Chile: mais vôos, mais concorrência, preços menores

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Farellones

Desde outubro de 2012, quando a Gol parou de voar a Santiago (com uma inconveniente escala em Buenos Aires), as sócias TAM e Lan ficaram com o monopólio da rota. Resultado: um ano e meio de tarifas altas entre o Brasil e o Chile, até mesmo na baixa estação.


A situação em 2014, porém, já é outra. A rota voltou a ter concorrência desde março, com a vinda da low-cost chilena Sky Airline, operando vôos diários entre São Paulo e Santiago. Com taxas, a passagem de  ida e volta custa desde US$ 330.

Agora em abril foi a vez da low-cost espanhola Air Europa iniciar a primeira ligação direta entre o Nordeste e o Chile. Duas vezes por semana, na 2ª e na 6ª, o vôo de Madri a Salvador continua até Santiago. A saída de Salvador é cedinho (6h10, chegando às 11h em Santiago), o que permite aos baianos passar até mesmo um fim de semana em Santiago, aproveitando a tarde de sexta e os dias inteiros de sábado e domingo (o vôo de volta na 2ª sai às 13h55, chegando em Salvador às 20h). A tarifa de ida e volta começa em US$ 350, já com taxas.

TAM e Lan já sentiram a concorrência e estão com preços bem mais competitivos do que até dois meses atrás.

Seguindo os passos da extinta Pluna, a uruguaia BQB também oferece a rota do Brasil a Santiago, com conexão em Montevidéu. Mas note que, atualmente, a cia. só opera jatos no vôo que sai do Rio (já de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre o vôo é em turboélice ATR). Já o trecho entre Montevidéu e Santiago é feito num Airbus 319.

A concorrência deve esquentar ainda mais com a anunciada volta da Gol a esta rota, ainda este ano, desta vez sem escalas.

E há rumores também da abertura de uma rota direta entre Porto Alegre e Santiago, operada pela TAM.

Santiago, neve, vinhos, lagos e Atacama estão mais perto smile

Leia mais:

Primeira viagem a Santiago: um roteiro completo

Atacama: 50 dicas selecionadas

Lagos Andinos: muito prazer

Pode visitar Valparaíso, sim: o incêndio não chegou à parte  histórica

25 hotéis em Santiago selecionados e explicados

Santiago: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores


3 comentários

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Excelente a volta da concorrência dos voos para o Chile! Essa rota saindo de Porto Alegre não são rumores, já há um pedido oficial à Anac: http://www.melhoresdestinos.com.br/voo-direto-porto-alegre-santiago.html não sei se já foi aprovado.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Que boa notícia!
Vou em março do ano que vem pro Atacama, quem sabe até fim do ano quando pretendo comprar as passagens saia mais barato!

Clodorencio
ClodorencioPermalinkResponder

Corrigindo o texto, Air Europa saindo de Salvador às segundas, quartas e sextas. Um casal de amigos achou recentemente uma tarifa (e claro, comprou!) de U$ 259,00, saindo quarta e voltando na segunda. Acho bem difícil achar algo melhor saindo daqui.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar