Wat Yai Chai Mongkol
Se entre as prioridades da sua viagem à Tailândia está visitar templos budistas, não se avexe. Em um país onde 95% da população pratica o Budismo, eles estão por toda parte: do alto de serenas montanhas ao furdunço das grandes cidades, são 30 mil templos espalhados por todo o país. Portanto, qualquer roteiro básico entre Bangkok, Ayutthaya e Chiang Mai proporciona uma ótima relação templo x benefício
Mas será que quem já viu um templo, viu todos? Nananinanão. A seguir, conheça 5 templos tailandeses bem diferentes entre si e que valem a visita:
Bangkok
Wat Phra Kaew, o Templo do Buda Esmeralda
Guardadas as devidas proporções, Wat Phra Kaew seria como o Corcovado de Bangkok. O lar da imagem religiosa mais emblemática da Tailândia é também a atração turística número 1 do país. Ou seja: muvuca permanente.
Como aproveitar: chegue cedo e encare o passeio mais como um tour arquitetônico pelo complexo do Grand Palace do que como uma viagem espiritual.
Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado
Em Wat Pho, uma imagem de Buda de 46 metros de comprimento sorri placidamente enquanto turistas se contorcem para achar o melhor ângulo para as fotografias. Mas não se preocupe – se der um mau jeito nas costas, existe uma tradicional escola de massagem tailandesa dentro do próprio mosteiro.
Como aproveitar: conheça o restante do lindo complexo, com estupas ornamentadas em cerâmica e uma coleção impressionante de centenas de budas dourados.
Ayutthaya
Wat Phanan Choeng
Aos fundos de um templo modesto, uma porta revela um gigantesco Buda sentado. Wat Phanan Choeng ainda é pouco visitado por turistas. Se você der a sorte de presenciar uma cerimônia ali, esteja preparado para um dos momentos mais bonitos da sua viagem.
Como aproveitar: participe do ritual – ao chegar no templo, deixe alguns baht de caixinha e pegue uma flor de lótus, 3 incensos e uma folhinha de ouro. Observe os nativos e faça a sua oferta a Buda também!
Wat Yai Chai Mongkol
Ruínas de um antigo mosteiro que data do século XIV, quando Ayutthaya era a grandiosa capital do Sião. Em valor histórico, Wat Yai Chai Mongkol fica alguns passinhos atrás de Wat Phra Si Sanphet, mas sua imponente estupa e as dezenas de Budas sentados merecem muitíssimo ser vistos e fotografados.
Como aproveitar: dedique tempo a clicar muitas fotos!
Chiang Mai
Wat Phra Singh
Nada de Budas gigantes em Wat Phra Singh. Em vez disso, 3 imagens que representam os 3 corpos de Buda: carnal, espiritual e divino. No centro, o Buda Leão (Phra Singh), a imagem de Buda mais significativa para os habitantes de Chiang Mai.
Como aproveitar: não passe batido pelos detalhes da arquitetura e da ornamentação, no antigo estilo Lanna.
E você? Quais templos conheceu na Tailândia? Conta pra gente!
Mariana viajou a convite da Embaixada Real da Tailândia.
Leia mais:
- Tailândia: o que você precisa saber antes de viajar
- 13 roteiros pelo Sudeste Asiático comentados pelos leitores
- Tailândia: Bangkok e praias, no relato da Georgia
- Koh Phi Phi: vale o bate-volta?
- Comida tailandesa: aventuras à mesa
- Hotéis em Bangkok comentados pelos leitores
- Bangkok: dança e comidas típicas no Sala Rim Naam
- No Triângulo do Ouro, frutas e flores onde havia ópio
- Compras na Tailândia: como pedir reembolso de IVA
- Todas sobre a Tailândia no Viaje na Viagem
6 comentários