Londres: já pensou, um bate-volta até Downton Abbey?

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Castelo de Highclere

Downton Abbey, ou Castelo de Highclere

Downton Abbey, a magnífica propriedade da família Crawley que dá nome à série de TV britânica mais assistida do planeta, já levou muito turista desavisado para as bandas erradas da Inglaterra. No seriado, as terras do conde e da condessa de Grantham estão em Yorkshire, ao norte do país -- mas as filmagens, na verdade, não acontecem muito longe de Londres.

O Castelo de Highclere, em Berkshire, é a Downton Abbey da vida real. E Bampton, em Oxfordshire, é o vilarejo de Downton. Ficam próximos o bastante (de Londres, e entre si) para caber em um passeio de um dia.

Downton Abbey se aproxima de sua sexta e derradeira temporada, e já está mais do que na hora de saber como visitar a propriedade dos Crawley. Vamos lá?

Bampton, o vilarejo de Downton

Bampton

Bampton

Cheguei ao vilarejo de Bampton no fim da manhã. O GPS do motorista que me acompanhava indicava que estávamos bem no centrinho da cidade. Eu procurava pela igreja de St. Mary, onde deveria encontrar o meu guia.

Fãs

Turistas em Bampton

Achei uma igreja, e alguns turistas na praça em frente a ela, mas a placa não dizia St. Mary's Church, e sim St. Michael and All Angels.

Vi um rapaz de casaco amarelo em frente à igreja, que parecia estar trabalhando por ali, e resolvi perguntar:

- Oi, você sabe onde fica a igreja St. Mary?

- Não sei, desculpe, não moro aqui.

- Mas será que tem alguma igreja além dessa aqui na cidade?

- Acho que não. Desculpe, eu não sei de muita coisa, estou só acompanhando a equipe de filmagem.

Peraí... Filmagem?!

Downton

Olhei de novo a placa da igreja. Dizia St. Michael and All Angels... Downton.

- Estão filmando cenas do seriado... hoje?!

E assim entendi que eu estava no vilarejo em que filmam Downton Abbey bem em um dia em que estavam filmando Downton Abbey. Encontrei o meu guia, que se divertiu com a minha animação e me levou para dar uma voltinha.

Igreja e praça em Bampton

Praça e igreja

A igreja e a pequena praça em frente são as locações mais reconhecíveis. A igreja aparece no episódio do casamento de Matthew Crawley e Lady Mary, que é saudada pelos moradores do vilarejo ao passar de charrete pelas ruas. A praça é onde Lord Grantham inaugura (spoiler, para quem ainda não viu a 5ª temporada!) o monumento aos soldados de Downton mortos na 1ª Guerra, e a placa em homenagem ao sobrinho de Mrs. Patmore, que também perdeu a vida em combate, mas não morava em Downton.

Casa de Isobel Crawley

Casa de Isobel Crawley

Logo ao lado da igreja fica a casa que empresta a sua fachada à residência de Isobel Crawley, que leva ali uma vida bem mais modesta do que a da ala mais aristocrática da família.

Carros de época

Comércio local

Carros de época e comércio de mentirinha

A rua Church View é a mais usada como locação no seriado. Em dias de filmagem, placas e equipamentos mais modernos das casas são escondidos ou substituídos por outros que existiriam na Inglaterra do início do século XX. Carros de época e banquetas para subir em cavalos estavam a postos no dia da minha visita, assim como placas de negócios locais.

A escola primária

Souvenir

Escola em Bampton, hospital em Downton

Na Church View, em dias de filmagem ou não, é possível visitar o prédio da antiga escola primária de Bampton, que no seriado faz as vezes de hospital. O lugar vem angariando fundos para passar por restauros e abriga hoje uma modesta exposição de fotos das filmagens no vilarejo e uma lojinha com souvenirs inspirados em Downton Abbey.

Bampton

Bampton

Em um dia comum, além de visitar a escola, a igreja, e dar uma voltinha a pé pelos arredores, não vai haver muito o que fazer em Bampton.

Mrs. Hughes

Mrs. Patmore

Mr. Barrow, a blogueira, e o novo footman Andrew

Mrs. Hughes, Mrs. Patmore, Mr. Barrow, esta Bóia e Andrew

Já em um dia menos comum, talvez você consiga dar a sorte que eu dei e acabe descobrindo motivo para alongar um pouco mais a visita. mrgreen

Castelo de Highclere, a mansão de Downton Abbey

A robusta mansão vitoriana de Downton Abbey é, na vida real, i-gual-zi-nha ao que vemos na TV. O espetacular Castelo de Highclere foi construído no século XIX com um projeto do mesmo arquiteto que desenhou nada mais, nada menos do que o Palácio de Westminster. O autor do seriado, Julian Fellowes, contou em entrevista que sempre quis usar o Castelo de Highclere em uma obra sua.

Castelo de Highclere

Castelo de Highclere

O Castelo de Highclere fica a oeste de Londres, em Berkshire, a cerca de 110 km da capital inglesa. É atualmente a casa do oitavo Conde de Carnarvon, de seus filhos e da esposa, Lady Carnarvon. Abre para visitação apenas durante 60 dias do ano (veja o calendário aqui). Fora deste período, os quase 25 quilômetros quadrados da propriedade ficam reservados para uso da família, eventos fechados e, claro, filmagens.

Castelo de Highclere

Castelo de Highclere

Fachada e detalhe da porta

A última chance de visitação em 2015 é durante o verão europeu, começando em 12 de julho. Os ingressos vendidos antecipadamente estão esgotados, mas a bilheteria oferece mais alguns tickets no local a cada dia. Chegue cedo e vá durante a semana, para ter mais chance de sucesso. (Na pior das hipóteses, você vai conseguir ter, do estacionamento, uma ótima visão do castelo).

Comprei o ingresso que dava direito a visitar o interior do castelo, os jardins e a exposição de artefatos egípcios no subsolo (acredite ou não, o quinto Conde de Carnarvon veio a se tornar arqueólogo e foi um dos responsáveis pela descoberta da tumba do faraó Tutancâmon!).

Sala de estar © Highclere Castle 2015

Sala de estar © Highclere Castle 2015

O bacana da visita aos interiores do Castelo de Highclere para fãs de Downton Abbey é que vários dos ambientes retratados no seriado existem de verdade, e tal qual aparecem na telinha. Podem ser vistos a biblioteca onde Lord Grantham lê as correspondências trazidas pelo Mr. Carson; a sala de estar ("drawing room", meu favorito!), onde Violet Grantham e as demais mulheres da família costumam se reunir e conversar, e as escadarias e o hall que aparecem em algumas das cenas mais dramáticas da série (como a dança de Mary e Matthew, em que deixam escapar um beijo e acabam sendo flagrados por Lavinia). Muito da decoração original é usada na série, e quem acompanha os episódios reconhece fácil os ambientes.

Saloon © Highclere Castle 2015

Hall © Highclere Castle 2015

Existem alguns inconvenientes, porém. A visita é feita em um circuito único e é preciso ter alguma paciência para encarar filas. Não é permitido fotografar nada dentro da casa. E referências ao seriado são mínimas -- não há figurinos, vídeos, fotos, nada para ser visto além dos ambientes, que são incríveis, mas têm porta-retratos com o Lord e a Lady Carnarvon, e não com o Lord e a Lady Grantham. Com todo o respeito, milorde.

Ah, e as cenas da cozinha e dos aposentos dos empregados são todas filmadas em estúdio. sad

Loja no Castelo de Highclere

Loja no Castelo de Highclere

Loja

O que falta de criatividade no interior da mansão sobra na lojinha, em que referências divertidas ao seriado são aplicadas a todo tipo de souvenir. Há chapéus como os usados pelas mocinhas de Downton Abbey; canecas para "her ladyship" e até "chocolates aristocráticos" que não são diferentes de chocolates plebeus.

Jardins

Jardins

Jardins

Jardins do castelo

Visitei o Castelo de Highclere no final do inverno. os jardins não estavam, obviamente, em sua melhor forma, mas aproveitei para passear e ver tanto quanto o frio me permitiu. Devem ficar lindos nos meses mais quentes. (Quem for lá, depois me conta?)

A exibição dos achados do quinto Conde de Carnarvon em suas expedições pelo Egito é mais bem montada do que eu imaginava, mas não vale a pena para quem já viu alguma outra exposição sobre múmias e relíquias egípcias em um museu.

Lanchonete

Lanchonete

O Castelo de Highclere pode não ter nenhuma Mrs. Patmore no comando da cozinha, mas oferece saladas e sanduíches bem ajeitados na lanchonete, que funciona a partir de meio-dia. Se o tempo estiver bom, dá para comer do lado de fora, com vista para o castelo. Há também um restaurante que serve refeições rápidas, como sopas e quiches, mas o horário de serviço é bem curto, entre 12h e 14h apenas (a lanchonete funciona a tarde toda).

Como visitar o vilarejo e o castelo de Downton Abbey

Bampton

Bampton

As duas melhores formas de visitar Bampton e o Castelo de Highclere são de tour organizado ou de carro.

Algumas empresas têm passeios de dia inteiro saindo de Londres ou Oxford e passando pelas locações do seriado. A Brit Movie Tours e a P and P Tours são recomendadas pelo VisitBritain, e é possível contratar também tours com a Viator (este passeio inclui a Universidade de Oxford, e este tour é feito em grupos pequenos, de até 18 pessoas). Confirme se o ingresso para o Castelo de Highclere está incluso antes de fazer reserva para qualquer um deles.

Castelo de Highclere

Castelo de Highclere

Como não há estações de trem muito próximas ao Castelo de Highclere ou ao vilarejo de Bampton, quem se sentir confortável em dirigir na mão inglesa pode alugar um carro para fazer o passeio, e talvez aproveitar para esticar a viagem com dois ou três pernoites na bonita região de Cotswolds.

Bônus: Downtown Abbey no Castelo de Alnwick

Downton Abbey em Alnwick

Castelo de Alnwick

Durante o ano de 2015 fica em cartaz no Castelo de Alnwick uma pequena exposição sobre o episódio de Natal da 5ª temporada de Downton Abbey, que foi rodado ali. O castelo, que serviu como locação para cenas externas de Harry Potter, raramente permite filmagens em seu interior. Uma exceção foi aberta a Downton Abbey (será que a família do duque de Northumberland é fã do seriado?), que teve cenas gravadas na biblioteca e na sala de jantar. No seriado, o Castelo de Alnwick se transformou no fictício Castelo de Brancaster, que recebeu os convidados do Lord Sinderby para caçar aves. O Castelo de Alnwick fica no nordeste da Inglaterra, e portanto mais próximo de Edimburgo do que de Londres. Veja como chegar neste post.

Mariana viajou a convite do VisitBritain.

Leia mais:


24 comentários

val
valPermalinkResponder

Ah!!! que máximo! e que Bóia mais sortuda! wink

Marcia Palhares

Ai, que inveja da bóia....

Maria Goretti Rennó Troiani

Adorei a idéia e o passeio!!! Que sorte chegar em dia de filmagem.
Estarei em Londres de 20/07 a 27/07 e posso planejar a ida.
Gostaria de saber como ir! Somente de carro? Qual outro transporte posso usar??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Goretti! Para visitar Bampton e o Castelo de Highclere em um dia, recomendamos ir com um tour fechado ou alugando um carro, conforme explicado no post. Uma alternativa é visitar apenas o castelo, combinando trem de Londres a Newbury, e de lá um táxi até o Castelo de Highclere. Cada trecho custa cerca de 15 libras. Você vai precisar deixar o retorno combinado com o taxista; não existe ponto no castelo. Ir a Bampton sem carro e sem tour é mais complicado.

Malu Esper
Malu EsperPermalinkResponder

Mariana, que máximo!!! Era tudo o que eu queria.... smile Seu post está ótimo e vi as lindas fotos e li o texto duas vezes. haha Adorei! Menina de sorte vc, hein??? Bj

Damares Lombardo

Que dica de passeio bacana! Pena que chega-se apenas de carro...

Paula M.
Paula M.PermalinkResponder

Demais! Também quero! Vou me programar....

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Queria muito tietar Mr Barrow. Ele é muito gato.

Marco Antonio Cirino de Oliveira

Olhar Dawnton é um sonho!!! fantástico....

Dylene Lustosa

Mariana, pé quente! Que esplêdido! Amei suas dicas. Downton/ Highclere que me aguarde!

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Amei tudo. Adoro Downton Abbey. Vou usar bem as dicas quem sabe um dia.

Ana
AnaPermalinkResponder

Já estou sonhando...

Alice
AlicePermalinkResponder

ola! Consultei os sites, inclusive o oficial do Highclere e, ao que parece, nas datas em que lá estarei em maio o castelo nao estará aberto... triste... sad

Cristiane Bento

Ola

Adorei seus comentários....me senti lá

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Comecei a ver a 6ª temporada. Série maravilhosa! Só não gostei da morte do Mathew, fora isso... Adoro todos os personagens!

Val
ValPermalinkResponder

Great post! Muchas gracias!!!

Thaty
ThatyPermalinkResponder

Bóia vou confessar morri de inveja de vc kkkkkkkkkkkkkk
Um dia ainda vou visitar o famoso lar do Conde e da Condessa Grantham.

juliana souza maia

cheio de spolier esse texto e coments haahahah mais adorei <3

Sandra Bellucco

Estou assistindo ao seriado agora é já fiquei fã. Adoraria visitar estes lindos lugares!

Omar Brito
Omar BritoPermalinkResponder

Estou revendo a série (que adoro) na Netflix. Adorei seus relatos e as fotos. Nooossaaaaaa: você chegou num dia de filmagem, viu parte do elenco e ainda tirou fotos junto. Que maravilha!!!!

Reco Assumpção

Adorei a dica! Com certeza irei quando estiver por lá .

Natasha
NatashaPermalinkResponder

Inveja branca!!!

Edilene
EdilenePermalinkResponder

Assisto a série e sou apaixonada pela tradição e costumes daquela época. Gostei das dicas e visitei os lugares através do google map. Ainda não conheci Londres, mas quando for, gostaria de passar por esses pontos.

Andrea Acosta
Andrea AcostaPermalinkResponder

Reportagem ótima parabéns !!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar