Warner Bros. Studio Tour

Guia de Londres

Os estúdios de Harry Potter perto de Londres + 3 passeios para Pottermaníacos

Cuidado para não cair para trás: o primeiro livro da série Harry Potter já completou duas décadas de lançado. Daniel Radcliffe, o Harry das telonas, já fez 30 anos de idade. Trinta! Pelas barbas de Dumbledore, parem esse Expresso de Hogwarts que eu quero descer!

estudios de harry potter Maquete no Warner Bros. Studio Tour

Harry Potter é um sucesso literário, cinematográfico e comercial sem precedentes. J. K. Rowling deu o ponto final na série em 2007, mas a pottermania continuou, incentivada pelo lançamento de filmes, do portal PotterMore, das atrações nos parques Universal, e da abertura dos estúdios da Warner Bros. em Leavesden, na Inglaterra, para visitação do público.

O Viaje na Viagem esteve nos estúdios em Leavesden e visitou mais 3 atrações temáticas que podem fazer parte do seu roteiro pelo Reino Unido. Todos a bordo?

Bate-volta de Londres aos estúdios de Harry Potter

Warner Bros. Studio Tour

Os estúdios da Warner Bros. em Leavesden, a pouco mais de 30 km de Londres, foram usados nas filmagens de toda a série Harry Potter ao longo de uma década. Com o final das filmagens, acabaram transformados em atração turística, abrindo suas portas para o público em 2012 com o The Making of Harry Potter.

Como não se trata de um parque temático, mas de um tour em que o visitante dita o próprio ritmo de sua visita, eu imaginei que as orientações do site eram meio exageradas em sugerir 3 horas e meia para rodar por toda a atração. A verdade é que o passeio pode durar até mais.

estudios de harry potter O quarto de Harry

Na fila para os estúdios, o coração já amolece ao ver o armário em que Harry Potter dormia na casa dos Dursley, embaixo da escada.

A entrada para salão

Salão principal

Classe de poções

Beco Diagonal

Em seguida, o salão principal de Hogwarts, com as mesas das quatro casas: Lufa-Lufa, Corvinal, Sonserina e Grifinória. A classe de Severo Snape (meu professor favorito!), com ingredientes de poções e caldeirões enfeitiçados. O Beco Diagonal, e as lojas de Olivaras, Floreios e Borrões e Gemialidades Weasley.

Warner Bros. Studio Tour

Warner Bros. Studio Tour

Efeitos especiais

Junto a objetos, figurinos e cenários dos filmes são exibidos vídeos com depoimentos de profissionais (atores, diretores, engenheiros, artistas plásticos) envolvidos na produção. A ênfase é no por trás das câmeras, com tudo aquilo que assistimos nos filmes e pensamos “Mas como é que eles conseguiram fazer isso?”.

Pomo de ouro e varinhas

Profeta Diário

Os cenários são impactantes, mas também os pequenos detalhes. Dá para ver de perto as varinhas usadas por cada personagem, o pomo de ouro das partidas de quadribol, as capas do Profeta Diário e as horcruxes.

Cerveja amanteigada e Aragogue

No bar, você pode experimentar a cerveja amanteigada (mas é melhor levar o próprio lanchinho, porque a comida não é grande coisa). Na loja, pode comprar um Aragogue para chamar de seu. Quanta criatividade e pesquisa não devem ter sido usadas para tornar palpável cada objeto descrito no livro?!

Expresso de Hogwarts

Expresso de Hogwarts

Você vai ver pessoalmente o Expresso de Hogwarts original, e vai poder tirar fotos na plataforma 9 3/4, numa recriação da estação King’s Cross. Dentro do trem, há pertences pessoais dos estudantes, como se tivessem passado por ali há pouco, remetendo a cada filme da série. Na plataforma, você pode garantir a sua foto “entrando” na parede da estação, como os alunos da escola de magia.

A última expansão, no início de 2019, foi a maior desde a inauguração da atração. Incluiu no circuito da visita o banco Gringotes, e o cofre de Bellatrix Lestrange.

Modelo de Hogwarts

Mas ainda mais especial é encerrar a visita em frente ao modelo de Hogwarts usado nas filmagens das externas do castelo. É para dar um nó na garganta de qualquer fã. Sozinho, já valia o ticket.

O The Making of Harry Potter abre para visitas diariamente. Consulte o calendário no site e faça sua reserva de dia e horário com antecedência.

Como chegar aos estúdios de Harry Potter

Ônibus para os estúdios

Os estúdios de Harry Potter, ou melhor, os estúdios da Warner Bros., ficam em Leavesden. Em Londres, vá de metrô até a estação Euston e de lá pegue um trem a Watford Junction (escolha o que não é parador, com Watford Junction como estação seguinte a Euston). Você pode pagar essa viagem com o seu Oyster, usando créditos ‘pay as you go’. Cada trecho vai custar 8,80 libras no horário de pico, ou 5,60 libras em qualquer outro horário.

Da estação de Watford Junction partem ônibus exclusivamente para os estúdios; o ponto é logo na saída. O bilhete antes era cobrado, mas agora é gratuito.

Também há um serviço de ônibus que vai de Londres direto ao estúdio. A empresa Golden Tours é quem opera a rota, partindo das estações de King’s Cross e Victoria. Esse é um serviço consideravelmente mais caro – o transporte ida e volta, sem o ticket para a atração, custa quase 50 libras.

Informações práticas

Tour a pé por locações de Harry Potter, Londres

Richard, da London Walks

Em dois roteiros temáticos, a London Walks leva você a caminhar por Londres entre locações dos filmes da saga Harry Potter. O tour é animado e parece um encontrão internacional de pottermaníacos: no meu grupo havia franceses, belgas, americanos, alemães, e éramos, em grande parte, maiores desacompanhados. :mrgreen:

Richard, o bem-humorado guia dos passeios, sabe tudo sobre Hogwarts (pelo cachecol, foi selecionado para Grifinória), e recheia as caminhadas com perguntas, encenações e curiosidades de bastidores.

Leadenhall Market

Leadenhall Market

Fiz o roteiro ‘Harry Potter Film Locations in the City’, que percorre o centro histórico e financeiro da ‘City’, a partir da estação Bank.

A parada mais emocionante foi no Leadenhall Market, um mercado coberto lindo usado no primeiro filme da franquia. Quem não se lembra de Harry Potter assustado com uma lista de material escolar que incluía até um caldeirão? Por uma passagem secreta no Leadenhall Market, Hagrid levou Harry para fazer suas primeiras compras de itens de bruxaria no Beco Diagonal.

Millenium Bridge

A Millennium Bridge — da arrepiante cena dos comensais da morte em Harry Potter e o Enigma do Príncipe — também fez parte do roteiro. A caminhada combina lugares que apareceram nos filmes com outros que inspiraram a autora em suas histórias.

O segundo roteiro temático é o ‘Harry Potter on Location in London Town’. Partindo da estação Embankment, explora a área de Westminster.

Os passeios são mais indicados como um tour de reconhecimento para quem é estreante em Londres. Se não for a sua primeira vez na cidade, provavelmente vai acabar repetindo locais já visitados.

Nos dias de chuva, os passeios saem de todo jeito. Como não é preciso reservar ou pagar antecipadamente, dá pra decidir na hora sobre participar ou não.

Informações práticas

The Elephant House, Edimburgo

The Elephant House

Um dos locais mais importantes para fãs de Harry Potter não apareceu em nenhum filme ou foi citado em qualquer livro da série. É um café na parte mais antiga de Edimburgo, na George IV Bridge.

The Elephant House
The Elephant House

Com janelas voltadas para o Castelo de Edimburgo, o The Elephant House (21 George IV Bridge, site) foi um dos lugares escolhidos pela então aspirante a escritora Joanne Rowling para elaborar a trama de Harry e seus amigos.

The Elephant House

Apesar de a fachada sinalizar que aquele é o lugar onde nasceu Harry Potter, o interior do café faz pouca menção ao bruxo ou à sua autora.

O salão é movimentado e bastante frequentado por turistas, mas aconchegante a ponto de não afastar quem ainda vai ali para fazer seu trabalho acompanhado de uma xícara de chá. Melhor assim; não fica difícil imaginar uma ainda anônima J. K. Rowling por ali, com seus rascunhos e sua filha a tiracolo, aproveitando a tranquilidade para inventar todas aquelas aventuras.

O The Elephant House funciona todos os dias, durante o dia todo, e no menu há bolos, sanduíches, saladas, hambúrgueres e pratos típicos escoceses. Veja os horários e cardápios aqui.

Bate-volta de Edimburgo ao Castelo de Alnwick

Castelo de Alnwick

A visita ao Castelo de Alnwick (diga: Ênic) é certamente uma das mais divertidas visitas a castelos que se possa fazer na Europa. Muito usado como locação de filmes e seriados, tem uma programação diária de atividades e shows que é entretenimento puro.

Castelo de Alnwick

O tour a pé ‘Alnwick on Location’ apresenta o castelo como locação para TV e cinema. De todas as produções que tiveram cenas rodadas ali (Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões; Elizabeth; Ivanhoé, entre outros), Harry Potter é sem dúvida a mais popular entre os visitantes.

O castelo de Alnwick foi dublê de Hogwarts nos dois primeiros filmes da série do pequeno bruxo. A cena mais famosa rodada por ali é aquela de Harry Potter e a Pedra Filosofal em que os calouros aprendem a voar de vassoura na classe da Madame Hooch (e o atrapalhado Neville Longbottom acaba se espatifando no chão).

Vôo de vassoura no Alnwick Castle

Vôo de vassoura no Alnwick Castle

Vôo de vassoura no Alnwick Castle

Para entrar no clima, depois do tour você pode fazer uma aula de vôo de vassoura com dois hilários professores-feiticeiros. Qualquer semelhança, não é mera coincidência. 😉

Bobos da corte

Na programação também estão um espetáculo circense com adoráveis bobos da corte, prática de arco-e-flecha e passeios históricos pela propriedade, tudo incluso no valor da entrada.

Área infantil no Alnwick Castle

A área infantil é uma gracinha, montada como uma vila medieval. Tem monitores e atividades para crianças o dia todo.

A família do duque de Northumberland ainda mora no Castelo de Alnwick, e você pode visitar alguns dos salões em uso para ter uma idéia de como é o glamuroso dia-a-dia de um nobre inglês. 😉

A biblioteca e a sala de jantar foram usados no último episódio especial de Natal do seriado Downton Abbey. Infelizmente, não é permitido fotografar os interiores.

Castelo de Alnwick

A forma mais fácil de chegar ao Castelo de Alnwick é de trem, descendo na estação de Alnmouth, uma cidade vizinha. De lá, siga de ônibus até a rodoviária de Alnwick, ou de táxi até o castelo. Os ingressos podem ser comprados na hora.

Informações práticas

Mariana viajou a convite do VisitBritain.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    34 comentários

    Olá, gostaria de agradecer por todas as dicas, que são sempre ótimas e muito úteis. Fui aos estúdios de Leavesden na semana passada e agora o ônibus que sai da estação de trem é gratuito, o que faz a viagem até lá ficar ainda mais fácil e valer muito a pena!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito