Pernoite em Caracas: onde ficar? o que fazer?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Caracas

Muita gente que vai pra Los Roques ou faz algum bem-bolado com milhas TAM para Aruba ou Curaçao acaba tendo que passar uma noite em Caracas.

Quando eu fui a Los Roques, em 2003, acabei dormindo perto do aeroporto, não cheguei a entrar na cidade. A Venezuela proporciona uma experiência sui generis para o turista do século 21. Não sei de nenhum outro lugar que aceite turistas onde ainda existe a aberração do câmbio paralelo. Na minha vez, havia um exército de cambistas no saguão à espera dos estrangeiros. Não sei se as últimas endurecidas chavistas tornaram a recepção mais discreta.

Uma maneira de evitar o pernoite caraquenho é ir na dica do Marcelo Lemos (que tem um relato completíssimo da viagem a Los Roques no seu blog), que descobriu (no Mochileiros.com) que indo de TAM e voltando de Gol não é preciso dormir na cidade [não é mais verdade, o vôo da TAM agora também chega no fim da tarde, impossibilitando a conexão]

Caso você queira ir com milhas TAM para Aruba ou Curaçao, o melhor é emitir a passagem a Bogotá, continuando de lá com Avianca. Bogotá inclusive vale a parada (veja nos relatos do fficial&client=firefox-a" target="_blank">Dionísio e do André).

A maneira de minimizar dores de cabeça (deixando, por exemplo, para fazer o câmbio negro só em Los Roques, num cambista de confiança da pousada) é desistir de qualquer turistagem local e ficar no hotel do aeroporto mesmo. Nesse caso, a dica é reservar o Eurobuilding Express Maiquetía, que fica anexo.

Querendo aproveitar a escala em Caracas para visitar a cidade... bem, aí precisamos de dicas da comunidade mrgreen

O que eu sei é que quem se hospeda nos bairros Las Mercedes e Altamira está mais próximo dos bons restaurantes da vida norturna (e que a outra zona hoteleira, de Sabana Grande, é movimentada/popular de dia, mas um pouco insegura à noite).

O point da noite são os bares do Centro Comercial San Ignacio, em La Castellana.

O melhor momento para subir no teleférico ao Cerro El Ávila é pela manhã. Tendo tempo, um passeio interessante parece ser até a cidadezinha colonial de El Hatillo, que fica a 30 km e pode ser visitada com o metrobús.

E em hipótese nenhuma dá para passar pela Venezuela sem experimentar uma arepa, o pastel local.

Mas isso são coisas que eu pesquisei. E você, que foi, o que tem a nos dizer? Desembuche, please!

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


90 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

JB
JBPermalink

Riq,

A dica do Marcelo não é mais válida. A voo de ida da TAM agora chega em Caracas às 17h55, impedindo que se tome um voo para Los Roques no mesmo dia sad

A volta pela GOL ainda vale. smile

Marcela
MarcelaPermalink

Fui em Julho, o cambio de Bolivares Fuertes estava $6 por U$1. Ficamos ricos! rs Hotel Em Maiquetía Buenavista Inn sem café.. Simples mas, aceitavel para dormir algumas horas. O mais engraçado é q queriamos jantar em Caracas, mas, o receptivo nos convenceu a não ir. Disse q a cidade era muito feia, nao tinha nada de interessante, que SP era muito melhor e inclusive o transito de SP era muito melhor, que era preferivel a gente descansar no Hotel. Jantamos por perto e fomos dormir... rs

Adolfo
AdolfoPermalink

Estive em Caracas há 2 meses e não mudou muita coisa : dos milhões de cambistas, agora só são milhares ! Tomei o taxi "oficial" - um Ford Explorer sem faróis, andando no meio da noite de Caracas. O trânsito está bem melhor, pelo menos à noite e para sair e voltar ao aeroporto.

Não recomendo o Melia Caracas, que apesar de pertencer à rede internacional consegue : 1) levar 50 minutos para fazer o check in de 4 pessoas (com 2 atendentes); 2) não ter internet nem no lobby e 3) para qualquer consumo, de frigobar ou do room service, você tem que descer ao lobby, pagar e então receber (e rezar para a fila estar pequena). O hotel é confortável, mas o serviço horrível.

Não recomendo andar a noite em Caracas, é incrivelmente perigoso. Tome um taxi.

Manddy
ManddyPermalink

Nunca fiz esses trajetos, mas adorei a parte "Não sei de nenhum outro lugar que aceite turistas onde ainda existe a aberração do câmbio paralelo. Na minha vez, havia um exército de cambistas no saguão à espera dos estrangeiros" rs Perfeitoooo !!! Adoro seu modo de escrever! =D
Bjs,
Manddy
http://tourdubaiguide.blogspot.com/

Diogo
DiogoPermalink

Acho que não dá mais para evitar o pernoite em Caracas viajando pela TAM na ida. Fui para Los Roques agora no fim de dezembro pela TAM e tive que dormir em Maiquetía. Passamos a noite no Hotel Miramar, bem simples, que foi providenciado pelo pessoal da Pousada Guaripete, que também reservou os vôos entre Maiquetía e Gran Roque. Todos os outros hóspedes que estavam lá na pousada também pernoitaram nesse mesmo hotel.
Em relação ao câmbio, conseguimos a melhor taxa em Los Roques mesmo (7,6 por 1).

zuzu
zuzuPermalink

Também dormi num hotel ao lado do aeroporto(bem próximo, na verdade). Mas nao me lembro o nome. Foi bem estressante porque tinha reserva (no voucher impresso pela Freeway, inclusive) para um (acho que esse Eurobuilding que vc citou)e chegando lá, a menina do transfer nos conduziu a outro. Ficamos ressabiados, disse a ela da reserva, mostrei o voucher e nao teve acordo! Acabou sendo bom, mas com tantas históris de sequestros , violencia, etc, assusta!Encontramos um casal em Los Roques , ela venezuelana ele americano do Alaska, que fizeram barreira na porta com móveis, malas, etc, com medo de sequestros!!!!
Nao saímos do hotel nao e nosso contato nos aconselhou a nao sair!
E cambistas(isso 2008) , tinham aos montes. Trocamos no estacionamento, ao ar livre, sem problemas, mas com medo!
Amei Los Roques, vale a pena isso tudo.

Vini
ViniPermalink

Estou pensando em ir com a minha mulher para Los Roques na semana anterior ao carnaval e ficar por lá 9 noites (mais uma em Caracas). Para quem já foi, acha que é um período muito longo? Tem coisa suficiente para fazer em tanto tempo ou Los Roques nunca é demais?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vini! Se você achar 9 dias tempo demais para ficar em Los Roques, então provavelmente também acharia 3 dias tempo demais para ficar por lá!

Quanto a ter o que fazer, depende: da quantidade de livros que você levar e do momento do seu casamento!

Vini
ViniPermalink

Recado entendido. É o que eu imaginava mesmo, só queria ter certeza....rs

Nazareno
NazarenoPermalink

Estou indo pra LR dia 11, vou pernoitar no hotel Miramar que fica na região do aeroporto. Esse hotel é bom? e por perto tem algum restaurante ou shopping, não tô querendo ir pra Caracas.

Gabi Righetto
Gabi RighettoPermalink

Tenho uma experiência bem próxima com a Venezuela, fui casada com um venezuelano e estive no país várias vezes. A sensação é de que está cada dia pior, e portanto se houver possibilidade de trocar a conexão por Bogotá, por exemplo, faça-o!
Mas se tiver que ficar uma noite na cidade, em primeiro lugar muito cuidado ao pegar um taxi no aeroporto! Todo mundo sabe que os turistas chegam na Venezuela com dinheiro vivo, já que comprar com cartão é perder dinheiro com o câmbio oficial. Então estão todos de olho nos turistas estrangeiros. Eu estive lá há dois meses e preferi pegar o onibus capenga e horroroso que sai do terminal nacional em direção ao centro da cidade do que me arriscar com um taxi, mesmo sendo de linha. No ponto final desse ônibus horroroso tem varios taxis que sim podem ser utilizados sem medo.
Já em Caracas, fuja do centro! Fique somente entre Las Mercedes, Altamira e Los Palos Grandes. Eu não recomendo Sabana Grande de jeito nenhum, está feio, sujo e perigoso... e pensar que já foi o que havia de mais chique na cidade... Em Las Mercedes, não deixe de provar as arepas, como já disse o Riq, e experimente também as cachapas con queso de mano, uma delícia! As areperas de Las Mercedes estão abertas 24 horas.
Quanto ao câmbio, ainda há gente que se aproxima dos turistas já no desembarque para trocar dolares no cambio negro. Da ultima vez o próprio segurança me indicou com quem fazer o câmbio. Mas troque somente o necessário, porque na cidade vc vai conseguir cambio melhor em qualquer lugar. Pra vcs terem uma idéia, eu troquei dinheiro num mercadinho tipo secos & molhados de uns chineses.
Assim como o Riq também recomendo uma visitinh a El Hatillo, mas pra quem conhece as cidades coloniais do Brasil pode ser uma decepção, então não espere muito.
Espero que ajude! Beijos

André Soutelino
André SoutelinoPermalink

Voltei de Caracas ontem. São poucos os pontos interessantes na cidade. A área arborizada fica perto do Palácio do Chavéz (Que não tem nada demais).

Vale a pena ver o Capitólio e subir correndo a escada do Calvário.

Quanto à alimentação, tudo lá é caro e não é farto. Se não quiser comer em um restaurante típico, vá comer nos restaurantes americanos. Um bom restaurante é o Memphis.

para quem gosta de comida japonesa, os restaurantes são bons. Sugiro comer o Latin Roll que é uma espécie de Sushi feito com bananas e salmão.

Um Real equivale a Dois Bolivares,

Márcio Cabral de Moura

Riq, eu fui para Caracas em 2008, no Carnaval. Adorei a cidade. Fiquei num hotel (Hotel Paseo Las Mercedes) em Las Mercedes, na avenida principal de Las Mercedes. Gostei muito. A região era bastante tranqüila e pude andar por ela à vontade, inclusive à noite.
Num city-tour que eu fiz, o guia disse que o centro (perto do Capitolio) era perigoso, mas não o achei mais perigoso que o centro de nenhuma capital brasileira.
Subir o El Alvila é um programa imperdível.

Na volta de Los Roques, eu pernoitei perto do aeroporto, num hotel fraquinho que não recordo o nome.

Ah, o transfer para Caracas foi organizado pela agência de lá (Venezuelatuya) que contratamos para tudo (hotéis em Caracas e Los Roques, transfers para o aeroporto e vôo para Los Roques).

Sinceramente, recomendo a qualquer um que passe uns dois dias em Caracas, quando estiver indo a Los Roques.

Ah, se alguém quiser ver, aqui vai o link para alguns das fotos que eu tirei em Caracas: http://www.flickr.com/photos/mcdemoura/sets/72157606768588123/

Tweets that mention Pernoite em Caracas: onde ficar, o que fazer | Viaje na Viagem -- Topsy.com

[...] This post was mentioned on Twitter by Ricardo Freire, Ricardo Freire, Marcelo Lemos, fernanda and others. fernanda said: @kadaltoe https://www.viajenaviagem.com/2011/01/pernoite-em-caracas-onde-ficar-o-que-fazer/ [...]

luis r.
luis r.Permalink

estive em caracas há 3 anos, qd fiquei no hotel altamira, opção ‘pobre mas limpinha’ no bairro de mesmo nome (ñ confundir com o altamira suítes) .
até deu pra turistar pela cidade -- subir o el ávila, ir ao bairro de hatillo (q está mais pra embu das artes do q pra paraty, a bem da verdade), passear pelo jardim e ver alguma exposição no centro cultural la estancia, conhecer a casa do simon bolívar.
mas achei a cidade + interessante do q propriamente turística. uma viagem menos hedonista e + antropológica, por assim dizer.
melhor do q qq passeio q eu tenha feito pela cidade foi testemunhar o culto e o autoculto ao chávez (assisti na tv oficial a uma entrevista, impagável e interminável, com a viejita q havia sido professora primária do presidente!) e conversar com os venezuelanos para tentar entender como eles veem seu país.
pra quem gosta, caracas pode ser tb uma aula sobre a história do automóvel: tem de todas as marcas e modelos, e das mais variadas décadas, com destaque pros carros mais imensos e bebedores de gasolina q os eua já produziram.

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Veja no blog http://aviagemoficial.wordpress.com algumas dicas e fotos de Caracas. Quando estive na capital venezuelana procurei saber sobre a cidade na internet e acabei conhecendo um blogueiro venezuelano muito solícito que ajudou bastante. O nome dele é Pepe Aldana e abaixo informo, a quem precisa de ajuda, como entrar em contato com o mesmo.

Pepe Aldana

BLOG http://laguiadecaracas.blogspot.com/
BLOG http://pepeven.blogspot.com/

TWITTER @laguiadecaracas
TWITTER @pepeven

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Aqui outro blog sobre a Venezuela

http://venehat.blogspot.com/

Ermesto, o pato
Ermesto, o patoPermalink

Muito cuidado em Caracas !!! Como já dito, é um pais onde a bandidagem está de olho no turista, pois tudo tem que ser pago com dinheiro vivo.

É a cidade mais violenta da America Latina!! Cuidado com taxis, somente pegue os taxis oficiais,que são Fords Explores, pois nos demais há diversos relatos de assaltos, até mesmo com morte, e até memso com seu dinheiro, pois há relatos de assaltos até mesmo pelos guardas da Policia Nacional.

O clima já era bem perigoso e pesado em 2005 quando fomos com milhas, e pelo que tenho acompanhado, a segurança na Venezuela vem aumentando no dia a dia, e com o detalhe de ser extremante violenta.

Quando fui a Los Roques, fiquei num hotel OQT ( o que tem) na cidade proxima de Maiquetia, literalmetne trancado esperando o dia passar para pegar o voo para Los Roques.

Depois demos um giro na cidade, que já estava perigosa. Recomendo o Centro histório, DE DIA, jamais a noite, com a casa de Simon Bolivar, o zoologico, que é bem bonito e acessivel de metro, que é o melhor meio de locomoção, e o Parque Bolivar. Vale tambem a visita ao teleférico, mas pegue um taxi recomendado pelo Hotel.

Antes disto, quando a Venezuela era mais pacifica, dei um grande giro pelo pais em 1989, faz tempo, né. Um lugar que achei fantástico foi o teleferico de Merida, mas atualmente eu não viajaria para a Venezuela. Naquela época era um pais tranquilo, seguro, e extremante barato para viajar.

Rodrigo Basso
Rodrigo BassoPermalink

Para ficar apenas 1 noite a melhor opção é sem dúvida o Eurobuilding Express Maiquetia. Apesar do custo superior ao Miramar e ao Catimar, as instalações são bem melhores e o serviço de transfer deles (já incluso na tarifa) é bastante satisfatório.
Se o voo da Gol não atrasar, dá até p/ pegar uma piscininha no fim da tarde !!!
Tem também o Olé Caribe, mas não tenho maiores informações sobre o mesmo.
Já em Caracas, fiquei uma noite no Melia em julho/2010, enviado pela Gol em função do cancelamento do voo. Gostei das instalações, mas é muito longe do aeroporto.

Pat Alves
Pat AlvesPermalink

Rodrigo,

Eu fiquei no Ole Caribe em julho de 2010. Não fica em Maiquetía e sim em Macuto, portanto mais longe do aeroporto. Tivemos que sair cedo para não pegar trânsito pela manhã (voltaríamos pela GTAM). Não acho que a diária do hotel valha aquilo tudo. Iríamos ficar no Eurobuilding porém já estava lotado.

Rodrigo Basso
Rodrigo BassoPermalink

Obrigado Pat.
Sendo assim, continuo achando que a melhor opção é o Eurobuilding.
Outra coisa, quando fui efetuar a reserva, o sistema via web só aceitava datas próximas. Enviei uma email e eles efetuaram a minha reserva para a data que eu precisava pelo mesmo preço do site.

andre urso
andre ursoPermalink

Nao conheço Caracas, mas senti nos cometários aqui postados um certo preconceito em ralação à cidade e ao país, a Venezuela. Gostei do depoimento do Marcio Cabral. Me deixou com vontade de conhecer a capital. Espero que apareçam outros depoimentos mas realistas e menos "ouvi dizer...". Abraço a todos.

Gabi Righetto
Gabi RighettoPermalink

André, não se trata de preconceito, de maneira nenhuma. E também não é "ouvi dizer...". Morei na Venezuela e estive no país várias vezes, em contato com as pessoas de lá o tempo todo (pois eu não era turista) e sei do que estou falando. Adoro os venezuelanos, tenho muitos amigos venezuelanos, são pessoas encantadoras e que estão passando por um momento terrível no seu país. Mas a realidade infelizmente é a que vc leu nos depoimentos aqui neste post. O país, e especialmente Caracas, está extremamente perigoso e muito violento. Mesmo em cidades pequenas não se deve sair na rua à noite nem pegar qualquer taxi para se locomover. E devido ao problema do câmbio, é sabido que os turistas andam com dinheiro vivo e são altamente visados.
Realmente espero e desejo que a Venezuela dê a volta por cima, é um país lindo, com paisagens maravilhosas, pessoas que recebem de braços abertos, e que vale muito a pena conhecer.

Thayvid Fernandes
Thayvid FernandesPermalink

Viajei para Caracas no dia 09/09/2011 e fiquei exatos sete dias na cidade. Estava de ferias e tenho um projeto pessoal de conhecer todas as cidades capitais da america do sul. Depois de conhcer 06 capitais resolvi ir a Caracas mas antes li várias dicas aqui, mas nao dei muita atenção ao que diziam. Arrependo-me amargamente. Foi meus piores dias da vida. As pessoas são extremamentes grosseiras e não fazem o menor esforço de se fazerem entender e nem de tentar nos entender. Não se tem nenhuma estrutura para turista, a cidade é extremamente violenta e com um transito caótico. Ao voltar para o Brasil, no Aeroporto antes de entrar no avião e já depois de ter passado pelo raio x fui revistado e interrrogado por um policial. Compreendo os tramites e a segurança que se deva ter mas me senti extremamente humilhado pois o que eu mais queria era voltar para o meu país que embora saibamos que a politica e a policia sejam extremamente corruptas aqui pelo menos ha democracia onde podemos reclamar sem sermos calados pelo governo. Fico triste em ter de postar isso, principalmente por eu ser viajado , mas sei que nem todos na Venezuela não são assim, mas tenho a certeza de q a grande maioria é pq eu vivi isso e percebi claramente na forma como fui tratado. Pense muito bem antes de irem para Caracas vc pode se arrepender para sempre.

Lis Silva
Lis SilvaPermalink

Para quem quiser conhecer melhor Caracas tem este blog,http://caracasfeliz.blogspot.com, quando estive lá me oriente pelas informações dele e de outros mas este achei mais completos, já que fiquei somente em Caracas. Um comentario sobre a moeda: para mim funcionou muito bem sacar dinheiro nos caixas ATM.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O problema de tirar dinheiro em caixa automático na Venezuela é que você pega a cotação oficial, que é irreal. A mesma coisa acontece com o uso de cartão de crédito.

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Estive na Venezuela e paguei tudo em Bolívares. Consegui trocar meu 1 dolares = 6.000 bolívares. Foi a única vez que viajei e não saquei no eletrõnico nem usei cartão de crédito. Fiquei hospedado no Embassy Suites um 5 estrelas de 400 dolares a diária que saiu baratinho.

Janleide
JanleidePermalink

Oi, Desculpa minha ignorância, mas vc relatou um câmbio de 1/6.000 bolívares, ok? mas esses são bolivares fuertes? estou confusa, vejo câmbio de BsF de 1$/4,50 BsF. vc podia me orientar melhor? estamos indo dia 21/01/2011, e já desisti de usar cartão de crédito p pagar o hotel e outras despesas, pelos relatos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janleide! São bolívares fuertes na cotação oficial. Clique no link da Wikitravel que eu coloquei! Ali também tem a cotação em dólar pelo câmbio negro.

Janleide
JanleidePermalink

Obrigada. Olha, coisinha complicada essa pernoite em caracas, o câmbio, pra não falar no medo q estamos de circular pela cidade com os relatos aqui. Bom, de qualquer jeito, estaremos por lá dia 21/01 e 06/02, na volta faremos um relato pra todo mundo.

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Avila, El Hatillo,Praça Bolívar e centro histórico, Shopping San Inacio, Sabana Grande, Praça França, Chacao, etc são ótimos passeios. Evite conhecer o Palácio Miraflores - sede do governo - pois ali fui detido para "averiguações" pelo fato de querer conhecer e tirar fotos.

paulab
paulabPermalink

estive em Los Roques em 2007. Em resposta ao Vini, eu fiquei uma semana e não enjoei, os dias são maravilhosos e a noite não tem nada não , mas dormiamos super cedo. Nós mergulhamos todos os dias, então a noite nem aguentavamos ficar acordado mesmo.
Quanto a caracas, insisti com o meu marido para irmos jantar e foi um mico. Fiquei em um hotel perto do aeroporto, então peguei um transito horrivel, o taxi foi carissimo e achei a cidade sem graça....e olha que eu geralmente gosto de tudo!!! mas não tinhamos boas dicas e não achei o restaurante que eu tinha o endereço.

Loana
LoanaPermalink

Hola gente!
Sou venezuelana morando no Rio de Janeiro há 1 ano e 5 meses. Morei em Caracas a minha vida toda (27 anos), e continuo viajando freqüentemente ao meu pais.

A verdade posso dizer que alguns dos comentários são certos, mais outros são um pouco exagerados. Não pomos dizer que todo lá é tão ruim. Como acontece em muitas cidades do mundo é preciso estar de olho na rua e estar cientes de quais áreas não são recomendáveis. A minha bolsa já foi roubada no metrô em Madrid, e nunca aconteceu algo similar em Caracas, mas sim... prevenção não está demais. Por exemplo, ao igual que no Rio, os setores perto de favelas não são pontos para conhecer.
Vamos lá....
Quando cheguem ao aeroporto vão ter essas pessoas lhes oferecendo cambiar dólares x bolívares. O melhor seria cambiar num local oficial no aeroporto (que tem), mas vão perder vs a cotação paralela. Tentem cambiar o dinheiro com as pessoas mais amigáveis, rsrsrs

É mais seguro pegar os taxis do aeroporto sim (Ford Explorer Preta). Se vão pernoitar em Caracas, para se deslocar aos lugares, recomendo pegar taxi de cooperativa o qual pode ser indicado no hotel ou é fácil de identificar na rua.
Para ficar em Caracas: Hotel Paseo Las Mercedes, Altamira Suites, Eurobuilding, Hotel Tamanaco. Mas, dependendo do dia ou horário do seu próximo vôo pode ser melhor ficar perto do aeroporto. O tránsito na cidade é forte e tem que considerar isso.

Como passeio, a subida para o Ávila é ótima no teleférico e o melhor momento é na parte da manhã. O clima vai estar ótimo! Lá encima tem 2 ou 3 opções de Restaurantes.
Depois do teleférico, podem conhecer La Estancia em Altamira, é uma antiga fazenda que se utiliza para atividades culturais, é linda!... Também a Casa Natal de Simón Bolívar no Centro da cidade. Para ir ao Centro, é melhor de metrô.

De Shopping está o clássico CCCT (Las Mercedes), o chique Centro Comercial San Ignacio (La Castellana), o Centro Sambil (Chacao), o Centro Comercial Millenium (Los Ruices, novo há 1 ano e méio)
Não podem deixar de comer a nossa Arepa, especialmente uma de carne desfiada com queijo amarelo (pelua) ou de reina pepiada (uma mistura de frango com abacate, muito boa!). Peça o molho
guasacaca que acompanha muito bem. Além da Arepa, está a Cachapa com queijo. O melhor queijo que vão experimentar! Ambos pratos os podem encontrar nas Areperas 24h de Las Mercedes.

Em geral, Caracas é uma cidade com uma grande oferta gastronômica: Japonesa, China, Mexicana, Espanhola, Italiana, Mediterranea!!.. e isso pode ser outro jeito de ser desfrutada, como uma viagem do paladar!

Tem muitos lugares lindos para conhecer na Venezuela, mas se fosse vocês conheceria também Isla de Margarita (1 semana é ótima, tem muitos visuais de praias diferentes) é maravilhosa. Canaima - Salto Angel (a queda de água mais alta do mundo) paisagens e fotografias naturais que vão ficar com vocês para sempre. Mas tudo bem, esse é outro post! Rsrsrs

E já para continuar o passeio inicial, só posso dizer que desfrutem do azul inacreditável do mar e da branca areia de Los Roques e não esqueçam de comer uma deliciosa lagosta!

Abrazos y arriba Venezuela!!!

Loana

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Isso Loana. Qual o "brasileiro" que arrisca andar na área central de qualquer capital brasileira São Paulo, RioPerigo há em qualquer lugar.

Juliana Amorim
Juliana AmorimPermalink

Arrasou! To contigo e não abro!

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Na comunidade Mochileiros o melhor local para fazer cãmbio é com o Miguel e sua trupe. Rola até email de contato.
http://www.mochileiros.com/cambio-negro-perguntas-e-respostas-t27087-75.html

Daniel
DanielPermalink

Eu cheguei de lá hoje! Na ida (01/jan), fiquei duas noites no Miramar Suites perto do aeroporto e no domingo 02/jan fiz um city tour em Caracas com o pessoal da agência Roquemar. O city tour foi legal, dentro do possível para uma cidade grande e com os problemas que tem Caracas. Na minha impressão não pareceu muito diferente de São Paulo a questão de segurança, mas refletindo bem, fomos com uma pessoa que evitou todos os pontos problemáticos da cidade e nos levou somente nos lugares mais bonitos - se fizesse o mesmo em SP, um turista provavelmente falaria somente maravilhas daqui. De toda forma achei que valeu o passeio para conhecer esta grande cidade venezuelana - recomendo fazer da mesma maneira que fiz: o carro da agência nos pegou no hotel, levou nos pontos principais, almoçamos no Hatillo - vale muito a pena pela comida e artesanatos e depois voltamos em segurança para o hotel perto do aerporto, de onde fomos para Los Roques no outro dia de manhã. O hotel Miramar Suítes era simples e razoável com um restaurante legalzinho no último andar (9o. andar com uma bela vista das praias perto). De toda forma, tivemos um problema com banheiro entupido que não ajudou em nada nossa estadia lá... Los Roques por outro lado é fantástico - ficamos na pousada Guaripete, que tem um atendimento excepcional e recebem bastante brasileiros hoje em dia. Por final: pelos horários dos vôos agora, dá pra voltar no mesmo dia tanto pela Gol quanto pela TAM - fica a gosto do cliente!

Janleide
JanleidePermalink

Oi Daniel, vc lembra quanto é taxa pra sair da Venezuela? pode ser paga em dólar? obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá!

A Wikitravel fala em Bs. 137/US$ 54 de taxa de aeroporto + Bs. 46/US$ 21 de taxa de saída em vôos internacionais.

http://wikitravel.org/en/Venezuela

Márcio Cabral de Moura

Eu não me lembro se pode ser paga em dólares, mas se puder, será pelo câmbio oficial, ou seja: perda de dinheiro.

A propósito, usando bolívares trocados no câmbio paralelo, Caracas é uma cidade muito barata, inclusive para se comprar eletrônicos. Meu primeiro iPod eu comprei no Free Shopping do aeroporto e me custou quase a metade do que eu pagaria nos EUA ou Canadá.

E também comprei uma camisa oficial da seleção brasileira num shopping em Las Mercedes, por menos da metade do preço que eu pagaria aqui no Brasil. Bom, isso também aconteceu em Londres, durante a Copa do Mundo deste ano. smile

Cristina
CristinaPermalink

Riq,
vc sabe que eu sou noturna...fui ao Avila Magica no entardecer - tb é lindo. Com segurança, onde me indicaram, andei segura, próximo ao hotel. Carro, me alertaram só com reserva antecipada, para buscar no aeroporto. Loana, obrigada pela contribuição!

Fábio G.
Fábio G.Permalink

O Estadão faz um relato na edição deste domingo sobre a situação venezuelana.
Sinceramente?
Perdi a vontade de ir pra lá.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110123/not_imp669964,0.php

Victória
VictóriaPermalink

Gente !!!
estou confusa. Gostaride saber se no aeroporto em Caracas consigi sacar R$ direto da minha conta do Snatander. O que significa essa coisa de câmbio Negro e Forte, não enetendi direito. Consigo alugar carro fácil em Isla Margarita ? è muito caro ? Ainda é obrigatório o Passaporte para Venezuela ?
Obrigadão pelas Dicas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Victória! Dá para ir com a identidade, mas viajar com passaporte é muito mais garantido e recomendável https://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte/
Não posso deixar de alertá-la sobre o fato de o Comandante já ter desrecomendado Isla Margarita diversas vezes por aqui, por não corresponder ao Caribe que a gente costuma sonhar em conhecer.
Sobre o câmbio, é simples: existe um câmbio oficial e um paralelo. Veja os comentários anteriores para compreender melhor o assunto!

Luciana Ayres
Luciana AyresPermalink

Gente!!
Fiquei apaixonada pelas fotos de Los Roques.
O mes de julho é uma época boa? O tempo está quente?
Acham que dá para levar uma criança de 8 anos juntos?
Obrigado!
Luciana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Você já visitou o "Pequeno guia para descobrir a sua ilha no Caribe"? Los Roques é um lugar bastante rústico. Seu filho vai curtir?

Aqui estão todos os posts publicados sobre Los Roques no VnV:
https://www.viajenaviagem.com/category/los-roques/

E o super relato do tripulante Marcelo Lemos:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/los-roques-o-guia-completaco-do-marcelo-lemos/

Ana Clara
Ana ClaraPermalink

Olá! Passamos o carnaval de 2011 em Los Roques, eu, meu marido e mais um casal de amigos. No pernoite em Caracas ficamos no hotel Catimar: super simples, super barato e super razoavel pra um pernoite. Transfer incluído na diária e com um restaurante OK no hotel. Bem pertinho do aeroporto. Os quartos não tem nem janela, mas tem ar condicionado e são limpos. Achei demais pagar cerca de 200 dólares pra dormir por algumas horas em hoteis como o Eurobuilding ou o Marriot... Já em Los Roques ficamos na Posada Caracol. Não recomendo, fujam de lá!!! Além de ser a mais cara da ilha, acredito que tenha o pior serviço. Optamos por ficar lá pq o outro casal que foi conosco já tinha ido dois anos antes e se hospedado na outra pousada do mesmo grupo, a Vila Caracol, e tiveram uma experiência incrível. Acontece que, como viemos a saber depois, de lá pra cá mudaram os donos e o serviço virou uma porcaria. A Vila e a Posada Caracol são lindas, realmente muito charmosas, e a comida tb é muito boa, mas os pontos positivos acabam por aí. Os quartos são claustrofóbicos. Os donos estavam por lá o tempo todo e não falaram conosco sequer pra dar bom dia, quanto menos pra resolver qualquer problema. Tivemos problemas quase que diariamente com a organização dos passeios. Tentaram nos cobrar por um passeio a Craski que deveria estar incluído nas diárias e também por drinques igualmente incluídos nas diárias. Esses foram apenas alguns dos problemas que tivemos com o pessoal da pousada e ouvimos reclamações semelhantes de brasileiros que estavam hospedados na Vila. Uma pena... Enfim, gostaria de deixar registrado que existem várias outras opções de pousadas na ilha com comida e atendimento excelentes e com um custo-benefício infinitamente melhor! E Los Roques é sim um paraíso, as praias e as cores do mar são embasbacantes! Vale muito a pena comer lagosta quantas vezes puder, em Craskí ou Franciskí, pq o preço e a qualidade são imbatíveis. Uma cena triste, contudo, ficou na minha cabeça: um "lanchero", como são chamados os homens que pilotam as lanchas, jogando guimba de cigarro no mar. Espero que Los Roques não seja apenas mais um lugar lindo do mundo fadado a desaparecer graças à burrice do homem.

Amanda Rosa
Amanda RosaPermalink

Ana Clara, lí seu relato e poderia me ajudar, preciso passar tambem um noite na ida e outra na volta com minha familia (esposo + 2 filhos pequenos ) em caracas devido ao horario dos voos .. Então também acho injusto pagar tão caro por essa noite, mas como vou com crianças, me preocupo com a segurança e os serviços limpesas e tal... poderia me ajudar .. Esse Catimar vale a pena ? Tem com fazermos as refeições nele mesmo , sem ter que sair ? Eles são de confiança. Agradeço desde já

Ana Clara
Ana ClaraPermalink

Amanda, pode ficar no Catimar sem medo. Eu reservei através de uma agência de SP, que tem filial em Caracas, a Avila Tur: http://www.avilatur.com.br/

Catia Casagrande
Catia CasagrandePermalink

Estou planejando ir para Venezuela daqui 1 semana. Talvez irei sozinha para descansar, pois todos estão trabalhando neste período e eu não quero desperdiçar uns dias de férias.
Pensei em ir em isla margarita, mas não vi ninguém comentando. Alguém sugere??
Não tenho intenção nem de dormir em Caracas, já fiquei sabendo q é perigosa...ainda mas se for sozinha. O vôo da Tam chega em Caracas as 18:55h. Terei q dormir lá...vou ver uma das dicas acima sobre dormir uma noite em caracas.
Tem algum transporte, além do avião, de isla margarita a los roques? Vale a pena ficar 2 dias em isla margarita e 4 ou 5 em los roques.
obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cátia, por favor não saia perguntando em todos os posts. Isso é péssimo para todos: para você, para nós que respondemos, para quem acessa o site.

ESCOLHA UM POST POR ASSUNTO PARA PERGUNTAR. Não bagunce o site. Obrigado.

A Bóia já te respondeu no outro post. Não há transporte marítimo para Los Roques. Isla Margarita não é páreo para Los Roques.

Thais Zundt
Thais ZundtPermalink

Estive também em Los Roques no carnaval/2011 e também pernoitei no hotel Catimar. Concordo com os comentários feitos sobre a Ana Clara sobre o hotel.Fiz um relato sobre minha viagem a Los Roques em meu blog: www.proximosdestinos.wordpress.com. Abraços a todos!

joana
joanaPermalink

Antes de viajar pra Caracas li os comentarios e fiquei morrendo de medo. Passei dois dias inteiros na cidade e foi surpreendente. So tive experiencias otimas, nenhuma sensaçao de medo, receio, ninguem olhando de forma estranha ou tentando nos abordar. Dois dias deliciosos. Por causa do feriado da Pascoa, a cidade estava comercialmente meio parada, mas, em compensaçao, as ruas da cidade, principalmente o centro, estavam lotadas de famílias passeando ou comemorando, religiosamente, o feriado. A cidade tem várias atraçoes, e vale a pena ser visitada. Assim que voltar ao Brasil mando as dicas, inclusive com o nome e email do super simpático e prestativo taxista que nos acompanhou nesses dois dias. Só estou antecipando a minha boa impressão para não assustar tanto eventuais leitores desse post, como eu fiquei, erroneamente. Abraços, Joana

Chris
ChrisPermalink

Joana! vc poderia me passar o nome/email do taxista que vc pegou em Caracas?? Obrigada!

Joana
JoanaPermalink

Demorei muito, e nem estou com as informacoes completas, mas é Fredy Cardenas, da C.C. Tolon Taxi, uma cooperativa de taxis que trabalha no po to de um shopping. Liguei pra cooperativa, pedi um taxista que pudesse nos acompanhar durante os dois dias, e que falasse ingles, e nos mandaram ele. Excelente. Vou tentar achar o email e telefone.

Joana
JoanaPermalink

Demorei muito, e nem estou com as informacoes completas, mas é Fredy Cardenas, da C.C. Tolon Taxi, uma cooperativa de taxis que trabalha no ponto de um shopping do bairro chique deles. Liguei pra cooperativa, pedi um taxista que pudesse nos acompanhar durante os dois dias, e que falasse ingles, e nos mandaram ele. Excelente. Vou tentar achar o email e telefone.

Thayvid Fernandes
Thayvid FernandesPermalink

Sempre tento conhecer algum lugar vendo seus pontos positivos e nesse caso entrei aqui e só via coisa negativa de caracas então li oq vc postou e resolvi ir . Não causou efeito. Tive a pior impressao possivel da cidade. EMbora eu tenha ficado em um bairro chic da cidade quando precisava ir ao centro era uma tortura. Se estava chovendo era um sofrimento pegar taxi pq eles simplesmente se negavam a ir pq diziam q o transito estava horrível e q na volta els nao teriam passageiros... a cidade é extremamente violenta e as pessoas em sua grand emaioria são puramente grosseiras e mal educadas. O metrô é simplesmente a visão do inferno.

ritarita
ritaritaPermalink

Vamos para Caracas em maio e estou preocupada com tantos comentários negativos, tem alguma dica de hotel econômico num bairro bom de ficar em Caracas.
Grata
Rita

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Rita! Veja as recomendações do Comandante neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/caracas-hoteis/

Sylvia
SylviaPermalink

Que legal Joana ! Agradeço por teres escrito sb tua boa experiencia , mesmo não tendo planos imediatos de ir a Caracas.
Tenho achado que o terrorismo que estão fazendo com algumas cidades está desencorajando muita gente de viajar .

Suely Rebouças
Suely RebouçasPermalink

Olá pessoal,
Estou indo para Isla Margarita no dia 22/07. Por gentileza, vocês poderiam me dizer qual a forma mais barata de chegar até Isla ?
Obrigada
Suely

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Suely! O Ricardo Freire não recomenda a Isla Margarita. O mar não é mais bonito do que o do Brasil, e por todos os relatos o lugar é uma bagunça. Existem ferry boats que saem de Porto la Cruz, um lugar a quatro horas de ônibus de Caracas. Mas o mais comum é ir de avião.

http://www.venezuelatuya.com/margarita/indexpor.htm

Marcio
MarcioPermalink

Não sei se é o local correto para perguntar. Se não for, pode transferir.
Pessoal, hj moro em Manaus, e o pessoal aqui com certa frequencia e facilidade faz o trajeto Manaus-Isla Margarita. Estive pensando em fazer o mesmo, no entanto, me desiludi com as recomendações do RF pela ilha ser “feinha e fraquinha”.
Então surge a pergunta. Já que a viagem é de carro desde Manaus, onde existe outro lugar nas proximidades de Puerto La Cruz ( 100-200Km ), que seja interessante e tenha razoavel estrutura de cidade? Olhando no mapa, cidades litoraneas tem muitas, tanto a direita qto a esquerda.
Fico agradecido pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Quando o Ricardo Freire desmerece a Ilha Margarita, na verdade está falando sob a ótica de um brasileiro de outras regiões; se é para pegar um avião e ir tão longe, então que se vá logo ao filé, que é Los Roques.

Mas para os manauaras, Margarita acaba sendo a praia mais próxima -- e a única acessível por via rodoviária (mais o ferry boat). Ou seja, muda totalmente de figura! Margarita não tem praias feias: tem praias comparáveis às brasileiras. Não vale o deslocamento do Sudeste, mas sem dúvida justifica a viagem para quem mora e Manaus!

Marcio
MarcioPermalink

Ok Boia, muito obrigado e agora entendi a comparação. Como hj moro em Manaus, já morei em Salvador por muitos anos, então talvez indo lá me decepcione.Manaus-Margarita não é tão perto assim. Gostaria de insistir e saber se no continente, a esquerda ou direita de Puerto La Cruz, encontraria algo no mais puro estilo caribe ( mar azulzinho e praia branquinha ) e com alguma estrutura (pousadas tipo São Miguel do Milagres a 10 anos atrás está ótimo).
Me desculpe por perguntar em dois lugares.No aguardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Infelizmente este pedido equivale a entrar num site venezuelano e pedir dicas de praias e pousadas no norte de Alagoas!

Adoraríamos ter tempo para este tipo de pesquisa, mas nessa vamos ficar devendo.

Vamos subir a pergunta ao Perguntódromo e ver se alguém tem experiência por lá.

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Márcio, eu não tive coragem de ir, ainda acho muito confuso ir para Venezuela rs.
Mas um amigo foi, odiou Caracas, mas voltou encantando por Morrocoy.
Veja e descubra o porque: http://www.venezuelatuya.com/morrocoy/indexpor.htm

Victor
VictorPermalink

Rapaz, nunca tinha ouvido falar dessa Morrocoy, mas as fotos são realmente fantásticas!
Muita pena que exista o Hugo Chavez...

Adriana
AdrianaPermalink

Também fiquei no Catimar e foi perfeito, não tive nenhum problema. Foram nos buscar, o quarto era ótimo para uma pernoite, sem barulho, ar condicionado funcionando perfeitamente, chuveiro com água quente, tv a cabo e wi-fi.

Adriana
AdrianaPermalink

Ah, fiz a reserva via internet direto com o hotel.

Ana Merabe
Ana MerabePermalink

Olá Adriana! Estou de malas prontas pra Los Roques e vou precisar pernoitar em Caracas. Vou na dica de vcs em relação ao hotel catimar. Vc tem o site do hotel pra que eu possa reservar direto com eles? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! O mais próximo ao aeroporto é o Eurobuilding Express Maiquietía: http://www.eurobuilding.com.ve/ListaHotel.aspx?hid=10&sec=100101

Cleber
CleberPermalink

Amigos, estamos indo para los roques em novembro, e estava pensando em comprar algumas coisas de eletronicos em caracas...como o voo da gol chega as duas e trinta ...acho que teriamos tempo de deixar as mochilas no hotel e fazer um tour por caracas de taxi...e comprar unas coisitas...alguem ja fez esse passeio...estamos indo pra ficar na posada guaripete. E o pessoal da roquemar vai nos acessorar em maiquetia..obrigado pelas dicas que vierem....abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleber! A cidade fica a uma hora de trânsito, pelo menos, mas os shoppings abrem até mais tarde. O mais importante do seu esquema é o apoio do receptivo. Combine tudo com eles, é o melhor que você tem a fazer.

Lembre-se que para fazer bons negócios você vai ter que fazer todas as compras em cash, trocando dólares por bolívares no câmbio negro.

Débora Brentano
Débora BrentanoPermalink

¡Cuidado! Robado desde el interior de mi cuarto, U$ 450,00, mientras cenaba en el restaurante del hotel Miramar Suites. Al llegar al cuarto, vio el robo, me comuniqué con la gestión. Esto, mediante un dispositivo capaz de informar dentro y fuera de la habitación hecha con magnética confirmó la cuarta entrada en el período de mi ausencia. Sin embargo, ni siquiera me reembolsa mi dinero, a pesar de una clara prueba. Le pedí que llamara a la policía y esta no fue convocado. Poserior de esto, me prometió un acuerdo para que cuando regrese a Caracas, dentro de 7 días. A mi regreso, me dispuse a esperar en el aeropuerto. Esperé tres horas y nadie apareció. Cuando traté de teléfono de contacto, para identificarme, colgó el teléfono. ¡Cuidado! Yo no recomendaría alojarse en este hotel.

Cuidado! Furtaram de dentro do meu quarto no Hotel Miramar Suites, U$ 450,00, enquanto eu jantava no restaurante do próprio hotel. Chegando no quarto, percebi o furto, comuniquei à gerência. Esta, utilizando-se de um equipamento capaz de relatar as entradas e saídas do quarto realizadas com chave magnética, confirmou a entrada no quarto no período de minha ausência. Ainda assim, não ressarciu-me sequer parte do meu dinheiro apesar da prova cabal. Eu pedi que chamassem a polícia e esta não foi chamada. Poserior a isto, prometeram-me uma negociação para quando eu retornasse à Caracas, dentro de 7 dias. Em meu retorno, combinamos de me esperarem no aeroporto. Eu esperei durante 3h sem que ninguém aparecesse. Quando eu tentava contato telefônico, ao me identificar, desligavam. Cuidado! Recomendo não hospedar-se neste hotel.

José augusto de araújo

Saio do Recife prá são Paulo e são Poulo Manaus de avião.Boa vista a Caracas.

Yuka Barbiero
Yuka BarbieroPermalink

Olá, Ricardo. Eu e meu marido estamos indo a Los Roques em março. Como o meu voo de volta é pela TAM, com saída às 20:35 horas, penso em sair de Los Roques no voo das 7:00 da manhã e fazer um tour em Caracas com uma agência de turismo. Você acha que Caracas é muito violenta também durante o dia? Acho meio arriscado deixar Los Roques no voo das 17:00 tendo embarque para o Brasil às 20:35 e vou ficar 7 dias em Los Roques. Vale a pena fazer este tour de aproximadamente 7 horas? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yuka! Aqui quem responde é A Bóia.

É um pouco arriscado deixar para vir no último vôo, sim. O ideal é pegar um vôo no início da tarde.

Embrenhar-se em Caracas para o dia é algo que pode não valer a pena. O trânsito é tenebroso, e se houver algum problema na autopista você fica parado. O Ricardo Freire perdeu um vôo ano passado por causa de uma simples operação de limpeza na auto-estrada. Melhor ficar no aeroporto.

Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/assaltada-no-taxi-em-caracas-a-triste-historia-da-anna/

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/um-iphone-a-solta-em-caracas/

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/um-iphone-a-solta-em-caracas-parte-ii/

Cristiane
CristianePermalink

Olá, pessoal! Vou pernoitar em Caracas na volta de uma viagem a Aruba.

Muito foi falado sobre os táxis (obrigada por todas as dicas), mas o que vocês acham sobre alugar um carro no aeroporto Simon Bolivar e seguir para o hotel? É seguro?

Meu voo chegará em Caracas por volta das 23:30h.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! Nâo faça isso.

Veja como proceder:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/assaltada-no-taxi-em-caracas-a-triste-historia-da-anna/

Paulo
PauloPermalink

Olá a todos.

Estou indo com minha esposa para Los Roques agora em abril, no dia 10. Fechei com a Posada Guaripete e eles agilizaram tudo para mim (voo para LR, pernoite em Caracas etc.). Em Caracas, reservaram o hotel Chipis Beachs (?), que fica a 8 Km do aeroporto, segundo o Sr. Andrea, incluído o traslado. Ele disse que este hotel é novo, portanto ainda não tem nem site na net, mas ele me enviou algumas fotos por e-mail. Alguém tem alguma referência do hote?
Obrigado.

Abs.,

Paulo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Por enquanto não recebemos comentários aqui!

gustavo
gustavoPermalink

Gostaria de saber se realmente existe tanto perigo em Caracas, pois, estarei neste mesmo período que o paulo e tenho visto muitos comentários sobre risco de pegar um taxi no aerop, risco em circular por Caracas, risco no cambio...caramba, é isso mesmo??...alguma sugestão de cambio seguro??
abç

Mariza
MarizaPermalink

Olá, vou para Aruba em julho com as milhas da TAM e vou ter que pernoitar em Caracas na ida e na volta. Estou vendo os voos de Caracas a Aruba e hotel em Caracas com transfer com uma empresa de turismo AvilaTur, alguém sabe me dizer se essa empresa é de confiança? Estou insegura quanto a isso e ao hotel que eles me sugeriram Muevete por Vargas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariza! Tem certeza de que é um bom investimento? Para ir com milhas você vai precisar pagar dois pernoites em Caracas, dois trânsfers e mais a passagem de ida e volta de Caracas para Aruba. Some tudo isso e veja o quanto você vai de fato economizar com relação à passagem do Brasil para Aruba... valerá a pena o perrengue? Pedir reembolso das milhas, mesmo com a multa de 10%, parece um bom negócio.

Quanto à Avila Tur, temos um comentário positivo de uma leitora:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/como-escolher-sua-pousada-em-los-roques/comment-page-1/#comment-195514

Caroline Melo
Caroline MeloPermalink

Paulo, uns amigos ficaram neste hotel Chipi's Beachs e gostaram muito, disseram que é bem novo mesmo. Eu fiquei no Catimar, luxo zero, mas tinha transporte e "dava para dormir", paguei BSF 390/casal.

marcelo
marceloPermalink

Gente estou indo para venezuela para 5 dias me deem uma dica de onde ficar e onde trocar dinheiro... se alguem for pra setembro entre em contato po favor

A Bóia
A BóiaPermalink

Leia o post mais atualizado sobre o assunto:

Caracas: como chegar, trocar dinheiro e pegar táxi