Europa: as exigências para passar pela imigração

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Para visitar a maioria dos países do mundo, o seu passaporte precisa ser válido por pelo menos 6 meses depois da sua entrada.

Desde o dia 19 de julho de 2013, os países pertencentes ao Espaço Schengen (veja quais são aqui) mudaram a exigência e o modo de cálculo da validade do passaporte dos turistas. Agora é necessário que o passaporte do visitante à Europa tenha validade de 3 meses posterior à sua data declarada de saída.

Ou seja:

Se você vai passar 10 dias na Europa, precisa desembarcar com o passaporte válido por pelo menos mais 3 meses e 10 dias.

Para passar 15 dias, passaporte com validade por pelo menos mais 3 meses e 15 dias.

Para ficar um mês, passaporte com validade de pelo menos mais 4 meses.

E para ficar 90 dias (a permanência máxima a que temos direito), o passaporte precisa ter aqueles 6 meses de validade comum à maioria dos países do mundo.

No mais, organize numa pastinha:

  • a sua passagem de volta
  • as reservas de hotel para toda a viagem (ou a carta-convite)
  • o seguro-assistência com cobertura Schengen
  • dinheiro ou extratos de cartão que provem que você tem 65 euros por dia de viagem

Meu pitaco: nunca deixe seu passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar.

Leia mais:

130 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Juliane Laureano
Juliane LaureanoPermalink

Olá, parabéns pelo site! Tenho algumas dúvidas e ficarei grata se puder me ajudar. Estou morando temporariamente na Itália, tenho um apto alugado por contrato e um permesso di soggiorno. Posso eu mesma escrever a carta convite a minha mãe e uma amiga que vem me visitar, ou deve ser o proprietário do apartamento? Quanto à comprovação do dinheiro, basta um cartão de crédito internacional e o extrato da conta bancária, comprovando haver 60 euros por dia de permanência?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliane! Se você está legalmente na Itália, acreditamos que possa fazer a carta. Sim, basta trazer extratos e não esquecer da passagem de volta e do seguro-saúde com cobertura Schengen.

Ana de Oliveira
Ana de OliveiraPermalink

Olá!
Tudo bem?

Já fui algumas vezes a Europa mas sempre fica comigo uma dúvida...
Sei que o tempo permitido para permanência no espaço Schengen sem visto é de 90 dias dentro de um prazo de 180 dias, mas nunca sei como calcular direito.

É o seguinte:
Ano passado cheguei a Itália no dia 22/07/14 e voltei ao Brasil no dia 05/10/14, portanto, permaneci por 76 dias.
Este ano voltei a Itália no dia 09/02/15 e retornei ao Brasil no dia 27/02/15, fiquei 19 dias.
Já estou com passagem marcada para o dia 27/07/15 e pretendo ficar uns 75 dias.

A minha dúvida é:
Como eu calculo estes dias de permanência?
Contará os dias da minha última estada em fevereiro ou não?
A última estada (quantidade de dias) na Itália interfere na minha próxima viagem (falo de permanência de 90 dias)?

Obrigada e aguardo retorno o mais breve possível.

Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Podemos ficar 90 dias a cada 180 dias. Se em qualquer espaço de 180 dias você permanecer 90 dias, contínuos ou intercaldos, em território do espaço Schengen, terá excedido a permanência máxima.

da cunha
da cunhaPermalink

Olá Parabéns pela qualidade do site !!!

Minha esposa vai ficar 4 meses fazendo estágio em Sevilha. Ela já está com o visto. Tendo o visto ainda é necessário carta convite ? e novamente comprovação de renda, etc…???

Se necessária a carta convite deve ser registrada/original (enviar por email) Existe um modelo ?

Ainda, ela fará conexão em Lisboa, nesse caso a imigração é em Lisboa, certo ?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cunha! O visto é o suficiente. Mas não custa organizar numa pasta a passagem de volta, o seguro-saúde e as informações de hospedagem.

Fabiana Arenhart Lattuada

Olá.
Fui para Alemanha e outros países em julho, fiquei por 17 dias.
Irei para Londres em 05 de janeiro e pretendo ficar por cerca de 15 dias, sempre a lazer.
Preciso de algum visto?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Não precisa não.

Jéssica Thaisa Silva de Almeida

Olá,
Vou viajar com 2 amigos no fim do ano e nossas dúvidas principais são:
1 - Se precisamo comprovar além dos 65 euros o dinheiro pra pagar os hostels (uma vez que já estamos levando as reservas).
2 - Como comprovar hospedagem nos dias que vamos ficar na casa de amigos residentes legais na Europa? Ex: vamos ficar 3 dias com um amigo em Aveiro, PT, 2 dias com uma amiga em Berlim, e 4 dias com um amigo em Amsterdam.

Já temos pastinhas com Passagem de Volta, Reservas, Passagens lá dentro e Seguro, só precisamos sanar essas dúvidas pra ficarmos tranquilos smile

Obrigada grin

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jéssica! Você precisa das reservas impressas e de cartas-convite de seus anfitriões dizendo as datas em que vocês serão recebidos nas casas deles.

Fabiano Flister Barbosa

olá bom dia. pretendo ir a Europa no proximo ano de 2016 e gostaria de saber os valores ou a quantia maxima de euro para entrar na Europa via Portugal. estou indo para um cruzeiro maritimo pelo mediterranio e embarco no cruzeiro em Veneza/Italia.Estou levando eu e minha esposa cartão de credito+cartão pré-pago+ dinheiro e qual o valor maximo. em especie estamos levando por volta de EU$ 4000,00 os dois...é permitido entrar com esse valor ou não? se não qual o valor maximo por pessoa. lembrando que toda despesa correrá por minha conta, minhas despesas e da minha esposa. grato pela atenção....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiano! Você pode entrar e sair dos países com quanto dinheiro quiser. A partir de uma certa quantia, porém, é necessário declarar. Você precisa declarar ao sair no Brasil se levar, por pessoa, o equivalente a mais de R$ 10.000 em espécie. E ao chegar na Europa, precisa declarar se levar, por pessoa, mais do que 10.000 euros em espécie.

Lúcia Almeida
Lúcia AlmeidaPermalink

Vou ficar 30 dias na casa da minha filha, que reside na Bélgica, não há mais tempo de solicitar a carta convite, porém ela pode providenciar um Certificado de Residência, ele serve como comprovante, em substituição à reserva em hotel?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lúcia! A 'carta convite' é uma declaração, apenas. Não é preciso registrar a declaração em lugar nenhum, basta colocar todos os dados, assinar, escanear e enviar por email. Daí você imprime e leva algumas cópias com você.

Caroline Canuto
Caroline CanutoPermalink

Olá...
Essa regra serve para quem vier pra Europa sem visto, ou com visto de turista, não é?
Para entrar no Brasil tbm é preciso ter 6 meses de validade no passaporte?
Eu e o meu marido somos brasileiros mas moramos em Portugal, vamos na quinta para o Brasil e ficaremos até o dia 15 de Janeiro. O passaporte dele vence em maio, mas a nossa autorização de residência só vence em 2018. Será que vamos ter algum problema?
Obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caroline! Brasileiros entram no Brasil com passaporte brasileiro, não importando a validade. Renove seu passaporte enquanto estiver no Brasil ou no consulado ao voltar a Portugal.

João Teófilo
João TeófiloPermalink

Olá, pessoal,

Viajarei para Zurique agora no final do ano, com escala em Amsterdã, onde passarei pelo controle de imigração. Levarei comigo uma Carta Convite, e minha dúvida é se a carta pode uma impressão a partir de uma carta digitalizada ou se deve ser, obrigatoriamente, a carta original.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João! Pode ser digitalizada. Deve conter assinatura, dados e endereço do anfitrião.

Carlos
CarlosPermalink

Olá, Bom dia!
Estarei indo para Polônia em maio para passar férias na casa de amigo, a minha dúvida é em relação a entrada em Berlim, pois estarei indo até a Estação Central de Berlim para pegar o Trem que vai para cidade de Szczecin(Estetino), onde a moeda na utilizada é o Zloty, 1000 reais em zloty = 1000 hoje, eu terei que comprovar em Euro para passar por Berlim? mesmo não indo para ficar lá?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Se exigida a comprovação de renda, ela será efetuada no seu primeiro desembarque na Europa. Você precisa provar, em dinheiro vivo ou saldo de cartão de crédito ou cartão pré-pago, 65 euros por dia.

Maria
MariaPermalink

Ola!
Tenho 2 perguntas por favor.
1-Voce saberia dizer se cada vez que se passa de um país para outro do espaço Schengen eles pedem para ver a passagem de retorno ao país de origem ou só pedem a passagem no primeiro país,no país de entrada?

2-Tenho o passaporte brasileiro e o americano.Teria alguma diferença na contagem dos 90 dias entre um passaporte e outro ou a forma de contar os dias é a mesma tanto para brasileiros e americanos?Seria mais vantajoso entrar com um ou outro?
Muito obrigada,
Maria

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Os 90 dias a cada 180 dias valem para americanos também. Americanos usam a mesma fila de imigração dos brasileiros. Não há controle sistemático de passaportes ou de passagem entre países; pode haver apenas um controle eventual. Mesmo que você não seja descoberta durante a sua estada ilegal, será descoberta na saída e terá problemas para voltar ao continente.