Milão: noites no Navigli

Milão: curtindo a noite em Navigli

Levado por dicas deixadas pelo André Lot e muitos trips, programei minha primeira noite em Milão na zona boêmia de Navigli.

É um pouco longe, mas bem fácil de chegar. Basta pegar a linha 2 do metrô (verde) e descer na estação Porta Genova. Saia pela via Vigevano, vire à direita na via Corsico, e catapimba: você chegou à muvuca beira-canal.

Naviglio Grande, Milão
Naviglio Grande, Milão

Construídos entre os séculos 15 (com soluções de engenharia dadas por Leonardo da Vinci) e 18 (quando Napoleão completou o Naviglio Pavese), os navigli são canais feitos originalmente para possibilitar a navegação do lago de Como e dos rios Po e Ticino até o centro de Milão. Foram vitais, por exemplo, para o transporte do mármore que faz o Duomo ser o que é.

Naviglio Grande, Milão
Naviglio Grande, Milão

Com o advento dos automóveis os navigli foram abandonados — até que, há alguns anos, as áreas do entorno dos navigli Grande e Pavese tornaram-se pólos de vida noturna.

Naviglio Grande, Milão
Naviglio Grande, Milão

Nas imediações do Naviglio Grande (que é aonde se chega pela estação Porta Genova) a vibe é alternativa na medida, sem exageros. A zona tem mais bares e lojinhas do que restaurantes, mas fome você não passa. Na sexta em que cheguei, escolhi uma cantina/pizzaria napolitana que estava lotada, a Tradizionale, e não me arrependi: foi das melhores massas que comemos na Itália.

La Tradizionale, Naviglio Grande
La Tradizionale, Naviglio Grande

Voltamos à região na noite seguinte, só que desta vez guiados pela Luisa. Ela nos levou diretamente para um aperitivo no seu bar preferido na região, o Rita. Ótimos drinks, e o aperitivo vem à mesa (não é buffet). A caponata de coelho estava divina.

Vodka, grapefruit e maracujá no Rita
Caponata no Rita

Seguimos (de carro) para o outro naviglio boêmio, o Pavese. O destino era a trattoria moderna Chic & Quick, braço prêt-à-porter do badalado restaurante Sadler. Comida excelente — adorei o meu spaghetti com limão e bottarga, e fiquei com inveja do risotto milanese al salto (salteado) do Nick e da Luisa.

Chic & Quick, Naviglio Grande
Risotto milanese al salto, Chic & Quick

Due bellissime serate ai Navigli 😀

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    24 comentários

    Boa tarde, Bóia!!! Gostaria de saber qual o tempo, mais ou menos, que leva um transfer do aeroporto de Malpensa até a cidade de Milão! E, se tem algum “by night” para fazer na cidade para vê-la iluminada!Agradeço desde já a atenção!!! Esse site é maravilhoso!!!!

      Olá, Maria Paula! O trem Malpensa Express leva 35 minutos à estação Cadorna e 45 minutos à estação Central.

      Os ônibus hop on hop off não circulam à noite.

      O melhor passeio noturno de Milão é o que está indicado no post, e você quer trocar essa experiência pelo busão dos turistas????

    Pessoal,

    Estou indo pra Milão em Agosto, e já identifiquei que os moradores de Milão entram em férias neste período, será que encontrarei bares e clubs para me divertir a noite?

      Olá, Fábio! Vai sim. Quem ficar na cidade vai estar na rua.

    oi, uma pergunta… essa região é boa para se hospedar? Estou vendo um estudio para mim e é a minha primeira vez em milão. Não sei se vale a pena se hospedar nesse bairro ou é melhor ficar próximo aos bairros mais turísticos.

      Olá, Silvia! Não se falou em hospedagem em Navigli no post. A localização mais agradável é no bairro Brera.

    Que tudo de bom! Vou ter que voltar… quando eu fui estava uma seca horrorosa e não tinha Navigli, eram poças e uns matinhos. Então, vou ter mesmo que ir à Itália de novo, fazer o quê? Estou colecionando motivos. Adoro a Itália!

    não chegaste a fotografar o local onde as lavadeiras levavam suas trouxas de roupas e passavam o dia lavando e batendo a roupa nas pedras?!

      Aquele muro, atrás da Porta Genova, está (ou estava) em obras e inacessível por uns tempos, se é o local que estou pensando.

    adorei conhecer esse bairro, só que ao invés de irmos de metro fomos de “bonde”. sabe aqueles antigos, como existiam em Porto Alegre?! foi muito emocionante… e os aperitivis realmente são um “must”.

    Eu achei a região bem legal. Mas fui no verão e tava tãaaaaao lotada que mal dava pra caminhar. Mesmo assim curti. Só faltou ficar pra comer de verdade e pegar um risotão lindo desse 😀

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito