Roma Pass e os outros fura-filas de Roma: compare e escolha o seu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma roteiro 3 dias - fila Vaticano

Fure a fila dos monumentos em Roma

Os passes fura-fila são seus melhores amigos numa viagem à Europa. Em Roma, ainda mais -- a cidade torra ao sol de verão e é gélida no inverno. Perder duas horas do seu dia na fila do Coliseu ou do Vaticano, além de acabar com o seu humor, pode fazer mal à saúde.

Existem três jeitos de furar fila em Roma:

Todas as três modalidades têm suas vantagens. Compare e monte sua estratégia.

Roma Pass

Roma roteiro 3 dias: Roma Pass

O Roma Pass é um passe que combina atrações com transporte.

O Roma Pass tem duas versões:

  • Roma Pass 72 horas: custa 38,50 euros e dá direito a 72 horas de transporte público ilimitado, duas atrações gratuitas e 20% de desconto a partir da terceira atração visitada
  • Roma Pass 48 horas: custa 28 euros e dá direito a 48 horas de transporte público ilimitado, uma atração gratuita e 20% de desconto a partir da segunda atração visitada

Ou seja: o Roma Pass fura a fila da primeira atração que você visitar (no passe de 48 horas) ou das duas primeiras atrações que você visitar (no passe de 72 horas). Nas outras atrações você vai precisar passar na bilheteria para comprar ingresso com o desconto a que tem direito.

O tempo de duração do passe é corrido, contado a partir do primeiro uso -- tanto faz se esse primeiro uso for no transporte público ou numa atração.

Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam de Roma Pass, porque têm entrada gratuita nos museus federais. Além disso, crianças até 10 anos não pagam no transporte público.

Que atrações estão cobertas pelo Roma Pass?

O Roma Pass vale em praticamente todas as atrações de Roma, com duas importantíssimas exceções: o Vaticano e, desde recentemente, a Galleria Borghese. A lista completa está aqui.

(Atenção: no Coliseu o Roma Pass dá direito apenas à visita convencional. Não inclui acesso aos subterrâneos ou as visitas noturnas do Coliseu.)

Como usar o Roma Pass

A melhor estratégia para usar o Roma Pass é usar a gratuidade na atração mais procurada (o Coliseu/Fórum Romano, que contam como uma única atração), para evitar a descomunal fila da bilheteria.

No passe de 48 horas, eu costumava recomendar usar a segunda gratuidade na Galleria Borghese. Mas como o museu saiu do passe, escolha a seu critério.

Como reservar o horário para o Coliseu

Em 2019 o Roma Pass perdeu muitas vantagens. A maior das vantagens perdidas é que não dá mais para aparecer sem reserva no Coliseu. Agora o portador do Roma Pass precisa reservar horário para visitar o Coliseu. A reserva custa 2 euros extras).

Use o site da Coopculture, neste link. Não é preciso já ter comprado o Roma Pass para fazer sua reserva de horário. Você só vai precisar do Roma Pass físico no momento de entrar no Coliseu.

Roma Pass como reservar Coliseu

Role até o pé da página, onde está "Colosseo Ingresso Roma Pass". Clique em "Details".

Como comprar ingresso Coliseu com o Roma Pass

Vai carregar uma página com o "Colosseo Ingresso Roma Pass" no alto.

Roma Pass como comprar ingresso Coliseu

Clique em "Buy now!". O quadradinho vai ficar preto e vai enviar você para o pé da página, onde você seleciona a data de visita.

Coliseu como reservar com Roma Pass

Na página seguinte você seleciona um horário disponível.

Coliseu como comprar ingresso com Roma Pass

Ao selecionar um horário, vão aparecer as opções. Você pode comprar somente a reserva para entrada (última opção) ou pode aproveitar para comprar o próprio Roma Pass neste momento -- tanto o de 48 quanto o de 72 horas.

Pegadinha: o Roma Pass comprado no site da Coopculture precisa ser retirado no Palazzo Merulana, Via Merulana 121, perto do Coliseu, aberto de 8h30 a 21h de 4ª a 2ª (fecha 3ª).É melhor comprar o Roma Pass no site do Roma Pass! (ou mesmo diretamente nos pontos de venda), porque há opção maior de pontos de retirada.

Não é mais possível imprimir a reserva de ingresso em casa. A CoopCulture vai enviar o recibo da reserva por email. Você leva esse recibo junto com você e apresenta na entrada do Coliseu, no horário marcado, junto com o seu Roma Pass. Então você passará na bilheteria interna, dedicada a compras pela internet (e com fila reduzida), para trocar seu recibo por um ingresso fisico. Caso você tenha comprado "ingressos gratuitos" para crianças ou adolescentes até 17 anos, também é lá que vai fazer a sua troca.

Não existe uma ordem pré-determinada para a visita ao Coliseu, Fórum e Monte Palatino para portadores do Roma Pass. Mas desde 1º de novembro de 2019 as visitas aos três sítios vão precisar ser feitas no mesmo dia.

Como usar o Roma Pass no transporte público

No transporte público é preciso encostar o Roma Pass no leitor magnético do totem de validação (dentro do ônibus ou na plataforma do metrô). Faça isso todas as vezes em que usar o transporte público. Crianças até 10 anos não pagam transporte. Para os adolescentes de 11 a 17 anos será preciso comprar passagem avulsa (1,50 euros) ou passe (7 euros para 24 horas corridas, 12,50 euros para 48 horas corridas ou 18 euros para 72 horas corridas).

O Roma Pass é para você...

... que quer praticidade

Além de resolver a entrada no Coliseu sem fila, o Roma Pass dispensa a compra de passagens de ônibus e metrô nos tabacchi (lojinhas de conveniência à italiana) ou máquinas (disponíveis apenas no metrô).

Na ponta do lápis, o Roma Pass vale mais a pena para quem se hospedar em regiões que requeiram o uso de transporte público, como o entorno do Termini e o bairro de Monti.

Roma Pass NÃO é para você...

...que vai usar pouco transporte público

Caso você se hospede no Centro Histórico ou no Trastevere, deve usar pouco transporte público. Nesse caso, o Roma Pass acaba não se pagando -- vai valer mais a pena comprar ingressos avulsos.

Onde comprar o Roma Pass

Online - Ao comprar seu Roma Pass online, você reserva o seu cartão, evitando o risco de não haver cartão disponível no posto de venda (é raro, mas acontece). Você vai precisar marcar uma data e um Infopoint para retirada (veja abaixo).

Num Infopoint - Infopoints são postos de informação turística oficiais de Roma. Entre os Infopoints que você encontrará no seu caminho estão os do aeroporto Fiumicino (terminal 3, das 8h às 20h45), aeroporto Ciampino (chegadas internacionais, das 8h30 às 18h), estação Termini (plataforma 24, das 8h às 18h45) e Piazza delle Cinque Lune (perto da piazza Navona, das 9h30 às 19h).

Ingressos com hora marcada

Roma roteiro 3 dias: ingresso Vaticano

Caso você goste de caminhar e estiver hospedado num bairro onde não seja muito necessário pegar trasporte público (como o Centro Histórico e o Trastevere), o Roma Pass acaba não se pagando.

Além do quê, mesmo se você comprar o Roma Pass, vai precisar de um fura-fila para o Vaticano.

Se você só tem tempo ou disposição para visitar as atrações-chave de Roma -- o Coliseu + Fórum Romano e o Vaticano, talvez também a Galleria Borghese -- veja como comprar ingresso com hora marcada para essas atrações.

Ingresso com hora marcada no Coliseu: Coopculture

A CoopCulture vende ingressos para o Coliseu com hora marcada pelo preço da bilheteria (16 euros par 1 dia, 18 euros para 2 dias, + 2 euros de taxa de conveniência). É preciso comprar o CoopCulture online com antecedência, porque os ingressos são limitados por horário. Você pode imprimir o ingresso ou levar o comprovante no celular.

Para entrar no Coliseu, procure a fila 'Prenotazioni con orario' e esteja ali 5 minutos antes da hora marcada.

O ingresso também vale para o Fórum Romano, que pode ser visitado no mesmo dia ou, caso você tenha comprado o ticket de 2 dias, no dia seguinte. A visita ao Fórum, porém, não tem horário marcado. Para pegar menos fila no Fórum, inicie sua visita pela entrada do Monte Palatino, que torna a visita menos cansativa (você vai só descer). Neste caso, marque sua entrada para o Coliseu entre duas e três horas depois do horário em que você pretende chegar ao Fórum.

Visitantes até 17 anos não pagam para visitar museus federais italianos (como o Coliseu e o Fórum). Seu acompanhante menor de idade entra com você no horário comprado e você "compra" o ingresso "grátis" dele na bilheteria, por 2 euros.

A CoopCulture também vende ingressos incluindo a visita aos subterrâneos e arena do Coliseu), tanto sem guia (20 euros, + 2 euros de taxa de conveniência) e com guia (27 euros + 2 euros de taxa de conveniência) e também para os subterrâneos e belvedere (nível 3), com guia (33 euros). Há tours guiados em inglês, espanhol, italiano e francês.

Atenção: a venda deste tour pela Coopculture está suspensa até segunda ordem. É possível fazer o passeio por agências, como o nosso parceiro Musement.

Leia o relato do Andre L. sobre a visita guiada ao subterrâneo e belvedere do Coliseu.

Ingresso com hora marcada para o Vaticano

O Roma Pass não vale no Vaticano. Por isso, as únicas maneiras de furar as duas horas de fila do Vaticano é comprando um ingresso com hora marcada ou, caso já tenha esgotado, um tour guiado.

Comprando com antecedência, é fácil encontrar ingresso com hora marcada diretamente na bilheteria do Vaticano, pelo preço oficial, 17 euros, mais uma taxa de conveniência de 4 euros. Crianças até 6 anos não pagam, basta que estejam acompanhando adultos com ingresso comprado.

O ingresso do Vaticano, porém, não dá direito ao atalho para sair da Capela Sistina direto para a Basilica de São Pedro. Para usar esse atalho, você precisa comprar um tour em grupo com uma agência credenciada (veja aqui).

O Vaticano também vende um ingresso com entrada às 7h15, antes do público geral, com direito a café da manhã. Custa 68 euros.

Ingresso com hora marcada para a Galleria Borghese

A Galleria Borghese também requer reserva de horário. Você marca o horário online, no momento da compra do ingresso. O ticket online para a Galleria Borgheses custa 15 euros -- que é o preço do ingresso na bilheteria (13 euros) mais a taxa de reserva de horário (2 euros). Visitantes até 17 anos de qualquer nacionalidade pagam apenas a taxa de reserva de horário (2 euros). Não é possível visitar a Galleria Borghese sem reservar horário.

No dia da visita, chegue meia hora antes do horário marcado. É preciso passar na bilheteria (que fica no subsolo) para mostrar o voucher (impresso ou no celular) e pegar o ingresso físico.

Tours guiados

Roma roteiro 3 dias: Vaticano

Em Roma, agências credenciadas têm direito a furar fila no Coliseu, no Vaticano e em outras atrações.

Tours guiados podem ser última chance de furar fila para quem não conseguiu comprar os ingressos com hora marcada enquanto estavam disponíveis. (Existem inclusive ingressos em grupo sem tour incluído- - mais caros que o preço da bilheteria, porém bem mais em conta do que o preço do tour guiado.)

No Vaticano, os tours guiados em grupo são a única maneira de pegar o atalho da Capela Sistina para a Basílica de São Pedro -- evitando ficar até duas horas na fila na Praça São Pedro.

Veja alguns dos tours fura-fila oferecidos pelos nossos parceiros:

Tours fura-fila ao Vaticano

Tours fura-fila ao Coliseu

Tours fura-fila à Galleria Borghese

 

Leia mais:

690 comentários

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Fiz exatamente isso que recomenda o post sobre aproveitar a primeira entrada para Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino e a segunda para Galeria Borghese... deu tudo certo!!
Comprei o Roma Pass pela internet com opção para retirar em Termini, já que viríamos do aeroporto pra lá e de lá pegaríamos metro para onde ficaríamos hospedados... só que suamos para encontrar o centro de informações onde se retira o Roma Pass... acho que foi quase uns 40 minutos andando naquela estação enorme e confusa, em reforma, com escadas (mas morro de vontade de estar lá fazendo isso tudo novamente rsrsrs).. e quando achamos, adivinhem, não tinha o cartão lá... aí uma funcionária com boa vontade (depois de eu ter questionado bastante, pq eu reservei o dia da retirada do cartão, tinha que ter...) ligou em outro posto de retirada, perto do Castelo Sant'Angelo, e lá tinha.. foi onde retiramos, pois era perto do nosso b&b.. Deu tudo certo no final... Foi ótimo!!!! E andamos mto de onibus com o cartão tbm...
Ah... e a galeria borghese tem que reservar com antecedência, mesmo quem tem o Roma Pass... e tinha que ser por telefone.. a dona do b&b que é brasileira e mora em Roma e foi ela quem fez esse favor para mim..

Luana
LuanaPermalinkResponder

Olá Mariana, qual o nome do Bed & Breakfast que vc ficou?

Obrigada,
Luana

Fenelon
FenelonPermalinkResponder

Pessoal alguém pode me indicar um B & B em roma perto de tudo ??
Obrigado...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fenelon! Falamos de hospedagem em Roma neeste post: https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-roma-os-relatos-dos-leitores/

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Compensa mesmo. Também vem com um mapinha ótimo, e o metrô de Roma, apesar de bem limitado, chega às atrações turísticas.

Carla2
Carla2PermalinkResponder

Esse post não podia ter chegado em melhor hora! Thanks pípol!!!

Marcia Palhares

Também acho que vale muito a pena, principalmente pra nao entrar em filas e andar de onibus, metro e um "bondinho"super simpático (esqueci o nome agora).

Inaie
InaiePermalinkResponder

Viajamos com os meus sogros e as minhas filhas e a nossa visita a Roma foi uma certa baderna. Ainda bem que já conhecíamos e que não foi nenhum drama ter que acomodar tantos interesses diferentes e as vezes conflitantes.

Delma
DelmaPermalinkResponder

NAs duas vezes que visitei Roma comprei o Roma Pass e superrecomendo. Economiza no transporte e te leva a conhecer todos os bom museus. Só fiquei devendo a VIla BOrghese não consegui agendar.

Michele
MichelePermalinkResponder

Concordo em genero número de grau com o Vnv!!! Escrevi exatamente a mesa coisa em http://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/11/08/terceiro-dia-%E2%80%93-coliseu-e-forum-romano/, quando falo do Coliseu e depois aqui, http://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/11/12/quarto-dia-%E2%80%93-basilicas-igrejas-e-a-villa-borghese/ quando escrevi sobre a Borghese. Acho que o passe está valendo mais ainda agora que o preço do transporte público subiu.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Estive mês passado em Roma e aconselho a comprar o RomaPass que é vendido nas bancas de jornal. Poder furar a fila no Coliseu é ótimo, sem contar a possibilidade de utilizar por 3 dias os transportes públicos de Roma ( TRAM,ônibus e Metrô, ainda há possibilidade de utilização no trem para algumas cidades próximas ). Aproveite Roma porque " passeggiare per Roma è divino".

zenon marques tenorio

Excelente dica. Mariana, minha filha vai para Roma e não tem local para ficar. Você poderia fornecer o endereço que você ficou prá ela ter opção de escolhas? Grato. Zenon

val
valPermalinkResponder

sugestão BBB

http://locandacairoli.it/

Ricardo Pimenta

Fiz exatamente isso em 2008 e nem acreditei quando "furei" uma fila quilométrica no Coliseu. Vale a pena, mesmo.

Diana
DianaPermalinkResponder

Fiz isso agora em maioe valeu muito a pena!

Aline F
Aline FPermalinkResponder

Eu não comprei pois para mim não seria vantagem. Das atrações pagas, fui somente ao Colosseo e Museus Vaticanos (que não é faz parte).
A dica que dou é comprar o ingresso do Colosseo + Palatino + Foro Romano, no Palatino... e entrar por lá, lógico. Não tem filas e a entrada pro Colosseo é direta. Inclusive tinha uma filinha pra quem estava com Roma Pass.

Nina
NinaPermalinkResponder

Usei para evitar a fila enorme do Coliseu, foi muito bom. A fila para o Roma Pass estava minúscula perto da outra.

O B&B que fiquei também fez a reserva pra mim para a Galeria Borguese. Fica a dica de um ótimo B&B: Amor Bed and Breakfast.

Selma Ortiz
Selma OrtizPermalinkResponder

Comprei o Roma Pass num PIT (Punti Informativi Turistici), na Via Nazionale, neste local havia uma funcionária portuguesa que nos atendeu super bem, deu dicas e sugestões de passeios ótimos. Vale super a pena!! A fila do Coliseu estava enorme e vc vai cortando todo mundo e só vê aquelas carinhas de desavisados pensando : como é que pode?!!. Se vc ficar mais de 3 dias em Roma, (como foi o nosso caso), uma dica legal é alugar uma scooter e se perder (com GPS!) pela Bela Roma.

rodrigo
rodrigoPermalinkResponder

Alguem sabe informar se eu comprar o Roma Pass pela internet e selecionar o aeroporto para retirada,tenho que retirar la, ou posso retirar em outro local? é q chego no aeroporto as 18:40 hrs e acho q tem grande chances de estar fechado até conseguir chegar ao local para retirar o roma pass.

Diana Espindola

Estava aguardando ansiosamente por este post! Muito Obrigada!
Estou indo daqui a 15 dias, e como tb visitarei outros países, este passe sera de grande utilidade, uma vez que podemos evitar filas e poupar nosso tempo! =)
Parabens pelo site!

Marcelo Veiga
Marcelo VeigaPermalinkResponder

Olá, vou a Tóquio em dezembro (sim, acompanhar o Corinthians!) via Alitália e meu vôo inclui uma longa conexão em Roma. Vamos chegar às 7h da manhã e partiremos rumo ao Japão apenas às 15h30. Ou seja, creio que temos uma janela razoável para tentar uma voltinha pela cidade. Alguma dica para tornar a tarefa mais produtiva? Locais significativos e relativamente próximos, por exemplo. Vamos chegar pelo aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino). Por falar nisso, alguém sabe como é a imigração italiana nestes casos? Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Pelo certo você ficaria na área de trânsito, sem sair do aeroporto. Saindo você passará pela imigração italiana para sair e para voltar. Vai precisar estar de volta ao aeroporto às 13h30, e por isso deverá sair do centro de Roma ao meio-dia, para não dar sopa para o azar. Líquido, dá umas três horinhas para zanzar pelo centro histórico. Pegue o trem Leonardo da Vinci ao Termini e lá o um ônibus para o centro histórico. Muito cuidado com seu dinheiro e documentos, Roma é uma festa de mãos-leves e batedores de carteira.

Marcelo Veiga
Marcelo VeigaPermalinkResponder

Ok, mas a imigração é camarada? Ou seja, se apresentar os bilhetes e a circunstância do meu vôo, acha que liberariam numa boa? A volta será por lá tb e serão outras oito horas de espera.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não há o que temer com a imigração. O seu problema é a logística -- bagagem de mão, tempo apertado, táxi, documentos no corpo.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá!
Estou tentando comprar o Roma Pass pela internet e não consigo porque o site pede o Mastercard Securecode. Alguém tem informações sobre esse sistema? Fiz uma busca pelo google, mas não encontrei informações seguras...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Desbloqueie seu cartão para compras internacionais e aproveite para perguntar se o seu banco já faz parte da rede Secure Code.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Querida Bóia, preciso de uma ajuda.Por que nao utilizar o segundo ticket free no " Musei Capitolini"? Pelo que to vendo é mais caro do que a Galeria Borghese!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Se você vai visitar todos os museus e este está mais caro, sim, então vale a pena. Mas se você está selecionando os museus a visitar, recomendamos a Galleria Borghese por sua coleção compacta e exposta da maneira mais charmosa possível.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Ah sim.. entendido! Muito obrigado!

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Pessoal, amei as dicas, estão me ajudando muito.
Uma dúvida: noite www.rome-museum.com tem ingressos com visita guiada ao Colosseum por EUR 27,50, alegando que algumas áreas só podem ser acessadas se o visitante estiver acompanhado de guia.
Como nunca estive em Roma, fiquei um pouco confusa...vale a pena? O Roma Pass não comporta visita guiada, certo? Grazie!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! 99,99% dos turistas fazem a visita por conta própria.

Mérida Herasme

Oi Vanessa,
Regressei de Roma em 24/11. No Coliseu ví placas que indicava que alguns lugares só poderiam ser visitados com guia (andares mais altos).
Existe a opção de guia gravada (5,5 euros) só que pedem um documento original como caução. Como só andava com cópias precisei deixar meu cartão de crédito (dá um pouco de medo, mas arrisquei). Correu tudo bem

Mérida Herasme

Oi,
Como viajei fora de temporada (nov/12) não tinha tantas filas. A estratégia é uma ótima mas devem atentar para 2 detalhes: i) Galeria Borghese precisa mesmo de reservar pelo telefone. Entrei numa lanhouse fiz a ligação (50 centavos) e consegui reserva para o mesmo dia (não sei como fica isso em outra época do ano).
ii) Ter transporte incluído é uma boa mas se corre o risco de ficar andando de metro e perder grande chance de andar pela cidade e ver muito mais do que os lugares turísticos.
Existe uma forma de furar fila do Coliseu sem Roma Pass: Todos começam a visita pelo Coliseu e depois segue o Palatino/Fórum. A opção seria comprar o ingresso pelo Fórum Romano (há várias entradas, verificar qual é a principal) e deixar o Coliseu para o final.
Achei o passeio para Catacumbas imperdível (8 euros, inclui visita guiada) só que programem bem a visita: fecha no horário do almoço (12 às 14) e não abre 4a F. Como cheguei logo às 12:00 tive que esperar num único restaurante da região (22 euros/ menu turistico). São 3 catacumbas, a maior é S. Calixto, fica fora da cidade. Vai até o metro S. Giovanni e depois pega um bus (218?)no ponto final. Na volta achei que o ônibus demorou um pouco...
Outra coisa: na saída da estação S Giovanni há um mercado (camelodromo + brechó) que funciona até 14 horas. Aliás há vários mercados desse tipo que funcionam no esquema de férias, aqui no RJ

Awdrey
AwdreyPermalinkResponder

gente, gostaria de saber se o Rroma Pass & Piu ainda está valendo, porque vou ficar 4 dias em roma e estou planejando ir à Pompéia e Nápoles além de ilha de Capri. No meu roteiro em um dia conheço essses três últimos lugares e queria tirar um dia para ir ao Vaticano. Se ele estiver funcionando, facilita nas despesas de transporte público de roma para todos esses lugares. Caso não funcione, tem alguma dica de como eu posso encaixar tudo isso com a menor despesa? Se alguém tiver idéias ou experiências próprias pode mandar pro meu e-mail awdreybraga@hotmail.com, Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Awdrey! Não existe mais o Pass & Piu. Você não conseguirá fazer Capri junto com Pompéia e Nápoles; você pode até encontrar quem ofereça, mas é enganação.

Veja como ir a Nápoles e Pompéia por conta própria:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

Awdrey
AwdreyPermalinkResponder

não consigo nem dar uma passada em capri? entre capri e vaticano (para um casal jovem)?

aidarcardoso@gmail.com

Gostaria de saber a diferenca entre as duas modalidades de cartao. Alguem ai saberia - ROMA PASS X ROMA PASS E PIU? Aida

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aida! O segundo abrange uma área maior, mas também não inclui o Vaticano e têm a mesma validade. Veja as demais atrações inclusas no Roma & Più Pass:
http://www.romapass.it/p.aspx?l=en&tid=13

Vítor Costa
Vítor CostaPermalinkResponder

Olá, gostaria de perguntar, se existe possibilidade de ir de metro do aeroporto até à estação de termini. É que já li em outros sitios que tem que ser por comboio, as vi um mapa do metro e aparece lá linha de metro do aeroporto para termini (estação central). Obrigado e parabéns pelo excelente site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor!

Para além do trem Leonardo da Vinci Express só há ônibus da Terravision.

Um trem metropolitano liga as estações Tibutina e Ostiense ao Fiumicino em 45 minutos.

Elyane Amorim
Elyane AmorimPermalinkResponder

Estarei indo a Roma em março de 2013 , e vou com meu esposo, filha e meu filho que tem 16 anos , preciso comprar o Roma pass pra ele ?, pq em Paris todos o museus ele entrou free, porque lá , até 18 anos todos os museus são de graça , mesmo não sendo parte da comunidade européia. Minha dúvida e aí compro ou não ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elyane! Em Roma a gratuidade é para menores de 6 anos:

http://www.romapass.it/doc/NormativeENG.pdf

Alda S. Held
Alda S. HeldPermalinkResponder

Boa tarde! Estaremos em Roma no início de abril 2013, e vou comprar o Roma Pass. Pelo que li, mesmo assim, terei que reservar visita na Galleria Borghese. Isso pode ser feito em cima da hora, quando eu já estiver em Roma, do hotel, ou tenho que fazer com bastante antecedência, e ligar daqui do Brasil (por esses dias)? E caso tiver que escolher entre a Galleria e os Museus Capitolinos, qual deles vc indica? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alda! Ligue na véspera para a Galleria e dará certo. Tente visitar os dois.

paula
paulaPermalinkResponder

Como ficarão as visitas à Basílica de S.Pedro,Capela Sistina e Museus do Vaticano até 31 de março?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Se a bilheteria online do Museu do Vaticano não estiver funcionando, leve dinheiro vivo.

A visita à Basílica de São Pedro é gratuita.

paula
paulaPermalinkResponder

Estou preocupada se haverá fechamento da Capela e/ou Museus por causa da renuncia do Papa Bento 16.Será que as visitas ao Vaticano ficarão prejudicadas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Você tem razão, a Capela Sistina deve estar fechada durante o Colégio dos Cardeais que vai eleger o novo papa.

Vamos aguardar instruções na home dos Museus do Vaticano:
http://mv.vatican.va/3_EN/pages/MV_Home.html

Cinthya
CinthyaPermalinkResponder

Olá Mariana, AMEI seu blog! Parabéns.
Gostaria de saber se criança de 5 e 10 anos pagam passagem no transporte público. Não sei se compro o Roma Pass para eles.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cinthya! Até 10 anos não pagam transporte público. Nas atrações pagarão ingresso de adulto e, portanto, você precisará enfrentar a fila da bilheteria (a entrada é grátis somente para europeus menores de 17 ou maiores de 65 anos, e só há tarifa reduzida para europeus de 17 a 24 anos).

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Se numa familia de 4 pessoas, somente 1 tem 10 anos, ainda assim compensa comprar o Roma Pass para todos por causa da fila dos ingressos? Se não, qual seria a vantagem de se comprar o passe para o restante e ter que ficar na fila para comprar o ingresso de uma criança?
Alguém ja fez o passeio TRAM JAZZ? É interessante?

Obrigada,
Ivana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Leia opiniões sobre o Tramjazz no Tripadvisor:
http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g187791-d2560043-Reviews-Tramjazz-Rome_Lazio.html

Se não quer pegar a fila da bilheteria do Coliseu, compre o Roma Pass para todos.

Fenelon
FenelonPermalinkResponder

Mariana o nome do B&B que você ficou e como reservou ??

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Oi Bóia,

Vou chegar em Roma à noite e não vai dar p pegar o Roma Pass no aeroporto. Vou me hospedar na Via Cavour, próximo ao Largo Cerrado Ricci (Gran Hotel Palatino). Onde é mais próximo (e mais fácil) p pegar o ticket do Roma Pass? Posso deixar p comprar lá no dia?

Muito obrigada,

Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Clique no link indicado para ver a relação completa de pontos de venda.

Alda Sila
Alda SilaPermalinkResponder

Olá!

Encontrei este post mesmo na hora certa! Vou amanhã para Roma e estou a contar fazer exactamente assim: Roma Pass pronto para visitar o Coliseu e depois a Galeria! wink

Obrigada!

P.S. - Se alguém vier a Portugal, não hesitem a contactar!

Elaine
ElainePermalinkResponder

Oi Pessoal!
Posso começar a utilizar o Roma Pass no metrô e deixar para utilizar as atrações (Coliseu e Palatino) no 2º dia? No primeiro dia pretendo ir ao Vaticano, não incluso.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elaine! Não é muito esperto fazer isso; você vai perder um dia de passeios inclusos. Habilite o cartão quando for visitar a primeira atração contemplada.

Bruno MEndonça

Boia,

vou ficar 4 dias inteiros em ROma e minha visita ao Vaticano é exatamente no 2º dia (em razão do "Tour Secreto", onde a data é imposta pelo VAticano). Ou seja, não vou ter 3 dias inteiros seguidos em ROma.

Você Acha que mesmo assim vale a pena adquirir o PASS?

E qual seria a melhor utilização?

Pensei em utilizar logo no primeiro dia (pois acredito ser impossível chegar em Roma e não sair correndo para o Coliseu!) e no 2º dias (VAticano) utlizar somente para transporte.

O que você acha?

grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! O passe se paga por furar a fila do Coliseu. Acrescente a Galleria Borghese.

Luana
LuanaPermalinkResponder

ola, chegarei em Milao no dia 22/12 e devo ir no dia 24/12 para Roma ou Florença. qual seria a melhor opção para passar o Natal, considerando que quase tudo fecha nos dias 25 e 26? em qual cidade eu teria mais opcoes de passeios nesses dias de feriado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Nesses dias de museus e atrações fechados, faça passeios para admirar a arquitetura das cidades. Florença tem mais opções de bate-voltas nas redondezas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Onde compro on-line ticket para o coliseu?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Não vendem. Compre o Roma Pass ao chegar, siga as nossas instruções.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Oi Bóia,

Como vou a Roma em julho/13, gostaria de comprar antecipadamente o Roma Pass e os tiquetes dos museus que visitarei além dos dois já inclusos no cartão. A minha dúvida é: consigo obter os descontos do Roma Pass para a compra dos tiquetes dos museus excedentes pela internet?

Desde já agradeço sua atenção.

Gabriela

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Não dá para fazer o que você planeja. Você precisa do cartão físico para obter o desconto na bilheteria.

A única fila significativa é a do Coliseu, nos outros você vai passar cinco minutos na fila da bilheteria.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá, Bóia.
Chegarei em Roma numa sexta à tarde e pretendo reservar o Roma Pass para pegar no aeroporto.
O Roma Pass só é ativado quando utilizamos pela primeira vez, não é isso?
Outra dúvida, começando a utilizá-lo no sábado (Coliseo, Forum Romao e Monte Palatino), no domingo consigo visitar a Galleria Borghese? Vale a pena abrir mão da visita ao Vaticano no domingo, já que não é coberto pelo Roma Pass?
E as outras atrções: Museu Capitolino, Museu Ara Pacis, o Castel Sant’Angelo e as Termas de Caracalla, sabe se alguma delas fecha aos domingos?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Sim, o Roma Pass só é ativado na primeira utilização, seja em transporte, seja em museu. Galleria Borghese, Castel Sant' Angelo, Termas de Caracalla, Museu Capitolino e Museu Ara Pacis funcionam aos domingos. Para mais detalhes sobre os horários de funcionamento, visite os sites oficiais (links no texto).

A gente recomenda ir ao Vaticano depois de terminada a validade do passe. O Museu do Vaticano fecha aos domingos, em geral (abre no último domingo de cada mês, com entrada gratuita na parte da manhã).

Livia
LiviaPermalinkResponder

Muito obrigada, Bóia!
Há algum link em que eu possa ler um pouco mais sobre as outras atrações da cidade?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Veja tudo que já publicamos sobre Roma aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/roma/

Fábio
FábioPermalinkResponder

Olá!
Estarei em Itália em Agosto durante 3 semanas e vou passar 5 dias em Roma. Estive a ler isto http://www.romapass.it/p.aspx?l=en&tid=2 e vi que o valor do Roma Pass vai passar a ser 34€ e o Piu é a 32€. Afinal quais são as diferenças dos dois e onde posso comprar o &Piu? Obrigado

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Boia!!!!

Ja estive em Roma 2 vezes e já vi o trio Coliseu-Forum-Palatino, e desta vez não quero visitar tantos lerês... Ainda assim vale a pena o Roma Pass? Não vi ainda Museu Capitolino, Museu Ara Pacis, o Castel Sant’Angelo e as Termas de Caracalla.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naiara! Pense no que você pretende visitar realmente e faça as contas! O cartão vale a pena para três dias de passeio.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Olá Bóia!

Vou a Roma no início de maio e pretendo comprar o Roma Pass. Conforme orientações, vou utilizar a primeira entrada no Foro Romano, Palatino, Coliseu, e a 2ª na Galeria Borghese. Nesse caso, como é necessário reservar a entrada/horário na galeria, é só por telefone que poderei fazer isso? Não há alguma forma mais fácil, como o e-mail?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Só por telefone mesmo. Existe um site em que você pode comprar online, mas, dessa forma, perde o desconto do passe.

Monique Cardoso

Oi Boia! Depois de 20 dias zanzando pela Itália, acabo de chegqr a Roma pra sete dias de dolce far niente (só que não). Vamos fazer coliseu e vaticano e só, nao estamos a fim de fazer mais turistagem, já deu. Queria uma dica imperdivel do Ricardo, qualquer coisa a fazer, seja restaurante, passegiata, enfim. Somos, meu marido e eu, do circuito off, nunca sentimos pena de deixar de ir ao roteiro pra fazer outra coisa qualquer. Bjs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monique! O Ricardo Freire curtiu ir à Cinecittà fazer a visita guiada (turistagem não-convencional). Bata perna no Campo de' Fiori, no Trastevere, em Monti e no Testaccio (à noite). Dêem uma olhadinha também na muvuca de San Giovanni (mais pro GLS).

Ema Valente
Ema ValentePermalinkResponder

Olá,

Vou a itália entre 29 de Junho e 4 de Julho deste ano. Tenho estado a ler todos os comentários, no entanto num dos sites li que a maioria das coisas está fechada à segunda feira, o que é chato porque eu estava a pensar activar o cartão num domingo e assim terminará a uma terça feira. Se segunda não conseguir ver coisas, perco um dia. Por outro lado, há outra situação que me preocupa, também ouvi falar de muitas filas no vaticano principalmente para ver a capela sistina. Vou estar com uma barriga de aproximadamente 5 a 6 meses nessa altura, não existem entradas prioritárias nos museus?

Obrigado pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ema! Coliseu e Fórum abrem na segunda.

Se não se interessar pelo Roma Pass, pode comprar ingresso com hora marcada para o Coliseu aqui:
http://www.coopculture.it/ticket.cfm?office=Colosseo&id=2]

Reserve ingresso para o Vaticano com hora marcada aqui:
http://mv.vatican.va/3_EN/pages/MV_Home.html

Não parece haver nenhuma política oficial de entrada preferencial, mas em dias muito quentes os funcionários costumam tirar idosos e grávidas da fila.

Anny
AnnyPermalinkResponder

Bóia,
Vi no site que há uma visita guiada. Vc não acha que vale a pena? há algum desconto para essa visita apresentando o Roma Pass?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anny! Visitas guiadas sempre são mais informativas, se você entender o idioma do guia. Mas informando-se na internet ou com um bom guia de papel você poderá ter as mesmas informações. Não há desconto para portadores do Roma Pass.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá
Vou para Roma final de julho. Vamos ficar só dois dias, porque já conhecemos a cidade e queremos apenas levar nosso filho de 5 anos ao Coliseu. Vale a pena comprar o Roma Pass para evitar filas, levando-se em consideração que estaremos com uma criança pequena? Devo comprar um Roma Pass para meu filho de 5 anos também ou ele tem entrada gratuita?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Se você só vai ao Coliseu e não vai usar transporte público, pode comprar apenas as entradas para o Coliseu com hora marcada, sem fila.

Compre aqui:
http://www.coopculture.it/ticket.cfm?office=Colosseo&id=2

Crianças não-européias pagam ingresso de adulto, não importa a idade.

Vanderlei Pinheiro

Vou para a Itália em julho e ficarei em Roma somente três dias, algumas dúvidas: Qual o procedimento para usar o transporte público com o Roma Pass? É necessário validar algo, passar por alguma bilheteria ou basta o próprio para adentrar nos trens, metrôs ou ônibus?
Outra pergunta: Coliseu, Forum Romano, Basílica de São Pedro e Museu do Vaticano abrem nas segundas feiras?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanderlei! O cartão é ativado ao primeiro uso, seja no transporte público, seja em alguma atração, e vale por 72 horas depois disso. Todas essas atrações abrem às segundas. O Museu do Vaticano fecha aos domingos. Museus convencionais fecham às segundas. O Coliseu não fecha.

vanderlei pinheiro

Muito obrigado!

vagner lazarini

Olá!
Crianças de 3 anos pagam para entrar nos museus e atrações de roma.devo comprar o romapass pra ela também?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vagner! Os sites das atrações não mencionam descontos para crianças (a não ser quando são cidadãs da União Européia). Confirme ao chegar -- mas é provável que você tenha que comprar o passe, sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar