Europa: as exigências para passar pela imigração

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Para visitar a maioria dos países do mundo, o seu passaporte precisa ser válido por pelo menos 6 meses depois da sua entrada.

Desde o dia 19 de julho de 2013, os países pertencentes ao Espaço Schengen (veja quais são aqui) mudaram a exigência e o modo de cálculo da validade do passaporte dos turistas. Agora é necessário que o passaporte do visitante à Europa tenha validade de 3 meses posterior à sua data declarada de saída.

Ou seja:

Se você vai passar 10 dias na Europa, precisa desembarcar com o passaporte válido por pelo menos mais 3 meses e 10 dias.

Para passar 15 dias, passaporte com validade por pelo menos mais 3 meses e 15 dias.

Para ficar um mês, passaporte com validade de pelo menos mais 4 meses.

E para ficar 90 dias (a permanência máxima a que temos direito), o passaporte precisa ter aqueles 6 meses de validade comum à maioria dos países do mundo.

No mais, organize numa pastinha:

  • a sua passagem de volta
  • as reservas de hotel para toda a viagem (ou a carta-convite)
  • o seguro-assistência com cobertura Schengen
  • dinheiro ou extratos de cartão que provem que você tem 65 euros por dia de viagem

Meu pitaco: nunca deixe seu passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar.

Leia mais:

130 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Europa: nova exigência de entrada no Espaço Schengen. Nova? - Me Gusta VIajar | Me Gusta VIajar

[...] Nos últimos dias uma informação vem pululando em vários sites do trade de turismo (com respingos no Twitter): houve uma alteração na exigência de documentação para entrada no Espaço Schengen, a zona sem fronteiras da Europa continental. Desde o dia 19 de julho é necessário que o passaporte do visitante tenha validade de 3 meses posterior [...] Continue lendo… [...]

-- A.L.
-- A.L.Permalink

Olá, tentei licar no link acima para visitar seu blog, mas meu Interet Security está dizendo que tem um script perigoso no site sad

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalink

Nem perca tempo. É só um site que chupa conteúdo alheio via RSS

RABUGENTO (@RABUGENTO)
RABUGENTO (@RABUGENTO)Permalink

Não é tão difícil assim manter o passaporte dentro da validade.
Deixar qualquer documento para emitir na última hora só mostra a preguiça de quem o faz. ..

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalink

Sou desses que sempre acreditou que só poderia viajar com passaporte com no mínimo 6 meses de validade. E até dia desses eu acreditava que para o visto americano tb.

ane
anePermalink

Aluguei apartamentos em Lisboa, Berlim e Paris. Como faço em relação ao risco de pedirem comprovação de reserva de Hotel? Será que faria uma "falsa" reserva em hoteis que não exigem depósito? Estou bastante preocupada.Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ane! O comprovante de aluguel de apartamento é um documento válido e aceito.

Paulow
PaulowPermalink

Leve o email da reserva do ap. Não falsifique nada, nunca. Metira tem perna curta! smile

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Ane, leve o "contrato" de aluguel que é dado pelo locador. É só pedir. Vem todos os dados e ficamos tranquilos.
Faço seguro que cobre o valor do aluguel em caso de impossibilidade de viajar. O locador também nos orienta quanto a esse procedimento e até providencia junto a seguradora do país da locação.

ane
anePermalink

Obrigada. Foi o desespero!!!! rsrs Quer dizer que nestas cidades não haverá problema eles verem que se alugou apartamento? Com as notícias de proibição de alugar apartamento fiquei temerosa...Obrigada.

Cristina
CristinaPermalink

Comandante, mesmo de tênis e rabo de cavalo eu devo ter cara de gente que não vai imigrar - essa dica de levar o extrato do cartão, nunca fiz. Mas valeu o aviso! (vou completar aquela viagem que nos encontramos há 2 anos na Zoropa, seus posts de 2011 estão sendo relidos de cabo a rabo).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! É muitíssimo raro alguém pedir prova de meios de subsistência. Quando isso ocorre é porque o agente está buscando algum motivo objetivo para barrar. O Comandante só acrescenta esse item porque muita gente ainda acha que precisa levar 65 euros por dia em dinheiro vivo, o que é desnecessário e perigoso.

Luciano
LucianoPermalink

65 euros por dia? não é 60?

Márcio Cabral de Moura

Pois é, Riq, a exigência dos 6 meses se não era para todos os países, com certeza era para a Noruega, o que inviabilizou uma viagem que eu pretendia fazer no ano passado para o Canadá e a Noruega. E as informações eu recebi dos respectivos consulados. O fato foi o seguinte:
Meu passaporte iria expirar no dia 14 de dezembro, meu visto canadense no dia 14 de novembro e eu queria fazer a viagem em outubro. Entrei em contato (na realidade, minha esposa é quem entrou em contato) com ambos os consulados, para saber como deveríamos proceder.
Resposta do Canadense: a gente tinha que entrar dentro da validade do visto (ou seja, até 14 de novembro) e eles não recomendavam (ou não daria, agora não me lembro ao certo) outro visto enquanto o visto anterior estivesse valendo. E não tinha problema algum que nosso visto ou nosso passaporte perdesse a validade enquanto estivéssemos pelo Canadá (lembrar que ao contrário dos EUA, o Canadá não aceita visto em passaporte vencido ou inutilizado).
Resposta do Norueguês: o passaporte tinha que estar válido por 6 meses, ao menos, no dia que eu entrasse no espaço Schengen.
Resultado, desistimos da viagem, porque era impossível fazê-la.

Márcio Cabral de Moura

Aliás, na minha última viagem à Europa, agora no final de junho, não me perguntaram absolutamente nada na imigração portuguesa. Entreguei o passaporte e o carimbo já estava sendo dado, antes mesmo que eu terminasse de dizer "bom dia".

clarice perrone
clarice perronePermalink

Com este sobrenome, Márcio.... smile

Próxima Trip - Erika
Próxima Trip - ErikaPermalink

E eu sempre achei que o passaporte deveria ter 6 meses de validade!

Camila
CamilaPermalink

Boa noite!
Irei à Europa em setembro e ao fazer minhas pesquisas para planejar a viagem me deparei com a tal "Declaração Eletrônica de Porte de Valores – e-DPV". Já li no site da Receita Federal e tudo mais, mas você aí teriam experiência prática pra me passar de como proceder e tudo mais?
Devo levar mais que o valor mencionado, mas viajarei com meu irmão, por isso pensei em dividir o dinheiro em 2 cartões. É uma boa estratégia ou é furada?
Saudações!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Só é necessário declarar dinheiro vivo. Se uma pessoa sair do Brasil com mais de 10.000 dólares ou o equivalente em euros em cédulas, deve declarar. Se for carregado em cartões pré-pagos não há necessidade.

Rita
RitaPermalink

Boia
Acho que são 10 mil reais ou equivalente em outra moeda, o que daria menos de 5 mil dolares em dinheiro vivo, não é?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Você tem razão. É 10.000 reais ou o equivalente em espécie.

http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/dicaviajantes.htm

Mariana Laudeauser
Mariana LaudeauserPermalink

Olá!

Eu trabalho na Embaixada da Finlândia, aqui em Brasília e queria esclarecer qual é a questão dos 6 meses de validade do passaporte. Todo cidadão brasileiro tem direito a ficar até 90 dias na área de Schengen como turista ou a negócios. Ou seja, são 3 meses que você pode ficar lá e mais 3 meses da data que você retorna, por isso os 6 meses mínimos de validade para a Europa.
E ainda que as regras oficiais sejam do tempo da viagem mais 3 meses, continuamos recomendando os 6 meses pois nunca se sabem os imprevistos que podem acontecer e que seja então necessário esticar a viagem. Melhor não arriscar, né?!

Espero ter ajudado. Beijos

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Exato, Mariana, sempre pensei que decorria de algum acordo internacional que estabelece o visto de turista de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias!

Kropotkinbr
KropotkinbrPermalink

Bóia,
Em dezembro estarei no Marrocos com escala em Paris.O Intervalo entre os voos é de apenas 2 horas. Caso ocorra algo, algum atraso inesperado, o que pode ocorrer? Serei o responsável e terei que arcar com as despesas provenientes de um outro voo? O que mais me inquieta: A imigração de Tanger para Algeciras, como se dá? Alguém já teve a experiência? É pior do que no aeroporto de Madri? E na França? O voo para Paris é apenas escala, ou seja, não ficarei em Paris.Mesmo assim passarei na imigração?
Muio obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kropotkinbr! Se a passagem de Paris ao Marrocos está vinculada à sua passagem do Brasil a Paris, a cia. aérea é responsável por realocar você num outro vôo. Se as passagens forem vinculadas, você apenas fará trânsito internacional em Paris, sem fazer imigração.

Caso você tenha comprado as passagens separadamente, precisará fazer imigração e novo check-in. Nesse caso, se perder o segundo vôo, precisará comprar uma nova passagem.

A entrada na Espanha por qualquer ponto tem as mesmas exigências: passagem de volta, comprovante de reserva de hotéis por toda a estada, seguro-saúde Schengen e comprovação de 65 euros por dia de estada.

Marcelo
MarceloPermalink

Cara Bóia, bom dia!

Existe um procedimento padrão ou será que cada cia. aérea entende de um jeito?

Viajarei com milhas (Smiles/Air France) em jul/ago/2014. Precisaria emitir os bilhetes-prêmio agora porque depois eles não estarão mais disponíveis. Ocorre que meu passaporte atual válido estará vencido na época da viagem. Pensei que seria óbvio que apresentar os 2 (o atual e o "futuro") no momento da viagem seria a solução, mas li em algum lugar que o DPF retém o antigo que não possui vistos (como p.ex. o dos EUA) em plena validade.

O site da Air France não esclarece. Até acabei de perguntar ao Smiles por email, mas como sei que você é a Bóia mais ágil do planeta, resolvi procurar respostas por aqui.

Também já li por aí que as cias. não exigem o número do passaporte nas emissões, mas esse não é o caso do Smiles.

E então, você tem alguma sugestão?

Grato,

Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Ninguém conferirá o número do passaporte que está na emissão do seu Smiles. O que valerá é o seu nome e sobrenome baterem com o nome e o sobrenome na passagem.

Como planejar uma viagem para a Europa - 360meridianos

[...] é preciso de visto para entrar em nenhum país da União Européia, apenas um passaporte válido (três meses de validade após a data esperada para o fim da viagem). Isso inclui França, Itália, Holanda, Espanha, Alemanha, Inglaterra e vários outros. [...]

Simone
SimonePermalink

Ola!
Eu e meu marido vamos a Europa em janeiro. Nossa primeira cidade é Lisboa (4 dias), depois Madri (4dias) e por fim Paris (5 dias). Em Lisboa e Madri ficaremos em hotel (já reservado), mas em Paris ficaremos no apartamento que um amigo tem na cidade. Minhas dúvidas são: já que farei a imigração em Lisboa, precisarei apresentar carta-convite de hospedagem em Paris ou só a reserva do hotel de Lisboa? Outra coisa, o meu amigo mantém esse apartamento alugado em Paris, mas ele mora em Moscou e não estará em Paris no período de nossa viagem. Se for necessário apresentar carta, como devo fazê-la neste caso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! É recomendável ter todas as reservas e cartas-convite necessárias. Veja mais detalhes nesse post: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Thiago
ThiagoPermalink

Olá!
Realmente essas informações são confusas demais...
Tenho uma viagem agora em novembro para Paris entrando por Lisboa e meu passaporte vence em 5 meses após minha volta. Segundo esse novo documento da União Europeia, não haverá problema, não é mesmo?
Mas se formou ao site da Embaixada de Portugal no Brasil, veremos que eles pedem 6 meses de
validade para o passaporte!
Como entender isso, minha gente!!!
Me ajudem por favor, pois não tenho mais tempo pra renovar até a viagem!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! A nova determinação é esta, tal qual explicamos acima. Pode ser que o site da embaixada esteja desatualizado. Você pode ligar para a embaixada para confirmar.

Veja relatos de leitores aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/comment-page-1/#comments

paula
paulaPermalink

Bom dia! Irei visitar um amigo na Bélgica e farei conexão em Madri, não fiz reserva em hotel, será que terei algum tipo de problema ao entrar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula!

Você precisa pedir uma carta-convite para o seu amigo. Nunca entre na Europa sem comprovação de reserva de hotéis por toda a duração da estada ou carta-convite de quem está hospedando você.

Bruno
BrunoPermalink

Boa noite Bóia.
E pra quem tem passaporte europeu....todas as exigências e recomendações acima (seguro-viagem, reservas de hotel, passagens de volta, etc) valem também ou não preciso me preocupar com nada disso?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Não precisa nada disso. Mas não saia do Brasil sem seguro-assistência. Não é porque eles não exigem na entrada que você não vá precisar.

Bruno
BrunoPermalink

Boa noite Bóia.
Obrigado pela resposta.
E pode deixar...o seguro já está garantido pelo VISA Platinum.
Valeu !!

Bernardo Correa
Bernardo CorreaPermalink

Ricardo
Não consegui acessar a carta da IATA às autoridades aduaneiras européias, pois gostaria de levar isso impresso.
Viajajamos eu, minha esposa e filha para Londres em 12/12/13 e depois Paris voltamos dia 10/01/14 (28 dias), nosso passaporte vence dia 04/06/14. Pelo que voce escreve tudo OK temos mais que os 4 meses necessários mas não temos os 6 meses.
Se for possível voce pode me enviar essa carta?
obrigado

Victor
VictorPermalink

Bernardo, deu tudo certo na entrada em Londres com passaporte com menos de 6 meses de validade? Caso afirmativo, de quanto tempo foi o visto que lhe concederam?

Juliana
JulianaPermalink

Olá Bóia, tudo bem?
Estou indo para Europa ficar 22 dias, farei um voo com conexão em Munique e desembarco em Barcelona. Gostaria de saber se irei passar pela imigração em Munique ou Barcelona? Estou preocupada pois minha conexão é de duas horas apenas.
Outra dúvida é, eu vou ficar na casa de um amigo em Barcelona, e nós iremos viajar por 12 dias para Paris, Roma e Milão(visitar uma feira). A questão é que boa parte desse periodo eu irei ficar na casa dele, sei que seria necessário uma carta convite, mas meu amigo insiste que não, pois disse que outro amigo nosso foi e não lhe foi solicitada a tal "carta convite", o problema aqui é que esse amigo divide um apartamento com outro rapaz, e o contrato de alguel desse apartamento está no nome desse outro rapaz ( italiano). Qual seria o procedimento dada essa situação? Será que é arriscado tentar ir sem carta convite?
Aguardo resposta.
Desde já muito obrigada.
Beijos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Sim, a carta-convite é um dos documentos necessários para passar pela imigração. Ela pode não ter sido exigida em outro caso, mas pode ser no seu. A carta é simples, basta que ele explique que vai receber você em casa no endereço tal por tantos dias. Não é mais necessário registrar a carta-convite em cartório ou delegacia. Mais informações aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Sua imigração será feita em Munique.

Renata S. Barthonelli
Renata S. BarthonelliPermalink

Ola Boia, td bem?

Como e a situacao para brasileiro residente na Alemanha? Bem sou brasileira casada com alemao e moramos com nossos dois filhos na Alemanha.
Vamos viajar para o Brasil de ferias em Abril/Maio 2014. O problema e que meu passaporte e de meu filho mais velho (5 anos) vencem em 27/07/14 e 08/08/2014, respectivamente. Ou seja, se viajamos no inicio de maio, ja nao teriamos os 3 meses de validade do passaporte. Sera que teremos problema?

Obrigada,
Renata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Se os passaportes são brasileiros, não haverá problema em entrar no Brasil.

Se forem passaportes alemães, informe-se no consulado brasileiro mais próximo. Não temos informação sobre a rigidez da imigração brasileira quanto à validade suplementar dos passaportes estrangeiros.

edmara
edmaraPermalink

não tenho como comprovar meu vinculo laboral,vou ter problemas com a imigração de Portugal? Preciso dessa resposta por favor.Obrigago.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edmara! Leve passagem de volta, reservas de hotel, seguro Schengen e comprovante de que tem 65 euros por dia para se manter.

kleber
kleberPermalink

ola, minha esposa tem uma passagem comprada(TAP) com o nome de solteira, pra Portugal, pois o passaporte era assim na época da compra. Como vai vencer, ela pediu um novo passaporte com o nome de casada. como proceder?pois a passagem e o passapote estarão com o nome diferente.
grato
Kleber

Regina
ReginaPermalink

Oi Kleber, se na passagem consta um dos sobrenomes que tem no passaporte, dá prá passar; mas se nao coincide nenhum- tem que pedir a TAP remissao por correçao de sobrenome. Explica a situaçao e claro terá custo. Exemplo para que fique claro: a passagem esta em nome de Regina Almeida e o passaporte diz Regina Maria Almeida dos santos- ok sem problemas. Mas se está Regina Almeida e passaporte Regina Maria dos Santos - reemissao obrigatoriamente. Minha recomendaçao: falar com a TAP. Espero haver ajudado. Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kleber! A Regina disse tudo! grin

kleber
kleberPermalink

ajudOU SIM, OBRIGADO

kleber
kleberPermalink

OBRIGADO

Fábio G
Fábio GPermalink

Esta orientação é válida para entradas por Londres?
Irei para Roma pela British, meu passaporte vence em 30/09/14, e meu retorno será no ínicio de maio.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! Até antes dessa norma do Espaço Schengen, nossa recomendação era de ter o passaporte com 6 meses de validade após a saída do Brasil para todos os países, com exceção dos Estados Unidos. O Reino Unido não está no Espaço Schengen, logo a exigência de 6 meses permanece.

Neste post perguntamos a experiência de quem viajou com validade menor:

https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/

Se você fizer apenas conexão em Londres, não passará pela imigração. Fará imigração na Itália.

Fábio G
Fábio GPermalink

Sim, havia lido a matéria sobre por onde será o tramite nas entradas pelo Reino Unido. Havia entendido que seria na Itália.
Meu medo é pegar uma atendente despreparada da British e dar caca..
=(..
Vou fazer o máximo para tirar outro passaporte, preventivamente.

Marcelo
MarceloPermalink

Olà,

Desculpa meu português mais nunca morei no Brasil e nem estudei o português. Eu moro na Suica a 15 anos e estudo em Londres. No momento estou em Londres e o 12 de marco estarei viajando para o Brasil de ferias ate o 22 de marco. Meu passaporte (So tenho passaporte Brasileiro) vai vencer o 18 de junho 2014. Minha viaje vai ser Londres-POA e POA-Londres. Gostaria de saber se vou ter problemas com meu passaporte considerando se eu não me engano Inglaterra não faz parte do acordo de Schengen.

Obrigado

Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Para entrar no Reino Unido o seu passaporte precisa ter 6 meses de validade depois da entrada.

Sua história é bastante esquisita...

Marcelo
MarceloPermalink

Ola Boia,

Obrigado pela resposta. Eu estava procurando no site do UK e para brasileiros não fala em nem um lugar 6 meses, tem como voce me mandar o link dessa tua informação pf?

Esqueci de avisar que no meu passaporte tenho um visto de estudante valido ate o 15 de maio 2014.

Se eu for de ferias para o Brasil o dia 12 de marco e volto o 22 tem como eu nao conseguir a volta mesmo eu tendo um visto valido ate maio e não moro no Brasil?

Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Essa informação era válida para todos os países do mundo menos para os Estados Unidos. Para ter certeza absoluta, por favor entre em contato com o consulado britânico.

Marcelo
MarceloPermalink

Com todo respeito mais voce tem certeza disso?

Porque eu moro na parte Italiana da Suica e quando volto para meus estudos em Londres eu viajo pela Italia (Milao MXP- Londres Gatwick). Estou te falando isso porque 2 semanas atrais eu voltei para casa (Suica) e depois voltei para Londres com meu passaporte valido ate o 18 de junho sem problemas. Se fosse 6 meses eu não ia conseguir entrar não é? Como eu estou indo para o Brasil queria saber se era differente.

Marcelo

Ps. Desculpa de novo pelo português.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Nosso objetivo é fazer com que nenhum leitor perca a viagem. Se você acha que o Reino Unido pode ser uma exceção, por favor: entre em contato com o consulado e peça uma resposta oficial.

Neste post há depoimentos de leitores que viajaram com passaporte com menor validade. Mas se um atendente de companhia aérea resolver seguir a lei ao pé da letra, a viagem está perdida:

https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento

Milena
MilenaPermalink

Olá!

Irei para a Holanda e estou com algumas dúvidas. rs
Li informações sobre os requisitos para entrar na europa no site da consular.
Gostaria de confirmar se as informações estão corretas.
Para entrar na europa, são obrigatórias a carta-convite (pois ficarei na casa de parentes, e eles me aconselharam a levar apenas o endereço e o telefone deles) e o seguro-viagem?
E a quantia para comprovar recursos financeiros, são 60 euros diários OU 600 euros por qualquer período?? (Ficarei 28 dias, teria que comprovar ter 1680 euros, ou 600 euros são suficientes?)

Se puder me ajudar, ficarei MUITO grata! rs

Att,

Milena

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Sim, a carta-convite é obrigatória, e também o seguro-viagem, além de 65 euros por dia de permanência. Entenda todos os detalhes neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Milena
MilenaPermalink

Obrigada pela resposta, "A Bóia"!
Mas ainda continuo com dúvida em relação aos 600 euros. Este site que me mandou tem muitas informações boas, porém não fala sobre isso.
Caso não tenha cartão de crédito e tenha que comprovar apenas com notas em dinheiro, continua valendo os 65 euros diários?
http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/holanda
Este foi o site em que vi o "tal" dos 600 euros. rs
Se puder dar uma olhada e me ajudar a entender melhor eu agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! 65 euros por dia por pessoa (extrato de cartão é aceito como prova). Passagem aérea de volta. Comprovante de reserva de hospedagem ou carta-convite por toda a estada. Seguro-saúde Schengen. Estes são os requisitos para entrar no Espaço Schengen.

Mas mesmo cumprindo todos eles, o agente de imigração pode barrar a sua entrada, se desconfiar que você é uma potencial imigrante ilegal. E não há nada que o Itamaraty possa fazer por quem seja.

A boa notícia é que isso não tem ocorrido. A imigração européia está nos tratando bem.

Por favor: pare de procurar motivos para ser barrada. Eles não precisam desses motivos para barrar você. E não se preocupe, não vão barrar você.

Sergio
SergioPermalink

Olá!
Estou com uma dúvida cruel. Vou fazer um giro por Portugal e pela Andaluzia em outubro, e gostaria muito de fazer um bate-e-volta em Tânger, no Marrocos, mas estou receoso de dar bode ao voltar no ferry para Tarifa. Vou entrar na Europa por Lisboa, e os portugueses não nos exigem visto, nem os marroquinos. Mas, ao voltar de Tânger, é como se reentrasse no Espaço Schengen pela Espanha - e aí, se for como penso, eles podem me exigir visto espanhol. Alguém já teve essa experiência ou sabe informar como são os procedimentos?
Grato!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio! Brasileiros não precisam de visto para a Espanha.

Roberta silva
Roberta silvaPermalink

Olá! Vou fazer um curso em Barcelona, tenho todas as documentações,passagens,tudo certíssimo. Em Barcelona, ficarei exatos 90 dias. A embaixada aqui em bsb me disse que esses 90 dias se restringiam apenas ao país, ou seja, só para Espanha. Com isso, resolvi ir 4 dias antes e passear em Lisboa. Há algum problema? Passar 4 dias a maus,sendo países diferentes? A entrada e saída será por aviao.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! A embaixada informou errado. Brasileiros podem ficar até 90 dias em território do Espaço Schengen a cada 180 dias. Você só poderá sair da Espanha para ir a um país de fora do Espaço Schengen, como o Reino Unido. E mesmo assim não poderá voltar à Europa para pegar seu vôo de volta antes de mais 180 dias.

Rodolfo Morilla
Rodolfo MorillaPermalink

Olá, bom dia.
Minha dúvida é com relação ai seguro saúde. O seguro saúde para França é válido para a Inglaterra?
Terei que fazer dois seguros? Um para o Espaço Schengen e outro para o Reino Unido?
Obrigado pela informação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodolfo! O seguro vendido pelas seguradoras brasileiras na verdade se chama "Europa" e vale para todo o continente. A cobertura é a exigida pelos países Schengen, mas vale na Inglaterra também.

odair
odairPermalink

Ola boa noite.
Minha filha vai para Madrid em maio e alugou um apartamento por
37 dias no nome dela. Eu e minha esposa iremos passar 13 dias e
ficar junto no apto. Minha duvida é qual documento que preciso
levar para comprovar a estadia, sendo que o aluguel esta no nome
dela.Muito Obrigado e parabens pelo seu trabalho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Odair! Você vai levar o comprovante do aluguel sob o nome da sua filha mesmo.

Jaqueline
JaquelinePermalink

Ola, primeiramente muito obrigada pelas dica. Para mim estao sendo extremamente uteis porque somos marinheiros de primeira viagem. rs
Vamos a Madrid (6 dias) e Paris (6 dias) . Meu marido eh medico aqui no Brasil e nos falaram que seria util levar ultimo holerite e cardeira do CRM pois "facilitaria" a entrada.Tenho duvidas se de fato isso e viavel. O que vc acha? Outra pergunta: vamos levar um pouco de dinheiro e o resto em cartao. Minha duvida eh como comprovar as notas? Eles contam o dinheiro? E em quanto as reservas de hoteis: precisamos mostrar as reservas dos dois paises certo? Pode ser o email que o hotel manda confirmando a reserva ou tambem eh necessario o extrato mostrando pagamento efetuado? Obridada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jaqueline! Não e necessário nem o holerite, nem o CRM, nem comprovante de pagamento.

numa pasta as reservas dos dois países, a passagem de volta, o seguro-saúde com cobertura Schengen e os extratos dos cartões de crédito e pré-pago, se houver.

Camila
CamilaPermalink

Olá.
Vou para Lisboa, Barcelona e Roma com uma amiga. As reservas foram feitas pelo Booking no nome dela, já que o site não permite colocar o nome do segundo hóspede. Isso gerá algum problema na imigração? O que devo fazer?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Nenhum problema. Leve as reservas organizadinhas numa pasta, junto com a passagem de volta, o seguro-saúde Schengen e extrato de cartão.

Camila
CamilaPermalink

Conseguimos editar os nomes na reserva.Obrigada pela ajuda.

Thaissa
ThaissaPermalink

Tenho um amigo que mora na Holanda e estou pensando em passar 3 meses por lá. Posso levar uma declaração dele dizendo que ficarei hospedada na casa dele no período que eu estiver por lá? Não farei reserva de nenhum hotel, pois pretendo economizar o máximo possível para poder conhecer as outras cidades. Será que posso ficar retida na imigração?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thaissa! Você precisa ir com passagem de volta, carta-convite do seu amigo e seguro-saúde Schengen.

Larissa
LarissaPermalink

Olá!
Se eu estiver entrando no Espaço Schengen, uma passagem para o UK substitui a passagem de volta para o Brasil?
Porque acho que vou para Portugal com passagem comprada para Londres, mas ainda sem a passagem de Londres-Rio. Teria algum problema na imigração de Lisboa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Provavelmente você não conseguiria embarcar no Rio. Todas as cias. que levam a países que encrencam na imigração exigem passagem de volta ao país onde você mora.

confira a validade do seu passaporte | passaporte BCN

[...] evitar uma dor de cabeça? Siga o pitaco do Ricardo Freire, que já alertou sobre o assunto no seu Viaje na Viagem:Nunca deixe seu passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 [...]

Maria Saldanha
Maria SaldanhaPermalink

Ola…tudo bem? adorei o blog, parabénss…Bom,eu tenho uma duvida,eu fui pra Portugal no dia 29/10/2013 e fiquei la os 90 dias…..e antes de completar os 90 dias fui ao sef e pedi um visto para ficar mais 90 dias…la eles me deram um visto de prorrogaçao onde diz visto de curta duraçao e fiquei totalmente legal (3 meses como turista 3 meses com visto de prorrogaçao)…ou seja no total fiquei la por 6 meses…e retornei ao Brasil tem exatamente 1 mes agora…a minha duvida é a seguinte…proximo mes quero ir na Europa novamente, terei problemas na entrada por ter ficado todo esse periodo em Portugal?

Agradeço a Atençao...Abraçoss!! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! A gente aqui só entende de turismo. Seu caso é mais complicado, pegue a informação oficial junto a uma embaixada de um país do Espaço Schengen.

Jacqueline
JacquelinePermalink

Olá,
Tenho algumas dúvidas e queria saber se você poderia me ajudar.
primeira dúvida - Eu já viajei para alguns países da Europa, mas tive que renovar meu passaporte, então estou com um novo passaporte, é recomendável que eu leve também o passaporte antigo juntamente aos documentos para mostrar na imigração?
Segunda dúvida - Vou viajar para Grécia, entretanto não encontrei nenhum vôo direto, comprei então, via agência de turismo online, uma passagem que faz escala em Zurique. A escala é de apenas duas horas, com sua experiência, é possível saber se a imigração suíça é rápida o suficiente para que eu não perca o vôo para Grécia?
Uma vez li, que em vôos comprados com escala, a companhia áerea é responsável pela realocação em outro vôo, essa informação procede mesmo que mude de companhia aérea durante a escala?
Terceira dúvida - Sempre viajei usando meu primeiro nome + meu ultimo sobrenome, desta vez procedi da mesma forma na reserva das passagens, entretanto um amigo me informou que como adicionei o sobrenome de casada (este que está na reserva) deveria aparecer meu nome completo (2 sobrenomes) na reserva, além de tudo tenho nome composto (que não consta na reserva e nunca utilizei em reservas aéreas antes) e que esta informação também deve contar nas reservas. Como devo proceder, visto que não é possível modificar o nome nas passagens já emitidas?
Mesmo que não possa me ajudar, agradeço imensamente todas as informações contidas no blog e sua disposição.
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jacqueline! O sobrenome que consta na passagem precisa aparecer em algum lugar no seu passaporte. Não é necessário levar o passaporte anterior. Se as passagens Brasil-Zurique e Zurique-Grécia forem vinculadas, a cia. dará assistência em caso de perda do vôo.

Jacqueline
JacquelinePermalink

Ahhh, esqueci de uma coisa importante! rs
Ainda vou ficar 5 dias em Portugal para visitar a família antes de voltar ao Brasil. Meus pais tem uma casa em Portugal e irei ficar lá este período (meu pai é Português e minha mãe Brasileira), como comprovo a estadia destes 5 dias para a imigração?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jacqueline! Peça uma carta-convite, está escrito no texto.

Jacqueline
JacquelinePermalink

Meus pais, apesar de terem uma casa em Portugal, moram no Brasil, por isso acreditei que haveria uma diferenciação no caso da carta convite.
Peço desculpas por não ter sido clara inicialmente, não quis ser redundante ou que pareça que eu não li o texto, pelo contrário, as informações contidas nele são valiosas.
De qualquer forma, agradeço imensamente as informações e a ajuda. Sucesso sempre! Um abraço

Simone Rufino
Simone RufinoPermalink

Olá, boa noite! Fui a Portugal no dia 22 de maio deste e acabei passando 4 meses lá!Ou seja voltei no dia 19 de setembro Quero retornar agora em Dezembro e me informaram que tenho que passar 90 dias aqui no Brasil. No entanto, eu queria retornar no dia 11 de Dezembro por conta do bilhete ficar mais em conta e se eu comprar após o dia 18 fica bem mais caro o bilhete. Gostaria de saber se posso entrar novamente faltando 7 dias para completar o prazo de 90 dias? Tenho meu namorado lá e quero passar o natal com ele. Agradeço a atenção que me for dada. abc

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Simone! Desculpe, só tratamos de questões relativas a turismo por aqui!

Michelle
MichellePermalink

Olá, estou indo esta semana para a Europa, com minha mãe, irmã (gestante) e cunhado. Será nossa primeira viagem juntos. Como a única que fala francês e inglês fluente na família, estou responsável por vários aspectos da viagem. Além disso, trabalho em uma Ong e vou aproveitar para analisar algumas questões de trabalho lá.
Infelizmente, acabei de descobrir sobre a regra que o passaporte precisa ser válido por 90 dias após o retorno ao Brasil. O meu vence 77 dias após nossa volta.
Posso tentar o passaporte de emergência?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! O seu passaporte precisa estar válido até 90 dias depois da entrada na Europa, não depois da sua volta ao Brasil.

Mas vale a pena fazer um novo e não ficar com passaporte prestes a vencer.

Alexandre
AlexandrePermalink

Olá, parabéns pelo site, muito esclarecedor. Bem, gostaria de saber o que acontece se você extrapolar os 90 dias dentro do espaço de Schengen. Pergunto isso porque acredito que se não me impedirão de voltar ao Brasil se por acaso eu não respeitar a exigência dos 90 dias no espaço. Mas sofrerei alguma sanção em uma futura viagem para a Europa dentro do espaço? Se houver a tal sanção, ela é proporcional ao tempo extrapolado? Obrigado se responder a estas questões. (não encontrei esta informação em nenhum site que visitei)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Provavelmente você terá problemas futuros.

Rafael
RafaelPermalink

Olá,
Meu passaporte brasileiro vence em Março de 2015 e meu cartão cidadão português vence também em Março de 2015.
Tenho uma viagem marcada de 20 de Dezembro de 2014 a 10 de Janeiro de 2015 para Espanha.
Terei algum problema?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! O seu passaporte precisa estar válido por pelo menos 3 meses a partir da data de volta. No seu caso, você precisará de um novo passaporte. Tente entrar com um pedido de urgência junta à Policia Federal.

Jonatas Melo
Jonatas MeloPermalink

Ola boa tarde!

Estou pensando em fazer um mochilão pela Europa, mas tenho muito receio da imigração de la rsrs quanto a documentação estarei indo com tudo certo. . .dinheiro em especie, extrato do cartão pre pago e um cartão internacional, além de declaração do meu trabalho informando que estarei de ferias no período, declaração de um curso que faço aqui no Brasil, hospedagem e bla bla blaa..mas em relação ao ingles tenho um pouco de receio nao entender bem..huahuahua eu ate falo consigo soltar umas palavrinhas...isso pode me prejudicar? =/

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jonatas! Não se preocupe: você não será a primeira pessoa a viajar para lá sem inglês fluente. wink Tenha os documentos à mão e tudo dará certo.

Gabriella
GabriellaPermalink

Olá, estarei indo pela primeira vez a Europa na semana que vem, dia 25/12 e passarei 25 dias. Tenho algumas dúvidas que estão me deixando com medo.
Estou indo com meu Noivo, como fazemos para passar pela imigração juntos, por conta do dinheiro? OU devemos dividir o dinheiro?
Iremos passar 4 dias em Paris, no entanto entraremos na Europa por Lisboa,pois nosso vôo tem conexão em Lisboa, como devemos proceder?
Para Paris já temos nossas reservas no hotel, depois retornaremos para Lisboa e em Lisboa um amigo nos mandou a carta convite.Mesmo com a carta convite dele se responsabilizando pelas nossas despesas,temos que levar os 65€ diários? Me responde por favor!!Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriella! Se vocês ainda não são casados, teoricamente devem passar pela imigração um de cada vez. Mas não custa tentar passar juntos; o máximo que pode acontecer é o agente pedir para que um de vocês volte para antes da faixa amarela.

Vocês precisam ter como comprovar que têm 65 euros por dia, por pessoa, mesmo que com extratos de banco ou de cartão de crédito. Isso pode ser ou não solicitado pelo agente de imigração, mas é regra. A imigração de vocês será em Lisboa.

Mari
MariPermalink

Olá. Gostaria de saber: se eu estou na Europa, volto para o meu país de origem e lá perder meu passaporte e fizer outro o resgistro das viagens anteriores vai estar no passaporte novo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mari! Não sei se entendi direito a pergunta, mas o passaporte novo vai ser novinho mesmo, sem informação nenhuma das suas viagens anteriores.

JULIA
JULIAPermalink

Eu e meu marido residimos na china por conta do trabalho dele, e temos também residencia no Brasil.
Sempre que viajo d Brasil passo por Portugal e passo 2 a 3 meses por la antes de prosseguir para a China onde fico 1 mes.
Li em algum site falando que uma vez que voce fique um periodo de até 90 dias na Europa (Schengen) é obrigatorio ficar fora da Europa (Schengen) e só retornar após 90 dias, essa informacao procede?
Pessoas que tem residencia na China podem retornar antes dos 90 dias para a Europa?
Nao tenho problemas com passaportes pois foram renovados a pouco tempo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julia! Brasileiros só podem permanecer por 90 dias no território Schengen a cada 180 dias. Se você passar 90 dias na Europa e for para o Brasil, só poderá voltar a desembarcar na Europa dali a 90 dias. Caso seja apenas uma conexão, sem passagem pela imigração, não haverá problema.

Os chineses precisam de visto para o espaço Schengen. Nem tente procurar uma exceção por aí smile

Lira
LiraPermalink

Olá,

Minha filha foi para a Alemanha, em 31/12/2014, fazer um curso de férias e turismo. A volta está prevista para o dia 28/02/15. O passaporte dela vence em 10 de agosto de 2014. Na data do embarque o passaporte dela, valido até 10/08/2014, possuía validade superior aos 03, posterior à data do término da viagem, exigido no território Schengen.
No entanto observamos agora que na data de volta o voo dela fará conexão em Londres (Lufthansa/Tam) onde a exigência é de seis meses de validade para o documento.
No caso de conexão ela fará os trâmites de imigração na Alemanha ou em Londres?
Sendo em Londres ela poderá ter problemas com a validade do passaporte mesmo ela estando somente em conexão no país, e já com a passagem em de volta em mãos.?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lira! Para conexões na Inglaterra ela não sairá da ala internacional. Não fará imigração. Ficará na área de trânsito.

Marcia Sousa
Marcia SousaPermalink

vou passar 3 meses na Espanha,o meu passaporte tem que ter a validade de 6 meses ou 1 ano?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Precisa ter validade de 6 meses ao entrar na Espanha.