Foz do Iguaçu

Planeta água
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Por onde você tem andado esse tempo todo, que ainda não foi ver as cataratas mais bonitas do planeta? Não, não se trata de ufanismo da minha parte: para ter a experiência completa, você vai ter que atravessar a fronteira e se deslumbrar com o lado argentino também.

Não é só a beleza da paisagem que vai surpreender você: Foz está muitíssimo bem estruturada para receber seus visitantes. Veja nossos roteiros organizados dia a dia, veja o que fazer em Foz do Iguaçu com crianças e também tudo sobre compras no Paraguai.

Descubra onde se hospedar em Foz (no Centro, na Rodovia das Cataratas ou em Puerto Iguazú) e aproveite o nosso guia de restaurantes de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

250 comentários

José Aparecido Ribeiro

estou há tempos planejando para conhecer as cataratas

Arthur Kummer
Arthur KummerPermalinkResponder

Acabei de retornar de Foz de Iguaçu em minha primeira ida à cidade.
O Viaje na Viagem ajudou bastante na programação, mas seguem algumas atualizações que podem ser úteis.
Primeiramente, ao chegar ao aeroporto e procurar minha reserva na Localiza, o funcionário disse que eles não mais emitem a Carta Verde e que "não autorizam" a saída do carro do país. Ele quis dizem que o seguro contratado pela localiza (contra sinistros e acidentes com terceiros) não é válido fora do Brasil e que a Carta Verde cobre apenas acidentes com terceiros. Ou seja, qualquer acidente na Argentina seria por nossa conta e risco.
Quando fomos à Argentina, tiramos a Carta Verde no local pouco antes (à esquerda de quem vai) da Ponte da Amizade. Processo super simples e ágil, bastando apresentar o documento do veículo. No entanto, o câmbio do local é péssimo, um dos piores da região (1 real comprava 6,24 pesos).
O parque das Cataratas Argentinas estão aceitando cartões de crédito e débito. Ou seja, você não precisa comprar mais pesos argentinos para nada! E praticamente todos os lugares (restaurantes, bares, lojas) aceitam real e com cotação muito melhores do que vimos em casas de câmbio no Brasil. A título de exemplo, dentro do parque das Cataratas Argentinas as lanchonetes convertiam 1 real para 6,30 pesos (em uma delas, 6 empanadas + 1 litro de suco saía por 240 pesos). Nos restaurantes de Puerto Iguazú havia restaurantes que convertiam 1 real para 7 pesos!
A estrutura turística de Foz de Iguaçu está bem interessante, especialmente no aspecto gastronômico. Há para todos os gostos e bolsos. Restaurantes onde os locais frequentam, como o City Beer, são suuuper baratos. Dá para gastar pouco e comer e beber até passar mal! E outros restaurantes mais sofisticados, como o Castelo Árabe, são uma delícia.
No entanto, deveriam investir mais no artesanato local. Há apenas as lojas comerciais do parque. Se você deixar para procurar algo depois na cidade achando que vai achar mais em conta ou maior diversidade, esqueça! Creio que há apenas a Feirinha no domingo (não fui), mas fora isso não há praticamente nada na cidade. Há uma loja grande (Artesanato Chocolate Caseiro Três Fronteiras), mas é bem cara e sem muita coisa interessante.
Última dica, ao retornar o carro para devolver à locadora, você tem de abastecer no centro da cidade. Saindo do centro, não há mais nenhum posto na Avenida das Cataratas, que leva ao aeroporto. Por questões ambientais, postos de gasolina são proibidos na região. Se você for entregar o carro e pagar gasolina à locadora, a Localiza diz cobrar preço médio do combustível na bomba + 30 taxa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! Talvez você não tenha notado que o capítulo foi ampliado e inteiramente atualizado. Apenas não temos como atualizar comentários anteriores.

Nas páginas Como chegar e O que fazer já informamos quais locadoras emitem a Carta Verde (a Localiza realmente não está entre elas) e também a possibilidade de pagar o parque argentino com cartão de crédito. Mas obrigada pela participação!

https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/como-chegar-foz-do-iguacu/#deslocamento

https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/o-que-fazer-foz-do-iguacu/#parquear

Noemi
NoemiPermalinkResponder

Olá,eu e meu marido gostariamos de umas dicas sobre nossa viagem para Foz do Iguaçu, chegaremos dia 16/10 pela manhã e voltaremos dia 26/10, pretendemos reservar duas diárias em Foz e mais duas no lado argentino, quais sugestões vocês indicaram?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar