Mercado de Natal em Viena

Natal em viagem: dicas e roubadas em 20 cidades, na opinião dos leitores

Mercado de Natal em Viena

O melhor lugar do mundo para curtir o Natal é… em casa. Quem decide viajar esperando celebrar a data costuma passar aperto com restaurantes cobrando caro, atrações fechadas e transporte difícil de conseguir.

Nossa melhor dica para a ocasião, você já sabe: fazer compras de coisinhas gostosas em uma delicatessen ou supermercado bacana e aprontar uma ceia-piquenique no quarto do hotel.  Se der saudade de quem ficou no Brasil, é só chamar no Skype! Para famílias que queiram festa, cruzeiros e resorts costumam ter programações interessantes; é checar antes de reservar.

A seguir, dicas espertas de leitores que passaram o Natal fora de casa. Eles comentam roubadas, mas também relatam boas experiências — Natal Luz em Gramado, missas em Roma, festas em alto-mar. E ceias-piquenique também!

E você? Já passou o Natal viajando? Compartilhe sua história com a gente!

Brasil

Búzios

Dica da Soraya: “Já passei o Natal em Búzios. Vários restaurantes ofereciam menu especial de Natal e alguns até deixavam levar o nosso próprio vinho sem cobrança de taxa de rolha!”

Camaçari

Dica do Cezar: “Fomos para o Vila Galé Marés, em Guarajuba, ao norte de Salvador. O hotel providencia uma bela ceia servida ao ar livre, no gramado. Um clima maravilhoso de festa e confraternização, com atrações para todas as idades. Para as crianças tem inclusive um Papai Noel que entrega o presente que a família comprou. Ao término, uma fanfarra leva todos a um cortejo e em seguida tem festa na boate. Adoramos não ter que preparar nada para a ceia e o clima proporcionado pelo o hotel valeu. Vamos repetir a dose!”

Gramado

Dica da Regeane: “Eu, meu marido e minha filha já passamos o Natal em Gramado, foi incrível pois lá parece que Papai Noel existe mesmo!”

Dica da Silvia: “A cidade se enfeita para a festa, fica com um ar encantado e tem muitas opções para crianças e adultos. Excelentes hospedagens e culinária. Clima mágico. Adoramos. Tanto que já comemoramos o Natal lá por 4 vezes. Natal Luz.”

São Paulo

Dica da Carmen: “Natal ‘na rua’ em São Paulo é bem difícil. Eu um amigo rodamos a cidade em busca de um restaurante aberto pra jantar. Só encontramos um, na Liberdade. Jantamos e, pra nossa sorte, já que estávamos mesmo fugindo da festa, ali nem se percebia que era uma noite de Natal. Repetimos a dose em outros anos, eliminando a procura e indo direto pro mesmo restaurante japa.”

Américas

Bogotá

Dica da Luciana: “Bogotá é uma surpresa nessa época. Festas por toda a cidade, tudo enfeitado, as praças cheias de atrações. Nunca vi energia igual! Dá vontade de ir pra lá todo ano passar o Natal (chegando uma semana antes, claro!).A ‘noche de las velitas’ também é imperdível! Vale a pena!”

Buenos Aires

Dica da Bernardette: “Ficamos em um hotel e foi difícil e caro achar um restaurante para jantar, no dia 25 a cidade estava morta, nada aberto. Achamos um restaurante para almoçar depois de procurar muito.”

Montevidéu

Dica da Luciane: “Optamos pela ceia do hotel, por medo de não encontrarmos restaurante, táxi etc. Em seguida, subimos para o terraço da piscina, no último andar do prédio. Nada nos preparou para o que vimos: uma queima de fogos por toda a cidade! Sensacional! Adoramos! A Noche Buena se parece com o Réveillon!”

Nova YorkK

Dica da Yara: “Me apaixonei pelo Natal de lá, é incrível, mágico, você se sente em um filme natalino! O Natal lá tem um cheiro diferente, com todos os lugares enfeitados e todo mundo entra no clima!”

Pucón

Dica da Flávia: “Pegamos nosso vôo no Brasil no dia 24. Houve atraso, e em vez de chegarmos às 16h em Pucón, chegamos apenas às 22h. O dono da pousada fez uma ceia com os hóspedes (cobrada à parte), quase todos alemães. Bem diferente do normal, não tinha peru, mas cordeiro e salada. E era mais cedo que no Brasil, então quando chegamos já estava quase terminando. De resto, tudo funcionava normalmente (ônibus, supermercados abertos, etc). No dia seguinte, feriado, algumas coisas fecharam, mas nada demais. Alugamos umas bicicletas na pousada e saímos para conhecer a região lindíssima. Recomendo muito ir para Pucón para aqueles que querem fugir do Natal ou pagar preços bem mais em conta do que no Réveillon!”

Punta del Este

Dica do Dionísio: “Em Punta del Este, na noite de Natal, restaurantes lotados e impossível conseguir lugar sem reserva prévia. Total falta de táxis. Mas belos fogos na Playa Mansa.”

Europa

Barcelona

Dica do Dionísio: “Em Barcelona, muita gente na rua até próximo à meia-noite, na região do Paseig de Gràcia, o que rendeu um bom programa. Na própria região, havia um bom número de restaurantes abertos até perto das 23h e outros que trabalhavam com ceia de Natal, sendo tranqüilo escolher algum na hora mesmo.”

Berlim

Dica da Ana: “Na noite do dia 24, como não planejamos nada, saímos a pé para comer alguma coisa. Como estava quase tudo fechado, terminamos num trailer de kebab e foi uma delícia. Comemos e batemos papo com o rapaz dono do trailer, descendente de turcos. Nada convencional, mas por isso mesmo divertido! Da parte “clássica” da data, nos esbaldamos nos outros dias nos mercados de Natal, que em Berlim são muitos e funcionam até o Ano Novo.”

Budapeste

Dica da Michele: “Passei em Budapeste e foi bem legal. Na virada assisti a uma missa na Basílica de Santo Estevão e fiz a ceia nos mercadinhos de Natal. Apesar do frio, tinha muitos turistas na rua. O perrengue foi ir do aeroporto ao hotel com transporte público, pois chegamos as 14h do dia 24 e a maioria das coisas e serviços na cidade estavam sendo encerrados.”

Florença

Dica da Mirella: “Já passei um Natal em Florença, cidade absurdamente linda em qualquer dia/hora. Estava com um namorado, fomos a um restaurante delicioso próximo ao hotel; trocamos presentes. Havia muitos mercados natalinos, presépios. A ornamentação da cidade era bela, sem excessos. O dia seguinte, 26/12, também é feriado na Itália, dia de San Stefano. Fizemos um passeio por cidadezinhas da Toscana e almoçamos em Monteriggione, linda, onde estão as muralhas que inspiraram Dante no ‘Inferno’. Foi maravilhoso!”

Lisboa

Dica do Fabio: “Pelo que pudemos apurar, todos os lugares estariam fechados. Durante o dia, que aproveitamos para fazer um bate-volta a Évora, compramos vinhos em uma vinícola na estrada, compramos vários quitutes em um supermercado e para finalizar compramos pastéis de belém na Pastéis de Belém que, se eu não me engano, fecharia somente por volta das 19h. Fizemos uma grande ceia no quarto, com direito a Skype.”

Dica da Nathalia: “No dia 24 algumas coisas ainda funcionam, mas no dia 25, não. Tirei os 2 dias para zanzar pela cidade, ir ao miradouros, passear pelo Chiado (com tudo fechado e uma onda de turistas vagando pelas ruas), andar no Bondinho 28. Poucos restaurantes abrem no dia 25 e acabei comendo pizza num restaurante de uns gringos que só tinha gringo. 😀 Mas era tudo parte de uma viagem de um mês entre Portugal e Espanha.”

Livigno

Dica da Michele: “Já passei em Livigno, uma cidade/estação de esqui na Itália. Gostei mais pelo dia do que pela noite. No 25 foi dia de não fazer nada, a estação estava fechada, assim como todas as lojas. O programa era caminhar pela cidadezinha e e tomar chocolate quente.”

Londres

Dica do Pedro: “Um dos piores lugares para se passar o Natal, pois nada funciona, absolutamente todas as lojas estão fechadas, não tem metrô, e as linhas de ônibus são super limitadas. Dia 26 de dezembro, o chamado Boxing Day, é praticamente igual. Ou seja, se você não tiver família ou amigos lá (ou em qualquer outro lugar do Reino Unido), é melhor passar o Natal em outro lugar da Europa. Do contrário, reserve uma mesa (com muita antecedência) num restaurante legal pro seu almoço no dia 25, mas prepare-se pra pagar os olhos da cara!”

Dica do Fabio: “Cheguei em Londres no início da tarde do dia 25 e me senti quase em uma cidade fantasma. Não havia qualquer meio de transporte funcionando, não lembro de ter visto sequer táxi. Eu estava hospedado ao lado da estação Euston e por lá fiquei. Demos uma volta no entorno deserto, comemos no hotel e aproveitamos para dormir cedo. Quem puder, sugiro no dia 25 contratar uma excursão para Bath e Stonehenge, que acho que abrem (o local dos banhos em Bath, pois a cidade não fecha).”

Dica da Fabiana: “No dia 25 não havia quase nada aberto. A cidade pára, nem o transporte público funciona! Mesmo assim saímos pra bater perna até a Trafalgar Square e pelo centro de Londres. Só tinha turista na rua… vimos um Subway, uma hamburgueria e um outro restaurante abertos, só!”

Madri

Dica da Luciana: “Em Madri fizemos a ceia no quarto, com sanduichinhos comprados no 100 montaditos, champagne e vinho. E o hotel distribuiu mantecal aos hóspedes (um mimo que me fez lembrar da minha avó).”
https://spain.100montaditos.com/

Munique

Dica da Fernanda: “Tudo fecha na cidade, então quem for turistar esteja ciente que perderá pelo menos esses 2 dias inteiros da programação.”

Roma

Dica da Lucila: “Em Roma assistimos à Missa do Galo (basta mandar um e-mail para o Vaticano alguns meses antes pedindo os convites). Após a missa, brindamos e abrimos os presentes.”

Dica do Fabio: “Eu estava hospedado perto da Fontana di Trevi. Vários restaurantes abertos na noite do dia 24. Escolhemos um e sentamos. Jantar caro e insuficiente. Saímos do restaurante e no caminho do hotel paramos em um local simples para tomar uma cerveja e comer uma pizza. Tudo tranqüilo, valeu a experiência.”

Dica da Luiza: “Estava em lua de mel, e planejamos estar em Roma na data para poder comemorar o Natal de forma diferente. Somos muito católicos, e estar em Roma foi especial. Na esquina no hotel em que ficamos, tinha uma igreja que teve missa à meia-noite, o que foi o máximo. No dia 25 pela manhã nos juntamos a milhares de pessoas na Praça São Pedro para a benção do Papa. Foi lindo! Indico para todas as pessoas!”

Mais

Koh Lipe

Dica do Claudio: “O Natal foi bem tranqüilo, o hotel organizou um menu com diversas brincadeiras, música e até papai Noel asiático! O único ponto é que a festa foi na noite do dia 25. Foi diferente e nossa filha de 3 anos na época adorou tudo.”

Sydney

Dica do Nivan: “Passei vários Natais em Sydney. É muito legal. Na praia mais famosa da cidade (Bondi) pessoas de vários países se reúnem para comemorar juntas. Então você acaba tendo um Natal Internacional. Em sua maioria são pessoas jovens que se alojam em barracas, mas existem aquelas pessoas que vão com toda a família para participar da comemoração. Na véspera do Natal, no centro da cidade, todo ano é realizado um concerto com músicas variadas, incluindo natalinas, que são interpretadas por cantores famosos.”

Em cruzeiro

Dica do Henrique: “Como temos para nós que a passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro é um importante momento católico religioso, embarcamos no MSC Orchestra com a finalidade de participar da Missa do Galo a bordo, em alto mar. O navio atravessou uma tempestade naqueles momentos da missa, mas foi ótimo poder cumprir todo o ordenamento da ocasião. Depois fomos respeitosamente ao jantar, não sem antes passarmos por um convés alagado! Tudo muito simples mas excepcional!”

Dica do Paulo: “Passamos o Natal no Navio MSC Fantasia, no trajeto Santos-Salvador-Santos. A noite de Natal foi fantástica. A parte central do navio estava toda ornamentada com motivos natalinos e havia um coral de passageiros coordenados por um maestro e acompanhados por um excelente músico tocando no famoso piano de cristal. O nosso jantar, com mesas reservadas, foi servido às 20h, em clima de Natal, com direito a vários pratos deliciosos, sobremesa e champanhe. Após o jantar fomos assistir o show no teatro.”

Dica da Bernardette: “No cruzeiro de Natal do Splendour of the Sea, o jantar foi o de sempre. A festa de Natal foi no deck da piscina, lotado, escuro, em uma noite chuvosa, sem lugar para sentar, filas imensas, enfim, péssima experiência.”

Leia mais:

40 comentários

Penedo
A cidade do Papai Noel, na véspera de natal, à noite, as luzes são apagadas, toda decoração luminária de natal simplesmente não existe, restaurantes ( os poucos que funcionam) cobram em torno 200 reais por pessoa sem bebidas, a cidade fica completamente deserta.
A experiência pro Natal foi frustrante.

Olá! Adorei o artigo e concordo plenamente em tudo.
Ano passado passei o Natal em Paris. Achava que por estar nessa cidade tão linda seria algo diferente e de fato só é diferente se você estiver com toda a sua família.
Chegamos de Londres a Paris no dia 24 (Londres é ainda pior – o transporte já começa a parar dia 24 e há vários cartazes na cidade informando que o transporte fecha nos dias 25 e 26) – e o trem chegou atrasado; ou seja, chegamos no hotel quase as 18h.
Não tinha idéia que tudo fechava – igual ao Brasil – na véspera de natal. Achei que ia encontrar algum lugar aberto – e o único local ainda aberto foi uma padaria – onde comprei alguns salgadinhos e gastei 40 euros com meia duzia de mini lanches.
Compramos ingressos para ver ballet na véspera de feriado. O metrô funciona normalmente, porém a parte de comida de fato tudo fecha. Nossa véspera de natal foi comendo os lanchinhos caros…rs. Sorte que a apresentação do ballet foi espetacular – mas nos filmes parece algo mais romântico – na vida real você vê poucas pessoas e muito frio..rs
Na virada de 24 para 25 – nada demais: .a torre só fica piscando as 00h – e só…
No dia seguinte – a mesma coisa: tudo fechado! Nem Mc Donalds estava aberto. Fomos bater perna e sorte que haviam alguns restaurantes abertos perto da Saint Crouer.
Enfim, foi uma experiência boa – e uma dica caso repetisse seria alugar uma hospedagem com cozinha – e comprar ao menos alguns congelados na véspera para fazer algo e deixar uma reserva para o dia seguinte – já que provavelmente encontrará tudo fechado.

Passamos o último Natal em Strasbourg, Nordeste da França, conhecida como a capital do Natal naquele país. Simplesmente espectacular: as feiras espalhadas pela cidade, a decoração de cair o queixo, muita comida gostosa e cheiros que traduzem o espírito natalino. Não reservamos jantar c antecedência p a noite de Natal mas na véspera comemos num restaurante no centro histórico e já deixamos certo nossa ceia p o dia seguinte sem complicações nem lista de espera. A culinária local muito mais alemã que francesa nos agradou bastante . Um Natal INESQUECÍVEL!!!

Passei o Natal de 2014 em Santiago do Chile com meu marido.
Não encontrava nenhum restaurante aberto para a ceia e com muito custo consegui uma reserva em um hotel.
Mesmo assim, jantamos baratas frutas e salada pq a cozinha estava semi aberta e fechou as 23h.
No dia 25 a cidade estava deserta. Aproveitamos para conhecer o parque metropolitano de Santiago no Cerro San Cristóbal que estava aberto e com 35o. De temperatura curtimos uma piscina pública deliciosa. Muito limpa e organizada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito