Hunter Valley: o vale dos vinhedos pertinho de Sydney

Natalie Soares
por Natalie Soares

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Macquariedale

Ao lado das Blue Mountains, o passeio por Hunter Valley, a 160 km de Sydney, é um dos bate-voltas favoritos de quem passa alguns dias na cidade. Além de ser uma das mais importantes e antigas regiões produtoras de vinhos da Austrália, o vale é um destino muito procurado por quem mora na metrópole e busca um refúgio de final de semana ou um lugar especial para casamentos e confraternizações.

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Travertine

Embora seja uma área pequena, as mais de 150 vinícolas, mercados de produtores locais e pequenos restaurantes fazem de Hunter Valley uma ótima região para quem gosta de provar novos sabores, sentir novos aromas e, de quebra, ainda conhecer um pouco mais sobre os vinhos feitos do outro lado do mundo, principalmente a base de uvas como semillon, a mais famosa do vale, chardonnay, cuja primeira safra foi produzida em 1970, shiraz, cabernet sauvignon e verdelho.

Como é o passeio pelas vinícolas de Hunter Valley?

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Rótulos da vinícola Travertine

Hunter Valley desempenhou um papel fundamental na história da produção do vinho australiano. Entretanto, hoje o vale não é mais responsável por grande parte da elaboração dos vinhos do país e muito do que é feito por ali acaba sendo exportado diretamente para o mercado chinês, enquanto outra parte vai para os Estados Unidos e quase nada chega até o Brasil.

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Macquariedale

O passeio em si costuma ser um pouco diferente dos que estamos acostumados a fazer no Chile ou Argentina. Ao longo do caminho, o guia faz algumas explicações gerais sobre a produção de vinho e ainda conta detalhes das vinícolas que vamos conhecer. Ao chegar em cada uma delas, vamos direto para a sala de degustação onde podemos provar, em média, seis rótulos diferentes. É claro que cada um deles vem acompanhado de algumas palavras sobre notas e harmonização feitas pelos funcionários locais.

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Macquariedale

O tour costuma sair cedinho de Sydney - antes mesmo das 8 da manhã - e retorna perto das 18 horas (a viagem leva cerca de 2:30 do vale até a cidade). Ao longo do dia, paramos para visitar entre quarto a seis vinícolas, incluindo um pit stop estratégico para o almoço. Nesse dia, o endereço escolhido foi o The Two Fat Blokes Deli, um misto de restaurante, deli, bar e microcervejaria queridinho do pessoal da região.

IMG_8353

Vinícola Macquariedale

Geralmente sempre rola uma visita nas maiores produtoras de Hunter Valley como a McGuigans ou a Tempus Two. Meus endereços favoritos? A Macquariedale e seus vinhos e azeites biodinâmicos e a Travertine e sua variedade de uvas.

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Glandore

Depois de seis vinícolas visitadas e seis taças degustadas em cada parada - Hic! Hic! -, você deve estar se perguntando, vale a pena mesmo? Apesar de no final já estar confundindo chardonnay com sauvignon blanc, o saldo foi positivo. Aprendi sobre a região, o sol me acompanhou durante um agradável dia e ainda dei sorte de viajar com um grupo animado de senhoras australianas que mais pareciam viver em um sitcom.

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Glandore

Hunter Valley Wine Tasting Tours

  • Passeio de um dia todo com almoço incluso por AUD 125
  • É possível para reservar direto pelo site

Vale a penar ficar em Hunter Valley?

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Glandore

Passar uns dias relaxando em Hunter Valley pode ser uma boa para o seu roteiro, algo como dias de férias dentro das próprias férias, afinal, essa é uma região tranquila, ideal para quem gosta de calmarias, degustar novos vinhos e conhecer restaurantes diferentes.

Essa área também é famosa por seus bistrôs, escolas de culinária e campos de golfe. Passeio de balão, cavalgadas, visita à fábrica de chocolate, degustações na queijaria (Hunter Valley Cheese Company) e tours pelas cervejarias artesanais também são alguns dos programas favoritos de quem dedica mais tempo ao vale.

vinícolas perto de Sydney Hunter Valley

Vinícola Travertine

Ah! E se você passar pela Macquariedale, não deixe de trazer um azeite fabricado por eles. Tem um diamante escondido por traz daquele rótulo razz

Por ser um destino de descanso de quem vive em Sydney, você vai notar que muitas opções de hospedagens são equipadas até mesmo com cozinhas completas para quem prefere preparar seu próprio jantar. Selecionei algumas delas caso você queria prolongar sua visita por Hunter Valley: Wine Country VillasThistle Hill GuesthouseHarrigan's Irish Pub AccommodationPokolbin VillageSpicers Vineyards EstateSplinters Guest HouseLilies CottageDeja Vu EstateVine Valley InnCasa La Vina Villas Pokolbin e Berenbell Vineyard Retreat.

Natalie viajou a convite do Turismo da Austrália.

Leia mais:

1 comentário

Lilian Sanches

Obrigada pela dica
Amamos a vinícola Macquariedale Wine aqui em Sydney
Valeu

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar