10 praias em Floripa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jurerê, Florianópolis

Pelas contas oficiais, a Ilha de Santa Catarina tem 42 praias. Há quem diga que, contando direitinho, o número chega a 100. Na vida real, porém, Floripa acaba tendo duas ou três praias -- que são as que você elege e volta sempre. Na temporada, fazer um beach tour é impossível, por causa do trânsito. A melhor época para xeretar de praia em praia é no outono, quando o tempo fica firme e paulistas, argentinos, gaúchos e paranaenses já voltaram para suas casas.

 

Esta lista contém 10 praias (e algumas alternativas) que atendem aos gostos de todos os públicos. Não está organizada em ordem de preferência, mas sim geográfica.

Ah, sim: a minha Floripa costuma ter duas praias: Mole e Jurerê grin


Visualizar Praias de Floripa em um mapa maior

Florianópolis: quando dá praia?

Norte da Ilha (marcadores amarelos)

DANIELA
Daniela, Florianópolis

Sossegada e familiar, fica num bairro de casas de veraneio, um pouco adiante de Jurerê -- mas sem a muvuca da vizinha famosa. A faixa de areia é estreita; o canto direito tem pedras, e o esquerdo, um manguezal. O mar é calminho, bom para ir com crianças pequenas. Avista-se o continente. Distância do centro: 25 km. Hospedagem: o bairro se caracteriza mais por casas para alugar do que por hotéis; a melhor pousada é a Pousada dos Artistas. Nas redondezas: a vizinha Praia do Forte, onde está o forte de São José da Ponta Grossa, tem características semelhantes; mas o acesso só se dá pelo canto esquerdo de Jurerê.

JURERÊ
Jurerê, Florianópolis

Jurerê

É a praia do condomínio mais caro e desejado da ilha, Jurerê Internacional. Seu diferencial está nos charmosos restaurantes que existem ao final das vielas de estacionamento: Go Sunset (atividades esportivas; av. das Algas, tel. 48/3216-4166), Café de la Musique (balada diurna e noturna; av. dos Merlins, tel. 48/3282-1325), 300 Cosmo (av. dos Salmões, tel. 48/3364-9101), La Serena (antigo Taikô, repaginado para famílias; av. das Lagostas, tel. 48/3282-9714) e Donna (av. dos Pampos, tel. 48/3282-1816). No canto esquerdo da praia, com acesso controlado à areia, o Parador P12 (tel. 48/3284-8156) é um dayclub, com piscina e ambiente de azaração (e à noite vira balada). A faixa de areia de Jurerê é estreita e o mar, calmo. Ao longo da praia há tendas que alugam cadeiras e vendem bebidas e lanches (os restaurantes estão pouco a pouco deixando de oferecer serviço de praia). A área fora do condomínio (todo o terço direito da praia) é conhecida como Jurerê Tradicional.

Distância do centro: 23 km.

Hospedagem: tem de tudo; de hotéis estruturados à la resort, como o Il Campanario e o Jurerê Beach Village, a pousadas. A mais bem posicionada é a Pousada dos Sonhos; a mais charmosa, a Pousada dos Chás.

Nas redondezas: rodando para a esquerda você chega à Praia do Forte, onde há o Forte de São José da Ponta Grossa. Para a direita há uma costeira que vai a até Canasvieiras (principal reduto argentino na ilha) e continua por Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, todas praias de mar calminho tapadas da visão da estrada por predinhos, condomínios e hotéis (os preferidos dos hermanos).

Jurerê, Florianópolis

Jurerê

LAGOINHA
Lagoinha, Florianópolis

Lagoinha

O nome oficial é "Lagoinha de Ponta das Canas", para diferenciar da Lagoinha do Leste. É uma ótima praia para levar crianças: a faixa de areia é larga, o mar é calmo e a densidade demográfica é menor do que em outras praias voltadas para o norte. A orla é ocupada por construções baixas; o que predomina na paisagem são os morros e o verde.

Distância do centro: 35 km. Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas.

Hospedagem: há um hotel pé-na-areia, antigo porém simpático, muito procurado por argentinos, o Antares Club Lagoinha. No morro do canto direito há uma pousada de charme, a Pousada da Vigia.

Nas redondezas: as praias do caminho (Canavieiras, Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas) também têm mar calmo, mas são ou apinhadas demais (Canavieiras) ou de acesso difícil para quem não está hospedado à beira-mar (Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas).

Lagoinha, Florianópolis

Lagoinha

PRAIA BRAVA
Kioske do Pirata, Praia Brava, Florianópolis

Uma baita duma pirambeira conduz a uma das melhores praias para surf da ilha. Ali ficava o primeiro bar de praia a ficar famoso em Floripa: o Kioske do Pirata (demolido em 2012). A praia é urbanizada, com muitos prédios de quatro andares. Distância do centro: 37 km. Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas; a estrada termina na Brava. Hospedagem: o Brava Apart tem apartamentos de 1 e 2 dormitórios. Nas redondezas: a Brava não tem ligação direta com a próxima praia, Ingleses; para prosseguir o tour da ilha é preciso voltar até Cachoeira do Bom Jesus e pegar a estrada que vai por dentro (e depois segue para o Santinho).

Leste da ilha (marcadores vermelhos)

PRAIA MOLE
Praia Mole, Florianópolis

Praia Mole

Na minha opinião, é "a" praia de Floripa. Mesmo estando perto do centro, você tem a impressão de ter ido para longe da civilização: não há nenhuma construção à vista, só os morros recobertos de verde. O mar não é próprio para crianças e a areia é fofa demais para caminhadas. Nos últimos anos, os bares do meio da praia vêm se transformando em beach lounges patrocinados por grandes empresas -- mas sem o nariz empinado de Jurerê. O canto esquerdo é o preferido da turma GLS. No verão -- e mesmo em fins de semana quentes e ensolarados fora de temporada -- ir e sobretudo voltar da Praia Mole envolve um suplício no trânsito (no verão você pode levar uma hora e meia até o centrinho da Lagoa da Conceição).

Distância do centro: 17 km, via Lagoa da Conceição.

Hospedagem: em frente à praia, do outro lado da estrada, fica o hotel com a localização mais espetacular de Floripa, o Praia Mole Eco Village, que se se estende até a Lagoa; é uma pena, porém, que os apartamentos e cabanas sejam tão antigos e pobrezinhos, à la colônia de férias. Para quem está podendo, há uma suíte no bistrô Isadora Duncan, no caminho para a Barra da Lagoa (oposto ao centro). Uma alternativa bastante simples são os Bangalôs da Mole. Mas a grande novidade para quem quer estar perto da Mole é o novíssimo Don Zepe, que tem apartamentos branquinhos e minimalistas e fica bem no centrinho da Lagoa da Conceição (o que abrevia em 10 quilômetros o seu engarrafamento diário na volta da praia...)

Nas redondezas: pela estrada, a praias seguintes são Barra da Lagoa (urbanizada; tem uma estação do Projeto Tamar) e Moçambique (extensa e selvagem; procurada por surfistas). A pé, saindo pelo canto esquerdo da Mole, chega-se à Galheta.

Praia Mole, Florianópolis

Praia Mole

GALHETA
Praia da Galheta, Florianópolis

Galheta

Praia selvagem, localizada dentro de um parque estadual. O nudismo é permitido (e pouco praticado). Dependendo do swell, o pessoal do surf se muda da Mole ou de Moçambique para lá. No verão é bastante freqüentada por gays. O acesso é por uma trilhazinha de 10 minutos a partir do canto esquerdo da Mole (que por sua vez está a pelo menos 20 minutos de caminhada do centro da praia). A vista um pouco antes de chegar é lindíssima. Distância do centro: 17 km até a Praia Mole, mais 30 ou 40 minutos de caminhada desde o centro da praia. Hospedagem: as opções são as mesmas da Mole. Nas redondezas: leia na Praia Mole, acima.

Sul da ilha (marcadores verdes)

CAMPECHE
Praia do Campeche, Florianópolis

É a continuação da Joaquina, mas com acesso mais fácil pelas estradas que servem o sul da ilha. A faixa de areia é larga e há ondas. Mas onde na Joaquina existem dunas, no Campeche há ruas e casas. Plasticamente não é das mais bonitas da ilha: a praia não tem recorte e o único relevo está em frente, na Ilha do Campeche. Mas o Campeche acabou entrando na rota dos que não querem enfrentar o trânsito para o norte e o leste da ilha; por conta disso, a área conhecida como Point do Riozinho. O ponto de referência é a academia Wellness (siga pela Av. Pequeno Príncipe e dobre à esquerda na Av. do Campeche).

Distância do centro: 15 km, saindo pela Beira-Mar Sul (mas dá para vir também pela estrada que sai da Lagoa da Conceição, passando a ponte).

Hospedagem: as melhores pousadas do pedaço são a Vila Tamarindo e a Natur Campeche.

Nas redondezas: a Joaquina ainda é provavelmente a praia mais famosa da ilha -- mas, com exceção de surfistas e excursionistas, ninguém mais vai. Sempre lembrando: apesar de contíguas, não há estrada direta entre as duas praias; o acesso à Joaquina é pela Lagoa da Conceição.

ILHA DO CAMPECHE
Ilha do Campeche, Florianópolis

Ilha do Campeche

É visitada sobretudo por conta de suas trilhas ecológicas e inscrições rupestres -- mas confesso que não cheguei a pisar na trilha. Ninguém consegue me tirar de uma praia de areia tão branca e água tão transparente. A prainha onde aportam os barcos dos visitantes é mais que perfeita. Faça esse passeio no primeiro dia de sol escandaloso da sua estada na ilha.

Distância do centro: 22 km até a praia da Armação; ali você procura a Associação de Pescadores (tel.: 48/3338-9470) e se encaixa num barco. No verão também há passeios em botes operados a partir da praia do Campeche.

Hospedagem & Nas redondezas: leia nas praias do Campeche (acima) e Matadeiro (abaixo).

Ilha do Campeche, Florianópolis

Ilha do Campeche

MATADEIRO
Praia do Matadeiro, Florianópolis

Matadeiro

Escondida por um morro da visão de quem passa pela estrada, o Matadeiro é outra das praias preferidas pelos surfistas manezinhos (Guga Kuerten sempre fala de lá). Funciona como um anexo selvagem à urbanizada Armação, sua vizinha. Daqui sai uma das trilhas para a Lagoinha do Leste.

Distância do centro: 22 km, saindo pela Beira-Mar Sul.

Hospedagem: a Pousada Pénareia fica num pedaço ainda bastante verde da praia da Armação. 4 km ao norte, também à beira-mar, há o Morro das Pedras Praia Hotel.

Nas redondezas: a praia da Armação fica num vilarejo pitoresco de pescadores; o canto esquerdo é desocupado. A Lagoa do Peri fica do outro lado da estrada.

LAGOINHA DO LESTE

Costuma encabeçar todas as listas de praias mais bonitas da ilha. É totalmente selvagem e tem uma lagoinha que ora se comunica, ora não se comunica com o mar. Acredito nos relatos (e nas fotos, claro!), mas ainda não arranjei tempo pra ir. Chegar é um trampo: ou você vai por uma trilha íngreme que sai um pouco antes de Pântano do Sul (e leva 45 minutos), ou vai por uma trilha plana que sai de Matadeiro e contorna o costão (e leva 3 horas). Na temporada barqueiros oferecem transporte, tanto do Matadeiro quanto de Pântano do Sul. Veja fotos da praia aquiDistância do centro: Pântano do Sul está a 32 km, saindo pela Baía Sul. Hospedagem: 2 km adiante de Pântano do Sul, na praia dos Açores, há uma boa pousada, a Rosa dos Ventos. Nos arredores: a praia de Pântano do Sul tem barquinhos de pescadores e o folclórico Bar do Arante, onde os visitantes deixam bilhetes em varais no teto.

E as suas praias favoritas de Floripa, quais são? Digaí!

Leia mais:

99 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gabi N.
Gabi N.Permalink

Oi Riq! Que coisa boa ver um post tão legal sobre a cidade onde moro e que amo tanto smile Te leio sempre mas nunca comentei aqui!

Minha praia de eleição quando o negócio é 'praia, sol e mar' também é Jurerê Internacional, sempre sempre, apesar de tentar evitar entre metade de dezembro e metade de janeiro, quando Floripa vira o caos na terra, heheheh

Mas queria dizer que o pôr do sol mais perfeito dessa ilha tem nome: Sambaqui! Levando uma canga pra estender na areia, uns queijos e um vinho então... bah! Não tem igual!
Grande abraço

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Muito obrigado, vim passar o fds em Floripa e vou usar as dicas!

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalink

Riq voltei de Floripa semana passada e apesar de não ter tido tempo de conhecer todas as praias da ilha - o clima não ajudou muito - a nossa favorita também foi a Praia Mole. Voltei várias vezes nela, mas achei o mar violento demais. Engoli sei lá quantos litros d`água hahaha!

E quanto a Jurerê eu gostei muito da infra-estrutura do lugar, mas a praia mesmo achei sem-gracinha.

E por conta do clima também, não fui para a Praia do Rosa como vc havia me sugerido. A chuva andou castigando as estradas por lá. Uma pena sad

José Luiz - Viver a Viagem

Estou em Floripa faz 3 semanas e ficarei mais 1 e o único (mas enorme) problema tem sido o clima... peguei até agora uns 5 dias de sol e do resto foi só chuva ou céu nublado...

Minhas impressões iniciais são que não vejo motivo para tanta badalação com as praias do norte... o sul e o leste da Ilha é muito melhor quanto a belezas naturais...

Do Norte eu gostei de Santo Antonio de Lisboa e Cacupé (não fui a Sambaqui mas dizem que lá é legal tb). Ah, tb gostei do Forte (mas não da praia do Forte). Já Jurerê e Canasvieiras passei e não me atraiu nada...

No leste adorei a Joaquina e a Barra da Lagoa. A Mole/Galheta tb é bem legal. E o passeio a Costa da Lagoa é ótimo!

Já no sul, Armação e Matadeiro é lindo! O Morro das Pedras é bonito tb para ver mas não pra ficar na praia. E conheci a Praia da Solidão e fiz a trilha até o Saquinho que foi bem legal! E o sul ainda tem Ribeirão da Ilha!

Espero que essa semana seja melhor (apesar da previsão dizer que o tempo continuará ruim sad ) e assim que puder escreverei relatos em meu blog...

JULIO CORRÊA
JULIO CORRÊAPermalink

Vai, pode me chamar de brega, farofeiro e turista de quinta. Mas minha praia preferida em Floripa é a Barra da Lagoa. É onde consigo relaxar. Como gosto de ficar naquela parte mais deserta, sinto falta de serviços.
A Mole parece uma versão da Praia do Flamengo, em Salvador, que é toda de lounge beach. Só falta a água quentinha e o swing baiano. Mas também é legal.
abração

Gustavo - Viajar e Pensar

Parabéns Riq,

Excelente dicas desta Ilha da Magia.
Para quem vive aqui nesta Ilha abençoada, além do transito o que nos leva a frequentar a mesmas praias, é porque aqui o povo vive no Centro e possuem casa de praia na mesma cidade. Quem possui casa de praia praticamente fica nesta mesma praia o verão todo.
Apesar do tempo pessimo deste ver~ao, consegui tomar um banho de mar em 6 praias diferentes, um aproveitamento de 15% das 42 praias.

Viva Floripa!!!

Carmen
CarmenPermalink

Um bom exemplo de praias brasileiras. Excelentes conselhos a ter em conta e anotar em um livro de viagens.

Um post redondo e essencial pra conhecer issas praias que eu não conosco, por agora.... (eu desejo ir, em este momento, a praia Campeche)

Walter F Leite
Walter F LeitePermalink

Para complementar e enriquecer mais ainda essa bela postagem sobre as praias de Floripa, segue algumas fotos [FLORIPA]( http://www.panoramio.com/user/2169010/tags/Florian%C3%B3polis-sc )

Nina
NinaPermalink

Eu morei em Floripa e já fui fã do Matadeiro e da Lagoinha da Ponta das Canas. O problema, que não se menciona, é a má qualidade das águas. Nos últimos anos, a única praia do norte da Ilha própria para banho tem sido Jurerê Internacional. As águas de Floripa costumas estar infectadas por coliformes fecais e isso é escondido dos turistas.
Fica o alerta, e uma dica adicional:
Praia da Solidão, no extremo sul da Ilha. Fica depois do Pântano do Sul, e ao contrário desta, é uma praia bonita. Tem mar agitado e por uma trilha íngreme, porém com calçamento, bem sinalizada e com vistas lindas, chega-se à linda e deserta Praia do Saquinho, depois de mais ou menos meia hora de caminhada. Vale o esforço!

Mariana "de Toledo" _ @merel

Que beleza de post!

michelle
michellePermalink

A balneabilidade do litoral catarinense é medida toda semana e colocada no site da Fatma para consulta online. O norte não se salva somente por jurere. Tem diversas outras praias boas para banho, Na verdade todas está boas mas alguns pontos são impróprios. É so consultar o último relatório http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/relatorio_balneabilidade2.php?ficha=999&d1=&dataFicha=&simplificado=1&where=where(registros.DATA%3C=)
ou consultar online por praia. http://www.fatma.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=175

Anna
AnnaPermalink

Nossa, não acredito, a praia que passo férias no blog VNV... meu deus, e pensar que posso ter cruzado com meu guru na praia, rsrsrsr

Recomendo, Daniela é linda, é calma, dá para levar crianças porque parece uma lagoa, tudo é muito sossegado. Só não recomendo tentar pular as 7 ondinhas por lá... dos dez anos que frequento nunca vi tanta onda de uma vez só!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Haha, Anna, eu não sou freqüentador de Daniela, não. É que ouço muitos elogios. Essa foto aí é de priiiiscas eras, tirada com uma máquina bem pobrezinha....

CarlaZ
CarlaZPermalink

Adorei esse post! Sou doida pra ir a Floripa e ir a praia afinal quando fui só peguei chuva e não conheci nenhuma praia. Quem sabe no próximo ano...

Ju Afonso
Ju AfonsoPermalink

Oi Riq! Materia ótima e fotos sensacionais!!

Qdo vi essa materia aqui lembrei de uma que fiz sobre as praias da cidade quando fui pra lá no reveillon 2009-10: http://eumundoafora.blogspot.com/2010/01/verao-tem-que-dar-praia.html

Beijos!

Ellen
EllenPermalink

Nossa como é bom ler sobre as praias de Floripa. Sempre leio o blog e tbm nunca comentei mas, hoje não pude deixar de registrar aqui as minhas praias preferidas em Floripa! Como sou gaúcha e só vou pra Floripa no verão assim como todo o resto da turistada, prefiro as praias pouco frequentadas ou frequentadas mais pelos locais, que são a Daniela e a Lagoinha de ponta das canas. Alias, essa praia é maravilhosa, pequena enseada onde na rua principal a gente pode ter a visão do mar a frente e da lagoa aos fundos, perfeita, com agua quente e mar com poucas ondulações (ainda mais ondas que na Daniela). E outra praia maravilhosa que quase ninguém fala e fica pertinho da Praia do Rosa é a maravilhosa praia de Ibiraquera, que agora já esta ficando bastante povoada e, principalmente pelos gaúchos.
Adoro Floripa por ser perto e ter belezas naturais tão espetaculares como as praias do nordeste brasileiro.

Martinha
MartinhaPermalink

Ótimo post.. super nostálgico..
Pena que quando fui para o Brasil em setembro do ano passado e cheguei em Floripa, somente chuva e chuva.. pelo menos estava quente.. e como minha conexão tb saia de Floripa, em novembro, mais chuva.. nada de sorte..
Floripa para mim, tem várias praias.. todas por épocas..
Lembro muito dos morros e trilhas p/ se chegar na Lagoinha quando era pequena..
Na fase adolescente Canasvieiras bombava.. por incrível que pareça tive os melhores carnavais lá.. Foi deprimente voltar lá e ver tudo sujo, abandonado, ..
Na época da faculdade Jurerê e Mole eram "O Point".. Mtas festinhas e azaração o dia inteiro.. Dormir realmente era para os fracos..
E hoje em dia, seguindo a filosofia do Papi's e Mami's, Ingleses pela calmaria, mas que ainda te dá um certo momentos de agitação..
Sem falar que para passeios esporádicos a Lagoa da Conceição e Sto Antônio de Lisboa são ótimas opções..
E para um momento relax, Ponta das Canas, bem na frente da casa do Ex-Governador Esperidião Amin é um ótimo lugar.. sentar e apreciar os pescadores, gaivotas..

Laura
LauraPermalink

Mole e Matadeiro sempre smile

Laura
LauraPermalink

Lagoinha é linda, mas infelizmente está TAPADA de condomínios fechados na beira da praia, ou seja, é quase impossível enxergar a praia da rua, uma pena.
É preciso encontrar um "corredorzinho", uma passagem entre os condomínios pra chegar na areia.

Wanice Bon'ávígo
Wanice Bon'ávígoPermalink

Ai, Riq, que tudo! A minha praia é a de Cachoeira do Bom Jesus. Sem badalos, nem celebridades, um pouco portenha talvez, mas deliciosa! A mim, em geral parece limpa.
Há muitos anos eu passava mais de mês no canto da Lagoa e aquilo era o meu paraíso particular. Pena que as coisas mudaram...
Fpolis sempre!!!
Beijos

Destemperadinhos
DestemperadinhosPermalink

A nossa é a Lagoinha, a mais Kids de todas!
Abs
Alexandra

Marlo
MarloPermalink

Muito bom! Só faltou a Barra da Lagoa, no Leste!! Excelente praia pra curtir após a temporada (Qdo a farofada vai embora...), tem uma piscina natural espetacular a 20min de caminhada e ótimos restaurantes (Ponta das caranhas e Tamarutaca, imperdíveis). Abraços.
Marlo

Leandro
LeandroPermalink

Nunca estive nesta cidade de belas praias, mas pelas fotos fiquei mais atraído pela Ilha do Campeche (que pela cor da água poderia estar no caribe) e a Lagoinha do Leste (a lagoa preservada ao lado do mar é tudo de bom), pena que o clima relamente é traiçoeiro por estas bandas, aliás como tem sido aqui também, março só teve um final de semana aproveitável, e durante a única brecha de sol neste mês marcado pelo céu cinza desbotado o mar não estava dos mais calmos aqui no Rio.

Ricardo Junior
Ricardo JuniorPermalink

Perfeito o roteiro do Ricardo Freire para as melhores praias de Florianópolis. Moro em Balneário Camboriú, bato cartão em Floripa e posso dizer que não faltou nada para você viajar melhor.

A Minha Floripa é: Lagoinha do Leste, Ilha do Campeche, Jurerê e também a Mole. Mas agora que tenho uma filhinha de 2 aninhos, a praia que mais vou e passei a adorar foi a Lagoinha de Ponta das Canas, nessa praia a turminha do castelinho de areia faz a festa!

Aproveitando o gancho wink Já que você não foi ainda fazer a trilha para ver as inscrições rupestres na Ilha do Campeche (e entendo o pq!). Caso ache interessante eu posso enviar o link para o vídeo que fiz a semana passada acompanhado de um guia, ele foi narrando tudo sobre o passeio e ficou bem interessante. Não vou deixar aqui para não fazer Spam!

Ah! E muito obrigado pelo link para as Fotos da Lagoinha do Leste. Vale a pena você conhecer a minha praia preferida de Floripa.

Abraços,

Ricardo Junior

Márcia
MárciaPermalink

Floripa é uma cidade linda, mas se durante o verão ela muito cheia com a quantidade de turistas, após fevereiro o tempo fica instável, muito propenso a nuvens, chuva e frio.
As praias mais estruturadas estão no leste e norte da ilha, mas as mais rústicas e bonitas estão ao sul. As minhas prediletas foram Naufragados, Solidão e Armação.

Gabriela
GabrielaPermalink

Bom....gostaria de estar fazendo um tour por Floripa, sou manezinha mas não conheço as 42 praias de Florianópolis, tenho vontade de conhecer uma a uma,se vcs pudessem me ajudar gostaria de dicas e de como fazer algumas trilhas na cidade.

cristiane ribeiro
cristiane ribeiroPermalink

Amo floripa, mas realmente o clima lá é muito instável e no verão o trânsito é horrível...mas conheci quase todas as praias nos muitos anos que veraniei lá....a Cachoeira do bom Jesus só é a minha preferida do norte..calma, ainda não tão cheia e fica entre Canasvieiras e Ingleses se quiser mais badalação à noite...no sul o Pântano do Sul é porta para passeios mais remotos,como a trilha da praia da solidão e saquinho....passeios imperdíveis para aventureiros e amantes de boas fotos.De lá também tem uma estrada de chão que sai em ribeirão da ilha com cachoeiras lindíssimas e muitos alambiques onde se fazem cachaças artesanais...lugar maravilhoso...Tem também a praia dos naufragados que pode ser feita de trilha - 45 minutos a pé,subindo morro ou de barco...para mim,o sul da ilha ainda é muito pouco explorado e não tem todo o glamour do norte...ainda bem..assim vai demorar para encher e posso aproveitar melhor...

Rê
Permalink

Puxa vida, uma das praias que mais gostei nao foi sequer listada: Praia do Santinho, no norte da ilha. No lado direito da praia há uma encosta muito bonita, coberta pela mata, onde você passa por pequenas trilhas e aprecia uma vista linda!!

Praia do Matadeiro também vale muito a pena, a caminhada é tranquila e ao final se tem a recompensa: belo visual e sossego!

Ótimo post, saudades de Floripa!

Rosana
RosanaPermalink

Olá.Vou pra Floripa com minha familia em outubro e estou em duvidas se fico na praia do Campeche ou em Cachoeira do Bom Jesus. Estou indo com crianças. Por favor, me dêem algumas dicas. Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! Cachoeira do Bom Jesus tem águas calmas; o Campeche tem ondas.

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Rosana
Família, sempre busque o Norte da Ilha, praias com mais estrutura, águas mais quentes e calmas (Exceção Praia Brava e Costão esquerdo dos Ingleses).
Dependendo da idade das crianças, a praia da Daniela é a mais recomendada.

Boa Viagem!!

Maria Helena
Maria HelenaPermalink

Rosana, não quero parecer pessimista nem estraga prazeres, mas não prepare as crianças p/ ir a praia! Diga a elas q vcs vão visitar um lugar muuuito bonito mas onde faz frio e o mar é gelado até meados de novembro! Você pode tentar ficar em algum hotel q tenha piscina térmica pois só se houver muita sorte vai estar quente o suficiente p/ entrar no mar sad , sério. Agora entre estas 2 praias com certeza a Cachoeira pois o Campeche é lindo mas afunda logo e, como já disseram, tem bastante onda. A Daniela, no verão, seria minha primeira sugestão para levar as crianças, mas fora da temporada é bem vazia, não tem nem restaurante mais ou menos aberto, eu acho!

Kristen
KristenPermalink

Olá, gostaria de saber se no verão o mar fica "menos gelado". Estive em FLN em vidas passadas (1989) no mês de dezembro e lembro que só na Joaquina o mar era gelado, quase impossível de entrar. Nas outras praias a temperatura da água era tranquila, mas isso foi há 22 anos, de repente mudou...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kristen! O mar é gelado por igual na ilha inteira grin

Kristen
KristenPermalink

Mas em dezembro e janeiro também é muito gelado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kristen! O mar é bastante gelado do Rio de Janeiro pra baixo (e especialmente no Rio e em Santa Catarina)! É difícil de entrar, mas depois a gente acostuma!

Gustavo - Viajar e Pensar

Putz Bóia, #Fail

O Sul e Leste da Ilha águas frias, com influências de correntes da Antártida.
Depois do Santinho, entrando no Norte da Ilha, as águas são quente, com influência das correntes que entram em contato com o Litoral Brasileiro na região de Cabo Frio e Búzios e vem terminar seu ciclo no Norte da Ilha de Santa Catarina, as águas do Norte da Ilha de Santa Catarina são sempre mais quente do que no Rio de Janeiro (poucas excessões).Portobelo, Bombas, Bombinhas, Camburiú possuem águas quentes também.

Aqui na ilha, já nas praias de Jurêre e Daniela ainda mais quentes e águas paradas, porque são águas de Baia.
Mas esta questão de Frio, é algo muito relativo.

Sobre Floripa está é minha Praia e estou a disposição.
smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Desculpa aí eekops:

É que o Comandante me levava para boiar em Garopaba, e as águas eram um gelo mesmo no verão!

Kristen
KristenPermalink

Obrigada Gustavo e Bóia pela ajuda. Eu me lembro claramente de ter ido na Joaquina, em Jurerê e nos Ingleses (além de outras praias que não estou me lembrando), e nas duas últimas tomava banho de mar o tempo todo, sem reclamar do frio, já na Joaquina ficamos só na areia, impossível entrar, só os surfistas arriscavam com roupa de neoprene. Isso no mês de dezembro. Como foi há muitos anos fiquei sem saber se isso se devia a correntes marítimas ou virada de tempo, dependendo do dia que fui nas praias, mas a explicação do Gustavo está condizendo com o que me lembro e também com a localização das praias (Ingleses e Jurerê ao norte, Joaquina a leste).
De qualquer modo era o que faltava para decidir minha viagem a Fpolis nas proximas férias, muito obrigada a vcs.

Maria Helena
Maria HelenaPermalink

Eu brinco dizendo q no NE do Brasil dá frio na hora de sair do mar e, em SC, dá frio na hora de entrar. Mas é um frio, uuuui, como vou dizer, uuuui, um arrepio, uuuui, gostoso!
Desculpa, me empolguei, hehe!

Enderson Rafael
Enderson RafaelPermalink

Desse post eu to em casasmileSou de FLN e morei anos em Cachoeira do Bom Jesus, minha predileta por motivos particulares. Mas do Norte, a mais bacana é mesmo a Lagoinha. Agora, Ricardo, vá à lagoinha do Leste. Só estive lá uma vez, aos 12 anos (tipo duas décadas atrás), e realmente é "a" praia de Floripa. E pruma praia ser "a" praia de Floripa, bom, é pq ela é realmente bonita!

Anna Maron
Anna MaronPermalink

Vamos passar o feriado da Proclamação da República em Floripa e optamos pela Lagoinha (vamos com nossa filha de 5 anos). No post tem a indicação do Club Antares Lagoinha para se hospedar, mas não consegui achar na internet nenhuma ocorrência de alguém falando dessa pousada - positiva ou negativamente - e estou um pouco apreensiva. Alguém conhece? Já se hospedou? Vale a pena? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna! Fique tranqüila, o Comandante não colocaria ninguém em roubada! grin A praia é boa, o custo-benefício é bom e é bacana para crianças. Se você não se importar com o hotel ter uma carinha de mais antigo, vá em frente!
http://www.lagoinhahotel.com.br/

Anna Maron
Anna MaronPermalink

Oba! estava só esperando esse ok pra fechar com eles eekP
Super obrigada e beijo!

Yara
YaraPermalink

Oi gente!

Quero ir com minha família em meados de dez. Inclui uma criança de 1ano e meio. Tem casal mais velho e jovem. Recebi um email do hotel pousada Vila Tamarindo, na praia do Campeche. O que vocês acham?
Alguem conhece esta pousada? É boa?
Quanto a praia? Será vantajoso ficar nela?
Espero pra confirmar o local.
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yara! A praia do Campeche é bastante extensa. Não é recortada, então o mar não é calminho.

Não temos relatos sobre essa pousada; vamos colocar a pergunta no Perguntódromo para ver se alguém conhece.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalink

Iara eu fiquei na praia do Campeche no começo desse ano, e a parte onde fiquei o mar era bem agitado. Sei que tem uma parte dela que tem até um rio, mas nem vi onde fica. Eu fiquei em outro hotel, na avenida do Campeche, mas não tem nada por alí. A menos que se coma na pousada, é preciso ir até a Lagoa pra encontrar opções para comer. E na minha opinião, as prais do norte são mais indicadas para crianças, pois todas essas praias do Sul ( Campeche, Joaquina, Mole, Morro das Pedras) o mar é muito violento. E claro, precisa de carro pra ir pra todo lado.

Gustavo - Viajar e Pensar

Bom dia Yara,

O Campeche não é das praias mais recomendadas para criança e pessoal de mais idade. Água fria e mar com correntezas e ondas. Além da estrutura da praia ser mais Roots, enetende. Mas fica próximo a Lagoa da Conceição.
Sugiro com crianças buscar pousadas no Norte da Ilha (Jurerê, Lagoinha, Cachoeira do Bom Jesus) e com certeza a número um para criança de 1 um ano e meio é a praia da Daniela.
Quanto a pousada ela é bem localizada no Campeche, perto do pico que se encontra o Beautiful People, com Surfe, Frescobol e Kitesurf.
Qualquer coisa é só perguntar.

Denise Kiatkoski
Denise KiatkoskiPermalink

Ola Yara,
Sou de Floripa e acho bem complicado opinar sobre qualquer praia por aqui, pois depende do tipo de mar que vocês gostam, se vocês querem sossego ou agito, aqui tem de tudo. O Campeche é lindo demais , assim como todo o sul da ilha, porém o mar é aberto e geralmente bem agitado, ótimo para surf, e bem geladinho também, crianças pequenas e pessoas de idade não gostam muito. A pousada não conheço por dentro, mas parece interessante, não fica na beira da praia. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar !

Larisse
LarissePermalink

Olá Yara!
Também sou de Floripa.
O Campeche não é a melhor praia para ir com criança. A água é gelada, tem muito vento, poucas opções para compras...
Na Av. Pequeno Príncipe tem alguns restaurantes gostosos, como o Cozinha e Arte. Também alguns sushis... mas definitivamente não é a melhor praia no quesito infraestrutura.
Jurerê é uma delícia. É a minha praia favorita e onde conheço bem. Poderias verificar a Pousada do Chás, que é fofa e bem gostosa; a Pousada dos Sonhos, que fica de frente para praia e tem uma piscina pequena e agradável. A Pousada Casa Sin Nombre também é interessante. Todas essas eu conheço e recomendo!
Além de Jurerê, tem a Praia Brava, que é bem legal, mas com mar agitado. A Cachoeira do Bom Jesus também é um ótimo lugar para se hospedar com criança, mas não conheço nenhuma pousada ou hotel para indicar...
Se resolver ficar na Lagoa da Conceição, indico a Pousada das Palmeiras, que é perfeita!!!!!
Espero ter ajudado!

Anna Maron
Anna MaronPermalink

Gostaria de agradecer novamente pela dica! Ficamos em Lagoinha da Ponta das Canas, no hotel Antares Lagoinha e achamos demais! Chalés charmosinhos, restaurante ótimo, atendimento nota 10 e o melhor: pé na areia de uma praia deliciosa, praticamente particular. O tempo não ajudou nada no feriado, mas mesmo assim minha filha curtiu muito a praia (água calma e morninha, delícia!). Mas o lance lá é ir pra ficar full time no hotel, porque é bem longe (extremo norte da Ilha). Um dia saímos pra almoçar na Lagoa da Conceição e levamos 1 hora pra chegar. Se você tiver a fim de ficar o dia todo de pernas pro ar: do chalé para a praia, da praia pra piscina e da piscina pro restaurante, o lugar é simplesmente perfeito. Super indico!

Alguém
AlguémPermalink

Alguém sabe de algum serviço de traslado confiável do aeroporto até Jurerê? Ou seria melhor ir de táxi (acho que ficaria mais caro)?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá! Se você for ficar em pousada, é uma boa pedir indicações para eles!

Manoela Bacelar
Manoela BacelarPermalink

Oi Ricardo,
Aqui estou mais uma vez pedindo suas dicas infalíveis.
A) Somos de Fortaleza e iremos a Floripa no Carnaval com nossas filhas (3 e 5). Que bom hotel você indicaria?
B) Meu sonho de consumo: acessar seu site especializado em viagens com crianças. Quando será isso? Viro e mexo na rede e acabo na sua Bóia.
Beijo de Fortaleza,
Manoela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manoela! O verão em Florianópolis é uma época de trânsito dificílimo. Melhor já estar direto numa praia, para não haver problemas de deslocamento. Uma das melhores praia para crianças é a Lagoinha; lá existe um hotel antigo mas superprático, muito freqüentado por argentinos, o Club Antares Lagoinha.

Jurerê é outra praia amigável para crianças, lá há o Jurerê Beach Village e o Il Campanario.

O Costão do Santinho é um ótimo resort.

Manoela Bacelar
Manoela BacelarPermalink

Ricardo, obrigadíssima! Happy 2012!

André
AndréPermalink

Olá, Ric! estou indo pra curtir o carnaval das festas eletrônicas em Floripa. Gosto de música eletrônica e balada GLS. Mas também adoro praia e natureza. Qual o melhor lugar para me hospedar neste período de carnaval com a intenção de curtir essas festas a noite e praia de dia? Jurerê internacional, Praia mole, Barra da Lagoa ou Lagoa da Conceição.
Parabéns pelo post. Muito interesante as informações postadas aqui.
FELIZ 2012!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Aqui quem responde é A Bóia.

O epicentro GLS de Floripa é o canto esquerdo da Praia Mole e sua continuação à Galheta.

O trecho do Riozinho no Campeche também é meio mix.

As discos tradicionais ficam no centro. No verão a The Week abre uma filial no Praia Mole Eco Village.
http://www.theweek.com.br/home.php

denise
denisePermalink

na tua próxima vinda, não deixa de conhecer a Meat Shop, na 401, um pouco antes do acesso a Jurerê. uma loja especializada em carnes e que de quinta a sábado tem um restaurante onde se degusta o melhor "ojo de bife", "entrecot" ou nossa tradicional picanha no melhor estilo argentino de preparo.a Beth, proprietária, é veterinãria e ela mesma prepara as linguiças especiais da casa. é imperdível!!!!!!!!!!! agora na temporada ainda conta com shows de música ao vivo, com destaque especial ao tango, é claro. fica a dica. bj.

Max Motta
Max MottaPermalink

Indo semana que vem. Gostaria que me dissessem os bons programas em Floripa para dias de chuva. Não vale shopping ou cinema.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Max! Tente responder a mesma pergunta para a sua cidade smile

Em dias de chuva a gente aproveita para ler, ir a restaurantes, fazer compras, ir ao cinema, ir a museus. Em Floripa, coma ostras em Ribeirão da Ilha ou Sambaqui.

Roberta
RobertaPermalink

Estarei em floripa no inicio de fevereiro 2012, fiquei preocupada com o transito mencionado aqui como dificil nessa epoca, ficaremos no hotel Intercity que conforme me indicaram é perto da ponte e ponto d saida para varios locais. Como ja alugamos carro tem alguma dica de horario e praias. São 2 adultos e uma criança de 5 anos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Saia o mais cedo possível, assim você não pega trânsito. As praias calmas, como você pode ler no post, ficam no norte da ilha.

Antonio Cruz
Antonio CruzPermalink

Estarei em Floripa na primeira semana de Maio, ainda resiste algum calor que permita entrar no mar? Pretendo ficar em Sto Antonio de Lisboa, lembro de ter visitado em 2004 e achei a arquitetura açoriana da região linda. Estou com uma dúvida cruel: visitar a ilha do Campeche ou Lagoinha do Leste/Bar do Arante?

Como terei apenas um final de semana sei que fica corrido estar nas três praias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio! Maio costuma ter dias ensolarados e secos. O ânimo de entrar n'água vai depender da temperatura que estiver fazendo -- se for "veranico", você vai arriscar, se já estiver mais friozinho vai se abster.

Não se preocupe em visitar todas as praias ou destrinchar toda a ilha. Planeje um dia gostoso por vez.

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Antonio,

Seguinte a loteria do tempo é grande, mas em Maio existem dias quentes, mas dias muito frios aqui na Ilha. O mar costuma estar mais frio nesta época, é a época das Tainhas.
Seus programas estão todos virados para o sul da ilha, e se hospedar em Santo Antônio é do outro lado da cidade. Busque uma hospedagem por exemplo no Ribeirão da Ilha, que é muito semelhante a Sto Antônio, uma antiga colônia de Açorianos, e que fica mais próximo ao local que saem os barcos para ilha do Campeche e para a trilha da Lagoinha.

Flavia Kaiser-Nykjær
Flavia Kaiser-NykjærPermalink

Olá queridos tripulantes, Bóia, Capitão!

estou planejando minha próxima viagem e o destino é Floripa. Estamos entre as praias do norte - mais precisamente Ponta das Canas, Lagoinha, Jurerê.

Qual o nível de praticidade em Ponta das Canas - há supermercados, padarias, farmácias, etc. Resumindo: dá pra se deslocar a pé tranquilamente, sem depender muito de carro ou ônibus?

O local que estamos quase fechando é esse aqui: http://www.chalepontadascanas.com.br/index.php?codpagina=00019561

Que fica na Rua Luiz Boiteux Piazza. Alguém conhece? É um local "prático", digamos - com relacão a acesso à praia, e ao comércio? Achei o condomínio ideal porque temos filhos pequenos, parece seguro e com entretenimento suficiente pra uma menininha agitada de 3 anos smile

Agradeco qualquer dica! Gratíssima!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! A região de Ponta das Canas/Cachoeira de Bom Jesus se caracteriza por não ter um centrinho muito definido. Trata-se na verdade de uma faixa à beira mar que acabo toda loteada dos dois lados da estrada. A pousada que você está considerando parece estar do lado de "dentro" da estrada.

Canasvieiras, Jurerê e Ingleses têm centrinhos mais definidos. Não deve ser muito prático estar em Cachoeira de Bom Jesus/Ponta das Canas sem carro.

Ponha o endereço no Google Maps e veja o street view; não é muito encorajador.

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Flávia,
Se você procura um lugar onde possua estrutura (Centrinho) restaurantes a sugestões são Canasvieira, Jurerê e Ingleses.
Agora as vantagens Canasvieira e Ingleses a estrutura é total para o turismo, metade dos turistas serão Argentinos, a limpeza e a estrutura mais simples. Canasvieira e Pontas das Canas este ano tiveram vários pontos da praia classificados como impróprios para banho.
Ingleses, uma ampla praia, com mar um pouco mais agitado e localizado mais distante do Centro de Florianópolis. Nesta praia, existe restaurantes de muitas categorias, e uma natureza legal. Possui no costão direito uma bela dunas.
Jurerê com certeza, melhor estrutura, boas opções, mas é a região mais cara da ilha, porém em Março é tranquilo. Além disto está a 20 Km do centro de Floripa.
Não viria a Floripa sem carro.

Flavia
FlaviaPermalink

Obrigada Gustavo. A gente tá com bastante tempo, por isso pensamos em alugar um carro aos fins de semana (vamos ficar 1 mês ou pouco mais) e o objetivo é relaxar, mas com 2 criancas (1 bebê) é importante ter conveniências. Estou interessada em Daniela, mas lá a infra estrutura é praticamente inexistente né? De todo jeito, é mais importante uma praia boa e própria pra criancas do que um centrinho comercial. A Lagoinha é tão sem infra estrutura quanto Ponta das Canas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Daniela está a cinco minutos de carro de Jurerê, que tem um centro estabelecido, com supermercado grande, porque há moradores o ano inteiro.

Lagoinha não tem vida autônoma. Como o Gustavo disse, e a gente já tinha falado, no norte da ilha a estrutura está em Jurerê, Canasvieiras e Ingleses.

Maria Helena
Maria HelenaPermalink

Flavia, posso palpitar? Vou por partes então:
A Lagoinha do Norte é como se fosse uma extensão da Ponta das Canas. Vc pode ficar na Lagoinha ( q é uma das minhas 2 faves em toda a ilha) e muuuuito facilmente chegar até a Ponta onde tem super, sorveteria, farmácia, etc! BUT, é longe pra caramba do centro, fica no extremo norte da Ilha e se vc, Deus a livre, tiver uma emergência pode demorar p/ chegar até o centro!
Daniela: adoro, calma, limpa, boa p/ crianças, ao lado de Jurerê, q já foi comentada pela Bóia. BUT, fica beeeem deserta fora da temporada, no ano passado inclusive houve muitos roubos lá pq não tem ninguém nas ruas...
Cachoeira: minha outra fave! Mas não tem nada além da praia perfeita p/ crianças e a estrada geral.
Canasvieiras: tem tudo, mas fuja pois está beeem poluída!
Ninguém falou da Lagoa da Conceição, mas lá tbém é ótimo para crianças pois é uma ...Lagoa, com areia no fundo e uma vista linda, bons restôs, centrinho bastante animado e perto de outras praias bacanas. Só tem q ver o ponto certo onde se hospedar p/ não pegar justamente os 2 pontos impróprios p/ banho! Veja aqui: http://www.guiafloripa.com.br/utilidades/balneabilidade_floripa.php3
Desculpem se me estendi demais...wink

Flavia
FlaviaPermalink

Obrigada Bóia! Realmente as imagens no street view não são muito encorajadoras... rs. Vamos continuar pesquisando. Acho que ter um centrinho é bem importante...

Antonio Cruz
Antonio CruzPermalink

Bóia e Gustavo, obrigado pelas dicas! Realmente conversei com alguns amigos e ficaria fora de mão ficar em Sto. Antonio, estou procurando agora uma pousada com vista para o mar entre o Ribeirão da ilha e a Armação, obrigado!
Abraços

Pedro
PedroPermalink

Floripa é um paraíso! Eu achava que conhecia bem a ilha. Obrigado pelas dicas.

Kaleen
KaleenPermalink

Olá,

Estou indo para floripa em setembro. Gostaria de saber se é uma época boa para conhecer a cidade e as praias?

Ahhh esse site é maravilhoso, parabéns pelo trabalho.

Abraços

Kaleen

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kaleen! A primavera no Sul costuma ser pontilhada de frentes frias. A melhor época para aproveitar praia em Santa Catarina é o início do outono (março e abril, eventualmente até o veranico de maio).

marcelo
marceloPermalink

Parabéns pelas dicas, alguem pode me dizer se JURERE tem aguas frias no mes de março? existem opções de restaurantes mais baratos? supermacado, etc? alguem conhece a pousada CASA SIN NOMBRE?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! O norte da ilha tem as águas menos frias da ilha. Março é uma ótima época para ir. Jurerê tem supermercado e, no centrinho, lanchonetes e restaurantes mais informais, sim.

Leia opiniões sobre a Casa sin Nombre:
http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g303576-d580887-Reviews-Pousada_Casa_Sin_Nombre-Florianopolis_State_of_Santa_Catarina.html

Betinha
BetinhaPermalink

Genteee...me ajudem...
Sou de SP e pretendo ir em junho para floripa...Vou com minhas 4 filhas e não consigo decidir onde ficar. como sei que é frio e vamos para conhecer Beto carrero, estou optando por um lugar onde tenha boa estrutura para crianças, inclusive proximo a hospitais (nunca se sabe né)...vcs podem me indicar pousadas ou hotel?

Gustavo  - Viajar e Pensar

Oi Betina,

Você em Junho deve se hospedar no Centro, melhores opções Majestic ou Blue Tree. Ambos com pouca opção para crianças, mas perto de Shopping e Hospital e Av. Beira-Mar.
Resort com total estrutura somente o Costão do Santinho, mas longe de tudo.
Em Junho trânsito é mais tranquilo para conhecer as praias.
Outra opção fica num bairro, perto da Universidade, Hospital e o HortoFlorestal http://www.hotelquintadabicadagua.com.br

Boa Viagem!!