Roma Pass e os outros fura-filas de Roma: compare e escolha o seu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Roma roteiro 3 dias - fila Vaticano

Fure a fila dos monumentos em Roma

Os passes fura-fila são seus melhores amigos numa viagem à Europa. Em Roma, ainda mais -- a cidade torra ao sol de verão e é gélida no inverno. Perder duas horas do seu dia na fila do Coliseu ou do Vaticano, além de acabar com o seu humor, pode fazer mal à saúde.

Existem três jeitos de furar fila em Roma:

Todas as três modalidades têm suas vantagens. Compare e monte sua estratégia.

Roma Pass

Roma roteiro 3 dias: Roma Pass

O Roma Pass é um passe que combina atrações com transporte.

O Roma Pass tem duas versões:

  • Roma Pass 72 horas: custa 38,50 euros e dá direito a 72 horas de transporte público ilimitado, duas atrações gratuitas e 20% de desconto a partir da terceira atração visitada
  • Roma Pass 48 horas: custa 28 euros e dá direito a 48 horas de transporte público ilimitado, uma atração gratuita e 20% de desconto a partir da segunda atração visitada

Ou seja: o Roma Pass fura a fila da primeira atração que você visitar (no passe de 48 horas) ou das duas primeiras atrações que você visitar (no passe de 72 horas). Nas outras atrações você vai precisar passar na bilheteria para comprar ingresso com o desconto a que tem direito.

O tempo de duração do passe é corrido, contado a partir do primeiro uso -- tanto faz se esse primeiro uso for no transporte público ou numa atração.

Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam de Roma Pass, porque têm entrada gratuita nos museus federais. Além disso, crianças até 10 anos não pagam no transporte público.

Que atrações estão cobertas pelo Roma Pass?

O Roma Pass vale em praticamente todas as atrações de Roma, com duas importantíssimas exceções: o Vaticano e, desde recentemente, a Galleria Borghese. A lista completa está aqui.

(Atenção: no Coliseu o Roma Pass dá direito apenas à visita convencional. Não inclui acesso aos subterrâneos ou as visitas noturnas do Coliseu.)

Como usar o Roma Pass

A melhor estratégia para usar o Roma Pass é usar a gratuidade na atração mais procurada (o Coliseu/Fórum Romano, que contam como uma única atração), para evitar a descomunal fila da bilheteria.

No passe de 48 horas, eu costumava recomendar usar a segunda gratuidade na Galleria Borghese. Mas como o museu saiu do passe, escolha a seu critério.

Como reservar o horário para o Coliseu

Em 2019 o Roma Pass perdeu muitas vantagens. A maior das vantagens perdidas é que não dá mais para aparecer sem reserva no Coliseu. Agora o portador do Roma Pass precisa reservar horário para visitar o Coliseu. A reserva custa 2 euros extras).

Use o site da Coopculture, neste link. Não é preciso já ter comprado o Roma Pass para fazer sua reserva de horário. Você só vai precisar do Roma Pass físico no momento de entrar no Coliseu.

Roma Pass como reservar Coliseu

Role até o pé da página, onde está "Colosseo Ingresso Roma Pass". Clique em "Details".

Como comprar ingresso Coliseu com o Roma Pass

Vai carregar uma página com o "Colosseo Ingresso Roma Pass" no alto.

Roma Pass como comprar ingresso Coliseu

Clique em "Buy now!". O quadradinho vai ficar preto e vai enviar você para o pé da página, onde você seleciona a data de visita.

Coliseu como reservar com Roma Pass

Na página seguinte você seleciona um horário disponível.

Coliseu como comprar ingresso com Roma Pass

Ao selecionar um horário, vão aparecer as opções. Você pode comprar somente a reserva para entrada (última opção) ou pode aproveitar para comprar o próprio Roma Pass neste momento -- tanto o de 48 quanto o de 72 horas.

Pegadinha: o Roma Pass comprado no site da Coopculture precisa ser retirado no Palazzo Merulana, Via Merulana 121, perto do Coliseu, aberto de 8h30 a 21h de 4ª a 2ª (fecha 3ª).É melhor comprar o Roma Pass no site do Roma Pass! (ou mesmo diretamente nos pontos de venda), porque há opção maior de pontos de retirada.

Não é mais possível imprimir a reserva de ingresso em casa. A CoopCulture vai enviar o recibo da reserva por email. Você leva esse recibo junto com você e apresenta na entrada do Coliseu, no horário marcado, junto com o seu Roma Pass. Então você passará na bilheteria interna, dedicada a compras pela internet (e com fila reduzida), para trocar seu recibo por um ingresso fisico. Caso você tenha comprado "ingressos gratuitos" para crianças ou adolescentes até 17 anos, também é lá que vai fazer a sua troca.

Não existe uma ordem pré-determinada para a visita ao Coliseu, Fórum e Monte Palatino para portadores do Roma Pass. Mas desde 1º de novembro de 2019 as visitas aos três sítios vão precisar ser feitas no mesmo dia.

Como usar o Roma Pass no transporte público

No transporte público é preciso encostar o Roma Pass no leitor magnético do totem de validação (dentro do ônibus ou na plataforma do metrô). Faça isso todas as vezes em que usar o transporte público. Crianças até 10 anos não pagam transporte. Para os adolescentes de 11 a 17 anos será preciso comprar passagem avulsa (1,50 euros) ou passe (7 euros para 24 horas corridas, 12,50 euros para 48 horas corridas ou 18 euros para 72 horas corridas).

O Roma Pass é para você...

... que quer praticidade

Além de resolver a entrada no Coliseu sem fila, o Roma Pass dispensa a compra de passagens de ônibus e metrô nos tabacchi (lojinhas de conveniência à italiana) ou máquinas (disponíveis apenas no metrô).

Na ponta do lápis, o Roma Pass vale mais a pena para quem se hospedar em regiões que requeiram o uso de transporte público, como o entorno do Termini e o bairro de Monti.

Roma Pass NÃO é para você...

...que vai usar pouco transporte público

Caso você se hospede no Centro Histórico ou no Trastevere, deve usar pouco transporte público. Nesse caso, o Roma Pass acaba não se pagando -- vai valer mais a pena comprar ingressos avulsos.

Onde comprar o Roma Pass

Online - Ao comprar seu Roma Pass online, você reserva o seu cartão, evitando o risco de não haver cartão disponível no posto de venda (é raro, mas acontece). Você vai precisar marcar uma data e um Infopoint para retirada (veja abaixo).

Num Infopoint - Infopoints são postos de informação turística oficiais de Roma. Entre os Infopoints que você encontrará no seu caminho estão os do aeroporto Fiumicino (terminal 3, das 8h às 20h45), aeroporto Ciampino (chegadas internacionais, das 8h30 às 18h), estação Termini (plataforma 24, das 8h às 18h45) e Piazza delle Cinque Lune (perto da piazza Navona, das 9h30 às 19h).

Ingressos com hora marcada

Roma roteiro 3 dias: ingresso Vaticano

Caso você goste de caminhar e estiver hospedado num bairro onde não seja muito necessário pegar trasporte público (como o Centro Histórico e o Trastevere), o Roma Pass acaba não se pagando.

Além do quê, mesmo se você comprar o Roma Pass, vai precisar de um fura-fila para o Vaticano.

Se você só tem tempo ou disposição para visitar as atrações-chave de Roma -- o Coliseu + Fórum Romano e o Vaticano, talvez também a Galleria Borghese -- veja como comprar ingresso com hora marcada para essas atrações.

Ingresso com hora marcada no Coliseu: Coopculture

A CoopCulture vende ingressos para o Coliseu com hora marcada pelo preço da bilheteria (16 euros par 1 dia, 18 euros para 2 dias, + 2 euros de taxa de conveniência). É preciso comprar o CoopCulture online com antecedência, porque os ingressos são limitados por horário. Você pode imprimir o ingresso ou levar o comprovante no celular.

Para entrar no Coliseu, procure a fila 'Prenotazioni con orario' e esteja ali 5 minutos antes da hora marcada.

O ingresso também vale para o Fórum Romano, que pode ser visitado no mesmo dia ou, caso você tenha comprado o ticket de 2 dias, no dia seguinte. A visita ao Fórum, porém, não tem horário marcado. Para pegar menos fila no Fórum, inicie sua visita pela entrada do Monte Palatino, que torna a visita menos cansativa (você vai só descer). Neste caso, marque sua entrada para o Coliseu entre duas e três horas depois do horário em que você pretende chegar ao Fórum.

Visitantes até 17 anos não pagam para visitar museus federais italianos (como o Coliseu e o Fórum). Seu acompanhante menor de idade entra com você no horário comprado e você "compra" o ingresso "grátis" dele na bilheteria, por 2 euros.

A CoopCulture também vende ingressos incluindo a visita aos subterrâneos e arena do Coliseu), tanto sem guia (20 euros, + 2 euros de taxa de conveniência) e com guia (27 euros + 2 euros de taxa de conveniência) e também para os subterrâneos e belvedere (nível 3), com guia (33 euros). Há tours guiados em inglês, espanhol, italiano e francês.

Atenção: a venda deste tour pela Coopculture está suspensa até segunda ordem. É possível fazer o passeio por agências, como o nosso parceiro Musement.

Leia o relato do Andre L. sobre a visita guiada ao subterrâneo e belvedere do Coliseu.

Ingresso com hora marcada para o Vaticano

O Roma Pass não vale no Vaticano. Por isso, as únicas maneiras de furar as duas horas de fila do Vaticano é comprando um ingresso com hora marcada ou, caso já tenha esgotado, um tour guiado.

Comprando com antecedência, é fácil encontrar ingresso com hora marcada diretamente na bilheteria do Vaticano, pelo preço oficial, 17 euros, mais uma taxa de conveniência de 4 euros. Crianças até 6 anos não pagam, basta que estejam acompanhando adultos com ingresso comprado.

O ingresso do Vaticano, porém, não dá direito ao atalho para sair da Capela Sistina direto para a Basilica de São Pedro. Para usar esse atalho, você precisa comprar um tour em grupo com uma agência credenciada (veja aqui).

O Vaticano também vende um ingresso com entrada às 7h15, antes do público geral, com direito a café da manhã. Custa 68 euros.

Ingresso com hora marcada para a Galleria Borghese

A Galleria Borghese também requer reserva de horário. Você marca o horário online, no momento da compra do ingresso. O ticket online para a Galleria Borgheses custa 15 euros -- que é o preço do ingresso na bilheteria (13 euros) mais a taxa de reserva de horário (2 euros). Visitantes até 17 anos de qualquer nacionalidade pagam apenas a taxa de reserva de horário (2 euros). Não é possível visitar a Galleria Borghese sem reservar horário.

No dia da visita, chegue meia hora antes do horário marcado. É preciso passar na bilheteria (que fica no subsolo) para mostrar o voucher (impresso ou no celular) e pegar o ingresso físico.

Tours guiados

Roma roteiro 3 dias: Vaticano

Em Roma, agências credenciadas têm direito a furar fila no Coliseu, no Vaticano e em outras atrações.

Tours guiados podem ser última chance de furar fila para quem não conseguiu comprar os ingressos com hora marcada enquanto estavam disponíveis. (Existem inclusive ingressos em grupo sem tour incluído- - mais caros que o preço da bilheteria, porém bem mais em conta do que o preço do tour guiado.)

No Vaticano, os tours guiados em grupo são a única maneira de pegar o atalho da Capela Sistina para a Basílica de São Pedro -- evitando ficar até duas horas na fila na Praça São Pedro.

Veja alguns dos tours fura-fila oferecidos pelos nossos parceiros:

Tours fura-fila ao Vaticano

Tours fura-fila ao Coliseu

Tours fura-fila à Galleria Borghese

 

Leia mais:

690 comentários

João Sanguinheira

Boa noite, estive a ler os comentários até certo ponto para me esclarecer de como optimizar a minha viagem a Roma e achei que cada caso tem a sua forma de "resolver" portanto é o seguinte Bóia.

Vou embarcar para Roma com a minha avó no próximo domingo dia 26 perto das 19h e chego a Ciampiro perto das 23h, fico lá 6 noites e 5 dias. Reservei quarto no Villa Lanusei que fica perto da Basilica di San Giovanni e sensivelmente a 15 minutos do coliseu (a pé). Vou embarcar depois para voltar no dia 31 às 16h30.

Vou acompanhado só com a minha avó e do meu material fotográfico, assim sendo, gostava que me aconselhasses um percurso viável para que não cometa o crime de falhar uma visita a algo importante, pelo menos para os primeiros três dias do Roma Pass que só vou usar depois da meia noite. (já que chego às 23h)

No quarto dia, já sem o tal passe o que sugeres ir visitar e que passe comprar? A determinada hora a minha avó terá a companhia de uns amigos de lá e aí terei o meu tempo sozinho para explorar com a máquina. Que locais consideras interessantes para um rapaz de 21 anos visitar ahah?

Para terminar, o que posso fazer ou onde posso passear no quinto dia de manhã ali perto antes de pegar tudo para ir embora?

Abraço e obrigado pelo post, ajuda realmente!

João Sanguinheira

Cheguei à conclusão de que todos as atracções e monumentos estão fechados à segunda feira à excepção do Coliseu e das termas de Caracala, isto quer dizer que nessa segunda visito estes dois?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Coliseu e Forum Romano abrem na segunda, e são a nossa indicação para início de uso do Roma Pass.

O Museu do Vaticano também abre na segunda.

Sem a sua avó, vai ser mais fácil fotografar a Via Appia e os bairros mais típicos e menos monumentais de Roma, como Testaccio, San Lorenzo e Trastevere.

Victor Colonna

Olá pessoal do VnV, estou em Roma e usei muito os posts de vcs para me localizar oor aqui foi muito bom! Só a nivel de atualização o valor do Roma pass foi para 36 euros, acabei não comprando o passe mais vou compartilhar uma dica que me salvou um tempo nas filas do Coliseu. A dica é comprar seu ingresso na bilheteria do Palatino, como o mesmo ingresso da direito ao coliseu e ao foro romano então comprando lá vc tera acesso ao coliseu sem fila nenhuma! Quando fui passei por lá peguei meu ingresso sem ninguem na fila e parti para o coliseu, foi ótimo, fica a dica!

Mercia Precioso

Olá, será minha primeira viagem à Europa.
Ficarei em Roma 7 dias.
Qual é o cálculo que eu posso fazer em euros por dia?
Levar 100 euros para cada dia?
Agradeço a atenção.
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mercia! Gastos são muito pessoais. Para ajudar no cálculo, veja as nossas dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem

Ferreira
FerreiraPermalinkResponder

Prezada Bóia,
Por acaso você sabe como funciona o romapass para uma crianca de 8 anos. Ela paga o valor integral do passe ou tem algum desconto? Estou na duvida se compro para minha filha ou nao. Na verdade queremos usar o passe como indicado acima no post. Também nao sei se ela paga para entrar no Coliseo, se nao pagar ela pode entrar pela entrada do passe?
Sempre salvando nossas vidas.
Obrigado.
Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não há desconto no valor do Roma Pass para crianças, assim como na entrada adquirida na bilheteria do Coliseu. Mas vale fazer algumas contas, porque o transporte de metrô e ônibus é gratuito para crianças com menos de dez anos e todos os museus nacionais e sítios arqueológicos são gratuitos para qualquer visitante no primeiro domingo de cada mês.

Laili Flórez
Laili FlórezPermalinkResponder

Olá Bóia. No site do Coliseu agora diz que crianças de até 17 anos não pagam. http://archeoroma.beniculturali.it/en/free-tickets
Você sabe me dizer se elas furam fila junto com quem tem Roma Pass?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lalli! Sim.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Estou em dúvida se compro ou não o Roma Pass... chego em Roma numa sexta por volta de meio dia, então não terei muito tempo nesse 1o dia. No sábado tenho o dia todo, quero ir ao Coliseu e seu entorno. Domingo quero ver o Papa na hora do Angelus e tentar visitar algo no Vaticano (onde o RomaPass não é aceito). Segunda vou embora por volta das 14h e vi que a maioria dos museus tb é fechada nesse dia... E aí Bóia,vale ou não a pena?

Marina
MarinaPermalinkResponder

Vi agora no site que tem o RomaPass de 48 horas por 28euros... talvez esse seja mais adequado a mim! Para ser utilizado sexta e sábado. Será?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Você pode também comprar apenas o ingresso do Coliseu em http://www.coopculture.it/en/colosseo-e-shop.cfm

Yan
YanPermalinkResponder

Olá! Entrei nesse site para comprar os tickets para o Coliseu e nao há a opçao de marcar do dia e horario para a compra. Nao é necessária a data e o horario?

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yan! Não é necessário escolher data e horário. Os ingressos são válidos para serem usados até 31 de dezembro do ano corrente.

Raul
RaulPermalinkResponder

Bom dia,
Alguém já usou esse Roma Pass 48h?
Quais são as vantagens e desvantagens?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raul! Como as atrações estão fechadas na segunda-feira, o passe de 48 horas vale a pena para quem começar a usar no sábado.

Carolina Campos

Esse comentario me deixou confusa.. o Roma pass vale para dias de semana tambem certo? Vou chegar numa quarta a roma e vou embora no sabado a noite, gostaria de usar de quarta a sexta, se possivel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, CArolina! Funciona todos os dias.

Ana Carla
Ana CarlaPermalinkResponder

Vc acha que é melhor comprar o Roma Pass pela internet mesmo em baixa temporada (ou seja, agora, em janeiro)?
Vale a pena comprá-lo mesmo para as crianças (estaremos em 10 pessoas, sendo 5 adultos, 1 adolescente de 17, 2 crianças de 12 anos e 2 crianças de 6 anos)?
Desde já, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Carla! Compre o passe ao chegar. Os monumentos estão sempre lotados. Sobre as crianças, confirme por lá, mas crianças não-européias pagam ingresso nas atrações, então também precisam do Roma Pass.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Desculpe, mas, pelo menos para o Coliseu, menores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, não pagam. Só pagam os 2 Reais da reserva se quiserem comprar o bilhete online.

Artur Ramalho
Artur RamalhoPermalinkResponder

Olá Neftali, também li essa informação que menores de 18 anos de qualquer nacionalidade não pagam, mas não consigo achar onde li, você tem a fonte dessa notícia? Obrigado

Roseli
RoseliPermalinkResponder

Olá. Gostaria de saber se é verdade que o Trambus Open, em Roma, deixou de circular? Tem alguma outra opção?
Obrigada. Roseli.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roseli! Sim, está no site do Trambus a informação de que as atividades cessaram agora em dezembro.

Achei essa alternativa para você -- http://www.city-sightseeing.com/tours/italy/rome.htm

Mas quer saber? É furadíssima fazer esse tipo de passeio em Roma -- não é à toa que o Trambus faliu. Os ônibus não podem penetrar no coração do centro histórico. Ao Coliseu dá para ir de metrô e ao Vaticano de ônibus comum. Compre um Roma Pass.

Derley
DerleyPermalinkResponder

Oi Bóia, tudo bem? Estou indo em fevereiro para Roma, chegando as 14 hrs de Domingo lá (dia 22/02) e fico até terça-feira (dia 24/02) meu vôo sai de lá às 21 horas. Já reservei o Vaticano para segunda feira, você acha válido comprar o Roma Pass?
Meu planejamento é o seguinte:
22 - chego as 14 e faço as piazzas próximas ao hotel e ao termini juntamente com a Fontana di trevi
23 - vaticano - marquei as 9 hrs meu passeio, então devo ficar o dia inteiro por la, voltando no final da tarde.
24- coliseu, foro romano, palatino e castel sant angelo e o que mais der conta.
oq acha? pode me sugerir alguma outra coisa?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Derley! Em vez do Roma Pass, compre apenas o ingresso fura-fila do Coliseu:
http://www.coopculture.it/colosseo-e-shop.cfm

Derley N Damasceno

Muitíssimo obrigado Bóia ! Agora só uma última pergunta, entrei no site do castel Sant angelo e não consegui localizar o link para compra do ingresso, apenas consta a informação de valores, poderia dar uma luz para o viajante aqui?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Derley! Provavelmente o castelo não venda ingresso online.

Cristiano
CristianoPermalinkResponder

Minha contribuição:
O preço do Roma pass como descrito acima esta 36 euros.
No site também existe a opção de comprar o bilhete de 48 horas ao custo de 28 euros (neste caso somente uma atração é gratuita).

Abraço

Carolina Campos

Olá, gostaria de saber como funciona entrada para estudante (que possua carteirinha mundial). Existe essa possibilidade? Vale a pena? Não tenho encontrado essa opção nos sites..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Não tem encontrado porque não há desconto para estudantes mesmo não.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Boa tarde. A recomendação de usar a segunda entrada grátis para a Galeria Borghese é para evitar fila ou devido ao custo do ingresso ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Porque é o segundo ingresso mais caro entre os passeios em Roma. Caso você queira comprar à parte, é só comprar pelo site da Galleria. Não há filas, porque todas as visitas são com hora marcada.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

bom dia, vamos chegar em Roma dia 31/05 e sairemos dia 03/06, vale a pena compra o roma pass 48hrs? Na segunda o Coliseu esta aberto, para poder usa-lo como atração gratuita? obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! O Coliseu abre segunda, sim.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Olá, é uma pergunta simples mas só quero ter certeza: Então para o Coliseu não é necessário reservar horário, é só chegar? Isso vale para quem compra o ingresso do Coliseu online (sem ser Roma Pass)? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Se você chegar sem ingresso, vai pegar a fila da bilheteria.

Com Roma Pass (se for uma das duas primeiras atrações) ou com ingresso da Coopculture, você vai direto para a fila do raio x.

http://www.coopculture.it/colosseo-e-shop.cfm

Roseli
RoseliPermalinkResponder

Boa Tarde. Gostaria de saber se o bilhete Roma pass possui desconto para idosos acima de 65 anos e se os trens de alta velocidade na Italia tb possuem desconto para idosos? Abraços
Roseli.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roseli! Não há descontos para idosos, infelizmente.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá!!! Reservei meu horário para visitar a galeria borghese, pois já estava com tudo planejado para usar minha segunda entrada grátis do Roma pass, mas precisei fazer uma readaptação no meu roteiro e quando for na galeria meu Roma pass já não estará mais valendo, então surgiu a dúvida: já estando com a data agendada, preciso comprar o bilhete pelo site da galeria? Ou posso comprar lá?
Obrigada pelo auxílio!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Se não for usar nenhum desconto, pode comprar pelo site.

M. Celeste Frias Françoso

Oi, estarei do dia 08 a 12 de abril em Roma, me programei para dia 10/04, ir ao Vaticano. Tentei comprar o ingresso pelo site 3 vezes e veio no meu email que havia sido cancelado, achei que era problema no cartão, mas qdo liguei ao banco fui informada que estava ok, inclusive aprovada a compra, mas que deveria esperar por 10 dias que provavelmente haveria o estorno, mesmo pq estou com os emails que comprovam o cancelamento. Minha dúvida é, se há outra maneira para a compra ou se neste período não encontrarei dificuldades com filas? Estou indo com marido e 3 filhos. Obrigada e parabéns pelo blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, M. Celeste! Alguns leitores tiveram este mesmo problema e usando um cartão diferente, conseguiram efetuar a compra. Para saber mais, leia o post a seguir incluindo os comentários:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york

Claudio e Patricia

Boa tarde. Estou com uma duvida. Chego em Roma vindo de Florença 5a feira a tarde. Ficarei no Tratevere. Na 5a feira, fico por lá, conhecendo a região.
6a feira e Sabado , visitando o Coliseu e seu entorno e as principais atrações. Domingo vaticano. Retorno ao Brasil na 2a. Nesse caso a melhor opção seria o RomaPass 48 hrs ou apenas o ingresso avulso fura fila do coliseu?? E no caso do vaticano, onde compro os ingressos fura fila? Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudio! Para saber se o Roma Pass vale a pena, é preciso fazer as contas. Se você não for visitar nada além do Coliseu, não precisa. Para furar fila no Vaticano, a dica está aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/07/como-furar-fila-legalmente-em-museus-e-monumentos-na-europa-e-nova-york/

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Olá!!! Vale a pena ir a Necropoli? Tenho 3 dias inteiros em Roma. Obrigada !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Se você tem vontade, dá tempo sim.

Laura
LauraPermalinkResponder

Boa tarde, Bóia. Como vou comprar o Roma Pass no aeroporto Fiumicino, gostaria de saber se é possível agendar a entrada na Galleria Borghese para o dia seguinte.Ou, se eu quiser ligar antecipadamente, o que é necessário para efetuar a reserva? Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laura! Nâo precisa ter o passe comprado para reservar. Precisa ter o passe na mão para não pagar ao entrar.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Comprei o Roma passa no Termini, usei no Fórum Romano, Coliseu e Palatino e nas Termas de Caracalla (que por sinal é um passeio muito legal, mas que poucos fazem). Achei que valeu a a pena adquirir o Roma pass também por causa do passe ilimitado nos metrôs e ônibus.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Oi Bóia,

Eu comprei ingressos para o Coliseu no site do Coopculture, mas ele não me deu opção para agendar horário. O que devo fazer?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! É assim mesmo. Vá direto ao conrole de metais, no horário que preferir.

IZABELCHRISTINA COSTA

pelo amor de Deus !!!! alguém me responde se o Roma Pass só serve pra furar fila no COLISSEO ou fura TODAS as filas ?. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabel! O Roma Pass fura a fila das duas primeiras atrações em que você for, porque são as gratuitas. Para as demais, onde você terá apenas desconto, precisará passar na bilheteria, e desta maneira, enfrentar fila.

Renato Góes
Renato GóesPermalinkResponder

Olá!
Reservei meu Roma Pass pela internet, e já estou me preparando para seguir a estratégia que vocês sugerem. Mas pintou uma dúvida: é possível ir à Galleria Borguese sem reservar por telefone? Entrei no site deles e só encontrei opção de compra de ingresso (que não preciso, pois pode ser grátis com o Roma Pass). Corro risco de chegar lá e não entrar, mesmo chegando cedo?
Muito obrigado e parabéns pelo site!
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Reserve por telefone.

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Prezados, boa tarde!
Já entendi que o Roma Pass não tem gratuidade/desconto para entrada no Vaticano. A minha dúvida é: tem gratuidade de transporte por 3 dias. Essa gratuidade de TRANSPORTE (não de ingresso) inclui o ônibus/metrô que vai até o Vaticano?
Obrigada!
Bianca.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! Inclui.

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Vantagens entre OMNIA Vatican & Rome e Roma Pass.
No OMNIA é só o acesso facilitado, ou também é incluso o ingresso para Museus do Vaticano e Capela Sistina? Quanto ao horário de entrada, tenho que marcar ou é chegar e entrar? E tem outras vantagens a mais que o Roma Pass?
No Roma Pass a entrada na Galleria Borghese é gratuita, mas não garantida? Tenho que fazer reserva por telefone? Fica difícil a comunicação em italiano. Então, melhor comprar entrada online com horário marcado? E usar a gratuidade em outra atração?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! O Omnia é um cartão que entrega pouco pelo preço, caríssimo. O ingresso ao Vaticano está incluído, eles dão um badge fura-fila no escritório.

O Roma Pass está detalhado no texto do post.

Leila
LeilaPermalinkResponder

Boa noite

Gostaria de saber se o roma pass cobre o transporte até o Vaticano.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leila! Sim.

MONICA MELLO
MONICA MELLOPermalinkResponder

Boa noite. Uso o seu blog o tempo todo nos preparativos das minhas viagens. É excelente. Parabéns!
Bem, gostaria de fazer uma pergunta. Entendi que um único bilhete serve para entrar no Coliseu, forum Romano e Palatino. Mas eu poderia ir ao Coliseu na manhã de um dia e ir às outras duas atrações no outro dia? E nessa tarde desse dia eu iria à Villa Borghese, já que o dia seguinte é uma segunda-feira e não abre? Agradeceria esse esclarecimento. Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Até onde entendemos, a visita Coliseu-Fórum teria que ser contínua.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Olá! A visita não precisa ser contínua. No ano passado, com o mesmo ingresso, fui ao Coliseu em um dia e ao Fórum-Palatino no dia seguinte. Abraço.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Bom dia, estou indo para Roma com esposa e 02 filhos de 13 e 10 anos. Pelo que li o menor não paga metrô e observei em um comentário que o Coliseu agora é gratuito para menores de 18 anos. Minha 2ª entrada do Roma Pass seria para Galeria Borghese. Pergunto: devo comprar só 3 Roma Pass? Como o filho menor entra no Coliseu? Dá para pegar a mesma filha que os demais membros da família, só mostrando o passaporte? Como ele acessa o metrô sem pagar? Mostrar o passaporte na catraca? Consigo comprar o ingresso avulso para o mesmo entrar conosco na Galeria Borghese? A prenotação na Galeria para quem tem o Roma Pass é por telefone? Tem que pagar? Toda ajuda será bem vinda...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Já respondemos inúmeras, inúmeras vezes que basta a criança acompanhar o adulto que tenha o Roma Pass para entrar no Coliseu. O sistema da Galleria Borghese está explicado no texto, não precisa perguntar de novo para a gente responder o que já está escrito.

Quanto às outras perguntas: crianças até 10 anos não pagam no metrô quando acompanhadas de um adulto; faça a criança passar junto com você na catraca. Para a Galleria Borghese visitantes entre 6 e 18 anos devem reservar um ingresso gratuito (que terá taxa de 2 euros de reserva).

Franciele
FrancielePermalinkResponder

Olá! Ficarei 4 dias em Roma, quero comprar o Roma passe e também fazer a visitar ao subterrâneo do Coliseu. Como faço? Pelo o que entendi do site coopcultere, além de comprar/reservar o passeio subterrâneo também preciso do ingresso para o Coliseu, é isso? Então poderia fazer a reservar e utilizar também a Roma passe para a visita? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Franciele! Se você comprar a entrada do Coliseu no Coopculture, não vale a pena comprar o Roma Pass.

Mario Luiz
Mario LuizPermalinkResponder

Ola.
Obrigado pelas dicas.
FIz uma compra pelo site da Coopculture, porem ele não me deu a Opção de imprimir o Voucher em casa, não sei se é porque comprei o "Colosseo-Foro/Palatino > Intero+Prenotazione" e "Sotterranei e terzo ordine Visita Spagnolo+Prenotazione" juntos.
Agora como que eu faço para imprimir o Voucher? Tenho que enfrentar fila na bilheteria do mesmo jeito? e como que encontro o guia?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mario! Quais são as instruções do recibo?

ANA PAULA
ANA PAULAPermalinkResponder

Boa tarde.
Sempre AMO suas dicas!! Sempre perfeitas.
Visitando os sites dessas atrações, vi que são gratuitas para crianças abaixo de 17 anos. Assim, pergunto:
Comprando o Roma Pass para o casal e não para as crianças, elas entram direto com a gente no Coliseu e outros ou é necessário passar na bilheteria para alguma validação ou retirada de entrada gratuita?
Senão, teríamos que pegar a fila do mesmo jeito...
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Por favor, leia as respostas anteriores. A gente já respondeu inúmeras vezes que basta estar com adulto pagante para entrar.

ANA PAULA
ANA PAULAPermalinkResponder

Muitíssimo obrigada.

Mario M. Weber

Nesta estada, sobrou tempo então pude usar o transporte publico em Roma.
Observei que são poucos os usuários que confirmam seu cartão de transporte nas maquinas existentes no ônibus. Ou seja a maioria das pessoas não paga passagem. Perguntei a alguns jovens que estavam no ônibus sobre essa pratica, e eles me informaram que e obrigatório passar o cartão na maquininha, mas as autoridades não punem os residentes infratores.
Ao retornar do shopping para a estação Termini, encontrei um casal de brasileiros que resolveram testar a gratuidade e foram pegos pelas autoridades, pagaram uma multa de 60 Euros. A passagem por trecho custa 1,50 Euros.
Nao deixem de passar o seu cartão de transporte pois a multa e elevada.

Leonardo Carneiro

Oi Ricardo. Chequei o site do Roma Pass, e teve alguma alteração que não entendi direito ainda, mas o cartão de 3 dias, que se chamava "Roma Pass", agora se chama "Roma Pass 72 Hours", custa € 38,50 cada.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Acabei de comprar o Roma pass 72 horas aqui em Trastevere e realmente o preço aumentou. Valor atual €38,50.
Abs

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Minha viagem à Roma é só em abril de 2018, mas já tem várias dicas tiradas dos posts daqui anotadas!!!!! Parabéns! Este blog é incrível!!!!

Paulo Sergio santos

Ótimo site .

Josué Gonçalves

O Roma Pass é bem prático, apesar do aumento de preço (agora custa 38,50 euros) ainda compensa financeiramente. Quem quiser visitar a Galeria Borghese, lembrar de agendar com no mínimo 2 semanas de antecedência, se a viagem não for no verão (nessa época é melhor agendar bem antes).

Licio
LicioPermalinkResponder

Estou em Roma, acabei de comprar o Roma pass de 72h e procurando na internet pra tentar descobrir se o Coliseu e o fórum romano contava como uma atração única acabei encontrando esse post.
Minha felicidade em encontrar a informação fácil só não foi maior ao ver que o roteiro descrito foi exatamente o que pensamos aqui. Ótimo post!

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Ricardo, não consigo achar essa informação em nenhum lugar! Estarei em roma no primeiro domingo de novembro e pretendo comprar o Roma pass. Tenho 2 dúvidas. A primeira é se eu consigo ir para o Coliseu no primeiro domingo do mês com entrada gratuita, mas usar o Roma Pass para "furar a fila". Ou só posso furar a fila se eu usar o Roma Pass para entrar? A segunda dúvida: as duas atrações que tenho direito gratuitamente pelo Roma Pass de 72 horas eu preciso ir uma seguida da outra? Ou posso usar quando eu quiser dentro das 72 horas? Agradeço muito se conseguir me responder logo porque embarco depois de amanhã! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Quem responde é A Bóia. O texto é claro, as duas atrações são seguidas. É a regra do passe. Conforme-se. (Em todo post de passe é a mesma história: sempre aparece gente querendo uma vantagem a mais. Ah, mas essa regrinha não dá para contornar? Não é a gente que inventa essas regras.)

Se você usar o passe para ir ao Coliseu num dia gratuito, vai furar a fila da bilheteria (vai pegar apenas a fila da entrada/detector de metais), mas a visita será descontada do seu passe. Ou seja, para você não será grátis.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá!

Minha dúvida é se os dias de feriado contam no uso do Pass. Por exemplo: vou chegar dia 30/12 em Roma e se utilizar a partir de 31/12, dia 01/01, feriado, conta nos dias?

Abraço,

Felipe

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Conta.

Elis
ElisPermalinkResponder

Olá, vou desembarcar em Roma dia 29/04, ficarei lá 4 dias e tenho duas perguntas:
- O Roma Pass continua sendo a melhor opção para transporte e ingressos de atrações?
- NO dia 01 de maio, o que estará aberto para visitação em Roma?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elis! O Roma Pass continua um bom passe. No dia 1º de maio todos os museus e monumentos fecham na Europa continental. Você poderá entrar em igrejas.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá!
Li bastante coisa sobre o Roma Pass, mas continuo com dúvida sobre guias: na fila especial para esse ticket é possível adquirir o áudio guia ou lá contratar um tour guiado? Se for possível, o preço extra vale a pena pagar junto com o Roma Pass ou melhor contratar um tour guiado por fora?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! O audioguia você compra depois de entrar na atração.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Desculpe insistir, mas vendo alguns sites de venda de ingresso dizem que a gratuidade para menores de 18 anos é apenas para cidadão da UE. Por favor confirme pra mim se eu e minha esposa usando Roma Pass meus filhos de 13 e 8 anos brasileiros entrarão gratuitamente conosco pela entrada do Roma Pass no Coliseu.
Muitíssimo obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Você está certo. A gratuitade geral para jovens é na França.

Sílvia
SílviaPermalinkResponder

Espero que ajude a esclarecer a dúvida de todos, que era a nossa também. Estivemos no Coliseu em junho/2018, eu, meu esposo e minha filha de seis anos, os dois adultos com o Roma Pass. Na entrada, um funcionário perguntou se estávamos com a reserva para minha filha, respondemos que sim. No caso dela, entramos no site de compras para o Coliseu e fizemos a compra do ingresso gratuito, que custou $ 2,00, que se refere apenas ao valor da reserva on-line. Nos dirigimos a bilheteria do Coliseu para ingressos reservados on-line e pegamos o bilhete da criança. Sem filas.

Rafael Barbosa

Oi Bóia! Estive em abril em Roma e as dicas que encontrei aqui fizeram toda a diferença! Gostaria de fazer uma correção: a validade do Roma pass não se encerra a meia-noite, mas sim no fim do período indicado (48h ou 72h). Ou seja, se ativei um cartão de 72h às 11h de terça-feira, poderei utilizá-lo até às 11h de sexta-feira (este foi o meu caso, inclusive. Cheguei em Roma na terça e ativei o cartão e na sexta fui para Nápoles de manhã e utilizei o cartão para chegar até a estação de trem). Um abraço!

Renata
RenataPermalinkResponder

Gostaria de compartilhar que adoro as dicas do Viaje na Viagem e acompanho tudo há anos! Mas o parceiro Musement (indicado neste post para tours guiados em Roma) me colocou hoje em uma tremenda furada.

Reservei o tour guiado em português Vaticano + Capela Sistina + Basílica de São Pedro e o tour que deveria durar 3,5h, durou apenas 1h... Demoramos 1,5h só para começar o tour e acertar a logística. Isso causou uma necessidade da guia sair desenfreadamente pelo Museu. Sem informações históricas, sem parar para observarmos as obras de arte. Muitos cômodos foram passados sem explicação alguma! E quando eu perguntei sobre um cômodo, ela apenas me disse o nome da sala em que estávamos e mais nada. Virou as costas e saiu andando em disparada! Tivemos exatamente 7 minutos para correr os olhos pela Capela Sistina!!!!!!!!!

E ainda por cima não recebi o tour na Basílica de São Pedro. Ela nos deixou na porta e não explicou nada!

Portanto, fujam deste parceiro!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Lamentamos muito o acontecido. Na verdade os tours são feitos por agências locais, os sites como Musement e Viator apenas distribuem. Funciona que nem hotéis no Booking. É sempre bom ver a nota e as resenhas dos clientes antes de comprar. Vamos encaminhar a sua reclamação para o parceiro, mas te peço duas coisas: que revele o nome da agência de tours que executou o passeio (essa informação sempre está na descrição do tour) e que ponha sua resenha negativa no site, para que ajude a outros viajantes. Provavelmente o mesmo passeio da mesma operadora seja vendido em outros sites também.

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi, Bóia. Obrigada pela ágil resposta! O nome da empresa é Touriststation, localizada na Via dei Corridori, 6. Boa sugestão de colocar no site a péssima experiência e alertar os outros viajantes! Apenas tinha enviado email para o Musement.

Tania Paredes
Tania ParedesPermalinkResponder

O que li sobre o Roma Pass é muito interessante. Mas ficou uma dúvida. É necessário agendar o dia da visita quando vamos utilizar o Roma Pass?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Ele vale a partir da primeira utilização.

Ranniere Miranda Santana

Vc poderia me tirar uma dúvida? Como uso o roma pass no ônibus? É só portar ou precisa ativar? Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ranieri! Você valida no totem posicionado no vão de entrada do ônibus.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar