Roma Pass e os outros fura-filas de Roma: compare e escolha o seu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma roteiro 3 dias - fila Vaticano

Fure a fila dos monumentos em Roma

Os passes fura-fila são seus melhores amigos numa viagem à Europa. Em Roma, ainda mais -- a cidade torra ao sol de verão e é gélida no inverno. Perder duas horas do seu dia na fila do Coliseu ou do Vaticano, além de acabar com o seu humor, pode fazer mal à saúde.

Existem três jeitos de furar fila em Roma:

Todas as três modalidades têm suas vantagens. Compare e monte sua estratégia.

Roma Pass

Roma roteiro 3 dias: Roma Pass

O Roma Pass é um passe que combina atrações com transporte.

O Roma Pass tem duas versões:

  • Roma Pass 72 horas: custa 38,50 euros e dá direito a 72 horas de transporte público ilimitado, duas atrações gratuitas e 20% de desconto a partir da terceira atração visitada
  • Roma Pass 48 horas: custa 28 euros e dá direito a 48 horas de transporte público ilimitado, uma atração gratuita e 20% de desconto a partir da segunda atração visitada

Ou seja: o Roma Pass fura a fila da primeira atração que você visitar (no passe de 48 horas) ou das duas primeiras atrações que você visitar (no passe de 72 horas). Nas outras atrações você vai precisar passar na bilheteria para comprar ingresso com o desconto a que tem direito.

O tempo de duração do passe é corrido, contado a partir do primeiro uso -- tanto faz se esse primeiro uso for no transporte público ou numa atração.

Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam de Roma Pass, porque têm entrada gratuita nos museus federais. Além disso, crianças até 10 anos não pagam no transporte público.

Que atrações estão cobertas pelo Roma Pass?

O Roma Pass vale em praticamente todas as atrações de Roma, com duas importantíssimas exceções: o Vaticano e, desde recentemente, a Galleria Borghese. A lista completa está aqui.

(Atenção: no Coliseu o Roma Pass dá direito apenas à visita convencional. Não inclui acesso aos subterrâneos ou as visitas noturnas do Coliseu.)

Como usar o Roma Pass

A melhor estratégia para usar o Roma Pass é usar a gratuidade na atração mais procurada (o Coliseu/Fórum Romano, que contam como uma única atração), para evitar a descomunal fila da bilheteria.

No passe de 48 horas, eu costumava recomendar usar a segunda gratuidade na Galleria Borghese. Mas como o museu saiu do passe, escolha a seu critério.

Como reservar o horário para o Coliseu

Em 2019 o Roma Pass perdeu muitas vantagens. A maior das vantagens perdidas é que não dá mais para aparecer sem reserva no Coliseu. Agora o portador do Roma Pass precisa reservar horário para visitar o Coliseu. A reserva custa 2 euros extras).

Use o site da Coopculture, neste link. Não é preciso já ter comprado o Roma Pass para fazer sua reserva de horário. Você só vai precisar do Roma Pass físico no momento de entrar no Coliseu.

Roma Pass como reservar Coliseu

Role até o pé da página, onde está "Colosseo Ingresso Roma Pass". Clique em "Details".

Como comprar ingresso Coliseu com o Roma Pass

Vai carregar uma página com o "Colosseo Ingresso Roma Pass" no alto.

Roma Pass como comprar ingresso Coliseu

Clique em "Buy now!". O quadradinho vai ficar preto e vai enviar você para o pé da página, onde você seleciona a data de visita.

Coliseu como reservar com Roma Pass

Na página seguinte você seleciona um horário disponível.

Coliseu como comprar ingresso com Roma Pass

Ao selecionar um horário, vão aparecer as opções. Você pode comprar somente a reserva para entrada (última opção) ou pode aproveitar para comprar o próprio Roma Pass neste momento -- tanto o de 48 quanto o de 72 horas.

Pegadinha: o Roma Pass comprado no site da Coopculture precisa ser retirado no Palazzo Merulana, Via Merulana 121, perto do Coliseu, aberto de 8h30 a 21h de 4ª a 2ª (fecha 3ª).É melhor comprar o Roma Pass no site do Roma Pass! (ou mesmo diretamente nos pontos de venda), porque há opção maior de pontos de retirada.

Não é mais possível imprimir a reserva de ingresso em casa. A CoopCulture vai enviar o recibo da reserva por email. Você leva esse recibo junto com você e apresenta na entrada do Coliseu, no horário marcado, junto com o seu Roma Pass. Então você passará na bilheteria interna, dedicada a compras pela internet (e com fila reduzida), para trocar seu recibo por um ingresso fisico. Caso você tenha comprado "ingressos gratuitos" para crianças ou adolescentes até 17 anos, também é lá que vai fazer a sua troca.

Não existe uma ordem pré-determinada para a visita ao Coliseu, Fórum e Monte Palatino para portadores do Roma Pass. Mas desde 1º de novembro de 2019 as visitas aos três sítios vão precisar ser feitas no mesmo dia.

Como usar o Roma Pass no transporte público

No transporte público é preciso encostar o Roma Pass no leitor magnético do totem de validação (dentro do ônibus ou na plataforma do metrô). Faça isso todas as vezes em que usar o transporte público. Crianças até 10 anos não pagam transporte. Para os adolescentes de 11 a 17 anos será preciso comprar passagem avulsa (1,50 euros) ou passe (7 euros para 24 horas corridas, 12,50 euros para 48 horas corridas ou 18 euros para 72 horas corridas).

O Roma Pass é para você...

... que quer praticidade

Além de resolver a entrada no Coliseu sem fila, o Roma Pass dispensa a compra de passagens de ônibus e metrô nos tabacchi (lojinhas de conveniência à italiana) ou máquinas (disponíveis apenas no metrô).

Na ponta do lápis, o Roma Pass vale mais a pena para quem se hospedar em regiões que requeiram o uso de transporte público, como o entorno do Termini e o bairro de Monti.

Roma Pass NÃO é para você...

...que vai usar pouco transporte público

Caso você se hospede no Centro Histórico ou no Trastevere, deve usar pouco transporte público. Nesse caso, o Roma Pass acaba não se pagando -- vai valer mais a pena comprar ingressos avulsos.

Onde comprar o Roma Pass

Online - Ao comprar seu Roma Pass online, você reserva o seu cartão, evitando o risco de não haver cartão disponível no posto de venda (é raro, mas acontece). Você vai precisar marcar uma data e um Infopoint para retirada (veja abaixo).

Num Infopoint - Infopoints são postos de informação turística oficiais de Roma. Entre os Infopoints que você encontrará no seu caminho estão os do aeroporto Fiumicino (terminal 3, das 8h às 20h45), aeroporto Ciampino (chegadas internacionais, das 8h30 às 18h), estação Termini (plataforma 24, das 8h às 18h45) e Piazza delle Cinque Lune (perto da piazza Navona, das 9h30 às 19h).

Ingressos com hora marcada

Roma roteiro 3 dias: ingresso Vaticano

Caso você goste de caminhar e estiver hospedado num bairro onde não seja muito necessário pegar trasporte público (como o Centro Histórico e o Trastevere), o Roma Pass acaba não se pagando.

Além do quê, mesmo se você comprar o Roma Pass, vai precisar de um fura-fila para o Vaticano.

Se você só tem tempo ou disposição para visitar as atrações-chave de Roma -- o Coliseu + Fórum Romano e o Vaticano, talvez também a Galleria Borghese -- veja como comprar ingresso com hora marcada para essas atrações.

Ingresso com hora marcada no Coliseu: Coopculture

A CoopCulture vende ingressos para o Coliseu com hora marcada pelo preço da bilheteria (16 euros par 1 dia, 18 euros para 2 dias, + 2 euros de taxa de conveniência). É preciso comprar o CoopCulture online com antecedência, porque os ingressos são limitados por horário. Você pode imprimir o ingresso ou levar o comprovante no celular.

Para entrar no Coliseu, procure a fila 'Prenotazioni con orario' e esteja ali 5 minutos antes da hora marcada.

O ingresso também vale para o Fórum Romano, que pode ser visitado no mesmo dia ou, caso você tenha comprado o ticket de 2 dias, no dia seguinte. A visita ao Fórum, porém, não tem horário marcado. Para pegar menos fila no Fórum, inicie sua visita pela entrada do Monte Palatino, que torna a visita menos cansativa (você vai só descer). Neste caso, marque sua entrada para o Coliseu entre duas e três horas depois do horário em que você pretende chegar ao Fórum.

Visitantes até 17 anos não pagam para visitar museus federais italianos (como o Coliseu e o Fórum). Seu acompanhante menor de idade entra com você no horário comprado e você "compra" o ingresso "grátis" dele na bilheteria, por 2 euros.

A CoopCulture também vende ingressos incluindo a visita aos subterrâneos e arena do Coliseu), tanto sem guia (20 euros, + 2 euros de taxa de conveniência) e com guia (27 euros + 2 euros de taxa de conveniência) e também para os subterrâneos e belvedere (nível 3), com guia (33 euros). Há tours guiados em inglês, espanhol, italiano e francês.

Atenção: a venda deste tour pela Coopculture está suspensa até segunda ordem. É possível fazer o passeio por agências, como o nosso parceiro Musement.

Leia o relato do Andre L. sobre a visita guiada ao subterrâneo e belvedere do Coliseu.

Ingresso com hora marcada para o Vaticano

O Roma Pass não vale no Vaticano. Por isso, as únicas maneiras de furar as duas horas de fila do Vaticano é comprando um ingresso com hora marcada ou, caso já tenha esgotado, um tour guiado.

Comprando com antecedência, é fácil encontrar ingresso com hora marcada diretamente na bilheteria do Vaticano, pelo preço oficial, 17 euros, mais uma taxa de conveniência de 4 euros. Crianças até 6 anos não pagam, basta que estejam acompanhando adultos com ingresso comprado.

O ingresso do Vaticano, porém, não dá direito ao atalho para sair da Capela Sistina direto para a Basilica de São Pedro. Para usar esse atalho, você precisa comprar um tour em grupo com uma agência credenciada (veja aqui).

O Vaticano também vende um ingresso com entrada às 7h15, antes do público geral, com direito a café da manhã. Custa 68 euros.

Ingresso com hora marcada para a Galleria Borghese

A Galleria Borghese também requer reserva de horário. Você marca o horário online, no momento da compra do ingresso. O ticket online para a Galleria Borgheses custa 15 euros -- que é o preço do ingresso na bilheteria (13 euros) mais a taxa de reserva de horário (2 euros). Visitantes até 17 anos de qualquer nacionalidade pagam apenas a taxa de reserva de horário (2 euros). Não é possível visitar a Galleria Borghese sem reservar horário.

No dia da visita, chegue meia hora antes do horário marcado. É preciso passar na bilheteria (que fica no subsolo) para mostrar o voucher (impresso ou no celular) e pegar o ingresso físico.

Tours guiados

Roma roteiro 3 dias: Vaticano

Em Roma, agências credenciadas têm direito a furar fila no Coliseu, no Vaticano e em outras atrações.

Tours guiados podem ser última chance de furar fila para quem não conseguiu comprar os ingressos com hora marcada enquanto estavam disponíveis. (Existem inclusive ingressos em grupo sem tour incluído- - mais caros que o preço da bilheteria, porém bem mais em conta do que o preço do tour guiado.)

No Vaticano, os tours guiados em grupo são a única maneira de pegar o atalho da Capela Sistina para a Basílica de São Pedro -- evitando ficar até duas horas na fila na Praça São Pedro.

Veja alguns dos tours fura-fila oferecidos pelos nossos parceiros:

Tours fura-fila ao Vaticano

Tours fura-fila ao Coliseu

Tours fura-fila à Galleria Borghese

 

Leia mais:

690 comentários

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Ola! td bem?
estamos indo a roma em abril, pelo o que entendi as 2 primeiras atrações do Roma Pass são gratuita e tem filas especiais, para as demais atrações há um desconto de 50% porem há a necessidade de pegar filas para adquirir o ingresso com desconto.

estou certa?
brigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Exato. Mas as filas grandes de verdade você terá pulado usando o Roma Pass.

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Olá, Ricardo!!

Vou ficar 5 noites em Roma, de 06 a 11 de Março. Posso comprar o Romar Pass para os 03 primeiros dias. Mas e para os 3 outros seguintes? Não vale a pena pegar de novo, não é?

Não tenho medo de caminhadas longas, é algo que costumo fazer bastante durante as minhas viagens. Estarei num hotel próximo aos Spanish Steps. Com esta localização, acha que gasto muito além destes € 30 com transporte público?

Obrigada!

Beatriz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Beatriz! Compre em qualquer tabacchi (banca de jornal, quiosque, bar) um passe de transporte de três dias, o B.I.G 3 Giorni, que custa 11 euros.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Ola Ricardo ! Obrigado pelos posts sempre muito interessantes. Chego a Roma no sábado 24/05 as 21:30 em Tiburtina . Nosso hotel fica ao lado de Spagna . Voce acha que dá pra encarar o metro neste horário ? Ou é melhor usar o taxi ?
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O metrô é encarável nesse horário, sim. Mas quando a gente chega com mala num lugar que não conhece (e ainda mais a essa hora da noite), o táxi sempre é um bom investimento.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Olá, vou viajar com meu filho de 14 anos, tem valor reduzido no Roma Pass como tem nos bilhetes individuais para os museus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Não tem não.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Vou deixar minha opnião sobre o Roma Pass.
Eu li tooodo esse post antes de viajar e pra mim era óbvio que ele seria necessário. Mas não foi.
Não sei se sou lerda, ou se vcs que são muito rápidos, rs! Mas pra mim ele quase não se pagou. Se não fosse o transporte grátis, que abusei, não teria valido a pena. Só no combo Coliseu+fórum Romano e Capitólio gastei um dia inteiro! Optei por não ir na Galeria Borghese e cada atração seguinte levava muito mais tempo do que o imaginado. Não sendo possível fazer dois programas na sequencia. Com as experiência, nas outras cidades acabei nem comprando os passes e foi melhor.
Mas bom, fui no inverno. Se eu fosse no verão, compraria só pelo que falam das filas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maíra! O passe se paga, figurativamente falando, ao furar a fila do Coliseu. É para isso que serve, primordialmente.

Para se pagar na ponta do lápis também, é preciso fazer a Galleria Borghese. Se você não fez -- e o texto recomenda fazer, é o museu mais encantador de Roma -- você perdeu a oportunidade de fazer o passe se pagar matematicamente também.

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Pois é, percebi isso Bóia. Mas a galeria não estava nos meus planos mesmo, aí não quis ir só pra compensar o financeiro e trocar por outros lugares que eu realmente quis ir. Mas td bem. smile

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Oi bóia e trips,

Tudo bom?

Então, no meu roteiro, pretendo fazer Coliseu - Forum Romano e Paladino e depois seguir para o Museu Capitolino pq é muito perto. Com isso, acho que as 2 primeiras entradas grátis já se vão, certo?

Então, o Roma Pass dá algum desconto na Galeria Borghese, quando ela não é considerada gratuita? Entrei no site do Romapass e não achei nada a respeito.

Bj,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! A Galleria Borghese não é gratuita. O Coliseu e o Fórum Romano tomam um dia inteiro de visita, você não terá mais fôlego nem cabeça para visitar mais nada nesse dia.

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Ok. Sei que a Galeria Borghese não é gratuita, mas no post vcs falam que eu posso usar o direito à segunda visita gratuita do Roma Pass na galeria. O que eu perguntei (e acho que não consegui explicar direito)é se haveria algum desconto, via Roma Pass, para a Galeria Borghese, caso esta não fosse a primeira e nem a segunda utilização do Rome Pass.Deu para entender ou ainda escrevi de forma confusa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! A partir do terceiro museu você paga a tarifa reduzida oferecida pelo museu. Na Borghese é de 5,50 euros.

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Oi boia. Me ajude a pensar aqui por favor. Ficarei em Roma 5 dias. Chegarei no primeiro dia À noite e ficarei 3 dias seguintes inteiros e no quinto dia tomarei café e irei para o aeroporto. Para que eu otimize o Roma Pass, eu devo Usá-lo apenas no segundo dia, certo. São 3 dias de calendário e não de 72 horas, correto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! É isso.

Carolinne Schlickmann

Olá,
Estou querendo comprar o city pass, mas como a taxa do IOF no cartão está muito alta, quero deixar pra comprar em Roma. NO entanto, vi no seu texto que é indicado pelo menos reservar com antecedência;. Só que não estou encontrando essa opção. Eu faço meu cadastro no site, digo onde quero retirar mas ele me pede o pagamento online.
Então, minha primeira dúvida é > Como é possível apenas reservar para evitar de não conseguir comprar um no dia? Ou você acha que pode não ter no aeroporto, mas pode estar disponível em outros postos?
> Vou chegar a tarde em Roma. Tenho 2 dias inteiros depois, 1 deles já reservei pro Vaticano. Você indica começar a utilizar o passe nessa primeira tarde/noite ou somente a partir do segundo dia, que será completo?
> Onde poderia ir na primeira tarde, já que pelo texto vai um dia inteiro no Coliseu e arredores? Não vale a pena?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, CArolinne!

Se quiser comprar com antecedência, esta é a página:
http://romapass.it/p.aspx?l=it&tid=8

Se você vai chegar à tarde a Roma, use seu tempo para passear pelo centro histórico.

Provavelmente o Roma Pass não serve para você. Compre o ingresso fura-fila específico do Coliseu neste site:

http://www.coopculture.it/en/colosseo-e-shop.cfm

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá Boia,

Parabéns pelo site.

Pelo que entendi, comprando as entradas do Coliseu pelo site citado acima, pago 2 euros a mais, porém não pego filas?
compro, imprimo e realizo a troca antes de entrar correto?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Comprando neste site você paga 14 euros e pode visitar o Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino. Você escolhe entre imprimir em casa (recomendado) ou buscar na bilheteria.

Marianna
MariannaPermalinkResponder

Este site é confiável? http://www.coopculture.it/en/colosseo-e-shop.cfm
Costuma-se comprar os tickets antecipadamente por aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marianna! É o site oficial de venda de ingressos. Comprar o Roma Pass é mais prático.

Márcia Castañon

Olá, Bóia!

Estou com a mesma dúvida da Carolinne: não encontrei no site do Roma Pass uma opção para "reservar" como vcs falam neste post, apenas encontrei opções de "compra" ou "reserva para agencias de viagens"...
Pode me ajudar?

Essa listinha com os locais que aceitam o Roma Pass (com os preços da inteira e da reduzida!) estão me ajudando muito a escolher a ordem da utilização. Segue para quem quiser:
http://www.romapass.it/doc/sitiAderentiCostoBiglietti_eng.pdf

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Através do site do Roma Pass, você pode fazer o pagamento online e escolher a data e o local para buscar o seu passe.

Márcia Castañon

Obrigada!
É que pelo texto do post, eu havia entendido que teria duas opções, comprar ou reservar. Mas, pelo que vc explicou, não.
Ok, já vi que vou ter que morrer no iof do cartão... snif...

Carolinne Schlickmann

Desculpe, tenho mais dúvidas. A galeria Borghese e o Castel Sant'Angelo, é preciso reservar a entrada? Mesmo com o city pass?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolinne! É preciso reservar para visitar a Galleria Borghese mesmo com o Roma Pass. Não é preciso fazer reservas para o Castel Sant'Angelo. Veja: http://www.romapass.it/p.aspx?l=en&tid=33#faqq20

Perla
PerlaPermalinkResponder

Boia, é possível reservar a entrada da Galeria Borghese pela internet ou somente pelo telefone? Qual é a antecedência recomendada?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Perla! Só por telefone. Se não for um grande feriado local, pode reservar de véspera.

Jean Sousa de Lima

Oi boia,necessito de algumas orientações sua por favor.Iremos a Roma em abril,chegaremos quarta á noite e permaneceremos por seis dias.Pretendemos ir a Florença e Pompeia ,com o tempo que temos e possível fazer esse roteiro?, onde encontraremos hotel por bons preços e com boas localizações ?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jean! Você precisará de pelo menos três dias inteiros, sem contar a chegada e a saída, em Roma. Nápoles pode ser feita como bate-volta. Florença necessita de pelo menos dois dias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/passo-a-passo-bate-volta-de-roma-a-pompeia-e-napoles/

https://www.viajenaviagem.com/category/florenca

Bruno Narciso
Bruno NarcisoPermalinkResponder

Rapaz, agora fiquei com duas dúvidas.
1º - O regulamento fala que "free entry the first 2 museums and/or archaeological sites of your choice".
Ora, se são os 2 primeiros, hão de ser consecutivos, em visitas respectivas ao 1º e ao 2º, não é?
Apesar de parecer claro, fiquei com uma questão:
Não queria visitar o coliseu e a Galeria borguese no mesmo dia, nem mesmo em forma consecutiva. Inclusive, gostaria de entre elas incluir o desconto ao visitar Campidoglio, Araspacis e o Fórum/Mercado de Trajano.
Além disso, comprarei 2 romapass's, pois ficarei 7 dias, e a mesma estratégia faria com o segundo cartão para visitar Museo Nazionale Romano e o GNAN, incluindo outros trajetos com descontos. Isso é possível?
2º- Você conhece algum Guia em Áudio em português para as atrações em Roma (Se em português não conhece, qual o mais recomendado em inglês?)
Vlw, Bóia.

Bruno.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! As atrações grátis serão sempre as duas primeiras visitadas. A sua primeira será o Coliseu, certo? Se na Piazza del Campidoglio você visitar o Museu Capitolino, essa será a sua segunda atração grátis.

Não temos um guia para recomendar, mas googlando "free audio guide rome" você encontra vários. smile

Bruno Narciso
Bruno NarcisoPermalinkResponder

Vlw, bóia.

sonia
soniaPermalinkResponder

ola.....
vou estar em Roma durante 6 dias....pensei em seguir a maioria dos seus concelhos, mas fiquei com uma questao.....os dois primeiros locais visitados sao gratuitos, certo! A minha questao é se isto inclui qualquer lugar que visitar...como o castelo de s'angelo ou os museus do vaticano ou a capela sistina ou a basilica de s.pedro?????
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Qualquer atração que conste do Roma Pass. O Vaticano não consta, e a Basílica de São Pedro não cobra ingresso.

Ellen Nascimento

Opa, cá estou eu novamente.

Quero comprar o Roma Pass e queria sugestão sobre minha agenda. Pretendo começar com o Roma Pass num sábado.
Sábado - Coliseu, Fórum e Palatino
Domingo - Ver o papa rapidinho e Galeria Borghese à tarde
Segunda - Capitolino, Sant'Angelo, Termas (mais algum que dê pra fazer?)
Terça - Museus Vaticanos e Capela Sistina e as piazzas em geral (Trevi....)
Quarta - Nápoles e Pompéia

Tá corrido ou dá pra colocar mais coisas interessantes no meio do caminho?
Obrigada mais uma vez!
Ellen

Ellen Nascimento

Ah, gosto muito de igrejas e ficarei bem perto da São João de Latrão!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ellen! Veja nossa sugestão para aproveitar o Roma Pass no tópico "Estratégia que recomendamos", no post acima. wink

Derci
DerciPermalinkResponder

Olá , estarei indo a Roma em agosto especificamente do dia 19 a 23 ficarei no HOTEL VIRGILIO proximo estacao TERMINI quero visitar Coliseu o centro historico estou lendo que o calor é intenso nesta epoca mas pelo que lê na internet da pra ir a pé, outro passeio e Veneza pode me dar dicas deste meu roteiro, nao quero ir ao Vaticano, nao entendo o que tenho que comprar para nao pegar filas ah me diz o nome de uma companhia seguro de taxi do aeroporto ao hotel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Derci! Você pode saber mais sobre os passeios em Roma no post acima. Veneza não pode ser feita apenas como passeio. Se você só tem 5 dias, sendo 3 inteiros, é melhor aproveitar Roma. https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Luciana
LucianaPermalinkResponder

A Galeria Borghese tem limitação para reservas com o Roma Pass? Será que preciso reservar com quanto tempo de antecedência?

Tássia
TássiaPermalinkResponder

Boa tarde!!
Estou organizando minha viagem a Roma, baseada somente no seu site. Indico e remomendo. Otimo trabalho

Minha pergunta é: chegarei em roma no aeroporto fiumincino, estou com intenção de comprar o roma pass na minha chegada no proprio aeroporto, pelo que parece vende no terminal 3. economizarei um pouco pelo iof, è arriscado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tássia! Qual seria o risco? Não entendi! grin

Derci
DerciPermalinkResponder

Ah mas quero muito ir a Veneza apenas fotografar posso ir de trem e voltar no mesmo dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Derci! Desculpe, mas nós não recomendamos bate-volta a Veneza.

meire
meirePermalinkResponder

Oi queridos que sempre me ajudam muito em minhas viagens!
Novamente venho pedir ajuda!
Estou com uma dúvida na compra do roma pass:
chegarei em Roma no dia 05 de abril, próximo, e não entendi se posso comprar o passe pela internet só para retirar nessa data ou devo comprar mais próximo a esse dia.
Agradeço novamente o socorro de vocês.
Grande abraço.
Meire

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Oi, Meire.

Se você comprar pela internet, só poderá retirar no local escolhido no momento da compra. Eu comprei o meu Roma Pass no próprio hotel, e você também encontra em tabaquerias.
No meu blog tem dicas sobre o Roma Pass: www.ciaoviaggio.blogspot.com.br

Boa viagem!

Cynthia
CynthiaPermalinkResponder

Oi, Bóia!

Estou tentando seguir suas dicas e comprar meu Roma Pass pelo site oficial, mas ele só me permite selecionar a data de retirada até o dia 31 de março, e só vou chegar em Roma no dia 08 de abril. Será que fiz alguma bobagem ou existe essa restrição? Só vou conseguir comprar meu Roma Pass pelo site a partir do dia 1o de abril?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cynthia! Seja lá o que você tenha feito, não é necessário comprar com antecedência. Dá para comprar em Roma mesmo.

Cynthia
CynthiaPermalinkResponder

Ok, obrigada! Vamos chegar pela estação de Termini, acho que vamos tentar comprar por lá mesmo!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá, somos 5 turistas de primeira viagem em Roma. Gostaria de sugestão de hotel - com preço acessível - o mais próximo a Fontana de Trevi.
Desde já obrigada pela colaboração !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! No Booking, você consegue pesquisar pelo mapa de Roma os hotéis mais próximos da Fontana di Trevi.

Leia as considerações do Ricardo Freire sobre onde ficar, aqui: https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire/

E para saber mais sobre os hotéis, você pode ler as resenhas dos nossos leitores: https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-roma-os-relatos-dos-leitores/

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Socorro Riq e Bóia!!!! Estou tentando comprar o Roma Pass on line, mas não importa como eu coloque meu telefone, ele dá inválido...Vcs sabem o motivo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá Tatiana! Infelizmente não sabemos porque você não está conseguindo comprar o Roma Pass online, com o seu telefone. Uma dica seria tentar colocar um telefone local, como o do seu hotel em Roma, por exemplo. Se não conseguir, você pode comprar o seu passe quando chegar.

Qwerdy
QwerdyPermalinkResponder

Olá Ricardo, Bóia e demais leitores!
O pessoal que estava encontrando dificuldade em comprar o romapass nestes últimos dias, porque estava dando erro no site, provavelmente deve conseguir agora, pois o site estava sendo atualizado. Saiu o Roma & Più Pass e entrou o novo Roma Pass 48 hours que pode ser uma boa opção para quem não quer ver todas as atrações ou tem poucos dias na cidade. Ele custa 28 euros enquanto o Roma Pass custa 36 euros. Mas, observem que a validade dele conta em horas a partir da primeira utilização e dá entrada franca (além daqueles museus especificados) na primeira atração só, enquanto o outro dá nas duas primeiras.
Quando comprei, semana passada, na página realmente não havia opção para reserva sem pagamento. A opção é que você pague online e colete o cartão no posto de sua escolha, por exemplo, estação Termini.
Abraços,
Quel Werdy

Qwerdy
QwerdyPermalinkResponder

Ah, não fui muito clara, mas na semana passada quando comprei não havia o 48 hours. De qualquer forma eu compraria o Roma Pass porque ficarei 4 dias inteiros.

Qwerdy
QwerdyPermalinkResponder

Oi, Bóia!
Dúvidas em relação à estratégia de uso do Roma Pass:
1ª) A sugestão é fazer Coliseu + Forum e Galleria Borghese tudo num mesmo dia?
2ª) Seria desperdício do Roma Pass fazer apenas o Coliseu no primeiro dia (1ª atração) e deixar pra fazer a Galeria Borghese (2ª atração) e os outros museus a partir do segundo dia?
3ª) Daria tempo de percorrer o Coliseu + Forum e depois visitar Vaticano ou vice-versa num mesmo dia (Vaticano só entrada sem guia)?
4ª) Sei que isso varia de pessoa pra pessoa, mas, da experiência de vocês, quanto tempo em média dura a visita ao Coliseu + Forum + Monte Palatino?

Meu problema: Ficarei em Roma de 26/04 a 01/05. Chego em Roma no sábado às 14h de trem vindo de Milão. Domingo não abre o Coliseu, mas abre a Galeria Borghese. Segunda-feira abre Coliseu, mas o resto não.
Alguém pode me dar uma luz para eu organizar o uso do Roma Pass no meu caso? Porque não vai dar pra fazer Coliseu e Galeria Borghese no mesmo dia e nem para seguir à risca a estratégia do site como eu gostaria...
Muitíssimo obrigada!

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Ola, Qwerdy

Uma vez que o Roma Pass nao contempla o Vaticano, pq vc nao o faz no domingo, deixando o Coliseu e Museus Capitolinos para a aegunda feira? Na terca feira vc pode fazer a Galeria Borghese.
Tenho um roteiro de 4 dias emRoma no meu blog, venha dar uma olhada, espero que te ajude: www.ciaoviaggio.blogspot.com.br

Qwerdy
QwerdyPermalinkResponder

Oi, Vanessa! Obrigada pela sugestão! Inicialmente pensei nisso, fazendo Vaticano e Galeria Borghese no mesmo dia. Mas, esqueci de dizer que tem mais um problema (surgido recentemente e depois da minha programação de viagem): excepcionalmente os museus do Vaticano estarão fechados à visitação pública neste domingo específico (27/04), mesmo sendo o último do mês (dia da entrada franca), em razão da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII.
Acho que estou numa sinuca de bico!
Até já cogitei de fazer o Coliseu no sábado, dia da chegada (ops! Não se conta com este dia, né?), considerando que chego às 14h de trem rápido (cabine silêncio) vindo de Milão, onde já terei ficado uns 3 dias (teoricamente estarei descansada), que o Roma pass já está reservado bastando pegá-lo na própria estação, que o hotel não é longe do Coliseu e que neste dia a entrada para o Coliseu poderá ser até às 18:15 e com o Roma pass evito a maior fila. Na teoria dá, mas na prática não sei se o tempo seria muito escasso pra este passeio. Por isso pedi pra alguém me dizer quanto tempo se leva em média nesta visita.
Mesmo assim vou visitar seu blog pra pegar mais dicas!!!
Obrigada!

asdmg
asdmgPermalinkResponder

Querdy, acho que você está enganado. O Coliseu sempre está aberto aos domingos, ele só fecha 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. E os museus do Vaticano sempre estão fechados no domingo, exceto nos últimos domingos do mês, ou quando há eventos especiais, como em 27 de abril.

Qwerdy
QwerdyPermalinkResponder

Valeu, asdmg!! Que ótima notícia você me deu! Tinha ouvido dizer que abria segunda mas fechava aos domingos...
Agora só me resta a dúvida se dá pra fazer Coliseu e Galeria no mesmo dia ou se isto fica muito apertado.
Obrigada!

asdmg
asdmgPermalinkResponder

Se for só ao Coliseu e Galeria, dá sim. Com o Fórum já fica mais apertado, você teria que chegar bem cedo, mas dá. Agora, em relação aos museus do Vaticano, é até melhor você evitar o dia que é grátis, pois se pagando já é meio insuportável de lotado, grátis deve ser como estar em um estouro de boiada.

Qwerdy
QwerdyPermalinkResponder

Valeu, asdmg! Obrigada!

Quel Werdy
Quel WerdyPermalinkResponder

Vanessa, seu roteiro está sendo de ótima ajuda!
Valeu! obrigada!

asdmg
asdmgPermalinkResponder

Obs: De qualquer maneira é melhor esperar a Bóia responder, confio mais nela...

Priscila Sanches

Oi! Eu comprei o Roma Pass e gostaria de usá-lo na Galleria Borghese. Como faço para reservar ingresso da Galeria Borghese, usando o Roma Pass, online?
Obrigada.
Priscila

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! A única maneira de fazer a reserva para a Galleria Borghese usando o Roma Pass é pelo telefone: 39 06 32810. Para fazer a reserva online, você terá que pagar pelo ingresso cheio.

Veja aqui: http://www.romapass.it/p.aspx?l=en&tid=33#faqq38

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Muito obrigada, Bóia! "Salvou" a minha vida! rs

William
WilliamPermalinkResponder

Conheci o Blog agora, estou gostando muito, dicas muitos pertinentes.

Li tudo é não encontrei uma resposta para minha dúvida.

Estarei chegando a Itália Domingo a tarde, ficarei 4 dias em Roma e 3 em Florença, dias inteiros.

A dúvida e a seguinte vcs acham melhor eu começar por Roma ou Florença?
Na primeira cidade a ir eu teria Seg, ter, qua no caso de Florença ou SEg, Ter,Qua, Qui em Roma o que é melhor? Creio que talvez seja melhor Florença, devido Roma ser uma capital e pegarei a cidade nos dias de rush.

A outra questão é se 3 dias em Florença está bom?
Penso em pegar um dia é ir até Pisa,Lucca.

Consigo ver florença em apenas um dia?
E os outros 2 dias, uso para pisa,Lucca, Siena e San Gimignano.

Favorrrrr ajudemmmm !!!!!!! Please...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, William! Se vai chegar por Roma, fique em Roma primeiro. Você aproveita melhor a partir do primeiro dia.

Leia sobre Florença:

https://www.viajenaviagem.com/category/florenca

Telmo
TelmoPermalinkResponder

Olá bom dia. Gostari de uma ajuda vou para Roma em junho e gostari de saber se para comprar o roma pass existe filas de espera nas localizaçoes onde adquirimos o cartao??
Ou se o comprar online e levanta lo quando la chegar se é mais rapido???
Obrigado e o blog está muito fixe

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Eu comprei numa banca de revista. Como a Fabiana diz abaixo, é simples de encontrar. Acho que não precisa se preocupar com isso antes.

Fabiana S
Fabiana SPermalinkResponder

Telmo, são diversos pontos que vendem o passe e o procedimento é super simples. Então, a probabilidade de pegar fila é remota e de a fila ser demorada é quase zero. Sugiro deixar para comprar lá mesmo, assim você não ficará vinculado em retirar o passe no local x, podendo fazê-lo onde for mais conveniente.

giuliano
giulianoPermalinkResponder

ola, tenho uma duvida ! estou indo para roma com meus filhos de 9 e 6 anos !
Vi uma lei falando sobre crianças menores de 18 anos terem gratuidade na entrada de alguns museus e monumentos. Consegui ver que em Florença esta lei se aplica ! Em Roma se aplicaria também ? Compro o roma pass apenas para mim e minha esposa, ou devo comprar para as crianças também ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giuliano! Em Roma se aplica também.

Cleber
CleberPermalinkResponder

Boa tarde,
Com relação ao Coliseu, é possível visitar também as masmorras e terceiro anel hoje em dia.
Acredito que há 2 anos mais ou menos. Você sabe me dizer se posso usar tambêm o Roma Pass?
E finalmente se vale a pena..
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleber! Essas áreas necessitam de um ingresso à parte.

Dá para comprar ingresso para as três áreas com direito a furar fila. Neste caso, não compre o Roma Pass.

Compre aqui o ingresso:
http://www.coopculture.it/en/colosseo-e-shop.cfm

Gustavo Mayer
Gustavo MayerPermalinkResponder

Olá!!!
comprei 2 roma pass, um em meu nome e outro em nome de minha mulher. Ocorre que recebi apenas a confirmacão por email do meu pass. tenho o ID de autorização e o no da ordem do dela mas não sei como faço para receber a confirmação por email.
podem me ajudar....

gustavo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Verifique se a compra aparece no extrato do cartão de crédito. Caso apareça, entre em contato com o atendimento do Roma Pass. O e-mail está indicado aqui: http://www.romapass.it/p.aspx?l=en&tid=33

Quel Werdy
Quel WerdyPermalinkResponder

Gustavo, você comprou os dois juntos numa mesma operação ou separadamente? Se comprou junto, escolhendo 2 roma pass, você receberá um único número de confirmação. Com ele e o passaporte de quem efetuou a compra (o seu provavelmente), você recebe os 2 kits no ponto de coleta que você escolheu.
Dica se estiver vindo agora em abril ou maio e escolheu pegar na Estação Termini: A estação está em obra e, por isso, está um pouco confuso para achar o ponto de coleta. Então, entre no site da estação e veja o mapa interno inclusive com o ponto em que os tapumes impossibilitam a passagem. Dependendo da plataforma em que desembarcar, terá que dar a volta pela região da obra pra acessar o local do stand de informação turística onde se pega o Roma Pass.

Paula S
Paula SPermalinkResponder

Oi Bóia,

Como voltei de Roma recentemente, vou deixar uma dica pq notei que vcs sugerem que a segunda gratuidade do Roma Pass seja utilizada na Galeria Borghese. Na Galeria Borghese, é mandatório fazer reserva (como é apontado no post) com ou sem Roma Pass. E a reserva só é feita por telefone.

Quando estive na cidade, só estavam fazendo reserva para uma semana depois. Mesmo sem reserva (pq quando liguei já não havia disponibilidade para os dias em que estaríamos na cidade), tentei conseguir pessoalmente. A situação foi possível pq estava um dia chuvoso e algumas pessoas que reservaram, não compareceram (coisa de Deus mesmo!). Mesmo assim, segundo a pessoa que vendia os ingressos no caixa da Galeria, só poderíamos comprar a preço cheio, sem o desconto do Roma Pass (o que me levou a crer que os desistentes não utilizariam tal desconto).

Sendo assim, dependendo do grau de interesse da pessoa em conhecer a Galeria, talvez valha a pena abrir mão do desconto do Roma Pass e comprar o ingresso cheio on-line com a data e o horário pré-determinados. Vale muito a pena! As esculturas do Bernini são simplesmente fantásticas!

Márcia
MárciaPermalinkResponder

olá Bóia,

Vou para a Itália em dezembro/2014 com meus dois filhos e meu marido, nessa época do ano as filas nos principais pontos turísticos em Roma são muito grandes??

Outra coisa vou passar Natal em Verona mas queria uma indicação de restaurante pois chego lá no dia 24/12?

Decidi ficar hospedada em Verona (5 dias) e ir passear um dia em Veneza será o suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! As filas em Roma são sempre grandes. Por isso recomendamos usar o Roma Pass smile

Nossa melhor recomendação de Natal é a ceia piquenique: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem/

Verona é uma cidade que cabe num bate-volta a partir de Veneza. 5 dias é muito por lá.

Edinaura
EdinauraPermalinkResponder

olá ! boa tarde
Estamos indo a Roma eu e meu marido , vamos ficar no hotel Maison Giulia dia 24,25,26,27,o que devo visitar,? é a primeira vez que vamos , vale a pena o roma pass? queria ir um dia ate Veneza, da pra ir de trem num dia só? desde já agradeço

Edinaura
EdinauraPermalinkResponder

desculpa esqueci de dizer que vamos no mês 24,25,26,27 outubro 2014

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edinaura! A gente não recomenda bate-volta a Veneza não. Use as dicas do post acima para montar o seu roteiro em Roma!

Rana
RanaPermalinkResponder

O Roma pass aumentou para 36 euros. Vale atualizar as infos. Abs.

Leonardor
LeonardorPermalinkResponder

Olá Bóia.
Eu ouvi dizer que no primeiro domingo de cada mês o acesso ao Coliseu é de graça. Estarei em Roma entre 4 e 8 de Outubro e gostaria de saber se essa informação procede. Caso sim, como eu faço para usufruir dessa barbada? É preciso reservar o ingresso em algum lugar? Ou o negócio é por ordem de chegada mesmo?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! Sim, essa promoção começou em julho. O site oficial não dá instruções sobre a retirada de ingressos, mas acreditamos que seja por ordem de chegada mesmo. O tamanho da fila não deve compensar a economia, acredite!

Thamiris Pimentel

Olá! Parabéns pelo site! Virou favorito na minha pesquisa pra viagem!
Me tira uma dúvida?! Então, eu sei que o Roma Pass não vale para entrada no museu do Vaticano, mas com relação a transporte público pra chegar lá é válido? Ainda não sei a melhor maneira, se de ônibus ou mêtro, estou pesquisando.

Muito obrigada!
Beijos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thamiris! O passe de transporte é válido até o Vaticano, sim. Dá para ir de metrô (linha A, desça em Ottaviano) ou ônibus (várias linhas). Esta página, em inglês, traz todas as opções de transporte público: http://www.rometoolkit.com/whattodo/vatican.htm

Catia
CatiaPermalinkResponder

Boa noite, vou para Roma no dia 01 Set. Gostaria de saber se comprando o Roma Pass posso comprar o audio guide para o Coliseu separadamente. Outra duvida, com o Roma Pass podemos acessar todas as areas do coliseu? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catia! O Roma Pass dá direito às áreas abertas à visitação geral do Coliseu. Nâo dá direito às áreas acessíveis apenas com ingressos especiais. Ninguém vai impedir você de alugar audioguide em lugar nenhum só porque você tem o Roma Pass smile

Mônica Chatel

Dá para comprar na hora o ingresso para o Castel Sant'Angelo ou a fila também é gigantesca?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica! Dá para comprar na hora.

Yael
YaelPermalinkResponder

Bom dia, vou a Roma com minha màe em setembro, não estou conseguindo comprar os ingressoas para o Vaticano pelo site, tem alguma outra maneira de pagamento? Não completa a venda com cartao. Uma pena!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yael! Vários leitores já comentaram ter problemas na hora da compra ou reserva para ingressos do Museu do Vaticano. Tente entrar em contato com eles pelo email: help.musei@scv.va

Ruben
RubenPermalinkResponder

Bom dia! Estou a contar ir a Roma em Fevereiro de 2015.
Onde é que posso ver a lista de atrações que estão incluidas no Roma Pass e qual o desconto associado a cada uma?

Cumprimentos,
Ruben Santiago

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ruben! No site do passe, que está linkado no texto.

Thiago Simões da Silva

Boa tarde, boia.

Gostaria de saber se vc tem notícias da disponibilidade ou não do roma pass no presente momento para comprar nos postos de venda. Viajarei semana que vem e estou temeroso de chegar na hora e não conseguir comprá-lo. Também não sei ainda o terminal em que desembarcarei em fiumicino, de forma que talvez não consiga retira-lo se comprar online.
Obrigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Você pode comprar o Roma Pass quando chegar, em um dos postos de venda, sem problemas.

Graciela
GracielaPermalinkResponder

Olá td bem? Vamos em novembro para Roma, o Roma Pass, tb dá direito ao uso dos ônibus turísticos tipo hop on-hop off?
Obrigada, vcs já estão me ajudando um monte com suas dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graciela! Não, o hop-on hop-off precisa ser pago à parte.

Cleidimar Carlos Raasch

Olá muito bacana suas dicas e orientações, parabéns!!
Viajo dia 07/10/14 a Itália:
-Chego dia 08/10 às 7:20 e passarei o resto do dia visitando : Forum Romano e Coliseu e, ás 20:50 pego conexão e vou pra Veneza.
-Dia 09/10 passo o dia em Veneza e às 19:30 pego o Trem de alta velocidade e volto a Roma, chegando as 23:10 e fico na casa de amigos.
-Dia 10/10, já comprei ingressos, passo dia no Vaticano e durmo em Roma.
-Dia 11/10 pego primeiro trem e vou a Florença e passo o dia.
-Dia 12/10 pego primeiro trem e vou a Pisa (bate-volta) e a tarde Maranelo e durmo lá.
-Dia 13/10 vou a Milão e passo dia e último trem a Veneza e durmo lá.
-Dia 14/10 pego avião as 10h e volto a Roma, chegando as 11h, passo o dia e as 22H, voo para São Paulo.
Esse roteiro pra um casal jovem, é possível? Queremos arriscar, compramos quase todos os bilhetes e reservas de hotel. Poderia dar uma dica melhor?
Muito obrigado,
Carlos Raasch

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleidimar! Um dia em cada cidade é uma loucura. Se puder alterar suas reservas, repense o roteiro. Leia: http://viajenaviagem.herokuapp.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

MariaCristina
MariaCristinaPermalinkResponder

Olá,
O dia da minha viagem está chegando, e estou super ansiosa, revendo td o planejamento. Pensei em adquirir o Roma pass no aeroporto, ao chegar ( 11/10 ), já que foi dito aqui que é possível fazê-lo. Vou fazer, neste dia, a visita ao Coliseu, ao Fórum e ao Monte Palatino e no dia seguinte ( 12/10 ), pela manhã a Galeria Borghese. Como para a Galeria é necessário agendar estou com receio de deixar para fazer o agendamento lá, no dia 11 e não conseguir mais o horário desejado. Sabem se posso agendar a visita, aqui do Brasil, mesmo sem ter comprado ainda o Roma pass?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Cristina! Não é necessário ter o Roma Pass em mãos para reservar a Galleria Borghese. Reserve por telefone e no horário reservado apareça com o seu Roma Pass.

Rita
RitaPermalinkResponder

Boa tarde,
Espero que me possam responder à minha dúvida: tenho menos de 24 anos e sou estudante universitário o que me dá direito a tarifas reduzidas na grande maioria dos monumentos. Sou estar em Roma durante 5 dias (sendo que o último não conta porque não me dará tempo para nada), acham que compensa comprar o Roma Pass?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Depende daquilo que você está disposta a fazer durante a viagem. Nesse exemplo que demos entre transporte + entrada para o Fórum Romano, Coliseu e Palatino + entrada da Galleria Borghese (fora o fato de não ter de ficar na fila do Coliseu), valia bastante a pena.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Coloque no papel quais outras atrações pagas você gostaria de conhecer na cidade (e quanto tempo teria para isso) para ver se no seu caso vale a pena.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar