Passeios: reservo agora ou deixo para quando chegar?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Passeio pelo parque de Torres del Paine, Chile

Noto pelas perguntas deixadas nas caixas de comentários que a questão dos passeios é uma grande fonte de stress para muita gente -- sobretudo para quem nunca viajou de maneira independente.

No Brasil, a tática normalmente usada pelas agências que fazem o receptivo dos pacotes é tentar fazer o freguês comprar o máximo de passeios extras ("opcionais") ao chegar (praticamente no traslado entre o aeroporto e o hotel). Muita gente compra -- tanto pela comodidade de não precisar mais esquentar a cabeça com isso, quanto pelo certo terrorzinho encenado pelo vendedor, que pinta as maiores dificuldades do mundo para quem não aderir à programação pré-montada.

Muito bem: saiba que em lugar turístico nenhum do planeta vão faltar fornecedores de passeios. Antes de você decidir viajar para .......... (preencha os pontinhos com qualquer destino), dezenas, centenas de milhares de turistas já tiveram a mesma idéia. E durante todo esse tempo o lugar foi se estruturando para receber você e levar a sua turma para onde vocês quiserem.

Fique sossegado, que na própria recepção do hotel você deve encontrar cardápios de passeios, possivelmente de mais de um fornecedor. Se o lugar for pequeno, sempre haverá uma rua principal com agências de receptivo. Fora do primeiro mundo, também vale a pena combinar passeios de meio dia ou dia inteiro com taxistas. Enfim, é muito difícil você não conseguir se encaixar num passeio já para o dia seguinte. Digamos que... o mundo conspira para isso smile

Passeios que devem ser reservados com antecedência

Em tudo o que houver (1)  limitação séria de vagas, (2) possibilidade de furar fila ou (3) desconto para venda antecipada, a reserva acaba recomendável (quando não obrigatória). Saia de casa com o trem para Machu Picchu confirmado, com a travessia do Buquebus comprada e com todos os fura-filas possíveis de museus e monumentos na Europa e nos Estados Unidos marcados.

Quando valem a pena pacotes com passeios incluídos

Caso você vá fazer uma viagem muito picadinha a lugares exóticos, em que os passeios necessariamente são guiados e você não vai ter tempo de chegar e escolher na hora, então vale a pena considerar circuitos com passeios incluídos. Isso pode ser feito com excursão convencional ou com guias privados previamente arranjados. Para contratar os guias privados, localize uma agência de viagem (física ou virtual) especializada no destino, ou peça por email indicações ao hotel em que você vá ficar, ou procure no site oficial do destino (ou no site da embaixada do destino no Brasil, ou no site da embaixada brasileira no local) indicações de guias recomendados.

Ecoturismo é outra modalidade em que os passeios incluídos fazem sentido. Você já sai de casa com todos os passeios garantidos (como todos são feitos em grupo, muitos necessitam de quorum mínimo). E as boas agências sempre inventam novos passeios para sair dos lugares mais manjados (e crowdeados).

A receita para o viajante independente

Reserve apenas os passeios cuja antecedência compensa (vagas limitadas, hora marcada ou descontados).

Vá com tempo sobrando, para não precisar tomar nenhuma decisão precipitada. Você pode chegar à conclusão, por exemplo, que alguns desses passeios podem muito bem ser feitos por conta própria. Ou decidir que alguns não têm essa importância toda -- apenas querem levar você para longe do lugar que você foi visitar (acontece muito). Você pode também descobrir novidades que ainda não viraram carne de vaca.

Agende os passeios de acordo com a sua disposição e a previsão do tempo. E, acima de tudo: não se deixe escravizar pela noção de que um dia sem passeio é um dia sem viagem. Muitas vezes o melhor do lugar é exatamente onde você já está smile

Leia mais:

115 comentários

Eduardo Correia

Olá pessoal. Os ingressos para a Estátua da Liberdade com acesso à coroa voltaram a ser vendidos. Datas disponíveis a partir de 01/11/2012. Quem tiver interesse, é bom se apressar, pois os ingressos costuma se esgotar com antecedência.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá Eduardo! Vou para NY na semana que vem. Onde compro as entradas para a estatua da Liberdade antecipadamente aqui do Brasil? Sabe quanto custa? Obrigada

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Ate encontrei o site que vende, mas nao consegui data para acesso a coroa. Existe outro lugar para comprar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Não existe. Não supervalorize a subida à coroa. Você não perderá muita coisa.

Eduardo Correia

Os ingressos costumam se esgotar com antecedência.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Vale a pena comprar ingresso para Torre Eiffel antecipadamente? Vou em Fevereiro (25/02) e não gostaria de pegar um dia ruim para subir. Vou ficar 7 dias inteiros, logo tenho tempo para encarar a fila.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Por favor, Felipe! Não saia repetindo a mesma pergunta em vários posts. Respondemos no da Torre Eiffel.

Fatima Oliveira

Ricardo, vamos, eu e meu marido, pela 1ª vez à Noronha.Gostaria de saber se há necessidade de reservarmos os passeios ou alguns deles com antecedência. Vamos no mês de Julho, de 19 a 26/07,e é considerado alta temporada, por ser mês de férias escolares.Agradeço a atenção. Fatima

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fatima! Pode reservar todos depois de chegar, não se preocupe.

Karoline
KarolinePermalinkResponder

Bom dia,

Vou para Espanha e Portugal em Janeiro/2014, e estou bem em dúvida se compro passeios antecipados ou deixo para comprar tudo lá. Nunca fui para a Europa, então estou um pouco apreensiva. Pode me aconselhar?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karoline! O único passeio que você precisa comprar com antecipação é a entrada para o Alhambra, em Granada, que é por hora marcada.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/alhambra-na-pratica-da-compra-do-ingresso-online-a-visita/

Clarissa
ClarissaPermalinkResponder

Oi, Vou pra Paris, Veneza, Genebra, Florença, Milão e Roma em out/2013. Quais os passeios imperdíveis que vc acha que já devo reservar?

Adelaide
AdelaidePermalinkResponder

Olá Eduardo, estamos indo em agosto para Madri e Barcelona vc conhece algum serviço de guias locais brasileiros.
obrigada!

Monica
MonicaPermalinkResponder

Olá,Ricardo!meu marido,minha filha e eu iremos pela 1a vez à Paris,em julho,1 semana.Já tentei vários dias e noites comprar ingressos para subir na Torre e nada.Entao vi alguns passeios que incluem city tour,passeio pelo Sena e subida na Torre!Voce acha uma boa idéia,ou arrisco chegar bem cedo na bilheteria da Torre(em torno das 830h)e comprar na hora.E fazer o passeio de barco(sem o jantar,não fazemos questão dele) e conhecer a cidade a pé e de metro?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Quem responde é A Bóia. Tentando uma simulação de compra para a Torre Eiffel, o site mostra que não há mais datas disponíveis para julho. Sem ingresso reservado, você vai pegar duas horas de fila. A alternativa é reservar uma refeição num dos restaurantes da Torre, que garantem a subida até o segundo andar. Ou então, chegar bem cedo e torcer para a fila não estar tão grande.

Se o city tour for um passeio que te agrade (não só pela Torre Eiffel), também é uma opção.

O Paris Museum Pass você pode comprar no aeroporto, sim. Veja onde: http://en.parismuseumpass.com/rub-the-pass-points-of-sale-3.htm?cat=3

Monica
MonicaPermalinkResponder

Obrigada,Bóia!li aqui no VNV sobre o Batobus,e achei interessante!Vou tentar só comprar o passeio de barco pelo Sena`+Torre Eiffel!o problema é que as agencias sempre incluem o city tour em ônibus panorâmicos(mas acho que não tem o 2o andar descobertos...),e eu também não gosto desses ônibus totalmente fechados e envidraçados.Um abraço,Monica.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Ricardo,mais uma dúvida,posso comprar o Museum Pass no Aeroporto CDG,assim que desembarcar,ou corro o risco de enfrentar filas ou ainda não ter o museum Pass à venda?Obrigada!

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Monica, vc pode comprar em qualquer fnac.

Monica
MonicaPermalinkResponder

Obrigada,Maira!mas a minha dúvida é se devo comprar agora pelo site ou na chegada à Paris,no Charles de Gaulle,sem risco de estarem esgotados,pois irei em julho,alta temporada!Um abraço,Monica.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! São muitos os pontos de venda do Museum Pass. Não fique com medo de filas para comprar e nem deles acabarem.

Veja aqui todos os pontos de vendas em Paris: http://en.parismuseumpass.com/rub-the-pass-points-of-sale-3.htm?cat=6

Lais
LaisPermalinkResponder

Oii, estou indo pra Punta Cana em janeiro de 2015, alta temporada lá!! Você acha que preciso reservar os passeios tipo Isla Saona ou mergulho com golfinhos ainda aqui no Brasil, ou posso deixar pra reservar lá!? Obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lais! Pode reservar ao chegar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar