Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo seu caso?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pluna

Dois dias depois de anunciada a "suspensão de vôos por tempo indeterminado", a situação da Pluna parece ainda pior. O que se depreende do noticiário -- tanto no Uruguai quanto no Brasil -- é que a empresa caminha para a liquidação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo uruguaio não assumirá o resgate da companhia; a prioridade é reconectar o país à malha aérea mundial, e não manter uma cia. aérea de bandeira nacional.

Assim como aconteceu com a Varig, o fim das atividades da Pluna se dá no início da temporada de férias, causando um momento de caos aéreo para turistas. O jornal uruguaio El País estima em 5.000 os uruguaios ilhados em aeroportos do exterior, sem vôos.

No Brasil a Pluna tinha se tornado uma espécie de low-cost para Buenos Aires e Santiago, levando passageiros de Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre que não se importavam com a conexão em Montevidéu.

O último comunicado oficial informa que a cia. vai dar prioridade à situação dos que estão fora de seus destinos de origem e tinham viagem de volta programada até o dia 9 de julho. Depois disso tratará do caso de quem ainda não viajou.

Citado pela Folha de S. Paulo, o Procon recomenda que os consumidores que tenham comprado passagens não usadas com cartão de crédito contactem a administradora para estornar as transações. Quem comprou por agência de viagem deve procurar a agência para reembolso.

O call-center da Pluna no Brasil é (11) 3711-9158.


Você foi pego nesse rolo? Conseguiu falar com a Pluna? Como estão tratando o seu caso? Compartilhe com a gente, por favor!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


220 comentários

kelton
keltonPermalinkResponder

Alguma sabe um endereço da Pluna aqui no Brasil .
Recebi a informação de que será necessário este endereço para acionar a justiça.
Se for formado grupos para ação coletiva favor entra em contato comigo.
Comprei 02 passagens em fevereiro, deveria ter sido parcelado em 04 vezes e eles debitaram no cartão a vista e ainda estão roubando nosso dinheiro.
Também quero minhas taxas de embarque de volta.
Não vamos ficar com o prejuízo mais uma vez!
Kelton. menezeskelton@IG.COM.BR

Fábio Oliveira

Acho que o meu é o pior dos casos. Não fui nem voltei pela PLUNA e tive de comprar passagens 1 dia antes da viagem e tive de pagar o dobro do preço na LAN.

Algumas pessoas estão resolvendo a situação recebendo o valor de volta pelas agências de viagem ou diretamente com o cartão de crédito, mas eu comprei à vista no boleto bancário e não tenho ninguém para recorrer a não ser a própria PLUNA ou o governo do Uruguai.

Caso algúem tenha uma 'luz' ou entre com uma ação coletiva, segue meu e-mail:

fabio.oliveira.cc@gmail.com

Jane
JanePermalinkResponder

Oi , o meu caso é igual ao do Fábio paguei a vista e tive que comprar de novo pela LAN.

Estou providenciando o processo contra a Pluna.

Segue o meu e-mail, caso queiram uma ação coletiva.

jclima_79@hotmail.com

LUIZ ALBERTO
LUIZ ALBERTOPermalinkResponder

jane,estou na mesma situação.paguei a vista 1974,00 e não fiz a viagem.
no nosso caso teremos que recorrer a justiça,mas onde? aqui no brasil eles não tem mais endereço.acho que devemos entrar na justiça em montevidéo.
se tiveres alguma informação para me passar agraço muito.
sds
luiz alberto - porto alegre

Guilherme Reis

Pessoal. Vou relatar abaixo o meu caso.

Eu comprei 4 passagens com a Pluna em Março, a viagem seria realizada em Julho.

Em 3 dias, isso mesmo, 3 dias antes da viagem, fiquei sabendo da interrupção dos vôos e como tudo estava pago e programado, optei por comprar novos bilhetes pela TAM/LAN, afinal, já estava tudo programado e ficaria muito frustado se não viajasse.

Ao retornar da viagem, tentei diversos contatos com a Pluna, todos sem sucesso.

Porém, no dia 27/07 contactei a minha operadora de cartão de crédito (American Express) e solicitei o estorno, uma vez que o serviço contratado não foi oferecido.

Para a minha alegria, hoje ao ligar para a operadora para consultar o andamento da minha solicitação, tive a grata surpresa de constatar que o estorno foi feito!

Sugiro que a galera que tenha comprado com cartão de crédito entre em contato com a operadora e tente o ressarcimento.

André Luiz
André LuizPermalinkResponder

Bom,
Também fui prejudicado com esse caso, comprei em fevereiro para viajar em setembro, paguei a vista, fiz o depósito em nome da agência, mas eles não atendem aos meus telefonemas e email, estou a disposição para processo coletivo,

andre_quala@hotmail.com

euclimária carla ruas barbosa

Tinha uma viagem academica programada para o dia 15/07 saindo de Belo Horizonte para Buenos Aires e retorno dia 31/07 de Buenos Aires para Belo Horizonte. Inclusive ja tinha pago por esta viagem a vista no cartão de crédito, inclusive com todas as taxas referentes a uso em moeda estrangeira. Contatei a pluna e não obtive resposta como não podia perder o mestrado comprei nova passagem em outra companhia, como faço para conseguir o reembolso?

LUIZ ALBERTO SALVADORI

PARA OS INTERESSADOS COMO EU, EM EXECUTAR A PLUNA NO JUDICIÁRIO CONSEGUI OS DADOS COM A ANAC CONF.SEGUE:

PLUNA LINEAS AEREAS URUGUAYAS S.A.
NACIONALIDADE: URUGUAI
CÓDIGO OACI: PUA
CNPJ: 33.537.622/0001-02
REPRESENTANTE LEGAL: GONZALO MAZZAFERRO GILMET
ENDEREÇO NO BRASIL: Rua Consolação, 368 - 4º andar, bl. B - Consolação
CEP: 01.302-000 - São Paulo/SP
FAX: (11) 3069-9520

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Luiz Alberto, estou na mesma situação de vocês. No meu caso, não consegui o estorno através do cartão de crédito, então terei que recorrer ao Poder Judiciário. Agradeço as informações repassadas por você e gostaria de saber se já deu entrada e se foi em juizado de pequenas causas ou outro órgão da justiça. Muito Obrigada, Roberta.
robertacbcarvalho@hotmail.com

LUIZ ALBERTO SALVADORI

ROBERTA,ENTREI COM PROCESSO EM JUÍZADO ESPECIAL PEQ.CAUSAS NO DIA 21/08 E JÁ MARCARAM AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO NO DIA 17/09,SÓ QUE EM OUTROS PROCESSOS SIMILARES,O REPRESENTANTE DA EMPRESA NÃO COMPARECEU E SERÁ JULGADO A REVELIA E SERÃO CONDENADOS E PORTANTO TEREMOS DIREITO DE SERMOS RESSARCIDOS PELA ANAC.VER SITE ABAIXO.
http://www.conjur.com.br/2012-ago-13/justica-bloqueia-bens-pluna-garantir-reembolso-clientes
AGORA TEM QUE ESPERAR.
SDS
LUIZ ALBERTO

Jose Alexandre

Luis,

Meu caso comprei pelo Submarino e já entrei com aç?o no Juizado Especial. O problema agora está sendo o endereço atualizado. No site da Anac o endereço n?o está atualizado e é igual ao que você postou. Fui intimado pelo Juizado a fornecer outro endereço ou meu processo será arquivado.

Ana Paula Oliveira

Jose, tbm havia comprado pelo submarino, gostaria de saber se voce entrou com ação no juizado contra a submarino ou direto pela Pluna.. grata

Antonio Lobo
Antonio LoboPermalinkResponder

Comprei duas passagens ida e volta Rio - Buenos Aires, via Boleto Bancário, e estou na mesma situação de vocês, sem resposta alguma.
Abri para cada passagem uma reclamação na ANAC, e vou entrar no Juizado Especial de Pequenas Causas. Para os que se interessam em uma ação em grupo, que tal um grupo no Facebook? Estou criando neste momento (PREJUDICADOS PELA PLUNA). Entrem todos para conseguirmos o que queremos.

Cristiani Piccin

Antonio, vc criou o Face PREJUDICADOS PELA PLUNA?? Não estou conseguindo encontrar.. se puder dar retorno, agradeço

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Antoni, essa reclamação da ANAC não está dando em nada!!! Teve algum retorno até o momento??

Abs

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Boa tarde, tb fui prejudica com esse caso da Pluna, comprei duas passagens para Sabtiago... entrei em contato com o cartão fizeram o estorno da fatura de julho, só que agora estão me cobrando novamente o valor que fizeram o estorno...

Leonardo Melo
Leonardo MeloPermalinkResponder

Olá. Também fui prejudicado pela Pluna, adquiri duas passagens ida e volta para agosto/2012 trecho BH-Buenos Aires com pagamento pelo MasterCard. Precisamos de uma solução pois somos a parte frágil desta situação.
leobm2000@yahoo.com.br

Marcelo Gallarreta

Comprei uma passagem de volta marcada para Janeiro de 2013 de Punta del Esta para Sao Paulo Guarulhos. Quando li nos sites que a PLUNA tinha falido, me dirigi ao atendimento do Banco do Brasil e entramos em contato com o OUROCARD BB pedindo o cancelamento do pagamento para a PLUNA, pois ainda nao tinham-se passado 30 dias da minha compra e o serviço nao fora prestado. Eles se negaram alegando que deveria entrar em contato com a operadora, mesmo eu informando a eles que nao conseguia contato nem por telefone nem por emal.
Vou acionar via PROCON a OUROCARD BB, pois é um direito poder cancelar a compra antes de decorridos 30 dias.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Marcelo, em se tratando do BB não perca tempo, acione o quanto antes!!!!! Com eles o problema é sempre certo e NUNCA solucionado.

Boa sorte!!

José Evangelista

Comprei da PLUNA via boleto bancário, cinco passagens para minha família, ida e volta Brasília/Santiago. Tive que comprar pela TAM/LAN por cerca de três vezes o valor que havia pago. Nenhum contato por parte da companhia, só a enrolação que já conhecemos. Reclamação feita via ANAC, vou entrar com processo judicial.
Alguém solicitou também na justiçca os valores a mais pagos para outra companhia aérea?

Sonia
SoniaPermalinkResponder

O cartão que antes tinha estornado o valor das passagens cobrou outra vez, aconteceu com mais alguém? que procedimento tomar?

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Havia comprado passagens da Pluna para Agosto - Santiago. Como nada foi resolvido junto a PLUNA que sequer me deu um retorno quando enviei inumeros e-mails solicitando reembolso pelas passagens compradas, felizmente consegui encontrar esse canal onde uma comentou que havia conseguido o estorno junto ao cartão de crédito VISA. por conincidência foi o meu caso, e ao ligar pra lá fui super bem atendido e em menos de 15 minutos a pessoa pegou a data da compra e valores e disse que nem era necessário, nesse momento, envio de documentação tendo em vista se tratar do "caso da PLUNA", de modo que o estorno será automático e no próximo mês já estará regularizado. Se sim ou não apenas no próximo mês, mas o fato é que o "simples" atendimento, a oportunidade de poder falar com alguém e ínfima que seja possibilidade de ter de volta o dinheiro que foi pago por um serviço não prestado de uma empresa que nem brasileira é, dá um imenso alívio!! Desde início de Julho solicitei o reembolso junto a PLUNA e até agora nada!!! Mais vergonhsosa é a postura do órgão regulador que nada regula - ANAC - que não tem dado nenhum apoio aos passageiros. Digo porque liguei pra lá e na central não sabiam dizer nada, apenas que eu deveria procurar o PROCON.

Agradeço a leitora que postou a informação que, até o momento, me parece muito favorável!!!!

Desejo boa sorte e paciência aos que estiverem tentando e que possam avaliar essa possibilidade junto à administradora do cartão.

Abs,
Alexandre

Cristian
CristianPermalinkResponder

Oi, eu tenho outro problema. Eu viagei de Pluna para Belo Horizonte e minha volta é 14 de setembro. Como sei que não vou conseguir voltar com essa passagem, comprei outra na TAM. Mas tem como conseguir retorno do valor da volta? Tem algum lugar ou pessoa de contato aqui em Belo Horizonte?

Qualquer ajuda agradeço demais!

Tania Silva Oliveira Vega

Boa tarde,
comprei uma passagen atraves da americanas viagem no dia 027\2012 da Empresa Pluna e fui avisada por email que o voo foi cancelado pois a Pluna faliu entrei em contato com a americanas e até hoje nada ja faz 70 dias e eles so respondem que esta dentro do prazo para reembolso,fiz pelo cartão visa e ja liquei e eles não aceitaram fazer o cancelamento,peço ajuda de o que devo fazer pois não aquento mais tanto descaso da americanas viagen.

Grata Tania.

valdeir
valdeirPermalinkResponder

eu já faz 130 dias e nada de reembolso, pede para aguardar 4dias, ligo de novo pede mais 4 dias e assim vai,essa americana e uma piada, acho que todos deveriamos entrar judicialmente pedindo danos morais, porque todos estamos passando um estress devido a esse transtorno e o tempo perdido tentando solucionar essa situação.

Gonçalo
GonçaloPermalinkResponder

Minha gente querem cobrar de quem, Pluna faliu, nao existe mais... querem processar uma empresa que nao existe mais, nosso dinheiro foi FATO !!!!

Elizabeth Nogueira

Comprei minhas passagens para Buenos Aires pela Decolar.com. Apesar de ter recebido um e-mail afirmando que haveria reembolso, até hoje minha situação não foi solucionada. Gastei quase 1000 reais a mais do que esperava por conta dessa confusão, fora o que não tive de reembolso. Alguém também está passando por isso?

Pedro Zanqueta

Alguém pode me explicar como uma empresa que está suspensa consegue lançar uma compra no meu cartão de crédito?
Foi lançado o seguinte na minha fatura de setembro do Diners:
Data da compra 23/08/2012
Parcela 01/05
valor R$ 325,15

1o Não comprei nada na Pluna
2o Se estão suspensos como estão lançando compras nas operadoras de cartão de crédito?
3o No site do Procon informa que as operadoras foram informadas da suspensão, só o Diners não está sabendo?

Já solicitei o cancelamento via operadora, o telefone de contato da pluna só dá ocupado.
Vamos ver se é rápido ou vira novela.

Maria Regina
Maria ReginaPermalinkResponder

comprei minhas passagens em janeiro para viajar em julho e a Pluna faliu do dia que eu ia viajar e não fomos.
como conseguiram o estorno no cartão de crédito ?
acionei o site que comprei via Procon e estão me propondo devolver o valor pago pelas passagens....
estou resolvendo o que fazer pois querem que eu assine um termo me comprmetendo a não acioná-los por danos morais etc...

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Boa noite! Eu também sou uma vítima da Pluna. Hoje fui ao banco Santander para pedir estorno dos valores que paguei a decolar.com, pelas passagens aéreas da Pluna, e eles me disseram que fariam a contestação apenas mediante lançamento automático de um "crédito em confiança" que lançariam em até 5 dias no meu cartão de crédito, enquanto fariam a análise do caso. Achei estranha a postura do banco, pois me disseram que, após análise, se desse problema, eu teria que devolver o dinheiro do tal "crédito em confiança" com juros e correção ao banco.Eu pedi só a contestação com estorno real e me apresentaram esse serviço!! Então, eu resolvi não contestar por medo de ter que devolver valores ao banco com juros, e agora vou ao Judiciário em busca de solução. Alguém passou por isso??? A tal oferta da operadora do cartão de crédito de contestar com o serviço do "crédito em confiança"??

Adriana

Maria Regina
Maria ReginaPermalinkResponder

oi Adriana ! fiz a mesma operaçao pelo Santander e me fizeram o estorno , mas não fui informada sobre isto de ter que devolver ao banco o valor com juros...como é isto ??

Maria Regina
Maria ReginaPermalinkResponder

oi Adriana ! fiz a mesma operaçao pelo Santander e me fizeram o estorno , mas não fui informada sobre isto de ter que devolver ao banco o valor com juros...como é isto ??

EDSON DIAS DOS SANTOS

Minha primeira viagem internacional (para o Chile) no dia do aniversário da minha filha para comemorarmos juntos esta data. Comprei as passagens em janeiro direto no site da empresa e a estadia em um hotel em Santiago por outra empresa.
O problema já começou quando dividi a compra das 4 passagens em 6 vezes no cartão e a empresa me cobrou o total em uma fatura única.
Agora, além de ter perdido as passagens, como não vou poder mais realizar a viagem, também perdi a estadia. A empresa tem regras rígidas quanto ao cancelamento.
Depois de inúmeros telefonemas, decidi ir pessoalmente a cidade de São Paulo para buscar soluções, mas como já esperava o escritório estava fechado.

Bruno Abdalla
Bruno AbdallaPermalinkResponder

Entrei com processo contra a Pluna e contra a Global Collect, empresa q recebia os pagamentos a vista pelo site da Pluna. A audiencia foi dia 06/11 e ninguem compareceu. Vamos aguardar o proximo passo q e o julgamento a revelia e em caso de condenacao e nao pagamento, os bens serao penhorados.

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Eu comprei tres passagens para argentina para viajar em julho, já entrei no Procon no Anac e nao há reposta de ninguém.

Echarao
EcharaoPermalinkResponder

No meu caso, fizemos açao via procon (canoas-rs) e conseguimos obter o reembolso do valor debitado no cartao de credito. entretanto, dois meses apos obter esse reembolso, o valor esta sendo novamente cobrado. alguem em situacao parecida?

Maria Regina
Maria ReginaPermalinkResponder

recebi o reembolso do cartão mas só agora estou vendo aqui esta situação de sermos cobrados de novo...como funciona...será que as operadoras de cartão encontraram uma maneira de roubar a gente també...ou seja..."emprestando" um dinheiro pra gente e depois cobrando juros etc...???

Raphael Giulliano

Meus Caros,

Para aqueles que compraram passagens aéreas Pluna, através de agências de viagens, sites como o Decolar.com, ou qualquer outro intermediário há esperança. Se precisarem de informações estou disposto a ajudar.

Ivete Mazorana

Olá Raplael,
Comprei passagens da Pluna, mas pelo Submarino Viagens, no dia 17/06/2012. Comprei no Cartão de crédito em 5 vezes e quando soube do cancelamento liguei imediatamente para a operadora do cartão, mas me disseram que não podiam estornar o valor e nem bloquear as parcelas e mesmo assim, voltei a ligar para a operadora e disse que não reconhecia a compra (orientada pelo submarino viagens), mas neste caso teria que bloquear o meu cartão e depois entrar em discussão com a empresa aera e como estava de viagem marcada para Montevidéu, em curso de formação já pago, não poderia bloquear o meu cartão.
Compramos 4 passagens ida e volta de Foz do Iguaçu/Montevideo com valor total de R$ 2.290,18 (dois mil, duzentos e noventa reais e dezoito centavos).
Comecei a falar com a Submarino viagens e sempre me diziam que tinham 120 dias para a devolução, mas agora que já se passou este prazo eles me disseram que a Submarino Viagens não tem nada a ver com isto e que ela apenas intermedia a negociação, ou seja, lavou as mãos. Sem contar que a atendente foi grossa comigo. E ainda me disse que no Código de Defesa do Consumidor diz claramente que eles não tem nenhuma responsabilidade e que apenas a Pluna é responsável e quando eu disse que havia falado com a Anac, Procon e com o Fórum e que esses órgãos me diziam o contrário, a atendente simplesmente encerrou a ligação.
Agora, estou juntando a documentação para entrar com uma ação judicial no juizado especial civil de pequenas causas e pedirei também indenização por danos materiais e morais.
O que mais poderia fazer?
Agradeço e aguardo
Ivete

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Ivete,
o que a atendente lhe disse é um absurdo jurídico. O submarino viagens responde solidariamente sim, sem dúvida nenhuma, o artigo 19 do CDC é claro nesse sentido.
Quanto aos danos morais, vai depender do juiz, mas em relação ao valor pago nas passagens, é uma ação ganha.

Lorenza
LorenzaPermalinkResponder

Em abril do ano passado (2012) comprei 4 passagens RJ-Buenos Aires através do site submarino viagens, o qual voaríamos (eu e mais 3 pessoas) pela Pluna em agosto. Como a empresa faliu e a submarino não resolveu nossa situação mesmo faltando quase um mês para nossa viagem, ou seja, dava tempo de sermos reacomodados em novo vôo, fomos obrigados a cancelar a compra com a submarino e comprar diretamente com a GOL. Eles falaram que nosso dinheiro seria estornado no cartão de crédito em 60 a 120 dias, sendo que compramos todas as passagens em um único cartão de uma amiga, ela não teria como nos devolver o dinheiro, já que seria estorno. Fizemos nossa viagem e entramos no juizado de pequenas causas contra a Pluna e o Submarino, sem advogado. Esse mês tivemos audiência e a juíza nos concedeu o valor em dinehiro das passagens compradas com a submarino, mais a diferença do valor das passagens compradas com a GOL que saíram bem mais caras e ainda danos morais. O submarino que irá nos pagar, visto que responde solidariamente.

Jose Alexandre

Ivete,
Meu caso é semelhante ao seu. Também comprei pelo Submarino e já entrei com aç?o no Juizado Especial. O problema agora está sendo o endereço atualizado. No site da Anac o endereço n?o está atualizado e fui intimado pelo Juizado a fornecer outro endereço ou meu processo será arquivado.

Alcino Alves
Alcino AlvesPermalinkResponder

Olá Raphael,
Eu comprei pela Saraiva Viagens. Poderia me informar qual é o meu direito nesse caso?

Grato desde já,
Alcino.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Alcino, vc tem direito a restituição do dano material + dano moral, os juizes estão dando veredito favorável, pois a Saraiva Viagens é coresponsável. Entre nas pequenas causas, é fácil e não precisa de advogado. Entrei e ganhei!

Raquel
RaquelPermalinkResponder

tivemos audiencia hoje e nenhum representante da decolar compareceu....

EMANUELA ALENCAR PEREIRA

BOM DIA!! ESTOU PASSANDO POR DISSABORES E CONSTRANGIMENTOS INTENSOS. COMPREI PASSAGENS PELA INTERNET NO SITE DA VIAJANET PELA COMPANHIA PLUNA, LIGO DIARIAMENTE PEDINDO REEMBOLSO E NÃO TEM NENHUMA SOLUÇÃO NEM PREVISÃO.

Alcino Alves
Alcino AlvesPermalinkResponder

Olá pessoal!
Gostaria de saber se alguém aqui que pagou À VISTA (especialmente por transferência bancária) foi reembolsado.
Acho que vou para o Juizado Especial Cível registrar uma reclamação,tanto para a Pluna (por conta desse dano moral, descumprimento de serviço e falta de informação) quanto pela Saraiva Viagens por ter "lavado as mãos" e não me auxiliado em momento algum para reaver o meu dinheiro de foi depositado diretamente na conta bancária deles... quero meu dinheiro de volta pois o que passei por conta dessa incompetência da Pluna já me estressou demais.

Se alguém tiver alguma dica para me instruir mais a respeito de processá-los ficaria muitíssimo grato! Segue meu e-mail: the_alvesjr@hotmail.com

Luiz Carlos
Luiz CarlosPermalinkResponder

Eu comprei pela Decolar para o Chile. Desde 11 de julho nesta função! Agora é a lida com o Santander que havia me dado crédito em confiança, depois estornou e voltou a cobrar... Uma novela tão grande quanto com a Decolar.

Esta nem se pronuncia sobre os valores pagos em taxas, hoteis, seguros...

Vou até o final. Já juntei docs e, na volta das férias, juizado neles, já que no Procon reclamei duas vezes e nada também.

Mas tenho esperança que nosso país vai melhorar. Isso passa pela justiça e cumprimento das leis e reivindicação de nossos direitos. Vamos à luta!

Felipe
FelipePermalinkResponder

Eu comprei passagens da Pluna e paguei direto no boleto, ou seja, estou na pior das situações. Entrei com um processo contra eles no pequenas causas e já saiu a sentença, obviamente ganhei (tanto o direito de receber o valor das passagens quanto danos morais). O problema agora é receber.... O próximo passo é entrar com um pedido de execução da sentença, em que a juíza determina o confisco dos bens da empresa, mas todos os bens da Pluna no Brasil já foram confiscados a pedido da ANAC (que não fez nada desde então). Meus colegas de prejuízo, acho que não vamos receber nada não.... só espero que as nossas ineficientes instituições públicas criem mecanismos para que isso não ocorra novamente. Boa sorte!

ANDRE
ANDREPermalinkResponder

FELIPE, tb coloquei o processo contra a pluna e a agência, mas me ligaram do forum de pequenas causas, dizendo que meu processo seria arquivado, pois não conseguiram encontrar ninguem da pluna e nem da agência para serem intimados, como vc conseguiu um endereço para que o processo corresse normalmente? vc tem o endereço em que foram intimados ? fico grato,
email - andre_quala@hotmail.com

Lucas
LucasPermalinkResponder

Amigo, já era.
O tempo que você vai perder tentando resolver isso vai aumentar ainda mais o prejuízo.
Bola pra frente.
Se até hoje ninguem assumiu a Pluna, esqueça.

Isabela Noronha

Felipe,
Será que vc poderia me dizer qual o endereço utilizou para entrar com o processo contra a Pluna. Há alguma previsão de ressarcimento?
Poderia me passar pelo meu e-mail: isabelanhf@hotmail.com
Grata,
Isabela

Alessandra Fernandes

Tinha uma viagem marcada para Buenos Aires, fui até o aeroporto e nem sequer funcionário da Pluna havia no local para dar alguma informação. Estou movendo um processo contra a empresa aérea e também contra a Decolar, que me vendeu a passagem e só me informou do cancelamento do voo 24 horas após a hora marcada pro mesmo. Até hoje o processo não saiu do lugar porque a Pluna não é encontrada para ser intimada. Alguém, por favor, sabe me informar outro endereço que não seja Rua da Consolação em SP, a empresa sumiu do mapa. Obrigada!

Matheus Neves
Matheus NevesPermalinkResponder

Compramos duas passagens da Pluna de Porto Alegre para Santiago do Chile, soube do encerramento das atividades da empresa pela imprensa. Como já estava tudo reservado, compramos novas passagens por outra empresa aérea e fizemos a viagem. Cientes de que, no retorno, penaríamos para conseguir o dinheiro de volta.
Contatamos uma advogada especializada nesses assuntos aqui em Porto Alegre e ela ajuizou uma ação contra a Pluna para os devidos ressarcimentos. A empresa não compareceu às audiências e a ação seguiu, já temos o resultado favorável e um indicativo de penhora de bens da empresa para efetuar o nosso ressarcimento.
Em momento nenhum recebemos qualquer comunicado da empresa, sequer sobre o cancelamento do vôo.
Não é possivel que uma empresa simplesmente desapareça do mapa dessa forma, deixando centenas de clientes lesados e sequer devolva o dinheiro de um serviço que não realizou.
Fico à disposição para contatos e para passar o nome da advogada que está cuidando do caso aqui em Porto Alegre.

Matheus Neves
matineves@gmail.com

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

A BQB - Buquebus começou a voar Porto Alegre-Montevideo-Porto Alegre direto.

http://www.flybqb.com/

Lorenza
LorenzaPermalinkResponder

Pessoal,

Em abril do ano passado (2012) comprei 4 passagens RJ-Buenos Aires através do site submarino viagens, o qual voaríamos (eu e mais 3 pessoas) pela Pluna em agosto. Como a empresa faliu e a submarino não resolveu nossa situação mesmo faltando quase um mês para nossa viagem, ou seja, dava tempo de sermos reacomodados em novo vôo, fomos obrigados a cancelar a compra com a submarino e comprar diretamente com a GOL. Eles falaram que nosso dinheiro seria estornado no cartão de crédito em 60 a 120 dias, sendo que compramos todas as passagens em um único cartão de uma amiga, ela não teria como nos devolver o dinheiro, já que seria estorno. Fizemos nossa viagem e entramos no juizado de pequenas causas, sem advogado. Esse mês tivemos audiência e a juíza nos concedeu o valor em dinehiro das passagens compradas com a submarino, mais a diferença do valor das passagens compradas com a GOL que saíram bem mais caras e ainda danos morais. Não deixem pra lá. Corram atrás dos seus direitos.

daniel dimas
daniel dimasPermalinkResponder

Tive o mesmo problema, comprei para santiago 2 passagens da pluna, se passaram os 120 dias e nada de ressarciemtno(submarino viagens), entrei com processo em novembro e estou aguardando. em que mes voce entrou na justiça?

Fernanda Moura Pereira

Lorenza, meu caso é o mesmo do seu. Vou entrar na justiça também, por favor voce teria como me passar o modelo da sua petição.
Atenciosamente.

Fernanda.

Lorenza
LorenzaPermalinkResponder

Ah,..entramos na justiça contra o Submarino e contra a Pluna..como a Pluna faliu e não compareceu às audiências, o Submarino é co-responsável..ele que nos pagará.

OTÁVIO CÉSAR

Cara Lorenza, meu caso é parecido com o seu gostaria do endereço do Submarino no Rio de Janeiro pois pretendo entra no juizado de pequenas causas. OBRIGADO.

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Boa noite!

Quem teve problemas com a PLUNA e comprou as passagens através de alguma agencia ou site, pode entrar no pequenas causas que vai ganhar!!! Ganhei contra a Decolar.com, todos os valores + danos morais!

Um abraço a todos!

Stella
StellaPermalinkResponder

Eduardo, boa tarde!
Por gentileza, será que você poderia informar o número do seu processo contra a Pluna e Decolar, para que eu possa me basear da sentença?
Obrigada!

Paulo Alexandre Boff Damasceno

Sr Diretor

Comprei e paguei, passagens e hotel para viagem e hotel no Uruguai, e não fui atendido, pela DECOLAR.COM

Preciso localiza-los, por favor poderiam me fornecer um endereço no Brasil da DECOLAR.COM

Desde já agradeço.

Att

Paulo Alexandre B.Damasceno

xandrao17@gmail.com

Jose Alexandre Santiago

Comprei 4 bilhetes para viajar em julho de 2012 com a família para o Chile com um pacote turístico comercializado pelo Submarino Viagens, na verdade B2W viagens, a mesma dona do Decolar.
Quando soube do ocorrido com a Pluna recebi um email pedindo para tentar reacomodar mas logo em seguida a Pluna decretou falência total sem possibilidade de reacomodação.
Desde então não consigo contato com a Pluna e nenhum telefone, email, etc.
Inicialmente, o B2W disse para esperar de 60 a 120 dias que a Pluna iria reembolsar todos os passageiros. Estou esperando até agora quase um ano depois. Tenho todos os contatos com o Submarino anotados com dia, número de protocolo e nome do atendente.
Hoje fiz minha última ligação para o Submarino antes de entrar na Justiça. Concluí que o B2W "lavou as mãos", recebeu a comissão dele e mandou procurar a Pluna que nada poderia ser feito. Brincadeira!

HERMAN MONTEIRO

Pessoal, ja tenho um processo aberto contra a pluna, teve duas audiencias mas ninguem apareceu, informaram que não encontraram eles no endereço, esta semana um oficial de justiça foi ate minha casa e falou que eu teria 10 dias para levar o endereço atualizado para eles.
Pesquisei na internet e encontrei o seguinte endereços:

PLUNA LINEAS AEREAS URUGUAYAS S.A.
NACIONALIDADE: URUGUAI
CÓDIGO OACI: PUA
CNPJ: 33.537.622/0001-02
REPRESENTANTE LEGAL: GONZALO MAZZAFERRO GILMET
ENDEREÇO NO BRASIL: Rua Consolação, 368 - 4º andar, bl. B - Consolação
CEP: 01.302-000 - São Paulo/SP
FAX: (11) 3069-9520

Alguem sabe se este endereço é correto?
Alguem abriu algum processo em grupo?
Se tiver rolando um processo conjunto eu animo de entrar.
Meu email é : herman.monteiro@outlook.com

Leonardo Gomes

Estou na mesma situação do Herman (comentário acima) e acredito que várias pessoas terão o mesmo problema. No endereço da Pluna (Rua Consolação, 368 – 4º andar, bl. B – Consolação) não existe mais nada e ninguém para receber intimações.

Caso alguem saiba de algum outro endereço para poder encaminhar as intimações ficaria muito agradecido.

Abraços,

Leonardo Gomes

Irene
IrenePermalinkResponder

Boa noite!
Estou na mesma situação de todos vcs. No entanto, não consigo o novo endereço da Pluna para entrar com a ação.Se alguém tiver e puder me enviar, agradeceria!
ifavacho@gmail.com

Att.
Irene

DANIELLE COSTA

Pessoal, bom dia!

Acabo de receber da Justiça o deferimento no processo contra a PLUNA CIA AEREA, mas também não consigo encontrar alguém para me pagar. Ha 2 anos estou nesta luta, tive altos prejuizos e até agora nenhuma posicçao concreta da situação. A ANAC é inerte não nos ajuda. O Governo tão pouco. E aí??? Quem vai nos ressarcir do dano financeiro? E o dano moral que nem conseguimos valorar???

ISSO É BRASIL!!!

Jady Malane
Jady MalanePermalinkResponder

Boa tarde.

Recebi decisão favorável contra a PLUNA, no entanto, na fase de execução, não consigo a penhora de nenhum dos bens da empresa. Gostaria de informações sobre o caso.
Alguém que tenha recebido os valores, por meio de penhora de bens, por favor entrar em contato pelo email: jadyjady04@hotmail.com
Agradeço.

Juliana Gouveia

Pessoal fui lesada, procurei por advogado especializado, e por fim consegui o reembolso do meu prejuízo.
Se alguém precisar de ajuda estou a disposição!

Fernando Rocha Neves

Por favor Juliana, pode me esclarecer como conseguiu receber o prejuízo.
Tenho decisão favorável contra a PLUNA, no entanto, na fase de execução de sentença, não consigo a penhora de nenhum dos bens da empresa. Gostaria de informações sobre o caso.
Obrigado.

Daniela Giacobbo

Olá, Juliana!
Fui vítima da Pluna e imaginei que seria caso perdido.
Você conseguiu reembolso?
Nossa, fiquei muito feliz ao ler seu depoimento.
Como devo proceder? Obrigada

Danielle Costa

Pessoal, ganhei o processo contra a PLuna. Mas nao estamos encontrando ninguem para fazer os pagamentos, alguem sabe por acaso onde podemos encontra los pois esse processo esta quase sendo arquivado e eu vou ficar no prejuizo de quase 10.000,00 pelo amor de Deus preciso de ajuda!!!!

Michel
MichelPermalinkResponder

Você conseguiu encontrar a PLUNA no Brasil, para notifica-la da audencia e na sequencia desta pergunta, a PLUNA foi na audiencia?

Eu tive a primeira audencia cancelada semana passada, pois não localizamos endereço da PLUNA no Braisl.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Provavelmente a Pluna já encerrou suas atividades no país. Uma última tentativa seria pedir ao Juiz que bloqueasse o valor nas contas bancárias da empresa, via BacenJud, bem como tentar a penhora de veículo, por meio do RenaJud.

Caso nada disso dê certo, solicite a quebra do sigilo fiscal, de forma que a Receita Federal junte ao processo cópia da Declaração de Imposto de Renda da Pluna. Assim vocês poderão verificar se eles possuem algum bem passível de penhora.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar