianePermalinkResponder

Olá Bóia!!! tudo bem?
Estou pensando em fazer parte da Holanda (região de Amsterdam) região de Colonia e Dusseldorf na Alemanhã e a Bélgica em dezembro a partir do dia 20. Nesse período tudo funciona? quero fazer um roteiro cervejeiro e não consigo encontrar informações. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daiane! O que você quer dizer com "tudo"? No dia 25 o comércio deve fechar, mas nos outros dias a operação é normal. Se você quer visitar fábricas de cerveja, entre nos sites das marcas e procure por informações sobre visitas.

Eliane
ElianePermalinkResponder

Acho que visitar a Europa com muito frio talvez não seja interessante pela primeira vez. Paris é linda, quando se pode simplesmente andar a pé o dia inteiro, fazer piquenique no parque e esperar anoitecer as 10 da noite no verão, tomar sorvete de alfazema....smile Mesma coisa outros países...já fui no inverno..e fica bastante limitado. Agora nosso problema aqui e fato das férias de janeiro ser frio lá. Porém este ano com a copa , pretendo ir com as crianças de junho a julho, onde as férias vão ser diferenciadas...

Aulio
AulioPermalinkResponder

Olá, pretendemos ir este ano passar o natal e ano novo na casa de amigos em Helsinki mas queremos alugar um RV em Amsterdã e dar uma volta até Moscou e talvez entrar na UK, alguma dica especial para este período e condições. Obgd

-- A.L.
-- A.L.PermalinkResponder

É muito difícil achar uma locadora de RV (que já é raro na Europa) que vá topar liberar um veículo para viajar até a Rússia. A maioria das poucas locadoras mal permitie que vc vá ao leste europeu. Ucrânia é praticamente território banido de locadoras, e Bielorrúsia tem problemas com embargos.

Além disso, o clima é brutal nessa época na Europa oriental. Temperaturas constantemente chegando aos -20. Você precisa de um RV extremamente bem equipado.

Nilton Netto
Nilton NettoPermalinkResponder

Olá Bóia. Preciso de ajuda. Pretendo ir a Lisboa de 1º a 10 de janeiro de 2014. Sei que é inverno lá, mas não me importo com a baixa temperatura. Minha preocupação é com excesso de chuvas. Pode me informar se tradicionalmente chove muito em Lisboa na primeira quinzena de janeiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nilton! Chove um pouquinho, mas o clima é pior mesmo no norte de Portugal.

Gresielly
GresiellyPermalinkResponder

Olá, preciso de ajuda!

Estarei em viagem de lua de mel em dezembro chegando em Londres dia 18/12/13 fico por lá 4 dias, depois vou a Bruxelas(2 dias) e Bruges (1 dia 25/12/13) , de lá seguimos para Amsterdam (3 dias) saindo no dia 28 para Paris e ficando 6 dias por lá (réveillon também). Em quais desses lugares posso esperar chuva ou neve nessa época e quais as dicas você tem a me dar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gresielly! No norte da Europa você pode esperar chuva o ano inteiro; a região da Holanda e da Bélgica é especialmente chuvisquenta.

Leia sobre esses lugares a partir do nosso menu:
https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá Bóia.
Viajarei com minha esposa para Praga-Viena-Salzburg e Innsbruck entre 27/02/2014 e 07/03/2014.
Depois de ler as dicas e comentários acima, estou na dúvida.
Será que, por ser final do inverno, esses lugares perderão o charme da estação? Será que ficaremos apenas com os dias cinzentos e curtos e sem a beleza dos lugares nevados?
Agradeço desde já pela ajuda...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Os dias serão curtos. Provavelmente você pegue neve nas próprias cidades.

Nicole
NicolePermalinkResponder

Olá!

Pretendo ir para a Europa em dezembro (saio daqui dia 8/12 e volto no início de janeiro), e embora eu goste de frio, estou com medo de que nessa época haja neve demais e isso impossibilite a saída do quarto de hotel. Visitarei Alemanha, Escócia, Inglaterra, França e Itália. Quando é melhor ir pra cada lugar? Pegarei o final do outono e início do inverno, é extremamente frio?

Beijo e obrigada!!

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Essa epoca é o auge do inverno. Contudo esses países têm boa estrutura para enfrentar neve, então dificilmente vc ficará "ilhada" no seu hotel. Eu procuro viajar sempre no inverno, e nunca tive problema.
Dos lugares que vc citou, a escócia (principalmente as highlands) é o lugar onde o frio mais incomoda (por causa do vento), la é frio, MUITO frio.

Tirzá Lentz Carvalho

Vou viajar dia 24 de dez para França, chegarei por Paris e sairei por Paris dia 04 de Jan, gostaria de uma opção para passar esta semana em algum lugar que pudesse ser perto de alguma estação de esqui para que minha familia possa curtir algum dia para esquiar,não necessáriamente ficar todos os dias na estação. Pensei em Annecy, mas não sei ao certo como chegar lá. Podem me dar alguma sugestão? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tirzá! Annecy não é uma estação de esqui. Está a 2h20 de trem de Chamonix, esta sim, uma estação de esqui.

Annecy está a 3h45 de trem de Paris.

A neve na Suíça está mais próxima. A estação de Interlaken está a 5h de trem de Paris.

Compre em http://www.voyages-sncf.com a partir de 90 dias de antecedência.

Louise
LouisePermalinkResponder

Ola´! estou indo para Roma dia 1º de novembro, já é muito frio? Novembro costuma chover o mês inteiro? Moro na região serrana do Rio e as temperaturas aqui giram em torno dos 12 graus no inverno, estou acostumada com frio, mas me preocupa a chuva. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Louise! Em média, as temperaturas ficam entre 16 e 9 graus. Novembro é o mês mais chuvoso do ano. Veja o gráfico: http://www.bbc.co.uk/weather/3169070

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá Ricardo,

Irei viajar para Paris, Viena e Budapeste, entre 25/12 e 05/01. Ainda não defini o roteiro, gostaria de dicas para o Reveillon 2014. Pode ser nas capitais ou em cidades próximas, não tenho preferência. Gostaria de algo especial e aconchegante junto á família!

Obrigada, Ana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Falamos do Réveillon na Europa aqui: https://www.viajenaviagem.com/e/reveillon-2013/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar