Londres como chegar: Heathrow

Guia de Londres

Como chegar a Londres

Saiba como chegar a Londres: a compra da passagem, o trajeto até o hotel e a compra do chip local.

Veja também como combinar Londres com outros destinos do Reino Unido e da Europa.

Exigências de entrada – Covid

Brasieiros vacinados com esquema completo de qualquer vacina aplicada no Brasil podem viajar ao Reino Unido.

Veja a lista atualizada dos requisitos aqui.

Chegando a Londres de avião

londres gatwick aviao

Voos diretos do Brasil a Londres

No Brasil, apenas Rio de Janeiro e São Paulo têm voos diretos a Londres.

A Latam e a British Airways voam direto de São Paulo e do Rio de Janeiro ao aeroporto de Heathrow (LHR).

Voos do Brasil, com conexão

Partindo de outras cidades, ou buscando tarifas mais em conta, procure por voos com conexão.

Todas as cias. aéreas europeias que voam ao Brasil levam você a Londres, depois de uma conexão em suas respectivas cidades-base. Num voo da Air France, você segue a Londres via Paris; num voo da Iberia, via Madri; num voo da TAP, via Lisboa – pesquise tarifas promocionais para Londres com nosso parceiro Submarino Viagens.

Se você vai fazer um giro pela Europa, o melhor negócio é comprar uma passagem multidestinos.

Que moeda eu levo para o Reino Unido?

Que moeda levar para o Reino Unido

Não leve reais

O real é uma moeda fraca e não tem bom valor de mercado no Reino Unido.

Compre suas libras ainda no Brasil

A libra esterlina é uma moeda forte e pode ser comprada no Brasil pela sua cotação internacional. Na dúvida, use esta fórmula para ter certeza de que estão vendendo libras a uma cotação justa na sua cidade.

Evite trazer dólares ou euros para o Reino Unido

Caso você traga dólares ou euros para o Reino Unido, precisará usar casas de câmbio para trocar por libras. Ao usar casas de câmbio você perde seu tempo (fazendo ‘shopping’ entre casas de câmbio para descobrir uma de cotação boa) e dinheiro (a margem da casa de câmbio pode ser maior do que o IOF do cartão de crédito!). Sem falar nas armadilhas pega-turista — conheça as pegadinhas das casas de câmbio da Europa.

Dinheiro vivo x cartões

Mesmo que você seja adepto de viajar só com dinheiro vivo, viaje também com algum cartão (de crédito, débito ou pré-pago). Existem situações, no Reino Unido e na Europa, em que o dinheiro vivo não é aceito, e você vai precisar de um cartão habilitado para uso internacional.

Para sua segurança, considere trazer pelo menos uma parte da sua verba de viagem num cartão pré-pago. Você poderá usar no comércio e fazer saques em qualquer caixa automático. Você paga IOF no momento da compra da moeda, mas congela a cotação.

Depois da incidência do IOF, a moeda comprada para o cartão pré-pago costuma ser menos de 5% mais cara do que o dinheiro vivo. Se você dividir a sua verba em metade dinheiro vivo e metade cartão pré-pago, sua estada vai ficar só 2,5% mais cara, e você vai aumentar bastante a segurança da sua viagem.

Chip no aeroporto

chip sim card londres

Para comprar um chip local, peça por um ‘SIM card’. Em todos os aeroportos, as lojas de conveniência WHSmith vendem SIM cards de diversas operadoras. Prefira as de primeira linha, como EE, Vodafone, 02 e Three.

No aeroporto de Heathrow você também pode comprar o seu SIM card em maquininhas automáticas e nas lojas SIM Local.

Os SIM cards vendidos nos aeroportos custam em média entre 20 e 30 libras e já vêm com créditos para usar internet e fazer chamadas.

Também existem no mercado SIM cards sem crédito, que custam bem mais barato e você vai carregando aos poucos. Se preferir esse método, procure por SIM cards Lebara ou Lycamobile na modalidade ‘pay as you go’. Vão custar entre 1 e 2 libras. Se não houver nos aeroportos, você vai encontrar em lojas de conveniência no centro de Londres.

Como ir dos aeroportos a Londres

londres aeroporto gatwick

Londres é servida por seis aeroportos. Os voos diretos que saem do Brasil têm como destinos o aeroporto de Heathrow e o aeroporto de Gatwick. Voando a partir de outros países você também pode chegar por London City, Luton, Stansted ou Southend.

O aeroporto de London City é o único que está na área urbana de Londres. Os demais estão entre 25 e 58 km fora da cidade.

Veja como fazer para chegar ao seu hotel ao desembarcar em cada um dos aeroportos de Londres.

Chegando por Heathrow

londres aeroporto heathrow

O maior aeroporto de Londres, Heathrow, está 25 km a oeste do centro.

A Bóia recomenda

Saindo de Heathrow com o Heathrow Express

Londres como chegar: Heathrow

O trem Heathrow Express é a forma mais rápida de se chegar de Heathrow ao centro de Londres. Não há paradas até a estação de trem Paddington, que é o destino final. A viagem dura 15 minutos, e há saídas a cada 15 minutos também.

A passagem do Heathrow Express é muito mais barata se você comprar com antecedência, pela internet. Até 90 dias antes, o bilhete ‘express saver’ sai por 5,50 libras para dias úteis, ou por 7,50 libras para finais de semana e feriados. Você vai reparar que não existem bilhetes promocionais de ida e volta — mas não há nenhum problema em comprar cada trecho separado.

Também há promoções para quem compra passagens com 30 dias ou com 14 dias de antecedência. Veja todos os preços aqui. Os bilhetes ‘express saver’ de 90, 30 ou 14 dias servem para viagens do Heathrow Express em qualquer horário.

Na bilheteria ou nas máquinas da estação, o bilhete do Heathrow Express custa 25 libras para viajar sem restrição de horário. Comprando um bilhete ida e volta, a tarifa fica em 37 libras, com embarque também sem restrição de horário.

Apesar de permitido, não é vantajoso usar o passe de transporte Oyster no pagamento do Heathrow Express. O preço cobrado vai ser o mesmo de uma tarifa cheia, sem o desconto do bilhete ida e volta.

Não é possível usar o passe Travelcard no Heathrow Express.

Há duas estações do Heathrow Express no aeroporto. Os trens partem do terminal 5, passam pela estação dos terminais 2 e 3, e seguem a Paddington. No terminal 4 há um trenzinho do aeroporto que leva à estação dos terminais 2 e 3.

O Heathrow Express começa a operar às 5h12 e há trens até quase meia-noite. Consulte os horários aqui.

A poucos metros da estação Paddington existe um conveniente polo de hotéis, onde você pode chegar a pé. Os hotéis de Bayswater também não estarão longe, mas é melhor seguir de metrô, táxi ou Uber.

A estação de metrô de Paddington está logo junto à estação de trem, e é servida pelas linhas Circle, District, Bakerloo e Hammersmith & City.

Informações práticas

Saindo de Heathrow de trem comum

Trens comuns da TfL Rail também fazem o trajeto entre o aeroporto de Heathrow e a estação de Paddington — o mesmo destino dos trens Heathrow Express. A viagem dura 35 minutos, com paradas durante o trajeto, e há saídas a cada meia hora. Paddington é a estação terminal.

Os trens comuns são uma boa alternativa caso você tenha esquecido de comprar seu bilhete do Heathrow Express com antecedência. Mas podem estar mais cheios, já que não viajam apenas ao aeroporto.

Há duas estações da TfL Rail no aeroporto, uma nos terminais 2 e 3, e outra no terminal 4. Se você desembarcar no terminal 5, use o trenzinho do aeroporto que leva à estação dos terminais 2 e 3.

Os bilhetes são vendidos na hora. Compre nas maquininhas da estação um passe Oyster e carregue com créditos ‘pay as you go’ suficientes. A tarifa ‘pay as you go’ de Heathrow a Paddington é de 10,50 libras para viajar no horário de pico (2ª a 6ª, de 6h30 às 9h30), ou 10,10 libras para viajar em qualquer outro horário.

O 7 Day Travelcard para as zonas 1 e 2 não serve para este trecho, já que Heathrow está na zona tarifária 6. (Se você vai se hospedar na zona central de Londres, comprar um passe para a zona 6 é desperdiçar dinheiro.)

Os trens da TfL Rail começam a operar às 5h24 de segunda a sábado, e às 6h32 de domingo. Há trens até quase meia-noite. Consulte os horários aqui.

De Paddington você pode continuar ao seu hotel de metrô, usando as linhas Circle, District, Bakerloo ou Hammersmith & City.

As zonas hoteleiras mais próximas estão ao redor da estação de Paddington, ou no bairro vizinho de Bayswater.

Informações práticas

Saindo de Heathrow de metrô

londres heathrow metro

A linha Piccadilly do metrô leva de Heathrow ao centro de Londres em 50 minutos. Existem 3 estações no aeroporto: uma nos terminais 2 e 3, e outras duas nos terminais 4 e 5.

Compre um cartão de transporte Oyster nas máquinas automáticas e carregue com créditos ‘pay as you go’.

Heathrow está na zona tarifária 6. Sua viagem até a zona 1, no centro de Londres, vai custar 5,50 libras no horário de pico (2ª a 6ª, de 6h30 às 9h30, e de 16h às 19h), ou 3,50 libras em qualquer outro horário.

O 7 Day Travelcard para as zonas 1 e 2 não serve para este trecho. (Se você vai se hospedar na área central de Londres, zona 1, não vale a pena comprar um passe para a zona 6.) Como complemento ao Travelcard, adicione ao seu Oyster créditos ‘pay as you go’ para viajar entre Heathrow e o centro.

O metrô em Heathrow começa a operar por volta das 5h, e o último trem parte às 23h45 dos terminais 2 e 3. Às sextas e sábados, a linha Piccadilly funciona 24h. Aos domingos, o serviço começa por volta de 3h15, e termina às 23h28. Veja detalhes aqui.

O metrô de Londres chega a qualquer ponto da área central da cidade. Com mala, o melhor é não precisar fazer baldeação pelo meio do caminho. Várias zonas hoteleiras estão no entorno de estações da linha Piccadilly: South Kensington, West End (estações Leicester Square e Covent Garden), Bloomsbury (estação Russel Square), King’s Cross.

Veja aqui quais estações têm elevador ou escadas rolantes.

Informações práticas

Saindo de Heathrow de trânsfer

Um trânsfer compartilhado é a maneira menos cara de ser deixado na porta do seu hotel.

Nosso parceiro Viator oferece trânsfer compartilhado de Heathrow a hotéis centrais em Londres por 27 libras ou menos por pessoa, com um mínimo de 2 passageiros.

Na volta, o trânsfer compartilhado de hotéis centrais de Londres a Heathrow também sai por 27 libras ou menos por pessoa, com um mínimo de 2 passageiros.

Esses trânsfers Heathrow-hotel e hotel-Heathrow têm guia que fala português e fazem no máximo três paradas além da sua. Na chegada o guia espera você no saguão de desembarque com uma placa com o seu nome. Na saída o guia busca você dentro do saguão do hotel.

Trânsfer privativo

Nosso parceiro Viator também oferece trânsfers no modo privativo. O trânsfer privativo Heathrow (LHR)-hotel custa desde 88 libras para duas pessoas. O trânsfer privativo hotel-Heathrow (LHR) também custa a partir de 88 libras para duas pessoas. Atenção: a página de resultados traz trânsfers privativos de todos os aeroportos. O código do aeroporto de Heathrow é LHR.

Saindo de Heathrow de táxi ou Uber

As corridas táxi de Heathrow até a área central de Londres vão custar entre 60 e 90 libras.

Para ir de Heathrow a Londres de Uber, calcule pagar entre 40 e 55 libras até um hotel na zona mais turística.

Espere levar pelo menos uma hora no trajeto.

Saindo de Heathrow de ônibus

Ônibus executivos (‘coaches’) da empresa National Express fazem a ligação entre Heathrow e Londres, levando até a rodoviária Victoria Coach Station. A estação em Heathrow fica nos terminais 2 e 3.

Os ônibus da National Express partem de Heathrow entre 4h20 e 22h20, e a viagem pode levar até 90 minutos. Os preços das passagens variam de acordo com o horário e a antecedência de compra, mas em média custam entre 5 e 20 libras.

Mais caro do que o metrô, e mais lento do que o trem comum, o serviço de ônibus só tem a vantagem de começar mais cedo — mesmo assim, perde para o metrô nos dias de turnos de 24 horas. Só vale a pena mesmo para quem estiver hospedado em Victoria, que tem boas opções de hospedagem econômica.

É também importante saber que a rodoviária Victoria Coach Station não é conectada ao metrô. São 11 minutos a pé até chegar numa das estações mais próximas, que são Victoria (linhas Circle, District e Victoria) ou Sloane Square (linhas Circle e District).

Informações práticas

Chegando por Gatwick

Londres como chegar: Gatwick

Gatwick é o segundo maior aeroporto de Londres. É por ele que você vai desembarcar se viajar do Rio de Janeiro a Londres com a low-cost Norwegian Air, ou se vier de TAP. A easyJet também opera no aeroporto, e a British Airways parte daqui para muitos destinos. Gatwick fica 45 km ao sul do centro.

A Bóia recomenda: transporte de/para Gatwick

Clique nas palavras em azul para ver os detalhes de cada modalidade

Quer chegar mais rápido? Gatwick Express

Quer ir de trem, sem pagar muito? Trem comum

Quer o máximo de conforto? Trânsfer, táxi ou Uber

Precisa economizar? Ônibus da National Express

Saindo de Gatwick com o Gatwick Express

londres gatwick express

O trem Gatwick Express é a forma mais cômoda de se chegar de Gatwick ao centro de Londres usando transporte coletivo. A estação fica no terminal sul do aeroporto, e de lá o trem segue direto até a estação de trem Victoria. A viagem dura meia hora, o que não é tanta vantagem sobre o trem comum, mas o Gatwick Express viaja mais vazio, e não faz paradas. Há saídas a cada 15 minutos.

Nas máquinas da estação, os bilhetes só de ida custam 18,50 libras, ou 36,80 libras ida e volta. Cada trecho também pode ser pago com o passe de transporte Oyster, usando créditos ‘pay as you go’. O passe Travelcard não é aceito.

Comprando pela internet, as passagens têm 10% de desconto.

Os primeiros trens partem por volta de 5h40 de Gatwick, e as últimas saídas acontecem em torno de 23h10. Consulte os horários aqui.

Chegando a Victoria, continue ao seu hotel de metrô, usando as linhas Circle, District e Victoria. Ou vá a pé: há vários hotéis nos arredores da estação.

Informações práticas

Saindo de Gatwick de trem comum

Trens comuns levam do aeroporto de Gatwick a diversos destinos, incluindo a zona mais central de Londres. As viagens são feitas pelas cias. ferroviárias Thameslink e Southern, com paradas pelo caminho.

As estações mais úteis para desembarcar são St Pancras, Victoria e London Bridge. Todas estão conectadas com o metrô.

  • Pegue um trem que passe por St Pancras se você for se hospedar perto das estações de St Pancras e King’s Cross. Ou continue até o seu hotel de metrô, com as linhas Circle, Metropolitan, Hammersmith & City, Northern, Piccadilly ou Victoria. A viagem de Gatwick a St Pancras leva 45 minutos.
  • Pegue um trem que passe pela estação London Bridge se você for se hospedar ao sul do Tâmisa, na região de Borough. Ou continue até o seu hotel de metrô, com as linhas Jubilee e Northern. A viagem de Gatwick à estação London Bridge leva 30 minutos.
  • Pegue um trem que passe por Victoria se você for se hospedar ao redor da estação. Ou continue até o seu hotel de metrô, com as linhas Circle, District e Victoria. A viagem de Gatwick a Victoria leva 30 minutos.

Há venda de bilhetes online para os trens, mas não necessariamente eles saem mais baratos do que se você usar o seu Oyster com créditos ‘pay as you go’. Faça a pesquisa para as datas da sua viagem e compare. Com o Oyster, você paga 19 libras por trecho no horário de pico (2ª a 6ª, de 6h30 às 9h30, e de 16h às 19h), ou11,50 libras em qualquer outro horário.

Você também pode comprar seu bilhete nas máquinas da estação.

Informações práticas

Saindo de Gatwick de trânsfer

Um trânsfer compartilhado é a maneira menos cara de ser deixado na porta do seu hotel.

Nosso parceiro Viator oferece trânsfer compartilhado de Gatwick a hotéis centrais em Londres por 30 libras por pessoa, com um mínimo de 2 passageiros (60 euros).

Na volta, o trânsfer compartilhado de hotéis centrais de Londres a Gatwick também sai por 30 libras por pessoa, com um mínimo de 2 passageiros.

Esses trânsfers Gatwick-hotel e hotel-Gatwick têm guia que fala português e fazem no máximo três paradas além da sua. Na chegada o guia espera você no saguão de desembarque com uma placa com o seu nome. Na saída o guia busca você dentro do saguão do hotel.

Trânsfer privativo

Nosso parceiro Viator também oferece trânsfers no modo privativo. O trânsfer privativo Gatwick (LGW)-hotel custa desde 125 libras para duas pessoas. O trânsfer privativo hotel-Gatwick (LGW) também custa 125 libras para duas pessoas. Atenção: a página de resultados traz trânsfers privativos de todos os aeroportos. O código do aeroporto de Gatwick é LGW.

Saindo de Gatwick de táxi ou Uber

As corridas de táxi Gatwick até a área central de Londres vão custar entre 80 e 100 libras.

Para ir de Gatwick a Londres de Uber, calcule pagar entre 60 e 90 libras até os hotéis mais centrais.

Espere levar entre 1h15 e 1h30 no trajeto.

Saindo de Gatwick de ônibus

Ônibus executivos (‘coaches’) da empresa National Express fazem a ligação entre Gatwick e Londres, levando até a rodoviária Victoria Coach Station. Os ônibus passam pelos dois terminais do aeroporto, e há paradas intermediárias pelo caminho.

Os ônibus partem em intervalos de 30 em 30 minutos durante a maior parte do dia (veja todos os horários aqui). A viagem pode levar entre 1h20 e 1h50. Os preços das passagens variam de acordo com o horário e a antecedência de compra, mas em média custam entre 5 e 20 libras.

Mais lentos do que o trens comuns, e na mesma faixa de preço, os ônibus não são um meio vantajoso para ir de Gatwick a Londres. A única vantagem é que funcionam a madrugada inteira.

Da rodoviária Victoria Coach Station até o metrô, são 11 minutos a pé tanto para a estação Victoria (linhas Circle, District e Victoria) quanto para a estação Sloane Square (linhas Circle e District).

Veja opções de hospedagem a bom preço em Victoria.

Informações práticas

Chegando por Luton

londres aeroporto luton

Se você vai chegar ou sair de Londres voando de low-cost, é capaz do seu aeroporto ser Luton. Cias. aéreas como Ryanair, easyJet, Wizz Air e Vueling têm voos para lá. O aeroporto fica 55 km ao norte de Londres.

A Bóia recomenda: transporte de/para Luton

Clique nas palavras em azul para ver os detalhes de cada modalidade

Quer chegar mais rápido? Trem comum

Quer o máximo de conforto? Trânsfer, táxi ou Uber

Talvez passe perto do seu hotel: Ônibus da National Express e da Green Line

Saindo de Luton de trem comum

londres luton trem

A estação de trem Luton Airport Parkway é a mais próxima ao aeroporto de Luton (existe uma estação chamada Luton, mas fica no centro da cidade).

Ao aeroporto até a estação, use o serviço de ‘shuttle bus’. O ponto fica do lado de fora do terminal. São 10 minutos de ônibus até a estação de trem por 2,40 libras o trecho, ou 3,80 libras ida e volta.

Os trens comuns da cias. ferroviárias Thameslink e East Midlands levam da estação Luton Airport Parkway à zona mais central de Londres, chegando à estação de St Pancras em 30 minutos. Há trens rodando o dia todo.

Como não há descontos para compra antecipada, você pode deixar para comprar os bilhetes nas máquinas da estação. A tarifa cheia custa 16,50 libras por trecho (qualquer horário) ou 29 libras ida e volta (fora do pico).

O passe de transporte Oyster não é aceito para esta viagem.

De St Pancras, continue a pé até o seu hotel na região de Kings Cross, ou siga de metrô. Pela estação de metrô King’s Cross St Pancras passam as linhas Circle, Metropolitan, Hammersmith & City, Northern, Piccadilly e Victoria.

Informações práticas

Saindo de Luton de ônibus

Os ônibus executivos (‘coaches’) partem do aeroporto de Luton logo na saída do terminal. As empresas National Express e Green Line têm rotas 24h ao centro de Londres, e as viagens levam em média entre 50 minutos e 1h20.

A National Express tem uma frequência maior de saídas, com ônibus a cada 15 minutos na maior parte do dia, e mais espaçados na madrugada. São duas linhas ao centro de Londres, passando pela Baker Street. Use a linha A1 para seguir por Marylebone até Victoria, e a linha A2 para ir até Paddington. Os preços dos bilhetes variam de acordo com o horário e a antecedência de compra, mas em média custam entre 8,80 e 12 libras.

Os ônibus da Green Line vão até um terminal próprio em Victoria, passando pela Baker Street e pelo Marble Arch. Os bilhetes custam a partir de 11,50 libras.

Ligeiramente mais baratos do que os trens comuns, os ônibus podem levar mais que o dobro do tempo entre Luton e o centro de Londres. Em compensação, algumas rotas deixam direto nas zonas hoteleiras de Marylebone ou Victoria.

Se for se hospedar na região de King’s Cross, vá de trem.

Informações práticas

Saindo de Luton de trânsfer

Nosso parceiro Viator também oferece trânsfers privativos do aeroporto de Luton para seu hotel em Londres, e no sentido oposto também.

O trânsfer privativo Luton (LTN)-hotel custa desde 130 libras para duas pessoas. O trânsfer privativo hotel-Luton (LTN) também custa 130 libras para duas pessoas. Atenção: a página de resultados traz trânsfers privativos de todos os aeroportos. O código do aeroporto de Luton é LTN.

Saindo de Luton de táxi ou Uber

As corridas de táxi a partir de Luton vão custar entre 80 e 100 libras.

Para ir de Luton a Londres de Uber, calcule pagar entre 55 e 70 libras até os hotéis mais centrais.

Espere levar pelo menos 1h no trajeto.

Chegando por Stansted

londres aeroporto stansted

O aeroporto de Stansted fica 55 km a nordeste de Londres. É o queridinho da Ryanair, e também um importante hub da easyJet.

A Bóia recomenda: transporte de/para Stansted

Clique nas palavras em azul para ver os detalhes de cada modalidade

Quer chegar mais rápido? Stansted Express

Quer o máximo de conforto? Trânsfer, táxi ou Uber

Passa perto do seu hotel? Ônibus da National Express e da Airport Bus Express

Saindo de Stansted com o Stansted Express

londres stansted express

O trem Stansted Express é a forma mais rápida de se chegar de Stansted à zona central de Londres. A viagem leva pouco mais de 45 minutos até a estação de Liverpool Street, com partidas a cada 15 minutos durante a maior parte do dia. Consulte os horários aqui.

Nas máquinas da estação, o bilhete só de ida custa 20,70 libras, ou 32,70 libras ida e volta. Comprando antecipadamente pelo site, você consegue passagens por menos da metade do preço, por 9,70 libras por trecho.

O cartão de transporte Oyster e o Travelcard não são válidos no Stansted Express.

Chegando à estação de Liverpool Street, você pode caminhar até o seu hotel em Spitalfields, ou seguir viagem com o metrô, usando as linhas Circle, Central, Metropolitan e Hammersmith & City.

Informações práticas

Saindo de Stansted de ônibus

londres onibus stansted aeroporto

Os ônibus executivos (‘coaches’) das empresas National Express e Airport Bus Express têm rotas a diversos destinos na zona mais central de Londres. As viagens levam em média 1h45.

A National Express tem três linhas ao centro de Londres. Pegue a linha A6 se o seu hotel estiver em Marylebone; a linha A7 se o seu hotel estiver em Bankside, South Bank ou Victoria, ou a linha A8 se o seu hotel estiver em East London ou King’s Cross. Veja todas as paradas aqui.

Durante a maior parte do dia, as saídas acontecem em intervalos de 15 minutos a meia hora. Há saídas mais espaçadas de madrugada. Os preços dos bilhetes variam de acordo com o horário e a antecedência de compra, e custam entre 7 e 16 libras, em média.

A Airport Bus Express tem duas linhas ao centro de Londres. Pegue A20 se o seu hotel estiver em Marylebone ou em Victoria. Pegue a linha A21 se o seu hotel estiver em Spitalfields. Veja todas as paradas aqui.

As saídas acontecem em intervalos entre 30 minutos e 1 hora, e são interrompidas de madrugada. Os preços dos bilhetes começam em 7 libras.

O serviço de ônibus executivo é bastante mais demorado do que o serviço de trem, tendo como vantagem apenas levar diretamente a mais zonas hoteleiras em Londres.

Saindo de Stansted de trânsfer

Nosso parceiro Viator oferece trânsfer compartilhado de Stansted a hotéis centrais em Londres por 43 libras ou menos por pessoa, com um mínimo de 2 passageiros.

Na volta, o trânsfer compartilhado de hotéis centrais de Londres a Stansted também sai por 43 libras ou menos por pessoa, com um mínimo de 2 passageiros.

Esses trânsfers Stansted-hotel e hotel-Stansted têm guia que fala português e fazem no máximo três paradas além da sua. Na chegada o guia espera você no saguão de desembarque com uma placa com o seu nome. Na saída o guia busca você dentro do saguão do hotel.

Trânsfer privativo

Nosso parceiro Viator também oferece trânsfers no modo privativo. O trânsfer privativo Stansed (STN)-hotel custa desde 132,90 libras para duas pessoas. O trânsfer privativo hotel-Stansted (STN) também custa 132,90 libras para duas pessoas. Atenção: a página de resultados traz trânsfers privativos de todos os aeroportos. O código do aeroporto de Stansted é STN.

Saindo de Stansted de táxi ou Uber

O aeroporto de Stansted não tem ponto de táxis tipo ‘black cab’. Você vai precisar contratar um minicab, que trabalha com tarifa fechada, por agendamento — mais ou menos como os nossos radiotáxis, ou os remises argentinos. O aeroporto tem parceria com a empresa 24×7 e com o buscador minicabit (veja detalhes aqui). Calcule pagar entre 70 e 100 libras pelo serviço.

Para ir de Stansted a Londres de Uber, calcule pagar entre 60 e 80 libras até os hotéis mais centrais.

Espere levar 1h30 no trajeto.

Chegando por London City

london city aeroporto

O aeroporto de London City fica em Canary Wharf, na renovada zona leste londrina, para onde se mudaram muitas empresas. Recebe voos que estão na rota dos executivos, e que costumam ser mais caros. A conexão aeroporto-centro de Londres, por outro lado, é a mais barata e mais rápida.

A Bóia recomenda: transporte de/para London City

Clique nas palavras em azul para ver os detalhes de cada modalidade

Quer chegar mais rápido? DLR

Quer o máximo de conforto? Trânsfer, táxi ou Uber

Saindo de London City de DLR

londres london city aeroporto dlr

O aeroporto de London City é servido por uma estação dos trens ‘light rail’ DLR, um serviço que se conecta à rede de metrô. O DLR funciona de 5h30 às 0h30 de 2ª a sábado, e de 7h às 23h30 aos domingos. A viagem do aeroporto até a estação Bank do metrô leva pouco mais de 20 minutos.

O passe de transporte Oyster é aceito no DLR. Compre um cartão e carregue com créditos ‘pay as you go’. Entre London City e Bank serão 3,60 libras no horário de pico (2ª a 6ª, de 6h30 às 9h30, e de 16h às 19h), ou 2,90 em qualquer outro horário.

Da estação de Bank, siga ao seu hotel com as linhas de metrô Central, Northern ou Waterloo & City.

O 7 Day Travelcard para as zonas 1 e 2 não serve para este trecho, já que o aeroporto de London City está na zona tarifária 3. (Se você vai se hospedar na zona central de Londres, comprar um passe para a zona 3 não compensa.)

Informações práticas

Saindo de London City de trânsfer

Nosso parceiro Viator oferece trânsfers privativos do aeroporto de Luton para seu hotel em Londres, e no sentido oposto também.

O trânsfer privativo London City (LCY)-hotel custa desde 85 libras para duas pessoas. O trânsfer privativo hotel-London City (LCY) também custa 85 libras para duas pessoas. Atenção: a página de resultados traz trânsfers privativos de todos os aeroportos. O código do aeroporto de London City é LCY.

Saindo de London City de táxi ou Uber

As corridas de táxi a partir de London City vão custar entre 35 e 50 libras.

Para ir de London City a Londres de Uber, calcule pagar entre 15 e 30 libras até os hotéis mais centrais.

Espere levar pelo menos 1h no trajeto.

Chegando por Southend

A 58 km do centro de Londres, Southend é originalmente o aeroporto que servia a região de Essex. Nos últimos anos, easyJet, Aer Lingus e Ryanair passaram a operar dali algumas rotas para a Europa. É o menor e menos movimentado da turma, e o que oferece menos alternativas de transporte.

A Bóia recomenda: transporte de/para Southend

Clique nas palavras em azul para ver os detalhes de cada modalidade

Quer chegar mais rápido? Trem

Quer o máximo de conforto? Táxi

Saindo de Southend de trem

O trem é a forma mais rápida de se chegar de Southend à zona central de Londres. A viagem leva 1 hora até a estação de Liverpool Street, com intervalos médios de 20 minutos entre as partidas durante o dia. Consulte os horários aqui.

A estação Southend Airport fica a 100 passos do terminal. As passagens podem ser compradas na hora, e custam desde 19 libras.

O cartão de transporte Oyster e o Travelcard não são válidos no trem de Southend.

Chegando à estação de Liverpool Street, você pode caminhar até o seu hotel em Spitalfields, ou seguir viagem com o metrô, usando as linhas Circle, Central, Metropolitan e Hammersmith & City.

Informações práticas

Saindo de Southend de táxi

O aeroporto de Southend não tem ponto de táxis tipo ‘black cab’. O aeroporto tem parceria com a empresa Andrews Taxis (veja detalhes aqui). Calcule pagar cerca de 110 libras pelo serviço.

Você também pode reservar um minicab — vai sair entre 110 e 140 libras.

Espere levar 1h30 no trajeto.

Chegando a Londres de trem

A zona mais central de Londres tem 10 estações de trem principais, quase todas com uma estação de metrô interligada.

De/para Paris, Bruxelas e Amsterdã

A estação de St Pancras é por onde chegam os trens Eurostar vindos de Paris, Bruxelas e Amsterdã.

Vá ao seu hotel a pé, na região de King’s Cross, ou continue de metrô com as linhas Circle, Metropolitan, Hammersmith & City, Northern, Victoria ou Piccadilly.

Querendo chegar com conforto à porta do hotel, siga de táxi ou Uber.

De/para Liverpool, Edimburgo e Glasgow

Os trens de Liverpool, Edimburgo e Glasgow chegam pela estação de Euston, próxima a St Pancras.

Vá a pé ao seu hotel na região de King’s Cross ou em Bloomsbury. Ou use a estação Euston do metrô para seguir para outras regiões com as linhas Northern ou Victoria.

Querendo chegar com conforto à porta do hotel, siga de táxi ou Uber.

Seguindo pelo Reino Unido e Europa

Avião, trem ou ônibus

Ao decidir entre avião e trem, lembre-se de que uma viagem de 1 hora de avião equivale a uma viagem de 4 horas de trem, devido aos deslocamentos entre as cidades e os aeroportos, e à antededência necessária para o check-in.

Não se surpreenda se, ao comparar preços do mesmo trecho por trem e por avião, a viagem de trem ficar mais cara. É uma situação comum.

Se o trem estiver caro demais, considere ir de ônibus, que é o verdadeiro meio de transporte low-cost no Reino Unido. Mas prepare-se para viagens longas e pouco confortáveis. O site Trainline compara preços de trem e de ônibus.

Compre com antecedência!

Todos os meios de transporte de média e longa distância têm tarifas variáveis no Reino Unido. Para o trem, as menores tarifas (“Advanced fares”) costumam entrar no sistema com 10 a 8 semanas de antecipação.

Como seguir viagem de Londres

A Paris: mais rápido de trem (2h15) do que de avião (1h10)

A Bruxelas: mais rápido de trem (2h) do que de avião (1h10)

A Amsterdã: compare os preços de avião (1h15) e trem (4h no sentido Londres-Amsterdã, direto, ou 5h no sentido Amsterdã-Londres, com baldeação em Bruxelas)

Itália, Alemanha, Côte d’Azur, Espanha, Portugal: não invente, vá de avião

Liverpool: bem melhor de trem (2h15) do que de ônibus (6h)

Manchester: bem melhor de trem (2h05) do que de ônibus (6h)

Edimburgo: decida entre trem (4h20) e avião (1h20) — ônibus, só em último caso (9h30)

Glasgow: decida entre trem (4h30) e avião (1h15) — ônibus, só em último caso (10h)

Inverness (Highlands): melhor de avião (1h35) do que de trem (8h)

Dublin: vá de avião (1h15)

Seguindo viagem de carro

Ao decidir alugar um carro no Reino Unido, você precisa estar ciente do desafio de dirigir na mão inglesa.

Planeje seus itinerários com cuidado extra: sobretudo no início da viagem, rode poucas horas por dia para se acostumar ao trânsito inglês. As recomendações que valem para viagens de carro “comuns” pela Europa são ainda mais válidas no Reino Unido. Evite ao máximo incluir cidades grandes no seu percurso. Caso não seja possível, ao chegar numa cidade de porte médio deixe o carro no estacionamento e use o transporte público para os passeios urbanos.

Algumas das regiões mais bonitas do arquipélago para explorar de carro:

  • As Highlands escocesas, terra do whisky
  • As Cotswolds, uma adorável região de lagos no sudoeste da Inglaterra
  • O País de Gales, perfeito para viagens de natureza
  • A Irlanda do Norte e Irlanda, com suas paisagens dramáticas

Inspire-se neste giro de 18 dias de carro pelo Reino Unido feito pela leitora Aline.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    39 comentários

    Olá Bóia, pelo que entendi, saindo do aeroporto de Heathrow a melhor opção seria pegar o Trem Express e com 15 minutos se chega a Piccadilly, para chegar à Westminster dá para ir à pé. É isso mesmo?

      Olá, Gisele! Por favor ligue o desembaralhador de texto, não escrevemos isso em lugar nenhum. O Heathrow Express leva a Paddington. De lá você vai a pé apenas a hotéis no entorno da estação. Para outros pontos da cidade vai de Uber, táxi ou metrô.

    Olá, boia!!! Irei para Dublin, Edimburgo e Londres nessa ordem. Sabem de algum chip que funcione nesses 3 lugares sendo início do uso na Irlanda?

      Olá, Izabella! A nossa recomendação hoje é que, se você tem plano pós-pago Claro ou Vivo, compre o plano de roaming europeu. Senão, instale um chip virual (e-sim) como o Airalo. Se não quiser, então ao chegar em Dublin vá a uma operadora de primeira linha e pergunte sobre validade do chip local no Reino Unido.

      Obrigada, boia. Já verifiquei o Vivo travel, mas meu plano é o controle então sai muito caro usar pois cobram por MB.

      Olá, Izabella! Não vale a pena mesmo. Mas o pessoal tem falado muito bem desse Airalo, e já funciona no momento da sua chegada.

    Olá, será minha primeira vez em Londres com minha família, gostaria de saber como é feita a compra das passagem de trem Thameslink, pois meu trajeto será da estação de trem St. Pancras até Finsbury Park, e como não temos fluência no idioma local, fico com receito de me atrapalhar no manuseio dos terminais, os mesmos aceitam notas ou somente cartão de crédito internacional?. Nesse momento resolvi não comprar os tickets pela internet, pois não sabemos se teremos algum imprevisto no dia.
    Grato.

    Em set/22 irei para a Europa e terei 10h55 de espera entre vôos em Londres Heathrow (na minha ida para a Itália) e 12h50 (entre voos) na volta. Já fui para Londres uma vez e queria dar aquele pulo rápido tanto na ida como na volta. Será que rola? O que devo ficar esperto?

    Parabéns pelo conteúdo, blog de viagem mais completo de todos. Quando preciso encontro em vários somente o básico e aqui tem todos os detalhes. Estou planejando minha primeira Eurotrip e aqui encontrei praticamente tudo que preciso!!! Obrigada, um dia quando crescer quero ser igual vc

    Olá! irei desembarcar no Heathrow e preciso ir até a estação London Liverpool street. Pelo que eu vi, a opção mais barata é o metrô, correto? há baldeação de heatrow até London Liverpool street. Estarei com duas malas (23 e 10 kg), por isso estou pensando na melhor logística e custo. Obrigada o/

      Olá, Priscilla! Não viaje com duas malas. Se viajar com duas malas, não pegue trem nem metrô.

    Anotei cada dica valiosa! Gratidão pelo conteúdo! Você faz um trabalho extraordinário. Minha pergunta: chegarei pelo aeroporto Gatwick às15:45h e vou para Manchester no mesmo dia. Qual a melhor forma indo de trem? quanto tempo, em média, para passar pela imigração. Grato.

      Olá, Luiz! Não dá para saber. Um intervalo seguro seria de pelo menos 6 horas entre a chegada do seu vôo e a partida do trem.

      Você pode dormir a noite de chegada em Londres para não passar o dia em trânsito.

      Da próxima vez, compre sua passagem com ida ao primeiro lugar que você vai efetivamente visitar. Há vôos para Manchester de diversas cidades da Europa, poderia chegar lá voando via Amsterdã, por exemplo, pelo mesmo preço da passagem a Londres.

      Veja:
      https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

    Olá. Ficarei 7 dias em Londres em maio e será meu destino final. Queria uma ajuda em como proceder com o Oyster Card. Pelo que li em seu post, vou pegar o Travelcard de 7 dias( as zonas ainda vou confirmar), mas ficarei em Earls Court, que é estação da linha Piccadilly. Já imaginei isso para ir a Heatrow de metrô. Minha dúvida é: como faço para carregar a passagem no cartão Oyster para o aeroporto? É só carregar o cartão com o valor de acordo com o dia e horário em que utilizarei?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito