Desert Botanical Garden, Phoenix
Não é exagero dizer que visitar o Arizona é fazer várias viagens em uma. Em Tucson, ao sul do estado, debaixo de um cactus que tinha cinco vezes o meu tamanho, e passando um calor tremendo, eu pensava em como fazia falta a bermuda que deixei de colocar na mala.
Pasme: dois dias antes eu tinha meus pés afundados em neve, e passeava entre pinheiros e zimbros no Grand Canyon, ao norte.
No inverno, neva no Grand Canyon...
... e faz (muito!) sol em Tucson
Ver essa transição de paisagem foi uma das experiências mais especiais do nosso roteiro.
Tucson
A paisagem-ícone do Arizona está no sudoeste. É a do deserto de Sonora, que se estende ao norte do México e ao sudeste da Califórnia, inclui Phoenix, Scottsdale e Tucson, e cobre uma área de mais de 250 mil quilômetros quadrados. E assim como a lavanda está para a Provence, e os coqueiros estão para o Caribe, o cactus saguaro está para o deserto de Sonora.
Saguaros (os mais parrudos) no Desert Botanical Garden
O saguaro é aquele cactus de desenho animado. Lembra do cenário do Papa-Léguas? Pois então. Ao vivo, o saguaro é um monumento que pode chegar a 15 metros de altura, e viver saudavelmente por dois séculos.
Tucson
Em Tucson você vê morros cobertos por milhares deles, algo bastante diferente da paisagem solitária de deserto que se costuma imaginar.
Arizona-Sonora Desert Museum
Desert Botanical Garden
Nesta parte do Arizona, uma visita ao jardim botânico também é bastante distinta: o Arizona-Sonora Desert Museum, em Tucson, e o Desert Botanical Garden, em Phoenix, celebram a natureza local, com plantas nativas do deserto ou "parentes" de outras partes áridas do mundo. O deserto também pode ser apreciado em estado mais natural em trilhas de parques como o Scottsdale's McDowell Sonoran Preserve, que tem entrada gratuita.
The Saguaro, Scottsdale
Em Scottsdale, que é vizinha a Phoenix, o saguaro virou hotel: a poucos passos de Old Town Scottsdale, o charmoso centrinho cultural e gastronômico, o The Saguaro é um hotel divertido que, inspirado pelo cactus de dupla cidadania, também faz referência ao México no décor e no cardápio de seu restaurante Distrito.
E, para levar para casa um gostinho de deserto, que tal uma balinha de cactus?
Mariana viajou a convite do Arizona Office of Tourism.
1 comentário