10 restaurantes no Rio: uma lista rápida :-)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

CT Boucherie

CT Boucherie

Outro dia, checando mensagens no meu Facebook pessoal (coisa que, confesso, raaaaaaaaramente faço), encontrei uma mensagem da Isadora Andrade, foodhunter dos Destemperados, me pedindo 10 indicações de restaurantes no Rio de Janeiro, que eles estavam fazendo uma "hot list".

Eu achei que fosse um daqueles posts coletivos juntando dicas de diversos comilões e respondi de supetão, com os 10 primeiros restaurantes que me vieram à cabeça. Qual não foi minha surpresa quando descobri que aquilo tinha virado um post só de dicas minhas!

Passado o susto, porém, gostei da lista. A espontaneidade tem seus méritos. A seleção leva nota zero em originalidade, mas garante uma viagem proveitosa pelas mesas cariocas. Um ou outro nome (Guimas, Zazá) pode já ter vivido momentos mais fulgurantes, mas se tornaram clássicos em seus nichos. Cada vez que olho a lista me lembro de mais 4 ou 5 que poderiam estar nela -- falta off-Barra, falta Santa Teresa, faltam os transadinhos de Botafogo, falta Centro (onde sou iletrado gastronomicamente) --, mas fico satisfeito com a diversidade de cozinhas e com a descontração dos ambientes (até mesmo da Sudbrack).

Bom apitchítchi!

Roberta Sudbrack. Na mão da melhor cozinheira do Brasil, ingredientes tradicionalmente menosprezados tornam-se estrelas de "coleções" inesquecíveis. Pontos extras para a falta de afetação: você não precisa ter carteirinha de enochato ou gastropedante para curtir. Site do restaurante: aqui. Resenha dos Destemperados: aqui.

CT Boucherie

A família Troigros subverteu o rodízio: você escolhe um corte de carne, e os garçons correm o (apertado) salão com os acompanhamentos. E que acompanhamentos! Polenta com agrião (espetacular), ratatouille, purê de maçã com maracujá, chuchu gratinado, vagem salteada e outras delícias -- querendo, dá para pedir só o rodízio de acompanhamentos (e vale). Site do restaurante: aqui. Resenha dos Destemperados: aqui.

Guimas

30 anos atrás, inventou o bistrô carioca, escondidinho no Baixo Gávea. Só pelo fato de ter sido o principal disseminador da caipivodka de lima-da-pérsia, teria minha eterna fidelidade. O difícil é não pedir um dos clássicos imexíveis do cardápio, como o filé com molho de queijo boursin e o pato da fazenda com arroz de pêras. Site do restaurante: aqui. Resenha dos Desemperados: aqui.

Aconchego Carioca

Paixão recente -- só fui experimentar esse charmoso botequim da Zona Norte (entre a Tijuca e o Maracanã) depois que já tinha se tornado a mais inteligente unanimidade carioca (desculpaê, Nelson Rodrigues). Os bolinhos, capitaneados pelo de feijoada, são obras de ourivesaria. Não deixe de pedir a almofadinha -- pastel de massa de tapioca recheado com camarão, uma belíssima variação dos dadinhos de tapioca do Rodrigo Oliveira do Mocotó. Site do restaurante: aqui. Resenha dos Destemperados: aqui.

Lamas

Centenário (mas há apenas 40 anos no endereço atual, perto da estação Flamengo do metrô), é o lugar para dividir uma milanesa ou um contra-filé à Chateaubriand na madrugada ou no fim da tarde depois da praia. Os preços simpáticos e o fato do celular não pegar lá dentro fazem você se sentir num Rio de outros tempos. Se tiver creme de abacate na sobremesa, por favor peça por mim. Site do restaurante: aqui. Resenha dos Destemperados: aqui.

Zazá Bistrô

Numa esquina barulhentíssima de Ipanema (Joana Angélica com Prudente), o Zazá tem um pezinho no fusion que eu adoro (me julguem). Não vou ao Rio sem jantar pelo menos uma vez por lá. (Os gringos mais descolex também adoram.) Site do restaurante: aqui. Resenha dos Destemperados: aqui.

Amir

Meu árabe preferido no patropi -- você vai notar que os pratos não têm aquele tempero domesticado dos libaneses de São Paulo. Seja lá o que você pedir, acompanhe com arroz com lentilha. Site do restaurante: aqui. Resenha dos Destemperados: aqui.

Nam Thai

Bendito seja o turismo estrangeiro no Rio de Janeiro! A freqüência gringa garante que sempre haja tailandeses de verdade na Guanabara. E o que nunca me decepciona é o Nam Thai (além de tudo, mega bem localizado no Baixo Leblon). Site do restaurante: aqui.

Azumi

Japa de raiz, escondido num pedaço especialmente faustofawcetiano de Copacabana, cultuadíssimo entre os niponicamente esclarecidos da cidade. (Se você gosta de sushi empanado e sushi com cream cheese, passe longe...) A carta de pratos quentes é longa e interessantíssima; vá com fome, com tempo e com amigos, para experimentar de tudo. Resenha no Rio Show: aqui.

Osteria dell'Angolo

Os restaurantes da rua Paul Redfern, em Ipanema, costumam abrir e fechar com uma rapidez incrível -- mas este ótimo italiano não se abala. A razão de vir aqui está no couvert: os antipasti generosíssimos (e de qualidade!) desempatam qualquer disputa com os outros bons italianos da cidade. Resenha no Rio Show: aqui.

E você? Quais são seus 5 ou 10 mais no Rio? Divide com a gente, vai!

Leia mais:

45 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Vou ter que começar do zero.
Nunca fui a nenhum desta lista carioca.
Confesso que até tentei, mas no último
minuto corri pros botecos ; sou totalmente
fissurada nos botecos limpinhos wink

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Sylvia, vc é quase uma carioca, mas eu que sou carioca, vou te dizer, só fui a 2 - me senti bem menos mal quando li seu comentário! rsrs Deve ser síndrome que quem vive querendo emagrecer. Estou esperando os 10 mais de São Paulo smile

Fernanda Maria

Eu não poderia deixar de comentar esse post!Meu top 10 ( não necessariamente nesta ordem):
1- SUSHI LEBLON: o melhor peixe cru do Rio! Tem sempre novidde no cardapio, excelente atendimento especialmente dos sushimen(esse plural é certo?)
2-Forneria São Sebastião- preço justo, ambiente ótimo, comida maravilhosa.
3-CAPRICCIOSA- pizza finiiiinha, molho de tomate maravilhoso!
4-CT BrASERRIE (Fashion Mall)- qualquer coisa lá é uma delicia, pedacinho da França no Rio.
5-ESPLANADA GRILL- Carne de primeira. Nunca comi sobremesa melhor que o criscante deles!
6-Guimas
7-Azumi
8-Pomodorino
9-Gero
10-Porcão Rio's
Adorei fazer essa lista na hora do almoço!
Valeu, Riq e Bóia!

Fernanda Maria

Oh, como pude esquecer ! CELEIRO, minha maravilha das quintas-feiras( dia do buffet japonês preparado na hora por akela senhorinha suuuuper simpática!).

Joanna Castro
Joanna CastroPermalinkResponder

Adorei a lista, aprovo todos! Só não entendi uma coisa: o que você quer dizer com "faustofawcetiano"??

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

É uma referência ao cantor e compositor Fausto Fawcet..aquele do "Kátia Flávia, a Godiva do Irajá"

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Moro em Niterói e apesar de trabalhar no Rio, tenho preguiça (triste!) de atravessar a Baia para almoçar/jantar. Fico com minhas opções da vida toda aqui na minha cidade mesmo. Mas um que conheci recentemente, o Le Ble Noir, em Copacabana e na Barra, merece minha menção aqui. Festejadinho entre os foodies e muito delicioso!

Bj

Dani Bispo
Dani BispoPermalinkResponder

Casa do Sardo em São Cristovão. Tô viciada nesta pequena Trattoria de culinária Sarda e Siciliana.
Comida simples a preços honestos
Tem resenha lá no blog http://www.comerecocaresocomecar.com.br/search?q=Casa+do+Sardo

bjs
Dani Bispo

Fernanda I.
Fernanda I.PermalinkResponder

Fui há muito tempo, mas acho que deve continuar muito bom - Miam Miam. Fantástico.
E Aprazível, pelo visual inesquecível.

cefcarmona
cefcarmonaPermalinkResponder

Nao concordo. Entre os 10, obrigatoriamente tem que estar: Market Ipanema; Zuka; Bazzar; Sawasdee; Filet de Ouro. No mais, acrescente os que quiserem da lista proposta por vcs.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Infelizmente o sensacional Market Ipanema vai fechar sad
Coisas da especulação imobiliário do Rio!

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Excelente compilação de dicas sobre onde comer no Rio no www.diariosgastronomicos.com

O editor carioca André Comber é um craque nas recomendações.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Um lugar que não pode faltar em nenhuma lista gastronômica do Rio de Janeiro, principalmente quando dá vontade de tomar uma boa caipirinha com um caldinho de feijão maravilhoso e comer o escondidinho original ou ótimos petiscos é a Academia da Cachaça do Leblon, ou na Barra da Tijuca!

Roteiro de turismo

Lista rápida e ótima, adoramos! Aqui (http://www.pousadasemtrindade.com.br/restaurantes-trindade.html) temos uma lista com 5 dicas de Restaurante em Trindade, vocês já leram?

Trindade uma vila dentro de Paraty, com diversas opções incríveis de lazer, vale conhecer!

Bjs.

diogo
diogoPermalinkResponder

<3

PAULO
PAULOPermalinkResponder

OLYMPE.
MELHOR RESTAURANTE DO BRASIL!!

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Sinceramente, acho que faltou a parte pitoresca do Rio: Tia Leia do vidigal, ela mesma, que cozinhou até para o seu Barack Obama... e não tem afetação no restaurante da Sudbrack? Só se vc não prestou atenção pq estava afetado demais pelo ambiente... o DOM dá de mil a zero na Sudbrack e é bem menos afetado epesar da atmosfera mágica e única do Alex Atala.

Andrea/RJ
Andrea/RJPermalinkResponder

Não vá ao Lamas esperando preços baixos. Eles aumentaram - e muito! Na Sudbrack, a mesma coisa: paguei R$ 700,00, três pessoas, sendo que tomamos apenas duas taças de vinho (não foi nem a garrafa)! Fiquei tão arrasada quando veio a conta que nem lembro se a comida foi boa ou não.

Vitor J. Nunes

Ufa! Alguém me socorreu! Eu não tomaria esse susto, pois, tento verificar com devida antecedência antes mesmo de ir ao restaurante, mas, que os preços estão surreais é inegável.

ana
anaPermalinkResponder

às vezes pedir vinho em taça sai mais caro do que pedir uma garrafa.

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Sushi Leblon, CT Brasserie no Fashion Mall, Chico e Adelaide.

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Meu voto de mineiroca (mineira carioca):
Braseiro da Gavea

Renato Silva
Renato SilvaPermalinkResponder

A lista do Ricardo é excelente, mas a cada dia surgem bons restaurantes e que infelizdemnte por algum motivo desaparecem rapidamente.
Eu acrescentaria alguns:

1. Lima RestoBar - culinaria peruana, recem-inaugurado na Visc de Caravelas, onde era o Alameda e anteriormente o Careme Café.
2. Entretapas - culinaria espanhola na Conde de Irajá.
3. Tizziano - pizzaria , na Barra
4. CT Brasserie no Fashion Mall
5. Sawasdee - culinaria Thai do Fashion Mall
6. Laguna - na Ilha da Gigóia , na Barra
7. Caiçara - Bar para petiscos na Ilha da Gigóia
8. Steak & Wines - ao lado da Pizzaria do Hélio( ou seria Heitor), no mini centro comercial na saida do Condominio Pedra de Itauna, em frente à Escola Parque.
9. Gabbiano - no Barra Garden na Barra.
10.Bistrô Ouvidor - na Rua do Ouvidor (para almoço durante a semana)

Se deixar a lista vai longe.....

Diego
DiegoPermalinkResponder

Como sempre, contribuição sensacional. Thanks again Riq.

Lu
LuPermalinkResponder

Acrescentaria o Irajá em Botafogo, do chef Pedro Artagão, mto bom! E o Olympe, do Trois gros, já citado pelo Paulo, ñ sei se o melhor do Brasil, mas sem dúvida alguma o melhor do Rio!! Pena q é tão caro ...

Fê Moraes
Fê MoraesPermalinkResponder

Olá bóias,

Tb não achei a Sudbrack tudo isso não!!! Atala dá de 1000'
Da família do Troigros, amo muito o Ct Trattorie.
E o Braseiro da Gavea tem seu valor tb!
Bjo

--A.L.
--A.L.PermalinkResponder

Aparentemente a Roberta Sudbrack desperta reações fortes. Estava aqui em um dia tranquilo lendo reviews do RS em sites e blgos, parece que há três grupos bem definidos: quem gosta demais da chef e das suas interpretações (alguns até parecem piegas a ponto de parecerem tietes); quem ache a experiência positiva mas extremamente cara; e quem não só ache caro como venha com péssimos relatos da qualdiade do serviço, ou da experiência de ter sua refeição tuitada.

Luanna Priscilla

Bom, como o comandante não fou do centro, vou dar meu pitaco e colocar meus restaurantes prediletos no centro do rio.
Brasserie Rosário
Bistro dentro Praça XV
Confeitaria Colombo - Um clássico
Bazzar dentro da livraria da Travessa na Av Rio Branco
João de Barro na Visconde de Inhaúma
Casa Urich ao lado do menezes cortes
CuinaRt da Chef Mirka Lage - THE BEST em preço e comida ao lado do jornal o globo

smile

Rosa
RosaPermalinkResponder

Eu sugiro uma lista dos 10 mais economicamente possíveis, porque os 10 mais só para olhar não dá...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! A lista tem pelo menos três restaurantes categoria econômica, o Aconchego Carioca, o Lamas e o Amir. Com exceção da Roberta Sudbrack, que é um restaurante gastronômico, todos os outros têm preços normais de restaurante no Rio. Há outras opções econômicas nesta página:

https://www.viajenaviagem.com/brasil/rio-de-janeiro-ricardo-freire/rio-de-janeiro-links-e-posts

Rosa
RosaPermalinkResponder

Obrigada, Bóia, é o que mesmo os econômicos estão ficando mais carinhos a cada dia... nosso $alário não acompanha esse crescimento.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Infelizmente, para os cariocas que moram no Rio de Janeiro, está proibitivo ir a alguns restaurantes. Os preços estão na estratosfera, devido à imensa quantidade de turistas brasileiros e estrangeiros que descobriu o Rio. Gosto muito do SIRI (Barra da Tijuca, Ilha do Governador e Tijuca) que oferecem peixes e camarões a preços justos. O risoto de camarão é muito bom e a porção para 2 pessoas é bem farta, comem até 3. Já a Colombo, conforme citaram acima, é muito bonita, típica para turista, mas é muito cara, atendimento ruim e os pratos e lanches são bem sem graça.

Marilia Boos Gomes

ATENÇÃO - AMIR: para quem pedir saladas que contenham folhas, todo cuidado é pouco. Já encontrei uma lagarta serelepe exibindo seu potencial de contorcionista circense em uma folha de alface...
Moro nas proximidades e nunca mais voltei.

Marilia Boos Gomes

O Alameda, em Botafogo, especializado em escargots, fechou suas portas. Foi substituído em fevereiro pelo LIMA - RESTOBAR, gastronomia peruana.
Ainda não estive lá; por isso não posso dar nem um pitaquinho sequer.
Porém, em breve...

Sandro
SandroPermalinkResponder

Lista muito eclética. Restaurantes de bom gosto e com comida de saudável mas de qualidade. Informação útil, muito bom.

Maysa Alexandrino

Olá!
Os restaurantes do Claude Troisgros estão na minha "eatlist". Ainda não conheço nenhum. Com ctz o CT Boucherie é um dos mais famosos.
O Aconchego Carioca com certeza é um lugar que me envergonho de ainda não ter conhecido. Tb está na "eatlist".
Já o Nam Thai tive uma péssima experiência mesmo e me prometi que não voltaria nunca mais.
Bem, ainda tem muitos restaurantes fantásticos no Rio que eu tenho que conhecer. Mas dos que conheço hoje, colocaria os seguintes na minha toplist:
- Roberta Sudbrack
- Irajá Gastrô
- Filé de Ouro
- Zuka
- Brigite's
- Pizzaria Stravaganze
- Juice Co
- Pizzaria Mamma Jamma
- Bar Urca
- Casa da Táta (café da manhã)
Para a maioria deles já publiquei post lá no blog. Se quiser conhecer: http://doqueeupreciso.com.br/
Beijos!

marcelo
marceloPermalinkResponder

Gostaria de indicar o peixe vivo que fica na praia de copacabana. Excelente para degustar um bom prato de frutos do mar.

Anna Paula
Anna PaulaPermalinkResponder

Ao invés de gastar na roberta e melhor ir no Lasai no humaita. Maravilhoso. Olympe também entra na lista dos melhores se estiver disposto a gastar. Um recente restaurante n rio e Rubaya no jardim botânico.

Pedro Lima
Pedro LimaPermalinkResponder

Boa tarde,

Vamos - 3 casais Portugueses - de férias ao Rio no final de Novembro e queremos saber quais os melhores restaurantes (para almoçar e jantar).

Podem dar-nos algumas recomendações ?

Muito obrigado,

Pedro L

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pedro! No post acima temos 10 dicas. Para mais dicas, veja o Tripadvisor: http://www.tripadvisor.com.br/Restaurants-g303506-Rio_de_Janeiro_State_of_Rio_de_Janeiro.html

Valentinna Busca

Boa tarde!
Gostaria de sugerir uma pauta sobre o Restaurante Os Esquilos, situado na Floresta a tijuca.
O espaço já foi palco de grades comemorações da cidade e hoje está de portas abertas para os clientes que desejam curtir um programa cercados pela natureza.
É um Restaurante tradicional, desde 1947, e tem muita história para contar pro carioca que não conhece o local.
Estamos à disposição para o que for preciso.
obigada!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Estive lá algumas vezes (há vários anos) e estava sempre decadente. Espero que tenho mudado, pq seria um ótimo complemento a uma visita à Floresta da Tijuca que é ótima!

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Mais uns:
Sobrenatural, em Sta Tereza
No Mangue, em Copa.
Lima Peru, em Botafogo.
Escondidinho, na Travessadis Barbeiros no Centro (pra comer costela)
E adoro o restaurante Dois em Cena, no Shopping Rio Sul!

cristina
cristinaPermalinkResponder

Boa tarde,
Vou passar meu aniversário no Rio, tem alguma dica de um restaurante com uma boa vista, que não seja chique e caro ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! O Kotubuki do Botafogo Praia Shopping tem vista para o Pão de Açúcar. A Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana tem vista para a praia de Copacabana. O restaurante Ancoramar tem vista para a Ilha Fiscal. Se você ficar na varanda do restaurante do terraço do MAR (Museu de Arte do Rio), terá vista do Museu do Amanhã e da nova Praça Mauá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar