Foz do Iguaçu

Planeta água
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Por onde você tem andado esse tempo todo, que ainda não foi ver as cataratas mais bonitas do planeta? Não, não se trata de ufanismo da minha parte: para ter a experiência completa de Foz do Iguaçu, você vai ter que atravessar a fronteira e se deslumbrar com o lado argentino também.

Não é só a beleza da paisagem que vai surpreender você: Foz do Iguaçu está muitíssimo bem estruturada para receber seus visitantes. Veja nossos roteiros organizados dia a dia, veja o que fazer em Foz do Iguaçu com crianças e também tudo sobre compras no Paraguai.

Descubra onde se hospedar em Foz (no Centro, na Rodovia das Cataratas ou em Puerto Iguazú) e aproveite o nosso guia de restaurantes de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

269 comentários

José Aparecido Ribeiro

estou há tempos planejando para conhecer as cataratas

Arthur Kummer
Arthur KummerPermalinkResponder

Acabei de retornar de Foz de Iguaçu em minha primeira ida à cidade.
O Viaje na Viagem ajudou bastante na programação, mas seguem algumas atualizações que podem ser úteis.
Primeiramente, ao chegar ao aeroporto e procurar minha reserva na Localiza, o funcionário disse que eles não mais emitem a Carta Verde e que "não autorizam" a saída do carro do país. Ele quis dizem que o seguro contratado pela localiza (contra sinistros e acidentes com terceiros) não é válido fora do Brasil e que a Carta Verde cobre apenas acidentes com terceiros. Ou seja, qualquer acidente na Argentina seria por nossa conta e risco.
Quando fomos à Argentina, tiramos a Carta Verde no local pouco antes (à esquerda de quem vai) da Ponte da Amizade. Processo super simples e ágil, bastando apresentar o documento do veículo. No entanto, o câmbio do local é péssimo, um dos piores da região (1 real comprava 6,24 pesos).
O parque das Cataratas Argentinas estão aceitando cartões de crédito e débito. Ou seja, você não precisa comprar mais pesos argentinos para nada! E praticamente todos os lugares (restaurantes, bares, lojas) aceitam real e com cotação muito melhores do que vimos em casas de câmbio no Brasil. A título de exemplo, dentro do parque das Cataratas Argentinas as lanchonetes convertiam 1 real para 6,30 pesos (em uma delas, 6 empanadas + 1 litro de suco saía por 240 pesos). Nos restaurantes de Puerto Iguazú havia restaurantes que convertiam 1 real para 7 pesos!
A estrutura turística de Foz de Iguaçu está bem interessante, especialmente no aspecto gastronômico. Há para todos os gostos e bolsos. Restaurantes onde os locais frequentam, como o City Beer, são suuuper baratos. Dá para gastar pouco e comer e beber até passar mal! E outros restaurantes mais sofisticados, como o Castelo Árabe, são uma delícia.
No entanto, deveriam investir mais no artesanato local. Há apenas as lojas comerciais do parque. Se você deixar para procurar algo depois na cidade achando que vai achar mais em conta ou maior diversidade, esqueça! Creio que há apenas a Feirinha no domingo (não fui), mas fora isso não há praticamente nada na cidade. Há uma loja grande (Artesanato Chocolate Caseiro Três Fronteiras), mas é bem cara e sem muita coisa interessante.
Última dica, ao retornar o carro para devolver à locadora, você tem de abastecer no centro da cidade. Saindo do centro, não há mais nenhum posto na Avenida das Cataratas, que leva ao aeroporto. Por questões ambientais, postos de gasolina são proibidos na região. Se você for entregar o carro e pagar gasolina à locadora, a Localiza diz cobrar preço médio do combustível na bomba + 30 taxa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! Talvez você não tenha notado que o capítulo foi ampliado e inteiramente atualizado. Apenas não temos como atualizar comentários anteriores.

Nas páginas Como chegar e O que fazer já informamos quais locadoras emitem a Carta Verde (a Localiza realmente não está entre elas) e também a possibilidade de pagar o parque argentino com cartão de crédito. Mas obrigada pela participação!

https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/como-chegar-foz-do-iguacu/#deslocamento

https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/o-que-fazer-foz-do-iguacu/#parquear

Aila Viana
Aila VianaPermalinkResponder

Olá, Arthur!
Nas cataratas argentinas estão aceitando a entrada em real? Estou com essa dúvida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aila! Aceitam pesos ou cartão de crédito.

Todo o serviço está aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/o-que-fazer-foz-do-iguacu#parquear

Noemi
NoemiPermalinkResponder

Olá,eu e meu marido gostariamos de umas dicas sobre nossa viagem para Foz do Iguaçu, chegaremos dia 16/10 pela manhã e voltaremos dia 26/10, pretendemos reservar duas diárias em Foz e mais duas no lado argentino, quais sugestões vocês indicaram?

Luiz Ferreira
Luiz FerreiraPermalinkResponder

Parabéns pelo site bastante atual. As colaborações acabam detalhando informações já publicadas, mas que sempre nos são úteis. Gostaríamos de saber quais os meses com as melhores probabilidades de céu bem limpo (podendo ser frio, embora o calor seja sempre melhor para nós) para fazermos os passeios Luna Llena na Argentina e o Luau das Cataratas no lado brasileiro, a partir do Hotel Belmond. Agradecidos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiz! Os meses de outono e inverno são mais secos. Mas as frentes frias que trazem mau tempo são imprevisíveis.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/quando-ir-foz-do-iguacu/

sheila de araujo

Bom dia!! Em novembro iremos a Foz, e é claro, vou aproveitar tds suas dicas. Você é otimo

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Boa noite! Irei para Foz do Iguaçu no final de setembro. Para atravessar a fronteira para o lado Argentino é obrigatório RG expedido com menos de 10 anos?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Em Foz do Iguaçu excepcionalmente aceitam também a carteira de motorista. Caso você não tenha, é melhor fazer um RG novo para evitar aborrecimentos.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Bom dia! Obrigada pela informação!
Tenho outra dúvida, com relação a vacina da febre amarela, a carteirinha de vacinação é válida para comprovação ou tem que tirar o Certificado Internacional de Vacinação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Não há essa exigência. Se houvesse, fique certa de que isso estaria mencionado.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Bom dia,

Li em alguns comentários que o celular em Foz do Iguaçu fica entrando em zona internacional e o melhor é desligar o rooming de dados para evitar cobranças indesejadas. Informação está correta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! No modo voz e torpedo, sim. No modo dados não há o que temer, porque o roaming de dados precisa ser ativado.

Patrícia
PatríciaPermalinkResponder

Obrigada pelo retorno.

Tenho outra dúvida: nas trilhas das cataratas (lado brasileiro e argentino) consigo usar carrinho de bebê?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Em ambas há escadas.

Dirce Maria Candido

Se você for para Foz do Iguaçu, Não faça nenhum passeio pela Colibri Express | Turismo Receptivo, se o Hotel que estiver hospedado(a), for parceiro dessa Colibri, FUJA, é uma Roubada! São Irresponsáveis, não cumprem com o prometido, no ato da compra do passeio, sequer te dão um comprovante decente para que possas provar que comprou o passeio.
Minha filha, foi vítima da falta de responsabilidade, e compromisso com o turista, por parte dessa Colibri. Minha filha, escolheu o passeio By Night, na Argentina, achava que seria tranquilo, que faria suas compras no Duty Free, que conheceria a fronteira do lado argentino, que encontraria uma feirinha de artesanatos e comidas regionais, conforme lhe foi dito, pelo senhor Renato, responsável pelos atendimentos junto ao hotel, que falou que seriam duas horas no Duty, e o restante dividido na fronteira e feirinha, na realidade, começou a dá errado pelo horário, interrompido por conta do motorista, ir em busca de hospedes de outros hotéis, no mesmo horário que a levaria para a Argentina, o mesmo, dirigia com tamanha brutalidade, parecia conduzir mercadorias de alto impacto, acabou que, o que seriam duas horas, foi uns 35 minutos, a fronteira foi em dez minutos, e pasmem, o pior viria... o tal motorista deixou minha filha, na tal feirinha, sem falar onde a pegava, o lugar parecia mais um prostíbulo, sem nenhuma segurança, com pouquíssima iluminação, com cheiro e comidas de embrulhar o estômago, artesanato? Nenhum.... ela ainda foi perseguida por três homens, que vocês devem bem imaginar o que fariam, por sorte, ela correu bastante, e entrou em uma espécie de bar, que se não tivesse pago, teria sido convidada a sair, depois de cerca de uma hora e meia, conseguiu encontrar o motorista. Enfim, chegou ao hotel duas horas da manhã.
Resumindo, nada fez no maldito passeio, arriscou a vida, e ao fazermos a reclamação, a então responsável pelas vendas daquele horário, bem Irônica, nos disse: "E o que a senhora esperava de um passeio que custa 65,00 reais?" E é assim mesmo que vocês trabalham, enganando, e Satirizando seus clientes? E porque não nos cobraram mais? Teríamos pago, qualquer valor, desde que fosse um passeio DECENTE E SEGURO. Argumentei, mas ainda assim seríamos humilhadas, depois de muita conversa, de ânimos alterados, veio o que seria pra mim o CÚMULO, foi feita uma ligação pra uma supervisora de nome Daniela, que disse ao telefone pra minha filha: " de onde você é mesmo hen?" Naquela altura, já tinha visto a ficha do hotel, e sabia que éramos Nordestinas, vocês sabem o que isso significa? XENOFOBIA.
Essa senhora sequer cogitou nos devolver a quantia, sequer pensou no que eu passei, junto com meu neto e minha irmã, pela demora do retorno na noite anterior. Isso é INADMISSÍVEL, É CRUEL E DESUMANO.
Prometi a mim mesma divulgar essa humilhação, que esses Canalhas fazem, ENGANANDO E LUDIBRIANDO os turistas, tudo isso com o aval do Hotel Nacional Inn, que também,me negou ajuda, esquivaram-se dizendo que a COLIBRI eram terceirizados, enfim tiraram a sua responsabilidade, porque a COLIBRI, estava e Está dentro do hotel, eles são parceiros....
NÃO FAÇAM NENHUM PASSEIO PELA COLIBRI EXPRESS | TURISMO RECEPTIVO, NEM SE HOSPEDEM NESSE HOTEL NACIONAL INN, NÃO TEM SERVIÇO DE QUARTO, COMIDA RUIM, ALGUNS FUNCIONÁRIOS ALTAMENTE DESEDUCADOS, MOBILIÁRIO CAINDO AOS PEDAÇOS E PREÇOS EXORBITANTES. ?

Cristina Queiroz Borges

Dirce Maria Candido, essas coisas tem que publicar mesmo!
Um absurdo!
O dinheiro do nordestino, por acaso, é diferente dos outros!
Falta de respeito!
Obrigada pela colaboração!

Gilcelia Correia Santos

Bom dia! Irei a foz do Iguaçu em janeiro com o meu esposo. Gostaria de saber se é melhor comprar os ingressos antecipados ou no dia em que estiver lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Glicelia! Macuco Safari e Itaipu valem reservar antes.

Veja todos os detalhes:
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/o-que-fazer-foz-do-iguacu/

Simone
SimonePermalinkResponder

Olá!
Estou indo com família, dia 27/10, e retornando 31/10.
Ainda vale mais a pena levar Dólar para o Paraguai, e peso para Argentina - mesmo com o valor alto do dólar?
Ou melhor levar real mesmo?
Apesar de não ser feriado, dia 28 será 2° turno das eleições.
Melhor ir nas cataratas no sábado e domingo, ou dia de semana?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Se você quer fazer compras no Paraguai, vai ter que sujar as suas mãozinhas com dólar, porque essa é a moeda usada no comércio. Não é culpa nossa, juro.

No parque argentino já aceitam cartões de crédito, além de pesos.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/o-que-fazer-foz-do-iguacu/#paraguai
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/o-que-fazer-foz-do-iguacu/#parquear

Nos dias de semana espere sempre encontrar um pouco menos de movimento nos parques.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar