EXCLUSIVO: como os gringos pegam piranhas no Brasil :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Iberostar Grand Amazon

Na tarde do segundo dia do cruzeiro pelo Solimões do Iberostar Grand Amazon, dava para escolher entre dois passeios: um passeio por igarapés e igapós x uma saída para pescar piranhas. Adivinha se eu não ia escolher pescar piranha.

Não que eu tivesse alguma esperança de pescar eu mesmo uma dentuça. Acho que eu não conseguiria pescar nada nem num pesque-pague. Mas não dava pra perder a possibilidade de ver de perto uma piranha viva e fora de um aquário.

Saímos atrasados, porque justo na hora do passeio caiu um toró amazônico. E lá foi todo mundo comprar capas no lodjinha.

Pescando no Solimões, Iberostar Grand Amazon

Pra falar a verdade, eu achava que não tinha muito jeito de o nosso grupo ter sucesso na pescaria, não. Mas o mise-en-scène era bacana. Todos ganhamos nossas varas e havia um super tupperware cheio de iscas de carne de boi.

Depois de zanzar pra cima e pra baixo em busca de um cantinho propício, finalmente paramos junto à margem. Todos a postos, anzóis ao rio. Primeiros sinais positivos: as iscas começaram a sumir -- ou seja, devia ter piranhas no pedaço.

Iberostar Grand Amazon

Até que... sim, os gringos começaram a pegar piranhas. As gringas também smile

Iberostar Grand Amazon

O marinheiro nos fez o favor de mostrar a korega da bichinha.

Iberostar Grand Amazon

Iberostar Grand Amazon

Num segundo ponto, além de piranha, pescamos... bagre!

Iberostar Grand AmazonIberostar Grand AmazonIberostar Grand Amazon

(Eu? Só peguei fotos, mesmo.)

Todas as piranhazinhas foram devidamente devolvidas ao rio, onde seguirão vivendo na base do olho por olho, dente por dente.

Leia mais:

31 comentários

Carlos Nascimento

Pois é: nós nunca exploramos as piranhas do São Francisco, talvez o sindicato delas seja mais forte por estas bandas.
Antes de ler o texto somente vendo as fotos pensei que as capas brancas eram algum uniforme ou preservativo para evitar o ataque das piranhas, na base do já que roupa branca funciona no trabalho com abelhas smile

Marcie
MarciePermalinkResponder

Pelo jeito só eu pensei bobagem ao ler o título deste post... tsc, tsc... wink

Alexandre Costa

Marcie, você não está sozinha: confesso que também pensei bobagem! smile

Oscar | MauOscar.com

Eu também pensei besteira... rsrsrs smile

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Todo mundo pensou besteira porque o comandante foi muito...engraçadinho smile

Carolmay
CarolmayPermalinkResponder

Eu também Marcie!! Abri assustada para ver o que era!

Lena
LenaPermalinkResponder

Magina!!!Eu acho que o Riq nem pensou nisso!! lol

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Pela carinha sorrindo, eu quis ver qual era a pegadinha! rsrs Tb pensei bobagem meninas, inicialmente, claro...Muito criativo esse Riq...nos brindando com textos lindos de uma região pouco viajada.

Elaine
ElainePermalinkResponder

Tá! Eu não pensei bobagem...
Estou mesmo é com um problema para resolver...
Alguém pode ajudar a ingênua aqui com informações de que roupas levar para o Cruzeiro do Iberostar GrandAmazon??
Bóia, vc pode me dar algumas dicas????
Eu vou fazer o circuito completo Rio Negro e Solimões (uma semana), eu e meu marido.
Não fazemos idéia das roupas que devemos levar...
Só tomamos vacina para febre amarela - ok!
E compramos muito repelente (inclusive aquele que passa sobre a roupa), p.q. para Malária não tem vacina... - ok!
Só consegui dar ok nesses 2 itens do meu check list!!!!!!
Estou perdida entre roupas, calçados, protetor solar, capa de chuva (nem tinha pensado nisso até ler essa matéria), quanto em dinheiro (é all inclusive, mas sempre tem aquilo que não é "inclusive") levar, biquini ou sobretudo, estilo arrumadinho e engomadinho, ou despojado com havaianas no pé, tô perdidona!!!
Acabei de voltar de Bariloche!!!!
Dia 26 embarco no navio!!!!
Devo ser louca! Da neve (com direito a vários problemas devido ao Amado Vulcão) para Aventura Amazônica!!!
Minha mala ainda está cheia de luvas, e roupas impermeáveis smile
Ajudem a louca aqui!!!!!!!!
O quê devo levar???????
Bóia, me dá um help????????
Obrigada!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Consultei o Ricardo Freire, e ele disse que as pessoas se vestem super informalmente. À noite é exigido calça comprida e calçado fechado para homens, só isso. Leve biquíni, sim. Para as excursões eles recomendam camisas de manga comprida para dar menos mole aos mosquitos. O Ricardo Freire falou que agora na época seca os mosquitos estavam supermansos, ninguém reclamou. Leve também uma calçado para as caminhadas na selva. Você não vai precisar de dinheiro -- só para a gorjeta (recomendam R$ 15 por passageiro por dia), artesanato (aceitam cartão) e massagens (pagas à parte, diretamente à massoterapeuta).

Elaine
ElainePermalinkResponder

Valeu!! Já começou a aparecer a luz no fim do túnel!!!!
Havaianas, Calça comprida e calçado para o maridão, camisas de mangas compridas, tênis confortável, pouco dinheiro....
Tô começando a ficar por dentro... smile
Não tinha incluído as camisas de manga comprida!!!
Valeu!!!

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Elaine, posso dar meu pitaco? Fiz o cruzeiro do Rio Negro no ano passado bem nesta época e, tendo vindo de um cruzeiro na Europa, fiquei c/ a parte da mala "roupas mais arrumadas" intacta. O Ricardo falou p/ a Bóia e eu endosso q é tudo muuuito informal. Só me arrumei no último jantar c/ um vestidinho de algodão pq no mais era calça comprida, bermuda ou saia e blusa. O navio tem uma piscininha mas nem a utilizei pq era insuportável de quente e um sol de rachar a moleira no deck superior durante o dia onde ela fica e à noite não dá p/ usar sad .
P/ os passeios é imprescíndivel manga comprida: leve 3 camisetas básicas de algodão e vá revezando pois elas voltam como vc volta a cada dia: ensopadas! Que mais? Chapéu de algodão (suor, lembra?), um ou 2 pares de tênis testados e aprovados e meias p/ usar c/ eles e havaianas, capa de chuva descartável, uma bandana talvez (suor again). E o all inclusive é mega all inclusive, tinha até água geladinha na lancha p/ a sede antes e pós caminhada! E não tem preço vc tomar um espumante vendo o sol se por no rio sabendo q já está pago!
No Negro não tem mosquito, mas eu levei repelente p/ usar em Manaus antes e depois. Quanto às gorgetas paguei c/ cartão de crédito. Dinheiro usei na aldeia indígena onde comprei um colar lindo, no bar onde tem a "encantadora de botos" p/ tomar um guaraná de lá e só. Não deixe de fazer o passeio p/ o "Museu do Seringueiro", indescritível p/ quem gosta de história como eu e que foi criada a milhares de km em tempo e espaço da Amazônia! Aproveite!

Elaine
ElainePermalinkResponder

Maria Helena,
Tu é 10!!!
Dicas do Bóia: Havaianas, Calça comprida e calçado para o maridão, camisas de mangas compridas, tênis confortável, pouco dinheiro....
Dicas da Maria Helena: Vestidinho de algodão, camisas de manga comprida, protetor solar (eu sou meeeeega branca, acho que vai ter que ser proteção 1.000.000), muuuuuito protetor solar!!!
Não tinha incluído as camisas de manga comprida!!! Você e o bóia falaram delas!!! Acho que vou suar mesmo... mas deve ser importante, né?
Vestidinho de algodão para o jantar do comandante (que bárbaro!!! estava preocupada que os meus longos de festa estão meio apertados... grin )
Gostei de saber que é Mega all inclusive!!! Muuuito bom!!!
Acho que agora entrei no clima...
Nada de roupa fashion!!!
Tudo bem a vontade!!! Do jeitinho que carioca gosta!!!
Meu guarda-roupa se identificou totalmente com a dica de vocês (com exceção das camisas de manda comprida, mas vamos resolver...)!!
Valeu mesmo! Bjs

Aline Pontes
Aline PontesPermalinkResponder

Olá Elaine,

A programação no Ibero se divide em diurna e noturna. Durante o dia, os gringos estão de gringos, e os brasileiros se vestem como vão à praia (antes de chegar nela). Mas como a bóia já falou, leve biquíni, pois tem piscina no barco, e dependendo da sua programação, tb poderá ter uma parada para banho em uma praia de rio (já que não é permitido banho no rio nos demais passeios oferecidos no barco. O que para o amazonense é uma grande frustração, não poder cair naquele "riozão" como fazemos sem qq problema durante o final de semana).

Os passeios diurnos se dividem em passear de "barquinho" (pequenas lanchas) por vários lugares lindos, ou ir de "barquinho" até um ponto onde se inicia uma caminhada. Se vc vai ficar só no barco preocupe-se em se proteger do sol (o sol essa época é fortíssimo, e este ano está mais quente que de costume). Se vc vai caminhar providencie tênis, na caminhada tb é mais confortável estar de calça, por causa de galhos que podem arranhar a perna (mas lembre-se que é bem quente, por isso é recomendável que a calça seja de tecido leve).

No mais, ficar no Íbero, e como um resort, pessoal fica bem "relax".

Qnt aos eventos noturnos, como a Bóia já disse, calça e sapato para homem. Tem uma noite que tem um jantar com o comandante "de gala", mas nada que um vestidinho (bem) simples não resolva. Tb tem um passeio noturno para focagem de jacaré, costuma ser geladinho, mas nada q uma camisa de manga comprida não resolva.

Qnt aos mosquitos, no Rio Negro eles não incomodam, o negócio pega no Solimões, neste o repelente é altamente necessário. Não esqueça do protetor solar fator 1000, o sol está de matar por aqui.

Por fim, considero esses um dos melhores passeios por aqui, uma excelente forma de conhecer as belezas da nossa terra. Aproveite bem!

Elaine
ElainePermalinkResponder

Vamos ver se esqueci alguma coisa...
Dicas do Bóia: Havaianas, Calça comprida e calçado para o maridão, camisas de mangas compridas, tênis confortável, pouco dinheiro….
Dicas da Maria Helena: Vestidinho de algodão, camisas de manga comprida, protetor solar (eu sou meeeeega branca, acho que vai ter que ser proteção 1.000.000), muuuuuito protetor solar!!!
Não tinha incluído as camisas de manga comprida!!! Você e o bóia falaram delas!!!
Vestidinho de algodão para o jantar do comandante...
Nada de roupa fashion!!!
Tudo bem a vontade!!! Do jeitinho que carioca gosta!!!
Dicas da Aline: Se vestir como carioca vai para praia (ok - falou minha língua!), levar biquíni, protetor solar (acho melhor aumentar o fator de proteção para 100 milhões... que tal uma roupa de astronauta para me proteger do sol e dos mosquitos ao mesmo tempo grin Brincadeirinha!!), vestido simples para o jantar de gala (muito bom!!! tava difícil arranjar algo mais social depois que engordei 4 quilos em Bariloche!!), camisa de manga comprida, tênis, calça comprida e calçado fechado para a noite do maridão (só não entendi o motivo desta formalidade... mas estou confiante em vocês!!!)
Acho que posso fechar meu check list:
- Havaianas;
- Bermudas e Camisetas Confortáveis;
- Tênis;
- Calça e Camisa comprida;
- PROTETOR SOLAR;
- Biquíni;
- Repelente;
- Vestidinho para um jantar (e a sandália para combinar...);
- Capa de Chuva;
- Óculos escuros;
- Chapéu / Boné;
Tudo sempre privilegiando o mais confortável, ao invés do mais bonito!!
Gente, agora já posso arrumar as malas!!!
Valeu mesmo!
Adoro o pessoal desse site!!!
Me ajudaram nas questões de Bariloche, e agora praticamente arrumam a minha mala para ir para a Amazônia!!!
Beijos para todos!!!
Aline, Maria Helena e Bóia: VALEU!!!!

Aline Pontes
Aline PontesPermalinkResponder

Aproveite bastante! grin

Amaro - Recife

Pelo que vi nas fotos, a última moda nos cruzeiros pela Amazônia é a Capa Branca...

Mauricio Oliveira

Hehehhee, mto bom o post...
Eu ja pesquei piranha, mas foi no Pantanal.
E no fim do passeio alimentamos Tuiuiús e Gaviões que nos seguiam na Chalana. Mto legal.
grin

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Tb pescamos piranha na Amazonia, mas so os locais conseguiam que elas fisgassem o anzol. Els sairam com baldes de piranha ( levaram embora pra comer em casa) e nos voltamos pro hotel sem nenhuma pra experimentar....

Fernanda M
Fernanda MPermalinkResponder

Também pesquei piranha, no Pantanal, o lugar mais incrível que já fui. Ô bicho feio!

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Com este título, este post logo logo vai estar entre os top 10 do VnV! grin

Guta
GutaPermalinkResponder

Extra, extra, extra.......rsrs Mto bom post!

Fabio H. >> Por Todos os Lados

Quando fiz esse passeio de pesca de piranha achei que seria chato, mas no final foi bem divertido.
"Eu? Só peguei fotos, mesmo." Eu também! =)

Arthur | Agora vai mesmo

Imagina a frustração de quem digitar "pegar piranha no Brasil" no Google e cair aqui wink

Robson Gonçalves

Leva tudo que voce gosta , la é tudo lindo muinto bonito , e aproveita bastante, pesca bastante toma bastante banho de rio curte bastante a natureza que nós precisamos.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá!! Assim como Elaine eu também vou embarcar no Grand Amazon dia 26/08, e gostaria que vocês me tirassem uma dúvida: Quanto é em média a corrida do táxi do aeroporto até o Porto de Manaus? Pergunto isso porque as vezes o taxistas aplicam um valor mais caro quando percebem que somos turistas. Ou, as vezes as empresas de táxis credenciadas ao aeroporto também cobram uma tarifa mais cara. ahh.. as dicas do que levar foram muito bem vindas! Já estão me ajudando muito! smile

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Daniela, tu não me leva a mal, mas vai baixar uma gaúcha, q sou mas não fanática, aqui em mim agora:
Bah, guria, tu tens certeza q queres chegar no mesmo dia da saída do navio?? Pq é "capaz" q o vôo atrase, q aconteça alguma coisa e aí??? Qdo eu fui no ano passado (viajei 2 dias antes p/ conhecer um pouco a cidade) meu vôo do Rio atrasou quase 2 horas!
Qto a tua pergunta acho q vai ser caro pq em Manaus tudo é longe! Talvez a agência q te vendeu o cruzeiro possa incluir um transfer...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! O táxi do aeroporto de Manaus para qualquer ponto da cidade custa R$ 58.

A Maria Helena está certa: é muito arriscado chegar no mesmo dia. O embarque é feito apenas até as 16h30.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Pois é gente, chegarei no dia do embarque.. mais precisamente 4h30 antes do mesmo.. Espero que dê tempo! E dará sim..! Obrigada pelas dicas! grin

Iberostar
IberostarPermalinkResponder

Elaine, depois de a galera ter falado tudo sobre suas dúvidas, só nos resta desejar a você e a seu marido uma excelente viagem! Depois nos conte o que achou e compartilhe conosco seus conteúdos em nossas redes sociais!
http://www.facebook.com/IberostarBrasil
http://www.twitter.com/IberostarBrasil

Um grande abraço da equipe Iberostar

julie
juliePermalinkResponder

aiii eu tenho maior medo de piranhassad

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar