10 resoluções de ano novo pra viagem :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Metrô de Londres

|Metrô de Londres|

Adeus ano velho, felizes viagens novas. Para que tudo se realize de um jeito muito mais bacana no ano que vai nascer, aí vão 10 resoluções de ano novo pra viagem.


10. Antes de marcar uma viagem (ou aproveitar uma promoção de passagens no impulso), vou sempre me certificar se a época é recomendável. Com tanto lugar no Brasil e no mundo para visitar, por que vou desperdiçar meu tempo e meu dinheiro para pegar chuva, muvuca excessiva ou tudo fechado? (A propósito -- já ouviu falar do nosso Calendário de Viagens? #merchã)

9. Nunca mais vou comprar a passagem antes de ter resolvido todo o itinerário. Dessa maneira não vou mais arriscar gastar muito mais em passagens avulsas extras do que gastaria se tivesse emitido o itinerário completo. (Leia mais aqui.)

8. Caso compre passagem por impulso, vou procurar curtir e aproveitar o que existe no destino para onde comprei a passagem, em vez de usar essa passagem apenas como um trampolim para outros lugares (caso o lugar em questão fique na Europa, leia mais aqui.).

7. Vou ler resenhas sobre hotéis ANTES de fazer a reserva, não depois. Antes de fazer a reserva, ainda tenho cabeça para distinguir críticas importantes de meras expectativas errôneas que não foram satisfeitas. Depois de fazer a reserva, porém, qualquer defeitinho vira um defeitão, e é impossível evitar a sensação de ter feito uma má escolha.

6. Vou parar de marcar compromissos importantes no primeiro e no último dia de viagem. Assim viajo muito menos estressado. Usarei o primeiro dia para reconhecimento de terreno, e o último para algum repeteco ou passeio light. (Leia mais aqui.)

5. Vou aprender a viajar com uma mala média de quatro rodinhas. Ao fim da primeira viagem, vou entender por que nunca precisei de tanta roupa, e como viajar pesado me atrapalhava. (Leia mais aqui.)

4. Não vou mais me prender a apenas um meio de pagamento no exterior. Apenas levando um pouco de moeda forte, habilitando e desbloquenado meu cartão de banco para saques internacionais e carregando um cartão de crédito e outro de débito terei planos B e C para qualquer perrengue monetário longe de casa. (Leia mais aqui.)

3. Não deixarei meu passaporte ficar com menos de 6 meses de validade. Não esperarei até ter uma viagem marcada para os Estados Unidos para fazer ou renovar meu visto americano. Não esperarei até aparecer uma viagem para fazer a vacina contra febre amarela. (Leia mais aqui.)

2. Farei programas turísticos com as crianças na nossa cidade -- que não envolvam parques de diversão, McDonalds ou pizzaria. Só assim vamos aprender a viajar juntos para lugares que não sejam nem resort, nem Disney.

1. Se estiver comprometido, uma viagem a dois, por mais curta que seja, será de lei (as crianças vão adorar ir para a casa dos primos, dos avós ou do melhor amiguinho). Se estiver avulso, não vou ter medo de viajar solo -- é possível que acabe descobrindo que sou minha melhor companhia de viagem...

E você? Tem alguma resolução de viagem que gostaria de compartilhar? grin

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


34 comentários

Celina
CelinaPermalinkResponder

Já cumpro todas as promessas, e no ítem 5 já até fiz um upgrade para uma mala pequena de cabine, pois praticando o item 1 (viagem solo-adoro minha própria companhia- a mala que eu posso carregar sozinha é a verdadeira amiga - fato que deu origem ao nome do blog! Feliz 2013 viajando leve!

Ila Fox
Ila FoxPermalinkResponder

Minha resolução de viagem para 2013 é: Fazer uma atividade física durante o ano todo!

Explico: Sou do tipo que gosta de bater perna quando viajo. Gosto de andar muito! De respirar a cultura local, ver gente no seu cotidiano, conhecer ruas e lojas pouco exploradas pelos turistas, subir e descer escadarias para admirar paisagens... o problema que isso tem exigido muito do meu corpitcho! E nas ultimas viagens senti minhas pernas e coluna reclamando muito, a ponto de no meio dos passeios me pegar de mau humor, com vontade de voltar ao hotel e descansar. E eu só tenho 30 anos! Não dá né?? Academia em 2013!!!

Constantino
ConstantinoPermalinkResponder

Ila, já me peguei fazendo isso. Há algum tempo não consegui subir uma escadaria em Portugal. Agora o que me motiva a fazer ginástica, não é o excesso de peso (que tenho evitado bem) mas saber que estou me condicionando para as caminhadas que farei nas minhas próximas viagens.

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Há, há, há! O JC é que fica reclamando de andar. Eu não me queixo de nada viajando e nem senti que fiquei com artrose nos dedos (por conta de luvas inadequadas no frio e neve e da água gelada dos lavabos de bares e rest. - álcool gel!), que não vou levar aquele casacão pesado (constatei depois), que esquecemos a hora que os restaurantes fecham no interior da França (e nem lembrava que tinha que comer), que andava km e km... O JC está caminhando horrores em Ipitanga (e eu no Rio Vermelho, pq tou trabalhando)- o estímulo é a próxima viagem.

Ila Fox
Ila FoxPermalinkResponder

No meu caso eu tenho lordose na coluna mesmo, então ficar muito tempo em pé significa sentir a coluna queimando de dor. E para mim dor não combina com diversão. Dizem que com exercícios melhora... vou descobrir em 2013. wink

Sandrissima
SandrissimaPermalinkResponder

Fisioterapia ameniza. Bom Ano Novo!!!

Patricia Luck
Patricia LuckPermalinkResponder

Posso dizer que estar condicionada (eu faço caminhadas apenas, sem academia), faz TODA a diferença no pique da viagem. Assim que passar a fanfarrice do reveillon e carnaval, volta às minhas caminhadas habituais (já que nesse calor do RJ tá beeem difícil!).

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Minha maior resolução: não viajar sem a minha mulher. Aprendi isso em 2012, enquanto meus olhos se enchiam de lágrimas no aeroporto, indo para a Coreia do Norte. Sério, sem ela não tem metade da graça. =) Feliz 2013!

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Cartilha 2013 devidamente salva para
ser enviada como presente de ano novo
a todos os amigos.

Celso
CelsoPermalinkResponder

Isso de ler resenhas sobre os hoteis (tripadvisor!) é mesmo fundamental... quantas vezes já precisei de trocar de hotel e pagar taxas ou quantas vezes reservei um hotel e fui enganado pelas fotos na internet... nunca mais, a gente aprende... minha única limitação e resolução de viagem para 2013 é viajar "light", sempre acabado viajando com tanto peso... é desagradável!! adorei o post!!

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Minhas resoluções são 3:

a) checar sempre e cada vez mais se um local que quero visitar tem apps para smartphone (que melhoram muito a experiência de visitar um sítio histórico, museu etc para alguém detalhista como eu)

b) comprar (quase) todo e qualquer ingresso que pode ser comprado antecipado. Minha paciência com filas diminui a cada ano que passa, eu vejo tempo em fila como tempo perdido.

c) mover "wi-fi com preço decente e velocidade aceitável" três furos acima nas minhas prioridades ao escolher hoteis

Silvia Maria
Silvia MariaPermalinkResponder

As dicas e lembretes estão perfeitos mas, para não sair sem dar a minha contribuição, lá vai...

Provar de tudo que goste, mas não exagerar na gastronomia. A viagem continuará e deverá ter espaço para outras 'provas'. Não comer apenas pra dizer que comeu o prato típico: sem saborear ou gostar, nada desce bem.

Não ter preconceitos e voltar quantas vezes quiser ao lugar que mais gostei. Sempre haverá algo novo a descobrir ou algo antigo a revisitar.

Na primeira visita, mais uma vez não ter preconceitos e ir conferir o ícone do lugar...(porque não?)

Feliz viagens novas a todos e a você, Riq!

val
valPermalinkResponder

ótima tentativa de evitar as mesmas perguntas de sempre...wink

minha resolução é aliar viagem com esporte, mais especificamente 1/2 Maratonas.
a primeira será em Orlando em Janeiro...

e possivelmente Buenos Aires em Setembro!

Happy travels!

Gabelita
GabelitaPermalinkResponder

Recomendações perfeitas! Vou buscar seguir. grin

Malu
MaluPermalinkResponder

Com o Calendário de Viagens e esse resumão de como se organizar para viajar melhor, 2013 será um ano de ótimas viagens. smile

Julio Corrêa
Julio CorrêaPermalinkResponder

Costumo seguir todas, com a execeção da nº 4. Sempre acabo pagando em cash. Mas prometo que vou mudar meus conceitos. Todas as resoluções propostas são importantes, mas a nº 1 deveria ser um mantra para algumas pessoas. Não aguento mais ouvir: "Gostaria tanto de conhecer X e Y! Não vou por falta de companhia."
abraço e um 2013 nota mil!

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Olha, até que estou indo bem nessa lista! A nº 5 muda a vida mesmo, mala boa com 4 rodinhas 360º é coisa linda de Deus. Só preciso caprichar mais na dica 1, na parte de viajar solo. Ainda tenho muita neura de sair sozinha pelo mundo....

Natália
NatáliaPermalinkResponder

me planejar melhor para fazer mais viagens!

Camilla
CamillaPermalinkResponder

É isso aí, com essas resoluções cada as viagensbsó vão ficandoncada vez melhores e podemos aproveitar mais e mais smile Minha resolução - aproveitar as promoções que indico
pros amigos!

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Essas resoluções são praticamente mandamentos!
Não podem ser esquecidas! wink

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Todas as dicas são quentíssimas mas, realmente, viajar sem o marido, a viagem fica pela metade.
Minhas sugestões:
1) Sempre conciliar as dicas turisticas "imperdiveis" com seu estilo pessoal. Por mais que digam que uma atracão ou lugar e demais, o passeio deve ser prazeroso. Se não gosta, deixe como ultima opção.
2) Sempre acredite que vc voltara, quando o lugar for legal. Pra que visitar tudo as pressas? Organize a próxima viagem.
3) Prefira Hoteis com Wifi grátis. Tudo fica mais fácil (e barato, obviamente).
Um Ano Novo repleto de viagens.
Juliana

paulo frança
paulo françaPermalinkResponder

Acabo de ler que a Gol vai se desmembrar da Smilles. Na prática, o que isso significa? Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! O Fidelidade TAM também virou uma companhia à parte, a Multiplus. Na prática para o cliente é preciso estar sempre atento a mudanças de regras -- que sempre vão acontecendo, não importa a figura jurídica do programa de milhagem.

alice
alicePermalinkResponder

Para mim significou que quando a empresa de milhagens arruma uma encrenca a cia.aerea se exonera dizendo que eh outra empresa (no meu caso, multiplus e TAM). Portanto, lamento que smiles se separe.

Paula Kinoshita

Algumas resoluções já aprendi e coloquei em prática, mas outras ainda preciso aprender!=)

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Ter algum preparo físico fez toda diferença na viagem que fiz recentemente para Fernando de Noronha!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Minha resolução é viajar com menos papel em 2013! Colocar tudo no ipad e acreditar que não vou abrir os guias que insisto em levar...

Paula M.
Paula M.PermalinkResponder

Nossa, adorei! Eu acrescentaria nunca deixar de acessar as dicas deste site!E dar uma melhorada no preparo físico também ajuda...
Um 2013 de belas viagens a todos!

Patricia Luck
Patricia LuckPermalinkResponder

Adorei e tento seguir à risca todas as recomendações...
Viajo leve, em boa companhia, tento fazer o que tenho vontade e não por obrigação, e ADORO voltar à lugares que já conheço (meu objetivo definitivamente não é ticar países)...

Feliz 2013 para todos!

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Item 7 é primordial,tem que ler resenhas sobre os hotéis que pretende ficar, também conhecer seu amigo o suficiente para não entrar em rota de colisão e não se estranharem durante a viagem é muito importante, pois essencial é ter afinidade durante a viagem, ou ainda os mesmos interesses.

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Promissor 2013 para todos os viajantes.

Cris
CrisPermalinkResponder

Minha resolução de Ano Novo para viagens é: "manter o 'diário de bordo' até o final da viagem"!

Eu sempre levo uma agenda estilo moleskine para registrar o dia a dia da viagem, para anotar dicas de locais, atrações,explicações sobre os detalhes, preços, complicações a serem evitadas, etc., mas nunca consigo perserevar e manter o hábito até o final da viagem.

Mas para a próxima viagem, minha resolução é manter o diário até o fim. Minha opinião é que todas as dicas sobre algum lugar que eu puder pasasar adiante podem ser úteis para alguém, e manter um diário com essas informações facilitaria essa tarefa de passar a informação adiante.

A maior parte das 10 dicas do VnV eu já coloco em prática. Só não pratico a nº 2 porque não tenho filhos; a nº 4 eu pratico pela metade (não uso o débito no exterior porque a CEF, meu banco, não habilita). A nº 5, há tempos que eu só uso a mala média com 4 rodinhas de giro de 360º, mas o problema é o que eu coloco dentro dela, hehe. Mas vou melhorando a casa viagem! E a nº 1, eu aprendi a viajar solo e por conta própria sem medo! E o mais "incrível" é que muita gente diz que eu sou corajosa demais por viajar sozinha! Eu acho que é o contrário: tem muita gente que prefere não se arriscar, mas acaba perdendo belas oportunidades!

Abs,

Cris

Maria Célia
Maria CéliaPermalinkResponder

Pessoal, tenho um pedido especial... o recém marido da minha sogra não leu a resolução de viagem nº 3 e não percebeu, ao fechar uma viagem para a Europa, que seu passaporte está vencido. Detalhe: eles viajam daqui a dois dias!!!

Há alguma solução de urgência? Alguém já conseguiu tirar o passaporte emergencial na DPF da Lapa? Precisa mesmo de uma justificativa do tipo catástrofe natural ou depende da boa vontade do atendente?

Estou compadecida com a situação porque a viagem é de lua de mel e minha sogra só chora, tadinha... qualquer dica será muito bem vinda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Célia! O caminho é ir à Lapa, sim. Boa sorte!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar