Florença: furando fila na Uffizzi e na Accademia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Uffizzi

Numa encarnação prévia eu já tinha ido dar oi pro Davi de Michelangelo na Accademia, e já tinha percorrido o corredor mágico da Galleria degli Uffizi. Mas nesta nova ida a Florença fiz questão de voltar aos dois museus -- não exatamente por amor à arte, mas por amor aos esqueminhas que poupam o leitor do Viaje na Viagem de perder horas nas filas dos lerês.

Não ia desperdiçar essa chance de fazer uma sintonia fina em duas das mais importantes atrações listadas no post Como furar fila legalmente na Europa e em Nova York.

Com vinte dias de antecedência (caso você vá no verão europeu, reserve pelo menos um mês antes), entrei na bilheteria online oficial do Polo Museale florentino e reservei as duas entradas. Marquei às 13h15 na Uffizzi e às 16h na Accademia. Mas se você for Ratatouille de museu, deveria reservar um turno inteiro para a Uffizi. (A Accademia é piccolina.)

Reserva na Galleria Uffizzi

A confirmação vem por email; você então precisa imprimir a reserva e trocar pelo ingresso.

Preços dos bilhetes online em 2016:

  • Uffizi: €8 + €4 de taxa de reserva
  • Accademia: €8 + €4 de taxa de reserva

Visitantes até 17 anos, de qualquer nacionalidade, não pagam. Cidadãos europeus entre 18 e 25 anos pagam meia.

Vamos à sintonia fina, então:

Uffizzi

Fila na Galleria Uffizzi

Do lado de fora, a Galleria degli Uffizzi é uma confusão só, com uma parte coberta por tapumes e uma galeria de estátuas vivas à la Ramblas de Barcelona. Acho um desrespeito com o prédio, construído para abrigar os escritórios (uffizzi) dos magistrados da Florença renascentista.

É difícil descobrir sozinho onde você troca a sua reserva pelo ingresso, porque a sinalização é deficiente. Parece que tudo acontece na ala à esquerda de quem vem pela Piazza della Signoria; é ali que estão as estátuas vivas e a fila quilométrica dos que não têm reserva. Tudo leva a crer que você deva trocar o seu ingresso na Porta 2, onde se lê "Booking service/Servizio prevendita". Mas não. Esta porta é para quem não conseguiu comprar pela internet, mas quer comprar ingresso por hora marcada para os dias seguintes. (A propósito: se você perdeu o lote online e tem uns diazinhos ainda na cidade, vale a pena tentar. Custa os mesmos €4 de taxa de reserva.)

Numa encarnação prévia eu já tinha ido dar oi pro Davi de Michelangelo na Accademia, e já tinha percorrido o corredor mágico da Galleria degli Uffizi. Mas nesta nova ida a Florença fiz questão de voltar aos dois museus -- não exatamente por amor à arte, mas por amor aos esqueminhas que poupam o leitor do Viaje na Viagem de perder horas nas filas dos <a href="/sobre-o-site/dicionario-da-boia/" target="_blank">lerês</a>.
Não ia desperdiçar essa chance de fazer uma sintonia fina em duas das mais importantes atrações listadas no post<a href="/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/" target="_blank"> Como furar fila legalmente na Europa e em Nova York</a>.
Com vinte dias de antecedência (caso você vá no verão europeu, reserve pelo menos um mês antes), entrei na <a href="http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/default.aspx" target="_blank">bilheteria online oficial</a> do Polo Museale florentino e reservei as duas entradas. Marquei às 13h15 na Uffizzi e às 16h na Accademia. Incluindo os €4 de taxa de reserva, paguei €15 em cada uma. (Quando não há exposições temporárias, o preço baixa para € 6,50, mas a taxa de reserva continua em € 4).
A confirmação vem por email; você então precisa imprimir a reserva e trocar pelo ingresso.
Vamos à sintonia fina, então:
<strong>Uffizzi</strong>
Do lado de fora, a <a href="http://www.uffizi.firenze.it/english/Default.asp?" target="_blank">Galleria degli Uffizzi</a> é uma confusão só, com uma parte coberta por tapumes e uma galeria de estátuas vivas à la Ramblas de Barcelona. Acho um desrespeito com o prédio, construído para abrigar os escritórios (uffizzi) dos magistrados da Florença renascentista.
É difícil descobrir sozinho onde você troca a sua reserva pelo ingresso, porque a sinalização é deficiente. Parece que tudo acontece na ala à esquerda de quem vem pela Piazza della Signoria; é ali que estão as estátuas vivas e a fila quilométrica dos que não têm reserva. Tudo leva a crer que você deva trocar o seu ingresso na Porta 2, onde se lê algo como "Visitas pré-marcadas". Mas não. Esta porta é para quem quer comprar ingresso por hora marcada para os próximos dias.
O lugar para gente como você e eu, que reservamos pela internet, é a Porta 3, na ala oposta -- à direita de quem vem da Piazza della Signoria. Encontrou? Pois agora tem a pegadinha: só dá para retirar o ingresso 15 minutos antes da hora marcada. Ou seja, não adianta chegar cedo. Aproveite para dar um rolê pela Piazza della Signoria e apreciar as magníficas estátuas que habitam a Loggia dei Lanci, que sozinhas já valem por um museu de primeiro time.
Depois de pegar seu ingresso na Porta 3, então é só atravessar a rua e procurar a Porta 1, por onde entram os que têm ingresso com hora marcada.
<strong>Accademia</strong>
A <a href="http://www.beniculturali.it/mibac/export/MiBAC/sito-MiBAC/Luogo/MibacUnif/Enti/visualizza_asset.html_1390006732.html" target="_blank">Accademia</a> fica numa rua bem menos movimentada, fora do burburinho do eixo Duomo-Ponte Vecchio.  Também aqui não adianta chegar antes da hora na <a href="http://www.beniculturali.it/mibac/export/MiBAC/sito-MiBAC/Luogo/MibacUnif/Enti/visualizza_asset.html_126669143.html" target="_blank">Accademia</a>. Não há sequer bilheteria específica para retirar o seu ingresso. Na hora marcada, você faz a fila dos com-horário e, à entrada do prédio, mostra o seu email para o funcionário, que então entrega o ingresso.
<strong>As visitas</strong>
Pela limitação de público e, admito, pela proibição de uso de câmeras, os dois museus são uma alegria de visitar.
Na Uffizzi, o interior é o oposto absoluto da muvuca do entorno. Como sempre, o que mais me emociona é a arquitetura. Os corredores envidraçados do último andar -- a "galeria" original -- permitem que você aprecie as esculturas sob luz natural. As legendas das obras são de arrepiar, quando informam coisas como "desde 1570 no acervo da galeria". Aberto ao público em 1675, é um dos museus mais antigos do mundo. E não tem uma só obra pilhada a quem quer que seja... Estude antes o acervo para não perder o que procura nas salas internas. Ou flane sem pressa, aproveitando que não há uma  multidão andando de forma compacta nem nenhum guardinha dizendo "No photos!" a cada trinta segundos, como em outros museus famosos pelaí...
Já a Accademia é bastante compacta. Sua atração principal, o original do Davi de Michelangelo, trazido da Piazza della Signoria em 1873 por razões de conservação, está bastante perto da entrada -- então não dá tempo (nem haveria público suficiente) para se formar aquele rio de gente que escorre em direção à Monalisa no Louvre ou à Capela Sistina no Vaticano. Você pode admirar o capolavoro de Michelangelo com serenidade; a turba aqui não interfere na apreciação da obra.
Como disse lá no começo do post, preciso admitir que a proibição de fotos ajuda muito a manter a dignidade do ambiente (e dar mais proveito à visita). Mas durante o percurso da Uffizzi há um momento em que dá pra fotografar a vista. E eu não poderia voltar para o hotel sem o Ponte Vecchio visto deste ângulo para o site...
Leia também:
<a href="/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/" target="_blank">Como furar fila legalmente em monumentos da Europa e Nova York </a>
<a href="/2011/10/ultima-ceia-em-milao-se-esgotar-online-tente-por-telefone/" target="_blank">Última Ceia em Milão: se esgotar pela internet, tente por telefone</a>

Porta 3Ingresso UffizziPorta 1 do Uffizzi

Para gente como você e eu, que reservamos pela internet, a bilheteria a usar é da Porta 3, na ala oposta -- à direita de quem vem da Piazza della Signoria. Encontrou? Pois agora tem a pegadinha: só dá para retirar o ingresso 15 minutos antes da hora marcada. Ou seja, não adianta chegar cedo. Aproveite para dar um rolê pela Piazza della Signoria e apreciar as magníficas estátuas que habitam a Loggia dei Lanci, que sozinhas já valem por um museu de primeiro time.

Depois de pegar seu ingresso na Porta 3, então é só atravessar a rua e procurar a Porta 1, por onde entram os que têm ingresso com hora marcada.

Accademia

Accademia: fila dos sem-hora marcada

A Accademia fica numa rua bem menos movimentada, fora do burburinho do eixo Duomo-Ponte Vecchio. Também aqui não adianta chegar antes da hora na Accademia. Não há sequer bilheteria específica para retirar o seu ingresso. Na hora marcada, você faz a fila dos com-horário e, à entrada do prédio, mostra o seu email para o funcionário, que então entrega o ingresso.

Accademia: fila dos com-hora marcada

As visitas

Pela limitação de público e, admito, pela proibição de uso de câmeras, os dois museus são uma alegria de visitar.

Na Uffizzi, o interior é o oposto absoluto da muvuca do entorno. Como sempre, o que mais me emociona é a arquitetura. Os corredores envidraçados do último andar -- a "galeria" original -- permitem que você aprecie as esculturas sob luz natural. As legendas das obras são de arrepiar, quando informam coisas como "desde 1570 no acervo da galeria". Aberto ao público em 1675, é um dos museus mais antigos do mundo. E não tem uma só obra pilhada a quem quer que seja... Estude antes o acervo para não perder o que procura nas salas internas. Ou flane sem pressa, aproveitando que não há uma  multidão andando de forma compacta nem nenhum guardinha dizendo "No photos!" a cada trinta segundos, como em outros museus famosos pelaí...

Já a Accademia é bastante compacta. Sua atração principal, o original do Davi de Michelangelo, trazido da Piazza della Signoria em 1873 por razões de conservação, está bastante perto da entrada -- então não dá tempo (nem haveria público suficiente) para se formar aquele rio de gente que escorre em direção à Monalisa no Louvre ou à Capela Sistina no Vaticano. Você pode admirar o capolavoro de Michelangelo com serenidade; a turba aqui não interfere na apreciação da obra.

Como disse lá no começo do post, preciso admitir que a proibição de fotos ajuda muito a manter a dignidade do ambiente (e dar mais proveito à visita). Mas durante o percurso da Uffizzi há um momento em que dá pra fotografar a vista. E eu não poderia voltar para o hotel sem o Ponte Vecchio visto deste ângulo para o site...

Ponte Vecchio visto da Uffizzi

 

Leia mais:

384 comentários

Maria Primo
Maria PrimoPermalinkResponder

Comprei os meus bilhetes online e recebi os emails a confirmar. Quando terminei o pagamento, havia um ficheiro pdf que era suposto imprimir , mas eu não o fiz porque a impressora não estava a funcionar na altura. Queria ir ao site de novo, mas dá erro ( esse link que vocês dão) e assim não consigo ir buscar esse ficheiro que era suposto entregar para trocar pelos bilhetes! Ou basta imprimir o que diz no email? Há alguém que possa ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Imprima o email. É preciso pegar os ingressos físicos na bilheteria de compras antecipadas.

NADIA MARCELINA DE SOUZA

Boa tarde!
Desde ontem tento comprar os ingressos no site oficial pro uffizi e palazzo pitti e dá erro no final. Ja tentei com 02 cartões e tbm com o masterpass e sempre dá erro no final. Fiz todos os passos certinho!!! Alguém pode me ajudar!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nadia! Seus cartões fazem parte dos sistemas Verified by Visa ou Mastercard Secure Code?

https://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas/

MARCELINA DE SOUZA

Obrigada pela atenção. Mas continua dando "error" no final de todo processo; pede as validações de token e sms e mesmo assim aparece a mensagem de erro no final, já tentei várias vezes, vários dias e com dois cartões diferentes. Isso só está acontecendo no site pra compra do uffizi. Já consegui comprar pra acessar a torre da Duomo ( Florença), já comprei Coliseu e Capela Sistina. Estou sem saber o que fazer.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Mais uma vez.. obrigado pelas dicas!

Valores atualizados em 2018:
Uffizi: €24
ACCADEMIA: €12

Estão corretos os valores ou estou vendo alguma coisa errada?

Obrigado

Tiago

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Corretos!

Laura
LauraPermalinkResponder

Boia, de Assis irei para Florença onde ficarei por 03 dias inteiros. Faremos 02 bate-e-volta para Cinque Terre e Pisa, San geminiano, Siena, através de agências. Minha dúvida; como irei em meados de novembro, será que terei que enfrentar longas filas para comprar ingresso para os museus Galeria da Academia e Uffizzi? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Sempre pode haver filas longas. Compre ingresso com hora marcada para todos os museus que oferecerem essa facilidade.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Acabei de comprar ingressos para museus na itália e tive o mesmo problema. Uma solução que funciona é gerar um cartão online pelo aplicativo way (o santander possui, não sei quais outros bancos). Com os dados desse cartão online você faz a compra e o site envia um SMS com o token para finalização da compra, deu certo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar