Quatro dias em Foz do Iguaçu: o roteiro da Roberta

Cataratas de Foz do Iguaçu, lado argentino

A Roberta passou quatro dias em Foz do Iguaçu e fez, de forma independente, o pacote completo: cataratas dos lados brasileiro e argentino, compras no Paraguai e restaurantes em Puerto Iguazú. Organizou suas impressões em um relato dia a dia muito bacana. Viaje com a Roberta:

Eu e meu marido estivemos em Foz do Iguaçu na semana passada (de 6 a 9 de julho). Foram poucos dias, mas conseguimos visitar todos os principais pontos turísticos.

Optamos por alugar um carro com GPS (que foi desnecessário). A cidade é bem sinalizada, muitas placas. Fácil de andar. Para rodar de carro é muito simples. Vimos também vários turistas utilizando ônibus da cidade, que também é bem sinalizado e fácil.

1º dia

Chegamos à tarde e deixamos as malas no hotel (Hotel Carimã – que comento mais abaixo) e fomos direto para Duty Free/Argentina. É tudo bem perto, no máximo 30 minutos de deslocamento. O Duty Free é bom. Preços atrativos e similares ao Paraguai.

A partir das 18h fica mais cheio, horário em que os hotéis, vans e excursões levam os turistas, mas dá para andar. Fica aberto o dia todo. À noite fomos para a Argentina – Puerto Iguazú para jantar. Cidade bem pequena, acolhedora, mas se resume aos restaurantes, que são ótimos. Comida excelente, e baratos em relação ao Brasil. Fomos nos restaurantes indicados aqui (Aqva e El Tío Querido – os dois são bons). Média de R$ 50,00 por pessoa!

2º dia

Compras no Paraguai. Atravessamos a Ponte da Amizade a pé, bem cedo – às 8h, juntamente com a maioria dos funcionários das lojas. Tranqüilo. É recomendável roupa confortável, tênis e mochila nas costas para colocar as compras.

Não é legal ficar andando com as sacolas para cima e para baixo, é muito cheio e atrapalha! Na volta, também, voltamos pela ponte a pé – às 12h30. Perguntamos para algumas pessoas que nos falaram que até as 14h30 é tranquilo atravessar a pé, pois é bem movimentado.

Depois desse horário tem os tais coiotes e é mais perigoso! As filas são enormes para táxis e vans. Ficam parados na ponte muito tempo e não queríamos ficar esperando.

Na volta, fomos almoçar e depois jantar em Puerto Iguazú novamente. Tem uma feirinha perto do centro ótima. Simples, mas bem legal, com vinhos, queijos e porções.

3º dia

Fomos para cataratas argentinas. Bonito demais. Não tão bem estruturado como o lado brasileiro. Era domingo, então estava muito cheio, inclusive com muitas excursões de argentinos. E isso demorou muito o nosso passeio, mas valeu a pena. Recomendo ir em outro dia.

Não fizemos nenhum opcional, pois estava muito frio. Média de 10 graus e não dava para entrar na água. Dá para ficar o dia todo nesse local. Se quiser só ver as cataratas, em meio dia é suficiente.

4º dia

Fomos para as cataratas em Foz. Como tínhamos pouco tempo, saímos bem cedo do hotel e chegamos na hora de abertura do Parque Nacional – às 9h. Lindo demais. Somente tem uma caminhada que está inclusa no ingresso. Caminhada pequena, 1500m, e no final você toma um “banho” das águas das cataratas. Vale demais o passeio.

Fizemos a caminhada, paramos, tiramos fotos e voltamos – às 11h tínhamos terminado o passeio. Sem fazer também os opcionais, por falta de tempo e também muito frio! Obviamente o lado brasileiro é mais estruturado, melhor atendimento ao turista. O lado argentino precisa ainda evoluir em estrutura.

Sempre

Roupa confortável, tênis, mochila.

Dinheiro

Real, com exceção para entrar no parque argentino, que só aceita pesos, mas só na entrada. Dentro do parque aceitam reais e dólares tranqüilamente. No Paraguai os preços são em reais e dólares. Somente nas grandes lojas aceitam cartões de crédito. Nos restaurantes na Argentina, idem –a conta vem em reais, dólares e pesos. Aceitam cartões de crédito!

Hospedagem

O Hotel Carimã é razoável, três estrelas. Bem localizado, perto de tudo. Hotel antigo, precisa de uma mega reforma (estrutural – banheiros, áreas comuns), mas é bom sim. Como não ficamos muito tempo no hotel, para nós foi o suficiente. O atendimento é bom. O hotel é bem grande.

A viagem foi ótima. Um pouco corrida, mas valeu demais a pena. Tudo lindo, atendimento bom. As cataratas são lindas. Emocionante.

Agradeço também todas as dicas do site. São totalmente válidas. Fui com tudo anotadinho que li aqui e fiz tudo tranqüila. Parabéns pela ajuda nas viagens. Boa viagem a todos!

Nós que agradecemos, Roberta!

Olá, que vem a Foz do Iguaçu, no mesmo dia que for visitar as Cataratas do lado brasileiro , aproveita e visita também o Parque das Aves, um parque privado voltado para a conservação ambiental, praticando a reprodução de especies ameaçadas, educação ambiental para todas as idades e um refúgio para aves resgatadas do tráfico e que não podem ser devolvidas a natureza.Em meio a mata atlantica o Parque tem uma trilha de 1400 metro plana e está apto a receber portadores de necessidades especiais como cadeirantes. Fica a 300 metros da entrada do Parque Nacional.

Para quem vai com crianças é essencial a visita ao parque das aves, em frente as cataratas brasileiras, lá os tucanos e araras ficam soltas, ou então vc entra nos viveiros e no borboletário, fora as fotos com a arara no braço ou a cobra no pescoço. Vá na parte da manhã quando as aves estão bem despertas, dica de guia. Fui ao Paraguai depois da visita a Itaipu, não aconselho pois as lojas fecham +- às 15 hs.Não aconselho ir ao Paraguai com crianças, é uma Rua 25 de março, só que bem mais suja e confusa. As pessoas te assediam na rua para que vc compre o que eles vendem e se vc continua a andar, vão te seguindo propondo novos preços.Agora quanto as cataratas do lado brasileiro são magnificas, mas cuidado com os quatis eles sobem nas mesas da lanchonete e roubam o seu lanche, são lindinhos mas bastante vorazes. As cataratas do lado argentino(vista de cima) também é maravilhosa e quando se chega na Garganta do Diabo temos a certeza de um encontro com Deus. Em Itaipu, apesar de toda a tecnologia, fiquei imaginando a maravilha que eram as Sete Quedas. Em Porto Iguazu não vá como eu na hora do almoço, dancei, tudo estava fechado e só abre depois das 16 hs bem lentamente, porém o onibus é excelente, baratíssimo e com ar condicionado. Espero ter ajudado um pouquinho.

Ola…estive em Foz no ultimo feriado…
Fiquei no hotel Nadai Confort Hotel no centro, optei por nao alugar carro, o hotel tem uma agencia que organiza os passeios…
E para o free shop e para o Cassino em Puerto Iguazu não paga nada pelo transporte…
Ficamos 3 dias inteiros, e fizemos:
Lado brasileiro das cataratas, incluindo Macuco Safari (passeio no bote até as primeiras quedas da catarata).
Paraguay nao poderia faltar…rsrsr
E Puerto Iguazu…
Fomos no Paraguai dois dias…um dia inteiro chegamos lá as 9hs e voltamos as 15hs. E no outro fomos no domingo
***ATENÇAO*** Domingo no Paraguai se resume apenas ao período da manhã e muitas coisas não abrem…se tiverem outra opção não vão, pois nao dá tempo de fazer quase nada.
Lojas boas para compras: MOnaliza (meio caro), Casa China (tem eletronicos, relogios, roupas e bolsas de marcas famosas), Olympic Games (tem em vários lugares de lá é confiavel e com bons preços, sei que tem no Shopp Del Este), Shopping ou Galeria Vendome (loja Galeria Guarani) tem bons preços para camisetas, camisas lacoste, Ralph lauren…

Olá Mariana,

Irei para Foz em novembro, passarei quatro dias lá e estou montando o roteiro, para tanto gostaria de saber o tempo médio de visita das cataratas tanto do lado brasileiro quanto do argentino para me programar melhor. Leva-se um dia inteiro ou uma manhã cada lado?
Obrigado a quem puder me ajudar.

Minha ultima viagem para Foz também durou 2 dias e o roteiro foi parecido.As únicas coisas que mudaram foi que no lado brasileiro fomos conhecer também o Parque das Aves e ao invés de ficar na cidade mesmo, nos hospedamos na Rodovia das Cataratas e fomos conhecer a Usina de Itaipú, que mesmo antiga, ainda surpreende.

Passei uma semana nesse paraíso agora em Junho e eu que viajo pouco pelo Brasil, fiquei completamente encantada com toda a região! O Parque Nacional do Iguaçú, tem uma infraestrutura fantástica, e passear pela trilha é como ir aquecendo as turbinas para o grand finale, as cataratas vão se mostrando aos poucos e vale parar e tirar muitas fotos em todos os mirantes. Além disso é um passeio a três países em uma só viagem! A Garganta do Diabo é uma loucura! Foz está totalmente preparada para receber turistas dos mais exigentes e fiquei orgulhosa de termos um destino assim, Maravilha da Natureza é nossa! Fiz uma série de posts sobre Foz lá no blg: http://www.maladerodinhaenecessaire.com

Concordo plenamente. Também fiquei muito orgulhosa por termos um parque tão bem organizado e a beleza natural fantástica!!

Ricardo,
Também estou indo para Foz na próxima semana por 4 dias( 3ª a 6ª feira ). Tracei um roteiro especificamente com as informações resumidas por aqui. Gostaria de passar o que planejei e caso você ou algum colaborador tenha alguma sugestão, desde já agradeço.

Estou pensando seriamente na possibilidade de alugar um carro, pois estarei acompanhado de minha esposa e meus filhos(12 e 08 anos), porém estou em dúvida devido ao fato de todas as locadoras consultadas não permitirem a travessia para o lado argentino, que é mais interessante pra mim. ( aceito opiniões )

1º dia: chego a tarde ( por volta de 16:00hs ) A intenção seria deixar as malas no hotel e migrar para o Free shop ( para sondar produtos e preços, pois sei que no Paraguay é mais barato) e jantar em Puerto Iguazu.
2º dia: Cataratas lado brasileiro logo pela manhã bem cedo. Na parte da tarde se der tempo, templo budista ou itaipu. O que for mais acessível.Será que vale uma ida ao Paraguay? ( aceito opiniões )
3º dia: Cataratas lado argentino. Praticamente todo o dia, com direito a passeio pelos circuitos inferior e superior, além do Aventura Náutica. Jantar em Puerto Iguazu.
4º dia: Tenho que estar no aeroporto as 14:00hs, por isso pretendo chegar bem cedo ao Paraguay para poder sair de lá no máximo as 13:00hs( estou prevendo 01 hora para este deslocamento ) e visitar algumas lojas de eletrônicos, perfumes, porém o mais importante será a compra de um tablet para cada filho ( quem puder indicar alguma loja com preço e qualidade agradeço ).
Desde já agradeço a ajuda de todos que pudrem colaborar, principalmente na questão relativa ao aluguél do carro, se é válido ou não.
Me desculpem pelo tamanho dos post.
Abraços a todos,
Claudio Cunha

Claudio, ja’ fui varias vezes pra Foz e posso te dar algumas dicas… vale a pena alugar carro sim, porque voce fica bem mais livre pra fazer o que quiser, no horario que escolher. Vale a pena ir conhecer Itaipu, principalmente por causa das criancas. Va’ nos dois restaurantes de Puerto Iguazu recomendados aqui por varias pessoas, o Aqva e o Quincho de mio zio querido, pois sao muito bons e relativamente baratos.
    O Paraguay vale a pena ir com certeza, mas programe-se pra ir o mais cedo possivel (as lojas abrem as 8 horas, eu acho)pra nao ficar tao corrido na volta, pq a fronteira e’ meio imprevisivel.A Monalisa e’ a loja mais conhecida e confi’avel de la’, para comprar eletronicos, perfumes, etc, mas tem um preco um pouco acima das outras lojas…
    Ah, se quiser comprar otimos vinhos e muito baratos em relacao ao Brasil va’ na Adega Oda em Puerto Iguazu, boa demais.
    Abraco e boa viagem

Camila,
    Obrigado por sua resposta e suas dicas. Em relação ao aluguél de carro, fui informado pelas locadoras que não é permitida a travessia para a Argentina, pois não haveria a cobertura do seguro e seria necessário a Carta Verde, um tipo de permissão para estrangeiro. Nas vezes que esteve em Foz, você foi de carro particular ou alugado? Caso tenha ido de carro alugado, você teve algum problema para atravessar para o lado Argentino? Foi necessária a utilização da Carta Verde? O carro estava segurado?
    Desde já agradeço sua atenção e a dos demais que puderem colaborar.
    Sds,
    Claudio Cunha

Olá, Claudio! Algumas locadoras têm carros equipados para a travessia, basta reservar com antecedência e fazer o seguro.

Bom dia Claudio Cunha

Estive em foz com minha familia no feriado de 01 maio deste ano, por 04 dias, roteiro igual ao da Mariana (fizemos a visita completa/interior da Usina em Itaipu). Fui a todos os lugares de carro, com exceção do Paraguai (fomos de ônibus coletivo). Aluguei um veiculo na Localiza de foz/Aeroporto. Contratei a ref. Carta Verde (solicitar com antecedencia) pelo custo de R$ 113,00 pelos 04 dias. O Seguro do veículo alugado, foi coberto pelo Cartão de Crédito. Fomos 06 (seis) vezes a Puerto, sendo 04 (quatro) noites em Puerto para jantar e fazer compras diversas (jaqueta, sueter, alfajor, feirinha e etc), e outros 02 (dois), durante dia (volta das Cataratas e compras) e nenhuma vez pediram a ref. Carta Verde, ou os documentos do carro. Contratei o serviço apenas por excesso de precaução (furto, dano, riscos na lataria, pedrada, amassados, buracos, animais na pista e etc), pois o veículo estava totalmente coberto por qualquer tipo de imprevisto. Acredito que se tivesse alugado o carro somente com o seguro do Cartão de Crédito, transitaria normalmente sem nenhum problema na Argentina. Ninguem pergunta ou quer saber onde voce vai transitar, e para qual direção ou destino, se no Brasil, Argentina ou nos dois países. Só recomendo NÃO ir ao Paraguai de carro alugado ou próprio. O veiculo possuia a placa de Foz, e na aduana argentina (ida e volta) após a apresentação dos documentos pessoais (levamos RG e Passaportes para 1 carimbada) era livre a entrada e saida sem enrolação. Alugo veículos em todas as viagens que realizo. Peço up grade e coloco o meu GPS, e desloco para todo os lados (lista dos pontos turisticos previamente estudados, com ingressos comprados e etc). Espero ter ajudado e contribuido,

Lopes

Bom Dia senhor Claudio, por favor pode me esclarecer uma duvida?? Vamos com nosso carro e mesmo assim temos que adquirir carta verde?? e como faço para adquiri-la, obrigada pelas dicas!!

Mariana,
Não sei se seria pedir demais, mas gostaria que voice pudesse informar os preços de sua curt a viagem. EU moro em Vila Velha-ES e normalmente, para um passeio desses, a gente buscaria um pacote pronto e me pareceu bastante interessante sua experiência independente. Preciso fazer uma comparação pois pretendo ir com a minha esposa. Grato,