Chegando em Lisboa: chip e Uber no aeroporto

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lisboa: chip no aeroporto

Lisboa é a porta de entrada da Europa para muitos viajantes brasileiros, graças às rotas diretas da TAP desde 10 cidades do Brasil (e, mais recentemente, da Azul desde São Paulo e Campinas).

  • Lisboa: chip no aeroporto

O aeroporto de Lisboa é perfeito para quem já quer estar com internet local desde o primeiro instante. A Vodafone tem uma loja oficial no saguão de desembarque. Ali você compra um chip (simcard, em europês) que pode oferecer conexão à internet também nos próximos destinos europeus da sua viagem.

A loja abre diariamente às 8h. Se você chegar pelos vôos diretos do Brasil da TAP ou da Azul, deve estar imigração feita e malas na mão por volta das 7h, 7h15. Precisando enrolar até a loja abrir, aproveite para tomar um segundo café da manhã numa das lanchonetes do desembarque.

O procedimento de compra do chip é simplérrimo e, se não houver fila, toma mais que 5 minutos. Em Portugal não é preciso sequer apresentar documentos.

Chip em Lisboa: peça com plano de roaming europeu

Em setembro de 2017, pedi um simcard pré-pago e o vendedor me ofereceu um chip com 5 giga de dados com validade para 30 dias, por 20 euros. Eu perguntei se dava direito a conexão em outros países da Europa (aproveitando a nova lei de roaming intra-europeu sem custo extra). Então ele explicou que, nesse caso, poderia me vender um simcard pré-pago de 2 giga de dados, também válido por 30 dias, por 10 euros. (É muito barato, senhoras e senhores.)

Lisboa chip aeroporto

Basta tirar o chipzinho brasileiro (que o atendente cola com fita adesiva para você não perder), e colocar o simcard europeu no lugar. Seu celular vai então pedir para você desbloquear o novo simcard com o número PIN que você raspa na embalagem do chip. Pronto. Seu simcard europeu já está habilitado e pronto para uso em Portugal.

Fazendo o chip funcionar em roaming

Quando desembarcar em outro país europeu, não esqueça de habilitar o roaming internacional de dados, para que o chip funcione por lá também. (O meu está funcionando perfeitamente em Paris, de onde escrevo este post.)

E qual é a primeira coisa que você pode fazer com seu celular europeu conectado à internet? Chamar um Uber para sair do aeroporto!

  • Lisboa: Uber no aeroporto

Dá para sair do aeroporto de Lisboa até de metrô. Mas em Lisboa o táxi é tão barato, que não sair de táxi do aeroporto é só mesmo para quem está contando tostões.

De vez em quando, porém, surgem reclamações de leitores quanto à malandragem de taxistas lisboetas, sobretudo os que fazem ponto no aeroporto. Para não correr esse risco, o melhor é aproveitar o seu chip recém-instalado e já chamar um Uber.

A corrida em UberX entre o aeroporto de Lisboa e o centro histórico (av. da Liberdade, Chiado, Baixa, Príncipe Real) sai entre 7 e 10 euros -- ou seja, entre 28 e 40 reais, já com o IOF do cartão (câmbio de setembro/2017).

Ao confirmar a corrida, o aplicativo vai mandar você esperar o carro num ponto do aeroporto que não é exatamente a saída onde você está. Nesse momento vai bater aquele pânico -- meu Deus, onde é que é isso? Mas calma, titio Riq mostra o caminho pra você.

Lisboa Uber no aeroporto

Ao sair da loja da Vodafone, já com o seu chip instalado, você vai ver o saguãozão principal do aeroporto. Suba as escadas rolantes. Chegando ao segundo andar, saia por qualquer porta à sua esquerda. Você vai dar na calçada do embarque. Atravesse pela passadeira (faixa de pedestres) e você vai chegar a uma estrutura oval protegida por uma marquise -- é um local de embarque/desembarque de passageiros, que pode ser usada por até 10 minutos por qualquer carro. É ali que o seu Uber vai chegar.

De nada, estamos aqui pra isso.

Com trânsito fluido, você estará no seu hotel em 20 minutos.

Leia mais:

147 comentários

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Tem wifi sim! Tranquilo de conectar. Estou aqui na fila gigante da Alamo!

Laís Abud Lopes

Olá!
Parto para Portugal no próximo 04.08.2018 e gostaria de saber a opinião de vocês sobre o Lisbon Card. ficarei 4 dias em Lisboa. Será que vale a pena?

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Oi, Riq!
Adorei essa dica, super obrigada!
Meu vôo para Portugal tem um stopover de 6 dias em Paris.... em Paris tem essa lojinha da Vodafone também? Tks

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Em Paris você compra o simcard nas livrarias Relais do aeroporto. O simcard europeu da Orange custa lá 40 euros.

Sheila Souza
Sheila SouzaPermalinkResponder

Oi gostaria de saber como é pago um uber em Portugal? Se é só com cartão ou dinheiro Tb pode pagar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sheila! Só cartão. Faça um cartão de crédito internacional e leve em todas as suas viagens. Há muitas situações em que você vai precisar dele.

carminda gossler

Poxa meu chega as 5:20 hs vou ter que esperar bastante para comprar esse chip , mas ao mesmo tempo não quero sair de lá sem ele , ou será melhor ir logo para o hotel deixar as malas e comprar o chip ??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carminda! Serão quase 7h quando você já tiver passado pela imigração e retirado suas malas. Se a loja não estiver aberta, deixe para comprar seu simcard em qualquer loja da Vodafone. Tem uma nos Armazéns do Chiado, um pequeno shopping bem central.

Edson Camargo
Edson CamargoPermalinkResponder

Boa tarde Bóia, acabo de ver no site da Vodafone, que a loja do Hall de Partidas abre às 07h00, pra mim vai ser interessante, pois fica prox. ao balcão de Guerin, empresa pela qual aluguei um carro, pode ser que seja interessante a quem chegue muito cedo em Lisboa, embora essa loja seja um pouco longe do terminal de chegadas. um abraço.

ROSI BRASIL
ROSI BRASILPermalinkResponder

Oi. Estou indo dia 11.03 para Alemanha/Luxemburgo/Holanda/Bélgica e Portugal. Pelo que pesquisei na Alemanha,Holanda e Portugal poderia usar a operadora Vodafone e Luxemburgo e Bélgica, a operadora Orange. Seria isso ? ou poderia comprar somente um dos chips e usar em todos esses países ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosi! Qualquer simcard dessas duas cias funcionará, todas as grandes têm acordos locais nos países em que não operam.

Marcelo Galvão

Olá, pessoal. Após a leitura deste post e dos comentários, fui pesquisar no site da Vodafone e encontrei o que se precisa, quanto ao SIM card, em visitas a Portugal. Como não vi nenhum comentário a respeito, achei interessante mencionar que você pode, por este acesso https://www.vodafone.pt/main/visitingportugal/index, fazer a reserva do seu “chip” nas lojas de desembarque dos aeroportos de Lisboa e do Porto. Talvez valha a pena para quem não tenha muito tempo nos aeroportos citados.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi estou indo pra Portugal e Espanha em maio, como estou querendo viajar de carro por lá, estava pesquisando sobre chips. Pelo que entendi o chip da vodafone é de 2gigas, e achei que pra minha necessidade não será o suficiente. Então continuei a pesquisa e encontrei um post da Easysim4u, que diz que a internet é ilimitada. Gostaria de saber se vc conhece a respeito deste chip e se a empresa é confiável? Inclusive eles mandam o chip aqui para o Brasil. Obrigada. ps: gosto muito das suas dicas, não viajo sem consultá-las. Parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Esse chip dá muita reclamação fora da América do Norte, de falta de conexão e velocidade baixa.

Você pode fazer recarga de plano de dados no seu chip Vodafone quando chegar ao limite.

Leo
LeoPermalinkResponder

Oi, pessoal. Descobri um detalhe da Vodafone... Em outubro/2017, comprei chip Vodafone Up Total por E$ 15 (3 Giga, 1 mês), em Lisboa, e usei apenas em Portugal durante uns 10 dias. Td perfeito. Era o mais barato. Ninguém soube me dizer na loja que chip era esse que o Ric falou que custou E$10 com 2 Giga para 30 dias!...rsrs... :O
Viajo novamente agora em julho e não posso usar o mesmo chip, pq está inválido (mais de 3 meses sem recarga). Aí descobri que os chips Vodafone Up (pós-pago que pode ser usado somente por um mês) e Go (pré-pago), geralmente vendidos aos turistas, NÃO funcionam em free roaming! Então, terei que comprar um novo simcard para usar em roaming internacional, quando eu chegar em Portugal em julho; acho que o nome é o Prepaid Phone Simcard (E$ 20 para 1 mês de uso para dados, SMS e voz, 5 Giga).
Enfim, achei confusa a orientação da Vodafone. Perguntei no chat, mas tb não esclareceram nada.
Acho que o melhor mesmo é deixar bem claro, na hora da compra, que precisamos do roaming internacional, pra não comprarmos chip errado...
Se eu estiver errada, por favor, me corrijam...
Boa viagem a tod@s.
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leo! É essa a indicação do Ricardo Freire para compra de chip hoje em qualquer país europeu. Certificar-se com o vendedor de que o plano inclui roaming.

Rejane
RejanePermalinkResponder

Boa tarde a todos...comigo aconteceu esta estória dos chips...eu tinha 2 chips dados pelo irmão, que tinha estado em londres. Fizemos as recargas e ok, funcionaram. Quando fomos para dublin e amsterdã, somente um dos chips continuou funcionando....agora entendo o por que!!! Valeu a dica!

Nathane
NathanePermalinkResponder

Olá Ricardo! No seu texto foi mencionado que você pagou 10 euros no chip com validade para 30 dias, no entanto ao consultar o site da Vodafone, vi que o valor mínimo é de 15 euros para 15 dias, e consequentemente 30 euros para 30 dias. Será que houve um aumento tão significativo assim de quando você viajou para agora, pois é uma diferença e tanto. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathane! Quem responde é A Bóia. Operadoras têm total liberdade para mudar preços, inclusive praticar preços diferentes em lojas diferentes. Ao comprar, confirme as condições e a existência do roaming no plano.

Joselia
JoseliaPermalinkResponder

Bateu esta dúvida:"não esqueça de habilitar o roaming internacional de dados", desculpe, mas eu tenho que habilitar aqui na minha operadora, é isto? ou , como faço? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joselia! Faça isso depois de instalar o chip local.

dijalma oliveira

Chego no aeroporto de Lisboa às 1120h e sairei rumo a Londres às 15h. É possível ir à loja no saguão para comprar o sim card e voltar para seguir viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dijalma! Você vai precisar passar pela imigração, coisa que não seria necessária (o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, e por isso você pode fazer trânsito internacional). Mas você vai ter tempo para isso, sim.

Patricia Batista

Tenho uma dúvida semelhante ao do colega que postou antes de mim: tenho uma escala de umas 3 horas em Portugal (destino final: Barcelona) e gostaria de saber se posso sair até a loja e depois voltar. Para ser sincera, em caso de escala, sempre sigo as placas que indicam passageiros em conexão e fico dentro da área de embarque, sem sair do aeroporto. A pergunta pode parecer tonta mas essa é a dúvida real: é tranquilo sair até o saguão do aeroporto e depois voltar para pegar o segundo vôo? Terei de passar pela alfandega duas vezes? :/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Você fará imigração em Lisboa de todo jeito. Depois de passar pelos agentes, você pode seguir para o portão de conexões ou sair pela porta e ir para o saguão. Se você sair para o saguão, vai voltar pelo embarque convencional, junto com os passageiros de Lisboa. Será um embarque 'doméstico', porque o vôo é para o Espaço Schengen, então vai passar apenas pelo detector de metais, não haverá imigração. Se o vôo não atrasar, você terá tempo. De todo modo, ao faltar 1 hora para a partida do vôo, dirija-se ao embarque, tendo ou não conseguido comprar o chip.

Patricia Batista

Me ajudou demais a sua orientação! Obrigada!

Carla
CarlaPermalinkResponder

Bom dia! Vc saberia me dizer se este sim card funciona também em Casablanca - Marrocos? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Apenas na Europa. O roaming é europeu. Marrocos fica na África.

Janse
JansePermalinkResponder

Olá!
Usei este chip em Portugal em novembro e realmente a velocidade na maioria das vezes é baixa, principalmente em cidades menores, mas a cobertura era boa. Tem um plano da Vodafone se não me engano com 5 gigas e 500 minutos de ligações por 20 Euros e a velocidade da internet é excelente.

paulo
pauloPermalinkResponder

um amigo tem um.chip que trouxe recentemente de viagem da Europa, mas já fazem 40 dias da sua compra. após o prazo de 30 dias o chip não funciona mais ou só preciso recarregar. se for possível recarregar como faço isso daqui do Brasil? chip Vodafone. obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Depende do contrato. Se for possível fazer recarga pela internet, você consegue daqui. Se só for possível por telefone, tem que estar na Europa.

RABUGENTO
RABUGENTOPermalinkResponder

A Vodafone também tem aditivo par ligações para o Brasil por preços muito bons:
https://www.vodafone.pt/main/particulares/tarifarios/aditivos-internacionais/

Sônia
SôniaPermalinkResponder

Qual cia aérea q da Stopover em Paris, com destino Portugal? Air Francês? Pq TAP consultei e não da!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sônia! Pesquise passagens na modalidade múltiplos destinos/várias cidades.
Trecho 1: Brasil-Paris
Trecho 2: Paris-Lisboa
Trecho 3: Lisboa-Brasil

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Rosiane Dantas

Comprei no dia 24, no aeroporto, por €10,00, para 30 dias. Utilizando a informação do blog. E ainda estou a utilizá-lo. Estive por várias cidades da França e funcionou normalmente. Vale a pena!

Inalda Regina Paz

Oi pessoal. Vou viajar para Portuga e Espanha, de carro, e usarei o chip de dados para o Google Maps, ou seja, ficarei conectada o tempo todo, por 40 dias. Assim achei melhor adquirir o Simcard com internet ilimitada da Easysim4u. Me assustei um pouco ao ler os comentários do blog sobre esse chip. Na volta conto pra vocês como foi.

Ana lucia
Ana luciaPermalinkResponder

Gostaria de saber como acesso Uber qdo chegar em Portugal (porto)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Lucia! Use o wifi do lugar, ative o roaming internacional da sua operadora ou compre um chip local. É o mesmo aplicativo que você tem no seu aparelho e usa no Brasil.

Mário MF
Mário MFPermalinkResponder

Olá,"Tio Riq" (kkk).Acompanho suas dicas,que têm sido ótimas para minhas viagens.Qual minha surpresa,quando já prestes a comprar chip daqui do Brasil, para minha viagem em junho(ano passado o usei caramente na Europa, saindo a contento e este ano para os EUA-achei uma b*),quando vejo mais esse post seu...agora,vou comprar um chip com roaming internacional baratinho, e sair de uber do aeroporto,graças as suas dicas!Obrigado!

Nielso Júnior

Bom dia!!!
Acabei de comprar o chip por 10€ na loja do aeroporto.
Não precisei sequer perguntar. Ao informar que era para conexão de dados por um período de 10 dias e desejava o roaming internacional, a atendente já me ofereceu.
Validade 30 dias 3GB em Portugal, 5GB em roaming, 500 minutos/SMS. Chatpass (Skype, WhatsApp, Messenger) sem descontar da franquia (apenas em Portugal).

Fabio Lima
Fabio LimaPermalinkResponder

Nielso, Esse chip descrito tem as características muito parecidas com o Vodafone Traveller que consta no final desta página https://www.vodafone.pt/main/visitingportugal/index. Só que eles oferecem por €20 e não €10. Seria uma variação do simcard do que você comprou? O que vejo de diferente no seu plano é esse "3GB em Portugal, 5GB em roaming" e o Traveller só fala em "5GB em roaming".

Paulo pacheco
Paulo pachecoPermalinkResponder

Para falarem comigo com esse novo chip, será um novo número ou permanecerá o meu numero aqui do Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Seu número e seus contatos no WhatsApp continuarão os mesmos, você poderá ligar e receber ligações pelo WhatsApp sem diferença nenhuma.

Contatos seus que não usem o WhatsApp vão precisar fazer uma chamada internacional DDI para o seu novo número.

Avisos que chegam por SMS não chegarão a seu novo número. (Mas você pode tirar um momento do dia para colocar o chip brasileiro de volta e checar SMS recebidos.)

Marky
MarkyPermalinkResponder

Qual seria o valor do Uber, de Lisboa a Leiria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marky! Você pode simular qualquer trajeto no site do Uber:

https://www.uber.com/pt-BR/fare-estimate/

Não sei, porém, se os motoristas de Uber fazem trajetos rodoviários.

Ovidio R. Tucunduva.Netto

Que maravilha tuas dicad, pois a última vez que fui para a Europa foi em 1984. Muito obrigado.

Alberto Meneghetti

Marcelo, correto. Fiz a reserva do chip pelo site da Vodafone, mas, ao chegar na loja que fica à direita do desembarque, não tinha fila e o atendente nem quis localizar a reserva, dizendo que não precisava. Fiz a operação em 5 minutos. Como eu não despachei mala, cheguei antes da galera que veio no meu vôo da TAP. Um pouco depois, tinha uma fila quilométrica. Portanto, a dica do Riq de levar a malinha à bordo, é show!

EDNA NAVERO RODRIGUES

Bom dia!, estou indo ao Porto em novembro próximo, adorei a dica do chip, gostaria de saber da possibilidade de usá-lo em navegação.
Irei rodar Portugal em carro por dez dias , atravessarei de Faro para Sevilha(Espanha), percebi que continuarei usando o chip e termino em Barcelona, onde pegarei um navio de travessia que me trará de volta ao Brasil.
Minha dúvida é se esse chip poderá ser usado no navio, enquanto estarei em travessia, haverá 5 dias sem paradas nenhuma, normalmente compro dados no navio que são 250 horas de internet.
Obrigada, adoro suas dicas, nunca viajo sem consultá-las.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edna! No navio o sinal do continente normalmente não chega, a não ser que esteja muito muito perto da costa.

EDNA NAVERO RODRIGUES

Valeu, obrigada

Lorenna
LorennaPermalinkResponder

No caso tenho q tirar meu chip do Brasil do celular (pq é iphone)? E no caso, não vou ter acesso ao wats do meu número do brasil neh? E caso use um celular que aceite dois chips, posso usar os dois (o do brasil e o vodafone)?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorenna! Ao instalar o novo chip, o próprio WhatsApp pergunta se você quer manter o número antigo. Basta responder que sim.

Emílio
EmílioPermalinkResponder

Bom dia!
Tenho um chip que tem validade por 30 dias e foi comprado em junho/2018. Ele poderá ser recarregado em setembro/2018, mesmo tendo ficado sem uso este período, ou seria melhor comprar um novo?
Você saberia informar o valor da recarga, caso seja possível fazê-la?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilio! Se ao chegar em Portugal o seu chip funcionar, você conseguirá fazer a recarga. Entre no site da operadora para ver os planos pré-pagos disponíveis.

Gabi
GabiPermalinkResponder

Olá pessoal! Sabem me informar se tem algum locker para deixar bagagens próximo a loja da Vodafone? (vamos pedir um Uber como indicado aqui e não queremos sair muito da rota que vocês indicaram para não nos perdermos). Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabi! O guarda-volumes no aeroporto de Lisboa fica no caminho do estacionamento ('parque') P2. Veja: se você está precisando se livrar da bagagem em Lisboa, uma cidade onde você vai sair do aeroporto confortavelmente de Uber, é sinal de que está carregando coisas demais.

Vai pela gente: não viaje para a Europa com mais do que uma mala M. Muita, muita gente está viajando com mala P, inclusive. Mas se você deixar a sua mala G em casa já evitará todos esses perrengues que uma mala grande obriga o viajante a passar.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2018/06/malas-viaje-leve/

Gleyciane
GleycianePermalinkResponder

Bom dia!Foram de grande valor suas dicas.Quanto ao chip, irei comprar assim que chegar em Lisboa. Obrigada e parabéns!

Márcia Inez Vieira

Se comprar o Lisboa Card no aeroporto, ja conseguimos usar no metrô do aeroporto até o centro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Sim.

Eliete
ElietePermalinkResponder

Boa tarde
Vou viajar para Manchester, com conexão em Lisboa.
É possível comprar um SIMCARD para usar na Europa dentro da área de conexão? Exite alguma loja da Vodafone nesse espaço?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliete! Não dá não.

Cida Ferreira
Cida FerreiraPermalinkResponder

Se eu comprar o chip em Lisboa Quando desembarcar em outro país europeu, tenho que habilitar o roaming internacional de dados, para que o chip funcione por lá também.
Como faço para habilitar o roaming em outro pais ? Colocando o PIN novamente ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cida! A habilitação de roaming de dados se faz na configuração do seu celular. Não requer pin.

Alessandra de Morais

Boa tarde!
Chegarei em Lisboa as 22:00 h. A Loja da Vodafone fica aberta até que horas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Muito provavelmente estará fechada. Deixe para comprar seu chip numa loja da Vodafone na manhã seguinte.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi, Riq. Ganhei 2 simcard de amigos que acabam de voltar de Portugal. Como sobraram dados, bastaria recarregar, mas só chego a Lisboa dia 01/01. Sabe se consigo recarregar mais barato na loja da Vodafone e da MEO? Ou até lá o chip terá expirado por falta de recarga? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Quem responde é A Bóia. Depende do chip comprado, precisaria ver no contrato para ver se o chip expira depois de algum tempo sem recarga. Mas se você instalar o chip e ele funcionar, você poderá fazer recargas até no site da operadora (estando em ambiente wifi). Veja se o número do telefone nas configurações foi alterado para o número português.

Os dados que sobraram provavelmente caducarão em até 30 dias depois de comprados. Dados de simcards pré-pagos dificilmente valem mais que 30 dias.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar