Chegando em Lisboa: chip e Uber no aeroporto

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lisboa: chip no aeroporto

Lisboa é a porta de entrada da Europa para muitos viajantes brasileiros, graças às rotas diretas da TAP desde 10 cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A Azul também voa direto a Lisboa, saindo de São Paulo e Campinas.

Lisboa: chip no aeroporto

O aeroporto de Lisboa é perfeito para quem já quer estar com internet local desde o primeiro instante. A Vodafone tem uma loja oficial no saguão de desembarque. Ali você compra um chip (simcard, em europês) que pode oferecer conexão à internet também nos próximos destinos europeus da sua viagem.

A loja abre diariamente às 8h. Se você chegar pelos vôos diretos do Brasil da TAP ou da Azul, deve estar imigração feita e malas na mão por volta das 7h, 7h15. Precisando enrolar até a loja abrir, aproveite para tomar um segundo café da manhã numa das lanchonetes do desembarque.

O procedimento de compra do chip é simplérrimo e, se não houver fila, toma mais que 5 minutos. Em Portugal não é preciso sequer apresentar documentos.

Chip em Lisboa: peça com plano de roaming europeu

Em setembro de 2017, pedi um simcard pré-pago e o vendedor me ofereceu um chip com 5 giga de dados com validade para 30 dias, por 20 euros. Eu perguntei se dava direito a conexão em outros países da Europa (aproveitando a nova lei de roaming intra-europeu sem custo extra). Então ele explicou que, nesse caso, poderia me vender um simcard pré-pago de 2 giga de dados, também válido por 30 dias, por 10 euros. (É muito barato, senhoras e senhores.)

Lisboa chip aeroporto

Basta tirar o chipzinho brasileiro (que o atendente cola com fita adesiva para você não perder), e colocar o simcard europeu no lugar. Seu celular vai então pedir para você desbloquear o novo simcard com o número PIN que você raspa na embalagem do chip. Pronto. Seu simcard europeu já está habilitado e pronto para uso em Portugal.

Fazendo o chip funcionar em roaming

Quando desembarcar em outro país europeu, não esqueça de habilitar o roaming internacional de dados, para que o chip funcione por lá também. (O meu está funcionando perfeitamente em Paris, de onde escrevo este post.)

E qual é a primeira coisa que você pode fazer com seu celular europeu conectado à internet? Chamar um Uber para sair do aeroporto!

Lisboa: Uber no aeroporto

Dá para sair do aeroporto de Lisboa até de metrô. Mas em Lisboa o táxi é tão barato, que não sair de táxi do aeroporto é só mesmo para quem está contando tostões.

De vez em quando, porém, surgem reclamações de leitores quanto à malandragem de taxistas lisboetas, sobretudo os que fazem ponto no aeroporto. Para não correr esse risco, o melhor é aproveitar o seu chip recém-instalado e já chamar um Uber.

A corrida em UberX entre o aeroporto de Lisboa e o centro histórico (av. da Liberdade, Chiado, Baixa, Príncipe Real) sai entre 7 e 10 euros -- ou seja, entre 28 e 40 reais, já com o IOF do cartão (câmbio de setembro/2017).

Ao confirmar a corrida, o aplicativo vai mandar você esperar o carro num ponto do aeroporto que não é exatamente a saída onde você está. Nesse momento vai bater aquele pânico -- meu Deus, onde é que é isso? Mas calma, titio Riq mostra o caminho pra você.

Lisboa Uber no aeroporto

Ao sair da loja da Vodafone, já com o seu chip instalado, você vai ver o saguãozão principal do aeroporto. Suba as escadas rolantes. Chegando ao segundo andar, saia por qualquer porta à sua esquerda. Você vai dar na calçada do embarque. Atravesse pela passadeira (faixa de pedestres) e você vai chegar a uma estrutura oval protegida por uma marquise -- é um local de embarque/desembarque de passageiros, que pode ser usada por até 10 minutos por qualquer carro. É ali que o seu Uber vai chegar.

De nada, estamos aqui pra isso.

Com trânsito fluido, você estará no seu hotel em 20 minutos.

Leia mais:

288 comentários

Larissa Almeida

Acabei de chegar em Lisboa e o chip da Vodafone com rooming internacional que estão vendendo é de €20 com 5 Gb por 30 dias.

Lucas Brandao
Lucas BrandaoPermalinkResponder

Ricardo boa tarde!
Estou indo para Espanha no dia 11/01/20 via Lisboa e tenho uma conexão para Madrid.
Meu desembarque é no terminal 2 e meu voo para Madrid é no terminal 1,
No terminal 1 ou 2 encontro loja da Vedafone ou outra loja que vende o chip da Vedafone?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Quem responde é a Bóia. Se você tiver pelo menos 2 horas de intervalo depois de passar pela imigração, poderá ir ao saguão e comprar o chip. Os dois terminais são geminados.

Lilian Bonfim
Lilian BonfimPermalinkResponder

Olá pessoal, esse tema caiu como uma luva ... Estou embarcando em minha primeira viagem internacional, vou para Lyon, com conexão em Lisboa onde ficarei 2 dias, e gostaria de entender como funciona o chip, vi que ele é pré pago, é necessário ficar fazendo recargas ? Ficarei apenas 8 dias, mas não gostaria de ficar incomunicável fora dos pontos onde disponibilizam wi-fi... Outra dúvida se não for abuso... Como minha conexão é de mais de 24 horas eu preciso solicitar a Cia aérea que disponibilizem minha bagagem na chegada ou isso ja ocorre automaticamente ? Muito obrigada... E parabéns ao site...tem sido esclarecedor em vários temas... Abraço...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lilian! Você vai retirar as bagagens ao chegar. Se você gastar todo o plano de dados que comprar, vai precisar fazer recarga. Se não conseguir fazer recarga em outro país, vai ter que comprar um chip local.

Rodolfo
RodolfoPermalinkResponder

Preciso avisar que vou para outros países se eu comprar um chip da vodafone em lisboa? Ou todos os chips já tem o roaming internacional?
Se acabar a internet eu consigo recarregar em paris?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodolfo! Ao sair de Portugal você precisa desbloquear o roaming internacional. Caso a carga acabe, você pode tentar recarga via web. Se não conseguir, compre um chip local onde estiver. É um investimento baixo em vista do benefício.

Sérgio
SérgioPermalinkResponder

Boa tarde
Estarei na Europa de 23/04 até 03/07/2020, nos seguintes países: Portugal; França; Croácia; Itália(Sardenha); Espanha; Portugal, nesta ordem.
Gostaria de saber se existe algum chip que possa atender-me nestes países e neste período.
Muito obrigado.
Sérgio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sérgio! O chip que está indicado no post.

Camila Pires
Camila PiresPermalinkResponder

Bom dia, pessoal! Esse post foi maravilhoso pra mim! Me deu coragem para comprar um chip lá na Europa, ao invés de pagar taxas de IOF comprando chip gringo daqui do Brasil.
Mas me tirem uma dúvida. Estou indo pra Itália em abril e farei um Stopover de 2 dias em Lisboa. O que vocês acham melhor: comprar um chip em Lisboa que também funciona na Itália ou comprar um chip em cada país? Na Itália ficarei por 18 dias viajando de Motorhome e precisarei de internet para GPS e redes sociais.

Um abraço pra vocês!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Compre em Lisboa. Se os créditos que você comprar esgotarem e você não conseguir recarregar à distância, você compra outro chip localmente. Não sofra por antecipação.

Camila Pires
Camila PiresPermalinkResponder

Tenho uma dúvida em relação ao Uber. Vi pelo aplicativo que o valor é realmente bem baixo, então vale mais a pena pegar o Uber do que o metrô ao sair do aeroporto. Mas o Uber em Lisboa aceita dinheiro também? Ou somente cartão de crédito? Porque se for só cartão, vai vir na fatura de acordo com o fechamento + as milhões de taxas de IOF, etc, etc. Aí realmente vai valer a pena?

Obrigada pela atenção!
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Funciona no cartão. A partir de 1º de março vale a cotação do dia do gasto. Não viaje à Europa sem cartão de crédito internacional. Existem VÁRIAS situações em que o dinheiro não é mais aceito.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Muito bom estou chegando em Lisboa as 21:00
Vou fazer como você disse
Obrigado

Viviane
VivianePermalinkResponder

Olá ,Vou fazer uma conexão em Lisboa dia 10 de março, não quero sair pq a conexão são só de 6 horas,gostaria de saber, se nos embarques tbm tem lojas da Vodafone p eu comprar esse chip do post, ou só tem no desembarque mesmo? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Só no saguão do aeroporto.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Olá, meu caso é muito parecido com o da Viviane acima.
Saio de SP, fazendo conexão em Lisboa com destino à Bruxelas, e serão 3h aguardando conexão em Lisboa.
É possível/recomendável nesse meio tempo ir até o desembarque, adquirir o chip e voltar para a área de embarque?
Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Se você tiver um intervalo de duas horas entre o momento em que você passou pela imigração e o horário de saída do vôo seguinte, será seguro sair. Mas não perca seu vôo para economizar 10 ou 20 euros num chip.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Bóia, muito obrigado.
Na realidade a idéia de adquirir um chip já na escala seria pela facilidade e para ganhar tempo na viagem.
Sabe me dizer se no aeroporto de Bruxelas é fácil a aquisição do chip? Nao encontrei muito material na internet.
Obs: transitarei apenas entre Belgica e Holanda em minha viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Não sabemos como é o aeroporto de Bruxelas. Você pode comprar o seu chip em qualquer loja que aparecer no seu caminho em qualquer lugar onde estiver. Evite chips de segunda linha, como Lebara e Lycamobile, que são complicados de usar fora do país em que foram comprados (é preciso fazer configurações). Na Bélgica, compre Orange, Proximus ou Base.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar