Sevilha: dois ótimos shows de flamenco para turistas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Museo del Baile Flamenco, Sevilha

Flamenco em Sevilha

O querido JotaPê, que mora em Lisboa mas vai a Sevilha como um paulistano vai ao Rio, tinha recomendado que a gente desse um rolê depois da meia-noite em Triana, a "Lapa" de Sevilha, o bairro onde se encontram os bares autênticos de flamenco. Só que a agenda estava carregada e era preciso acordar cedo todos os dias; por isso não deu pra conferir lugares como a Sala Tronio na hora em que os sevilhanos estariam por lá.

Mas não voltamos frustrados não, porque conseguimos assistir a dois ótimos espetáculos de flamenco, mesmo que dirigidos a turistas.

Os dois shows se destacam do ramerrão do flamenco-pra-turista porque fogem do esquema jantar + show. Nesses dois lugares você chega só para o espetáculo. Nenhum dos dois é point de excursões. E ambos exalam um respeito ao flamenco tradicional que torna a noitada emocionante -- ainda que os seus companheiros de platéia sejam todos estrangeiros como você.


Visualizar Flamenco em Sevilha em um mapa maior

Casa de la Memoria Al-Andalus

Casa de la Memoria al-AndalusCasa de la Memoria al-AndalusCasa de la Memoria al-Andalus

Casa de la Memoria Al-Andalus

O palco fica no pátio (coberto) de um casarão histórico do bairro de Santa Cruz. Os bailaores são sérios e compenetrados, e na noite em que fomos apresentaram um espetáculo redondíssimo.

O show é às 21h; passamos à tarde para comprar e a moça que nos vendeu os ingressos recomendou que a gente chegasse às 20h30, quando abrem a porta da sala. Chegamos dez minutos depois e já não havia mais lugares na primeira fila -- o que é um problema, já que todas as fileiras estão no mesmo nível; ficando atrás a sua visão fica prejudicada. Recomendo, portanto, que você chegue cedo para sentar na frente.

Casa de la Memoria al-Andalus

Casa de la Memoria Al-Andalus

Não é permitido fotografar durante o espetáculo; só no bis as câmeras são liberadas. Os shows acontecem todas as noites às 21h; o ingresso custa € 18. Onde: Calle Ximénez de Enciso 28; tel.: 954-560-670. Site oficial: aqui.

Museo del Baile Flamenco

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

Museo del Baile Flamenco

Este pequeno, porém moderníssimo, museu privado foi criado e é administrado por Cristina Hoyos, uma das maiores bailaoras da história do flamenco. É como se o Zico tivesse seu próprio museuzinho de futebol no Rio de Janeiro.

Passe à tarde para comprar ingresso para o show da noite e aproveite para visitar o museu. A sala mais bacana mostra os principais palos (algo como passos ou estilos) do flamenco, em vídeos. Há também salas dedicadas aos principais expoentes do flamenco, e outra com trechos de filmes de Hollywood que incorporaram cenas de flamenco.

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

Museo del Baile Flamenco

O show muda todas as noites, porque não há um elenco fixo. Para cada apresentação são chamados um bailaor, uma bailaora, um cantor e um ou dois violonistas. Se o show da Casa de la Memoria era perfeitamente ensaiado, o do Museo del Baile Flamenco nos pareceu uma jam session de flamenco.

Museo del Baile FlamencoMuseo del Baile FlamencoMuseo del Baile Flamenco

Museo del Baile Flamenco

A bailaora era fenomenal e estava endiabrada naquele dia; parecia possuída por um orixá andaluz smile Perto dela, o bailaor, que já não era muito carismático, ficou apagadinho. Mas de todo modo a noite resultou emocionante -- e totalmente diferente do que tínhamos visto na Casa de la Memoria (e que também nos tinha deslumbrado).

Museo del Baile Flamenco

Museo del Baile Flamenco

Há um discreto serviço de bar (servem sangria, claro...) e permitem que você fotografe o espetáculo. O ingresso para museu + espetáculo sai € 24. Os shows acontecem todos os dias em duas sessões, às 19h e às 20h45. Onde: Calle de Manuel Rojas Marcos, 3; tel.: 954-340-311. Site oficial: aqui.

Melhor que esses? Já sabe: bairro de Triana, sexta e sábado de madrugada grin

Leia mais:

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Mondial Travel é a assistência viagem oficial do /#viajenaviagem no projeto Europa de carro.

34 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Dany
DanyPermalink

Bah, eu fui no Museo del Flamenco no dia seguinte de ter ido ao super ultra mega turístico El Arenal.
No final das contas, turístico ou mais "autêntico" os shows de Flamenco sempre encantam e te deixam com os pelos de punta.
Amo Sevilha!

Dany
http://feriadopessoal.wordpress.com

Luiza
LuizaPermalink

VnV lê meus pensamentos! Adoro!

Ludmila
LudmilaPermalink

Essa bailaora da foto também se apresentou no Tablao Los Galos e, realmente, ela é DIVINA. Mas não indico este show de flamenco porque os intervalos entre cada apresentação eram muito grandes (terminava uma dança, tínhamos que esperar uns 10 minutos ou mais para começar outra música, sem qualquer explicação, já que os dançarinos e os cantantes eram distintos e se intercalavam para cada música) e o espaço é muito pequeno.
Fotos também, só no bis.

Fernanda H.
Fernanda H.Permalink

Estive no espetaculo da Casa de la Memoria Al Andalus e é realmente excelente! Você se sente transportado para dentro da musica, eu adorei!
E ainda por cima é muito mais barato do que os shows que os hotéis tentam de vender... (parece o esquema do Tango em Buenos Aires, rs)

Vinicius Buccazio
Vinicius BuccazioPermalink

Eu curti muito a apresentação de flamenco gratuita no La Carboneria.
Escrevi sobre ele aqui: http://albumdeviagens.blogspot.com/2012/03/flamenco-verdadeiro-e-gratuito-va-ao-la.html

Carol Palonbino
Carol PalonbinoPermalink

Nossa, eu fui no La Carboneria também e nào consigo imaginar um espetáculo melhor! E gratuito! Adorei, recomento totalmente!

Natalie
NataliePermalink

Que lindo! Saudades de Sevilha smileA cidade é maravilhosa. Pena que nem todos os brasileiros para vão para a Espanha conhecem visitar essa bela cidade.

Nico
NicoPermalink

Um espetáculo de Flamenco na Andaluzia é muito emocionante.

Fui e recomendo o Auditorio Alvarez Quintero. Acontece numa sala pequena, é bem intimista, não vai excursões. Somente show, não se vende nada lá dentro. Tem um preço ótimo e os cantores e bailarinas são excelentes.

Wanessa
WanessaPermalink

Vi o espetáculo do Museo del Baile Flamenco em setembro do ano passado e, do alto da minha ignorância no que diz respeito a esse gênero, achei tudo lindo, o defeito é ser curto demais!
Cheguei em cima da hora para a apresentação e, como não tinha lugar marcado, fiquei numa cadeira bem atrás (o lugar é pequeno, e nenhuma cadeira está realmente distante do palco, mas o piso é plano, então, basta ter uma pessoa alta na frente, que já dificulta a visão de gente baixinha feito eu). Sentar atrás acabou se revelando uma vantagem, porque pude me levantar e usar um pilar lateral pra estabilizar a câmera. Minhas fotos ficaram bem parecidas com essas do post. Aliás, isso de permitirem fotos durante o espetáculo é ótimo e, como o público é pequeno, não atrapalha nada, pois todos se esforçam para respeitar a regra do flash desligado.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Ricardo,

Assisti ao da Casa da Memória em setembro do ano passado. É muito emocionante mesmo! Vale muito a pena. Mesmo sendo super turístico, Sevilla não é a mesma coisa sem o flamenco. Fica na memória para sempre...

Patrícia (@gt_patricia)

Nossa mãe,morri de rir na parte do "Orixá Andaluz".rsss
adorei a matéria,divertida e útil.
besitos

JotaPê
JotaPêPermalink

Fiquei curioso com esses shows a acabei por ver ambos na semana passada. Adorei! Especialmente o da Casa de la Memoria. Mas ambos têm óptimo nível. E também gostei muito do museu. Moderno, didáctico e...apaixonante, como o flamenco!
É claro que também fui à Sala Tronio. Passei lá duas noites maravilhosas mas nunca saí antes das 5 da manhã. Tem muito pouco de turístico, as máquinas fotográficas não são especialmente bem vindas e o ambiente é, digamos, peculiar. Mas não é perigoso.
Estando em Triana vale a pena também passar pela Casa Anselma (das 10 da noite às 2 da manhã). Tem mais turistas que habitantes locais mas é bastante divertido e custa o preço de uma bebida.
http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g187443-d2057719-Reviews-Casa_Anselma-Seville_Province_of_Seville_Andalucia.html

JotaPê
JotaPêPermalink

Um programa interessante são os concertos ao ar livre no Alcazar durante as noites de Verão, às 22.30
O ambiente é mágico e a programação variada. Dá para comprar as entradas online (5 euros)

http://www.actidea.es/nochesalcazar2012/

Weider
WeiderPermalink

Bóia,
você saberia me indicar a melhor localização para se hospedar em Sevilha? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Weider! No centro histórico.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/hoteis-em-sevilha-os-relatos-dos-leitores/

Weider
WeiderPermalink

Obrigado, Bóia!

Nívia
NíviaPermalink

Olá,
òtima dica e eu já anotei o lugar em Sevilha para assistir à um belo espetáculo desta dança que acho uma coisa linda!!!!
Mas , sim, claro, não tem a menor importância, sim, se a dica é para turistas mesmo? ótimo! extamente isto que quero mesmo um programa para ve rFlamenco para turistas, é isso mesmo; Sim , claro!Valeu!

Nívia
NíviaPermalink

Gostaria de fazer uma pergunta, ao redator do site e seu acessor o Bóia, ou a qualquer pessoa que saiba a informação.
diz respeito, justamente, à dança flamenca, com show e jantar.
Ou seja , um restaurante ou clube de dança flamenca em que se oferecem shows e jantar. Ao mesmo tempo em que se assiste aos shows, se janta. Mais divertido, mais prático qdo não se pretende conheer flamenco em sua essência cultural , representativa da história do lugar, etcc, para turistas que desejam ver o espetáculo e se divertirem, como lazer,anada mais.

será que alguém sabe de um lugar assim, ou site que informe sobre esse tipo de programa em Sevilha/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nivia! Esse tipo de programa pega-turistão é o que não falta. Os mais famosos são o El Arenal e o Los Gallos. Achamos que você vai pagar caro para comer mal, mas se você está querendo, não é a gente que não vai deixar grin

Nívia
NíviaPermalink

Obrigada, Bóia.
Estou viajando com minha mãe, uma senhora idosa, então
convém fazer programas assim, esquematizados , programados
mas, é claro que não quero pagar muito e comer mal.
as dicas que encontrei aqui estão anotadas.
inclusive estas do El Arenal que vc acaba de dar.
qdo chegar, com algumas informaçoes do hotel e uma checada nestas
aqui, a gente lá se programa dentro do preferível e conveniente.
Valeu muito!

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Oi, pessoal!

Como não achei um post específico, vou postar aqui a pergunta (Bóia, se tiver um lugar mais apropriado, por favor, me avise!).

Alguém tem dicas de restaurante em Sevilha? Não tenho esperança de ter algum perto do nosso hotel pois ele não é bem localizado, é o Silken Al Andalus Palace Hotel e como tenho receio de bater perna à noite em um lugar que não me parece movimentado, se já tiver a dica prá ir direto, maravilha!

Até que procurei hospedagem no Centro Histórico como recomenda-se aqui, tinha até visto um quarto no El Rey Moro que cabia exatamente no meu orçamento, mas como demorei a reservar perdi a oferta e os outros hoteis do centro histórico com boa avaliação no Tripadvisor estavam com preços fora do nosso orçamento. sad

Então, o jeito foi encontrar um hotel em outro local, mas dentro do orçamento e com avaliação boa no Tripadvisor, daí essa escolha já contabilizando o taxi pro Centro.

Estamos dispostos a ir mais longe se não tiver nada interessante para ir à noite na área do hotel e confiamos nas sugestões de vocês!

Um abraço e obrigada!

Georgia
GeorgiaPermalink

Andrea, vc olhou o hotel em agregadores? Ou no booking?
Vc pode encontrar em outros sites. Vou ficar no Itaca. Foi bem recomendado.
Beijos

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Oi, Georgia!!

Olhei tudo: Booking, Hoteis.com, Expedia e por aí vai... Impressionante como os preços mudaram em 3 dias, que foi o tempo que levamos prá resolver!

Mas agora já reservei. Como só aparecemos no hotel para tomar banho e dormir, tá ótimo! Só gostaria que fosse mais pertinho do "buxixo" prá poder dar uns bordejos à pé, por perto do hotel... Mas tá valendo!

Beijos,

Georgia
GeorgiaPermalink

Oi Andrea, eu só desisto de um hotel quando nao tem nada no hotelscombined e no hotelscomparison.
Se eu souber dica de restaurantes posto aqui.
Beijos!

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Oi, Georgia!

Segue meu e-mail, se você quiser fazer contato direto: andrea_jaguaribe@ig.com.br.

Beijos!

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Oi, Georgia!

Valeu! Tentamos até diretamente com o hotel e as tarifas eram ainda mais caras que nos sites de reserva!!!!

Lamentei ter perdido o El Rey Moro, mas o Silken al Andalus é hotelão, tem 937 avaliações no Tripadvisor e está classificado como nº 46 de 171 hoteis em Sevilha. Ruim não deve ser, mas fica a 10 minutos de carro do centro, logo, fora de mão para os bordejos a qualquer hora que a gente gosta...

Depois eu volto prá contar como foi a experiência lá!

Obrigada. Se eu houver de alguma coisa também te aviso por aqui, já que você vai antes de mim!!!!

Beijos,

Andrea Jaguaribe
Andrea JaguaribePermalink

Digo, souber! kkkk

Patricia Véras
Patricia VérasPermalink

Pessoal, estou chegando em Sevilla amanhã e queria perguntar duas coisas para quem conhece:

- conhecem algum restaurante de comida brasileira onde possa conseguir um arroz com feijão: explico, meu filho de 3 anos está estranhando muito a comida da Espanha e tenho cozinhado para ele quando estamos em aps, mas em Sevilla e Granada vamos ficar em hotel... Help!!!! smile

- algum desses shows daria pra levar um menino de 3 anos e uma de 6 ou seria totalmente inapropriado, do tipo ficarem te olhando feio...

Fiquei com tanta vontade de ir!! Mas teria que ser com eles...

Obrigada pessoal.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Feijão na Espanha se diz "judías tintas" e é um prato da culinária local. Pergunte nos restaurantes. Arroz é fácil de conseguir.

Um show de flamenco não é um ambiente adequado para levar uma criança de 3 anos.

Thaís
ThaísPermalink

Caros, vocês sabem se é permitido entrar com uma criança de 8 anos nestas apresentações de flamenco sugeridas? Ou sabem indicar alguma que permita? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thaís! Sim, nos sites oficiais do Musel del Baile Flamenco e da Casa de la Memoria Al-Andalus há preços de ingressos para crianças. A primeira não comenta sobre a idade mínima para o show. A segunda tem preços promocionais para crianças de 6 a 11 anos de idade. No texto acima indicamos os endereços. wink

Thaís
ThaísPermalink

Muito obrigada, Bóia!

Carla
CarlaPermalink

Ola pessoal,
Sou brasileira e vivo há 08 anos em Andaluzia. Recomendo também que adicione a esta viagem uma escapada para o Marrocos, você pode conhecer em pouco tempo cidades como Tanger e Tetuán ou uma viagem de 5 dias até Casablanca ou Marrakech!
Pouquíssima gente sabe disso,existe uma empresa que organiza tours em ônibus saindo quase todos os finais de semana de Andaluzia, o Marrocos está a apenas 14 kms de distância da Espanha, cruzando o mitico estreito de Gibraltar.
Os tours saem de Sevilha, Cádiz, Málaga, Jerez, etc.
Você pode começar o tour por qualquer uma destas cidades e terminar em OUTRA destas cidades.
Por exemplo: Sair ao Marrocos desde Cadiz e na volta descer em Málaga, a propria empresa que faz o tour pelo Marrocos te organiza isso.
Este itinerario pode ser feito de maneira inversa, saindo de Málaga ou mesmo de Sevilha, enfim, existem mil e uma maneiras.
Além disso, desde Málaga ou Sevilha vc pode pegar um AVE e voltar até Madri. Se quiser mais informaçoes eu posso te ajudar! Boa Viagem ! Deixo meu email calcastilho@gmail.com