10 praias em Floripa 1

10 praias em Floripa

Jurerê, Florianópolis

Pelas contas oficiais, a Ilha de Santa Catarina tem 42 praias. Há quem diga que, contando direitinho, o número chega a 100. Na vida real, porém, Floripa acaba tendo duas ou três praias — que são as que você elege e volta sempre. Na temporada, fazer um beach tour é impossível, por causa do trânsito. A melhor época para xeretar de praia em praia é no outono, quando o tempo fica firme e paulistas, argentinos, gaúchos e paranaenses já voltaram para suas casas.

 


thumb-florianopolis-3
Guia completo de Florianópolis:

Restaurantes recomendados, passeios imperdíveis e as melhores épocas para curtir Floripa

Esta lista contém 10 praias (e algumas alternativas) que atendem aos gostos de todos os públicos. Não está organizada em ordem de preferência, mas sim geográfica.

Ah, sim: a minha Floripa costuma ter duas praias: Mole e Jurerê 😀


Visualizar Praias de Floripa em um mapa maior


Florianópolis: quando dá praia?

Norte da Ilha (marcadores amarelos)

DANIELA
Daniela, Florianópolis

Sossegada e familiar, fica num bairro de casas de veraneio, um pouco adiante de Jurerê — mas sem a muvuca da vizinha famosa. A faixa de areia é estreita; o canto direito tem pedras, e o esquerdo, um manguezal. O mar é calminho, bom para ir com crianças pequenas. Avista-se o continente. Distância do centro: 25 km. Hospedagem: o bairro se caracteriza mais por casas para alugar do que por hotéis; a melhor pousada é a Pousada dos Artistas. Nas redondezas: a vizinha Praia do Forte, onde está o forte de São José da Ponta Grossa, tem características semelhantes; mas o acesso só se dá pelo canto esquerdo de Jurerê.

JURERÊ
Jurerê, Florianópolis


É a praia do condomínio mais caro e desejado da ilha, Jurerê Internacional. Seu diferencial está nos charmosos restaurantes que existem ao final das vielas de estacionamento: Go Sunset (atividades esportivas; av. das Algas, tel. 48/3216-4166), Café de la Musique (balada diurna e noturna; av. dos Merlins, tel. 48/3282-1325), 300 Cosmo (av. dos Salmões, tel. 48/3364-9101), La Serena (antigo Taikô, repaginado para famílias; av. das Lagostas, tel. 48/3282-9714) e Donna (av. dos Pampos, tel. 48/3282-1816). No canto esquerdo da praia, com acesso controlado à areia, o Parador P12 (tel. 48/3284-8156) é um dayclub, com piscina e ambiente de azaração (e à noite vira balada). A faixa de areia de Jurerê é estreita e o mar, calmo. Ao longo da praia há tendas que alugam cadeiras e vendem bebidas e lanches (os restaurantes estão pouco a pouco deixando de oferecer serviço de praia). A área fora do condomínio (todo o terço direito da praia) é conhecida como Jurerê Tradicional.

Distância do centro: 23 km.

Hospedagem: tem de tudo; de hotéis estruturados à la resort, como o Il Campanario e o Jurerê Beach Village, a pousadas. A mais bem posicionada é a Pousada dos Sonhos; a mais charmosa, a Pousada dos Chás.

Nas redondezas: rodando para a esquerda você chega à Praia do Forte, onde há o Forte de São José da Ponta Grossa. Para a direita há uma costeira que vai a até Canasvieiras (principal reduto argentino na ilha) e continua por Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, todas praias de mar calminho tapadas da visão da estrada por predinhos, condomínios e hotéis (os preferidos dos hermanos).


thumb-ficar-florianopolis-ilha-pa
Hotéis em Florianópolis:

Uma seleção de pousadas, resorts e hotéis nas melhores praias e no centro

Jurerê, Florianópolis

LAGOINHA
Lagoinha, Florianópolis

O nome oficial é “Lagoinha de Ponta das Canas”, para diferenciar da Lagoinha do Leste. É uma ótima praia para levar crianças: a faixa de areia é larga, o mar é calmo e a densidade demográfica é menor do que em outras praias voltadas para o norte. A orla é ocupada por construções baixas; o que predomina na paisagem são os morros e o verde.

Distância do centro: 35 km. Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas.

Hospedagem: há um hotel pé-na-areia, antigo porém simpático, muito procurado por argentinos, o Antares Club Lagoinha. No morro do canto direito há uma pousada de charme, a Pousada da Vigia.

Nas redondezas: as praias do caminho (Canavieiras, Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas) também têm mar calmo, mas são ou apinhadas demais (Canavieiras) ou de acesso difícil para quem não está hospedado à beira-mar (Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas).

Lagoinha, Florianópolis

PRAIA BRAVA
Kioske do Pirata, Praia Brava, Florianópolis

Uma baita duma pirambeira conduz a uma das melhores praias para surf da ilha. Ali ficava o primeiro bar de praia a ficar famoso em Floripa: o Kioske do Pirata (demolido em 2012). A praia é urbanizada, com muitos prédios de quatro andares. Distância do centro: 37 km. Pegue a estrada para Canavieiras e, antes de chegar ao centrinho, siga as placas para Ponta das Canas; a estrada termina na Brava. Hospedagem: o Brava Apart tem apartamentos de 1 e 2 dormitórios. Nas redondezas: a Brava não tem ligação direta com a próxima praia, Ingleses; para prosseguir o tour da ilha é preciso voltar até Cachoeira do Bom Jesus e pegar a estrada que vai por dentro (e depois segue para o Santinho).

Leste da ilha (marcadores vermelhos)

PRAIA MOLE
Praia Mole, Florianópolis

Na minha opinião, é “a” praia de Floripa. Mesmo estando perto do centro, você tem a impressão de ter ido para longe da civilização: não há nenhuma construção à vista, só os morros recobertos de verde. O mar não é próprio para crianças e a areia é fofa demais para caminhadas. Nos últimos anos, os bares do meio da praia vêm se transformando em beach lounges patrocinados por grandes empresas — mas sem o nariz empinado de Jurerê. O canto esquerdo é o preferido da turma GLS. No verão — e mesmo em fins de semana quentes e ensolarados fora de temporada — ir e sobretudo voltar da Praia Mole envolve um suplício no trânsito (no verão você pode levar uma hora e meia até o centrinho da Lagoa da Conceição).

Distância do centro: 17 km, via Lagoa da Conceição.

Hospedagem: em frente à praia, do outro lado da estrada, fica o hotel com a localização mais espetacular de Floripa, o Praia Mole Eco Village, que se se estende até a Lagoa; é uma pena, porém, que os apartamentos e cabanas sejam tão antigos e pobrezinhos, à la colônia de férias. Para quem está podendo, há uma suíte no bistrô Isadora Duncan, no caminho para a Barra da Lagoa (oposto ao centro). Uma alternativa bastante simples são os Bangalôs da Mole. Mas a grande novidade para quem quer estar perto da Mole é o novíssimo Don Zepe, que tem apartamentos branquinhos e minimalistas e fica bem no centrinho da Lagoa da Conceição (o que abrevia em 10 quilômetros o seu engarrafamento diário na volta da praia…)

Nas redondezas: pela estrada, a praias seguintes são Barra da Lagoa (urbanizada; tem uma estação do Projeto Tamar) e Moçambique (extensa e selvagem; procurada por surfistas). A pé, saindo pelo canto esquerdo da Mole, chega-se à Galheta.


thumb-arraial-do-cabo-forno-0
Outras praias que valem a viagem:

Arraial do Cabo: dicas para curtir as praias mais bonitas do Brasil continental

Praia Mole, Florianópolis

GALHETA
Praia da Galheta, Florianópolis

Praia selvagem, localizada dentro de um parque estadual. O nudismo é permitido (e pouco praticado). Dependendo do swell, o pessoal do surf se muda da Mole ou de Moçambique para lá. No verão é bastante freqüentada por gays. O acesso é por uma trilhazinha de 10 minutos a partir do canto esquerdo da Mole (que por sua vez está a pelo menos 20 minutos de caminhada do centro da praia). A vista um pouco antes de chegar é lindíssima. Distância do centro: 17 km até a Praia Mole, mais 30 ou 40 minutos de caminhada desde o centro da praia. Hospedagem: as opções são as mesmas da Mole. Nas redondezas: leia na Praia Mole, acima.

Sul da ilha (marcadores verdes)

CAMPECHE
Praia do Campeche, Florianópolis

É a continuação da Joaquina, mas com acesso mais fácil pelas estradas que servem o sul da ilha. A faixa de areia é larga e há ondas. Mas onde na Joaquina existem dunas, no Campeche há ruas e casas. Plasticamente não é das mais bonitas da ilha: a praia não tem recorte e o único relevo está em frente, na Ilha do Campeche. Mas o Campeche acabou entrando na rota dos que não querem enfrentar o trânsito para o norte e o leste da ilha; por conta disso, a área conhecida como Point do Riozinho. O ponto de referência é a academia Wellness (siga pela Av. Pequeno Príncipe e dobre à esquerda na Av. do Campeche).

Distância do centro: 15 km, saindo pela Beira-Mar Sul (mas dá para vir também pela estrada que sai da Lagoa da Conceição, passando a ponte).

Hospedagem: as melhores pousadas do pedaço são a Vila Tamarindo e a Natur Campeche.

Nas redondezas: a Joaquina ainda é provavelmente a praia mais famosa da ilha — mas, com exceção de surfistas e excursionistas, ninguém mais vai. Sempre lembrando: apesar de contíguas, não há estrada direta entre as duas praias; o acesso à Joaquina é pela Lagoa da Conceição.

ILHA DO CAMPECHE
Ilha do Campeche, Florianópolis

É visitada sobretudo por conta de suas trilhas ecológicas e inscrições rupestres — mas confesso que não cheguei a pisar na trilha. Ninguém consegue me tirar de uma praia de areia tão branca e água tão transparente. A prainha onde aportam os barcos dos visitantes é mais que perfeita. Faça esse passeio no primeiro dia de sol escandaloso da sua estada na ilha.

Distância do centro: 22 km até a praia da Armação; ali você procura a Associação de Pescadores (tel.: 48/3338-9470) e se encaixa num barco. No verão também há passeios em botes operados a partir da praia do Campeche.

Hospedagem & Nas redondezas: leia nas praias do Campeche (acima) e Matadeiro (abaixo).

Ilha do Campeche, Florianópolis

MATADEIRO
Praia do Matadeiro, Florianópolis

Escondida por um morro da visão de quem passa pela estrada, o Matadeiro é outra das praias preferidas pelos surfistas manezinhos (Guga Kuerten sempre fala de lá). Funciona como um anexo selvagem à urbanizada Armação, sua vizinha. Daqui sai uma das trilhas para a Lagoinha do Leste.

Distância do centro: 22 km, saindo pela Beira-Mar Sul.

Hospedagem: a Pousada Pénareia fica num pedaço ainda bastante verde da praia da Armação. 4 km ao norte, também à beira-mar, há o Morro das Pedras Praia Hotel.

Nas redondezas: a praia da Armação fica num vilarejo pitoresco de pescadores; o canto esquerdo é desocupado. A Lagoa do Peri fica do outro lado da estrada.


thumb-mundau
Escolha o seu destino no Brasil:

Como fugir das multidões, da chuva e dos preços altos, mês a mês

LAGOINHA DO LESTE

Costuma encabeçar todas as listas de praias mais bonitas da ilha. É totalmente selvagem e tem uma lagoinha que ora se comunica, ora não se comunica com o mar. Acredito nos relatos (e nas fotos, claro!), mas ainda não arranjei tempo pra ir. Chegar é um trampo: ou você vai por uma trilha íngreme que sai um pouco antes de Pântano do Sul (e leva 45 minutos), ou vai por uma trilha plana que sai de Matadeiro e contorna o costão (e leva 3 horas). Na temporada barqueiros oferecem transporte, tanto do Matadeiro quanto de Pântano do Sul. Veja fotos da praia aquiDistância do centro: Pântano do Sul está a 32 km, saindo pela Baía Sul. Hospedagem: 2 km adiante de Pântano do Sul, na praia dos Açores, há uma boa pousada, a Rosa dos Ventos. Nos arredores: a praia de Pântano do Sul tem barquinhos de pescadores e o folclórico Bar do Arante, onde os visitantes deixam bilhetes em varais no teto.

E as suas praias favoritas de Floripa, quais são? Digaí!

Leia mais:


thumb-intro-florianopolis-6

Passagens mais baratas para Florianópolis no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Garanta seus passeios em Florianópolis com a Desbravo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Florianópolis na Rentcars em até 10 vezes

99 comentários

Ai, Riq, que tudo! A minha praia é a de Cachoeira do Bom Jesus. Sem badalos, nem celebridades, um pouco portenha talvez, mas deliciosa! A mim, em geral parece limpa.
Há muitos anos eu passava mais de mês no canto da Lagoa e aquilo era o meu paraíso particular. Pena que as coisas mudaram…
Fpolis sempre!!!
Beijos

Lagoinha é linda, mas infelizmente está TAPADA de condomínios fechados na beira da praia, ou seja, é quase impossível enxergar a praia da rua, uma pena.
É preciso encontrar um “corredorzinho”, uma passagem entre os condomínios pra chegar na areia.

Ótimo post.. super nostálgico..
Pena que quando fui para o Brasil em setembro do ano passado e cheguei em Floripa, somente chuva e chuva.. pelo menos estava quente.. e como minha conexão tb saia de Floripa, em novembro, mais chuva.. nada de sorte..
Floripa para mim, tem várias praias.. todas por épocas..
Lembro muito dos morros e trilhas p/ se chegar na Lagoinha quando era pequena..
Na fase adolescente Canasvieiras bombava.. por incrível que pareça tive os melhores carnavais lá.. Foi deprimente voltar lá e ver tudo sujo, abandonado, ..
Na época da faculdade Jurerê e Mole eram “O Point”.. Mtas festinhas e azaração o dia inteiro.. Dormir realmente era para os fracos..
E hoje em dia, seguindo a filosofia do Papi’s e Mami’s, Ingleses pela calmaria, mas que ainda te dá um certo momentos de agitação..
Sem falar que para passeios esporádicos a Lagoa da Conceição e Sto Antônio de Lisboa são ótimas opções..
E para um momento relax, Ponta das Canas, bem na frente da casa do Ex-Governador Esperidião Amin é um ótimo lugar.. sentar e apreciar os pescadores, gaivotas..

Nossa como é bom ler sobre as praias de Floripa. Sempre leio o blog e tbm nunca comentei mas, hoje não pude deixar de registrar aqui as minhas praias preferidas em Floripa! Como sou gaúcha e só vou pra Floripa no verão assim como todo o resto da turistada, prefiro as praias pouco frequentadas ou frequentadas mais pelos locais, que são a Daniela e a Lagoinha de ponta das canas. Alias, essa praia é maravilhosa, pequena enseada onde na rua principal a gente pode ter a visão do mar a frente e da lagoa aos fundos, perfeita, com agua quente e mar com poucas ondulações (ainda mais ondas que na Daniela). E outra praia maravilhosa que quase ninguém fala e fica pertinho da Praia do Rosa é a maravilhosa praia de Ibiraquera, que agora já esta ficando bastante povoada e, principalmente pelos gaúchos.
Adoro Floripa por ser perto e ter belezas naturais tão espetaculares como as praias do nordeste brasileiro.

Adorei esse post! Sou doida pra ir a Floripa e ir a praia afinal quando fui só peguei chuva e não conheci nenhuma praia. Quem sabe no próximo ano…

Nossa, não acredito, a praia que passo férias no blog VNV… meu deus, e pensar que posso ter cruzado com meu guru na praia, rsrsrsr

Recomendo, Daniela é linda, é calma, dá para levar crianças porque parece uma lagoa, tudo é muito sossegado. Só não recomendo tentar pular as 7 ondinhas por lá… dos dez anos que frequento nunca vi tanta onda de uma vez só!

    Haha, Anna, eu não sou freqüentador de Daniela, não. É que ouço muitos elogios. Essa foto aí é de priiiiscas eras, tirada com uma máquina bem pobrezinha….

A balneabilidade do litoral catarinense é medida toda semana e colocada no site da Fatma para consulta online. O norte não se salva somente por jurere. Tem diversas outras praias boas para banho, Na verdade todas está boas mas alguns pontos são impróprios. É so consultar o último relatório https://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/relatorio_balneabilidade2.php?ficha=999&d1=&dataFicha=&simplificado=1&where=where(registros.DATA%3C=)
ou consultar online por praia. https://www.fatma.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=175

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito