Todas as cores do outono na Nova Inglaterra (por Kênia) 1

Todas as cores do outono na Nova Inglaterra (por Kênia)

Vermont


A enquete sobre a dobradinha Nova York-Boston saiu melhor do que a encomenda. Além das dicas de quem viajou entre as duas cidades, ganhamos um depoimento maravilhoso sobre a Nova Inglaterra. Quem escreveu foi a Kênia, que fez uma longa viagem de carro por lá, num circuito circular, começando e terminando em Boston. Foram 20 dias conhecendo cidadezinhas super charmosas e colecionando fotos de cartão-postal. Vai pela Kênia:

Fiz uma viagem por toda a região da Nova Inglaterra (New England), que inclui os estados de Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Vermont, New Hampshire e Maine. Pode parecer muita coisa para uma viagem só, mas se olhar no mapa verá que é o extremo nordeste dos EUA.

Boston é a maior cidade da região, daí a idéia de conhecer os estados próximos em uma única viagem, pois eles têm características em comum que os tornam peculiares. São lugares cheios história (foi nessa região que iniciou a colonização inglesa nos EUA), cultura (concentram algumas das universidades mais prestigiadas do mundo – Harvard, Yale e MIT), possuem uma vegetação linda no outono (turistas americanos de todas as partes são atraídos a esta região para verem de perto o Fall Foliage, ou seja, a mudança de coloração da vegetação para tons de amarelo ouro a vermelho intenso), e são cheios de cidadezinhas coloniais que preservam a atmosfera bucólica, cenários típicos de ilustrações de Natal.

Mas atenção! Não vá para esta região no inverno porque há grandes nevascas. O interessante da Nova Inglaterra é ir no final de setembro e início de outubro – auge do outono – para apreciar o visual fantástico do Fall Foliage. De quebra, curtir o clima de Halloween com todas as cidades enfeitadas (nunca vi tanta abóbora junta!), inclusive Salem. Exatamente! A “cidade das bruxas” fica pertinho de Boston.

Para encurtar a história, pois foram 20 dias viajando de carro pelos seis estados e passando por dezenas de micro-cidades, vou falar o principal:

Rhode Island

Providence

Newport


Chegamos por Boston, alugamos um carro no aeroporto e seguimos para Rhode Island. Conhecemos a sua capital, Providence, e Newport. Newport é antigo destino de férias dos grandes magnatas americanos, então o passeio pelas mansões à beira-mar é obrigatório! (Dica: ande pelo Cliff Walk.) Vanderbilt teve uma residência de férias suntuosa por lá (mansão The Breakers), que hoje é aberta à visitação.

Connecticut

Yale

Universidade de YaleUniversidade de YaleUniversidade de Yale

 

Litchfield Hills

Litchfield Hills

Seguimos para New Haven, em Connecticut, cidade da Universidade de Yale. O campus de Yale, com suas construções góticas, respira cultura. Há um museu de artes com obras de Picasso, Monet, e um museu de história natural para quem curte.

Subindo pelo oeste de Connecticut, passamos pelo condado de Litchfield Hills, com cidadezinhas bucólicas feitas de casinhas românticas, igrejinha central e clima de interior. A cidadezinha de New Milford é um bom exemplo. As distâncias entre as cidades são pequenas, cerca de 30 km, o que faz com que se passe por várias delas em um único dia de viagem (se o objetivo for passar o dia na estrada, parando aqui e ali, como era o meu).

Motorhome pela Califórnia
Uma casa sobre rodas

Massachusetts

Stockbridge

Stockbridge


WilliamstownLenox

Continuando rumo norte, entramos em Massachusetts, também pelo oeste, no condado de Berkshire. Segue o mesmo padrão de Litchfield Hills. A cidadezinha universitária de Williamstown é uma bela surpresa! Vale a pena conhecer. Há outros museus históricos e de arte pela região.

Vermont

Vermont

Vermont

Vermont

Ao norte, entramos no estado de Vermont, onde o Fall Foliage é mais famoso por sua diversidade de tons. Como é o estado das Green Mountains, há paisagens belíssimas para se apreciar viajando de carro.

RutlandWoodstockRutland | Woodstock

Parada obrigatória em Rutland e Woodstock, cidade muito característica da Nova Inglaterra, com direito à ponte coberta! Fomos até o norte, em Burlington, que é a maior cidade do estado.

Burlington


Burlington fica junto ao lago Champlain, que faz divisa com o estado de Nova York, e concentra diversas atividades náuticas para turismo. Próximo a Burlington há uma região montanhosa em Stowe, que conta com uma estação de esqui (mas a temporada só começa a partir de novembro).

Trapp Family Lodge

De qualquer forma, Stowe chama atenção pelo charme, pois é a cidade onde a família Von Trapp (do filme A Noviça Rebelde) fixou residência nos EUA após fugir da Europa. Existe até o Trapp Family Lodge, de propriedade da família Von Trapp, para quem quiser se hospedar nas montanhas de Stowe em alto estilo.

New Hampshire

Kancamagus Highway

Kancamagus Highway

Monte Washington

Seguindo para o leste, saímos de Vermont e cruzamos New Hampshire pela Kancamagus Highway, a rota panorâmica mais famosa da região. O ponto mais alto da Nova Inglaterra está ao centro, o Monte Washington, onde há outra estação de esqui. Para quem gosta de compras, aproveitem para visitar os outlets de North Conway.

Maine

Maine

Marshall Point Lighthouse

Portland Head Lighthouse

Portland Head Lighthouse


Continuando rumo ao litoral, entramos no Maine. Existem reservas ecológicas para conhecer, mas como estávamos correndo contra o tempo, fomos direto para o litoral, onde há dezenas de faróis interessantes. Um bom exemplo é o farol de Port Clyde, Marshall Point Lighthouse, que serviu de cenário para o filme Forest Gump. E o Portland Head Lighthouse, em Portland, a maior cidade do estado. O Maine também é famoso pela culinária com frutos do mar.

New Hampshire (de novo)

Portsmouth

Agora, no litoral, descemos para Boston, mas no caminho conhecemos Portsmouth, no único pedacinho de New Hampshire que toca o Atlântico, e entramos novamente em Massachusetts.

Massachusetts (de novo)

Boston

Parada obrigatória chegando em Boston: Salem. Existem museus temáticos legais para ver. A cidade fica lotada nos dias próximos ao Halloween. Vale a pena reservar hospedagem com antecedência se quiser pernoitar.

Harvard

Harvard

Por fim, retornamos a Boston. Para curtir a cidade, realmente é interessante ficar uns 3 dias. Não percam uma visita à vibrante Universidade de Harvard e ao MIT (Massachusetts Institute of Technology), um passeio por Back Bay, Beacon Hill, a parte antiga da cidade e a parte moderna, à beira-mar. Em Boston preferimos circular de metrô, que funciona bem e alcança todos os pontos.

Freedom Trail

No mais, com alguma disposição para caminhar, é bom se perder pelas ruas, ou mesmo fazer a Freedom Trail, seguindo a sinalização no piso das calçadas que levam a todos os pontos históricos da cidade. Uma idéia simples e altamente eficiente em Boston, pois o turista fica livre para andar, sem depender de guias. Adorei esta idéia!

Strawbery Banke Museum

relato leitor viaje na viagem
As viagens do leitor

Outras dicas

Esqueci de mencionar algo muito característico de toda a região da Nova Inglaterra: as vilas-museus. São réplicas de vilarejos coloniais que reconstroem a rotina dos primeiros imigrantes, para mostrar como era a vida. São bem interessantes de se conhecer. Alguns deles: Plimoth Plantation, em Plymouth (Massachusetts), Shelburne Museum em Shelburne (Vermont) e Strawbery Banke Museum em Portsmouth (New Hampshire). Esperem ver muitas bandeiras americanas nas portas das residências, são estados muito patriotas e orgulhosos de sua nação, e também muitos cemitérios com bandeirinhas nos túmulos de soldados mortos, reflexo dos anos de guerra.

Bem, não listei todas as cidades por onde passei porque foram muitas e a proposta da viagem era ficar na estrada mesmo. Para quem quiser relaxar, vale a pena fixar bases e curtir o clima de interior. Enfim, espero que isto dê uma idéia de como essa região é rica, em termos de história, cultura e belas paisagens, mas pouco explorada pelos turistas brasileiros.

Muito obrigada pelo relato, Kênia!

Leia mais:


Boston

161 comentários

Kenia, muito obrigada por ter respondido minha mensagem. Espero fazer boas opções de roteiro e usufruir das belezas da região. Viajar sempre envolve realizar alguns sonhos e, quando compartilhamos a viagem com os outros, como você fez mostrando seu roteiro e suas fotos, compartilhamos não somente as imagens, mas um pouquinho do que foi sonhado também. Abraços!!!
Carmen

ola, Kenia muito obrigada pelas informações. Vou para lá em 15 dias e não tenho ainda o roteiro definido. Estou super atrasada. Deixarei Boston para o final, porque preciso antes passar em Cape Cod para encontrar com meu filho que esteve la por um ano. Para um roteiro de 13 dias, o que vc sugere? Nossa familia é pe na estrada, e, embora nao vamos pegar o foliage, acho que a regiao toda é muito linda. Obrigada, Carmen

    Oi Carmen,

    Acho que não é vantagem fazer os 6 estados, pois ficará muito corrido e vc vai se estressar ao invés de descansar. rsrs…
    Escolha 3 estados! Connecticut, Massachusetts e Rhode Island, por exemplo, que estão mais próximos a Cape Cod. Seria uma média de 4 dias em cada estado.
    Com certeza o verão na Nova Inglaterra também tem seus encantos! Tenho uma amiga que está fazendo esta viagem exatamente agora e tenho acompanhado suas fotos: dias com céu muito azul, muito verde e flores por todos os lados. Lindo!!! Para quem não gosta de frio, essa época tem a vantagem do calor mais parecido com o nosso Brasil.
    Com certeza, sua viagem será maravilhosa! Boa viagem!!!
    Kênia

Kênia

Muito bom o seu relato.

Planejamos essa viagem para o ano passado, mas tivemos um pequeno problema de saúde e tivemos que desmarcar.

Mas neste ano estaremos lá com certeza. Já fechamos tudo.

Só ficamos com uma pequena dúvida que talvez você possa nos ajudar:

Sei que Vermont e New Hampshire são Estados bem rurais, certo? Então te pergunto: esses cartões de débito internacionais, tipo Visa Travel Money e American Express Global Travel são bem aceitos por aquelas bandas?

Abraço e aguardo retorno!

    Olá, Cláudio! Não existe diferença de aceitação entre cartões de crédito e de débito. Todos os cartões de débito funcionam com as mesmas bandeiras do crédito. Um cartão pré-pago Visa será aceito em todas as máquinas que aceitam cartões de crédito Visa. A mesma coisa com American Express e Global Travel.

    A Bóia tá certa! rsrs
    Acrescento que não tivemos problema em lugar nenhum. Inclusive nas micro-cidadezinhas sempre havia maquininhas de cartões de crédito disponíveis nos comércios.
    Boa sorte com sua viagem, Cláudio! Vcs vão adorar!

Que bom que você continua acompanhando o tópico, Kênia! Suas dicas estão sendo preciosas! Adorei a ideia de deixar os itens menos necessários no carro. E vou ver se encontro um casaco impermeável. Provavelmente quando chegar o guia, vou vou voltar a te incomodar com mais perguntas. Mas agora já consigo visualizar melhor a viagem.
Muito obrigada!!

    Por nada, Maíra! Precisando, estamos aí.
    Só um detalhe: é uma região muito pacata, mas não convém deixar os pertences expostos dentro carro, principalmente em Boston. Cuide para alugar um carro com porta-malas fechado, para não ter surpresas desagradáveis no meio da viagem.
    Quanto ao casaco, se vc não tem um bom casaco impermeável, talvez seja melhor deixar comprar lá mesmo. Afinal, o tempo é imprevisível, pode ser que nem chova esse ano e vc terá gasto uma nota preta num casaco que talvez não seja útil para vc em outro momento. Só fique prevenida para, se precisar, comprar por lá mesmo, onde vc vai encontrar mais opções a preços melhores que aqui no Brasil. 😉
    Um abraço e boa sorte!
    Kênia.

Muito obrigada pelas dicas e pela resposta sobre o frio, Kênia! Imagino que essa viagem mudando de hotel a cada dia possa ser fisicamente cansativa mas muito surpreendente. Devo ir com uma mala pequena para não cansar de pôr e tirar do carro! Talvez eu escolha uma das cidades que você citou para ficar duas noites seguidas e descansar um pouco, mas estou bem animada com a ideia da “road trip”. Só estou um pouco perdida ainda com relação ao roteiro. Comprei o guia que você recomendou e estou ansiosa esperando ele chegar! Abusando mais um pouquinho da sua boa vontade, você lembra quantos dias ficou em Vermont e em quais cidades? Gostei muito da ideia de ir reservando os hotéis na noite anterior, você não teve problema em achar vagas, por ser a Fall Foliage quase um alta temporada?
Mais uma vez, muito obrigada pela atenção! É super difícil achar informações sobre essa região…

    Então, Maíra, simplifica muito levar pouca bagagem, até porque vc pode querer comprar algo lá. Nós tínhamos uma mala que ficava sempre no carro, com as comprinhas e coisas que precisávamos menos, e levávamos para o hotel uma com o essencial, ficava menos “penoso”… rs. Falando em frio+chuva, vale a pena ter um casaco bom e impermeável, pois casacos comuns, se encharcarem, não serão úteis. Não podemos prever o tempo, mas existe a possibilidade de chover. Eu peguei alguns dias de chuva, me virei com uma capa de chuva até achar uma loja The North Face e comprar um casaco mais apropriado.
    Sobre os hotéis, graças a Deus deu certo marcando pelo Booking nos dias anteriores. Quando sabíamos a previsão do que faríamos nos próximos dois dias, já agendávamos também. É uma sugestão para vc: sempre manter os próximos dois dias de hotéis reservados. Isso dá uma margem de segurança, e vc pode relaxar mais durante a viagem. Como é “alta temporada”, talvez vc não consiga hotéis tão bons quanto vc conseguiria se agendasse com mais antecedência, mas os hotéis que conseguimos foram razoáveis. Só tenha o cuidado de reservar Boston com antecedência, senão vc não vai conseguir hotéis bem localizados a bons preços.
    O Guia vai te ajudar a montar o roteiro. Se vc não aguentar de ansiedade até a entrega, vá numa boa livraria e veja o capítulo sobre a nova Inglaterra do guia ilustrado Estados Unidos (publifolha). Tem um resumão da região e assim vc já vai se localizando… rs. Não recomendo levar este guia na viagem porque ele é muito pesado e vc aproveitará só um capítulo bem resumido. O outro é mais completo, menor e mais leve. O guia vai te trazer tudo. Assim fica fácil montar o roteiro de acordo com seus interesses.
    Eu devo ter ficado em Vermont uns 4 dias, porque subi do sul para o norte, é o estado com Foliage mais famoso. Fiquei em Bennington, Killington (não vale a pena, só tem uma estação de esqui fora de temporada, custamos a achar um pub pra comer), Montpelier e Burlington. São só bases. Somente Burlington vc poderia ficar mais dias, pois tem mais atrações. Não dormi em Woodstock, mas adoraria, é fofa.
    Bem, acho que respondi suas perguntas. Se tiver mais dúvidas, é só perguntar. :o)

Olá Kenia e viajantes,
Eu queria viajar exatamente no fim de setembro e começo de outubro mas estava sem inspiração.Esse relato era o que eu precisava para me decidir pela Nova Inglaterra!! Fiquei encantada com as fotos e achei o roteiro muito bom, já que a maioria das pessoas só vai para Vermont. Infelizmente não vou conseguir ficar os 20 dias, então preciso planejar bem. Além disso, gostaria de incluir NY no roteiro, o que vai deixar o tempo ainda mais curto.
Gostaria de saber se a Kenia ficou cada noite em um lugar ou se tem alguma cidadezinha que pode ser usada como base para viagens mais curtas. E o clima, é muito frio?
Obrigada, o VnV nunca decepciona!!

    Oi Maíra,
    Eu dormi cada dia em um lugar, mas nada impede que vc fixe bases em algumas cidades para a viagem ficar menos cansativa. O único problema que vejo nisso é que é uma região muito agrária, com cidades muito interioranas, de forma que vc fatalmente fixará bases em cidades onde não há muita atração para ficar mais de um dia. Se optar por ficar em cidades maiores vc conhecerá no máximo os seus arredores, e há muita belezas escondidas que talvez vc somente conheceria passando por elas na estrada.
    Porém, esta é a minha opinião. Eu sei que uma viagem na estrada é cansativa e depende muito da disposição de quem a faz, e também do que o viajante espera da viagem. Por isso, vale a pena sim fixar bases, se esse for o seu estilo. Só não espere ver tanta variedade de paisagens. As cidades maiores que vc poderia usar como bases são: Boston (Massachusetts), Providence e Newport (Rhode Island), New Haven (Connecticut), Burlington (Vermont), Portland (Maine). Boston é a maior cidade de todas.
    Sobre o frio, para os nossos padrões, estava fazendo frio sim. Média de 5ºC (nessa região começa a nevar em novembro). E pode chover alguns dias… eu peguei chuva.

Olá Kênia,
tenho algumas dúvidas, será que vc poderia me ajudar?
1)Meu roteiro pela New England está igual ao seu em MA,VT e NH… Maine e o resto eu deixo pra próxima…vc acha que em 6 dias eu consigo fazer com calma e sem pressas?
2) Chego no dia 14 de outubro, vc acha que pego Fall color ainda?

Obrigado desde já

Bruno

    Oi Bruno,

    Eu recomendaria 02 estados, no máximo, para 06 dias. Acho que fica um pouco apertado visitar 3 estados nesse prazo, porque é uma média de 02 dias por estado. Dos três que vc citou, New Hampshire seria o estado que vc ficaria menos tempo, porque tem menos atrações, mas, por exemplo, só em Vermont eu fiquei uns 4 dias… Bem, pode ser até que dê, mas depende do que vc quer ver/fazer em cada lugar, e se vc pretende viajar de carro, porque isso é legal quando a gente tem tempo pra curtir o caminho e pode ser um problema se vc estiver com pouco tempo disponível.

    Sobre a segunda pergunta, acho que vai estar no final do foliage e vc correrá o risco de ver as árvores bem secas e sem folhagem. Estive lá nesse período (no final da minha viagem), e a paisagem já estava mudando para o aspecto de inverno. Inclusive são só 15 dias antes de abrirem as estações de esqui por lá… imagine. Me lembro que várias pessoas reforçavam que a folhagem era mais bela no final de setembro e início de outubro, e que se tivéssemos ido uma semana antes teríamos visto muito mais do que vimos. É impressionante como as folhas caem em questão de poucos dias.

    Veja só esse site: https://www.yankeefoliage.com/

    Tem uns mapas bem legais para vc acompanhar a progressão do foliage. Bem, espero que ajude!

    Se precisar de mais dicas, pode perguntar. Sempre dou uma olhada no VnV.

    Kênia,
    suas dicas forma precisas e bem claras. Vou adiar essa viagem para um proximo outono para poder faze-la com calma, com mais dias, para aproveitar mais estados, e principalmente, para poder viajar em fins de setembro.
    Obrigado!

    Pois é, Bruno. Talvez seja uma boa idéia adiar a viagem para outro momento, pois acho que vc correrá o risco de perder boa parte do espetáculo do Foliage. E vale muito à pena ver as cores do outono no seu auge! Além do mais, os lugares ficam animados, cheios de turistas nesse período, porque é a alta estação daquela região, ou seja, os americanos costumam ir para lá em massa nesse período, da mesma forma que a maioria dos brasileiros costuma ir à praia em janeiro/fevereiro.
    Precisando de mais dicas, estou à disposição.

Kênia,

Parabéns pelo belo relato! Estou de viagem marcada para essa região na primeira semana de outubro, de modo que aproveitarei muitas das suas dicas.

Mas fiquei com uma dúvida. Pelo trajeto marcado no mapa acima, você cruzou a White Mountain National Forest pela Hwy 302, ao passo que a Kancamagus Hwy é a 112 e é a esta que seu texto e suas fotos fazem referência. Então pergunto: por qual delas de fato você cruzou o referido parque? Será que a 302 é mais bonita que a 112? Preciso definir essa parte do meu roteiro.

Grato,
E.

    Oi Eli,

    Fomos pela Kancamagus Hwy mesmo, que é o rota mais famosa em New Hampshire em termos de vista, e a mair recomendada para curtir o foliage.
    O Monte Washington fica um pouco mais ao norte dessa rodovia, tivemos que sair da Kancamagus e subir um pouquinho por uma via secundária. Se vc quiser chegar lá, terá que fazer o mesmo.
    Espero que vc aproveite muito a viagem! Esse roteiro foi inesquecível!
    Qualquer dúvida a mais, pode falar.

    Kênia.

Kenia

Entendi que o passeio inclui curtirmos as estradas , mas elas sao boas ?

Obrigada

    São boas sim. Algumas menores, outras maiores, mas sempre em bom estado de conservação.

    Uma boa motivação para pegar a estrada: as pessoas lá respeitam bem as leis de trânsito. Inclusive, passamos pela experiência de sermos parados por uma viatura da polícia local porque havíamos “excedido” a velocidade máxima permitida numa cidadezinha. Detalhe: devíamos estar a uns 50km/h e a velocidade máx local devia ser uns 40km/h… rsrs.. Ganhamos uma advertência por escrito e um belo sermão do policial bem ao estilo norte-americano: “Da mesma forma que aqui nós respeitamos nossas leis, esperamos que os turistas também respeitem quando vêm visitar nosso país.” Quase morri de vergonha… hehehehe.

    Então já sabe: estando lá, é melhor seguir as normas de trânsito direitinho, porque eles fiscalizam mesmo!

    É bem tranquilo viajar de carro pela Nova Inglaterra. Há mapas bons e tendo um GPS ele te leva pra qualquer lugar.

    Kênia,

    Parabéns pelo belo relato! Estou de viagem marcada para essa região na primeira semana de outubro, de modo que aproveitarei muitas das suas dicas.

    Mas fiquei com uma dúvida. Pelo trajeto marcado no mapa acima, você cruzou a White Mountain National Forest pela Hwy 302, ao passo que a Kancamagus Hwy é a 112 e é a esta que seu texto e suas fotos fazem referência. Então pergunto: por qual delas de fato você cruzou o referido parque? Será que a 302 é mais bonita que a 112? Preciso definir essa parte do meu roteiro.

    Grato,
    E.

    Olá, Eli! Se houver discrepâncias entre o mapa e o relato da Kênia, vá pelo relato da Kênia. O mapa não foi feito por ela, mas pelo Ricardo Freire.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito