NY: travessia da Brooklyn Bridge à Brooklyn Heights Promenade

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Brooklyn Heights Promenade

Brooklyn Heights Promenade

Em cada uma das vezes que atravessei a ponte do Brooklyn, fiz um passeio diferente.

Da primeira vez, fui de metrô até a estação High Street (linhas A ou C) e dei um rolezinho ali pela região do Brooklyn Bridge Park (com direito a sorvetinho na Brooklyn Ice Cream Factory, mas sem entrar na fila da pizzaria Grimaldi's), antes de atravessar a ponte em direção a Manhattan.

Da segunda vez, cheguei de barco, pelo East River Ferry, vindo de um passeio em Williamsburg (que conto em detalhes aqui). E novamente atravessei na direção de Manhattan.


View Brooklyn Heights Promenade in a larger map

Desta última vez, atravessei pela primeira vez na direção do Brooklyn. Fui a pé, atravessando Tribeca,  até a boca da ponte -- mas poderia ter chegado de metrô, descendo numa dessas estações: Brooklyn Bridge-City Hall (linhas 4, 5 ou 6), City Hall (linhas N ou R), Park Place (linhas 2 ou 3) Chambers St. (linhas 1, 2, 3, A, C ou J).

Brooklyn BridgeEmpire State com Manhattan Bridge à frente

Atravessando a Brooklyn Bridge

O sentido Manhattan-Brooklyn perde bastante em termos visuais; para contemplar o skyline de Manhattan durante a travessia você tem que parar e olhar para trás.

Vista da Brooklyn BridgeManhattan Bridge vista da Brooklyn Bridge

Vistas da travessia

Meia hora depois eu estava no Brooklyn. Mas desta vez não queria ir até a muvuca na base da ponte. Meu destino era a Brooklyn Heights Promenade, um passeio elevado de onde se têm lindas vistas da ilha.

Siga as placas!

À Brooklyn Heights Promenade

O caminho é simples. Ao descer pela escadaria da ponte, você logo verá uma placa indicando a Brooklyn Heights Promenade. Ao chegar a uma grande praça, atravesse para a direita e pegue qualquer transversal na direção do rio.

Brooklyn Heights

Brooklyn Heights, olhando desde a Promenade

Em quatro quadras você chega à Promenade -- e talvez reconheça a paisagem de Annie Hall ou Feitiço da Lua.

Brooklyn Heights Promenade

Brooklyn Heights Promenade

O bacana da Brooklyn Heights Promenade é que não apenas a vista para Manhattan é bonita. O passeio bordeja um bairro de belíssimas casas históricas, tombadas pelo patrimônio da cidade.

Brooklyn HeightsBrooklyn HeightsBrooklyn Heights Promenade

Brooklyn Heights Promenade

O contraste entre a arquitetura das duas margens do rio é o que Nova York is all about grin

Brooklyn Heights Promenade

Brooklyn Heights Promenade

Dá para acompanhar também a transformação dos antigos píers abandonados do Brooklyn, que estão em obras para tornar-se, de um lado, a extensão do Brooklyn Bridge Park, e de outro, um novo centro de escritórios e shoppings à beira-rio.

Obras no Brooklyn

A transformação da orla do Brooklyn

O programa fica mais gostoso quando você almoça no Teresa's, tradicional restaurante polonês da rua Montague (número 80). Peça os pierogis, uma espécie de raviolis recheados com purê temperado de batata, com cebola refogada por cima. (Podem vir fritos ou cozidos; os cozidos são bem mais gostosos.)

Pierogis no Teresa'sPierogis no Teresa's

Pierogis no Teresa's

É uma versão mais light do prato que eu conhecia como varenikes, servido em São Paulo pela grife judaica Z-Deli. A porção de 5 custa menos de 8 dólares.

De lá dá para voltar a Manhattan de metrô fácil pelas estações Clark St. (linhas 2 ou 3) ou Cort Street-Borough Hall (linha R). Mas resolvi testar um desfecho mais interessante ao passeio.

Shuttle IkeaIkea

Shuttle para a Ikea

Subi pela Montague até a prefeitura do Brooklyn, onde peguei o shuttle grátis que, de meia em meia hora, leva à megastore da Ikea (a mãe de todas as Tok Stoks e Etnas do mundo).

E depois de passear pela loja (e morrer de raiva com os preços ridiculamente baixos), voltei a Manhattan pelo aquatáxi gratuito que a loja oferece no fim de semana (dia de semana custa US$ 5 em cada sentido, reembolsáveis em compras).  Os detalhes do aquatáxi da Ikea estão aqui.

Aquatáxi Ikea

Voltando de carona com o aquatáxi da Ikea

Foi uma supertarde bacana -- que ficaria ainda melhor com temperatura abaixo de 30ºC mrgreen

Leia mais:

47 comentários

Marcia Palhares

Saudades de NY...passeio lindo, Riq! Adorei o aquataxi, deve ser uma delícia. Só não sei se resisto a esta loja (que eu nunca tinha ouvido falar, hehe).

Marcie
MarciePermalinkResponder

Adoro este passeio. wink ( e adoro, também, aquele rapaz esparramado no banco no Brooklyn Promenade... smile )

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Muito bacana mesmo, tanto o passeio quanto a foto. E como vc ja' disse antes o Brooklyn esta' com tudo!

Nao entendi no entanto o comandante reclamando do calor???!!!

Maryanne
MaryannePermalinkResponder

Bem que achei que era o Nicky no banco, maior tipo hein? smile

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Cada dia mais tenho certeza que NY é inesgotável para passeios!!!

Próxima Trip - Erika

Passei por Brooklyn Heights Promenade em minha viagem pra NY, mas esta do aquatáxi gratuito da Ikea eu não sabia grin

José
JoséPermalinkResponder

IKEA : Lá,os preços não são"ridiculamente baixos" aqui que são ridiculamente altissimos...

Shan
ShanPermalinkResponder

Riq, muito obrigada por ter uma bola de cristal! smile
Procurava uma dica de passeio para fazer e me deparei com esse post logo hoje que estou em NY! smile
Já fiz e recomendo sem ressalvas!

Maíra S.
Maíra S.PermalinkResponder

Que interessante! Em 2011 quando visitei NY conheci a Brooklyn Heights Promenade por acidente: ao sair da ponte, virei à direita e não à esquerda, tentando achar o DUMBO winkFoi muito legal conhecer a parte residencial do bairro, mas os piers abandonados atrapalharam as fotos do skyline! É bom saber que a área vai ser reurbanizada. Volto a Nova York no mês que vem e dessa vez vou ver se acho a parte mais "farofa" do Brooklyn!

Mauro
MauroPermalinkResponder

Riq, que boa surpresa este seu post. Minha filha passou quase 3 meses agora estudando na School of Visual Arts e alugou um ap em Prospect Heights, uma parte muito gostosa do Brooklyn ( e nada "farofa"). Fui visitá-la e acabei alugando um ap quase de frente pro Prospect Park, que tem o mesmo designer (Frederick Olmstead) que o seu "irmão maior", o Central Park (e que desenhou também o Mont Royal Park, de Montréal). O Brooklyn é muito agradável, com ruas e casas charmosas em bairros como o Park Slope e o Brooklyn Heights, que vc mencionou, pra não falar na quantidade e qualidade de shows de música e eventos de arte que rolam por lá. E como vc falou em sorveteria, na Vanderbilt Ave e na Underhill, tem quatro ou cinco das melhores sorveterias de NY, segundo o Village Voice (http://goo.gl/gO2Pfd). Gostei demais da Ample Hills e da Blue Marble.

Renata
RenataPermalinkResponder

Nossa!!! Esse aquatáxi parece ser muito legal! Da última vez q etive em NY fui em Brooklin Heights Promenade. Fomos de metro e atravessaríamos a ponte na volta mas ela estava em reforma, cheia de tapumes que nos prejudicavam a visão. Optamos por voltar de metro e ir almojantar no Pier 17.

Jamil Silva
Jamil SilvaPermalinkResponder

Nossa, como é bom aproveitar dicas tão úteis e interessantes de quem foi antes.
Juro que irei a todos os lugares citados quando voltar a NY. E tirar uns 2 dias só para ficar no Brooklin, lembrando de alguns filmes.
Parabéns pelo blog (o conheci em um curso).
Ah, você concorda com os que dizem que a melhor coisa do Brooklin é a vista de Manhattan?
Até mais

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Boa tarde, pretendo ir com minha familia( 2 adultos e 2 adolescentes) para New York. é posspivel aproveitar a cidade, mesmo no inverno?
Att
Claudia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! É sim! Aproveite os programas em lugares cobertos.

FashionSPILL
FashionSPILLPermalinkResponder

O Brooklyn oferece muito mais do que apenas o Promenade, dá para visitar o Jane Carrousel que fica ali perto entre outras dezenas de locias bacanas. Para não se perder use o Google MAPS ou um GPS e vá desvendando tudo por lá.

Soraia
SoraiaPermalinkResponder

Olá tudo bem !?
vou p/ NY nesta semana e quero passear no Brooklyn num dia da semana, suas informações me ajudaram, que quero ir de Ferry (East River Ferry), poderia por favor me ajudar na "ordem dos fatores" ?!
Gostaria de me sentar no mesmo banco e ter a mesma vista tal como a primeira foto deste seu post de 23 de Agosto 2013...é você na foto?, também andar na Brooklyn Heights Promenade, almoçar no "Nonna"(237 Bedford Ave),ir até a prefeitura pegar o shuttle p/ IKEA e na volta o aquataxi.
Fiquei confusa: o endereço do restaurante tem haver c/ o restante? Qual o nome da parada onde devo descer do Ferry?
O b r i g a d a !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Soraia! Você está misturando dois passeios. Bedford Ave. fica em Williamsburg, que é para o lado oposto de Brooklyn Heights.

Se escolher Williamsburg, o caminho é este aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/09/nova-york-williamsburg-dicas/

Você até pode emendar os dois passeios, descendo do East River Ferry na ponte do Brooklyn -- mas não vai aproveitar tanto nem a primeira nem a segunda parte.

Marcia beltrao

Vou ficar hospedada na time quare, como faço para ir de metro ate o Soho?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Para todos os deslocamentos em transporte público em Manhattan, use o trip planner da MTA:
http://tripplanner.mta.info/MyTrip/ui_web/customplanner/tripplanner.aspx

Marilis Sanchez

Ola Ricardo, tudo bem?

Sempre acompanho as suas dicas na Band News! E resolvi pedir uma.
Minha família e a de minha amiga, vamos a Orlando e janeiro com conexão em Nova York. Chegaremos as 6 horas da manhã e o voo sai as 13hrs20. Gostaríamos, nesse intervalo, de ir até algum ponto turístico em New York. Há essa possibilidade?
Muito obrigada pela atenção

Ian Pierre
Ian PierrePermalinkResponder

Vou fazer exatamente o mesmo roteiro dia 11 desse mês... Espero que dê tudo certo!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Oi Boia,vou para NY em Abril com meu marido e meus filhos de 11 e 13 anos. Estamos indo pela primeira vez,e apos ler alguns post fiquei em duvida do programa . O que seria ,melhor fazer com cças fazer o passeio a Wiliamsburg de barco ir a feira e voltar pela Brooklyn Bridge, ou ira Brooklyn Heights Promenade e ir a Ikea, quem sabe se der ir a um culto. Ou sera que da para fazer tudo no mesmo dia.

Outra duvida,chego as 7 da manhã, e o check in é só as 15:00. Pensei em fazer um tour sightseeing, ou ir no Intrepid Sea Space Air Museum , ou no Empire Sate.

Vou ficar na Times Square no Intercontinental, seria bom fazer algo perto no primeiro dia , não:

Obrigada Danielle

Toda viagem consulto o VnV e as dicas sempre são ótimas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! O Brooklyn é imenso, não dá para fazer tudo no mesmo dia. Pense que abril ainda pode estar muito frio, o que atrapalharia passeio de barco e travessia a pé da ponte. Com dia bonito, na chegada depois de deixar as malas no hotel vocês podem ir ao Central Park. Com dia frio, um programa indoor como o Intrepid ou o Museu de História Natural seria uma boa. Num dia em que vocês chegam tão cansados, enfrentar a fila do Empire State pode ser maçante. O Top of the Rock tem bem menos fila e está mais perto do hotel de vocês (e indo ao Central Park na seqüência, fica ainda mais bacana).

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Ok Boia, obrigado pelas dicas. realmente tenho que ter um plano B para o frio. Ainda mais neste tempo doido que estamos passando.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Oi Bóia! Vou para NY agora em abril para ficar apenas quatro dias sad
Queria conhecer um pedacinho do Brooklyn, em uma manhã ou tarde, e também queria ir ao Jd botânico do Brooklyn, já que é a época de floração das cerejeiras... O que vc sugere? Consigo imendar mais algum passeio por lá? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Se fosse entre em novembro e fevereiro, seria bom ir primeiro ao Jardim Botânico, porque nestes meses fecha às 16h30. Em abril fechará às 18h. Mesmo assim, aproveite para ir ao parque com sol alto, para as fotos das cerejereiras ficarem mais bonitas.

Para ver os trajetos de metrô, use o trip planner da MTA:
http://tripplanner.mta.info/MyTrip/ui_web/customplanner/tripplanner.aspx

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Bóia, muito obrigada pela pronta resposta! Só mais uma perguntinha: da pra imendar uma visita às cerejeiras com williamsburg em uma tarde? Ou fica puxado??? E será o dia do meu aniversário de 30!!! Tks!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Priorize as cerejeiras. Se sobrar tempo, vá de metrô a Williamsburg.

Leticia Lo
Leticia LoPermalinkResponder

Oi, Boia!
Pensei em conhecer Brooklyn Heights de manhã e ir direto para Williamburg passar a tarde.

Pergunto: é muita coisa para um dia só?
Há linha de metrô que ligue essas áreas (sem precisar voltar a Manhattan)?

Abçs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leticia! Dá sim para fazer os dois no mesmo dia.

Para pesquisar as linhas de metrô, use o Trip Planner da MTA para seus deslocamentos de transporte público em Nova York:
http://tripplanner.mta.info/MyTrip/ui_web/customplanner/tripplanner.aspx

Leticia Lo
Leticia LoPermalinkResponder

Fantástico! Obrigada!

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Essa é uma dica mão-de-vaca, na IKEA, o transfer é gratuito entre o Pier 11 e a loja nos fins de semana, durante a semana são 5 USD reembolsáveis caso você faça compras na loja. E não para aí, o almoço também pode ser reembolsado, independente do valor da conta, caso você compre mais de USD 100. No meu caso, almoçamos eu, minha esposa e meu filho, comida boa e a conta deu USD 32, compramos USD 130, descontando o almoço, paguei USD98. smile

Maria de Lourdes Martinelli

Adorei as dicas, mas queria saber se você acha possível esse passeio em novembro, quando a temperatura está muito baixa? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Novembro é outono e a temperatura normalmente não está tão baixa. A previsão para os próximos dias vai de desde máxima de 20 graus até mínima abaixo de zero (à noite). Se o frio é um fator que pode te atrapalhar, pesquise a previsão do tempo e planeje o passeio num dia de temperaturas mais agradáveis.

Para consultar o tempo, use o World Weather Online: http://www.worldweatheronline.com/New-York-weather/New-York/US.aspx?day=20

Mirela
MirelaPermalinkResponder

Oi, Boia!
Estarei em NYC de passagem no final de Abril com apenas 03 dias de folga..
Amo passeios ao ar livre e queria ver as atrações principais da cidade.
Gostaria da sua opinião! O que faria em tão pouco tempo?
Obrigada desde já!
PS: já me ajudou bastante quando fui a Espanha (Alhambra)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mirela! 3 dias é muito pouco tempo em Nova York. Por isso, escolha os passeios que mais deseja fazer. Além da dica do post acima, veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/nova-york/
https://www.viajenaviagem.com/destino/nova-york/o-que-fazer-nova-york

Mirela
MirelaPermalinkResponder

Acho que pelo menos gostaria de assistir a um musical na Broadway.. Devo comprar antes de viajar? Indica algum site?

Mais uma vez.. Obrigada!

Ana Cristina
Ana CristinaPermalinkResponder

Olá!

Neste trajeto é recomendado tentar conhecer a estação abandonada de City Hall? Seria melhor na ida ou na volta? Vale mesmo a pena?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cristina! A gente não visitou, então não pode avaliar se vale a pena. Mas se você viu o passeio indicado em algum lugar em que você confia, vai firme e siga as instruções de quem foi grin

Romualdo
RomualdoPermalinkResponder

Excelente dica. Estive em NY este mês e segui a risca, inclusive o almoço no Teresa's (o pierogi estava ótimo). Após o almoço assistimos um show gospel no Brooklyn Tabernacle e voltamos com o water taxi da Ikea.

Maria
MariaPermalinkResponder

Olá! Fiz ontem exatamente o passeio sugerido (sem tirar nem por). Amei!!!! Muito obrigada pela dica! Que delícia é a comida do Teresa's... Pedi também os pierogis de carne, além dos de batata. Maravilhosos! De sobremesa, pedi blintzes, uma panqueca alemã recheada de um queijo branco derretido bem suave e mais o recheio escolhido (no meu caso, cherries, muito bom). Acho que poderiam ter caprichado um pouco mais na quantidade de cherries no recheio, mas ainda assim estava fantástico. As dicas do free shuttle para o Ikea e do water taxi de Volta para Manhattan também foram perfeitas. Valeu mesmo o passeio!

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Irei em abril. Queria muito ir ao Brooklyn Botanic Garden sábado (pra pegar a manhã grátis) e de lá ir ao smorgasburg e brooklyn flea que sábado são em Williamsburg. No maps ele sugere pegar o b248 mas leva mais de 50 minutos!!! Alguma sugestão mais rápida sem ser uber ou taxi? ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! O Brooklyn é imenso e as linhas de metrô se cinectam em poucos pontos.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Olá, Bóia! Antes de mais nada, parabéns pelo trabalho! As dicas ajudam demais no planejamento...
Achei extraordinária a dica do aquataxi da IKEA. Tentando adequar ao anejamento da viagem, apareceram algumas duvidas:
1. Como eu gostaria de atravessar a Ponte do Brooklyn durante o período do pôr do sol, imaginei ser mais interessante fazer o trajeto inverso ao relatado: pegar o aquataxi no Pier 11 para a IKEA e seguir pelo Brooklyn High Promenade até a Ponte. Aí pergunto: você acha uma boa fazer assim? O shuttle que você pegou da prefeitura do Brooklyn para a IKEA está disponível também no sentido inverso? E onde fica exatamente a prefeitura do Brooklyn?
2. Você acha que dá pra fazer toda essa parte descrita no período da tarde, já tendo almoçado em Manhattan antes de pegar o aquataxi?
Muito obrigado pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! O aquatáxi evidentemente traz passageiros de Manhattan para a Ikea.

A prefeitura do Brooklyn (Brooklyn Borough Hall) fica na esquina das ruas Montague e Clinton. Você pode usar o Google Maps quando estiver lá.

O Ricardo Freire só testou o roteiro no sentido relatado no post.

Para sair de ônibus da loja da Ikea para onde você quiser, use a ferramenta de busca da MTA ou mesmo o Google Maps, selecionando o iconezinho de transporte público.

http://tripplanner.mta.info/MyTrip/ui_web/customplanner/TripPlanner.aspx

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar