Chegando em Lisboa: chip e Uber no aeroporto

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lisboa: chip no aeroporto

Lisboa é a porta de entrada da Europa para muitos viajantes brasileiros, graças às rotas diretas da TAP desde 10 cidades do Brasil (e, mais recentemente, da Azul desde São Paulo e Campinas).

Lisboa: chip no aeroporto

O aeroporto de Lisboa é perfeito para quem já quer estar com internet local desde o primeiro instante. A Vodafone tem uma loja oficial no saguão de desembarque. Ali você compra um chip (simcard, em europês) que pode oferecer conexão à internet também nos próximos destinos europeus da sua viagem.

A loja abre diariamente às 8h. Se você chegar pelos vôos diretos do Brasil da TAP ou da Azul, deve estar imigração feita e malas na mão por volta das 7h, 7h15. Precisando enrolar até a loja abrir, aproveite para tomar um segundo café da manhã numa das lanchonetes do desembarque.

O procedimento de compra do chip é simplérrimo e, se não houver fila, toma mais que 5 minutos. Em Portugal não é preciso sequer apresentar documentos.

Chip em Lisboa: peça com plano de roaming europeu

Em setembro de 2017, pedi um simcard pré-pago e o vendedor me ofereceu um chip com 5 giga de dados com validade para 30 dias, por 20 euros. Eu perguntei se dava direito a conexão em outros países da Europa (aproveitando a nova lei de roaming intra-europeu sem custo extra). Então ele explicou que, nesse caso, poderia me vender um simcard pré-pago de 2 giga de dados, também válido por 30 dias, por 10 euros. (É muito barato, senhoras e senhores.)

Lisboa chip aeroporto

Basta tirar o chipzinho brasileiro (que o atendente cola com fita adesiva para você não perder), e colocar o simcard europeu no lugar. Seu celular vai então pedir para você desbloquear o novo simcard com o número PIN que você raspa na embalagem do chip. Pronto. Seu simcard europeu já está habilitado e pronto para uso em Portugal.

Fazendo o chip funcionar em roaming

Quando desembarcar em outro país europeu, não esqueça de habilitar o roaming internacional de dados, para que o chip funcione por lá também. (O meu está funcionando perfeitamente em Paris, de onde escrevo este post.)

E qual é a primeira coisa que você pode fazer com seu celular europeu conectado à internet? Chamar um Uber para sair do aeroporto!

Lisboa: Uber no aeroporto

Dá para sair do aeroporto de Lisboa até de metrô. Mas em Lisboa o táxi é tão barato, que não sair de táxi do aeroporto é só mesmo para quem está contando tostões.

De vez em quando, porém, surgem reclamações de leitores quanto à malandragem de taxistas lisboetas, sobretudo os que fazem ponto no aeroporto. Para não correr esse risco, o melhor é aproveitar o seu chip recém-instalado e já chamar um Uber.

A corrida em UberX entre o aeroporto de Lisboa e o centro histórico (av. da Liberdade, Chiado, Baixa, Príncipe Real) sai entre 7 e 10 euros -- ou seja, entre 28 e 40 reais, já com o IOF do cartão (câmbio de setembro/2017).

Ao confirmar a corrida, o aplicativo vai mandar você esperar o carro num ponto do aeroporto que não é exatamente a saída onde você está. Nesse momento vai bater aquele pânico -- meu Deus, onde é que é isso? Mas calma, titio Riq mostra o caminho pra você.

Lisboa Uber no aeroporto

Ao sair da loja da Vodafone, já com o seu chip instalado, você vai ver o saguãozão principal do aeroporto. Suba as escadas rolantes. Chegando ao segundo andar, saia por qualquer porta à sua esquerda. Você vai dar na calçada do embarque. Atravesse pela passadeira (faixa de pedestres) e você vai chegar a uma estrutura oval protegida por uma marquise -- é um local de embarque/desembarque de passageiros, que pode ser usada por até 10 minutos por qualquer carro. É ali que o seu Uber vai chegar.

De nada, estamos aqui pra isso.

Com trânsito fluido, você estará no seu hotel em 20 minutos.

Leia mais:

193 comentários

Tati
TatiPermalinkResponder

Olá, tenho algumas dúvidas quanto à utilização do chip Vodafone. 1) Se o chip não tiver roaming liberado não posso utilizar internet/dados móveis no resto da Europa? 2) Tenho que comprar um chip específico com roaming livre para utilizar na Espanha e França (países que visitarei depois de Portugal)? Ou vale mais a pena comprar um chip da Vodafone para usar em PT e outro da Orange para ESP e FRA? 3) Se os dados acabarem na Espanha, como que recarrego? 4) Preciso ativar o chip em cada país a ser visitado? 5) Tem um chip que custa 15 euros e 30GB, o Vedafone Go, ele seria apenas válido para PT e não pra União Europeia?
Ufa, acabou! Desculpa as mil dúvidas, mas o site deles não explica muito bem, é confuso, e a maioria dos chips oferece apenas 2GB/5GB (que é pouco), me parece que o Orange é melhor em cobertura e vantagem dos planos já que o roaming é incluso em todos os chips, só que não tem pra vender em PT que é a minha primeira parada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tati! Em qualquer país da Europa onde você comprar o chip (simcard), pergunte se o chip que está comprando tem roaming europeu. Ao mudar de país, ative o roaming internacional de dados no seu celular. Se o pacote de dados acabar, tente recarregar seguindo as instruções que virão por SMS. Se não conseguir recarregar o chip fora do país, compre outro chip (simcard) no novo país. É muito barato, não perca o seu sono por causa disso.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá! Vamos fazer um voo até Viena com conexão em Lisboa. Após fazer a imigração, conseguimos ir até a loja da Vodafone ou ficamos apenas na área de conexão de voos? Se esse for o caso, conseguimos encontrar algum lugar que venda chip telefônico lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Você até pode sair da área de embarque, mas normalmente os intervalos são apertados. Deixe para comprar em Viena.

Binho
BinhoPermalinkResponder

Boa tarde

Chegarei num voo noturno e a loja da Vodafone estará fechada.

Será que consigo chamar o Uber usando o wifi do aeroporto? Teria alguma outra sugestão para conseguir chamar o uber?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Binho! Consegue sim.

DIEGO DE FARIA MORAIS

2 gigas não é muito pouco? por um acaso é com redes sociais e whatsapp livre ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Você pode recarregar se terminar o plano.

Elisabeth
ElisabethPermalinkResponder

Em 2018 comprei um chip da Vodafone por 10 euros, mas ele só funcionou dentro de Portugal. Ao passar para Espanha, morreu. Na França comprei da Orange por 10 euros tb é esse só dava direito a telefonar e a SMS! Péssimo! Nada me informaram sobre esse habilitar Roming Internacional. Bom pesquisar pois me parece estranho!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabeth! O chip de um país só funcionará em outro se, ao passar a fronteira, você habilitar o roaming internacional de dados, que está sempre desabilitado nos celulares. Tanto o Vodafone português quanto o Orange francês funcionam em outros países da Europa.

Cleber Arruda Spolavori

As explicações de vocês são muito boas, práticas, diretas...
Agora, gostaria de perguntar se em uma janela de 4 h de espera no aeroporto, em uma sexta-feira pela manhã, próximo do meio dia, vale a pena dar um giro pela cidade, principalmente o centro histórico?

Janice
JanicePermalinkResponder

Olá, Bóia. Vou fazer minha primeira viagem para a Europa. Vou sair de SP para Portugal num vôo pela Royal Air Marroc, que faz conexão em Casablanca, chega as 11h10min e parte para Lisboa às 13h05min. Vou ter que passar pela imigração em Casablanca? Estive lendo que a imigração no Marrocos é muito demorada, estou com medo de perder o vôo para Portugal.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janice! Você ficará na área de trânsito internacional. Não fará imigração no Marrocos.

José Eduardo Viana

Ótimas dicas. Obrigado.

Márcio Tiago
Márcio TiagoPermalinkResponder

Primeiramente muito grato pelas explicações de vocês. Mas gostaria de tirar uma dúvida (que creio ser meio boba, mas realmente não sei como isso funciona): irei a Portugal em Janeiro/2020 e pretendo fazer o uso do chip da Vedafone conforme indicado na matéria, mas ao fazer uso desta funcionalidade o aparelho irá reconhecer o mesmo número que já uso no Brasil, inclusive para Whatsapp, ligações etc.?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcio! Seu telefone terá um número português que poderá receber ligações telefônicas convencionais e SMS. Mas o WhatsApp vai perguntar se você quer conservar o número original. Você receberá chamadas de voz pelo WhatsApp normalmente no seu número brasileiro.

zenildo santana

Gostaria de saber se consigo comprar um chip para usar nos países:
PORTUGAL - ESPANHA - LETONIA(Riga) - ESTONIA (tallin) - Russia ( S. Pete e Moscou) e GB (Londres)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Zenildo! Chips europeus não funcionam na Rússia. Você teria que comprar um chip diferente para lá.

Darlene
DarlenePermalinkResponder

Farei escala em Lisboa de 4 horas, consigo sair para comprar um chip da Vodafone e retornar para o embarque? sigo para Porto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Darlene! Se quiser, você tem tempo para sair. Senão, pode comprar seu Vodafone no aeroporto do Porto, tem loja lá também.

Darlene
DarlenePermalinkResponder

Obrigada pela tão rapida resposta e atenção. vocês não tem noção do quanto nos ajudam! (ou tem, rs)

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Prezados, bom-dia! Muito obrigado por todas as informações que vocês sempre fornecem! Me ajuda com uma dúvida, p.f.: - Irei chegar em Lisboa num voo da Azul às 21:25, vindo de Campinas, será que consigo encontrar a loja da Vodafone aberta? Agradecido!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! A loja fecha às 22 horas. Não dá tempo de passar pela imigração.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar